8
ROSANA BARROS Painel de Negócios discute demandas VEÍCULOS ESTANDE DO CONJOVE Visitante pode agendar a compra de produtos sem impostos PÁGINA 5. Fotos do Salão do Automóvel PÁGINA 8. 3º DIA 16 DE SETEMBRO DE 2011 Feira atrai expositores de fora JORNAL DA ACII Novos empreendimentos em Im- peratriz e a busca por fornecedo- res foram os assuntos debatidos no Painel de Negócios do Pro- grama de Desenvolvimento de Fornecedores no segundo dia da 11ª Fecoimp. O evento reuniu o empresariado local. PÁGINA 4. Nesta 11ª Fecoimp, expositores da região Sudeste e Norte apro- veitaram para fazer sua estreia tanto em Imperatriz como na feira. A estimativa é que pelo me- nos 20 Estados já tenham tido re- presentantes nas últimas edições do evento. PÁGINA 3. Fecoimp segue com programação até sábado

Jornal Acii Ed03

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Jornal Acii Ed03

Citation preview

Page 1: Jornal Acii Ed03

ROSANA BARROS

Painel de Negócios discute demandas

VEÍCULOS ESTANDE DO CONJOVEVisitante pode agendar a compra de produtos sem impostos pÁGINA 5.

Fotos do Salão do Automóvel pÁGINA 8.

3º DIA16 DE SETEMBRO DE 2011

Feira atrai expositores de fora

JORNAL DA ACII

Novos empreendimentos em Im-peratriz e a busca por fornecedo-res foram os assuntos debatidos no Painel de Negócios do Pro-grama de Desenvolvimento de Fornecedores no segundo dia da 11ª Fecoimp. O evento reuniu o empresariado local. pÁGINA 4.

Nesta 11ª Fecoimp, expositores da região Sudeste e Norte apro-veitaram para fazer sua estreia tanto em Imperatriz como na feira. A estimativa é que pelo me-nos 20 Estados já tenham tido re-presentantes nas últimas edições do evento. pÁGINA 3.

Fecoimp segue com programação até sábado

Page 2: Jornal Acii Ed03

Ponto eletrônico vai custar pelo menos R$ 3,5 mil PALESTRA

Novidades2 | INformAtIvo dIÁrIo | Fecoimp | SEXtA-fEIrA, 16 dE SEtEmBro dE 2011

pReSiDÊNciA

Gilson de Sousa Kytpresidente

euclides Antônio Vieravice-presidente

Jairo Almeida dos Santos1º Secretário

euvaldo Lopes de SousaSecretário Adjunto

André Luís cal muiños1º tesoureiro

Sued S. de Vasconcelostesoureiro Adjunto

DiReToReS

Luiz Carlos Salanidircilene Lima CavalcanteGraciete SalaniSolange Z. de Almeidaoscar GundimAntonio r. da Silva torresricardo German ZenknerJoão dantas f. Juniorfrancisco de Assis mirandaJoanas Alves da SilvaAlair Chaves mirandaEly puente Santos filhoCarliomar viana BarrosKleyton roberto Lira SilvaHélio rodrigues AraújoEdimar de oliveira Nabarro

Ademar mariano ribeiroGuilherme maia rochaJoão Neto francoAbsay macedo rochaHassen Yusufpedro Carlos duarteJosé Almir de SousaAtenágoras reis Batista

Jaidelice LelisSecretária Executiva

mario AlvesAssessor de Imprensa

oséias mirandaGerente técnico

Textos, Revisão e Fotosmário AlvesAndré Wallysonrosana Barrospalavra Comunicação

impressãoGráfica tauá (99) 3523-3228

JoRNAL iNFoRmATiVo DA Acii. ANo 1. N.3

distribuição: fECoImp 2011. diário. 3º dia. 16 de setembro de

2011. venda proibida.

ACII - rua Bom futuro, 455. Centro. Imperatriz (mA).

CEp: 65.901-390tel: (99) 3525.3400

pRoDuziDo poR

coNTATopalavra Assessoria de Comunicação(99) 8111.1818 | (99) 8138.4433www.palavracomunicacao.com.br

Venda de espaços publicitáriosmaria delma (99) 9109.4550

Eva Nascimento (99) 9109.4517

WWW.AciimA.com.BRWWW.Fecoimp.oRG

R$ 3,5 mil é o valor mínimo que os empresários terão de de-sembolsar caso resolvam adotar o Sistema Eletrônico de Ponto (REP). As empresas que já usam ou pretendem adotar o recurso têm até o dia 3 de outubro para se adequarem às exigências da Porta-ria 1510 do Ministério do Traba-lho, que prevê um modelo único para todo o país. Depois desta data, quem não estiver de acordo com as orientação estará sujeito às sanções.

Para evitar transtornos e es-clarecer as dúvidas de quem atua no departamento pessoal das em-

presas, a programação da Fecoimp organizou uma palestra sobre o tema. O evento aconteceu ontem e teve como palestrante Fábio Dutra, da empresa Analógica, que inclusive comercializa por aqui aparelhos de duas marcas já ade-quados à exigência do governo.

Conforme explica, o empre-sário que decidir usar o sistema eletrônico de ponto está obriga-do a mudar a máquina de registro pelo Sistema REP. “Não há como fazer adequações às maquinas an-tigas”, alerta.

Na sua avaliação, entre as mudanças a mais significativa

está na memória do novo sistema, que não permite alterações e gera, diariamente, um recibo de ponto para o funcionário.

“É um sistema muito mais transparente. Com ele o empre-sário fica livre de contestações tra-balhistas de ponto e o funcionário também está salvo de possíveis equívocos”, destaca.

Dúvidas A funcionária da empresa de

concretos Purger, de Imperatriz, Antônia Araújo, participou da palestra para avaliar o custo-bene-fício do sistema. “Hoje minha em-

presa adota o ponto manual, vim aqui justamente para conhecer o REP e avaliar as suas vantagens”, finaliza.

ROSANA BARROS

Dutra em palestra na Fecoimp

Diretor da Certisign participa da Fecoimp 2011VISITA

Credenciada como Autorida-de de Registro (AR) pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Infor-mação (ITI), a Associação Co-mercial e Industrial de Imperatriz (ACII) emite certificados digitais em parceria com a Certisign, maior empresa brasileira em tecnologia com foco exclusivo nas soluções que utilizam esse sistema. Durante a Fecoimp, o supervisor da região Nordeste, Rodrigo Santana, desta-cou a importância de parceria.

“É uma honra participar de

um evento dessa magnitude. A Cer-tisign trabalha para oferecer o que há de melhor em se-gurança para todos empresários com a Certificação Digi-tal”, declara.

A visita do su-pervisor se estende até o dia 16, e tem com objetivo a as-sistência ao depar-

tamento da Certisign na ACII e as empresas expositoras da Feira, pelo comando de Ricardo Zenkner, di-retor da ACII. Rodrigo Santana conclui parabenizando a entidade. “É uma grande ação a valorização do empresário local por meio da Fecoimp”, finaliza. Os filiados da entidade contam com desconto especial na contratação deste servi-ço. Agende uma visita pelo site da ACII (www.aciima.com.br) e ga-ranta seu Certificado Digital, com entrega imediata.

ROSANA BARROS

Equipe da certificação digital da ACII

Page 3: Jornal Acii Ed03

Fecoimp recebe expositores de vários pontos do Brasil

VISITANTES

Duzentos estandes fazem da Fecoimp uma mega feira de eventos, que abre espaço para empreendi-mentos de vários cantos do País. Se-gundo balanço das últimas edições, 20 Estados já foram representados na exposição.

Em 2011 a realidade se repe-te. O gerente geral da empresa de capacetes Master Plug, Sidnei Ferri, por exemplo, veio de Diadema, no interior de São Paulo, e participa pela primeira vez da feira. “Embora não tenhamos uma filial aqui, man-temos oito revendas em Imperatriz

e mais cinco em Açailandia, ou seja, vemos um grande potencial”, desta-ca. Também da região Sudeste outro estreante da feira é o grupo mineiro Mastermaq Softwares. Com um ano exato na cidade a empresa já conta-biliza 160 clientes na região sul do Estado. “No ano passado chegamos em Imperatriz justamente durante a feira e só pudemos participar como visitantes, agora voltamos e como expositores já estamos colhendo frutos”, comenta.

Do Estado vizinho, Tocantins, a empresa MaxData montou uma

filial em Impe-ratriz há sete meses. “De-pois de quatro anos estudan-do o mercado r e s o l v e m o s investir”, diz o responsável pela empresa.

Na feira, os estandes po-dem ser visita-dos a partir das 17 horas.

ROSANA BARROS

Sidnei Ferri veio de Diadema (SP) para a Fecoimp

EstandesSEXtA-fEIrA, 16 dE SEtEmBro dE 2011 | Fecoimp | INformAtIvo dIÁrIo | 3

Shopping Imperial terá pista de gelo

Em ImPERATRIz

O Shopping Imperial só vai abrir as portas em setembro do ano que vem, mas as novidades em torno do empreendimento já começam a atrair o público que visita o estande do empreendimento na Fecoimp.

Ali o visitante pode fazer o cadastramento nas redes sociais e, então, como seguidor no Twitter e amigo no FaceBook, acompanhar diariamente as notícias, as promo-ções e os detalhes da implantação do mega espaço de compras e entrete-nimento em Imperatriz. Novidades como a montagem de uma pista de patinação no gelo em Imperatriz. O local estreia na cidade no Natal de 2012. “Nosso shopping será cheio de particularidades, como um piso de vidro no segundo andar, sala de cinema com capacidade para exibi-ção em 3D entre outros”, adianta o

sócio do grupo, Marcos Túlio Re-gadas Filho. Conforme ele lembra, o maior destaque no estande na Fe-coimp é o cadastro dos visitantes nas redes sociais. Inclusive, um assunto que ele conhece bem: outro shop-ping do mesmo grupo, o Anil, de São Luís, mantém 16.235 seguido-res no Twitter e 17.753 mil amigos no FaceBook, sendo o segundo em número de seguidores hoje no Bra-sil. “Agora queremos fazer o mesmo com o nosso shopping aqui”, adian-ta. O Shopping Imperial começa a funcionar no dia 27 de setembro com pouco mais de 160 lojas de diferentes segmentos e um estacio-namento coberto para 500 carros, mais outras 700 vagas externas. Se-rão gerados 1,5 mil empregos dire-tos. “A maioria dos nossos parceiros são de Imperatriz”, comenta.

Page 4: Jornal Acii Ed03

Novos investimentos e a busca por fornecedores foram os temas debatidos no Painel de Negócios do Programa de Desen-volvimento de Fornecedores no segundo dia da 11ª Fecoimp. As empresas âncoras do Programa de Desenvolvimento de Fornece-dores do Maranhão apresentaram seus mais novos empreendimen-tos para os empresários de diversos segmentos.

O evento realizado no Palá-cio do Comércio e Indústria coin-cidiu com a nova fase econômica de Imperatriz e com os grandes investimentos da região, tais como que as Termoelétricas do Porto do Itaqui e de Miranda Norte, a Re-finaria Premium da Petrobras, as ampliações da Alumar, os novos projetos de expansão da Vale, en-tre outros.

“É uma satisfação parti-cipar da discussão de novas ideias desse programa estadual. Acredito

que os nossos empresários podem contribuir plenamente com esses novos empreendimentos”, analisa o presidente da ACII, Gilson Kyt.

O Programa Desenvolvimen-to de Fornecedores do Maranhão foi implantado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Indústria e Comércio (Sinc) e apresenta inovações para as em-presas locais. Capacitação de ges-tores das empresas, divulgação em eventos, assessoria por meio de ro-dadas e painéis de negócios são os três vetores de trabalho realizado pelo PDF.

Representando o Estado, José Oscar, da Secretaria de Indústria e Comércio, afirmou que o PDF é uma grande ferramenta que im-pulsionará a economia dos mu-nicípios maranhenses. “Esse pro-grama possibilita oportunidade de crescimento às empresas, bem como perspectivas de participação no processo de desenvolvimento

econômico do estado. Cada mu-nicípio participará desse progresso em sua economia”, disse.

Durante o painel foram apresentadas três palestras para os empresários, tendo como temas a “Apresentação do PDF” pelo Sistema Fiema; “Como ser um potencial fornecedor”, pela Vale; e os “Novos investimentos para o Estado”, pela Cemar.

Parceiro do PDF, o Sistema Fiema, desmitificou a participação das empresas locais nos novos in-vestimentos do Estado com a pales-tra ministrada por Denis Moraes Sodré, coordenador do Programa. “Por meio de um cadastro simples no site do programa, empresários se tornarão as primeiras fontes de procura em seus determinados se-guimentos”, afirma o coordenador. O Painel de Negócios foi também uma ótima oportunidade para os empresários tirarem suas dúvidas do PDF e dos novos empreendi-

mentos. Antonio Macedo, con-sultor de gestão de negócios da empresa GPP, questionou as ne-cessidades imediatas das empresas âncoras em nosso município.

Construção Civil e Engenha-ria foram as resposta da Cemar e da Vale. A Companhia Energética do Maranhão afirmou a necessida-de destes segmentos para o desen-volvimento do projeto “Luz para todos”, que abrange os principais municípios do Estado. A Vale ne-cessita destas empresas para as pe-quenos e médias obras.

Os resultados alcançados pelo PDF superam as expectativas e são reconhecidos pelos empresários nos painéis apresentados em todos os municípios. As empresas mara-nhenses participantes tornam-se cada vez mais competitivas e alta-mente preparadas para atender aos grandes investimentos, oferecen-do excelência de seus produtos e serviços.

Oportunidades4 | INformAtIvo dIÁrIo | Fecoimp | SEXtA-fEIrA, 16 dE SEtEmBro dE 2011

Painel de negócios atrai investidor de Imperatriz

NOVAS DEmANDASROSANA BARROS

Grandes empresas instaladas na região buscaram fornecedores para seus negócios em Painel realizado ontem durante a 11ª edição da Fecoimp

Page 5: Jornal Acii Ed03

Conjove oferta produtos sem imposto na FecoimpPRÉ-VENDA

Quem visitar o estande do Conselho de Jovens Empresá-rios (Conjove) na Fecoimp vai poder preencher o cupom com intenção de compra dos produ-tos sem tributos que vão integrar o Feirão do Imposto de Impera-triz. No estande da feira já estão expostas algumas dessas merca-dorias que podem ser compradas a preços bem mais baratos que os praticados no mercado. “Já disponibilizamos aqui na feira as urnas dos produtos. Quem tiver interesse em adquirir algum de-les pode preencher e aguardar o sorteio durante o Feirão, no dia 24 deste mês, na Praça de Fáti-

ma”, adianta um dos diretores, Cledson Lemos Nogueira.

O grupo ainda não sabe exatamente quantos produtos estarão à venda, mas a expecta-tiva é que seja superior a cem produtos varia-dos, de eletro-domésticos a medicamentos. Entre os artigos que estão ex-postos, o mais procurado é a motocicleta Yamaha 125, doada pela empresa Ipanema, e que no mercado custa R$ 5.726,00 (alí-

quota de 44%), e no feirão será comercializada por R$ 2.538,35. Além dela, outros produtos já podem ser conferidos e ‘pré-comprados’. É o caso de um sofá

de dois lugares que é vendido no comércio por R$ 899,00 e está sendo ofertado por R$ 588,00. Mas há produtos mais baratos também, como

é o caso da frauda infantil que no mercado pode ser adquirida por R$ 7,39 e no feirão poderá

ser comprada por R$ 3,34. A funcionária autônoma

Conceição Costa Bezerra fez a reserva de uma botina de trilha que no mercado custa R$ 111,60 e sem imposto seria vendida por R$ 71,00. “Fico muito feliz com iniciativas como essas, é uma forma de pressionar o governo. Agora resta torcer para ser sorte-ado e poder comprar a bota por um valor mais justo”, diz.

Agende-seO Feirão do Imposto acon-

tece das 9 às 15 horas do dia 24 deste mês, na Praça de Fátima, no centro de Imperatriz.

TributosSEXtA-fEIrA, 16 dE SEtEmBro dE 2011 | Fecoimp | INformAtIvo dIÁrIo | 5

Feirão, que acontece das 9 às 15 horas no dia 24, vai vender produtos

sem imposto para conscientizar população

Page 6: Jornal Acii Ed03

Público se qualificaem atendimento nosminicursos da Fecoimp

APRImORAmENTO

Um verdadeiro congresso de negócios, é como podemos definir a programação paralela da 11ª Feira do Comércio e Indús-tria de Imperatriz Antes mesmo da abertura da feira, o público já participava dos minicursos de Atendimento ao cliente, Técnicas de vendas, Controles financeiros e Educação Alimentar – Cozi-nha Brasil.

O presidente da ACII, Gil-son de Sousa Kyt, acredita “no poder catalisador do intenso aporte de conhecimento pro-piciado pela Fecoimp. Além da conjuntura econômica favorável, nossa região vive uma nova fase de desenvolvimento sociocultu-ral. A programação da feira con-tribui de modo significativo para esse momento”.

O minicurso “Atendimento ao Cliente” foi um dos destaques. Os participantes (empresários e profissionais da área de aten-dimento e vendas) aprofundam seus conhecimentos na área de atendimento ao cliente, e aper-feiçoam suas técnicas de vendas e habilidade de negociação. Faz parte do cronograma deste cur-

so um estudo sobre o perfil do profissional de atendimento, ações estratégicas para fortalecer a relação com o consumidor, os sete pecados do atendimento e a importância da satisfação do cliente. Ao término da feira, os participantes dos minicursos re-ceberão certificado.

A instrutora do Sebrae, Francisca Feitosa ressalta a im-portância dos minicursos na Fe-coimp. “É uma grande oportuni-dade de participar desse evento, ainda por cima contribuindo com classe empresarial. Esta ação é de grande relevância para o crescimento do nosso município. O minicurso contribui para a re-construção de conhecimentos”, afirma a Francisca.

Destaque ainda nos mini-cursos, o tema Educação Alimen-tar está incluso nas ações do Pro-grama Cozinha Brasil da Fiema, vinculado ao Programa Fome Zero.

As aulas acontecem na uni-dade móvel do Sesi, com uma co-zinha experimental pedagógica destinada à divulgação de diver-sos princípios gastronômicos.

Conhecimento6 | INformAtIvo dIÁrIo | Fecoimp | SEXtA-fEIrA, 16 dE SEtEmBro dE 2011

Sua empresa no Jornal da ACII-Fecoimp

ANUNCIE!

Contato comercial: Delma (99) 9109.4550 e Eva (99) 9109.4517

O imposto que o empre-sário é obrigado a pagar é o que mais pesa no seu bolso. É o que defende o tributarista Ítalo Fábio Azevedo, que ministrou palestra durante à Fecoimp. Segundo ele, ao todo mais de 40% de todo o faturamento é destinado às cargas tributárias.

“É necessário que o empre-sário saiba organizar melhor a contabilidade da empresa, para que não perca a competitividade no mercado, devido aos gastos com imposto”, afirma Ítalo.

Atualmente no Brasil, o empresário tem que pagar mais de 92 tributos, organizar mais de 100 tipos de documentos fiscais

diferentes além de mais 170 obri-gações acessórias. Sem contar que por dia são feitas umas 32 altera-ções tributárias, o que dificulta o empresário estar por dentro de todas as modificações.

As obrigações são tantas que para conseguir organizar toda essa papelada é necessário mais de 2.600 horas por ano. “A difi-culdade para estar correto com a Receita Federal é tanta que houve aumento de sonegação fiscal”, diz. Segundo ele, 25% das empresas sonegam, o que corresponde a R$ 200 bilhões por ano. “Como modo de combater essa prática, a Receita vai aumentar a fiscalização para em 10 anos diminuir esse ín-dice para 7%, o mesmo dos países desenvolvidos”, diz.

A solução para os empresá-rios apontada por Ítalo é melhor organizar a contabilidade da em-presa, buscando, dentro da lei, o regime de tributação que mais lhe beneficie, podendo optar por super-simples, lucro presumido e lucro real. “Estudar esses regimes pode até delongar tempo, mas no fim das contas os impostos pesa-rão um pouco menos”, finaliza.

Palestra discute carga tributária empresarial

ROSANA BARROS

Ítalo Azevedo em palestra na feira

Page 7: Jornal Acii Ed03

Agende-seSEXtA-fEIrA, 16 dE SEtEmBro dE 2011 | Fecoimp | INformAtIvo dIÁrIo | 7

Programação da feira segue até sábado à noite

VARIEDADE

Ainda dá tempo de participar das palestras e atrações culturais da Fecoimp 2011. De hoje até sábado sete palestras estão previstas, in-cluindo administração financeira pessoal, empreendedorismo e ou-tras. As atrações culturais são outro atrativo dos próximos dias. Hoje, por exemplo, a noite será animada por Lena Garcia e Sílvia Magalhães.

As apresentações musicais terminam no sábado com o forró pé-de-serra de Erasmo Costa. No encerramento está agendado, ainda, um desfile de moda com semi-jóias

e lingeries. Ao todo 20 modelos, sendo três homens, vão mostrar as tendências das semi-jóias da marca Romanel e as roupas-íntimas da Made Lingeries. A passarela será montada no estacionamento do Centro de Convenções e terá mais de cem cadeiras para o público, além de telões para transmitir o desfile para quem ficar mais afas-tado. As atrações culturais come-çam sempre às 20 horas. Agende ai - Sexta-feira: Lena Garcia e Sílvia Magalhães. Sábado: Erasmo Costa e Desfile de moda

Administração Empresarial e Financeira – Sebrae

Horário: 19 horas às 20h30Local: C. de Convenções - Auditório

Empreendedorismo como fator de sucesso - FIEMA

Horário: 19 horas às 20h30Local: C. de Convenções – Sala 2

Mercado: Franchising –

SEBRAEHorário: 19 horas às 20h30Local: Palácio do Comércio Auditório

16 DE SETEMBRO

17 DE SETEMBRO

Feira do Empreendedor SebraeHorário:18h30 às 20 horasLocal: C. de Convenções - Auditório

Como administrar seu dinheiro de forma consciente

A palestra oferecida pelo Sistema FIE-MA, por meio do SESI, indica formas de como gerenciar seu dinheiro. Ho-rário: 20 horas às 22 horas. Local: C. de Convenções - Auditório Trabalho ao ar livre e o câncer

de pele – COMFERMILPalestrante: Lilian Sebalhos Wesen-donk (Responsável Técnica da Luvex. Farmacêutica pela UFRGS. Diversos cursos em Cosmetologia, Química e Farmacologia. Há mais de 20 atuando no ramo da Cosmetologia Industrial). Horário: 19 horas às 20h30 ocal: Pa-lácio do Comércio Auditório

Sped Fiscal, Classificação Fiscal e Cenário Fiscal do

PaísPalestrante: Galthiéry Lopes (Ana-lista Fiscal da Maxdata Sistemas).Horário: 20h30 às 22 horasLocal: C. de Convenções – Sala 2

Page 8: Jornal Acii Ed03

Carros8 | INformAtIvo dIÁrIo | Fecoimp | SEXtA-fEIrA, 16 dE SEtEmBro dE 2011

As principais concessionárias de Imperatriz participam da edição 2011 da Fecoimp. Ao todos, sete empresas - Toyota, Nissan, Renault, Nissan, Rodobens, Pneus Brasil, Kia e Fugimotos (Honda) - monta-ram estande no estacionamento do

Centro de Convenções e expuseram veículos de variados modelos.

Em unanimidade, todas as empresas ressaltaram que esperam conseguir fechar bons negócios e que estão felizes com as visitas. Eva-nis Farias, visitante dos estandes,

afirma que gostou da novidade, ainda mais vendo o carro Sportage, da Kia, na exposição. “Faz dias que namoro com ele”, diz. A consulto-ra de vendas Joelma Rios participa pela primeira vez da feira e ressalta que a intenção da empresa Fugimo-

tos (Honda) é fazer marketing da marca, para assim colocar o evento no calendário. “Quem não é visto, não é lembrado”, brinca. O feirão se-gue até sábado, no encerramento da feira. Todos os dias o salão pode ser visitado a partir das 17 horas.

Salão do Automóvel é mostra de varidadeOPçõES

PATROCINADORES DA FECOImP: APOIO:

FOTOS: ROSANA BARROS