2
Impactos da ditadura nas artes: Devido a forte censura implantada pelos militares na ditadura, qualquer forma de expressar cultura foi boicotada pela censura. Musica, teatro, cinema, artes plásticas, tudo sofreu uma represália enorme do governo. O governo logo começou a modificar musicas e peças teatrais ou até mesmo proibindo a ida dessas mesmas formas artísticas de ir para o conhecimento das massas, em casos extremos músicos e artistas se tornavam presos políticos e eram torturados em prisões militares. Criar durante os anos de repressão militar era uma tarefa árdua para os artistas. Porém deveriam mostrar sua revolta contra o governo e denunciar sequestros, assassinatos e desaparecimento de pessoas que muitas vezes eram seus companheiros no ramo artístico ou musical. Nos anos de 1960 até os anos de 1970 os artistas de modo geral romperam com o sistema opressor que era a ditadura, mas não deixaram de transparecer sua indignação contra o governo, assim continuaram a fazer suas obras para uma afronta ao sistema. Vários artistas manifestaram sua oposição à ditadura e às práticas antidemocráticas. Entre eles, João Câmara, Antonio Henrique do Amaral, Cildo Meireles, Arthur Barrio, Helio Oiticica, Alex Flemming, Sergio Ferro, Antonio Dias, Carlos Zilio, Rubens Gerchmann e Antonio Manoel. Para manifestar seu descontentamento os artistas procuraram usar outras formas para transmitir suas mensagens. Metáforas, duplos sentidos e uso de fragmentos de grandes autores eram utilizados para a afronta cultural e política. Nos anos da Ditadura, qualquer tentativa de oposição ao regime militar seria punido severamente, muitas vezes o artista pagaria o preço com a própria vida. Manifestações culturais deviam ser utilizadas com cautela mas também não

Impactos Da Ditadura Nas Artes

Embed Size (px)

DESCRIPTION

impactos da ditatura nas artes

Citation preview

Page 1: Impactos Da Ditadura Nas Artes

Impactos da ditadura nas artes:

Devido a forte censura implantada pelos militares na ditadura, qualquer forma de expressar cultura foi boicotada pela censura. Musica, teatro, cinema, artes plásticas, tudo sofreu uma represália enorme do governo. O governo logo começou a modificar musicas e peças teatrais ou até mesmo proibindo a ida dessas mesmas formas artísticas de ir para o conhecimento das massas, em casos extremos músicos e artistas se tornavam presos políticos e eram torturados em prisões militares.

Criar durante os anos de repressão militar era uma tarefa árdua para os artistas. Porém deveriam mostrar sua revolta contra o governo e denunciar sequestros, assassinatos e desaparecimento de pessoas que muitas vezes eram seus companheiros no ramo artístico ou musical.

Nos anos de 1960 até os anos de 1970 os artistas de modo geral romperam com o sistema opressor que era a ditadura, mas não deixaram de transparecer sua indignação contra o governo, assim continuaram a fazer suas obras para uma afronta ao sistema.

Vários artistas manifestaram sua oposição à ditadura e às práticas antidemocráticas. Entre eles, João Câmara, Antonio Henrique do Amaral, Cildo Meireles, Arthur Barrio, Helio Oiticica, Alex Flemming, Sergio Ferro, Antonio Dias, Carlos Zilio, Rubens Gerchmann e Antonio Manoel.

Para manifestar seu descontentamento os artistas procuraram usar outras formas para transmitir suas mensagens. Metáforas, duplos sentidos e uso de fragmentos de grandes autores eram utilizados para a afronta cultural e política.

Nos anos da Ditadura, qualquer tentativa de oposição ao regime militar seria punido severamente, muitas vezes o artista pagaria o preço com a própria vida. Manifestações culturais deviam ser utilizadas com cautela mas também não deveriam deixar de transmitir a mensagem essencial para os artistas que era a liberdade de expressão.

O fim da censura e a queda do regime militar veio com a atitude do povo, apoiado por lideres políticos e até mesmo artistas pedindo a democracia no Brasil. Os gritos de Diretas Já ecoaram pelo Brasil a fora e o fim da repressão tão doentia e opressora do regime militar caiu por terra.

Bibliografia:

http://www.jornaldelondrina.com.br/online/conteudo.phtml?id=1461064

http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/abertura-politica/