5
Uma publicação da Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais JORNAL DO HOSPITAL EVANGÉLICO MINAS GERAIS SEM FILA PARA BIÓPSIA RENAL ORTOPEDIA NO HE pág.03 pág.04 ANO 02 | Nº 07 | NOVEMBRO/DEZEMBRO | 2013 Dr. João Wagner, Dr. Cristiano Rajão e Dr. Glauco Almeida Passos Ortopedistas do Corpo Clínico do HE ANOS Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais

JORNAL DO HOSPITAL EVANGÉLICO - … · Suplentes: Dr. Carlos Fernando H. Nascimento, Dr. Julio S. Lara Resende, Dr. Murilo Rezende Pereira e Dr. Sérgio Libânio Esmeraldo Pereira

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: JORNAL DO HOSPITAL EVANGÉLICO - … · Suplentes: Dr. Carlos Fernando H. Nascimento, Dr. Julio S. Lara Resende, Dr. Murilo Rezende Pereira e Dr. Sérgio Libânio Esmeraldo Pereira

Uma publicação da Associação Evangélica Benefi cente de Minas Gerais

JORNAL DO HOSPITAL

EVANGÉLICO

MINAS GERAIS SEM FILA PARA BIÓPSIA RENAL ORTOPEDIA NO HE

pág.03 pág.04

ANO 02 | Nº 07 | NOVEMBRO/DEZEMBRO | 2013

Dr. João Wagner, Dr. Cristiano Rajão e Dr. Glauco Almeida PassosOrtopedistas do Corpo Clínico do HE

ANOSAssociação EvangélicaBeneficente de Minas Gerais

Page 2: JORNAL DO HOSPITAL EVANGÉLICO - … · Suplentes: Dr. Carlos Fernando H. Nascimento, Dr. Julio S. Lara Resende, Dr. Murilo Rezende Pereira e Dr. Sérgio Libânio Esmeraldo Pereira

A AEBMG sempre busca a excelência e a qualidade dos serviços prestados. Para isso, conta com uma grande equipe que abrange os mais diversos setores, do administrati vo ao corpo clínico. Para garanti r o desempenho nas ati vidades diárias, atendendo aos requisitos e superando as expectati vas dos pacientes e familiares, a AEBMG possui uma área de Qualidade, que acompanha os processos, a roti na de trabalho e a prestação de serviços da insti tuição, buscando maior produti vidade e sati sfação dos pacientes e clientes. “Quando há um Sistema de Gestão da Qualidade signifi ca que a existência da empresa está alicerçada em requisitos que serão aceitos pelo seu público. A aplicação dos conceitos da qualidade deve ser adotada por todos os setores, fazendo parte de um sistema que crie condições favoráveis ao seu aperfeiçoamento constante”, explica Angélica Assunção, Gerente da Qualidade da AEBMG.A área da saúde é muito complexa e envolve processos que necessitam ser monitorados com frequência. “Os pacientes podem se benefi ciar quando as insti tuições comprometi das e preocupadas com a qualidade e segurança da assistência monitoram os processos por meio de indicadores, realizam as devidas análises críti cas e adotam ações preventi vas e, se necessário, correti vas. Não basta coletar os dados, devemos transformá-los em informação para serem uti lizados na tomada de decisão”, completa Angélica.

ANO 02 | Nº 07 | NOVEMBRO/DEZEMBRO | 2013

JORNAL DO HOSPITAL

EVANGÉLICO Editorial

AEBMG sempre lembrada Enti dade sem fi ns lucrati vos, a Associação Evangélica Benefi cente de Minas Gerais, em consonância com os preceitos éti cos da profi ssão médica, tem como principais objeti vos lutar pelo constante aprimoramento técnico, bem como parti cipar ati vamente em uma relação de parceria e de saúde com o Hospital Evangélico, com as duas unidades de Terapias Renais e com a Escola de Enfermagem do HE.

Nesta busca, a AEBMG permanece fi el aos preceitos cristãos iniciais de seus fundadores.

Nosso respeito ao corpo clínico tem garanti do não só a credibilidade dos profi ssionais que por aqui fazem sua residência em busca de aperfeiçoamento de sua carreira, mas também milhares de médicos que passaram por essa insti tuição em seu início de carreira e ainda se lembram deste hospital com carinho.

O papel da AEBMG é perseverar esse compromisso de éti ca, qualidade e humanismo.

A nova Comissão de Éti ca Médica do Hospital Evangélico foi eleita em agosto, nos termos da resolução 1.657/2002 do Conselho Federal de Medicina. Formada por quatro ti tulares e quatro suplentes, a saber: Efeti vos: Dr. Aurélio Magalhães Neto, Dr. Evilázio Teubner Ferreira, Dr. Glauco Almeida Passos e Dra. Lílian Carmo.Suplentes: Dr. Carlos Fernando H. Nascimento, Dr. Julio S. Lara Resende, Dr. Murilo Rezende Pereira e Dr. Sérgio Libânio Esmeraldo Pereira.

Nesta ocasião, o corpo clínico da AEBMG elegeu também o diretor clínico do Hospital Evangélico, Dr. Antônio Claret de Morais, que tem se mostrado comprometi do com nossa causa e com a vivência hospitalar. Nossa expectati va é que o fortalecimento entre as relações dos médicos e pacientes, do corpo clínico e administrati vo seja apenas a celebração de parcerias duradouras em prol do ser humano, criado a imagem de Deus.Ao Senhor Jesus Cristo rendemos Glória pelas decisões de cada dia e a Graça que nos acompanha de maneira constrangedora.

Euler Borja

Desde novembro de 2012, por meio da parceria fi rmada entre o Serviço de Terapia Renal do Hospital Evangélico e a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, através da Comissão Municipal de Nefrologia, a AEBMG tem realizado biópsias renais encaminhadas por nefrologistas de diversos municípios de Minas Gerais.

Atualmente, somos o serviço de referência para a realização deste procedimento pelo SUS. Desde 2012, foram realizadas 137 biópsias renais, entre biópsias de rim nati vo e de enxerto renal, benefi ciando pacientes que aguardavam há meses pelo procedimento.

Como precursoras do programa,

De olho na qualidade Minas Gerais sem fi la para Biópsia Renal

Uma parceria entre a AEBMG e a Secretaria Municipal de SaúdeSegundo Dra. Jenaine, não há mais fi la de espera para a realização do procedimento nos municípios referenciados a Belo Horizonte. “Graças à esta parceria, os pacientes que necessitam de diagnósti co de uma patologia renal são biopsiados rapidamente, aumentando as chances de um diagnósti co preciso e de um tratamento precoce, o que aumenta a probabilidade de preservação da função renal”.

O que é Biópsia Renal?

É um procedimento realizado para obtenção de pequenos fragmentos renais que serão avaliados sob visualização através de um microscópio. Pode ser indicada para determinar a causa, a severidade do acometi mento renal e a possibilidade de tratamento de uma doença que esteja acometendo os rins. É indicada também para avaliar o grau de cronicidade e determinar o prognósti co renal. Nos pacientes que foram submeti dos a Transplante Renal, é importante para diagnosti car quadros de rejeição, recidiva da doença que determinou a perda dos rins nati vos ou outras alterações que podem ocorrer nestes pacientes.

Muitas das patologias que acometem os rins necessitam da biópsia renal para elucidação diagnósti ca, sendo necessário realizar o procedimento rapidamente, possibilitando o tratamento e evitando a evolução do quadro para Doença Renal Crônica com necessidade de terapia renal substi tuti va.

destacam-se Dra. Jenaine Oliveira e Dra. Lilian Carmo, nefrologistas e responsáveis técnicas pela Terapia Renal do Hospital Evangélico – HE.

Importância da prevenção

Atualmente no Brasil, 12,5% dos pacientes em hemodiálise perderam a função renal por Glomerulonefrite Crônica e 22% perderam a função renal sem um diagnósti co defi nido. A maioria destes pacientes poderia ter sido benefi ciada por uma biópsia renal precoce, que possibilitaria o diagnósti co e o tratamento específi co. Portanto, é imprescindível que, quando solicitada, a biópsia renal seja realizada o mais precocemente possível.

32

Uma publicação da Associação Evangélica Benefi cente de Minas Gerais

Page 3: JORNAL DO HOSPITAL EVANGÉLICO - … · Suplentes: Dr. Carlos Fernando H. Nascimento, Dr. Julio S. Lara Resende, Dr. Murilo Rezende Pereira e Dr. Sérgio Libânio Esmeraldo Pereira

JORNAL DO HOSPITAL

EVANGÉLICO

Dentro das especialidades médicas, a Ortopedia tem sido uma das que mais agregaram as novas tecnologias, tanto em termos de técnica operatória, quanto de aparelhos para a realização de exames de imagem e de procedimentos cirúrgicos.

As cirurgias, que antes eram realizadas com cortes amplos e grandes exposições, estão sendo executadas com mais efi ciência e menor agressão ao paciente, por meio de pequenas aberturas – procedimentos por meio da Artroscopia, que se desenvolveu primeiramente na arti culação do joelho e hoje alcança várias outras arti culações.

Para o Dr. Glauco Almeida Passos, ortopedista do HE, há um grande crescimento na área, e a forte demanda vem desde a prótese de coluna, videoartroscopia, até as demais complexidades.

Ortopedia no HE

54

Uma publicação da Associação Evangélica Benefi cente de Minas Gerais

ANO 02 | Nº 07 | NOVEMBRO/DEZEMBRO | 2013

A equipe de ortopedia do HE possui avançados aparelhos e conta com a mais alta tecnologia de suporte ao paciente e ao corpo clínico. “Hoje possuímos aparelhagem para realizar qualquer cirurgia na área de alta

complexidade da ortopedia comparado a grandes hospitais do estado”, afi rma Dr. Glauco.

Opinião de especialista

A tendência da Ortopedia no HE, segundo Dr. Glauco, é demonstrada

nos números. “Em 2012 alcançamos o número de 1300 cirurgias realizadas. Estes são dados de grandes hospitais e, muitas vezes, a população não tem informação sobre a qualidade dos equipamentos de últi ma geração e sobre

a excelência do corpo clínico, que hoje está entre os melhores da capital mineira”.

Hoje, a equipe do HE é composta por 16 médicos ti tulares e 6 residentes.

História

Já foram encontrados em fósseis de homens primiti vos ossos fraturados que se consolidaram, provavelmente devido ao processo fi siológico da consolidação. Por outro lado, é possível que isso tenha ocorrido devido a alguma imobilização rudimentar. No Egito, múmias egípcias foram encontradas com imobilizações que lembram uma tala. Em 2830 A.C., na tumba de Hirkouf, foi feita uma escultura que usava muletas. Estes são os primeiros relatos de como surgiu essa técnica, hoje tão importante na vida das pessoas.

Fonte: Nicholas Andry /publicou um livro chamado Orthopaedia: The Art of Correcti ng and Preventi ng Deformiti es in Children. Neste caso, Andry foi o primeiro a usar o termo ortopedia para correção de deformidades ósseas.

Page 4: JORNAL DO HOSPITAL EVANGÉLICO - … · Suplentes: Dr. Carlos Fernando H. Nascimento, Dr. Julio S. Lara Resende, Dr. Murilo Rezende Pereira e Dr. Sérgio Libânio Esmeraldo Pereira

76

TI efi caz é imprescindível! AEBMG: Capelania em ação

JORNAL DO HOSPITAL

EVANGÉLICO

Cada vez mais, as insti tuições de saúde percebem que por trás do processo de gestão da Tecnologia de Informação (TI) existe muito mais do que apenas cabeamento e suítes: há também alinhamento da cultura organizacional – algo considerado estratégico. No segmento da Tecnologia da Informação tudo acontece rapidamente e para incluir esse segmento na área da saúde, o gestor e a equipe de TI não podem fi car apenas entre quatro paredes, é necessária uma gestão colaborati va.

Segundo Giovan Casteluber, Diretor Financeiro responsável pela área de TI da AEBMG, o setor está em crescimento, se tornando cada vez mais estratégico. “Aquilo que não se mede, não se gerencia. Então, sem uma TI que supra as necessidades da empresa, com sistemas que permitam registrar, avaliar e comparar, é impossível sobreviver. Ou seja, TI efi caz é

imprescindível!”.

Hoje podemos falar em uma arquitetura sólida como algo essencial para a entrega de resultados. Os diferentes modelos de negócios na área da saúde estão gerando obsolescência de procedimentos consolidados no setor. Para Casteluber, as novas tendências de TI emergentes estão trazendo benefí cios diretos e indiretos para a gestão da saúde. “Atualmente, a AEBMG tem investi do na implantação das diversas ferramentas do sistema SMART, ERP - reconhecidamente efi ciente e que nos permite a implantação da prescrição eletrônica pelo corpo clínico e pela enfermagem -, do CAPTA para as internações, e da visualização remota do quadro de agendas de cirurgia dos dois blocos do HE”.

Não podemos esquecer também a interligação efeti vada de

Uma publicação da Associação Evangélica Benefi cente de Minas Gerais

ANO 02 | Nº 07 | NOVEMBRO/DEZEMBRO | 2013

A equipe de Capelania da AEBMG procura dar apoio aos pacientes internados e acompanhantes, visitando-os nos leitos, oferecendo-lhes Bíblias, novos testamentos, porções bíblicas, folhetos de consolo, orando com eles e por eles, atendendo-os em aconselhamento quando solicitado.

Para o público interno, a equipe da Capelania tem como objeti vo visitá-los em seus ambientes diários, aconselhando-os quando procuram ajuda, parti cipando de

festi vidades como aniversariantes do mês, distribuindo também material bíblico e, sobretudo, apoiando-os em momento de adversidades.A Capelania conta com a abençoada ajuda de voluntários. A maioria possui cursos voltados para essa área, no entanto, a AEBMG, em parceria com a Capelania Voluntária Internacional (Internati onal Volunteer Chaplaincy), promove cursos de Capelania Hospitalar. Uma ação de formação contí nua que além de trazer para os atuais profi ssionais mais conhecimento, tem aberto portas para que jovens conheçam novos ministérios. Como foi o caso de Eder, 32 anos, presidente da UMP- União de Mocidade Presbiteriana, que parti cipou do últi mo curso: “Foi um marco na minha vida. Já parti cipei de várias

ati vidades dentro de ambientes hospitalares com igrejas e jovens, mas depois deste curso minha visão mudou completamente”.

Para os interessados , o curso de Capelania Hospitalar terá novo módulo a parti r de 22 de novembro, no Hospital Evangélico*. “O campo de aconselhamento em ambiente hospitalar é fecundo e carente. É preciso preparação e muito amor. Amamos porque Ele nos amou primeiro”, conclui Reverendo Rogério, citando as escrituras.

*Interessados em fazer o curso de Capelania Hospitalar podem entrar em contato através do e-mail: [email protected].

todas as Unidades de Negócio da AEBMG por meio da fi bra óti ca – canal dedicado de dados da Telbrax – que, dentre outros, nos permite muito mais rapidez na comunicação, e, consequentemente, acompanhamento para a gestão de resultados on-line e em tempo real. Além disso, os PCs estão sendo substi tuídos por novas máquinas, de alta performance e devidamente customizadas. Onde antes essas máquinas ocupariam muito espaço, agora contamos com os Eco-PCs, que atendem fi elmente o serviço prestado.

Segundo o Diretor Financeiro, os desafi os da escolha de uma ferramenta de Tecnologia de Informação são grandes. “Todas as escolhas têm em vista a oti mização dos processos, com segurança, agilidade e modernidade para quem quer ser reconhecido por qualidade na prestação de seus serviços”. Em relação à segurança virtual, Casteluber afi rma que a AEBMG investi u na aquisição de 300 licenças do anti vírus da SYMANTEC, o que signifi ca que a insti tuição está resguardada pelos próximos anos.

E diante da era da tecnologia, para Casteluber algumas questões estão em pauta para discussão relevante. “Em um futuro bem próximo, a marcação de consultas será pela internet? Poderemos usar tablets no bloco? Podemos nos furtar de Bluetooth? Poderá haver gerenciamento de frota por satélite e com a gestão inteligente de recursos? Poderemos gerenciar estoque sem a logísti ca inteligente? Há muitos pontos para discuti rmos.”, fi naliza.

Grandes Temasem Nefrologia

Realização: TERAPIA RENAL DO HOSPITAL EVANGÉLICO DE BELO HORIZONTEInscrição: 1kg de alimento não perecível a ser entregue nos dias do evento. As doações serão destinadas aos pacientes da Terapia Renal através de cestas de Natal.

Associação Médica de Minas Gerais | Avenida João Pinheiro, 161 - Centro.Inscrições: 031.3326.2567 | [email protected]

Informações e programação completa:www.hospitalevangelicobh.org.br/grandestemasemnefrologia

VAGAS LIMITADAS!PATROCÍNIO: APOIO:

Dias 29 e 30 de novembro

Diretor Financeiro Giovan Casteluber e o Gerente de TI Glauber Scherer

Page 5: JORNAL DO HOSPITAL EVANGÉLICO - … · Suplentes: Dr. Carlos Fernando H. Nascimento, Dr. Julio S. Lara Resende, Dr. Murilo Rezende Pereira e Dr. Sérgio Libânio Esmeraldo Pereira

JORNAL DO HOSPITAL

EVANGÉLICO

Uma publicação da Associação Evangélica Benefi cente de Minas Gerais

ExpedienteA Associação Evangélica Benefi cente de Minas Gerais é uma insti tuição sem fi ns lucrati vos que atua na área da saúde, através das suas unidades de Terapia Renal em Belo Horizonte e Contagem, a Escola de Enfermagem e o Hospital Evangélico.

CONSELHO EDITORIAL

• Ceci Gibram• Dália Moraes• Euler Borja• Lilian P. de Freitas do Carmo• Luciana Flôr• Luciana Soares• Mara Christi na Pimentel • Neander Teixeira Mendonça• Regina Helena S. de S. Morais

Coordenação: Gerência de Marketi ng AEBMG Jornalista responsável: Fernanda CremoneziProjeto Gráfi co: Push - pushpublicidade.comImpressão gráfi ca: Gráfi ca Rede Tiragem: 4.500 exemplareswww.hospitalevangelicobh.org.brmarketi [email protected]

Contato: [email protected]: [email protected]

ANO 02 | Nº 07 | NOVEMBRO/DEZEMBRO | 2013

NotasEntrevista ao SBN INFORMA

Em entrevista ao informati vo SBN INFORMA, jornal da Sociedade Brasileira de Nefrologia, a Dra. Lilian Campos, secretária da Sociedade Mineira de Nefrologia e Coordenadora da Clínica de Nefrologia do HE, comenta sobre a parti cipação na comissão organizadora do Congresso Brasileiro de Nefrologia de 2014. “Tem sido uma óti ma experiência, especialmente pelo convívio com grandes nefrologistas brasileiros. É importante parti cipar das ati vidades para aprender, ampliar e aperfeiçoar o trabalho que vem sendo feito”.

Dra. Lilian ainda comenta sobre as especialidades da Nefrologia e sobre as difi culdades que os pacientes renais enfrentam. “A Nefrologia é uma especialidade fascinante, dinâmica e com boas oportunidades no mercado de trabalho. Temos um grande volume de trabalho, mas o nosso desafi o está na convivência frequente com os pacientes. Acabamos assumindo os aspectos clínicos e também os problemas sociais que afetam diretamente o tratamento, como falta de estrutura familiar, de alimentação e de transporte”.

Apesar das difi culdades, todo o seu esforço já resultou em benefí cios para pacientes e médicos. Com o apoio de toda a equipe da AEBMG, ela reestruturou o serviço de Nefrologia, melhorando o atendimento e a qualidade do

exercício profi ssional. Firmou também uma parceria com a diretoria administrati va para o desenvolvimento de vários projetos – de educação conti nuada até a expansão de ati vidades assistenciais –, que garantem benefí cios para a população da região. A quem honra, honra

O Diretor Financeiro da AEBMG, Rev. Giovan Casteluber, recebeu a Medalha Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II, concedida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. A Medalha é um agradecimento àqueles militares ou civis que contribuem para a história, para o desenvolvimento e para a expansão do Corpo de Bombeiros. A solenidade aconteceu dia 30 de agosto, no Auditório JK localizado na Cidade Administrati va de Minas Gerais.

Nova parceria no HE

O Hospital Evangélico de Belo Horizonte (HE) acaba de disponibilizar dentro de suas edifi cações, instalações para funcionamento de um Posto Policial. Visando segurança e acesso fácil para chamados de urgência, o novo Posto atenderá à população da região e também ao público do Hospital, quando necessário.O Posto Policial fi ca à Rua Sacramento, 225, onde estão também o ambulatório do SUS e o Centro Administrati vo da AEBMG(Associação Evangélica Benefi cente de Minas Gerais), mantenedora do Hospital Evangélico.

Residência Médica no HE

No dia 28/10/2013, recebemos no Hospital Evangélico e Unidades de Terapia Renal, a visita dos avaliadores da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), Prof. Paulo Souza e Prof. Irami Filho, com o objeti vo de atender à nossa solicitação de aprovação do Credenciamento Provisório dos Programas de Residência Médica (PRM) de Nefrologia, Cardiologia, Medicina Intensiva e Anestesiologia.

Foi cumprida uma agenda intensa e ti vemos a parti cipação nas reuniões, de todos as diretorias e gestores diretamente ligados às áreas envolvidas. A AEBMG aguarda, com grande expectati va, o resultado que será dado após a reunião plenária da CNRM no MEC, no fi nal de novembro.

8