6
Simply a line going for a walk DESENHO | GRAVURA exposição Joanna Latka

Joanna Latka

Embed Size (px)

DESCRIPTION

catalogo exposicao de desenho e gravura na galeria municipal de ourem

Citation preview

Simply a linegoing for a walk

DESENHO | GRAVURAexposição

Joanna Latka

Nasceu em 1978, em Cracóvia, na Polónia, desde 2003 que vive em Lisboa, dedicada no plano artístico às gravuras, ilustrações e desenhos a tinta-da-china, incorporando variações únicas baseadas nas técnicas de desenho e ilustração contemporâneas. Actualmente encontra-se a frequentar o Doutoramento no Instituto de História de

Arte na Universidade de Lisboa (Bolseira do FCT).

No curriculum conta com 16 exposições individuais e cerca de 25 colectivas, em espaços tão diversos como na Galeria das Salgadeiras, o Lagar de Azeite em Oeiras, o Centro Cultural de Cartaxo (CCC), o Centro de Arte Moderna Solvay, em Cracóvia, ou o Museu Municipal de Faro, tendo sido seleccionada para a 5ª Bienal Internacional do Douro, o 6º Festival de Gravura de Évora, a 1ª Bienal Internacional do Montijo, 3ª e 4ª Bienal de Coruche, 5ª Bienal Jovem de Vila Verde, e os Jovens Criadores em 2006, entre outros. A artista está representada em várias colecções públicas e privadas.

Joanna Latka

Arborização

Viewpoint

Przed burza

A propósito de Paul Klee, surge o título desta exposição de Joanna Latka: «simply a line going for a walk». Se esta citação remete para a definição de Klee sobre o desenho, neste caso apropriamo-nos dela e estendemo-la, também, à gravura. No caso de Joanna Latka, ambas, desenho e gravura, se confundem, não só em termos de expressão - a sua figuração expressionista -, como em termos formais - a tal linha de Klee. A linha foi dar um passeio pela paisa-gem, e nesta paisagem, certamente um desafio para Latka, encontramos as suas figuras, a povoar delicada-mente estes cenários que, em termos da representação, muito se aproximam da tradição da pintura holandesa. Trata-se de um desafio porque o fundo e o objecto da composição se fundem, tornam-se cúmplices de uma mesma narrativa, algo que até agora não havia aconteci-do com esta coerência e harmonia.

Ana Matos

09 a 30 SETEMBRO . 2012Galeria Municipal de Ourém

3ª Feira a Domingo das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00