6
O objetivo de escrever esse boletim informativo é melhorar nossa comunica- ção e também para divulgação das ações realizadas em nossa Etec. Sendo assim, todos estão convidados a participar com informações, fotos, artigos, dentre outros para divulgação. Acontece na Etec139 Huuum, agora tem almoço na escola! No dia 15/04 começou a ser servido o almoço em nossa escola e contou com a presen- ça da Ilma. Prefeita de Pirassununga S- ra. Cristina Batista. Uma conquista para nossa Etec! INFORMATEC 139 ETEC TENENTE AVIADOR GUSTAVO KLUG Volume 2 edição 1 abril/2014 Compartilhando conhecimento e tecnologia - Pág 02 Alunos de Marketing participam da Semana de Com. Visual na ETEC de Leme - Pág 02 Alunos de Eletrônica e Eletrotécnica participam de palestra de Seg. no Trabalho - Pág 03 Alunos do Ensino Médio e Etim visitam o Campus da Usp - Pág 03 Enfermagem faz doação e auxilia na coleta de sangue - Pág 03 Curso Técnico em Informática visita a FEBRACE - Pág 04 Começou a reforma na escola! - Pág 04 Bônus! Nós conquistamos! - Pág 05 Semana de Avaliação de Progressões Parciais - Pág 04 A Etec Tenente Aviador Gustavo Klug não pára! - Pág 05 Seremos sede da 16ª Olímpiada de Informática - Pág 05 Somos destaque da Revista do Centro Paula Souza março/abril 2014 - Pág 05 Aula diferenciada em Marketing - Pág 06 Teoria com prática em Marketing - Pág 06 Marketing na Copa do Mundo de 2014 - Pág 06 Espaço do aluno - Pág 06 “Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos os olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra . O Professor, assim, não morre jamais.” Rubem Alves Eleição do Grêmio Estudantil Temos um novo grêmio atuando em nossa escola. A chapa Flapytec foi a eleita pelos nossos alunos. A eleição foi rápida e totalmente informatizada. O programa utilizado na eleição foi desenvolvido pelo Professor Adriano Virgílo. Parabéns aos alunos e ao Professor! Sugestões para uma boa leitura... (contribuição do Professor André De Fiori) Ética Empresarial - Antonio Lopes de Sá Suma Contábil - Lucca Pacioli - Autor:Antonio Lopes de Sá (acesso online - www.fcb.org.br )

Informatec 02 2014

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Informatec 02 2014 da Etec Ten Aviador Gustavo Klug

Citation preview

Page 1: Informatec 02 2014

O objetivo de escrever esse boletim informativo é melhorar nossa comunica-ção e também para divulgação das ações realizadas em nossa Etec. Sendo assim, todos estão convidados a participar com informações, fotos, artigos, dentre outros para divulgação.

Acontece na Etec—139

Huuum, agora tem almoço na escola!

No dia 15/04 começou a ser servido o almoço em nossa escola e contou com a presen-ça da Ilma. Prefeita de Pirassununga S-ra. Cristina Batista. Uma conquista para nossa Etec!

INF

OR

MA

TE

C 1

39

ET

EC

T

EN

EN

TE

A

VI

AD

OR

G

US

TA

VO

K

LU

G

Volume 2 edição 1

abril/2014

Compartilhando conhecimento e tecnologia - Pág 02

Alunos de Marketing participam da Semana de Com. Visual na ETEC de Leme - Pág 02

Alunos de Eletrônica e Eletrotécnica participam de palestra de Seg. no Trabalho - Pág 03

Alunos do Ensino Médio e Etim visitam o Campus da Usp - Pág 03

Enfermagem faz doação e auxilia na coleta de sangue - Pág 03

Curso Técnico em Informática visita a FEBRACE - Pág 04

Começou a reforma na escola! - Pág 04

Bônus! Nós conquistamos! - Pág 05

Semana de Avaliação de Progressões Parciais - Pág 04

A Etec Tenente Aviador Gustavo Klug não pára! - Pág 05

Seremos sede da 16ª Olímpiada de Informática - Pág 05

Somos destaque da Revista do Centro Paula Souza – março/abril 2014 - Pág 05

Aula diferenciada em Marketing - Pág 06

Teoria com prática em Marketing - Pág 06

Marketing na Copa do Mundo de 2014 - Pág 06

Espaço do aluno - Pág 06

“Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos os olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra . O Professor,

assim, não morre jamais.” Rubem Alves

Eleição do Grêmio Estudantil Temos um novo grêmio atuando em nossa escola. A chapa Flapytec foi a eleita pelos nossos alunos. A eleição foi rápida e totalmente informatizada. O programa utilizado na eleição foi desenvolvido pelo Professor Adriano Virgílo. Parabéns aos alunos e ao Professor!

Sugestões para uma boa leitura... (contribuição do Professor André De Fiori)

Ética Empresarial - Antonio Lopes de Sá Suma Contábil - Lucca Pacioli - Autor:Antonio Lopes de Sá (acesso online - www.fcb.org.br)

Page 2: Informatec 02 2014

Em busca de promover a interação entre as Etec´s de Pirassununga e Leme, e promover situações em que nossos alunos tenham con-tato com grandes profissio-nais, foi que no dia 9 de A-bril nossos alunos assistiram a Palestra sobre " Branding", com o renomado Gilber-to Strunck que é designer gráfico, professor, e autor de livros sobre design gráfico brasileiro. Sócio-fundador da agência DIA Comunicação, tem trabalhos publicados em livros e revistas especializa-das e vários projetos premi-ados. Enfim, uma oportuni-dade única!

Página 2

Alunos de Marketing participam da Semana de Comunicação Visual na ETEC de Leme

Compartilhando conhecimento e tecnologia!

I NF ORM AT E C 139

Calendário > Inscrições para o vestibulinho terminam dia 07/05 às 15h.

24/04 - Etec Cultural / 05 a 10/05 - Semana Paulo Freire

10/05 - Reposição de aula referente a uma sexta-feira (02/05)

12 a 16/05 - Semana da Enfermagem 31/05 - Reposição de aula referente a uma segunda-feira (03/03)

As alunas Michelli, Luiza, Leticia e Thiciane, do 3º módulo do curso técnico em Informática (vespertino) participaram ativamente da eleição do grêmio estudantil da EE Professora Maria Joaquina de Arruda, na cidade de Leme, auxili-ando os alunos com a votação no sistema onli-ne, desenvolvido pelo Professor Adriano Virgí-lio.

A eleição do grêmio Estudantil é um meio de

formar cidadãos mais politizados, que defendam

seus direitos e conscientizem-se de seus deve-

res. Através do sistema online, o resultado é

apurado simultaneamente ao término da vota-

ção. Com o apoio do Coordenador Pedagógico

Paulo Máximo, as alunas de informática pude-

ram auxiliar nesse gesto de cidadania estudan-

til.

Page 3: Informatec 02 2014

V OLU ME 2 E DI ÇÃO 1

Através de uma pesquisa realizada com nossos alunos do EM e Etim para saber como ajudá-los na escolha da Profissão, um grande número de alunos julgou muito interessante e proveitoso a visita ao Campus da Usp. Vivenciar um pouco do ambiente universitário é uma forma de ajudá-los nessa difícil decisão. Desta forma nossos alunos fizeram um "tour" pelo Campus da Usp Pirassununga, conhe-ceram a biblioteca, visitaram a Exposição "Cabeça de Dinossauros" e finalizaram a visita saboreando um delicioso sorvete produzido no próprio campus pelo curso de Engenharia de Alimentos, além da interação com os alunos da Usp e professores que os acompanharam.

Os alunos de Eletrônica e Eletrotécnica participaram da palestra de Segurança no Trabalho. A pales-tra foi ministrada por profissionais atuantes do Corpo de Bombeiros de Pirassununga.

Estágio na Zona Norte de Pirassu-nunga no Pronto A-tendimento

Além de atividades desen-volvidas com a comunida-de.

O Curso de Enfermagem, coor-denado pela Professora Melina Blascke, continua muito atuan-te, com destaque para: Doação de sangue Auxílio à Professora Luci-

ana e estagiária em cole-ta de sangue para tipa-gem sanguínea

Página 3

Alunos do Ensino Médio e Etim visitam o Campus da Usp

Alunos de Eletrônica e Eletrotécnica participam de palestra de Segurança no Trabalho

Enfermagem faz doação e auxilia na coleta de sangue

Page 4: Informatec 02 2014

A reforma foi iniciada em nossa Etec. Logo teremos uma nova cozinha e um novo refei-tório. “ Peço desculpas a todos, pois, sabemos que o período de reforma traz com ele alguns transtornos, como poeira, barulho, dentre outros, mas nada que não possa ser contornado para ter nossa escola ainda mais linda! “ comenta o nosso Diretor.

O curso técnico em informática vespertino e alunos convidados do Etim Informática para Internet e Informática noite visitaram, dia 18 de março de 2014, a FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da USP).

A FEBRACE é um movimento de estímulo aos jovens cientistas e apresenta anual-mente os melhores projetos de nível téc-nico de todo o país. Esse ano foram apre-sentados 298 projetos distribuídos em diversas áreas como exatas, humanas, biológicas, sociais, etc.

A Etec Tenente Aviador Gustavo Klug levou para a visitação 44 alunos acompa-nhados dos professores Adriano e Joseli, visando estimular os discentes a se aven-turarem no mundo da pesquisa científica e desenvolvimento de projetos. Os alunos ainda puderam passar horas agradáveis no Shopping Center D. Uma viagem que além de estímulo propiciou também o en-trosamento, diversão e aprendizado

Na semana de 24 de março os alunos com Progressões Parciais realizaram suas provas com su-pervisão do nosso Coordenador Peda-gógico, Professor Paulo Máximo.

Página 4

Começou a reforma na escola!

Curso Técnico em Informática visita a FEBRACE

Semana de Avaliação de Progressões Parciais

I NF ORM AT E C 139

Bônus! Nós conquistamos!

Através de muito trabalho e sinergia conquistamos nosso Bônus de 2,11 um índice muito bom, pois o máximo era 2,4! Receberam pro-fessores e colaboradores. Parabéns a todos nós!

Page 5: Informatec 02 2014

V OLU ME 2 E DI ÇÃO 1

Os professores do curso técnico em informática Joseli M. Benine e Wellington R. Mancin es-creveram em parceria o artigo "Professor: um mochileiro disseminador do saber" que foi sele-cionado para o 1º Semtec – Simpósio dos Ensinos Médio, Técnico e Tecnológico do Centro Paula Souza. O 1º SEMTEC terá por objetivo proporcionar o compartilhamento de reflexões sobre o tema: A Profissionalização Docente. O simpósio será realizado em São Paulo nos di-as 20 e 21 de maio de 2014. Parabéns aos professores selecionados!

Somos destaque da Revista CPS, edição 39 de março/abril de 2014, na reportagem “No caminho da Ciência” que aborda sobre o Projeto de Pré-Iniciação Científica das Etecs, que já reúnem mais de 150 alunos em 45 projetos de pesquisa coordenados por Doutores da Usp. O nosso aluno Caio Augusto Bertolini participou do Projeto em 2013, apoiado e incen-tivado pela Professora Ana Paula. Atualmente temos 5 projetos da Pré Iniciação Científica em funcionamento desde novembro/2013. Todos os projetos são vinculados a Fzea-USP. Recentemente foi apresentada nova parceria que inclui mais 5 projetos: 3 da Fzea (Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos) e 2 da FMVZ (Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia). No total foram selecionados mais 8 alunos que iniciaram as ativi-dades em maio deste ano. Parabéns, Professora Ana Paula pelo seu empenho e dedicação aos nossos alunos!

Página 5

Seremos sede da 16ª Olímpiada de Informática

A Etec Tenente Aviador Gustavo Klug não para!

Somos destaque na Revista CPS - ed 39 - marco- abril/14

O curso técnico em informática da ETEC Tenente Aviador Gustavo Klug ao invés de levar os alunos à Olimpíada de Informática, resolveu trazer o evento até eles e será sede da 16ª Olimpíada de Infor-mática (OBI), promovida pela Unicamp. A Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Computação que tem por objetivos: estimular o interesse pela Computa-ção e pela Ciência em geral, promover a introdução de disciplinas de técnicas de programação de computadores nas escolas de ensino médio e fundamental, proporcionar novos desafios aos estu-dantes, identificar os grandes talentos e vocações em Ciência da Computação de forma a melhor instruí-los e encaminhá-los para as carreiras acadêmicas, científicas e tecnológicas. A OBI será realizada em duas fases, com provas realizadas nas Escolas-sede habilitadas durante a primeira fase e em universidades localizadas nas capitais dos estados ou em cidades com grande concentração de competidores na segunda fase. A OBI é realizada em três modalidades: Modalidade Iniciação , Modalidade Programa-ção e Modalidade Universitária. Cada uma destas modalidades é subdividida em Níveis, de acordo com a escolaridade e dificuldade das tarefas apresentadas.

Page 6: Informatec 02 2014

Aula diferenciada em Marketing Dia 4 de Abril os alunos de Marketing tiveram a oportunidade de ampliar seu conhecimento sobre o tema "Embalagens". Professor André Augusto De Carli proporcionou aos alunos do 1º e 3º módu-los uma aula diferenciada, em que a relação entre produto e marca foi explorado de uma forma prática e dinâmica através da demons-tração de vários produtos.

Avenida Pe Antonio Van Ess, 1925 - Jd Petrópolis Pirassununga/SP

ETEC - TEN AV GUSTAVO KLUG

Espaço do aluno

(19)3561.2961 (19)3562.1315

Descentralizada - (19)3055.1077

Informatec 139—Redigido pela Profª Patrícia Sinoti Textos - contribuição - Ana Paula - Arthur - Edmary -

Joseli - Melina - Paulo Máximo - Aluna Margarete Forlin

Revisão ortográfica: Elaine Santarosa

Estamos na web

www.etecpira.com.br

Teoria com prática em Marketing Buscando sempre fazer com que nossos alunos vivenciem a re-alidade do mercado de trabalho foi que os alunos de Marketing desenvolveram trabalhos no mês de março, em que planejaram e criaram produtos desenvolvendo sua divulgação. Os trabalhos foram apresentados ao palestrante Sr. Natanael, que nos honrou com sua presença.

Marketing na Copa do Mundo de 2014 Professora Marisa, responsável pela disciplina de Ética e Cidadania no 3º Marketing, realizou um trabalho sobre o tema Copa do Mundo 2014, em que os alunos analisaram as camisetas e as polêmicas que já envolveram as mesmas. Parabéns à professora por sua iniciativa e aos alunos, afinal estamos em ritmo de Copa do Mundo.

A classe do 1º Módulo de MKT saiu da teoria pa-ra a prática. Como? Contando com a orientação e supervisão do Prof. André De Carli fomos para a luta, me-lhor, para a rua. Observamos, ouvimos, trocamos ideias e vimos a prática. Foi muito bom. Não é sala? Obrigada, Professor!

Margarete Forlin

Aluna representante do 1º Marketing