16
Jardim Hokkaido ganha sua creche diurna Jaci Tadeu promete mais 7 até dezembro PáG 3 Saúde Representantes do Hospital Nova Vida recorrem à Câmara PáG 5 Música Banda Mera Coincidência comemora 25 anos com show PáG 5 Esporte Domingo de decisão para 1ª e 2ª divisões do futebol PáG 5 Educação Amador Bueno recebe projeto 'A Escola é Sua' neste sábado PáG 5 www.itapeviemfoco.com.br | [email protected] | www.facebook.com/itapeviemfoco | ITAPEVI de 28 de setembro a 4 de outubro de 2013 Edição nº 13, ano 1 O Jornal Itapevi Em Foco é GRATUITO Saiba tudo o que aconteceu na semana em Itapevi sem gastar nada RETIRE O SEU! Andressa Urach boa demais, aqui e em Portugall PáG 15 Cleo Pires está em O Tempo e o Vento PáG 14 Jardim Alabama terá sua quadra poliesportiva coberta PáG 3

Itapevi EmFoco_13

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Confira edição desta semana do jornal Itapevi EmFoco, que conta com diagramação da Agência Impacto * Jardim Hokkaido ganha sua creche diurna * Jardim Alabama terá sua quadra poliesportiva coberta * Representantes do Hospital Nova Vida recorrem à Câmara * Banda Mera Coincidência comemora 25 anos com show * Amador Bueno recebe projeto 'A Escola é Sua' * Ambulatório de Obesidade de Itapevi atende mais de mil pacientes * As mulheres estão morrendo mais por problemas cardíacos! Boa leitura!

Citation preview

Page 1: Itapevi EmFoco_13

Jardim Hokkaido ganha sua creche diurnaJaci Tadeu promete mais 7 até dezembro pág 3

SaúdeRepresentantes do Hospital Nova Vida recorrem à Câmara pág 5

MúsicaBanda Mera Coincidência comemora 25 anos com show pág 5

EsporteDomingo de decisão para 1ª e 2ª divisões do futebol pág 5

EducaçãoAmador Bueno recebe projeto 'A Escola é Sua' neste sábado pág 5

www.itapeviemfoco.com.br | [email protected] | www.facebook.com/itapeviemfoco |

ITAPEVIde 28 de setembro a 4 de outubro de 2013Edição nº 13, ano 1

O Jornal Itapevi Em Foco

é GRATUITO

Saiba tudo o que aconteceu

na semana em Itapevi

sem gastar nada

RETIRE O SEU!

Andressa Urach boa demais, aqui e

em portugall pág 15

Cleo pires está em

O Tempoe o Ventopág 14

Jardim Alabama terá sua quadra poliesportiva coberta pág 3

Page 2: Itapevi EmFoco_13

2

EXPEDIENTE:Editor Responsável: Rodrigo LoboProdução: Priscilla CavalcantiProjeto Gráfico: Célio CostaDiagramação: Agência ImpactoFotógrafo: Arnaldo JorgeDepartamento Comercial: (11) 2808 9618Impressão: Gráfica Mar MarConsultoria Jurídica: Ralfi SilvaContato com o editor: redaçã[email protected] publicitário: [email protected] direto com o leitor: [email protected] Sociais: facebook.com/itapeviemfocotwitter.com/itapeviemfocoColaboradores: Rodolfo Rhudy Ribeiro, Danger Soares, Maurício Nicolla Lobo, Leoni Fabriccadeletras, Jeferson Miro e Ralfi SilvaItapevi Em Foco é uma publicação quinzenal registrada pela On Air Brasil e editado pela Mídias Em Foco.As opiniões e artigos assinados nesta edição não representam necessariamente a opinião do jornal Itapevi Em Foco. Os colaboradores não mantém vínculo empregatício com a editora.

O Supremo Tribunal Federal (STF), com a decisão de aceitar os embargos infringentes, acabou por ratificar aquilo que nós brasileiros vivemos dizendo há muito tempo: O Brasil é mesmo o país da impunidade! Do meu ponto de vista só existem duas saídas para o Brasil, uma delas é começar punir de forma exemplar todo tipo de desvio e delinquência com o dinheiro público. A outra é o aeroporto internacional, pois tenho certeza que pelo andar da carruagem, só nos resta seguir a segunda opção.

É também verdade que todos os países tem uma elite que se

diz dirigente, mas infelizmente a nossa é incompetente e corrupta ao extremo. Contudo não é segredo que a mão pesada da justiça só abate gente simples e trabalhadora, ao mesmo tempo em que afaga bandidos endinheirados e isso ficou explícito no voto do ministro Celso de Mello, que resultou na aceitação dos recursos dos embargos indecentes, se assim posso dizer. Por fim, preciso dizer o Brasil desde a sua descoberta até os dias de hoje, ainda pratica de forma equivocada as velhas tradições políticas e o patrimonialismo arcaico.

www.itapeviemfoco.com.brITAPEVI, 31 DE AGOSTO A 6 DE SETEMBRO

Política em FocoPOR DANGER SOARES

Elisandra Maria de Jesus, 39 anos, Cuidadora, Jd VitápolisJaci, estava desemprega e não consegui parcelar minha dívida de im-postos no parcelamento. Será que eu ainda posso parcelar minhas di-vidas com a prefeitura? Não cuidei disso antes porque não tinha di-nheiro.Olá, Elisandra. Procure a Secretaria da Receita, na avenida Presidente Vargas, 405 – Jardim Christianópolis, de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas. Lá você poderá parcelar seus débitos municipais em até 36 vezes. No entanto, a Prefeitura não poderá conceder descontos de mora e juros, uma vez que o prazo das negociações do REFIS municipal, que garantia essa possibilidade, já foi encerrado. Cabe ressaltar que, a partir dos recursos oriundos dos tributos municipais, a Prefeitura mantém inú-meros serviços públicos essenciais à população.

Raimundo Pereira da Silva, 42 anos, contabilista, Jd Santa RitaPrefeito o senhor precisa ajudar a população que usa os ônibus da Ben-fica da linha Itapevi a Tietê. Os onibus são velhos e dão defeito sempre, tem poucos horários e os motoristas não respeitam nos usuários. Varias vezes dou sinal e eles passam direto. eles trocam de motorista no meio do trajeto e ficam parado por até meia hora para essa troca. Ja perdi o horário do trabalho várias vezes. O que o nosso prefeito pode fazer?Raimundo, a Prefeitura vai reforçar o diálogo com a empresa visando me-lhorar a qualidade do serviço prestado à população de Itapevi, tanto nas linhas municipais quanto intermunicipais.

Você Pergunta...O Prefeito responde!POR JACI TADEU

Decepção

Page 3: Itapevi EmFoco_13

EDUCAçãO 3www.itapeviemfoco.com.br

Nas próximas semanas a Vila da paz também terá uma unidade para crianças a partir dos seis meses. Outras sete serão entregues até dezembro

Na última sexta-feira (20), a região da Vila Dr. Cardoso ganhou mais uma unidade escolar – chamada CEMEB Papa João Paulo II – para prestar atendimento à comunidade do Jardim Hokkaido. A nova creche atenderá inicialmente 210 crianças de seis meses a três anos. O prédio – totalmente adaptado para o universo infantil – se divide em quatro salas de aula, uma sala de vídeo, um banheiro adaptado e quatro banheiros comuns, uma secretaria, pátio interno, refeitório, cozinha, despensa, depósito além de um ambiente externo que serve de solarium para atividades recreativas.

O prefeito Jaci Tadeu visitou os interiores da nova creche e reforçou o compromisso de construir mais unidades na cidade. “A construção de creches em Itapevi é a nossa maior missão e deveremos cumprir antes do previsto nossa meta de instalar 20 unidades no município, atendendo a demanda pelo serviço”, disse. Ele também agradeceu a confiança em seu governo. “Agradeço imensamente por acreditarem neste governo sério e também pela equipe, chamada Prefeitura, que tanto trabalha com o objetivo de servir a nossa população e prestar um trabalho de qualidade”, completou.

O CEMEB do Jardim Hokkaido é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e a comunidade católica da cidade. Isso porque o espaço transformado em creche está nas dependências de uma igreja que funciona acima da unidade escolar. Por conta disso, o nome da creche se deu a uma feliz sintonia entre

as autoridades. “Sempre tive o sonho de criar um lugar voltado para a educação. E agora se tornou realidade graças ao apoio do prefeito Jaci Tadeu e de todos que participaram deste projeto. O nome da escola já era um pedido feito pela comunidade, uma vez que o Papa João Paulo II é um exemplo a ser seguido”, relatou o pároco da Igreja Medianeira de Todas as Graças, padre João Carlos.

Nas próximas semanas será entregue o CEMEB Antonio de Oliveira Cunha, na Vila da Paz, que irá comportar mais 210 crianças. A estimativa da Prefeitura é que todas as unidades estejam prontas até o final deste ano. O secretário de Educação e Cultura, Cesar Pimentel, destacou que a educação é o caminho para se formar cidadãos. “Este é o caminho para formarmos cidadãos de bem, afinal, a escola é o principal instrumento de educação para as nossas crianças. É o dinheiro público investido em bens direcionado à população”, discursou o secretário.

www.itapeviemfoco.com.br

A MAIOR TIRAGEM E A MELHOR

DISTRIBUIçãO DA REGIãO

Autoridades inauguraram nova unidade para moradores do Jd. Hokkaido

Divulgação/PMI

ITAPEVI, 31 DE AGOSTO A 6 DE SETEMBRO

Prefeitura inaugura creche diurna no Jardim Hokkaido

Page 4: Itapevi EmFoco_13

qUALIDADE E VIDA4 www.itapeviemfoco.com.br

Ambulatório de Obesidade de Itapevi atende mais de mil pacientes

Um programa multidisciplinar vem mudando a vida das pessoas obesas da cidade. Implantado em fevereiro pela Prefeitura, o Ambu-latório de Obesidade já atendeu a mais de mil pessoas na Unidade Bá-sica de Saúde (UBS) na Cohab I. O objetivo do tratamento é fazer com que o obeso ganhe em saúde e quali-dade de vida por meio de pequenos gestos, como a reeducação alimen-tar, ganho de autoestima e atividade física. Este novo ciclo de vida reduz, consideravelmente, as dores arti-culares e ajuda a prevenir doenças como o diabetes, e as cardiovascula-res, como a hipertensão.

Durante todo o processo de acompanhamento com os profissio-nais, o paciente recebe orientações para alcançar êxito na redução de peso. De acordo com dados da Se-cretaria de Higiene e Saúde, 1.395 quilos já foram eliminados – no pe-

Divu

lgaç

ão/P

MI

Menos de um ano de atividade, mais de uma tonelada eliminada

Atendimento especial a obesos é realizado na UBS Cohab

ríodo de fevereiro a agosto – o que significa que cada paciente perde em média 4,5 por mês.

No ambulatório os pacientes são atendidos por psicólogos, endocri-nologistas, nutricionistas e enfer-

meiros, além de educadores físicos. Todo esse tratamento é realizado pensando na melhora gradativa dos pacientes, uma vez que a obesidade é uma doença multifatorial, ou seja, se desenvolve a partir de diversos fa-

tores como estilo de vida, genética e até mesmo alimentação.

Hiperdia da SaúdeOutra Unidade Básica de Saúde

que está com um projeto inovador é a UBS Amador Bueno. Lá os obe-sos, hipertensos, idosos e diabéticos recebem um tratamento diferencia-do. Em todas as segundas, quartas e sextas-feiras é realizado o Hiper-dia da Saúde. O projeto piloto tem como principal objetivo conscienti-zar as pessoas sobre a mudança de hábitos e também sobre a realização de exames preventivos de detecção de diabetes e outras doenças. De acordo com a Secretaria de Higie-ne e Saúde, há uma parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer para que além de profissionais da saúde, como médicos e enfermeiros, pro-fissionais de educação física tam-bém façam parte dessa ação.

Projeto 'A Escola é Sua' neste sábado (28) em Amador BuenoOs moradores do bairro Ama-

dor Bueno serão beneficiados com o projeto “A Escola é Sua”. O CEMEB João Valério de Paula Neto abrigará o projeto a partir deste sábado (28). As atividades começam às 10h e contarão com uma Ação Social ofe-recida pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania, na qual os mu-nícipes vão receber atendimentos gratuitos de manicure, pedicure e cortes de cabelo. Além disso, os mo-radores poderão apreciar uma apre-sentação de balé feita pela Compa-nhia de Dança de Itapevi.

Esta é a segunda edição do pro-grama que conta com o apoio das Secretarias de Esportes e Lazer e de

Assistência Social e Cidadania. A primeira edição aconteceu em abril, no CEMEB Gover-nador André Franco Montoro, que atualmente atende mais de mil pessoas, moradores do bair-ro da Vila Dr. Cardoso e região.

O prefeito Jaci Tadeu tem dado total apoio a iniciativa e ressalta pontos importantes dessa proposta. “O intuito desse projeto é manter os nossos jovens alunos uma maior quantidade de tempo no ambiente escolar. Além disso, é uma maneira de estabelecer um convívio aproximando pais, alunos e população do bairro, por meio de atividades de lazer realizadas nas

dependências da escola”, destacou o prefeito.

Teatro, balé, musicalização, vio-lão, xadrez, judô, capoeira e outras atividades são oferecidas gratui-tamente pela Prefeitura por meio dessa proposta, que visa trazer um espaço adicional repleto de ati-vidades de lazer, nas dependên-cias das instituições de ensino as quais ficarão abertas aos sábados. Quem tiver interesse em parti-cipar das oficinas e cursos deve preencher uma ficha de inscri-ção que está disponível na secre-taria do CEMEB, localizado na Rua Bambina Amirábile Chalu-ppe, 492 - Amador Bueno.

ITAPEVI, 28 DE SETEMBRO A 4 DE OUTUBRO

Page 5: Itapevi EmFoco_13

VALORIzAçãO 5www.itapeviemfoco.com.br

Jardim Alabama terá sua quadra poliesportiva coberta

Victor Bustamante/PMI

prefeitura já instalou no bairro uma creche municipal

Funcionários da Prefeitura seguem construindo área de lazer da Vila Dr. Cardoso

A Prefeitura de Itapevi está transformando o Jardim Alabama, que foi totalmente pavimentado e recentemente teve inaugurada sua primeira creche municipal. Agora, é vez dos jovens receberem uma opção para a prática de espor-tes, uma vez que a Prefeitura está construindo a primeira quadra poliesportiva no bairro. A quadra está sendo instalada na rua Afega-nistão, e contará com dimensões de 33m x 19m. A novidade fica por conta da estrutura da quadra que

poderá receber os esportistas mes-mo em dias de chuva, pois o proje-to conta com a cobertura da área. A construção do novo espaço de lazer do bairro está sendo possível graças à parceria entre Prefeitura e Governo Federal.

Para o secretário de Esportes e Lazer, Joaquim Henrique, ampliar os espaços públicos para a práti-ca de esportes deve ser uma ação constante da administração mu-nicipal. “O esporte de Itapevi está em evidência por causa dos bons

resultados obtidos por nossos atle-tas em diversas competições. A construção da primeira área de lazer no Jardim Alabama mostra o engajamento da Prefeitura em oferecer e incentivar as pessoas a praticar esportes em espaços pú-blicos”, enfatizou o secretário.

Além do espaço para prática esportiva, os mais de R$ 454 mil destinados à obra também serão utilizados na construção de um espaço administrativo, bem como para a implantação de sanitários

ITAPEVI, 28 DE SETEMBRO A 4 DE OUTUBRO

feminino, masculino e para por-tadores de deficiência. As obras da primeira quadra poliesportiva do Jardim Alabama estão a todo o vapor, já foram iniciadas as funda-ções da futura quadra. A previsão de entrega da quadra é para de-zembro deste ano.

O prefeito Jaci Tadeu lembra que ações voltadas ao esporte ser-vem como incentivo para os mais novos e auxilia no distanciamento dos jovens com as drogas. “No es-porte o jovem vê uma oportunida-de. Temos que proporcionar a pos-sibilidade do jovem sonhar. Com o auxílio do esporte formamos cidadãos de bem e ainda propor-cionamos mais qualidade de vida”, ressaltou o prefeito.

Área de Lazer Dr CardosoA Prefeitura de Itapevi segue

com obras de instalação de uma nova área de lazer para a comuni-dade da Vila Dr. Cardoso. O espa-ço, localizado à rua Padre Giovan-ni Cornaro, contará com pista de caminhada, equipamentos de aca-demia ao ar livre, quadra polies-portiva, parque para as crianças e outros equipamentos de lazer. A nova área está sendo construída sobre um antigo canal f luvial, que recebeu tubulação de concreto. No passado, os moradores da re-gião conviviam com insetos e mau cheiro advindo do canal, que cor-ria a céu aberto. “Com essas ações, além de contribuir para a saúde e bem-estar da população, estamos ampliando os espaços de lazer na região”, comentou o prefeito Jaci Tadeu.

Page 6: Itapevi EmFoco_13

6 www.itapeviemfoco.com.br

Câmara de Itapevi recebe representantes do Nova Vida

Terça-feira diferente na Câmara Municipal. O presidente da Casa, Prof. Paulinho, suspendeu a sessão ordinária para receber funcionários e diretoria do Hospital Nova Vida, lacrado pela Prefeitura de Itapevi na semana passada. Participaram da reunião todos os vereadores, o re-presentante dos funcionários, Amil-ton Moura Rodrigues, e os diretores do Hospital Nova Vida: Dr.Lineu Alberto de Góes, Dr.Turibio Gu-tierrez Cerqueira, Dr.Valter Roberto Pecoraro e a advogada Dra Brasilina Alves Matias, no ato representando o Dr. Celso Limongi.

Funcionário de longa do hospital, Amilton pediu o apoio dos vereado-res, destacando importante trabalho realizado pelo Nova Vida há mais de 29 anos. Dr. Turíbio também res-saltou o trabalho desenvolvido pelo Hospital, que devido ao crescimen-to da demanda na cidade, teve de adequar a sua estrutura física para melhor atender os pacientes. Após a reunião, o presidente Prof. Paulinho informou que o líder do governo na Câmara, Cláudio Dutra Barros, já havia agendado uma reunião com o

CâMARA MUNICIPAL

Hospital foi lacrado pela prefeitura na semana passada

ITAPEVI, 28 DE SETEMBRO A 4 DE OUTUBRO

prefeito Jaci Tadeu da Silva. A reu-nião ocorreu no mesmo dia 24, no Paço Municipal. O Hospital Nova

Vida faz em torno de 700 mil proce-dimentos ao ano, empregando cerca de 350 funcionários diretos e vários

indiretos, além de um corpo médico de aproximadamente 150 profissio-nais.

Page 7: Itapevi EmFoco_13

A MAIOR TIRAGEM E A

MELHOR DISTRIBUIçãO DA REGIãO

UM JORNAL MODERNO E DE FáCIL LEITURA,qUE CHEGA qUINzENALMENTE àS SUAS MãOS

www.itapeviemfoco.com.br

Page 8: Itapevi EmFoco_13

8 www.itapeviemfoco.com.brITAPEVI, 28 DE SETEMBRO A 4 DE OUTUBRO

Dicas de SegurançaPOR GILBERTO LIMA

Com imenso prazer, aceitei o convite de nosso querido amigo Rodrigo Lobo, para que possamos trazer um pouco de nossa experi-ência e vivencia no ramo de segu-rança pública, com a finalidade de enriquecer de informações nossos amigos leitores. São dicas simples, mas que fazem a diferença em mo-mentos de necessidade. Nesta edi-ção cito algumas funções para uti-lizarmos o celular em situações de emergência. São 4 as funções se-cretas que existem no seu celular. Veja o que ele pode fazer por você:

Emergência IO número universal de emer-

gência para celular é 112! Se você estiver fora da área de cobertura de sua operadora e tiver alguma emergência, disque 112 e o ce-lular irá procurar conexão com qualquer operadora possível para enviar o número de emergência para você. O mais interessante é que o número 112 pode ser digi-tado mesmo se o teclado estiver travado. Experimente!

Emergência IIVocê já trancou seu carro com

a chave dentro? Seu carro abre com controle remoto? Bom mo-tivo para ter um celular. Se você trancar seu carro com a chave dentro e a chave reserva estiver em sua casa, faça o seguinte: Li-gue do seu celular, para o celular

de alguém que esteja próximo do seu controle remoto. Segure seu celular cerca de 30 cm próximo à porta do seu carro e peça que a pessoa acione o controle da cha-ve reserva, segurando o controle perto do celular dela. Isso irá des-trancar seu carro, evitando que você tenha que ir até o controle ou tenha que chamar o socorro. Dis-tância não é impedimento. Você pode estar a milhares de quilôme-tros de casa, e ainda assim terá seu carro destrancado.

Emergência III *3370#Vamos imaginar que a bateria

do seu celular esteja fraca. Par ati-var a carga reserva pressione as teclas *3370#. Você terá de volta 50% de sua bateria. Essa reserva será recarregada na próxima vez que você fizer a recarga da bateria.

Emergência IV *#06#*Para conhecer o número de

série do seu celular, pressione os dígitos *#06#*. Um código de 15 dígitos aparecerá. Este número é único. Anote e guarde em algum lugar seguro. Se seu celular for roubado, ligue para sua opera-dora e dê esse código. Assim eles conseguirão bloquear seu apare-lho e o ladrão não conseguirá usá-lo de forma alguma. Talvez você fique sem o seu celular, mas pelo menos saberá que ninguém mais poderá usá-lo.

Em caso de emergência

Quer conferir preciosas dicas como estas. Acesse nosso site: www.minhasegurancaumdireito.blogspot.com.br

Acompanhe meu trabalho pelo facebook:www.facebook.com/gilberto.lima.16

Rudi Ribeiro é Escritor, Palestrante, Educador e Terapeuta Financeiro. Autor dos livros: “Como Viver Melhor” – “Dinheiro Cai do Céu” e “Dinheiro & CIA”.

ACESSE: www.dinheirocaidoceu.com.br e saiba mais como conquistar sua independência financeira.

RUdi RibeiRO

Não desça da gangorra

Um dia desses ouvi em um ba-te-papo com um amigo essa frase “Não desça da gangorra”, referindo-se a um momento difícil que atra-vessava, e que alguém disse a ele para incentivá-lo a superar a fase. Passei uns dois dias pensando na-quilo que dissera, e comecei a fazer a analogia da vida de empreendedor e a vida d a criança que brinca na gangorra, e a simbiose é fantástica, a vida dos negócios é realmente uma gangorra, ora você esta encima ora você esta embaixo, e tal qual uma criança, quando você esta embai-xo espera que o outro o leve para cima novamente, é isso, você espe-ra, aproveita, descansa, e principal-mente se diverte. E no mundo dos negócios incrivelmente também é assim, você tá lá encima, de repente sem mais, você desce e bate no chão, e como na gangorra, vai precisar que alguém te faça subir novamente até o topo de onde você irá olhar tudo embaixo e a sua disposição, mas, a única diferença é que na brincadeira de criança nós só nos preocupamos com o instante da descida, ansiosos por subir novamente e ai passamos o tempo, subindo e descendo tan-tas vezes quanto pudermos, rindo e nos divertindo. Nos negócios o movimento é o mesmo, mas o riso e a diversão esta em saber entender que algo precisa ser feito para subir e não descer, e na gangorra isso só vai acontecer se você for mais leve, e essa é a lição, quando você subir e

estiver lá no alto e não quiser descer de novo, aproveite a experiência do que te fez descer, fique mais leve, se esvazie das coisas que te pesam, das mentiras, das angústias, das trai-ções, dos medos, da incapacidade de reconhecer os outros como seus parceiros, e, quem sabe quem te fará subir novamente, viva na verdade, crie sua própria identidade, corri-ja suas imperfeições, abra mais seu coração, seja transparente, porque a transparência não pesa e ai você vai ficar no alto, ah! …, aproveita se você esta no alto agora, e, se prepa-re, porque você pode falhar e nova-mente descer, e para que seja uma brincadeira, para subir novamente com alegria você precisará estar pre-parado para o momento da desci-da, estruture seus relacionamentos, suas amizades, sua vida financeira, sua vida espiritual, tenha parceiros e confie, mas, se descer de novo, não desista nunca, não desça da gangor-ra, lembre-se não desça da gangor-ra, porque você vai subir novamen-te, alguém vai te erguer.

Page 9: Itapevi EmFoco_13

MERCADO DE TRABALHO 9www.itapeviemfoco.com.br

Envelhecimento da populaçãoPOR MAURíCIO NICOLLA LOBO

A população brasileira cresce a uma taxa de 1,17% ao ano. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), já supera-mos os 190 milhões de pessoas. Nes-sa pirâmide populacional, os mais novos estão perdendo cada vez mais espaço para os mais velhos. Isso sig-nifica dizer que a cada ano que passa o Brasil vai ficando cada vez mais ve-lho. Nesse cenário, como fica o mer-cado de trabalho?

Ao que parece, tendência é que o mercado de trabalho altere os seus processos, a fim de absorver os mais idosos, que nos próximos anos vão representar boa parte da população. Os dados do IBGE mostram que a representatividade da população com idade de até 25 anos vem cain-do, devido às quedas nas taxas de natalidade. Enquanto isso, a partici-pação relativa da população com 65 anos ou mais, que era de 5,9% em 2000, subiu para 7,4% em 2010.

Esse é um processo semelhante ao que ocorreu e ocorre em muitos paí-ses europeus, onde o mercado de tra-balho teve que começar a se reestru-

turar. E não apenas para quem estará no topo da pirâmide etária. Aqueles que estarão nos próximos anos na idade adulta, economicamente ati-

estará o mercado de trabalho preparado?

ITAPEVI, 28 DE SETEMBRO A 4 DE OUTUBRO

va, também sentirão mudanças no mercado, devido ao envelhecimento da população. Se comparado com o histórico de países que já enfrentaram problemas com o envelhecimento da população, o Brasil poderá enfrentar a falta de profissionais para trabalhos que exigem menos qualificação. Com os países europeus em crise, o Brasil começa a entrar na rota dos profissio-nais estrangeiros.

Ainda que o país esteja um pouco longe de sentir de fato o envelheci-mento da população, problemas mais estruturais levam profissionais mais velhos a continuarem ativos, mesmo depois da aposentadoria. Assim, o sis-tema previdenciário terá de passar por reformas. Aumentar a idade mínima dos trabalhadores é uma das alterna-tivas para equilibrar a Previdência So-cial. O fato é que as políticas públicas não terão tempo para se adaptar às mudanças na pirâmide etária, mas o mercado, esse precisa.

Page 10: Itapevi EmFoco_13

10 www.itapeviemfoco.com.br

Atualmente cerca de 18 milhões de pessoas morrem todos os anos em decorrência de doenças car-diovasculares, no mundo todo, se-gundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). As doenças cardio-vasculares já representam a maior causa de mortes no Brasil, cerca de 400 mil pessoas a cada ano, com nú-mero crescente de vítimas do sexo feminino. Cerca de 250 mulheres morrem diariamente, no Brasil, em decorrência de infartos agudos do miocárdio, sendo que doenças cardiovasculares matam seis vezes mais que câncer de mama, para o qual não faltam campanhas de pre-venção.

Atualmente, cerca de 30% dos casos de infarto ocorrem em mu-lheres, além do alarmante fato de di-versos estudos mostrarem que elas têm mais chances que os homens de morrerem após um Infarto agu-do do miocárdio. Diversos estudos mostram que o número de casos de doenças cardiovasculares está cres-cendo no sexo feminino. Há várias causas para este fato, como a mu-dança de hábitos de vida, que elevou

deiro protetor cardiovascular, por induzirem dilatação das artérias coronárias. Por todos estes fatores, atualmente a mortalidade após um infarto agudo do miocárdio em mu-lheres é o dobro da observada em homens. As mulheres devem iniciar os cuidados preventivos com o co-ração, o quanto antes, idealmente a partir dos 30 anos de idade. Para isso é importante não fumar, con-trolar rigorosamente o peso, acres-centando frutas, legumes (quatro xícaras e meia de cada) e grãos (seis a oito porções de grãos ricos em fibras diariamente) a dieta, do dia a dia, evitar o consumo excessi-vo de sal, passar por consultas mé-dicas anualmente, o que permitirá o diagnóstico precoce e controle adequado de fatores de risco como a hipertensão arterial, o diabetes e o colesterol elevado. Além é claro, da prática rotineira de atividades físicas aeróbicas, pelo menos três vezes por semana. Além de todos estes cuidados, o fato de amarem e serem amadas, é sem sombra de dúvida um excepcional fator de proteção ao coração feminino!

o nível de stress no cotidiano femini-no, com jornadas duplas ou triplas. Particularidades anatômicas, como o fato de as mulheres possuírem ar-térias coronárias mais finas, fatores de risco associados às doenças car-diovasculares, como diabetes e hi-pertensão, terem um impacto maior no coração da mulher, o maior risco pela associação entre tabagismo e anticoncepcionais, a ocorrência da menopausa, o diagnóstico de ová-rios policísticos, por geralmente de-

senvolverem a doença coronariana em idades mais avançadas, o que aumenta os riscos dos tratamentos disponíveis e pelo fato dos sintomas, às vezes, serem mais insidiosos, o que dificulta o diagnóstico e atrasa o início do tratamento.

O risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares em mu-lheres cresce muito após a meno-pausa, em decorrência da redução dos níveis sanguíneos do estrogê-nio, que funciona como um verda-

As mulheres estão morrendo mais por problemas cardíacos!

PROMOVENDO SAúDEDR. JOSÉ LIMA >> Dr. José de Lima Oliveira Junior

é Cirurgião Cardiovascular do InCor (Instituto do Coração), Especialista em

Transplante Cardíaco e Assistência Circulatória Mecânica. Doutor pela

Universidade de São Paulo. Coordenador da Comissão de Captação de Órgãos e

Tecidos da ABTO (Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos)

ITAPEVI, 28 DE SETEMBRO A 4 DE OUTUBRO

Page 11: Itapevi EmFoco_13

11www.itapeviemfoco.com.br VARIEDADES

DICAS, TRUqUES & qUEBRA GALHOS

Como limpar a máquina de lavar roupas

RECEITAS DA zEzÉ

Torta de liquidificadorINGREDIENTES6 colheres (sopa) bem cheias de farinha de trigo, 1 ovo, 5 colheres (sopa) de queijo ralado, 1 pitada de orégano, 1 colher (sobremesa) de fermento em pó, 1/2 cebola, 1 xíca-ra de chá de leite, 1/2 xícara de chá de óleo e 1 pitada de sal

Recheio:A gosto, pode ser carne picadinha, frango desfiado, sardinha refogada, linguiça acebolada, queijo e pre-sunto.

MODO DE PREPAROColoque todos os ingredientes no

ITAPEVI, 28 DE SETEMBRO A 4 DE OUTUBRO

liquidificador e bata, se ficar mui-to mole acrescente mais farinha de trigo, para adquirir consistência.Acenda o forno para pré-aquecer em temperatura médiaUnte um pirex com óleo, derrame um pouco da massa para cobrir o fundo, depois acrescente todo re-cheio e cubra com o restante da massa e leve ao forno até dourar por cerca de 30 minutos

A máquina de lavar roupas precisa ser limpa de dois em dois meses para retirar o sabão em pó, amaciante ou até mesmo fiapos de panos ou tecidos que ficaram grudados no interior do eletrodoméstico.

Fazer isso não leva muito tempo. Basta incluir essa ativi-dade doméstica na sua faxina para nunca mais esquecer de que o aparelho também precisa de cuidados. Confira agora al-gumas dicas e saiba como lim-par a máquina de lavar roupas sem complicação.

Mofo e bolorpara retirar o mofo, bolor e desprender a sujeira acumulada de dentro da máquina, basta fazer uma mistura caseira de no máximo duas xícaras de vinagre branco destilado dissolvido na água dentro da máquina.depois, programe o ciclo de lavagem, ligue o aparelho e espere até completar o processo todo. Se a sua máquina possui o sistema com água quente, aproveite para usar a função e fazer uma limpeza mais eficaz.

Tirando a ferrugemSe a sua máquina estiver mostrando sinais de ferrugem, é sinal de que o cilindro está danificado. É preciso chamar um técnico, mas dá para retirar a sujeira de ferrugem e evitar que as roupas estraguem. O recomendado é adicionar uma xícara de suco de limão ou lima dentro da máquina. Se tiver a opção de água quente, melhor. deixa a mistura fazer efeito dentro da máquina ligada até fazer todo o ciclo da lavagem.

A dica para limpar cantos difíceis e menores é contar com a ajuda de uma escova de dente, cotonetes e palitos de dente. para máquinas que ficam em lavanderias abertas, o ideal é sempre proteger o aparelho com capas plásticas específicas para evitar que a sujeira acumule rapidamente e que o aparelho não pegue muita luz do sol ou chuva.Limpe a parte externa. Limpe a máquina por fora com um produto suave e não abrasivo ou com um pano levemente umedecido com água e um pouco de detergente suave. Seque com um pano seco.

Limpe a borracha (sempre)passe um pano úmido regularmente na borracha que veda a tampa. É aí que a sujeira se acumula, deixando desagradável, principalmente quando se lava em temperaturas baixas e com sabão líquido.Limpe o compartimento do sabão. Lave o compartimento de sabão com frequência e não se esqueça de tirar o acúmulo de sabão sob a peça.

[email protected]

A MAIOR TIRAGEM E A MELHOR DISTRIBUIçãO DA REGIãOJORNAL MODERNO E DE FáCIL LEITURA

(11) 2808-9618

ANUNCIE NO

Page 12: Itapevi EmFoco_13

12 www.itapeviemfoco.com.br

No Rio Grande do Sul do final do século XIX, as família Amaral e Ter-ra-Cambará são inimigas históricas na cidade de Santa Fé. Quando o so-brado dos Terra-Cambará é cercado pelos Amaral, todos os integrantes da família são obrigados a defen-der o local com as armas que têm à disposição. Esta vigília dura vários dias, o que faz com que logo a comi-da escasseie. Entre eles está Bibiana (Fernanda Montenegro), matriarca

da família que recebe a visita de seu falecido esposo, o capitão Rodrigo (Thiago Lacerda). Juntos eles relem-bram a história não apenas de seu amor, mas de como nasceu a pró-pria família Terra-Cambará. Desta-que para as interpretações de Cleo Pires e Marjorie Estiano. Cleo vive Ana Terra, personagem encarnada pela sua mãe, Glória, na minissérie global, também baseada no livro de Érico Veríssimo

HORÓSCOPOÁRIES 20 de março a 20 de abrilAprendizado de que não se tem controle sobre tudo. A prática do desapego é fundamental. A união e o compartilhar devem se sobrepor à im-posição de suas vontades, ariano. Ensinamentos sobre valores que estão muito além da matéria e do apego, nativo de Áries.

TOURO 21 de abril a 20 de maioDesafio de permanecer centrado diante de de-mandas familiares e dos relacionamentos. Evite comportamento emocional possessivo e autoritá-rio. A força está na cooperação. Desafio de har-monizar, desejo de conquistas e profundidade de vínculo emocional.

GÊMEOS 21 de maio a 20 de junhoFase de aprimoramento na conduta emocional, na intimidade, na saúde e no trabalho. Percepção do que é realmente valioso e que não está atrelada ao dinheiro e à matéria. Evite a imposição dogmática do que você pensa. Procure compartilhar mais, geminiano.

CÂNCER 21 de junho a 21 de julhoTenha cuidado com negociações precipitadas que possam levar a prejuízos, canceriano. Aja mais de acordo com o que é valioso a você, respeitando também os valores alheios. Valores emocionais e a forma de conduzir as finanças são fatores impor-tantes neste momento.

LEÃO 22 de julho a 22 de agostoMuita energia envolvida com questões emo-cionais e familiares. Mas não seja autoritário. Acontecimentos marcantes em família e na vida privada, que mexem com seus valores pessoais. O aprendizado atual é de desapego e de união fami-liar nas adversidades, leonino.

VIRGEM 23 de agosto a 22 de setembroPerceber a motivação inconsciente e emocional de suas atitudes é importante, virginiano. Momentos de recolhimento e introspecção se revelam es-senciais para perceber a origem de seus atos. A harmonização entre os sentimentos, os desejos e atitudes é o desafio atual.

LIBRA 23 de setembro a 22 de outubroAcontecimentos importantes na esfera financeira e envolvendo amigos e projetos para o futuro. Mo-mento ideal para você se questionar sobre o que realmente valoriza e quer libriano. Ganhos de-correntes de atitudes desapegadas e de valorizar o que é essencial.

ESCORPIÃO 23 de outubro a 21 de novembroVênus, em movimento pelo seu signo, está em con-tato desafiador com Marte, escorpiano. Desafios en-volvendo sentimentos, relacionamentos e carreira. Cuidado com autoritarismo. Importância de equili-brar a dedicação às questões pessoais e profissionais.

SAGITÁRIO 22 de novembro a 21 de dezembroImportantíssimos ensinamentos sobre amor, re-lacionamentos e sobre o que é valioso. Questões que envolvem finanças, negócios, taxas, investi-mentos, heranças em foco. As lições atuais não são simples, embora necessários no seu processo evolutivo, sagitariano.

CAPRICÓRNIO 22 de dezembro a 21 de janeiroAprendizados relacionados ao compartilhar de sentimentos e de recursos. Importantes situações envolvendo amigos, instituições e a percepção de seu papel profissional e social. Projetos envolven-do outras pessoas estão em foco. Assuma as res-ponsabilidades que lhe cabem.

AQUÁRIO 21 de janeiro a 19 de fevereiroMomento muito significativo e repleto de en-sinamentos emocionais e espirituais. Questões que envolvem relacionamentos, finanças, valores pessoais e carreiras em foco. Desavenças podem resultar de imposição de vontades e do ego. Seja solidário.

PEIXES 20 de fevereiro a 20 de marçoAfeto, espiritualidade, saúde e trabalho são temas importantes neste momento. Evite a imposição do que você quer, em detrimento de uma atitude mais generosa. Percepção dos ensinamentos espi-rituais que envolvem o amor e os relacionamen-tos, pisciano.

O Tempo e o Vento A história, em dois tempos, na telona

LAzER & CULTURA ITAPEVI, 28 DE SETEMBRO A 4 DE OUTUBRO

Page 13: Itapevi EmFoco_13

13www.itapeviemfoco.com.br

Nos jogos realizados pela 2ª divi-são no domingo (15), o Águia Real ficou com a vaga, ao vencer o Vasco por 2x1. Na sequência, com um em-pate sem gols contra o Dourados do Morro, o Caveira garantiu sua ida para semifinal. Logo depois o Ajax com um empate contra o Beiçola em 2x2 e o Colina que empatou em 1x1 com o Real Marina, completa-ram os semifinalistas. Os jogos da semifinal serão realizados no Está-dio André Nunes Junior a partir das 8h45, entre Águia Real e Ajax; e às 10h30, quando o Caveira enfrenta o Colina.

Na 1ª Divisão os confrontos pelas quartas de final, realizado domingo (22), contou com grandes clássicos e a presença em massa das torcidas. Em campo com jogos pegados, as equipes que jogavam por empate, beneficiadas pelo regulamento da competição, levaram a melhor. O Real Rosemeire ficou no empate com o BocaJunior em 1x1; Hawai empatou em 2x2 com o Cardoso. O estrela, mesmo sendo favoreci-do com o empate, não conseguiu segurar a forte equipe do Rainha, perdendo pelo placar de 2x1. Fi-

Campeonato Municipal de Futebol chega à reta finalNo próximo domingo (29) serão definidas as equipes finalistas da 1ª e 2ª divisões

nalizando a rodada com o clássico tradicional da cidade, o Portela con-quistou a vaga ficando no empate sem gols contra a equipe do Vila

Nova. Na semifinal, às 12h45, Real Rosemeire jogará contra o Rainha, e às 14h10, teremos o clássico entre Hawai e Portela.

ESPORTESPOR JEFERSON MIROITAPEVI, 28 DE SETEMBRO A 4 DE OUTUBRO

Jogando contra a equipe do Ita-peviense (21),no Estádio Munici-pal de Itapevi, o jogo acabou empa-

tado no tempo normal em 1x1. Nas cobranças dos penaltis o Cardoso venceu por 5x4.

As equipes fazem parte do gru-po A, que conta também com Santo André (SP), Agel/Força Atlética/Es-tácio de Sá/Governo de Goiás (GO) e Vila Velha Handebol (ES). A cha-ve B é formada por Blumenau/Furb (SC), Supergasbras/Unc/Concórdia (SC), Apahand/Ucs/Fátima Saú-de (RS), Fag/Cascavel (PR), Coca Cola/Copel/Unipar/Umuarama (PR) e Santa/Feevale/Novo Hamburgo (RS). Próximo jogo de Itapevi acon-tece hoje em Goiânia, às 19h30, contra a Agel/Força Atlética/Estácio de Sá/Governo de Goiás.

Liga nacional de handebol feminino

Cardoso é o campeão da categoria veteranos 2013

#EULEIOITAPEVIEMFOCO

Page 14: Itapevi EmFoco_13

MúSICA14 www.itapeviemfoco.com.br

Banda de pop/rock do Cardoso comemora 25 anos com show na E.E. CELINA DE BARROS BAIRãO

MERA COINCIDENCIA, 25 ANOS DEPOIS

ITAPEVI, 28 DE SETEMBRO A 4 DE OUTUBRO

O ano era 1988. O Brasil, recém-saído do regime militar ganhava uma nova Constituição, se acomo-dava nas noites à frente da TV para descobrir “quem matou Odete Roit-man?” e via o talentosíssimo piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna, se sa-grar campeão mundial pela primeira vez com um carro, então vermelho e branco, da McLaren.

Em Itapevi, várias bandas se for-maram se valendo da efervescência do rock nacional que dominava as paradas de sucesso. Entre essas, no Cardoso, surgiu o Raggeb Isa. “A gen-te já tocava em outra banda, o Transa Som.” Lembra Vander Armeda, bai-xista e um dos fundadores do grupo. “Mas o som era envelhecido. A gente queria mesmo era tocar o que tava rolando no rádio: Legião, Paralamas, Barão, além de nossas próprias com-posições”, completa ele.

O primeiro show do Raggeb Isa aconteceu justamente no mes-mo dia do último show do Transa Som. “Fomos convidados pra tocar na escola do Celina e, conversando, concluímos que não dava mais pra continuar com o Transa Som. Resol-vemos terminar ali e imediatamente começar uma nova banda, o Raggeb Isa.”, recorda Adilson Silva, vocalista e também fundador.

Mas um pequeno problema se apresentou desde o início. “Nin-guém conseguia falar Raggeb Isa”, diz o vocalista. “Participávamos de vários festivais e os locutores viviam se enrolando com a pronúncia cor-reta do nome”, se diverte ele. “De-pois de várias sugestões absurdas, escolhemos MERA COINCIDÊN-

POR MARCO ANTONIO GUILHERME

CIA e assim ficou até hoje.”O guitarrista Braz Bombonat-

ti lembra com saudade da época. “Eram tempos bons, puros, quase inocentes. Basicamente, queríamos alegrar o pessoal e ganhar festivais”, diz ele que continua “Havia uma fal-ta de opção generalizada. Os meni-nos não tinham um cinema por per-to, por exemplo. A violência corria solta era tudo muito complicado”.

Primeiro como fã e depois como integrante da banda, Marcão, tecla-dista, fala como as coisas aconte-ciam. ”A gente sofria bastante. Nos-sos pais relutavam muito pra deixar a gente sair, porque esse problema de roubos e mortes rolava direto. Então, ter uma banda que tocava na escola, facilitava muito pra diversão da gente.”

DANÇA DOS BATERISTASLeonardo Ávila, primeiro baterista

da banda, também tem suas lembran-ças. “Fizemos o Mera pra nos divertir, celebrar nossa amizade, fazendo aqui-lo que mais gostávamos que era tocar” diz o músico, que hoje vive do outro lado do mundo, no Japão. “Apesar de estar aqui, tão longe, a internet me possibilita acompanhar tudo que os caras fazem por aí”, diz ele.

Aliás, essa é uma grande parti-cularidade no Mera Coincidência. Nenhum de seus bateristas originais mora por aqui. “Não sei se é aquela síndrome do baterista de ficar lá pra traz, meio escondido. Mas o fato é que os ex-bateristas do Mera estão todos muito longe”, se diverte Vander. “O Le-onardo saiu da banda e foi morar no Japão. O Eliseu Alonso, que o substi-

tuiu, mora hoje em Nova Jersey, nos EUA. E o Paulinho Duran, que en-trou depois que o Eliseu saiu, largou tudo aqui e vive no Nordeste!”

A função hoje é desempenhada por um amigo convidado pelos ra-pazes, o Keynni Douglas, baterista da banda Obtenção e dono de um estúdio de ensaios e gravação em Itapevi com o mesmo nome.

“Keynni está contribuindo de for-ma magistral com a gente.” diz Braz Bombonatti. “Além de segurar as ba-quetas, suas dicas e informações são muito importantes pra nós que es-tamos meio enferrujados”, completa Adilson.

TEMPO PARADO E COMEMORAÇÃOEssa ferrugem se explica pelo pe-

ríodo entre 1998 até agora, quando a banda ficou praticamente parada. “Nos reunimos em 2007 pra gravar um CD com as músicas próprias, mas nem nos vimos direito. Cada um gra-vava sua parte separado.” Explica Braz.

Em 2012 um CD de covers foi gravado, mas novamente de forma bem distante. “Neste foi ainda pior. Problemas pessoais afastaram o Braz que nem participou e ninguém se viu mesmo.” diz Marcão. “Contamos com o apoio do Uesley Alves, um jovem e talentoso guitarrista de Jandira, do Ri-chard Ferram, do Obtenção e o supor-te sempre precioso do Keynni.”

“Não estávamos satisfeitos. Querí-amos algo mais. Queríamos sentir a sensação de ser uma banda de novo e aí veio a ideia de comemorar os 25 anos de formação que se completam agora.” revela Adilson.

Com o apoio do Deputado João Caramez, do Gordo Cardoso e do pessoal da direção da escola, um show foi organizado e acontece no mesmo espaço onde tudo começou, o palco do Celina de Barros Bairão, no Cardoso. “Lá é nossa casa. Nossos grandes shows foram feitos lá, cres-cemos e estudamos lá...” Diz Marcão. “Não haveria palco melhor pra gente comemorar”, completa Vander.

Page 15: Itapevi EmFoco_13

FAMOSOS EM FOCO 15www.itapeviemfoco.com.br

Causando, indo e vindoAndressa Urach, lora de quatro cos-

tados, todos perceptíveis “indo e vindo”, não teme a exposição, seja ela do seu corpo, como de suas travessuras. A moça mal saiu da Fazenda da TV Record, su-biu num avião para entrar noutro reality, agora em Portugal. A ex-fazendeira, ex-affair do Cristiano Ronaldo e vice-Miss Bumbum – quantos subtítulos - resolveu expor sua abundância em Portugal, e, lá já foi fotografada fazendo topless. Ao ser perguntada pelo currículo, Andressa sol-ta seu inglês explicando que foi a segun-da colocada no “Miss Butt Brazil”. Por fa-lar nisso, alguém saberia dizer quem foi a primeira colocada no tal concurso Miss Bumbum?

urach

ITAPEVI, 28 DE SETEMBRO A 4 DE OUTUBRO

andreza

Page 16: Itapevi EmFoco_13