7
SEMANAL | Ano 7 | n° 851 | Região do Caparaó | www.aquies.com.br SEXTA-FEIRA 11/05/2012 COLUNA VIP ESPECIAL Págs 04 e 09 Págs 05 e 08 CANAL ABERTO E FOLHEANDO Pág 02 POLÍTICA | Pág 11 Distribuição GRATUITA COMEÇAM FINAIS REGIONAIS DOS JOGOS ESCOLARES EM IÚNA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE MUNIZ FREIRE ESCLARECE SOBRE ÔNIBUS ESCOLARES PARADOS ROSEANE RIBEIRO ESTEVE NA SESSÃO DA CÂMARA, ONDE RESPONDEU A QUESTIONAMENTOS DOS VEREADORES E FALOU SOBRE COMO SERÃO UTILIZADOS OS ÔNIBUS » POLÍTICA | Pág 11 ESPORTES | Pág 12 PRESIDENTE DA CÂMARA DE IÚNA REAFIRMA QUE É PRÉ-CANDIDATO INFORME: SANTA CASA SE REESTRUTURA E SE FIRMA COMO REFERÊNCIA NA REGIÃO ALEGRE: OPERAÇÃO TAPA-BURACOS NO CLÉRIO MOULIN E PRAINHA DIOENER PIRES/SECOM/PMA MARCOS FREIRE/ARQUIVO ALEX DO SINDICATO É O PRÉ-CANDIDATO DO PT EM IÚNA O DIRETÓRIO MUNICIPAL DO PT DE IÚNA ESCOLHEU O » ADVOGADO ALEX HONRADO, ASSESSOR DO SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS, COMO PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO POLÍTICA | Pág 10 DIVULGAÇÃO Pág 03

Edição 851

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Jornal Aqui Noticias Folha do Caparao

Citation preview

Page 1: Edição 851

SEMANAL | Ano 7 | n° 851 | Região do Caparaó | www.aquies.com.br

SEXTA-FEIRA 11/05/2012

Coluna Vip espeCial págs 04 e 09

págs 05 e 08

Canal aberto e Folheando pág 02

polítiCa | pág 11

DistribuiçãoGRATUITA

Começam Finais regionais dos Jogos esColares em iúna

Secretária de educação de Muniz Freire eSclarece Sobre ônibuS eScolareS paradoS

RoSEANE RIbEIRo ESTEvE NA SESSão DA CâMARA, oNDE RESpoNDEU A qUESTIoNAMENToS DoS vEREADoRES E FALoU SobRE CoMo SERão UTILIzADoS oS ôNIbUS »

polítiCa | pág 11

esportes | pág 12

presidente da Câmara de iúna reaFirma que é pré-Candidato

inForme: santa Casa se reestrutura e se Firma Como reFerênCia na região

alegre: operação tapa-buraCos no Clério moulin e prainha

Dioener Pires/secom/PmA

mArc

os Fr

eire/

Arqu

ivo

alex do sindiCato é o pré-Candidato do pt em iúna

o DIRETóRIo MUNICIpAL Do pT DE IúNA ESCoLhEU o »ADvoGADo ALEX hoNRADo, ASSESSoR Do SINDICATo DoS TRAbALhADoRES RURAIS, CoMo pRé-CANDIDATo A pREFEITo

polítiCa | pág 10

DivulgAção

pág 03

Page 2: Edição 851

Um dos assuntos que mais aflige as administrações é o transporte escolar, não só por causa da grande respon-sabilidade de levar, de um lado para o outro, os filhos e netos de outras pessoas, mas também porque são muitas as normas para que o mesmo funcione. Além do gasto que depende do convênio com o Estado e de projetos que se-jam aprovados, principalmente, no Governo Federal, para a compra de ônibus e outros veículos.

E a adaptação não foi fácil, para sair das caminhone-tes movidas à bujão de gás para os veículo liberados pelo Detran e outros órgãos. Os municípios foram promoven-do as mudanças e conseguindo normalizar a situação do transporte.

Mas é impressionante a verdadeira indústria em que isso se tornou, bastando ver a quantidade de ônibus, vans e similares circulando de um lado para o outro, levando desde crianças até universitários, pelas estradas do Brasil. Mas será que esta é a melhor solução para a educação brasileira? Ficar transportando pessoas de um lado para o outro, como também é feito de maneira errada com pacientes, na área de saúde?

E assim como na saúde, onde o melhor seria trazer os profissionais, em suas diversas especialidades, para aten-der nos municípios, ao invés de transportar pacientes, na educação o certo seria manter crianças e adolescentes, principalmente, estudando em suas comunidades. Dessa forma afirmo: sou totalmente contra em trazer jovens ru-rais para as cidades, onde eles passam a ter contato com os vícios da zona urbana e acabam perdendo os vínculos com o campo, que está sofrendo com êxodo de sua ju-ventude.

Os municípios e o Governo de um Estado que depende profundamente da agricultura precisam repensar isso. As crianças e jovens do meio rural têm que manter suas raízes no campo. Não quero dizer, com isso, que as pessoas não tenham o direito de querer mudar de vida, buscando ou-tros horizontes, mas levá-los a tomar essa decisão, mesmo de forma indireta, tirando-os do meio em que nasceram e que vivem seus pais e avós, é algo que está provocando um choque cultural e um esvaziamento do meio rural, sem precedentes na história.

E quem vai tocar as lavouras de café, no futuro? Quem vai produzir os alimentos que abastecem as cidades? Será que ninguém está percebendo isso ou é falta de compe-tência e visão das pessoas que gerenciam a educação no Estado e – porque não dizer – no Brasil?

Logo, é preciso pensar em oferecer oportunidades para que o jovem do meio rural, que quer permanecer nele, consiga fazer isso, e não se veja perdido no meio da cidade, onde a juventude está desorientada, sem opções de cultura e lazer, e mergulhando no álcool e nas drogas, com algu-mas exceções, graças a Deus. É preciso bom senso, algo tão escasso nos dias de hoje, também.

Jovens no meio rural

SEXTA-FEIRA, » 11/05/2012 REGIÃO DO CAPARAÓ02 OPINIÃO

EXPEDIENTEDIRETOR GERAL: Elias CarvalhoEDITOR CHEFE: Marcos FreireEDITOR DE CRIAÇÃO E ARTE: Luan Ola

DPTO. JuRíDICO: Cleber Vagner de Oliveira - Advocacia - ConsultoriaDpto. Contábil: ACAD ContabilidadeE-mails: [email protected]@gmail.com; [email protected]@gmail.com

REPóRTERER: Marcos FreireDIAGRAmADORA: Suheley Garcia Suhett DEPARTAmENTO COmERCIAL: (28) 3521 7726 / 99761113COLAbORADOREs: SérGiO OLiVEirA, JOSé MOntOni, JurACy DE ALMEiDA - tiGrinhO, ADiLSOn SALOtO E VitOr MOrAES.

Circulação: Es - Alegre, Apiacá, Bom Jesus do norte, Divino de São Lourenço, Dores do rio Preto, Guaçuí, ibatiba, ibitirama, irupi, iúna, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire e São José do Calçado.

Editora e Jornal sul Capixaba Ltda - mE | CNPJ: 10.916.216.0001-55. rua resk Salim Carone, S/n º - Ed. ibisa - Loja 03 - Bairro Gilberto Machado. Cachoeiro de itapemirim-ES (Próximo à rodoviária) . Tel: (28) 3521 7726

»

FOLHEANDO

ENQUETE

EnquEtE da Folha do Caparaó para o lEitor rEspon-dEr no sitE do jornal (www.aquiEs.Com.br):

Você acha que os alunos da zona rural devem estudar em escolas dentro de suas comunidades ou ser transportados para escolas na zona urbana?

- Estudarem em suas comunidades.- Serem transportados até a cidade.

Duas escolas de Alegre estão entre as cinco no Estado situadas em prédios que são tombados ou têm valor histórico que serão restauradas. É o que prevê um projeto da Secretaria de Estado de Educação (Sedu). Em Alegre, as escolas que passarão pela reforma, restauração e ampliação são a Aristeu Aguiar e Professor Lellis (foto), além da escola Marcondes de Souza, em Muqui, e as escolas Monse-nhor Elias Tomasi e Monteiro da Silva, em Mimoso do Sul. O objetivo é preservar a identidade cultural dos prédios. A realização dos projetos em todas as cinco escolas está orçado em R$ 1,6 milhão, e o prazo para realizar as obras é de dois anos.

CANAL AbERTOPOR MARCOS FREIRE - [email protected] »

www.AQUIES.com.br

Homenagem em Muniz Freire

Escolas serão restauradas

Na sessão da Câmara de Muniz Freire, na quarta-feira (09), realizou uma homenagem às mães, fazendo a entrega de certificados para servidoras da Prefeitura. Foram homenageadas: Ediana Morgardo, junto com a secretária Tânia Favoreto Soares; Josiete Nicolau, junto com com a secretária Bernadete Nicolau; Mírian Araújo Favoreto, junto com a secretária Roseane de Souza Ri-beiro; Maria Madalena Moulin Louzada, junto com a secretária Andrea Pinheiro Trindade; Ivonete Louredo Alonso, junto com a secretária Sônia Marta Mignone; Sônia Maria Ferreira; Maria Júlia Paulucio; e Maria do Carmo Gomes Silvio.

Projeto Higiene e SaúdeA Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Joana, de Muniz Freire, está

desenvolvendo o projeto Higiene e Saúde, visando a melhoria do bem estar e da saúde dos alunos. Envolvendo os turnos matutino e vespertino, o projeto está sendo desenvolvido em etapas que estão ocorrendo dentro e fora da sala de aula, com textos variados, apresentação de poesias, teatros e demonstração de hábitos de higiene bucal. A escola tem contado com o apoio e participação da Secretaria Municipal de Saúde para o desenvolvimento do projeto, levando aos alunos palestras e oficinas direcionadas à higiene corporal e dos alimentos.

Felipe paraízo

Page 3: Edição 851

SEXTA-FEIRA, 11/05/2012 REGIÃO DO CAPARAÓ 03CIDADES

ALEGRE

Operação tapa-buracos no Clério Moulin e Prainha

A OPERAçÃO, quE »COmEçOu nO FInAl DO AnO PASSADO, FOI REInICIADA E já COnTEmPlOu váRIOS POnTOS DA CIDADE

www.AquIES.com.br

Dioener Pires/secom/PmA

Ruas do bairro Clério Moulin foram recapeadas na operação tapa-buraco

Desde o inicio deste ano a Prefeitura de Alegre, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públi-cos, reiniciou a operação ‘Tapa-Buraco’ que havia começado ainda no final de 2011. O trabalho tem como objetivo solucionar problemas na pavimenta-ção em alguns pontos crí-ticos da cidade. Já foram contempladas a Avenida Jerônimo Monteiro, Praça da Maçonaria, Rua Letí-cia Jorge e Avenida Olívio Correia Pedrosa.

Recentemente, a Secre-taria concluiu mais uma etapa do serviço, entre eles o bairro Prainha (próximo ao trevo da ES181 – Alegre x Café) e o Bairro Clério Moulin. Em todas as etapas o trabalho está sendo feito com asfalto quente, mais durável e com melhor aca-

bamento, e com recursos próprios do município.

PRojEtoPara alguns locais, como

o bairro Clério Moulin, a Prefeitura apresentou um projeto ao Governo do Es-tado, de forma a conseguir recursos para promover um recapeamento com-pleto do asfalto, inclusive com a recuperação das ca-madas inferiores. Como se trata de um serviço mais complexo e mais caro, há a necessidade de recursos e de um projeto mais quali-ficado, de forma a aumen-tar a durabilidade do piso. O referido pedido já está sendo analisado pelo Go-verno. Ele prevê a aquisi-ção de 380 toneladas, o que daria para recuperar o asfalto de praticamente todo o município.

Page 4: Edição 851

Você que é da Região do Caparaó, apareça na Coluna VIP. Envie sua foto com legenda para o e-mail: [email protected]. VEM GENTE!

>> SEXTA-FEIRA, 11/05/2012 REGIÃO DO CAPARAÓ

04 >> SEXTA-FEIRA, 11/05/2012

REGIÃO DO CAPARAÓ09

www.AQUIES.com.br

Região do Caparaó

(28) 9981-7647

A Coluna VIP esta semana está mais que especial, porque domingo é o Dia das Mães! “Mãe é alma contraditória. É alegria no choro. É carinho na raiva. É o sim no não. Igual e diferente de tudo

o que a gente já viu. É a fortaleza que aguenta o tranco, só para não ver o filho chorar. É o sorriso de orgulho escondido, só para não se revelar. Então, se você tiver privilégio de abraçar sua mãe nesse segundo domingo de maio, agradeça, porque o presente é seu. E esteja certo: mesmo sem manual de instrução, ela continua aí, atrapalhada, com olhar atento, querendo entender como você funciona. E fazendo de tudo para você não falhar.

Feliz dia das mães”! (Texto Lena Gino). FOTOS: FOTO FREITAS

Geovana, João Vitor e Anita, ainda na barriga

Jeruza, Eduardo e Emanuel, ainda na barriga

Swyana e Laura

Viviane e André Leidiane e Larissa

Mariana e Izadora

Iolanda e Álvaro

Mariana e Marcela, ainda na barrigaLorena e Miguel Aline e LeonardoPollyanne e João Gabriel

Page 5: Edição 851

POLÍTICA sexTA-FeIRA, 11/05/2012 ReGIÃO DO CAPARAÓ10

IÚNA

Alex do Sindicato é o pré-candidato do PT

O DIReTÓRIO MunICIPAL DO PT De IúnA esCOLheu O ADvOGADO ALex hOnRADO, AssessOR DO sInDICATO DOs TRAbALhADORes RuRAIs, COMO PRé-CAnDIDATO A PReFeITO »

www.AQuIes.com.br

Na sexta-feira passada (04), o Diretório Mu-nicipal do Partido dos Trabalhadores (PT) re-alizou uma convenção para tomar decisões so-bre as eleições deste ano. O ato foi realizado no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Iúna e Irupi, em Iúna, e contou com a participação de mem-bros do partido, entre pré-candidatos a verea-dor e de filiados de ou-

tros municípios, além de empresários, autoridades eclesiásticas e represen-tantes da sociedade.

Entre as decisões to-madas, o presidente mu-nicipal do PT, Alex Hon-rado, foi escolhido como pré-candidato a prefeito do partido, por unani-midade. Ele também falou da importância em escolher, também, os nomes dos pré-candi-datos a vereador, e disse que o objetivo do PT é

implantar um programa de governo participativo, onde todos os cidadãos possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida em Iúna.

Sobre a escolha do pré-candidato a vice-prefeito, Alex afirmou que a decisão será toma-da na hora certa e que ainda não há nenhum nome, mas já estão de-finidos os critérios para a escolha. “Nosso vice terá que ser ficha limpa,

ter representatividade e afinidade política e ide-ológica conosco”, disse. Segundo ele, o PT não é mais aquele partido que sempre foi visto fora do cenário político iunense. “Somos um partido que quer trabalhar em favor de toda a sociedade, para mudar o destino da his-tória de Iúna, com a re-alização do Orçamento Participativo, para que a comunidade possa esco-lher aquilo que é priori-tário e mais importante para ela”, destacou.

GrANdeO presidente e pré-

candidato também disse que os filiados precisam juntar for-ças e acreditar no sonho de mudança da sociedade. “O PT é um partido grande, que vem mudando o destino do país, fa-zendo com que o Brasil cresça com justiça so-cial”, afirmou. E, segun-do Alex Honrado, a preocupação do partido

também existe quanto ao município, mostran-do que conhece os pro-blemas de Iúna.

Alex do Sindicato con-tou que tem visitado, junto com sua equipe de apoio, todo o município, para ver de perto os pro-blemas e dificuldades que a população iunense vem sofrendo. “A sociedade de Iúna está sofrendo, há anos, com o abandono e esquecimento das auto-ridades, do passado e do

presente, e o PT está pre-parado para administrar o município, que tem potencial para se tornar referência na região do Caparaó, com a parceria estreita com autoridades de outros municípios e também do Estado e do Governo Federal”, disse, citando que o partido conta com o apoio, em especial, do vice-gover-nador Givaldo Vieira, que também é do PT. “Pois o que queremos é que os cidadãos de Iúna saiam deste município por opção e não por ne-cessidade”, finalizou.

Page 6: Edição 851

MUNIZ FREIRE

Secretária esclarece sobre ônibus escolares parados

Roseane RibeiRo esteve na sessão da CâmaRa, onde Respondeu a questionamentos dos veReadoRes e falou sobRe Como seRão utilizados os ônibus »

seXta-feiRa, 11/05/2012 ReGião do CapaRaÓ 11polÍtiCawww.aquies.com.br

A secretária municipal de Educação, Cultura e Esportes, de Muniz Freire, Roseane de Souza Ribeiro, esteve na Câmara Munici-pal, na sessão de quarta-fei-ra (09), para prestar escla-recimentos aos vereadores sobre cinco ônibus escola-res que foram adquiridos pelo município e que estão parados. A secretária apre-sentou um histórico sobre a aquisição dos ônibus e apontou a falta de moto-ristas como a causa dos ve-ículos estarem parados, e também respondeu a per-guntas dos vereadores.

Afirmando que se sentia lisonjeada em poder parti-cipar da sessão da Câmara e que era uma oportunidade para esclarecer a situação, Roseane Ribeiro contou que o processo de aquisição dos cinco ônibus escolares começou em 2010 e só foi concretizado no final de 2011, com a chegada dos veículos. No entanto, a Se-cretaria Municipal de Edu-cação possuía apenas três motoristas, e um faleceu em setembro do ano passa-do, enquanto um segundo se aposentou.

Em recente pronun-ciamento, o presidente da Câmara Municipal, vereador Volmir Hote voltou a afirmar que é pré-candidato a prefeito de Iúna. Ele disse que viu uma pesquisa sendo realizada na cidade e que seu nome não estava na relação de pré-candida-tos e que pessoas que têm intenção em votar nele

vieram perguntar se ele havia desistido. “Mas eu não desisto”, afirmou.

Volmir Hote afirmou que é pré-candidato a prefeito e que o muni-cípio precisa renovar, na política, principal-mente, com nomes de “pessoas que venham de baixo e com boas inten-ções”. “Por isso, espero que meu nome apareça

nas próximas pesquisas e as pessoas possam dar a opinião delas”, disse.

O vereador também afirmou que está feliz com seu trabalho na Câmara e que a socie-dade está em busca de uma administração. “E, com certeza, a popula-ção vai saber escolher nas próximas eleições”, afirmou. (MF)

Presidente da Câmara afirma que é pré-candidato

IÚNA

Volmir Hote reafirmou que é pré-candidato a prefeito

Marc

os Fr

eire/

arqu

ivo

Com os entraves buro-cráticos impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e também para evi-tar terminar com linhas de transporte feitas por moto-ristas de uma cooperativa que atende o município, no meio do ano passado, para não prejudicar estes moto-ristas, a secretária disse que foi projetada a contratação de motoristas neste mês de maio. Para isso, foi enviado um projeto de lei que está tramitando na Câmara Municipal, que também está definindo os índices de reajustes da educação. E, diante do questionamento de vereadores, afirmou que os cinco serão para sua Se-cretaria. “O prefeito assu-miu o compromisso que os cinco motoristas serão para a Educação”, afirmou.

No entanto, o vereador Gilberto Barboza de Souza (PDT), acha que os cinco motoristas não serão su-ficientes e que os ônibus estariam sendo usados para outros fins. Enquanto o vereador Gesi Antônio da Silva – Gesão (PSB) – disse que estava preocupado com a degradação, já que os ve-ículos estariam em lugar sem proteção. Sobre isso, Roseane Ribeiro disse que

estão sem um espaço ade-quado para guardá-los, por enquanto, e disse que des-conhecia o fato dos ônibus estarem sendo usados para outros fins, a não ser para transportar jovens atletas e material para o campo de futebol, o que pode ter acontecido, já que o espor-te está dentro da Secretaria de Educação.

CoNtRolEJá o vereador Ailton José

Vial (PP) elogiou a ini-ciativa de um dos ônibus estar separado para aten-der a creche e o jardim de infância, o que também deixou satisfeito o vereador Henrique Cogo de Aguiar (PSC), “porque vai aten-der as crianças”. E o vere-ador Flávio Antunes Vieira (PTdoB) destacou que, desde 2005, na gestão da atual secretária, o transpor-te escolar passou a ser mui-to mais controlado, elogio que também foi externado pelo vereador José Carlos Mação (PPS). “É bom a secretária vir à Câmara para esclarecer a situação, por-que nós vereadores somos cobrados”, afirmou.

O vereador Oneísio An-drade Ribeiro (PDT) tam-bém disse que não se cansa

de falar na qualidade da edu-cação em Muniz Freire, com as escolas dentro do municí-pio conseguindo índices de destaque, seguidamente, no Estado. Por isso, espera que o projeto que autoriza a con-tratação dos motoristas seja aprovado em breve. E o pre-sidente da Câmara agradeceu à secretária por ter atendido ao convite do Legislativo

Municipal, também desta-cando a importância dos es-clarecimentos prestados. Ele também elogiou o trabalho dos profissionais da educa-ção e destacou o empenho do diretor da Escola de São Pedro, que está pintando a escola da localidade.

Por fim, a secretária Rosea-ne Ribeiro esclareceu, ainda, que os novos ônibus vão cir-

cular em linhas municipais que não serão contratadas junto à cooperativa. E disse, também, que o município pretende assinar um con-vênio com o Estado, onde o Governo faz um repasse para o pagamento de parte das linhas de transporte es-colar, o que pode trazer uma economia de R$ 300 mil para o município.

MARCOS [email protected]

Marc

os Fr

eire

o presidente da Câmara destacou o trabalho realizado pelos profissionais da educação

Page 7: Edição 851

IÚNA ALEGRE

Começam finais regionais dos Jogos Escolares

As finAis dA Região iV começARAm nA quintA-feiRA e VAi Até domingo »pARA definiR quAis equipes iRão pARA As finAis dA Região sul

seXtA-feiRA, 11/05/2012 Região do cApARAÓ12 espoRtes www.Aquies.com.br

MARCOS [email protected]

O município de Iúna está sediando as finais de futsal infantil e juvenil, da Região IV dos Jogos Es-colares do Espírito Santo, desde a noite de quinta-feira (10), quando foi aberto o evento. A com-petição segue nesta sexta-feira (11) até domingo (13), com todas as equipes envolvidas jogando entre si. As primeiras colocadas de cada categoria estarão classificadas para a final da Região Sul.

Estão participando das finais, em Iúna, além da equipe do Colégio Porto Seguro, que está repre-sentando o município anfitrião, times de escolas dos municípios de Ibati-ba, Irupi, Ibitirama e Mu-niz Freire. Os jogos estão acontecendo no Ginásio Poliesportivo Prefeito Ro-meu Rios, no centro da cidade, sob a organização do Setor de Esportes da Prefeitura e da Secretaria de Estado de Esporte e La-zer (Sesport), do Governo do Estado.

A abertura da compe-tição começou na quin-ta-feira, com a soleni-dade realizada no Giná-sio de Esportes, quando também aconteceu a

final do Campeonato Municipal de Futsal. A data e loca das finais da Região Sul ainda não foram confirmadas pela Sesport.

O atleta alegrense Ivan Juliatt – Rei Cavera, de 24 anos, estreou bem no MMA. No sábado pas-sado (05), ele participou do 2º Extreme Combat – evento profissional do MMA – realizado no Ginásio do Aeroporto, em Cachoeiro de Ita-pemirim. Ele conseguiu vencer sua luta por no-caute técnico.

Juliatt conseguiu a vi-tória, quando o juiz in-terrompeu a luta aos 3 minutos do 1º round e seu técnico destaca que tudo foi resultado de muito trabalho. “Graças a Deus, o treinamento foi bem mais duro do que a luta em si. O Ivan fez o dever de casa cer-tinho”, destacou Victor Rezende, professor.

Os jogos continuam nesta sexta e vão até domingo

Ivan comemora com sua equipe a vitória no Extreme Combat

MARCOs FREIRE/ARquIvO

DIvuLGAçãO

Atleta consegue vitória no MMA