16
Página 03 Página 14 Página 13 Página 06 Página 10 Foto: AN-PR Governo abre nova linha de crédito para taxistas no Paraná Comprometido com os interesses da categoria Publicação mensal direcionada aos taxistas e usuários Ano 9 nº 102 Curitiba - PR dezembro - 2012 Distribuição Dirigida Pág. 08 Associados da Rádio Táxi Sereia reelegem presidente Prepare seu carro para viagens de final de ano Taxista reage a assalto e garante ter deixado faca cravada na barriga de ladrão Prefeito regulamenta serviço e amplia número de táxis em Curitiba Em Matinhos pai e filho dividem a mesma profissão O governador Beto Richa autoriza nova linha de financiamento da Fomento Paraná para taxistas.

Jornal Bandeira UM - dezembro- 2012

Embed Size (px)

DESCRIPTION

comprometido com os interesses da categoria

Citation preview

Page 1: Jornal Bandeira UM - dezembro- 2012

Página 03

Página 14

Página 13

Página 06

Página 10

Foto

: AN

-PR

Governo abre nova linha de crédito para taxistas no Paraná

Comprometido com os interesses da categoriaPublicação mensal direcionada aos taxistas e usuáriosAno 9 nº 102 Curitiba - PR dezembro - 2012 Distribuição Dirigida

Pág. 08

Associados da Rádio Táxi Sereia reelegem presidente

Prepare seu carro para viagens de final de ano

Taxista reage a assalto e garante ter deixado faca cravada na barriga de ladrão

Prefeito regulamenta serviço e amplia número de táxis em Curitiba

Em Matinhos pai e filho dividem a mesma profissão

O governador Beto Richa autoriza nova linha de financiamento da Fomento Paraná para taxistas.

Page 2: Jornal Bandeira UM - dezembro- 2012

02 Curitiba, dezembro - 2012

Page 3: Jornal Bandeira UM - dezembro- 2012

03Curitiba, dezembro - 2012

Associados da Rádio Táxi Sereia reelegem presidenteCom 166 votos Julcimar vence a eleição

No dia 26 do mês passado aconte-ceu a eleição da

diretoria da Rádio Táxi Sereia para a gestão do próximo ano. Dezenas de motoristas deixaram seus pontos de táxi e compareceram na sede da associação para a votação e a escolha da nova diretoria.

Com 166 votos Julci-mar Francisco Zambon venceu a chapa 2, que t inha como candidato

Renato Pieritz que re-cebeu apenas 39 votos. Julcimar assumirá o seu 2° mandato como presi-dente da associação e já tem como meta para a próxima gestão inves-tir na infraestrutura da rádio táxi. Segundo ele, a responsabilidade será ainda maior, pois agora é o tempo de evolução e crescimento da central.

“No primeiro mandato fizemos alicerces e estru-turamos alguns pontos,

agora podemos investir e melhorar toda a infra-estrutura da Rádio Táxi Sereia”, afirma Julcimar. Tenho ainda que dar con-tinuidade nos projetos que começamos na pri-meira gestão.

A parceria Julcimar e João Pinheiro foi primor-dial para a qualidade na administração da rádio. “Acredito ter aprendido com o João o equilíbrio das coisas, por ser o meu primeiro mandato,

havia uma expectativa boa, mas um conheci-mento pequeno de ad-ministração”. Unimo-nos ao conhecimento do João Pinheiro, que serviu como um escudo para nossa gerência, principalmente para driblar as nossas dificuldades no setor ad-ministrativo.

Para a tesouraria foi eleito João Pinheiro que há mais de 10 anos já faz parte da diretoria da Rádio Táxi Sereia. Com

sua sabedoria e simpatia de sempre, Pinheiro vai a cada dia se destacando no trabalho que realiza cuidando das finanças do associado e da asso-ciação.

Para Pinheiro “a de-pendência de DEUS e estar na presença Dele é essencial para conseguir suportar o peso do dia a dia, mesmo com as difi-culdades, conseguimos vencer mais um ano de trabalho”, afirma ele.

Conselho Executivo Presidente:

Presidente:Julcimar Francisco Zambon Vice-Presidente:Valdir Donizete Correa

Conselho Executivo Tesoureiro

1º Tesoureiro:João Pinheiro da Silva2º Tesoureiro:Darci C. de Melo

Conselho FiscalGeremias Alves da LuzWaldomiro ChalusJonas Martins

Conselho Justiça e DisciplinaJucimar SantanaAdiles BoeiraEdgar dos SantosAlceu L. Ferreira Eduardo A. Fernandes

Conselho DeliberativoEugênio C. de MeloMário José do RosárioRoberto BlaskowskiJosé GelenskiJosé Oamyr JuniorJosé PaivaCarlos H. Cassemiro

Dezenas de taxistas compareceram para a escolha da nova diretoria.

Momento em que um associado coloca na urna o seu voto.

O Jornal Bandeira UM flagrou o momento em que o presidente vencedor, Julcimar F. Zambon deposita o seu voto na urna.

Renato Pieritz recebeu 39 votos e não venceu a eleição.

Fotos e matéria:Fernando Cruz

Page 4: Jornal Bandeira UM - dezembro- 2012

04 Curitiba, dezembro - 2012

E-mail: [email protected]

A segurança dos taxistas e famílias

Está nas mãos da presi-denta Dilma fazer justiça a uma categoria profissional

de grande importância social, o motorista de táxi, levando segu-rança também para as famílias desses profissionais, hoje tão expostos à violência e à insegu-rança no seu trabalho de atender ao público.

Sancionar a lei que autoriza, no caso de falecimento do deten-tor de permissão para exploração de serviço de taxi, a transmissão desse direito aos seus herdei-ros, trará maior tranquilidade aos motoristas de taxi, a maioria deles responsáveis únicos pelo sustento da família.

Na ausência do titular, não tem sentido que toda a família, além da dor da perda da figura do pai, do marido, avô, perca também sua quase sempre única fonte de renda. Nada mais natural, portanto, que a viúva ou os ór-

fãos assumam as atividades do pai ausente, garantindo a renda familiar.

Portanto, nada mais justo que a presidenta Dilma se sensibilize para essa realidade e sancione o projeto de lei aprovado, ao qual apoiamos integralmente, desde que assumimos a representa-ção de Minas Gerais no Senado Federal.

A justiça deve ser, sempre, maior que a lei. E se há dúvidas quanto à interpretação da lei, cabe ao legislador tornar isso mais claro, sempre em defesa da justiça e do direito, principalmen-te dos mais vulneráveis.

É isso que o Congresso Na-cional decidiu ao aprovar o direi-to de sucessão das permissões para o exercício da profissão de taxista. A exploração do serviço de taxi continua dependendo da autorização do poder público, mas já não passará pelo pro-

cesso tradicional de licitação, pois não se trata de um tema empresarial.

Assim como se simplificaram os procedimentos para os peque-nos e micro empresários e para as empresas individuais, não cabe tratar o taxista como dono de uma empresa, mas como um prestador de serviço, que é o que ele é e assim deve ser tratado.

O projeto aprovado é pruden-te, no sentido em que preserva a capacidade de fiscalização da atividade pelo poder público, ao qual também cabe aprovar a transferência do direito de uso da permissão.

O projeto ainda torna mais transparente a atividade ao defi-nir que o contrato entre o autôno-mo e os auxiliares é de natureza civil, sem vínculo empregatício. Uma faculdade que vem reforçar o objetivo da lei que aprovamos,

de dar segurança às famílias dos taxistas.

O serviço de taxi vem se tor-nando cada vez mais impessoal, na medida em que as cidades crescem e cada vez menos os cidadãos se conhecem entre si. Persiste, no entanto, uma relação quase que familiar entre usuários e muitos desses taxistas.

Não é incomum ouvirmos “o meu motorista”, “o nosso taxis-ta”, ou seja, aquela pessoa de confiança, a quem as famílias re-correm, seja em momentos come-morativos ou de necessidade.

É a essa pessoa e aos familia-res dela que se fará justiça com a sanção da lei autorizando a transmissão do direito de explo-rar o serviço de taxi, no caso de morte de seu titular. É isso que os taxistas e a sociedade aguar-dam do Poder Executivo, frente à decisão do Legislativo.

Senador Clésio Andrade (PMDB-MG), pede que Presidenta Dilma Rousseff sancione lei que beneficia profissionais.

Luiz Maldonado, presidente da Federação dos taxistas e Pedro Chalus, presidente do Sinditáxi-PR.

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Fer

nand

o C

ruz

Page 5: Jornal Bandeira UM - dezembro- 2012

05Curitiba, dezembro - 2012

Projeto aprovado por comissão amplia possibilidades de prova de embriaguez ao volante.

CCJ do Senado endurece a Lei SecaProposta aprovada no Senado dobra o valor das multas e permite comprovação de embriaguez do mo-torista mesmo sem o teste do bafômetro. Texto segue em regime de urgência para o plenário

A C o m i s s ã o d e Cons t i t u i ção e Jus t i ça do Se-

nado (CCJ) aprovou na manhã do dia 12 último projeto de lei que de-fine penalidades mais rígidas para quem for flagrado dirigindo sob o efeito de álcool. O pro-jeto segue em regime de urgência para análise do plenário da Casa. O Projeto de Lei da Câma-ra 27/2012 altera o Códi-go Brasileiro de Trânsito para acrescentar novos meios de comprovação de que o motorista está embriagado. Atualmen-te, apenas o teste do bafômetro e o exame

de sangue podem ser utilizados como compro-vação da embriaguez e, na prática, o motorista pode se recusar a fazer tais testes. A redução do uso de provas é fru-to de uma decisão do Super ior Tr ibuna l de Just iça (STJ) tomada em março.

Veja a íntegra do projeto de lei

Segundo o texto apro-vado, não é mais neces-sário que se comprove o estado de embriaguez do motorista, mas uma “capacidade psicomo-tora alterada em razão da influência de álco-

ol ou outra substância psicoat iva que deter-mine dependência”. De acordo com o projeto, essa condição pode ser demonstrada ainda por “ teste de alcoolemia, exame clínico, perícia, vídeo, prova testemu-nhal ou outros meios de prova admitidos em d i re i to ” . No en tan to , caso o motorista não concorde com os resul-tados dos exames, ele poderá pedir uma con-traprova, como exigir o teste do bafômetro, por exemplo.

Os valores dos teores alcoólicos limitados pela lei foram mantidos. A multa é prevista para a pessoa que for flagrada

dirigindo sob efeito de qualquer quantidade de álcool no sangue, mas o crime só é configurado quando ficar constatado que há uma concentra-ção igual ou superior a 0,6 gramas de álcool por litro de sangue.

MultasO p ro je to também

determina que as mul-tas aplicadas sejam do-bradas. Hoje em dia, quem for pego dirigindo bêbado é autuado com uma multa no valor de R$ 957,70. Se o projeto for aprovado definitiva-mente, este valor passa para R$ 1.915,40. Caso o motorista seja reinci-dente no mesmo ano,

a multa é novamente dobrada e fica no valor de R$ 3.830,80.

O texto também abre a possibilidade para que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamente os testes utilizados para desco-brir se o motorista dirige sob efeito de qualquer substância psicoativa. O atual Código proíbe a direção sob o efeito de tais substâncias, mas não fala sobre fiscali-zação, como acontece com o álcool. Como já passou pela Câmara e não foi alterado no Se-nado, o projeto seguirá para sanção presiden-cial assim que for apro-vado pelo plenário.

De segunda a sexta feira das 17h às 19h

Ligue e participe 3282-1110

Programa Plantão da MaisApresentação JOTA PÊ

Ligue e participe: 3586-1718www.radiomaisam1120.com.br

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Div

ulga

ção

Page 6: Jornal Bandeira UM - dezembro- 2012

06 Curitiba, dezembro - 2012

Prefeito regulamenta serviço e amplia número de táxis em Curitiba

O prefeito Luciano Ducci assinou no dia 17 deste mês

o decreto 1959/2012 que regulamenta o serviço de táxi em Curitiba. O novo regulamento permite a am-pliação no número de tá-xis, abre a possibilidade de o taxista ter uma segunda atividade e cria condições para que os motoristas contratados possam con-correr a uma licença para operar o serviço.

O aumento no núme-ro de táxis é uma das principais reivindicações da comunidade uma vez que a cidade conta com

2.252 táxis desde a dé-cada de 1970. O decreto assinado pelo prefeito Luciano Ducci amplia este número para 3.000 táxis. O processo para novas licenças será ago-ra elaborado pela Urbs.

Aclamado pelos ta-xistas, o prefeito desta-cou as dificuldades para elaboração da nova Lei do Táxi e da regulamen-tação de forma a aten-der as necessidades da cidade e as demandas dos profissionais. “Foram feitas muitas reuniões, estudos, análises e tive-mos um cuidado minucio-

so no aspecto legal para deixar tudo em ordem. Estou concluindo a ges-tão cumprindo mais um compromisso assumido com a cidade e com os taxistas”, disse ele, agra-decendo o empenho de toda a equipe que atuou no processo.

O presidente da Urbs, Marcos Isfer, destacou a determinação do prefeito em resolver a questão do táxi em Curitiba. “Pa-rabéns, Luciano. Mais uma vez você faz valer a palavra do homem públi-co, a palavra do político correto, que cumpre o

que fala.” Isfer também destacou a qualidade da nova lei aprovada em me-ados do ano e regulamen-tada pelo decreto 1959. “O Senado refez a lei do táxi, para adaptar uma lei federal à nosso lei aqui de Curitiba. Enquanto em ní-vel federal esse assunto ainda está em discussão, aqui já temos uma lei, já temos um regulamento e já somos referência no assunto”, disse ele. “Tudo isso só foi possí-vel graças ao trabalho de toda uma equipe e à determinação do prefeito Luciano Ducci.

Edson Fe rnandes , presidente da Associa-ção das Empresas de Rádio Táxi também des-

tacou a importância da nova regulamentação para a cidade. “É um passo decisivo para que o cidadão curitibano te-nha um a tend imento cada vez melhor e que atende tanto a popula-ção quanto o taxista”, elogiou. “Curitiba foi a pr imei ra e a inda é a única cidade a regula-mentar o serviço de táxi com essa ampli tude”, disse ele.

Cur i t iba tem 2.252 táxis, sendo 2.227 con-vencionais, 21 executi-vos e quatro adaptados para pessoas com defi-ciência. São 358 pontos de táxi. Do total de táxis, 67,6% operam com rá-dio táxi.

Motoristas de táxi de Curitiba estiveram presentes na assinatura do decreto.

Prefeito Luciano Ducci assina o decreto que regulamenta o serviço de táxi em Curitiba.

Bru

nno

Cov

ello

/SM

CS

Bru

nno

Cov

ello

/SM

CS

Page 7: Jornal Bandeira UM - dezembro- 2012

07Curitiba, dezembro - 2012

Page 8: Jornal Bandeira UM - dezembro- 2012

08 Curitiba, dezembro - 2012

Governo abre nova linha de crédito para taxistas no Paraná

Taxistas do Paraná têm disponíveis, a partir do dia 17 úl-

timo, financiamento para aquisição de veículo, con-versão do automóvel para uso de gás natural (GNV) e adaptação para trans-porte de passageiros com necessidades especiais. A nova linha de crédito, que será de até R$ 50 mil, foi autorizada pelo governa-dor Beto Richa e pela di-retoria da Fomento Paraná em solenidade realizada no Palácio Iguaçu.

A expectativa é que a medida atenda cerca de 20 mil taxistas de todas as regiões do Estado. Poderão solicitar o finan-ciamento pessoas físicas, titulares de autorização, permissão ou concessão, devidamente registradas nos órgãos municipais que regulam a atividade. Os prazos são de até 60 meses para pagamento com taxas de juros de até 0,55% ao mês, dependen-do do enquadramento de cada processo.

“Identificamos a ne-

cessidade de apoiar e garantir aos taxistas a oportunidade de melhorar a frota e, assim, aperfei-çoar o serviço ofertado”, disse o governador. Richa lembrou que, além dos taxistas, a Fomento Pa-raná já liberou linhas de financiamento específicas para os radialistas e setor de panificação.

SOLUÇÃO – De acor-do com o presidente da Federação dos Taxistas e Transportadores de Pas-sageiros do Paraná, Luiz Maldonado Marthos, há 30 anos o setor não tinha uma política pública de incen-tivo financeiro. “Com juro acessível, vamos melhorar a qualidade do atendi-mento e as condições dos taxistas”, disse. Ele disse que houve avanços na ca-tegoria quando Beto Richa era prefeito de Curitiba.

As taxas serão reduzi-das para os taxistas que participaram, nos últimos cinco anos, de um dos cursos de capacitação: Programa Bom Negócio Paraná, Programa Bom

Negócio Curitiba, da ca-pacitação do Programa Bom Negócio Araucária, qualquer das capacitações do programa Curso Taxista Nota 10 ou que tenham participado da capacitação Taxista Empreendedor.

PROGRAMA – O dire-tor-presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa Sobrinho, disse que os taxistas terão uma das taxas de juros mais baixas do Brasil e até 75 dias de carência para o primeiro pagamento. “Disponibiliza-mos essa linha de crédito por acreditar no trabalho dos taxistas paranaenses. Com isso, teremos uma melhora considerável no serviço ofertado”, disse Barbosa. Ao todo, serão oferecidos R$ 30 milhões em crédito para a classe.

O crédito especial faz parte do programa Banco do Empreendedor, da Fo-mento Paraná. O diretor-presidente explicou que o objetivo é atender todos os paranaenses, sejam eles trabalhadores informais, empreendedores indivi-duais, micro, pequenas e médias empresas, e tam-bém as grandes empresas e corporações. “Desbu-rocratizamos o acesso ao crédito para estimular a política de geração de emprego e renda além de fomentar o crescimento de negócios”, disse.

BALANÇO - Barbosa Sobrinho fez ainda um balanço das ações da ins-tituição. Nos últimos dois anos, a Fomento Paraná aumentou em 82% as operações destinadas ao setor privado, em com-

paração com 2010. Até o mês de novembro de 2012 as operações de mi-crocrédito (valores abaixo de R$ 15 mil) totalizaram mais de R$ 24 milhões. Hoje existe disponível no caixa da instituição cerca de R$ 160 milhões para operações destinadas ao setor privado.

Ele explica que a pro-jeção é ampliar o volume de recursos disponíveis ao setor privado, com capta-ção de dinheiro internacio-nal, operação das linhas do BNDES, parceria com o BRDE, Banco do Brasil, Caixa Econômica além de recursos do FGTS.

Do total financiado pela Fomento Paraná, 97% foram destinados ao setor público, responsável pela realização de projetos de melhoria da infraestrutura urbana nos municípios pa-ranaenses. Nos dois anos da gestão Beto Richa, a Fomento já disponibilizou R$ 272 milhões em finan-ciamentos de infraestrutu-ra urbana.

Também estiveram pre-sentes na cerimônia da assinatura o deputado federal Osmar Serraglio, o deputado estadual Leonal-do Paranhos e o vereador Jairo Marcelino.

De acordo com o presidente da Federação dos Taxistas e Transportadores de Passageiros do Paraná, Luiz Maldonado Marthos, há 30 anos o setor não tinha uma política pública de incentivo financeiro.

O governador Beto Richa ao lado dos representantes da classe dos taxistas.

Governador Beto Richa e o diretor-presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa juntamente com taxistas observam os veiculos ofertados para a classe.

Foto

: AN

-PR

Foto

: AN

-PR

Foto

: AN

-PR

Page 9: Jornal Bandeira UM - dezembro- 2012

09Curitiba, dezembro - 2012

Page 10: Jornal Bandeira UM - dezembro- 2012

10 Curitiba, dezembro - 2012

Em Matinhos pai e filho dividem a mesma profissãoDesde garoto, Rodrigo já sonhava com o serviço do pai

Muitos negócios, inc lusive com vínculos empre-

gatícios, são realizados entre pais e filhos. Natu-ralmente acontece de o filho acompanhar o pai em algum empreen-dimento. É natural também o filho co-meçar como empre-gado. Tratando-se de táxi, um empre-endimento familiar, é comum pai e filho dividirem a responsabili-dade de dirigir a “empresa chamada táxi”. Rodrigo de Freitas 23 anos e seu pai Raulindo de Freitas

são sócios nessa profis-são passada de pai para filho.

Rodrigo assumiu o táxi em 2007, quando atingiu a maioridade e tirou a car-teira de habilitação. Sem

emprego à vista, arriscou tentar unir o gosto por diri-gir carros com uma opção de profissão. “Entrei para ajudar meu pai nas horas

de folga dele e acabei gostando”, disse.

Mesmo sendo “fi lho do dono” do carro, Ro-drigo sabe das respon-sabi l idades e cumpre expediente de 12 horas. Além disso, o pai cobra a organização do carro e a atenção aos passagei-ros. Orgulhoso da esco-lha que fez, o taxista diz não ter do que reclamar: nem da profissão, nem do “patrão”. “Sei que trabalhar com família, às vezes, é difícil, mas com a gente não teve problema”, afirmou.

Orgulho mesmo, Ro-drigo sente do pai que o incentivou no início da

profissão. Diz que não seria nada sem o apoio que rece-beu. “Ele é um exemplo pra mim”, frisa.

Raulindo fez por merecer

os elogios do filho. No serviço de táxi começou jovem ainda. Diz ter sido um tempo marcado pelas

dificuldades. Trabalhou no comércio na cidade de Matinhos, correu atrás, evoluiu e hoje é o titular em seu táxi Ideia .

Rodr igo tem o seu ponto de táxi no centro de Matinhos, e enquan-to não t inha c l ientes aprovei tava as horas de folga para estudar e realizar o seu sonho em fazer uma faculdade. E, graças ao apoio do pai e ao seu esforço, no mês de novembro concluiu o Curso de Aministração de Empresas e já foi convidado para traba-lhar como or ientador de atendimento em uma

agênc ia bancár ia da cidade.

Mesmo com o novo emprego, Rodrigo não quer deixar a praça e pretende conciliar as duas profissões; trabalhar nos finais de semana com o táxi, pois neste período de dezembro até o carnaval aumenta muito o número de corridas e com certeza ajudaria o pai a ter um pouco mais de descan-so.

Rodrigo de Freitas é na-tural de Matinhos, casado e tem um filhinho Nayan Fernandes de 1 ano e 7 meses que segundo ele, é a alegria da família.

O jovem taxista Rodrigo de Freitas trabalha com o táxi no Centro Histórico de Matinhos.

Pai e filho unidos até na profissão de taxista.

“Agradeço a Deus pelo pai que tenho. Agradeço por ele ter me

orientado, educado a mim e minha família.”

Fotos e matéria:Fernando Cruz

Page 11: Jornal Bandeira UM - dezembro- 2012

11Curitiba, dezembro - 2012

Governo vai contratar projeto para duplicar o trecho Pinhais-Piraquara

O governador Beto Richa autorizou no inicio deste mês a contratação de

projetos para duas obras espe-radas há muitos anos na Região Metropolitana de Curitiba: a du-plicação do trecho da PR-415, entre Pinhais e Piraquara, e a pavimentação da PR-092 no trecho entre Cerro Azul e Doutor

Ulysses. Os dois projetos de-vem ser entregues no segundo semestre do ano que vem. A previsão é que as obras sejam finalizadas em 2014.

A PR-415 é a principal ligação dos municípios de Pinhais e Pi-raquara com Curitiba e registra movimento crescente, o que torna o trânsito lento na região.

O projeto do governo é duplicar um trecho de 13, 9 quilômetros. A licitação para a contratação do projeto, na modalidade con-corrência, deve ser lançada nos próximos dias pelo Departa-mento de Estradas de Rodagem (DER). O valor máximo do con-trato é de R$ 2,5 milhões.

De acordo com o DER, as obras de pavimentação serão feitas em duas etapas: na pri-meira, será construída mais uma faixa no trecho entre a Avenida Jacob Macanhan e o Expotrade de Pinhais; na segunda, a rodo-via será duplicada até o contorno Leste, em Piraquara.

Em abril, o governador rece-beu um abaixo-assinado com 12 mil assinaturas de mora-dores da região, que pediam a duplicação. Segundo estudo feito por eles, o trecho regis-trou 147 acidentes em 2011. A rodovia registra, em média, a circulação de 20 mil veículos em horários de pico.

“Sabemos das dificuldades que moradores e trabalhadores da região enfrentam todos os dias. O governo é sensível a

este problema e agora inicia-mos o processo para atender a essa antiga reivindicação” disse Richa.

HOMOLOGADA – A licitação para a contratação do projeto técnico de duplicação de 49 quilômetros da PR-092, entre Cerro Azul e Doutor Ulysses, já foi homologada pelo governador. A empresa vencedora receberá R$ 1,73 milhão pelo serviço.

Atualmente, o asfalto na PR-092 acaba em Cerro Azul, dei-xando Doutor Ulysses sem acesso por rodovia pavimen-tada. O projeto prevê obras de drenagem, terraplenagem, recu-peração de taludes, construção de pontes e pavimentação. O custo da obra será definido no projeto.

De acordo com Richa, o go-verno está comprometido com a realização das ações previstas no Plano Plurianual 2012-2015. “Pegamos o Estado com uma situação financeira delicada. Agora retomamos o investimento para modernizar o Paraná e dar melhores condições de vida a todas as regiões”, disse.

De acordo com o DER, as obras de pavimentação serão feitas em duas etapas: na primeira, será construída mais uma faixa no trecho entre a Avenida Jacob Macanhan e o Expotrade de Pinhais; na segunda, a rodovia será duplicada até o contorno Leste, em Piraquara.

Toyota Prius vira táxi em São Paulo

O Nissan Leaf não será mais o único táxi ecológico nas

ruas de São Paulo. A Toyo-ta anunciou, a entrega de 20 Prius para empresas frotistas que fazem parte do Programa de Táxis Hí-bridos, implementado pela Prefeitura da capital paulis-ta em junho de 2012.

No futuro, a Toyota po-derá disponibilizar mais 96 veículos, podendo chegar a 116 Prius táxis. As re-

gras municipais do decreto preveem que as empresas interessadas deverão com-prar um pacote com, no mínimo cinco carros, sendo dois deles híbridos, dois flex e um adaptado para atender pessoas com ne-cessidades especiais. Nos Estados Unidos, o carro já vendeu mais de 1,2 milhão de unidades. Por aqui, o Prius estreia em janeiro de 2013, com preço estimado de 120 mil reais.

Nos Estados Unidos, o carro já vendeu mais de 1,2 milhão de unidades.

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Div

ulga

ção

Page 12: Jornal Bandeira UM - dezembro- 2012

12 Curitiba, dezembro - 2012

Pai se aposenta e filho assume a boleia do táxi

Aplicativos para celulares ajudam a chamar táxi

Após muitos anos traba-lhando como taxista no li-

toral paranaense, o moto-rista Edi de Jesus Freitas,

65 anos, passou o volante do seu carro para o filho Everson Edipo da Silva Freitas, de 25 anos.

Everson, que até o iní-cio do ano estava traba-lhando como padeiro na padaria de um familiar na cidade de Santa Catarina, não pensou duas vezes quando recebeu o convite do pai para retornar para Matinhos e assumir o seu lugar na boleia do táxi.

Trabalhando com o car-ro prefixo 017 no ponto de número 06, defronte ao Hospital dos Navegan-tes na praia de Matinhos, Everson, ainda sem muita experiência como taxista,

procura atender os clien-tes da mesma maneira que o seu pai fazia no período em que estava na ativa. Everson diz que o início foi um pouco complicado, mas depois, com a ajuda dos colegas do ponto, tudo foi se acertando.

Everson sai de casa as 6 horas da manhã e vai direto para o seu ponto localizado na Avenida Jucelino K. de Oliveira es-quina com Avenida Para-ná, onde aguarda as cha-madas dos clientes que podem ser feitas através dos telefones 3452-2491 e 9118-2132.

Casado, o taxista pre-

fere não trabalhar no pe-ríodo da noite para ficar ao lado da familia e deixa o carro com um outro motorista, que passa a madrugada trabalhando.

Hoje a maioria das cor-ridas é para as pessoas que buscam atendimento no Hospital Navegantes e na hora de ir embora aca-bam usando o serviço de táxi, já que o ponto está bem ao lado do hospital, declara Everson. Para o taxista, do natal até o final do carnaval , o mo-vimento de corridas deve aumentar, já que muitos turistas acabam utilizando o serviço de táxi.

Everson Edipo da Silva Freitas de 25 anos trabalha no ponto 06.

Fazendo o download do recém-lançado “Taxi Aqui”, dispo-

nível gratuitamente para iPhone e sistema Android, o sistema procura pelo táxi mais próximo e, au-tomaticamente, envia o pedido para os taxistas disponíveis que possuem cadastro na ferramenta. Aceitando a corrida, o taxista recebe os dados para buscar o passageiro. Quando o carro chega ao local, quem o chamou recebe uma mensagem avisando da chegada. Por enquanto, o serviço só está disponível em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte.

O “LevoVC”, também grátis para iPhone, An-droid, Symbian e Black-Berry, funciona da mesma

forma: através dele, é possível fazer uma busca para encontrar os táxis que estão mais próximos. Em fase de testes, o aplicativo só funciona para cariocas, mas em breve estará dis-ponível para todo o país.

Já o “Taximov” funciona de maneira um pouco dife-rente. Ele é mais comple-xo, porém mais seguro. O cliente deve solicitar uma corrida pelo callcenter do aplicativo (11-4148-6623) ou pelo site. Então o com-putador central escolhe o táxi livre mais próximo e envia ao cliente uma mensagem informando as características do carro (placa, marca, modelo) e o tempo estimado até que o taxista chegue ao local. Basta então o cliente aceitar a corrida e esperar.

Por enquanto, o serviço só atende à região me-tropolitana e ao litoral de São Paulo, mas o objetivo é que o “Taximov” esteja funcionando em todas as cidades-sedes da Copa do

Mundo até 2014.Com a mesma afunção,

o “Resolveaí” promete ser um grande hit. Ele já está funcionando em Brasília e no Rio de Janeiro, onde mais de 4 mil táxis já foram

cadastrados. As inscrições são feitas apenas por co-operativas. Por enquanto, só é possível pedir o táxi pelo site, mas um aplicati-vo para celular já está em fase de testes.

Aplicativo pode ser baixado gratuitamente.

Foto e matéria:Fernando Cruz

Foto e matéria:Divulgação

Page 13: Jornal Bandeira UM - dezembro- 2012

13Curitiba, dezembro - 2012

PRF lança campanha para reduzir acidentes nas estradasAção ocorre, entre dezembro e fevereiro, em todo o Brasil com fiscalização intensificada e trabalho de conscientização

A Políc ia Rodoviár ia Federal (PRF) lançou n o d i a 1 5 últ imo, a

Operação Rodovida, que tem o objetivo de reduzir o número de acidentes nas estradas de todo o país. A operação vai até o dia 13 de fevereiro de 2013, com aumento da fiscalização e ações de conscientização.

A fiscalização será inten-sificada nos pontos onde há, historicamente, mais acidentes nas rodovias do Brasil. No Pa-raná, haverá mais policiamento em locais estratégicos das BRs 116, 277, 376, 369 e 476. Serão 100 pontos de fiscalização em todo o país, que correspondem a 1,4% das rodovias federais, onde aconteceram 27,6% dos

acidentes e 11% das mortes en-tre janeiro a setembro de 2012, conforme a PRF.

A operação também vai se estender para os demais 70 mil quilômetros das rodovias federais, por meio de ações de conscientização, com apoio dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans), Polícias Militar e Civil e Concessionárias de Rodovias. O foco é comba-ter a embriaguez, excesso de velocidade e ultrapassagens perigosas.

Ainda serão veiculadas cam-panhas publicitárias sobre o trân-sito entre o Natal e o Ano Novo, para alertar o motorista sobre o número elevado de mortes que acontecem neste período.

No Paraná, haverá mais policiamento em locais estratégicos das BRs 116, 277, 376, 369 e 476.

Taxista reage a assalto e garante ter deixado faca cravada na barriga de ladrão

O t a x i s t a L í d i o de Matos, de 44 anos, reagiu a

um assalto e informou ter deixado uma faca cravada na barriga do ladrão, na manhã do dia 10 último.

Segundo informações da polícia, o ladrão so-licitou ao taxista o pe-dido de uma corrida na Avenida Silva Jardim, p róx imo ao Hosp i ta l Pequeno Pr ínc ipe , e em seguida deu voz de assal to ao motor ista. Taxista e ladrão para-

ram na Rua Tenente Francisco Ferreira Sou-za, no bairro Hauer, onde entraram em luta corporal. A versão do taxista é de que ele te-ria recebido uma faca-da de raspão na testa, mas, na luta, conseguiu pegar o armamento e cravar na barr iga do ladrão. Depois disso, o assaltante fugiu sentido à Favela da Rocinha.

Revoltado, o taxista a f i rmou que não va i f i ca r in t im idado com o assalto. “Não tenho

porque ter medo. Vou continuar trabalhando normalmente. Simples-mente revidei o que aconteceu e far ia de n ovo . D e i xe i a f aca cravada na barriga ele”, contou Matos.

É importante ressal-tar que a recomendação da polícia é não reagir em caso de assalto. Po-liciais Militares realiza-ram buscas para tentar encontrar o suspeito, que estaria com a faca cravada na barriga mas não logram exito.

Vários taxistas compareceram no local para dar assistência ao colega de praça.

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Div

ulga

ção

Page 14: Jornal Bandeira UM - dezembro- 2012

1314 Curitiba, dezembro - 2012

Prepare seu carro para viagens de final de anoAntes de pegar a estrada faça uma inspeção

As férias e feriados são momentos perfeitos para reunir toda a família e pegar a estrada para o destino que você es-colher — pode ser praia, campo, resort... O que vale é aproveitar o tempo de folga para ficar juntos. Mas antes de se aventurar é preciso tomar algumas precauções para deixar a família toda segura. Isso porque, segundo pesqui-sa brasileira, 14% dos

acidentes nas estradas e 48% nos centros urbanos estão ligados à falta de manutenção.

Adriana Lopes Res-ton, da Escola Pública de Trânsito da Divisão de Educação do DETRAN-RS, explica que o mais importante é fazer essa manutenção preventiva periódica. "Ela é funda-mental para minimizar o risco de acidentes de trân-sito", explica. Para isso, o

melhor é ficar de olho no manual de instruções do veículo, que dita o número de quilômetros rodados para cada checagem.

Antes da viagem faça uma inspeção visual, veri-ficando combustível, nível de óleo do freio, do motor e da direção hidráulica (incluindo os reservató-rios), água do radiador e do sistema de para-brisa, palhetas do limpador de para-brisa, desembaça-dores dianteiro e traseiro, funcionamento da regula-gem dos faróis, lanternas dianteiras e traseiras, lu-zes de direção, luz de freio e luz de ré.

"Quanto aos pneus, é importante conferir sempre a calibragem, desgaste, deformações na carcaça e dimensões irregulares. To-

das essas recomendações também se aplicam ao pneu sobressalente (este-pe)", explica Adriana.

Crianças no carroA regra do CONTRAN

dita que crianças menores de dez anos viajem sempre no banco de trás do carro. Atente para como cada ida-de deve ser acomodada:

• Bebês de até 1 ano devem viajar no bebê-conforto, que precisa ser instalado de costas para o movimento do carro, em inclinação de 45 graus, fixado no cinto de três pontos (a criança tem que usar o cinto do próprio equipamento).

• Crianças de 1 a 4 anos ficam na cadeirinha, instalada de frente também com o cinto de três pontos e o cinto do equipamento

segurando a criança.• De 4 a 7 anos e

meio o indicado é o as-sento de elevação, que permite que a criança seja presa com o cinto de três pontos do carro, que deve ficar na altura dos ombros e do quadril.

"O uso desses dis-positivos previne contra a ocorrência de lesões graves em caso de colisão ou até frenagem brusca", explica Adriana. "No Rio Grande do Sul, após um ano de fiscalização do uso das cadeirinhas, que iniciou em setembro de 2010, conforme dados do DETRAN/RS, houve redução de mais de 31% nas mortes de crianças na condição de passageiras de veículos de passeio", completa.

Segurança coloca 3 mil homens nas ruas na Operação Nhapecani

Mais de 3 mil agentes de segurança públi-ca estiveram mo-

bilizados para a Operação Nhapecani, que ocorreu em todo o território paranaense. A operação envolveu 2,5 mil policiais militares e 560 agentes das polícias Civil, Federal, Rodoviária Federal, além de integrantes da Re-ceita Federal. Eles atuaram em cerca de 330 pontos, realizando ocupações tem-porárias, patrulhamentos e bloqueios, para inibir o tráfi-co de drogas e a circulação de armas ilegais, reduzindo assim crimes violentos como homicídios e roubos.

A ação foi comandada pela Polícia Militar e, de acordo com o secretário da Segurança Pública, Cid Vas-

ques, é a primeira de uma sé-rie de operações do gênero que acontecerão a partir de agora, sem data específica ou horário determinado.

Segundo ele, a opera-ção decorre do processo de interação que já vinha ocorrendo entre as equi-pes de inteligência do Es-tado, da Polícia Federal, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e do Exército. “Estamos traba-lhando integrados para a troca de informações e agora ampliamos a parce-ria para esta ação opera-cional", disse. A operação foi batizada com o nome em guarani da harpia, ave-símbolo do Paraná.

O comandante geral da PM, coronel Roberson Luiz

Bondaruk, disse que se trata“de uma coordenação de forças inédita, que deve acontecer constantemente a partir de agora, fechando rodovias e as principais entradas de acesso a mu-nicípios para coibir a crimi-nalidade”.

A operação complementa a Operação Simultânea, que as Forças Armadas realizam na região Sul, em colabora-ção também com forças de segurança do Paraguai e da Argentina.

A meta é reduzir a inci-dência de crimes violentos contra a pessoa (homicídios, latrocínios e lesões corpo-rais) e contra o patrimônio (furtos e roubos a residên-cias, comércios e veículos). Os policiais vão realizar ba-

tidas e implantar 330 pontos de bloqueios, fiscalizando todos os tipos de veículos e estabelecimentos comer-ciais. Somente em Curitiba, serão realizadas blitze em cerca de 80 pontos.

“Teremos pontos fixos e móveis, para evitar que pes-soas evitem passar pelos lo-cais onde estão os policiais”, disse o coronel Ademar da Cunha Sobrinho, porta-voz da operação.

Também participaram da operação os seguintes ba-talhões especializados da PM: Batalhão de Polícia Ro-doviária (BPRv), o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), o Batalhão de Patrulha Escolar (BPEC), o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e o Re-

gimento de Polícia Montada (RPMon), os quais devem atuar em conformidade aos Comandos Regionais de onde atuam Além de-les, participam o Batalhão de Operações Especiais (BOPE), O Batalhão de Policia Guarda (BPGD), em operações bloqueio, o Bata-lhão de Polícia de Fronteira (BPFron), juntamente com o 5º CRPM.

A Polícia Civil também participou, com cerca de 380 policiais apoiando a operação e realizando policiamento ostensivo. “Estamos cumprindo man-dados de prisões, buscas e apreensões”, informou o porta-voz da operação da Polícia Civil, Walter Baruffi Júnior.

Mariana Czerwonka /Portal do Trânsito

Page 15: Jornal Bandeira UM - dezembro- 2012

15Curitiba, dezembro - 2012

Page 16: Jornal Bandeira UM - dezembro- 2012

16 Curitiba, dezembro - 2012