6
Centro Social da Musgueira Férias… Férias… Já fazem parte do passado, a escola já come- çou, na verdade já todos come- çamos a trabalhar e a pensar já nas próximas férias. Mas até lá alegram-nos as memórias das férias que já passaram e sente- se saudades daqueles momen- tos tão intensos e divertidos que vivemos. Muitos foram esses momentos que vivemos no Cam- po de Férias e dos quais já todos senti- mos saudades. Mas para compensar a Mediateca já regressou de Férias e muitas serão as experiências que terá para nos oferecer no decorrer do ano lectivo. E já come- çou a fazê-lo em grande, já nos ofere- ceu uma noite de gala com os Óscares que nos permitiu estar perto de um magote de gente famosa!!! Ainda dentro dos espectáculos alguns de nós foram ao teatro ver a peça “ O Deus da Matan- ça”. Grande peça, muito entusiasmo por parte dos espectadores… Continuando da linha dos espectáculos, mas desta vez mais dinâmica e mais do agrado da classe masculina mas também de alguma feminina, lá fomos nós ao estádio de Alvalade ver o jogo Sporting vs Olhanense. E por fim mas não menos importante, uma ida ao cinema ver o filme “ Orgulho e Glória”. Além de todas as activi- dades internas que dia- riamente a mediateca nos oferece e que todos podemos participar. Bom ano lectivo ... Destaque Adeus às Aulas Jardim de Infância Entrevista com... Dia-a-dia da Mediateca

Jonal n.67 Out.09

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Jornal da mediateca e salas de Estudo do CSM

Citation preview

Page 1: Jonal n.67 Out.09

Centro Social da Musgueira

Férias… Férias… Já fazem parte do passado, a escola já come-çou, na verdade já todos come-çamos a trabalhar e a pensar já nas próximas férias. Mas até lá alegram-nos as memórias das férias que já passaram e sente-se saudades daqueles momen-tos tão intensos e divertidos que vivemos. Muitos foram esses momentos que vivemos no Cam-

po de Férias e dos quais já todos senti-mos saudades.

Mas para compensar a Mediateca já regressou de Férias e muitas serão as experiências que terá para nos oferecer no decorrer do ano lectivo. E já come-çou a fazê-lo em grande, já nos ofere-ceu uma noite de gala com os Óscares que nos permitiu estar perto de um magote de gente famosa!!! Ainda dentro dos espectáculos alguns de nós foram ao teatro ver a peça “ O Deus da Matan-ça”. Grande peça, muito entusiasmo por parte dos espectadores…

Continuando da linha dos espectáculos, mas desta vez mais dinâmica e mais do agrado da classe masculina mas também de alguma feminina, lá fomos nós ao estádio de Alvalade ver o jogo Sporting vs Olhanense.

E por fim mas não menos importante, uma ida ao cinema ver o filme “ Orgulho e Glória”.

Além de todas as activi-dades internas que dia-riamente a mediateca nos oferece e que todos podemos participar.

Bom ano lectivo ...

Destaque Adeus às Aulas

Jardim de Infância

Entrevista com...

Dia-a-dia da Mediateca

Page 2: Jonal n.67 Out.09

Centro Social da Musgueira

O dia-a-dia da Mediateca

Actividades

Um novo ano lectivo começou e o silêncio sentido no tempo de férias deu lugar a um espaço cheio de vida e movimento. Já se ouve a música tocar , a preencher todos os cantinhos e a amenizar a sau-dade sentida por todos nós.

O cheiro que nos faz sentir água na boca voltou a encher o nosso bar como de perfume se tratasse. Todos nos deliciamos com as pequenas maravilhas que o bar diariamente nos serve. O barulho e agita-ção dos jovens que tão maravilhosamente dão vida à Mediateca na sua busca incessante de actividade. A corrida facilmente começa; o percurso pode ser

Longo: do Karaoke ao matraquilhos, ao ping-pong, ao futebol, ao computador, até à biblioteca para um momento mais intelectual ou simplesmente para nos mostrarem o seu dom mais artístico, ou até ao bar para compensar a energia perdida e ter um dedo de conversa com os amigos.

Enfim, tão longo foi o percurso que o dia já passou e já começaram as despedidas com o desejo do próximo dia.

O ano já começou e com ele as acti-vidades que já estão ai para te ocupar algum tem-po e, claro ensinar-te coisas novas que com certeza são importantes

para ti.

Portanto, não percas tempo e corre para te inscreve-res na actividade que mais gostares, podes escolher entre:

• CulináriaCulináriaCulináriaCulinária (3ª e 6ª — das 19:30 ás 21:00)

• Futebol F/M Futebol F/M Futebol F/M Futebol F/M ( Masc. Masc. Masc. Masc. 2ª e 4ª—das 19:00 ás 21:00;

Fem. Fem. Fem. Fem. 3ª e 5ª—19:00 ás 20:00)

• HipHipHipHip----Hop Hop Hop Hop (2ªe 4ª—das 19:200)

• Patins em linha Patins em linha Patins em linha Patins em linha (3ª—das 20:00 ás 21:00)

Page 3: Jonal n.67 Out.09

Centro Social da Musgueira

Entrevista com...

Um novo ano lectivo começou e o silêncio sen-tido no tempo de férias deu lugar a um espaço cheio de vida e movimen-to. Já se ouve a música tocar , a preencher todos os cantinhos e a ameni-zar a saudade sentida por todos nós.

O cheiro que nos faz sen-tir água na boca voltou a encher o nosso bar como de perfume se tratasse. Todos nos deliciamos com as pequenas maravi-lhas que o bar diariamen-

AnaAnaAnaAna: Olá Sílvia, obrigada por aceitares o nosso con-vite para nos falares um pouco das Salas de Estu-do.

Que importância têm para ti espaços como este?

SílviaSílviaSílviaSílvia: Para mim este espaço tem um grande signifi-cado, no sentido em que são uma mais valia para os jovens e também são promotores de um bom desempenho escolar.

AnaAnaAnaAna: Há algum desafio em especial que te levou a aceitar o desafio das Salas de Estudo?

SílviaSílviaSílviaSílvia: Sim. Principalmente pelo facto de gostar de trabalhar com crianças e jovens e gostar de ensi-nar.

AnaAnaAnaAna: São importantes a existência de espaços como estes em bairros sociais?

SílviaSílviaSílviaSílvia: Sim, claro que é muito importante a sua exis-tência, com vista à diminuição da desmotivação escolar e do Absentismo escolar.

AnaAnaAnaAna: Quais são os principais objectivos das salas de Estudo?

SílviaSílviaSílviaSílvia: -Prestar apoio ao estudo a crianças e jovens;

- Ajudar essas mesmas crianças e jovens a ultra-passar as dificuldades escolares;

- Promover o sucesso escolar.

Ana: Ana: Ana: Ana: É muita a procura destes espaços por parte dos jovens?

SílviaSílviaSílviaSílvia: Sim, eu considero que há muita procura. Atendendo ao facto que podem existir jovens em lista de espera para integrarem as Salas de Estudo.

Ana: Ana: Ana: Ana: Sentes que o número de participantes se mantém estável ao longo do ano lectivo, ou tem oscilações consoante se aproxima o final das aulas?

SílviaSílviaSílviaSílvia: De um modo geral penso que ao longo do

ano o número de participantes das salas de Estudo mantém-se. As oscilações que ocorrem são ao nível de existir alguma desistência, mas é um número mínimo e por outro lado pode existir a entrada de novos elementos que recorrem às Salas de Estudo perto do final do ano lectivo.

AnaAnaAnaAna: Quais são os principais desafios com que nor-malmente te vês confrontada no dia-a-dia das Salas de Estudo?

SílviaSílviaSílviaSílvia: Procurar responder adequadamente às neces-sidades e dificuldades apresentadas pelos jovens.

AnaAnaAnaAna: Sentes que os jovens são, no geral, resistentes à aprendizagem ou pelo contrário aproveitam este espaço de estudo para ultrapassar as suas dificulda-des?

SílviaSílviaSílviaSílvia: Não, eu não considero que sejam resistentes à aprendizagem, antes pelo contrário aproveitam este espaço de estudo para ultrapassarem as suas dificuldades e obter sucesso escolar.

AnaAnaAnaAna: Existe algum requisito para se frequentar as Salas de Estudo ou qualquer jovem se pode inscre-ver?

SílviaSílviaSílviaSílvia: Não existe qualquer requisito, qualquer jovem que frequente a escola e tenha interesse em ter apoio pode inscrever-se nas Salas de Estudo.

AnaAnaAnaAna: A experiência de ensinar os outros tem sido importante para ti?

SílviaSílviaSílviaSílvia: Sim, sem dúvida e para além de importante é muito gratificante também.

AnaAnaAnaAna: Obrigada Sílvia.

Page 4: Jonal n.67 Out.09

Centro Social da Musgueira

Curiosidades

Responsáveis e Sectores

Dia-a-dia do Jardim de In-

Olá amigos, começou mais um ano lectivo, e não foi só para os crescidos… Não senhor! Também é para os peque-notes. Este ano o nosso o Jardim de Infância abriu com muitas caras novas e bonitas.

No ano passado saíram os mais velhos para começar uma nova etapa nas suas vidas. Aos quais eu desejo desde já que tenham muito sucesso.

Saíram uns mas entraram outros meninos novos que vêm fazer as suas delícias e diga-se, que por sinal, são muito giras. Pequenotes sejam bem-vindos ao nosso mundo…

Queria também dar as boas vindas às nossas novas cole-gas, nomeadamente às educadoras Inês Costa e a Inês Silva. Sejam bem-vindas a este maravilhoso grupo de tra-

balho que tão boas coisas têm feito com estas crianças, que são maravilhosas. Aliás, eu gosto muito de dizer que as crianças são a melhor coisa do mundo.

Um bem-haja muito grande para todas elas. Beijocas desta vossa amiguinha Anabela Costa…

Anabela Costa

• Apesar do tamanho, o pescoço de uma girafa tem apenas sete ossos, o mesmo número de ossos do pescoço de um homem. A cabeça da girafa fica a mais de dois metros de distância do coração. Para fazer o sangue subir, o coração precisa ser muito forte. O cora-ção da girafa é 43 vezes maior que o do ser humano.

• O caracol faz um único acasalamento durante sua

vida inteira. Também quando ele acontece... dura 12 horas.

• Num único dia, uma andorinha come 2 mil moscas.

A Mediateca tem um grupo de responsáveis, como já é do teu conhecimento, tem um sector para dina-mizar e com isso alegrar o espaço, ou seja, criar oportunidades para que te possas desfrutar mais do espaço.

Vamos então apresentar a equipa de responsáveis e pré– responsáveis que nos vai acompanhar durante este ano lectivo eles são:

Gerson Nogueira e Cláudio Fernandes na Rádio;

Carlos pinto nas Festas;

Ana Pinto no Jornal;

Diogo Domingues no Bar;

Leandro Roque e André Guedes nos Torneios;

Luís Pinto e João Santos na Decora-ção;

Leandro Mendes e Pedro Mendes na Videoteca.

Portanto se queres participar mais activamente na Mediateca dirige-te a um deles e contribui para a animação do nosso espaço.

Page 5: Jonal n.67 Out.09

Centro Social da Musgueira

Como nós sabemos que ser jovem é viver num dos perío-dos mais in t ens os do ciclo da vida. É

nesta altura que nos começamos a desvincular da família para dar lugar a novas vinculações, com o grupo e, nomeadamente com o outro. Flores-ce o interesse sexual pelo o outro, a busca de aventuras e de relações amorosas… mas não só, ser jovem é também ser curioso, é experimentar o limite das coisas, é arriscar quase para existir, é lutar para ser autóno-mo, para ser livre… É sobre esta imensidão de coisas que acontecem nesta altura e que muitas vezes não sabemos o que fazer, que vamos

falar e clarificar nesta nova coluna do jornal: “O Cantinho das DúvidasO Cantinho das DúvidasO Cantinho das DúvidasO Cantinho das Dúvidas” na qual tu podes tirar todas as tuas dúvidas. Irá funcionar da seguinte forma: será criado um Post no Blog da Mediateca, no qual poderás pôr as tuas dúvidas mantendo o anoni-mato; ou então, poderás deixar um bilhete na Caixa de Sugestões que se encontra na mesa em frente à Rádioteca.

Aqui deixamos-te alguns exemplos de dúvidas para as quais os jovens muitas vezes não têm resposta:

O ciúme afinal o que é? Uma doen-O ciúme afinal o que é? Uma doen-O ciúme afinal o que é? Uma doen-O ciúme afinal o que é? Uma doen-ça? Uma obsessão? Ou ça? Uma obsessão? Ou ça? Uma obsessão? Ou ça? Uma obsessão? Ou nenhuma das duas?;nenhuma das duas?;nenhuma das duas?;nenhuma das duas?;

O que são os métodos O que são os métodos O que são os métodos O que são os métodos contraceptivos?; contraceptivos?; contraceptivos?; contraceptivos?;

Será que a informação Será que a informação Será que a informação Será que a informação

transmitida pelos media é suficiente transmitida pelos media é suficiente transmitida pelos media é suficiente transmitida pelos media é suficiente para evitar a gravidez na adolescên-para evitar a gravidez na adolescên-para evitar a gravidez na adolescên-para evitar a gravidez na adolescên-cia?;cia?;cia?;cia?;

O que leva um jovem a experimentar O que leva um jovem a experimentar O que leva um jovem a experimentar O que leva um jovem a experimentar drogas?;drogas?;drogas?;drogas?;

Dia-a-dia das Salas de Estudo

Cantinho das dúvidas

Como costumo dizer, o nome não engana ninguém. Nas Salas de Estudo, bem... estuda-se. Temos 2 turnos a fun-cionar, um a começar às 18h e outro às 19h30, e segue-se hora e meia de trabalho.

A primeira preocupação é fazer os trabalhos de casa e depois rever as matérias que foram dadas nesse dia, tentando abranger pelo menos 2 disciplinas. Assim, quando chegam os testes (e eles parecem chegar todos de seguida), torna-se mais fácil fazer a revisão da maté-ria. Também temos computadores com internet e impres-sora, que são sempre muito concorridos para fazer traba-lhos.

Há alturas em que parece haver menos trabalho a fazer mas, para "infelicidade" dos nossos jovens, os monitores arranjam sempre exercícios, pesquisas, composições, apontamentos, cópias... Tudo para saírem da Sala de

Estudo mais confiantes e preparados para o próximo dia de aulas!

Page 6: Jonal n.67 Out.09

Centro Social da Musgueira

Telef. : 217 591 775 Fax. : 275 60 415

Email: [email protected] Lg. Pe. Rocha e Melo 1750-204 Lisboa

Directora: Carla Fonseca Directora Adjunta : Ana Pinto Colaboradores : Sílvia

Passatempos

AdivinhasAdivinhasAdivinhasAdivinhas

• Na água nasci, na água me criei, mas se me jogarem na água morrerei?

• O que é que quanto mais se perde, mais se tem……………….?

• Eu sou a planta mais linda, Que a crosta da terra tem. Flocos de neve pareço, Aos olhares de alguém.