13
FIGO-DA-ÍNDIA NOME CIENTÍFICO Opuntia ficus-indica Mill. FAMÍLIA BOTÂNICA Cactaceae. SINONÍMIA Cacto, figueira-da-barbária, figueira-da- índia, figueira-do-diabo, figueira-do- inferno, palma, tuna. HABITAT Planta alóctone originária do México. FITOLOGIA Arbusto perene, ereto, atingindo 5 a 6m de altura, ramoso, composto de artículos ou segmentos carnosos, superpostos uns aos outros, espatulados, comprimidos, achatados, ovado-oblongos, com cerca de 30 a 50cm de comprimento, 20 a 25cm de largura e 2 a 3cm de espessura, obtusos nas duas extremidades, de cor verde-claro, munidos de espinhos com até 2cm de comprimento, amarelo brancacentos, fasciculados. A medida que os artículos envelhecem, tornam-se cilíndricos, quase inteiriços e completamente lenhosos, perdendo também os espinhos. As folhas são indivisas, subuladas, avermelhadas, medindo menos de 3mm, caducas, nulas. As flores são sésseis, hermafroditas, solitárias, laterais ou terminais, com 6 a 9cm de diâmetro e de cor amarelo-ouro ou

Figo-da-índia - Opuntia ficus-indica Mill. - Ervas Medicinais – Ficha Completa Ilustrada

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Nome Científico – Família Botânica – Sinonímia – Habitat – Fitologia – Clima – Solo – Agrologia – Partes Utilizadas – Fitoquímica - Propriedades Etnoterapêuticas – Indicações – Atividade Biológica - Formas de Usos – Toxicologia - Outras Propriedades

Citation preview

Page 1: Figo-da-índia - Opuntia ficus-indica Mill. - Ervas Medicinais – Ficha Completa Ilustrada

FIGO-DA-ÍNDIA

NOME CIENTÍFICOOpuntia ficus-indica Mill.

FAMÍLIA BOTÂNICACactaceae.

SINONÍMIACacto, figueira-da-barbária, figueira-da-índia, figueira-do-diabo, figueira-do-inferno, palma, tuna.

HABITATPlanta alóctone originária do México.

FITOLOGIAArbusto perene, ereto, atingindo 5 a 6m de altura, ramoso, composto de artículos ou segmentos carnosos, superpostos uns aos outros, espatulados, comprimidos, achatados, ovado-oblongos, com cerca de 30 a 50cm de comprimento, 20 a 25cm de largura e 2 a 3cm de espessura, obtusos nas duas extremidades, de cor verde-claro, munidos de espinhos com até 2cm de comprimento, amarelo brancacentos, fasciculados. A medida que os artículos envelhecem, tornam-se cilíndricos, quase inteiriços e completamente lenhosos, perdendo também os espinhos. As folhas são indivisas, subuladas, avermelhadas, medindo menos de 3mm, caducas, nulas. As flores são sésseis, hermafroditas, solitárias, laterais ou terminais, com 6 a 9cm de diâmetro e de cor amarelo-ouro ou amarelo-laranja. O ovário é vivíparo. Fruto baga ovóide, vermelha, sangüínea, amarelo-esverdeada, com 5 a 9cm de comprimento, espinescente, deprimido, umbilicado no ápice e contendo numerosas sementes comprimidas.

CLIMA

Page 2: Figo-da-índia - Opuntia ficus-indica Mill. - Ervas Medicinais – Ficha Completa Ilustrada

Prefere o clima tropical quente, com pouca pluviosidade. A planta é heliófita e xerófita. Regiões com ventos muito fortes são desfavoráveis à planta, por romperem facilmente os artículos. Tolera temperaturas negativas de 6 a 8oC (93).

SOLOPrefere os silicosos ou areno-silicosos, profundos, bem drenados e aerados. A planta não suporta solos muito úmidos e pesados.

AGROLOGIA Espaçamento: 2,5 x 2m. Tratamento dos artículos: para prevenir eventuais

infecções com Erwinia carotovora, imergir a base dos artículos em solução de benomil a 0,2% e, após secar, pincelar a cicatriz de inserção com uma pasta cúprica.

Propagação: sementes, artículos e ovários. A propagação via sementes é muito morosa, devido a lenta germinação das sementes (40 a 50 dias) e ao crescimento muito lento da plântula. Os artículos e os ovários podem ser enraizados em areia, enterrando-se 2/3 dos mesmos. Dispor o artículo de forma inclinada, com sua base de inserção mais aprofundada, formando um ângulo de 30o com o solo. Os artículos atingem o ponto de transplante em até dois meses.

Plantio: abril a maio. Quebra-ventos: em regiões onde haja ventos

muito fortes, é comum a quebra de grande parte dos artículos, principalmente quando ocorre deficiência de boro no solo, tornando-se imprescindível a instalação de quebra-ventos. Estes pode ser constituídos de um renque de árvores, bastante próximas ou telas de sombrite. A área de proteção do quebra-ventos é cerca de 10 vezes maior que a altura do quebra-vento.

Doenças: a planta pode ser infectada por bactérias (Erwinia carotovora) que causam deterioração aquosa dos artículos (252).

Page 3: Figo-da-índia - Opuntia ficus-indica Mill. - Ervas Medicinais – Ficha Completa Ilustrada

Florescimento: outubro a novembro. Frutificação: fevereiro a abril.

PARTES UTILIZADASFrutos e artículos.

FITOQUÍMICAA polpa dos frutos contém 47% de água, 37% de substâncias glicogênicas, 7% de proteínas, 6% de sementes, 0,8% de cinzas e 0,02% de lipídeos. Contém ainda substâncias pécticas, sacarínicas, nitrogenadas solúveis e insolúveis e gomosas. Os artículos ou cladódios contém glicosídeos, gomas, sais solúveis, albuminóides e resinas (93).

PROPRIEDADES ETNOTERAPÊUTICASCardiotônico, estimulante medular e anti-reumático (215). O fruto é digestivo, diurético, antiescorbútico. Os cladódios, na forma de cataplasmas, são maturativos, emolientes e hidratantes. As flores são adstringentes, mucilaginosas e antidiarréicas (93). A planta tem sido utilizada como matéria prima, a nível mundial, para a produção de fitoterápicos antiprostáticos, que são utilizados principalmente para o tratamento preventivo da prostatite ou de tumores benignos da próstata.

INDICAÇÕESOs frutos são úteis no tratamento de febres gástricas biliosas e úlceras de mau caráter (93). As flores são utilizadas no tratamento de doenças cardíacas, angina e da circulação, além de ser utilizada como tônica para pele seca e para a limpeza de pele (294).

FARMACOLOGIAA solução etanólica da planta a 30% v/v, na dose de 0,1ml/animal, recuperou totalmente, em 5 dias, pombas acometidas por diftoviruela - doença que se caracteriza por nódulos necróticos sobre o dorso da língua e nas bordas da boca. O

Page 4: Figo-da-índia - Opuntia ficus-indica Mill. - Ervas Medicinais – Ficha Completa Ilustrada

uso de antibióticos demandaria 20 a 30 dias para que ocorrem sinais de recuperação (315).

FORMAS DE USO Infusão: 1 colher das de sopa de flores em ¼ de

litro de água quente. Abafar por 15 minutos. Adoçar com mel e tomar 2 xícaras ao dia. O infuso pode ser utilizado externamente para o tratamento da pele (294).

OUTRAS PROPRIEDADES O fruto pode ser aproveitado para o preparo de

doces finos, passas, marmelada, geléias, xarope, mel, manteiga e queijo de tuna. Com 100kg de frutos se produz 9 litros de álcool. Obtém-se ainda, através dos frutos, óleo combustível e aguardente.

O fruto é composto de 28 a 32% de casca e 68 a 72% de polpa comestível.

Os artículos podem ser consumidos fritos ou cozidos.

A mucilagem que há nos cladódios pode ser utilizada como fixadora em tintas à cal ou como aderente em caldas cúpricas.

A planta é forrageira e serve como aceiro (é quase incombustível) e cerca-viva (93).

Page 5: Figo-da-índia - Opuntia ficus-indica Mill. - Ervas Medicinais – Ficha Completa Ilustrada
Page 6: Figo-da-índia - Opuntia ficus-indica Mill. - Ervas Medicinais – Ficha Completa Ilustrada
Page 7: Figo-da-índia - Opuntia ficus-indica Mill. - Ervas Medicinais – Ficha Completa Ilustrada
Page 8: Figo-da-índia - Opuntia ficus-indica Mill. - Ervas Medicinais – Ficha Completa Ilustrada
Page 9: Figo-da-índia - Opuntia ficus-indica Mill. - Ervas Medicinais – Ficha Completa Ilustrada
Page 10: Figo-da-índia - Opuntia ficus-indica Mill. - Ervas Medicinais – Ficha Completa Ilustrada
Page 11: Figo-da-índia - Opuntia ficus-indica Mill. - Ervas Medicinais – Ficha Completa Ilustrada
Page 12: Figo-da-índia - Opuntia ficus-indica Mill. - Ervas Medicinais – Ficha Completa Ilustrada