24
Paraíba - De 24 a 31 de outubro de 2015 MOÇADA QUE ESTE JORNAL É UMA CORTESIA DA ESTE JORNAL É UMA CORTESIA DA ESTE JORNAL É UMA CORTESIA DA Chegou a hora! Mais de 200 mil alunos fazem Enem na PB Escolas anunciam festas de formatura e investem em glamour Made in PB: veja uma entrevista exclusiva com Seu Pereira Concurso: UFPB tem 154 vagas e salários de até R$ 3,6 mil

Jornal Mocada Outubro 2015 - 2

Embed Size (px)

DESCRIPTION

 

Citation preview

Page 1: Jornal Mocada Outubro 2015 - 2

24 MOÇA

DA Q

UE

Paraíba - De 24 a 31 de outubro de 2015

Paraíba | Outubro de 2015

MOÇA

DA Q

UE

ESTE JORNAL É UMA CORTESIA DA

ESTE JORNAL É UMA CORTESIA DA

ESTE JORNAL É UMA CORTESIA DA

Chegou a hora!

Mais de 200 mil alunos

fazem Enem na PB

Escolas anunciam festas de formatura e investem

em glamour

Made in PB: veja uma entrevista exclusiva com

Seu Pereira

Concurso: UFPB tem 154 vagas e salários de

até R$ 3,6 mil

Page 2: Jornal Mocada Outubro 2015 - 2

2 MOÇA

DA Q

UE

MOÇA

DA Q

UE

23Paraíba | De 24 a 31 de outubro de 2015 Paraíba | De 24 a 31 de outubro de 2015

Festas de FormaturaA partir desta edição do jornal Mo-

çada Que Agita você ficará por dentro das tradicionais festas de formatura que escolas e faculdades realizam entre o último bimes-tre do ano e comecinho do ano que vem.

O Moçada Que Agita fará a cober-tura dos principais eventos, através de sua

coluna diária no jornal Correio da Paraíba (página 6 do Caderno 2), da Contracapa publicada no caderno Classificados do jor-nal Correio da Paraíba e da revista MQA.

Também haverá divulgação, claro, aqui no jornal MQA, nas redes sociais e também no Portal Moçada Que Agita (a ser

lançado no dia 4 de novembro deste ano).A equipe do Moçada Que Agita está

atenta à programação e preparada para a cobertura. Abaixo, leia sobre as festas que já foram definidas por alguns dos colégios privados que integram nossa carta de par-ceiros:

IE Colégio e CursoQuem também já se prepara para festa de forma-

tura são as turmas do Ie colégio e Curso. A criançada que está deixando a Educação Infantil e partindo para o Fundamental I terá a festa no dia 27 de novembro, no Bellagio Recepções. Já as turmas que estão saindo do Ensino Médio registrarão esse momento com uma Aula da Saudade que acontecerá na primeira quinzena de de-zembro. Os contatos do IE Colégio e Curso é 3222-2288 ou 3513-7089.

Anglo JúniorQuem pensa que baile de formatura é festa pra

gente grande está completamente enganado. A festa de formatura da turminha do Anglo Júnior vai acontecer no dia 5 de dezembro, às 19 horas na casa de festa Mar-riage Recepções, localizada no Bairro dos Estados. O Anglo Júnior fica no bairro de Tambiá. Contato: 3221-4489.

HBE Colégio e CursoOs pequeninos do HBE Colégio e Curso também já estão com

data marcada para celebrar a passagem da Educação Infantil para o Fundamental I. A festa vai acontecer no dia 7 de dezembro, às 19 ho-ras, na Marriage Recepções, no Bairro dos Estados. O Colégio e Cur-so HBE fica no mesmo bairro da casa de recepções onde será a festa. Contatos: 3243-9900.

Escola ApoioQuem também está nos prepa-

rativos para Festa de Formatura são os alunos que estão saindo da Educa-ção Infantil e indo para o Fundamen-tal I, da Escola Apoio. A festa será realizada no dia 6 de dezembro, às 18 horas, na casa de recepções La Fiesta. a Escola Apoio fica situada no bairro do Jardim Cidade Universitária. Con-tato: 3235-2866.

Colégio e Curso CDF Master

Encerrar um ciclo da vida estudan-til com grande festa é o que vai acontecer para os alunos que estão deixando para trás o Ensino Médio, no Colégio e Curso CDF Master. A festividade vai acontecer no dia 19 de novembro, às 21h30, na casa de festa Popótamus. O som fica por conta do DJ da casa e promete muita agitação! O Colégio e Curso CDF Master possui duas unidades, uma fica localizada no Centro da cidade e outro no bairro do Bessa. Os contatos são: 3241-3338 ou 3021-1222.

Page 3: Jornal Mocada Outubro 2015 - 2

22 MOÇA

DA Q

UE

MOÇA

DA Q

UE

3

EXPEDIENTE

Endereço: Rua Tabelião José Ramalho Leite, 1458 - Ap. 301 - Cabo Brancowww.espacomocada.com | [email protected]

Contato: 3247.8600 | 98893-3225

Diretor PresidenteAnchieta Maia

Jornalista responsávelJamarri Nogueira

MOÇA

DA Q

UE

Fundado em 5 de agosto de 1980

Paraíba | De 24 a 31 de outubro de 2015 Paraíba | De 24 a 31 de outubro de 2015

Colégio QI - Unidade Epitácio PessoaOs alunos do Colégio QI - Unidade Epitácio Pessoa comemoram a

passagem da Educação Infantil para o Fundamental I no dia 12 de dezem-bro, às 19 horas, na casa de festa Popótamus, no bairro de Manaíra. O con-tato do Colégio QI é 3222-6768.

Colégio Viva VidaOs pequeninos do Colégio Viva Vida que estão deixando a Educação Infantil,

estarão participando no dia 6 de dezembro festa de aquisição da leitura e da escrita. O Colégio Viva Vida fica situado no Bairro dos Estados. O contato é 3224-3203.

Escola Primeiros DegrausNo dia 21 de dezembro é a vez dos alunos que estão saindo da Educação Infantil e

indo para o Fundamental I, da Escola Primeiros Degraus. A festa será realizada na Gra-cejos Recepções, às 19 horas. A Escola Primeiros Degraus fica em Bayeux. O contato da escola é 3232- 5454.

ISD Colégio e CursoAs turmas do ISD Colégio e Curso já se preparam para as festas de formatura. A

turma que passa da Educação Infantil para o Fundamental I terá a festa no dia 2 de janei-ro de 2016. Já as turmas do Ensino Médio vão registrar esse momento com uma Aula da Saudade. Ambas as festividades acontecerão na casa de festa Popótamus, localizada no bairro de Manaíra. O ISD Colégio e Curso fica no Centro da capital. Contato: 3222-1527 ou 9 8733-8978.

Por que o preto faz tanto sucesso? Veja dez motivos para amar essa cor

Os anos passam e o preto está sem-pre presente no universo fashion. Mesmo quando não é apontado como tendência, há sempre as grifes que apostam na cor em suas coleções. O motivo? Ele nunca sai de moda. Além de elegantes, peças pretas po-dem ser repetidas várias vezes, em diversas ocasiões, sem que se tornem cansativas ou sejam notadas.

A cor é muito usada em produções pela beleza e praticidade: O preto está relacionado à linha básica e uma estética sem exageros. Por isso, o preto, junto a ou-tras cores como o branco, se alternam em possíveis composições. No entanto, a cor por si só não faz milagres ou garante um visual de sucesso. Tudo depende da peça que você usar.

O risco de errar é muito menor se ela for preta, já que é uma nuance totalmente neutra. Mas eles existem e são os mesmos que podem ser cometidos com itens de qualquer outra cartela. Proporções e o exa-gero na sensualidade são exemplos de des-lizes comumente praticados.

Fora do eixo Rio–São Paulo, porém, o preto não é tão popular assim. No Nor-

deste entra em vigor um outro código de vestimenta. Em regiões mais quentes, a temperatura não permite que o preto seja unânime. Para essas localidades, a saída não é abolir o tom, mas optar por tecidos mais leves, cortes amplos, tramas abertas e modelagens fluidas. Outra opção é usar estampas que mesclem o preto a outras co-lorações.

Dez motivos para apostar na cor1) Funciona como uma base neutra; por isso é uma escolha segura para quem não quer correr riscos. 2) Disfarça os possíveis e indeseja-dos quilinhos extras. Mas não esque-ça que, para isso, a modelagem da roupa também é importante 3) Não aparenta que está sujo. Mesmo que aconteça algum aciden-te, você terá condições de camuflar eventuais manchas por ser um tecido escuro. 4) Cai bem em qualquer tipo físico. 5) Combina com tudo e sua neutrali-dade permite ousadia nas escolhas dos demais elementos para compor o look, como acessórios vistosos, estampas e brilhos. 6) Você pode repetir o figurino e dificilmente alguém perceberá que as peças já foram protagonistas de produções recentes. 7) Pode ser usado em qualquer época do ano; exceto, claro, nos dias muito quentes de verão. 8) É uma cor curinga eternizada por grandes nomes do cinema e da alta costura.

9) Circula bem em qualquer ambien-te, do profissional aos mais descon-traídos. 10) É um investimento certeiro, já que você não precisa gastar nenhu-ma fortuna em um bons modelos para compor seu guarda-roupa.

Page 4: Jornal Mocada Outubro 2015 - 2

4 MOÇA

DA Q

UE

MOÇA

DA Q

UE

21Paraíba | De 24 a 31 de outubro de 2015 Paraíba | De 24 a 31 de outubro de 2015

SURFLASHSURFLASHSURFLASHSURFLASH SURFLASHSURFLASHSURFLASHSURFLASHSURFLASHSURFLASH SURFLASHSURFLASHSURFLASHSURFLASHSURFLASHSURFLASH SURFLASHSURFLASH

CURTASURF CURTASURF CURTASURF

Pedro Monteiro, solícito e competente, nos enviou excelentes fotos dos paraibanos desta-ques nos recentes eventos profissionais nacionais inclusive sequência de Fininho#### Apesar da boa vontade em querer atender pedido nosso, as boas fotos da abertura do Estadual Paraibano em Praia do Sol, batidas pela assessoria, não estavam a disposição da mesma para enviar em qualidade revista já no dia seguinte#### Mas vai aqui o resultado: Open Paulo Enrique, Júnior Israel Silva Júnior, ambos potiguares a exemplo do campeão Senior Emanuel de Sousa, Longboard Johnson Jacques, Mirim Sub 16 Jonas Pereira Rodrigues o Marretinha, Sub 14 E Sub 12 Reginaldo Guinho Filho, Feminino Carol Sousa, entre os mais veteranos Paulo Germano e Alexandre Henrique, na Master e Grand Master respectivamente###### Raphael Seixas competindo e avançando no rico Santa Catarina Pro QS 6000, na batida perfeita da dedicação com apoio básico que vem do graduado Pequinho Vilhena, acreditar é patroci-nar#####Reginaldo Silva Filho, o Guinho, onze anos, mostrou surfe de gente muito gran-de nas poderosas ondas do inverno pernambucano no qual venceu a Sub 12 e foi vice Sub 14 na passagem do badalado Rota do Mar por lá####Rayssa Fernandes venceu competição em Santa Catarina desbancando a catarinense líder do Little Sub 20 Monster, Rayssinha garantiu inscrição para a única etapa confirmada do Brasileiro Feminino que Tininha faz campanha no Rio para ir à paulista Ubatuba, e Carol Sousa da Baia da Traição seria o reforço com chancela de bicampeã e líder estadual.

Elivelton Santos líder do Rota do Mar com vitória e terceiro

lugar antes de decisão em Pipa, badalado palco potiguar.Foto Natinho Rodrigues

Raphael Seixas, no Red Nose em SC.

Foto Chico Padilha

José Francisco da Paraíba Fininho da base ao topo com foco e

resiliência. Foto Pedro Monteiro

3ª Conferência Estadual de Juventude reunirá mais de 500 jovens na Paraíba

Depois de percorrer com as etapas municipais, regionais e territoriais todas as regiões do Estado, a 3ª Conferência Estadual de Juventude, lançada no dia 28 de maio no auditório do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), acontecerá nos dias 28 e 29 de outubro na Escola Técnica Es-tadual Pastor João Pereira Gomes Filho, situada em João Pessoa, no bairro de Mangabeira.

A Paraíba foi o único Estado a re-

alizar etapas em todos os territórios ru-rais – 15 no total – com a participação de mais de 1,5 mil jovens. Somadas as etapas municipais e regionais realizadas, totalizaram 52 conferências de juventu-de, contemplando todos os municípios paraibanos, além das etapas livres como as do sistema prisional e socioeducativo, garantindo, assim, a participação de cer-ca de 6 mil jovens.

Segundo a secretária executiva de Ju-ventude do Estado, Priscilla Gomes, a ex-

pectativa é muito positiva para a renovação e fortalecimento da agenda das políticas públicas de juventude (PPJs) na Paraíba dentro da Conferência, que já se apresenta como a maior até aqui realizada. “Teremos uma diversidade juvenil fundamental nessa conferência. Esperamos renovar a agenda das PPJs no Estado e intensificar discussões como a do Plano Estadual de Juventude, que será construído em 2016, e o fortaleci-mento do Conselho Estadual de Juventude (Cejup), que passará por eleições ainda este

ano”, ressaltou.A 3ª Conferência Estadual de Juven-

tude contará com a participação de mais de 500 jovens entre observadores, convidados e delegados. Serão dois dias de debates, dis-cussões e trabalho para o avanço das políti-cas públicas de juventude no Estado e tam-bém no Brasil, já que da conferência sairão as propostas e delegados da Paraíba para a 3ª Conferência Nacional de Juventude que ocorrerá em Brasília entre os dias 16 e 19 de dezembro.

Page 5: Jornal Mocada Outubro 2015 - 2

20 MOÇA

DA Q

UE

MOÇA

DA Q

UE

5Paraíba | De 24 a 31 de outubro de 2015 Paraíba | De 24 a 31 de outubro de 2015

A máquina de ondas funcionou em Saquarema, Rio de Janeiro, e Samuel Igo, quinto na etapa “SuperSurf ” lá, e José Francisco Fininho, que protagonizou bate-ria destaque da quinta-feira, se consolida-ram no que deverá ser o retorno da primei-ra divisão do surf brazuca, a elite nacional em 2016.

Samuel assumiu o décimo quarto posto e Fininho não perdeu a posição de número cinquenta que deixará para trás bastando estrear nas ondas de Torres, Rio Grande do Sul, palco nesse novembro do evento mais rico e final da Associação Bra-sileira de Surf Profissional (Abrasp).

Super Smolder SurfParabenizar a Smolder por ser a mar-

ca no circuito SuperSurf que distribuiu duzentos e quarenta mil reais ao longo de quatro etapas integrantes do ressurgido circuito brasileiro sem etapa alguma no nordeste.

A Smolder viu coroada de êxito a batalha de Edjane Santos e Ivan Medeiros, casal surf de Intermares, para colocar na equipe da marca o talentoso Yuri Barros, 9 anos, que faturou Sub 10 e Sub 12 nas pe-quenas ondas do Dore Surf Kids em Natal.

Ventos favoráveisExperiência positiva e aprendizado

para todos o “I Surf Treino” feito espe-cialmente para os surfistas locais da Barra de Camaratuba onde o Centro de Treina-mento Barra Surf os prepara também para futuras competições no “Estado da PB” e tem apoio do Fundo Comunidades Susten-táveis Pacific Hidro Brasil.

Não faltam nomes nativos prometen-do futuramente vencer representando Ma-taraca, e não apenas nas boas ondas do seu “Paraíso com surfe” chamado Barra, Barra de Camaratuba, cujo acesso agora é total-mente asfaltado.

SURFLASHSURFLASHSURFLASHSURFLASH SURFLASHSURFLASHSURFLASHSURFLASHSURFLASHSURFLASH SURFLASHSURFLASHSURFLASHSURFLASHSURFLASHSURFLASH SURFLASHSURFLASH

Ondas gaúchas podem garantir Samuel e Fininho como Tops

Fininho e Guinho Billabong CBS Brasileiro de Surf.

Foto François Laplace

Miguel Arcanjo melhor nativo na Open do Surf Treino em Barra de Camaratuba e o privilégio de uma bela foto por Mano de Carvalho

Yuri Barros competidor vencedor nas ondas de Ponta Negra Dore

Surf Kids. Foto Eros

Reginaldo Guinho Silva Filho surf completo e vitória com aerial na Expression Session da

decisão do Dore Surf Kids. Foto Eros

Etapas territoriais

Em setembro a Paraíba realizou 15 etapas territoriais com as juventude rurais paraibanas. O estado foi o único do Brasil a realizar estas etapas em todos os terri-tórios. As etapas territoriais contaram com a participação de cerca de 1500 jo-vens elegendo 104 delegados e delegadas que representaram essas juventudes na 3ª Conferência Estadual de Juventude que ocorrerá na última semana de outubro em João Pessoa.

A realização das Conferências Terri-toriais da Juventude Rural é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Juventu-de, Esporte e Lazer (Sejel), através da Se-cretaria Executiva de Juventude, com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Procase, o Cooperar, a Gestão Unificada Emater, Interpa e Emepa, a Rede Estadual de Colegiados/Fóruns Ter-ritoriais, a Vínculos, o Instituto de Asses-soria à Cidadania e ao Desenvolvimento Local Sustentável (IDS) e a Rede de Nú-cleos de Extensão em Desenvolvimento Rural

Segundo a secretária executiva de Juventude, Priscilla Gomes, as etapas ter-ritoriais foram uma oportunidade única onde o Governo do Estado avançou, além da garantia da realização em todos os territórios, ao ouvir, dialogar e garantir a participação de toda a diversidade de ju-ventudes que compõe o meio rural.

“Esse foi um processo fundamen-tal para o avanço das juventudes parai-banas, com grande participação, debates qualificados e propostas efetivas. Foi um momento muito importante para o forta-lecimento das políticas públicas de juven-tude (PPJs) em nosso Estado”, afirmou a secretária.

O delegado do MDA na Paraíba, Gonzaga Júnior, destacou o papel fun-damental das conferências, que além das pautas da juventude, fortaleceu a dis-cussão de temas como o Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural, que será lançado em 2016 pelo Governo Federal. “As conferências cumpriram um papel essencial no fortalecimento das juventu-des rurais ao pautar o desenvolvimento territorial, a consolidação dos comitês de juventude nos territórios rurais e o Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural”, explicou.

Page 6: Jornal Mocada Outubro 2015 - 2

6 MOÇA

DA Q

UE

MOÇA

DA Q

UE

19Paraíba | De 24 a 31 de outubro de 2015 Paraíba | De 24 a 31 de outubro de 2015

GINASTA PARAIBANA JÁ PARTICIPOU DE MAIS DE 30 CAMPEOATOS

Com apenas 20 anos idade, Thaysa Dutra trouxe para Paraíba títulos nos níveis local, regional e nacional>> Paloma Faustino

Disciplina e dedicação são os traços que marcam a trajetória da jovem ginasta, Thaysa Dutra. Com 20 anos de idade, a atleta já levou o nome da Paraíba a mais de 30 campeonatos. Sua história com a Ginás-tica Rítmica começou quando ela tinha 11 anos de idade, no Colégio Sesquicentená-rio, onde estudava.

Compartilhando a rotina de trei-nos com a graduação em Educação Físi-ca, na UFPB, Thaysa treina de segunda a sexta, na Vila Olímpica Parahyba (anti-go Dede), durante 4 horas por dia. Mas quando tem campeonato ela garante que esse treino é intesificado. “Quando estou perto de competições, treino aos sába-

dos e aumentamos a quantidade de ho-ras também”. Desde o início da trajetóra, Thaysa sempre teve como técnica a pro-fessora Lenise Sousa.

Quem pensa que a pouca idade é si-nônimo de pouca responsabilidade, está enganado! Prova disso é Thay- sa, que carrega nos seus nove anos de carreira o título de Árbitra Estadual de Ginástica Rítmica. Além de ser monitora da Seleção Paraibana e da Escoli-nha de Ginástica Rítmica do Clube dos Oficiais da Paraíba.

O incentivo para transmi-tir o que sabe as ginastas meno-res e o fato de sempre ter sido

direcionada à parte técnica pela treinadora levou Thaysa a querer ter a Ginástica Rít-mica como uma profissão. “Assim fui me tornando uma ginasta mais atenciosa. A partir daí optei pela Educação Física como curso superior e hoje já monitoro tanto a

iniciação como as ginastas de nível nacional aqui na Paraíba” disse

a jovem atleta.Entre os principais

títulos que a ginas-ta Thaysa Dutra já trouxe para casa es-tão o de Tetra Cam-

peã dos Jogos Escolares da PB entre 2009 e 2012; Torneio Regional Nordeste 2013 em

Maceió-AL, onde foi vice-cam-

peã no Conjunto; Torneio Nacional em Caxias do Sul-RS 2013, em que foi Campeã no conjunto; Torneio Regional Nordeste 2014 em João Pessoa-PB onde teve o rece-beu o título de vice-campeã no conjunto; Copa Marista Internacional em Salvador- BA 2014 em que foi Campeã no conjunto; Torneio Regional Nordeste 2015 em Araca-ju- SE onde foi Campeã Individual nos dois aparelhos disputados e campeã geral da ca-tegoria; e por fim, Torneio Nacional 2015 em Brasília- DF em que recebeu a medalha de bronze no aparelho Arco.

Em meio a tantos campeonatos e premiações e diante de toda a disciplina e perseverança, não restam dúvidas de que Thaysa Dutra é um orgulho da Ginástica Rítmica para todos os paraibanos.

>> Janielle Ventura

Entre palestras, exposições e diversas atrações que vão acontecer durante o Cam-pus Festival, em João Pessoa, a banda Seu Pereira e Coletivo 401 irá contagiar os par-ticipantes com seu estilo samba rock e MPB. O evento irá acontecer nos dias 19, 20, 21 e 22 de novembro, no Espaço Cultural. Os shows musicais (que incluem Otto, Nando Reis e Dois Africanos) irão acontecer no dia 21 e o ingresso custa R$ 30.

A banda surgiu em Campina Grande (PB). Suas canções autorais têm força poé-tica marcante. “O público que não nos co-

nhece pode esperar algo novo e original!”, afirmou o vocalista, Jonathas Falcão. Em um estilo heterogêneo, envolvendo diversas influências, eles trabalham a originalidade ressaltando a cultura nordestina. A sua lin-guagem própria mistura o sotaque paraiba-no com a música contemporânea.

As letras trazem crônicas de perso-nagens reais. Seu Pereira e Coletivo 401 já se apresentaram nos principais festivais de música na Paraíba, como Festival Mundo, Grito Rock e Estação Nordeste, e circula-ram por várias cidades do país. Além disso, a banda também já se apresentou em Paris e Senegal, junto com o grupo Chico Correa

& Electronic Band e em 2012 realizou sua primeira viagem pra Europa.

Durante o Campus, Jonathas revela estar honrado em, mais uma vez, fazer par-te de uma festa envolvendo artistas reno-mados e talentosos como Dois Africanos, Otto e Nando Reis. Em uma surpresa, ele ainda revela que o público deve ir prepa-rado e instigado para ouvir uma mescla de canções antigas com as do próximo disco.

Em cada show, eles tentam fazer com que seu público reflita várias questões so-ciais como violência, fome e outras situa-ções de risco. Isso fica explicito nas músicas em que ele mesmo cita, a exemplo de “Bata-

lha Diária”, “Cabidela” e “No Mato”. Sem es-quecer o romance, que é o foco do trabalho da Banda. As músicas “Já era”, “Rabissaca” e “É Pouco” são alguns dos hits mais pedidos durante os shows.

“Quem vai para o nosso show, vai para dançar, curtir e balanças. Mas tam-bém, vai para refletir um pouco. Parar para pensar!”, afirmou o vocalista. Segundo ele, as pessoas devem ouvir música porque é a melhor forma de comunicação entre o mundo externo (real) com a alma. Para ele, a música faz seu papel de alimentar a alma para que se possa esquecer um pouco da correria do dia a dia.

As crônicas sonoras de Seu Pereira e Coletivo 401

Page 7: Jornal Mocada Outubro 2015 - 2

18 MOÇA

DA Q

UE

MOÇA

DA Q

UE

7Paraíba | De 24 a 31 de outubro de 2015 Paraíba | De 24 a 31 de outubro de 2015

Mundial de Capoeiraem João Pessoa

E vai rolar em João Pessoa mais um evento in-ternacional de capoeira. O Mundial de Capoeira vai acontecer dias 20 e 21 de novembro, no Esporte Clu-be Cabo Branco, que está comemorando 100 anos de atividades. Conforme o Mestre Manhoso, o Mundial de Capoeira é uma oportunidade ímpar de inter-câmbio entre capoeiristas paraibanos e adeptos de diversas partes do mundo. Mestre Manhoso contou que estarão presentes capoeiristas do Canadá, África do Sul, Angola, Colômbia, México e Cazaquistão.

Jogos Mirins começam nesta sexta-feira Os Jogos Mirins 2015 começam nesta sexta-feira, dia 23, e seguem até o

próximo dia 31. As disputas reúnem atletas nascidos nos anos de 2003, 2004 e 2005 de escolas públicas e privadas da Grande João Pessoa. As modalidades ofe-recidas são: basquete, vôlei, handebol, futsal, atletismo, natação, xadrez e judô. O congresso técnico dos jogos aconteceu terça-feira (20), no auditório da Sejel.

Atleta paraibano treina na China, após se destacar em campeonato brasileiro de salto ornamentalConvocada para um período de treinos na China

com a Seleção Brasileira de salto ornamental, a paraibana Luana Lira, 17, está a todo vaapor. Esta será a segunda vez este ano que a atleta participará dos treinamentos no

outro lado do mundo. De acordo com o diretor técnico da Vila Olímpica, Antônio Meira, isso é fruto do trabalho di-ário: “Estamos realizando uma grande obra estrutural na Vila e mesmo assim estamos treinando duro para cumprir

o calendário esportivo. E com isso estamos alcançando os resultados”, afirmou. Luana fica na China até 15 de no-vembro. No retorno, ela deve disputar a Taça Brasil, que acontece em Belém, no Pará.

Mestre Tucano Preto ministra curso no Teatro de ArenaPróxima semana, João Pessoa estará festejando

mais um lançamento com o mestre Tucano Preto e o grupo Capoeira Dendê Maruô! Você não pode ficar fora da Festa da Capoeira. As atividades serão dias 30 e 31 deste mês. A abertura será às 20h, na AM-CBU, pertinho da Praça da Paz, nos Bancários. No dia seguinte, haverá batizado, às 8h30, no Teatro de Arena da Fundação Espaço Cultural. Mesmo local do curso oferecido pelo Mestre Tucano Preto, a par-tir das 14h. Mais informações pelo seguinte telefone: 98787-0059.

O cotidiano que inspira

Em suas composições, ele diz se considerar um cronista. Vai além da inspiração. Segundo ele, é ques-tão de observação. Ele faz analo-gias e muitas ideias já surgiram no coletivo físico, olhando pela janela e vendo o cotidiano das pessoas. “Em questão de relacionamentos, por exemplo, consigo observar e transformar tudo isso em poesia. Em música”, explicou.

A formação da banda vem desde o início dos anos 2000, onde eles montaram a banda chamada “Função”. Após um tempo separa-dos, quando Jonathas morou em Campina Grande, eles decidiram retomar o projeto musical em 2009.

Então o nome da atual ban-da surgiu de uma mistura nominal com uma lembrança gostosa da infância do vocalista. Jonathas de-cidiu colocar seu sobrenome, “Pe-reira”, enquanto o “Coletivo 401” faz referência ao ônibus em que ele costumava (e ainda costuma) tran-sitar pelas ruas de João Pessoa.

Um dos shows mais emocio-nantes para o grupo, a cerca desses seis anos de união, foi o que reali-zaram durante o festival de cinema que aconteceu na Capital paraiba-na, em 2014. Eles ficaram impres-sionados devido a quantidade de pessoas presentes no festival e pelo público estar cantando 90% das suas músicas.

“Foi quando percebemos pela primeira vez. Foi quando a ficha caiu. Não temos tanta publicidade, não passamos na televisão e toca-mos pouquíssimo na rádio. Não somos artistas que fazem parte da mídia nacional. Então ver o festival lotado e cantando as músicas real-mente nos emocionou”, comenta lembrando a data memorável.

Bandas independentes

na ParaíbaPara eles, o maior desafio é conseguir viver

a música. Todos os integrantes têm um trabalho paralelo para conseguir pagar as contas e conci-liar com a carreira musical, sem estar vinculado a gravadora ou empresário. “O foco da grande massa está no sertanejo universitário. Então esse está sendo o nosso maior desafio: ser reconhe-cido através do nosso único esforço”, ressaltou.

Uma das coisas que acaba viabilizando e facilitando o sucesso das bandas independentes é a rede social. De acordo com Jonathas, se a banda souber utilizar a ferramenta com todas as suas utilidades, vai se promover, grava seu EP, consegue divulgar e ai gerar um público.

É o que está acontecendo com Seu Perei-ra e Coletivo 401. Através das redes sociais eles estão percebendo o público aumentando e os fãs se interessando pelo trabalho do grupo. Ele afirma que sem dúvidas, ajudou a transformar o cenário musical.

Para Jonathas, o público pessoense vem amadurecendo desde os anos 90. Com esse amadurecimento, os músicos também estão evoluindo e mostrar seus trabalhos com quali-dade. “Há diálogo entre o público e os artistas. Está rolando uma parceria que soma na qua-lidade musical e faz com que João Pessoa en-tre para o mapa da cultura nacional, de acordo com a evolução da cidade”, concluiu.

Page 8: Jornal Mocada Outubro 2015 - 2

8 MOÇA

DA Q

UE

MOÇA

DA Q

UE

17Paraíba | De 24 a 31 de outubro de 2015 Paraíba | De 24 a 31 de outubro de 2015

“Venho me preparando há dois anos. Estou estudando, fazendo cursinhos, além de estudar em casa sempre que posso. As-sim consigo revisar tudo o que os professo-res passam em sala de aula. Também tenho me preparado psicologicamente porque uma das coisas mais difíceis para mim é o nervosismo. Estudamos muito e querendo ou não ficamos ansiosos para um exame que vai decidir a sua vida”, Ana Carolina de Lima, 19 anos, colégio Classe A.

“Estou procurando revisar e fazer muitas leituras referentes aos assuntos que serão abordados nas provas. Sempre gostei mais da área de exatas, no caso, ciências da natureza. Na redação, melhorei por estar praticando ao longo do tempo em que es-tive me preparando. Os aulões que a escola oferece são um incentivo a mais para a nos-sa preparação. Sozinho é meio complicado. Precisamos desse apoio extra”, Jonatas San-tos, 20 anos, colégio Classe A.

“Eu tive uma rotina de estudos bas-tante regular. Procurei ser responsável e não vacilar para não perder os horários. Agora, vou aproveitar para diminuir a ro-tina dos estudos e relaxar um pouco. Talvez ler e ir ao cinema. Tenho um pouco de difi-culdade em física e procurei dar uma aten-

ção especial nessa área. Os estudos aqui no IE conseguem me passar uma maior segu-rança para realizar o exame. Sinto-me mais preparado”, Brenda Natane, 16 anos, Colé-gio IE.

“Desde o começo do ano venho estu-dando com algumas horas diárias de estudo em casa e assistindo aulões, tanto pela in-ternet quanto pessoalmente. As videoaulas ajudam muito, dão um suporte maior nas leituras. Aqui no IE as aulas são bem dinâ-micas e temos muito acesso à resolução de questões, além das aulas nos sábados que dão um apoio enorme. Essas aulas são im-portantes para que possamos nos adaptar a prova”, Mariana Ramalho, 17, Colégio IE.

“Aqui no IE temos uma rotina muito grande. Estudamos muito para estarmos preparados no dia do Enem. Com isso fa-zemos de tudo para dar nosso melhor. A escola nos acompanha literalmente. Os professores são muito atenciosos e estão sempre prontos para nos ajudar em qual-quer dúvida que possamos ter. Tenho difi-culdade em física e os professores me aju-daram. Sou melhor na parte de humanas, como geografia e sociologia.”, Maressa Lo-pes, 17 anos, Colégio IE.

“Estudo diariamente, todas as tardes,

e tenho ajuda da preparação da escola nos finais de semana. Com essa preparação, consigo tirar minhas dúvidas. Outra coisa que procuro fazer é assistir muitas videoau-las. Com esse suporte do ISD, que é muito bom, estou me sentindo mais preparado para fazer a prova. Os professores estão sempre à disposição tirando dúvidas, e isso é um apoio enorme para gente que está se preparando”, Goldemberg Moraes, 17 anos, Colégio ISD.

“Estou estudando muito. Fazendo cursinho durante à noite. Foi bastante pu-xado mas temos que ir segurando o ritmo até o Enem. Na escola estamos de manhã durante a semana e pela tarde aos sábados. Vou desacelerar os estudos até um dia antes da prova, para aguentar a prova durante o sábado e o domingo. Com o ISG dando au-lões aos sábados e revisando os conteúdos, consegui somar os conhecimentos”, Maria Fernanda Gomes, 18 anos, Colégio ISD.

“Procurei fazer um cursinho online. Como requisito para isso, pensei no tempo que eu gastaria para ir até um cursinho pes-soalmente. Em casa, uso esse tempo para estudar assistindo videoaulas. Aos sábados, o ISD tem trazido professores de cursinho para dar aula aos sábados. Eu tenho difi-

culdade em química mas com essas aulas consegui acompanhar o conteúdo e absor-ver com maior facilidade”, Thais Andrade Fernandes, 17 anos, Colégio ISD.

“Estou fazendo o Enem esse ano por experiência. Estudo através da escola e sem-pre fazendo simulados. Além de fazer leitu-ras e pesquisar sobre os temas que as provas abordaram nas edições anteriores. Procuro participar de aulões também. Isso é algo que ajuda muito na nossa preparação. Com as vi-sitações nas faculdades que o QI está fazen-do, nos deixam mais próximos da realidade do Enem. Assim, conseguimos tirar dúvidas com os professores durante os aulões”, Ga-briela Paiva, 14 anos, Colégio QI.

“Eu montei uma rotina de estudos diária, fazendo simulados, cursinho, além de escrever diversas redações por dia e por mês. Sinto dificuldade na área de humanas, como história e geografia. Então eu procu-rei revisar mais durante um certo tempo, responder questões e essas coisas. Essas visitações nas faculdades promovidas pelo QI ajudam muito a tirar dúvidas. Na reda-ção, procurei me dedicar bastante para ver se consigo tirar uma boa nota e espero que consiga fazer isso”, Carina Duarte, 15 anos, Colégio QI.

Veja com a moçada se preparou para o Enem

Ana Carolina de Lima, 19, CLasse A

Maria Fernanda Gomes, 18, ISD

Ana Carolina de Lima, 19, CLasse A

Goldemberg Moraes, 17, ISD

Brenda Natane, 16, IE

Gabriela Paiva, 14, QI

Carina Duarte, 15, QI

Jonatas Santos, 20, Classe A

Thais Andrade Fernandes, 17, ISD

Maressa Lopes, 17, IE

Saiba quais cargos são ofertados no concurso Nível SuperiorAdministrador, Analista de Tecnologia da Informação, Arquiteto, Arquivista, Assistente So-

cial, Bibliotecário-Documentalista, Contador, Engenheiro Área Civil, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Farmacêutico, Jornalista, Médico - Área Psiquiatria, Pedagogo, Psicólogo, Técnico em Assuntos Educacionais e Tecnólogo com Formação na Área de Gestão Pública.

Nível Médio Assistente em Administração, Auxiliar em Assuntos Educacionais, Mestre de Edificações e

Infraestrutura, Revisor de Texto Braille, Técnico de Tecnologia da Informação, Técnico em Arquivo, Técnico em Artes Gráficas, Técnico em Contabilidade, Técnico em Laboratório na Área de Alimentos e Laticínios, Técnico em Laboratório na Área de Análises Clínicas, Técnico em Laboratório na Área de Biologia, Técnico em Laboratório na Área de Biossegurança, Técnico em Laboratório na Área de Redes de Computadores, Técnico em Laboratório na Área de Tecnologia de Alimentos, Técnico em Laboratório na Área de Tecnologia Sucroalcooleira, Técnico em Secretariado, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Telecomunicações e Tradutor Intérprete de Linguagem de Sinais.

Nível Fundamental Assistente de Laboratório na Área de Alimentos e Auxiliar em Administração.

UFPB publica edital de concurso com 154 vagas e salários de até R$ 3,6 mil

Foi publicado, na manhã de sexta-feira (23), o edital para concurso públi-co da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ao todo, são ofertadas 154 va-gas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Parte das vagas será reservada para negros e pessoas com de-ficiência. As remunerações vão de R$ 1.739,04 a R$ 3.666,54 e interessados podem se inscrever a partir do dia 4 de janeiro de 2016.

As inscrições serão feitas exclusi-vamente pela internet, no site da empresa organizadora, até o dia 4 de fevereiro. Será permitida ao candidato a realização de mais de uma inscrição no concurso públi-co para cargos distintos. As taxas custam de R$ 30 a R$ 57, dependendo do cargo pretendido.

As provas objetivas terão quatro ho-

ras de duração e serão aplicadas, simulta-neamente, nas cidades de João Pessoa, Ba-naneiras, Areia, Mamanguape e Rio Tinto. A data prevista para a realização do con-curso é 13 de março.

Serão cobrados de todos os candida-tos conhecimentos em Língua Portugue-sa, Raciocínio Lógico e Conhecimentos Gerais e Específicos. Os candidatos aos cargos de níveis médio e superior deverão estudar também Noções de Administração Pública. Além das provas objetivas, os can-didatos a Técnico em Laboratório, exceto na Área de Redes de Computadores, serão submetidos a prova prática, que acontecerá somente em João Pessoa, em 30 de abril e 1º de maio.

Conforme o edital, o concurso terá validade de 2 anos e poderá ser prorrogado por igual período.

Page 9: Jornal Mocada Outubro 2015 - 2

16 MOÇA

DA Q

UE

MOÇA

DA Q

UE

9Paraíba | De 24 a 31 de outubro de 2015 Paraíba | De 24 a 31 de outubro de 2015

>> Marcelo Rodrigo

O Moçada Que Agita fechou uma parceira com Nélio Torres para desenvol-ver atividades artísticas nas escolas de João Pessoa. Nélio Torres é um artista premia-do com mais de 30 anos de carreira. No próximo dia 19 de novembro, ele receberá o prêmio Excelência e Qualidade Brasil, concedido pela Associação Brasileira de Liderança (Brasilíder), em São Paulo.

A partir da próxima semana, serão divulgados os colégios que receberão as apresentações do artista, juntamente com a cobertura do Moçada Que Agita. As informações poderão ser vistas no novo portal e no jornal do MQA, na fanpage do Facebook, no Twitter e também no Insta-gram, além das colunas no Jornal Correio da Paraíba.

Além de músico, Nélio Torres faz apresentações com o teatro de fantoches e com o Cavalo Marinho da Paraíba, di-rigido por José Bento. No último mês de setembro, o artista recebeu uma home-nagem da Academia Paraibana de Letras Jurídicas (APLJ), órgão vinculado à Or-dem dos Advogados do Brasil na Paraíba (OAB-PB).

Cavalo Marinho da Paraíba

O Cavalo Marinho da Paraíba foi selecionado pelo Fundo de Incentivo à Cultura (FIC) e realizou duas apresenta-ções no Estado em junho e agosto deste ano. A primeira aconteceu no município de Bayeux, na área cultural da Biblioteca Municipal e a segunda na cidade de Santa Rita , na ONG Pro Dia Nascer Feliz.

No Cavalo Marinho, Nélio Torres atua como Mestre Toadeiro, juntamente com Zé Bento (diretor geral), Zé Hermi-nio (rabequeiro), Wender Lun (Zabumba), Ideltoni Soares (arriliquim), Josemar da Silva (tripa), Marco Rodrigues (triângulo), Marcelo Galdino (catirina – mascarado), Ivan Rodrigues (mateus – mascarado) e Daniel Alipio (birico – mascarado).

Última edição do Dialoga Brasil que aconteceu na Paraíba, com a presidente Dilma Rousseff, teve como atração cultu-ral representando o Estado uma apresen-tação do Cavalo Marinho da Paraíba.

Banxhurna

O próximo trabalho que será lan-çado por Nélio Torres já está em fase de

Artista paraibano premiado em São Paulo fecha parceria com o MQA

conclusão e será intitulado Banxhurna. O CD será o sétimo trabalho autoral do artis-ta e deverá ser lançado até o final do ano. Ele explicou que Banxhurna é uma palavra italiana que significa “a flor vermelha do cume da montanha”.

O nome foi inspirado pela experi-ência que o artista vivenciou na cidade de Matera, na Itália, onde aconteceu o Festival Brasilicata Tour 2014, dentro do Projeto Espírito Mundo.

Trajetória de sucesso

Nélio Torres é natural de João Pes-soa, mas começou a carreira artística em Pernambuco, em 1979 dois anos depois de passar no concurso do Banco do Brasil, em Catolé do Rocha. “A primeira música que aprendi foi “Asa Branca” de Luíz Gonzaga. Vivi entre Olinda e Recife por oito anos fa-zendo show e apresentações até ser transfe-rido pelo banco para o Rio de Janeiro, onde

encontrei mais espaço para desenvolver meu trabalho”, lembrou Nélio Torres.

O músico lançou seu primeiro traba-lho, o vinil intitulado “Tambaú”, em 1989. O trabalho foi lançado em 1990 no Rio de Janeiro e também no Espírito Santo, Per-nambuco e na Paraíba. Foi com esse tra-balho que ele passou a fazer apresentações e chegou a conhecer Bia Bedran, que, na época, era apresentadora do programa “Canta Conto”, na TV Educativa do Rio de Janeiro, hoje TV Brasil.

Bia teve participação especial no se-gundo trabalho lançado pelo artista no ano de 2000: “Em busca da Infância En-cantada”. A eles juntaram-se outros artistas como Mauro Menezes e Zé Zuca, Flávio Nascimento e Valente Junior, que repre-sentaram o primeiro movimento de conta-dores de história do Rio de Janeiro.

Paralelamente, Nélio Torres lançou também o CD “Canto Novo”, seu terceiro trabalho. O 4º disco do músico, intitula-

do “Jardim das Canções”, foi lançado em 2008 no Museu da República, no Palácio do Catete. O seu quinto trabalho foi lan-çado em 2010, em Vitória (ES) e recebeu o título: “Zumbidos”, que foi premiado, e primeiro lugar no edital de circulação de música da Prefeitura Municipal de Vitória.

De volta à Paraíba

Depois de se aposentar no Banco do Brasil, em 2007, Nélio Torres retornou à Paraíba, porque sua esposa também ban-cária, foi transferida para João Pessoa. Ele viveu na Capital paraibana com a família até 2010, quando sua esposa foi nova-mente transferida, desta vez para Vitória (ES). Neste ano, o artista voltou a morar em João Pessoa e pretende fortalecer seu trabalho no Estado.

“Pretendo continuar o trabalho fol-clórico do Cavalo Marinho Paraibano, que já levei até o Espírito Santo para que fosse conhecido pelos capixabas. Também pretendo manter as apresentações do tea-tro de fantoches, de contação de histórias e os shows musicais. Se falar no próximo CD que devo lançar no final deste ano ou no início do ano que vem. As pessoas que estiverem interessadas no meu trabalho, podem me encontrar pelo número (83) 98617-2930 ou pelo e-mail [email protected] e ainda pelo site www.nelio-torres.com.br”, explicou Nilo Torres.

Nélio Torres fazendo apresentação do Cavalo Marinho da Paraíba

Anchieta Maia ao lado do artista e músico Nélio Torres

Mais de 200 mil alunos fazem Enem na PB

>> Janielle VenturaFotos: Janielle Ventura

Grande expectativa e ansiedade são o que os candidatos para o Enem sentem antes de fa-zer o exame. Até para a moçada quem vem se preparando ao longo do ano fica difícil conter a ansiedade, quando se trata de algo que pode decidir o seu futuro. Fiquem atentos, estamos no horário de verão e os portões serão abertos às 11h, serão fechados às 12h e as provas serão aplicadas às 12h30, nestes dias 24 e 25.

De acordo com o Inep (Instituto Nacio-nal de Estudos e Pesquisas), até às 8h da última terça-feira (20), cerca de 81% dos 204 mil ins-critos na Paraíba, acessaram o cartão de confir-mação para saber o local de prova. Esse núme-ro equivale a pouco mais de 165 mil, faltando aproximadamente 38 mil candidatos.

Para saber os locais de prova, deve-se acessar a Página do Participante (http://enem.inep.gov.br/participante/#/login), informando CPF e senha para conseguir logar. Não é obri-gatória apresentar o cartão, mas é recomenda-do anotar suas informações como endereço, andar, número da sala e número do candidato.

O psicólogo Geylson Kaio Ferreira entende que os alunos tentam estudar até o último segun-do, achando que assim, estarão mais preparados. “Eles se cobram demais e isso acaba atrapalhan-do. A rotina de estudos deve desacelerar e o candidato deve preparar-se psicologicamente e emocionalmente. Dorme bem antes da prova é essencial”, explicou.

Ele ainda acrescenta que dormir bem faz com que tudo o que foi estudado, seja absor-vido pelo aluno enquanto dorme. Assim, ele estará descansado e pronto para realizar uma prova que é tão cansativa. Outra dica, é que um dia antes da prova, o candidato faça algo que goste para relaxar, além de se alimentar bem.

Por falar em alimentação, a nutricionis-ta Heloísa Helena aproveita para recomendar que nenhuma alteração no hábito alimentar seja feita. Isso vai evitar que o candidato tenha alguma reação ruim no organismo. Caso isso aconteça, ele correrá o risco de ter um desen-volvimento ruim na hora da prova.

“Na hora da prova, é importante levar água para manter a hidratação. Para comer, pode ser algo leve como uma barra de cereal ou até mesmo um chocolate. O chocolate, por conter cafeína, ativa a mente fazendo com que o participante obtenha um bom resultado”, re-comendou.

Page 10: Jornal Mocada Outubro 2015 - 2

10 MOÇA

DA Q

UE

MOÇA

DA Q

UE

15Paraíba | De 24 a 31 de outubro de 2015 Paraíba | De 24 a 31 de outubro de 2015

A Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), que tem como diretor-geral Clay Mattozo, irá realizar nos dia 26 a 28 de outubro, o VIII Fórum Científico, cujo tema esse ano será “Sustentabilidade e o profissional do futuro”. Os resumos dos trabalhos po-dem ser encaminhados para análise.

De caráter científico e acadê-mico, o VIII Fórum Científico visa promover um debate sobre susten-tabilidade e o profissional do futuro e as suas implicações sobre a vida da sociedade paraibana e delinear pro-postas e estratégias que possam con-tribuir para o bom uso dos recursos naturais do Estado da Paraíba.

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pelo site, no período de 28 de setembro a 26 de outubro de 2015 para categoria participante. Já no período de 28 de setembro a 16 de ou-tubro de 2015, para categoria apresen-tação de trabalho, na CAPEX.

As inscrições das oficinas e mi-nicursos serão realizadas no período de 07 a 26 de outubro. O estudante deve imprimir as guias de pagamento, que deverão ser efetivadas na Central do Aluno. Uma via das guias deve ser entregue na CAPEX, juntamente com a ficha de inscrição. Acesse o edital: Edital VIII Fórum Científico

FPB realiza o VIII Fórum CientíficoSobre a Logo

A logo do VIII Fórum Cien-tífico foi criação do estudante do quarto período de Marketing da FPB, Hiago Cavalcante Santos da Silva. De acordo com o estudan-te, as forma geométricas da logo são a representação do homem contemporâneo com uma visão futurística, o que é essencial para o profissional do futuro. Também relembra os traços da cultura nor-destina, que muito foi retratada na literatura de cordel.

Segundo Hiago Cavalcante, a monocromia da cor verde retra-ta a movimentação do profissional do futuro, que por sua vez, tem que está em constante mudança e aperfeiçoamento para cada vez mais se destacar em um ambiente concorrido. Representa também a sustentabilidade, tanto pelo verde, quanto pelo azul nas letras, tendo em vista que a sustentabilidade é algo essencial nos dias atuais em todos os setores, seja no meio am-biente, na economia, educação ou administração pública.

Clay Mattozo, diretor-geral da Faculdade Internacional da Paraíba

A banda Fly é composta por três membros e o nome dos integrantes é Paulo Castagnoli, Na-than Barone e Caíque Gama. Grande parte dos fãs do trio de meninos é composta

pelo público femini-no, que acompanha não só seus shows e músicas, como também suas páginas nas redes sociais, como o Tumblr, Facebook e Twitter. Na 16ª edição do Meus Prê-mios Nick, a banda fez um grande show, semana passada, em São Paulo, ao lado de Jota Quest, Anitta, Projota e Pitty.

A banda Fly foi composta em 2013 por Paulo, Caíque e Nathan. Paulo Cas-

tagnoli é o mais velho do trio, tendo nas-cido em 28/09/1990. Nathan Barone, com poucos anos de diferença de Paulo, nasceu em 21/07/1992 e foi o último integrante a entrar na banda. Caíque Gama é o caçula e nasceu em 19/02/1994.

Eles não seguiram o caminho comum a muitas boybands. Não foram seleciona-dos em testes de gravadora e nem saíram de um reality show. Os meninos da Fly, su-cesso desde 2013, começaram de maneira independente.

Tudo começou com o sonho de Pau-lo, que aos 18 anos resolveu deixar a casa dos pais no Paraná para tentar a sorte como cantor em São Paulo. Em 2009, ele conhe-ceu Caíque quando se apresentava com sua banda e acabou descobrindo o talento do amigo através de vídeos na internet. Paulo

contou sua ideia de um projeto para uma boyband e Caíque topou na hora. Nathan, o terceiro membro do grupo, veio depois.

“Usamos a internet o tempo inteiro, começamos a pesquisar e a gente achou o Nathan e na hora em que falamos, ele topou. Nesse momento nossa vida mudou total-mente. A gente tinha um objetivo: ‘Se for fa-zer, é para dar muito certo, vamos fazer um projeto bem organizado’”, explica Paulo.

Depois de lançar duas músicas de ma-neira independente e fazer sucesso com os clipes no YouTube, que atualmente já so-mam milhões de visualizações, eles conse-guiram assinar com um escritório que agora os empresaria e os ajudou a lançar o primei-ro CD. Com encarte e tudo, como eles mes-mos dizem. Bonitos, simpáticos e talentosos, os rapazes da Fly vão ainda mais longe...

ELES SÃO LINDOS, SIMPÁTICOS E TALENTOSOS

Eles são a banda Fly!!!

Paulo CastagnoliPaulo Augusto Castagnoli, natural de Campo Largo, interior do Paraná.

Nasceu no dia 28 de setembro de 1990. Mesmo sem muita influência familiar, – seus pais nunca tiveram um contato muito direto com a música – desde pe-queno, Paulo sempre quis ser músico. Aos 18 anos, mudou-se para São Paulo, na expectativa de realizar o sonho de ser um rockstar. Foi guitarrista da banda Dallas Ink, e após o término da mesma, seguiu carreira solo por um tempo. Um garoto dedicado e determinado a alcançar o que sempre sonhou. Aos 22 anos, se juntou a Caíque Gama e um outro amigo, dando início a Banda FLY, que hoje é composta por Paulo, Caíque e Nathan, e já alcançou mais de 2 milhões de visu-alizações no Youtube.

Nathan BaroneNasceu em 10 de junho de 1992. Natural de São Paulo, ele já morou durante

um tempo no Espírito Santo. Cursou Farmácia na UFES, mas acabou trancando a faculdade no final de 2011. Participou do reality show ídolos, Nathan Barone cantou Garota de Ipanema a pedido de sua mãe e quase acaba reprovado. Graças a mais uma chance dada por Marco Camargo, o rapaz capricha e conquista uma vaga na segunda etapa. Começou a cantar com 4 anos, quando ganhou um violão de um tio músico, assim como o restante da família de sua mãe e à partir daí, não parou mais. Um cara entregue aos sonhos. É dessa maneira que Nathan encara a si mesmo. Sem medo e preconceito de nada, ele corre atrás do que quer para sua vida. Sendo assim ele se junta ao Paulo e a Caique, que juntos formam a Banda Fly.

Caíque GamaNascido em 19 de feverei-

ro de 1995, natural de São Paulo (SP), é cantor e modelo. Alcançou o sucesso ainda como colírio, da famosa revista teen CAPRICHO, estampando seu rosto em várias publicidades destinadas ao públi-co teen. Atualmente ele deu inicio a um novo projeto, mais conhe-cido como “FLY, a nova boyband brasileira, que tem tudo para ser a nova febre nacional. Formada junto a Paulo Castagnoli e Nathan Barone.

Page 11: Jornal Mocada Outubro 2015 - 2

14 MOÇA

DA Q

UE

MOÇA

DA Q

UE

11Paraíba | De 24 a 31 de outubro de 2015 Paraíba | De 24 a 31 de outubro de 2015

Comemoração em casa, na casa do vovô e na escola The Kids Place. O aniversário do príncipe Bernardo foi comemorado em grande estilo e muitas vezes! O pequeno (que não para de crescer) fez e faz a alegria dos pais, das tias, dos avós e da bisa!!!

O dia do aniversário foi na última segun-da-feira, dia 19. Olha só o que a mamãe Eli Bis-po postou no Facebook, no dia em que Bernar-do festejava três anos de idade:

“Há 3 anos eu recebi você em meus bra-ços. A partir daquele dia, minha vida nunca mais foi a mesma. Você, meu filho, foi o maior presente que a mamãe ganhou nessa vida, você me trouxe paz, me trouxe luz, você tem me en-sinado que o amor não tem limite, que o amor é puro! Basta seu sorriso e nada mais.

Por você sou fortaleza, sou leoa, sou es-cudo, sou gigante. Obrigada Bernardo, por ter me escolhido, obrigada meu Deus pelo meu príncipe, pelo meu anjo. Só peço todos os dias que o Senhor te cubra de amor, de bênçãos e que te mantenha sempre forte, cheio de saúde! Você tem e terá uma vida linda, repleta de luz!

Te amo! Te amo! Te amo!Feliz aniversário, meu pequeno! Mamãe

Aniversário do príncipe

Bernardo

sempre estará contigo, te amando incondicional-mente com alegria!”

Te amarei de janeiro a janeiro, até o mundo acabar.”

Que coisa linda, gente. Emocionante!!! Para-béns, Bernardo! Você é mesmo um príncipe.

Page 12: Jornal Mocada Outubro 2015 - 2

12 MOÇA

DA Q

UE

MOÇA

DA Q

UE

13Paraíba | De 24 a 31 de outubro de 2015 Paraíba | De 24 a 31 de outubro de 2015

FESP FACULDADES

Melhor custo-benefício da PB e maior avaliação do Mec

Imagine uma faculdade cujo corpo docen-te apresenta 80% de mestres e doutores e que tem o maior shopping center da Paraíba como campus! Essa faculdade existe! É a Fesp Faculdades, que con-quistou nota máxima em avaliação do Ministério da Educação e que oferece o melhor custo-benefício (com o menor valor de mensalidade da Paraíba).

A biblioteca da Fesp Faculdades, que oferece o curso de Direito (noturno) conta com mais de 6 mil livros físicos e outros 20 mil obras virtuais (entre livros e periódicos). É o maior acervo de graduação em Direito em instituições privadas do Estado.

“Temos todas as ferramentas para capacitar os alunos. Temos os melhores professores e também a melhor biliblioteca. Nosso campus é o Manaíra Shopping, com amplo estacionamento e praça da alimentação gigante”, disse Luiz Henrique Barbosa, diretor-presidente da Fesp.

E complementou: “Aqui na Fesp Faculdades temos uma estrutura não encontarada em faculdade alguma da Paraíba. Há uma multiplicidade de servi-ços, o que somente melhora, amplia e potencializa nosso custo-benefício”.

Luiz Henrique lembra que como a Fesp Facul-dades é focada no curso de Direito é possível esta-belecer um contato muito mais direto de professor com aluno, proporcionando oportunidades de in-teração e flexibilidade de horários muito maiores. Além disso, esse fácil acesso permite ao aluno criar programas de estudos direcionados às suas necessi-dades únicas.

Professores imortaisHistória

VestibularesNa faculdade paraibana que

tem conceito máximo do Minis-tério da Educação e que apresenta a menor mensalidade do merca-do, as inscrições para o Vestibular Agendado já estão abertas.

Informações através dos fo-nes 2106-6175 ou 9967-8087, das 14h às 20h, na secretaria da Fesp Faculdades, que funciona no Ma-naíra Shopping, na Capital.

As inscrições começaram no último dia 19 e terminam no dia 26 de fevereiro.

O Vestibular Tradicional terá provas aplicadas dia 6 de no-vembro deste ano. Já o Vestibular Agendado tem diversas datas para você escolher: todos os dias a par-tir de 9 de novembro deste ano até 26 de fevereiro do ano que vem.

Visite o site da Fesp Facul-dades: www.fespfaculdades.com.br. Também tem página no face-book: fesp faculdades cabedelo primeiro e fesp faculdades cabe-delo segundo. O e-mail é o se-guinte: [email protected]

DiferenciaisUm dos diferenciais da FESP Fa-

culdades é a qualificação do corpo do-cente. Todos os professores possuem titulação adequada para lecionar na graduação e na pós-graduação, o que corresponde a 80% de mestres e dou-tores. Os demais são pós-graduados em vias de qualificação. Com este percentu-al, a FESP alcança um patamar acima da recomendação do MEC, que é de pelo menos 33,3%.

Além de primar pela formação téc-nica comprovada dos professores, a FESP orienta os docentes a equilibrarem as te-orias trabalhadas em sala de aula com a realidade fora da faculdade. A intenção é formar profissionais capazes de atuar com a qualidade que o mercado exige.

Para a FESP, experiência e reco-nhecimento no mercado são alguns dos atributos fundamentais na composição da sua equipe de professores. Renoma-dos advogados e juristas, destaques no campo jurídico do Estado, compõem o corpo docente e orgulham a institui-ção. É assim que a FESP Faculdades tem proporcionado aos seus alunos ensino e aprendizagem de qualidade.

Mais dois professores da Fesp facul-dades assumiram as cadeiras vitalícias 33 e 34 da APLJ - Academia Paraibana de Letras Jurídicas. Luciane Gomes e Ricardo Berilo Bezerra Borba assumiram pelo critério de produção literária e eleição, respectivamen-te. Com a posse dos novos acadêmicos, ocor-rida em solenidade realizada no último dia 14, no auditório da OAB, em João Pessoa, a Fesp faculdades passa a contar com seis inte-grantes ‘imortais’ na APLJ: Ricardo Sérvulo

Fonseca, Flamarion Tavares Leite, Ivo Sérgio Borges da Fonseca, Roberto Moreira de Al-meida, Luciane Gomes e Ricardo Berilo Bar-bosa Borba.

A Fesp Faculdades - que funciona no Manaíra Shopping, em João Pessoa - já con-ta com 80% dos professores com os títulos de mestre e doutor. Além disso, é a instituição de ensino superior (na área de Direito) com a nota máxima do Ministério da Educação. Ligue 2106-6175.

A FESP Faculdades (Faculda-de de Ensino Superior da Paraíba) foi fundada no ano de 2002, em João Pessoa, com um importante compro-misso: habilitar profissionais no nível superior, reconhecidamente compe-tentes, éticos e aptos ao exercício da cidadania. É uma instituição privada, mantida pela Sedup (Sociedade Edu-cacional da Paraíba (SEDUP) e cre-denciada nos termos da Portaria nº

640, de 13/05/97.A instituição oferece ensino de

graduação e pós-graduação lato sen-su em Direito, cursos sequenciais de formação específica, bem como de ex-tensão. Os cursos propõem um equilí-brio entre teoria e prática, abrangendo princípios gerais, mas sem descuidar das habilidades específicas. O proje-to educativo da FESP está atrelado à missão de oferecer conteúdo com po-

líticas e diretrizes institucionais que fomentam o desenvolvimento acadê-mico.

Foi assim que o curso de Direito da instituição passou a ser conceituado com nota “5” pelo Ministério da Educa-ção (MEC) em sua última avaliação de cursos, em uma escala de notas de 0 a 5. É por isso que hoje a FESP Faculdades é considerada referência no ensino supe-rior na Paraíba. Luiz Henrique Barbosa,

diretor-presidente da Fesp

Page 13: Jornal Mocada Outubro 2015 - 2

12 MOÇA

DA Q

UE

MOÇA

DA Q

UE

13Paraíba | De 24 a 31 de outubro de 2015 Paraíba | De 24 a 31 de outubro de 2015

FESP FACULDADES

Melhor custo-benefício da PB e maior avaliação do Mec

Imagine uma faculdade cujo corpo docen-te apresenta 80% de mestres e doutores e que tem o maior shopping center da Paraíba como campus! Essa faculdade existe! É a Fesp Faculdades, que con-quistou nota máxima em avaliação do Ministério da Educação e que oferece o melhor custo-benefício (com o menor valor de mensalidade da Paraíba).

A biblioteca da Fesp Faculdades, que oferece o curso de Direito (noturno) conta com mais de 6 mil livros físicos e outros 20 mil obras virtuais (entre livros e periódicos). É o maior acervo de graduação em Direito em instituições privadas do Estado.

“Temos todas as ferramentas para capacitar os alunos. Temos os melhores professores e também a melhor biliblioteca. Nosso campus é o Manaíra Shopping, com amplo estacionamento e praça da alimentação gigante”, disse Luiz Henrique Barbosa, diretor-presidente da Fesp.

E complementou: “Aqui na Fesp Faculdades temos uma estrutura não encontarada em faculdade alguma da Paraíba. Há uma multiplicidade de servi-ços, o que somente melhora, amplia e potencializa nosso custo-benefício”.

Luiz Henrique lembra que como a Fesp Facul-dades é focada no curso de Direito é possível esta-belecer um contato muito mais direto de professor com aluno, proporcionando oportunidades de in-teração e flexibilidade de horários muito maiores. Além disso, esse fácil acesso permite ao aluno criar programas de estudos direcionados às suas necessi-dades únicas.

Professores imortaisHistória

VestibularesNa faculdade paraibana que

tem conceito máximo do Minis-tério da Educação e que apresenta a menor mensalidade do merca-do, as inscrições para o Vestibular Agendado já estão abertas.

Informações através dos fo-nes 2106-6175 ou 9967-8087, das 14h às 20h, na secretaria da Fesp Faculdades, que funciona no Ma-naíra Shopping, na Capital.

As inscrições começaram no último dia 19 e terminam no dia 26 de fevereiro.

O Vestibular Tradicional terá provas aplicadas dia 6 de no-vembro deste ano. Já o Vestibular Agendado tem diversas datas para você escolher: todos os dias a par-tir de 9 de novembro deste ano até 26 de fevereiro do ano que vem.

Visite o site da Fesp Facul-dades: www.fespfaculdades.com.br. Também tem página no face-book: fesp faculdades cabedelo primeiro e fesp faculdades cabe-delo segundo. O e-mail é o se-guinte: [email protected]

DiferenciaisUm dos diferenciais da FESP Fa-

culdades é a qualificação do corpo do-cente. Todos os professores possuem titulação adequada para lecionar na graduação e na pós-graduação, o que corresponde a 80% de mestres e dou-tores. Os demais são pós-graduados em vias de qualificação. Com este percentu-al, a FESP alcança um patamar acima da recomendação do MEC, que é de pelo menos 33,3%.

Além de primar pela formação téc-nica comprovada dos professores, a FESP orienta os docentes a equilibrarem as te-orias trabalhadas em sala de aula com a realidade fora da faculdade. A intenção é formar profissionais capazes de atuar com a qualidade que o mercado exige.

Para a FESP, experiência e reco-nhecimento no mercado são alguns dos atributos fundamentais na composição da sua equipe de professores. Renoma-dos advogados e juristas, destaques no campo jurídico do Estado, compõem o corpo docente e orgulham a institui-ção. É assim que a FESP Faculdades tem proporcionado aos seus alunos ensino e aprendizagem de qualidade.

Mais dois professores da Fesp facul-dades assumiram as cadeiras vitalícias 33 e 34 da APLJ - Academia Paraibana de Letras Jurídicas. Luciane Gomes e Ricardo Berilo Bezerra Borba assumiram pelo critério de produção literária e eleição, respectivamen-te. Com a posse dos novos acadêmicos, ocor-rida em solenidade realizada no último dia 14, no auditório da OAB, em João Pessoa, a Fesp faculdades passa a contar com seis inte-grantes ‘imortais’ na APLJ: Ricardo Sérvulo

Fonseca, Flamarion Tavares Leite, Ivo Sérgio Borges da Fonseca, Roberto Moreira de Al-meida, Luciane Gomes e Ricardo Berilo Bar-bosa Borba.

A Fesp Faculdades - que funciona no Manaíra Shopping, em João Pessoa - já con-ta com 80% dos professores com os títulos de mestre e doutor. Além disso, é a instituição de ensino superior (na área de Direito) com a nota máxima do Ministério da Educação. Ligue 2106-6175.

A FESP Faculdades (Faculda-de de Ensino Superior da Paraíba) foi fundada no ano de 2002, em João Pessoa, com um importante compro-misso: habilitar profissionais no nível superior, reconhecidamente compe-tentes, éticos e aptos ao exercício da cidadania. É uma instituição privada, mantida pela Sedup (Sociedade Edu-cacional da Paraíba (SEDUP) e cre-denciada nos termos da Portaria nº

640, de 13/05/97.A instituição oferece ensino de

graduação e pós-graduação lato sen-su em Direito, cursos sequenciais de formação específica, bem como de ex-tensão. Os cursos propõem um equilí-brio entre teoria e prática, abrangendo princípios gerais, mas sem descuidar das habilidades específicas. O proje-to educativo da FESP está atrelado à missão de oferecer conteúdo com po-

líticas e diretrizes institucionais que fomentam o desenvolvimento acadê-mico.

Foi assim que o curso de Direito da instituição passou a ser conceituado com nota “5” pelo Ministério da Educa-ção (MEC) em sua última avaliação de cursos, em uma escala de notas de 0 a 5. É por isso que hoje a FESP Faculdades é considerada referência no ensino supe-rior na Paraíba. Luiz Henrique Barbosa,

diretor-presidente da Fesp

Page 14: Jornal Mocada Outubro 2015 - 2

14 MOÇA

DA Q

UE

MOÇA

DA Q

UE

11Paraíba | De 24 a 31 de outubro de 2015 Paraíba | De 24 a 31 de outubro de 2015

Comemoração em casa, na casa do vovô e na escola The Kids Place. O aniversário do príncipe Bernardo foi comemorado em grande estilo e muitas vezes! O pequeno (que não para de crescer) fez e faz a alegria dos pais, das tias, dos avós e da bisa!!!

O dia do aniversário foi na última segun-da-feira, dia 19. Olha só o que a mamãe Eli Bis-po postou no Facebook, no dia em que Bernar-do festejava três anos de idade:

“Há 3 anos eu recebi você em meus bra-ços. A partir daquele dia, minha vida nunca mais foi a mesma. Você, meu filho, foi o maior presente que a mamãe ganhou nessa vida, você me trouxe paz, me trouxe luz, você tem me en-sinado que o amor não tem limite, que o amor é puro! Basta seu sorriso e nada mais.

Por você sou fortaleza, sou leoa, sou es-cudo, sou gigante. Obrigada Bernardo, por ter me escolhido, obrigada meu Deus pelo meu príncipe, pelo meu anjo. Só peço todos os dias que o Senhor te cubra de amor, de bênçãos e que te mantenha sempre forte, cheio de saúde! Você tem e terá uma vida linda, repleta de luz!

Te amo! Te amo! Te amo!Feliz aniversário, meu pequeno! Mamãe

Aniversário do príncipe

Bernardo

sempre estará contigo, te amando incondicional-mente com alegria!”

Te amarei de janeiro a janeiro, até o mundo acabar.”

Que coisa linda, gente. Emocionante!!! Para-béns, Bernardo! Você é mesmo um príncipe.

Page 15: Jornal Mocada Outubro 2015 - 2

10 MOÇA

DA Q

UE

MOÇA

DA Q

UE

15Paraíba | De 24 a 31 de outubro de 2015 Paraíba | De 24 a 31 de outubro de 2015

A Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), que tem como diretor-geral Clay Mattozo, irá realizar nos dia 26 a 28 de outubro, o VIII Fórum Científico, cujo tema esse ano será “Sustentabilidade e o profissional do futuro”. Os resumos dos trabalhos po-dem ser encaminhados para análise.

De caráter científico e acadê-mico, o VIII Fórum Científico visa promover um debate sobre susten-tabilidade e o profissional do futuro e as suas implicações sobre a vida da sociedade paraibana e delinear pro-postas e estratégias que possam con-tribuir para o bom uso dos recursos naturais do Estado da Paraíba.

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pelo site, no período de 28 de setembro a 26 de outubro de 2015 para categoria participante. Já no período de 28 de setembro a 16 de ou-tubro de 2015, para categoria apresen-tação de trabalho, na CAPEX.

As inscrições das oficinas e mi-nicursos serão realizadas no período de 07 a 26 de outubro. O estudante deve imprimir as guias de pagamento, que deverão ser efetivadas na Central do Aluno. Uma via das guias deve ser entregue na CAPEX, juntamente com a ficha de inscrição. Acesse o edital: Edital VIII Fórum Científico

FPB realiza o VIII Fórum CientíficoSobre a Logo

A logo do VIII Fórum Cien-tífico foi criação do estudante do quarto período de Marketing da FPB, Hiago Cavalcante Santos da Silva. De acordo com o estudan-te, as forma geométricas da logo são a representação do homem contemporâneo com uma visão futurística, o que é essencial para o profissional do futuro. Também relembra os traços da cultura nor-destina, que muito foi retratada na literatura de cordel.

Segundo Hiago Cavalcante, a monocromia da cor verde retra-ta a movimentação do profissional do futuro, que por sua vez, tem que está em constante mudança e aperfeiçoamento para cada vez mais se destacar em um ambiente concorrido. Representa também a sustentabilidade, tanto pelo verde, quanto pelo azul nas letras, tendo em vista que a sustentabilidade é algo essencial nos dias atuais em todos os setores, seja no meio am-biente, na economia, educação ou administração pública.

Clay Mattozo, diretor-geral da Faculdade Internacional da Paraíba

A banda Fly é composta por três membros e o nome dos integrantes é Paulo Castagnoli, Na-than Barone e Caíque Gama. Grande parte dos fãs do trio de meninos é composta

pelo público femini-no, que acompanha não só seus shows e músicas, como também suas páginas nas redes sociais, como o Tumblr, Facebook e Twitter. Na 16ª edição do Meus Prê-mios Nick, a banda fez um grande show, semana passada, em São Paulo, ao lado de Jota Quest, Anitta, Projota e Pitty.

A banda Fly foi composta em 2013 por Paulo, Caíque e Nathan. Paulo Cas-

tagnoli é o mais velho do trio, tendo nas-cido em 28/09/1990. Nathan Barone, com poucos anos de diferença de Paulo, nasceu em 21/07/1992 e foi o último integrante a entrar na banda. Caíque Gama é o caçula e nasceu em 19/02/1994.

Eles não seguiram o caminho comum a muitas boybands. Não foram seleciona-dos em testes de gravadora e nem saíram de um reality show. Os meninos da Fly, su-cesso desde 2013, começaram de maneira independente.

Tudo começou com o sonho de Pau-lo, que aos 18 anos resolveu deixar a casa dos pais no Paraná para tentar a sorte como cantor em São Paulo. Em 2009, ele conhe-ceu Caíque quando se apresentava com sua banda e acabou descobrindo o talento do amigo através de vídeos na internet. Paulo

contou sua ideia de um projeto para uma boyband e Caíque topou na hora. Nathan, o terceiro membro do grupo, veio depois.

“Usamos a internet o tempo inteiro, começamos a pesquisar e a gente achou o Nathan e na hora em que falamos, ele topou. Nesse momento nossa vida mudou total-mente. A gente tinha um objetivo: ‘Se for fa-zer, é para dar muito certo, vamos fazer um projeto bem organizado’”, explica Paulo.

Depois de lançar duas músicas de ma-neira independente e fazer sucesso com os clipes no YouTube, que atualmente já so-mam milhões de visualizações, eles conse-guiram assinar com um escritório que agora os empresaria e os ajudou a lançar o primei-ro CD. Com encarte e tudo, como eles mes-mos dizem. Bonitos, simpáticos e talentosos, os rapazes da Fly vão ainda mais longe...

ELES SÃO LINDOS, SIMPÁTICOS E TALENTOSOS

Eles são a banda Fly!!!

Paulo CastagnoliPaulo Augusto Castagnoli, natural de Campo Largo, interior do Paraná.

Nasceu no dia 28 de setembro de 1990. Mesmo sem muita influência familiar, – seus pais nunca tiveram um contato muito direto com a música – desde pe-queno, Paulo sempre quis ser músico. Aos 18 anos, mudou-se para São Paulo, na expectativa de realizar o sonho de ser um rockstar. Foi guitarrista da banda Dallas Ink, e após o término da mesma, seguiu carreira solo por um tempo. Um garoto dedicado e determinado a alcançar o que sempre sonhou. Aos 22 anos, se juntou a Caíque Gama e um outro amigo, dando início a Banda FLY, que hoje é composta por Paulo, Caíque e Nathan, e já alcançou mais de 2 milhões de visu-alizações no Youtube.

Nathan BaroneNasceu em 10 de junho de 1992. Natural de São Paulo, ele já morou durante

um tempo no Espírito Santo. Cursou Farmácia na UFES, mas acabou trancando a faculdade no final de 2011. Participou do reality show ídolos, Nathan Barone cantou Garota de Ipanema a pedido de sua mãe e quase acaba reprovado. Graças a mais uma chance dada por Marco Camargo, o rapaz capricha e conquista uma vaga na segunda etapa. Começou a cantar com 4 anos, quando ganhou um violão de um tio músico, assim como o restante da família de sua mãe e à partir daí, não parou mais. Um cara entregue aos sonhos. É dessa maneira que Nathan encara a si mesmo. Sem medo e preconceito de nada, ele corre atrás do que quer para sua vida. Sendo assim ele se junta ao Paulo e a Caique, que juntos formam a Banda Fly.

Caíque GamaNascido em 19 de feverei-

ro de 1995, natural de São Paulo (SP), é cantor e modelo. Alcançou o sucesso ainda como colírio, da famosa revista teen CAPRICHO, estampando seu rosto em várias publicidades destinadas ao públi-co teen. Atualmente ele deu inicio a um novo projeto, mais conhe-cido como “FLY, a nova boyband brasileira, que tem tudo para ser a nova febre nacional. Formada junto a Paulo Castagnoli e Nathan Barone.

Page 16: Jornal Mocada Outubro 2015 - 2

16 MOÇA

DA Q

UE

MOÇA

DA Q

UE

9Paraíba | De 24 a 31 de outubro de 2015 Paraíba | De 24 a 31 de outubro de 2015

>> Marcelo Rodrigo

O Moçada Que Agita fechou uma parceira com Nélio Torres para desenvol-ver atividades artísticas nas escolas de João Pessoa. Nélio Torres é um artista premia-do com mais de 30 anos de carreira. No próximo dia 19 de novembro, ele receberá o prêmio Excelência e Qualidade Brasil, concedido pela Associação Brasileira de Liderança (Brasilíder), em São Paulo.

A partir da próxima semana, serão divulgados os colégios que receberão as apresentações do artista, juntamente com a cobertura do Moçada Que Agita. As informações poderão ser vistas no novo portal e no jornal do MQA, na fanpage do Facebook, no Twitter e também no Insta-gram, além das colunas no Jornal Correio da Paraíba.

Além de músico, Nélio Torres faz apresentações com o teatro de fantoches e com o Cavalo Marinho da Paraíba, di-rigido por José Bento. No último mês de setembro, o artista recebeu uma home-nagem da Academia Paraibana de Letras Jurídicas (APLJ), órgão vinculado à Or-dem dos Advogados do Brasil na Paraíba (OAB-PB).

Cavalo Marinho da Paraíba

O Cavalo Marinho da Paraíba foi selecionado pelo Fundo de Incentivo à Cultura (FIC) e realizou duas apresenta-ções no Estado em junho e agosto deste ano. A primeira aconteceu no município de Bayeux, na área cultural da Biblioteca Municipal e a segunda na cidade de Santa Rita , na ONG Pro Dia Nascer Feliz.

No Cavalo Marinho, Nélio Torres atua como Mestre Toadeiro, juntamente com Zé Bento (diretor geral), Zé Hermi-nio (rabequeiro), Wender Lun (Zabumba), Ideltoni Soares (arriliquim), Josemar da Silva (tripa), Marco Rodrigues (triângulo), Marcelo Galdino (catirina – mascarado), Ivan Rodrigues (mateus – mascarado) e Daniel Alipio (birico – mascarado).

Última edição do Dialoga Brasil que aconteceu na Paraíba, com a presidente Dilma Rousseff, teve como atração cultu-ral representando o Estado uma apresen-tação do Cavalo Marinho da Paraíba.

Banxhurna

O próximo trabalho que será lan-çado por Nélio Torres já está em fase de

Artista paraibano premiado em São Paulo fecha parceria com o MQA

conclusão e será intitulado Banxhurna. O CD será o sétimo trabalho autoral do artis-ta e deverá ser lançado até o final do ano. Ele explicou que Banxhurna é uma palavra italiana que significa “a flor vermelha do cume da montanha”.

O nome foi inspirado pela experi-ência que o artista vivenciou na cidade de Matera, na Itália, onde aconteceu o Festival Brasilicata Tour 2014, dentro do Projeto Espírito Mundo.

Trajetória de sucesso

Nélio Torres é natural de João Pes-soa, mas começou a carreira artística em Pernambuco, em 1979 dois anos depois de passar no concurso do Banco do Brasil, em Catolé do Rocha. “A primeira música que aprendi foi “Asa Branca” de Luíz Gonzaga. Vivi entre Olinda e Recife por oito anos fa-zendo show e apresentações até ser transfe-rido pelo banco para o Rio de Janeiro, onde

encontrei mais espaço para desenvolver meu trabalho”, lembrou Nélio Torres.

O músico lançou seu primeiro traba-lho, o vinil intitulado “Tambaú”, em 1989. O trabalho foi lançado em 1990 no Rio de Janeiro e também no Espírito Santo, Per-nambuco e na Paraíba. Foi com esse tra-balho que ele passou a fazer apresentações e chegou a conhecer Bia Bedran, que, na época, era apresentadora do programa “Canta Conto”, na TV Educativa do Rio de Janeiro, hoje TV Brasil.

Bia teve participação especial no se-gundo trabalho lançado pelo artista no ano de 2000: “Em busca da Infância En-cantada”. A eles juntaram-se outros artistas como Mauro Menezes e Zé Zuca, Flávio Nascimento e Valente Junior, que repre-sentaram o primeiro movimento de conta-dores de história do Rio de Janeiro.

Paralelamente, Nélio Torres lançou também o CD “Canto Novo”, seu terceiro trabalho. O 4º disco do músico, intitula-

do “Jardim das Canções”, foi lançado em 2008 no Museu da República, no Palácio do Catete. O seu quinto trabalho foi lan-çado em 2010, em Vitória (ES) e recebeu o título: “Zumbidos”, que foi premiado, e primeiro lugar no edital de circulação de música da Prefeitura Municipal de Vitória.

De volta à Paraíba

Depois de se aposentar no Banco do Brasil, em 2007, Nélio Torres retornou à Paraíba, porque sua esposa também ban-cária, foi transferida para João Pessoa. Ele viveu na Capital paraibana com a família até 2010, quando sua esposa foi nova-mente transferida, desta vez para Vitória (ES). Neste ano, o artista voltou a morar em João Pessoa e pretende fortalecer seu trabalho no Estado.

“Pretendo continuar o trabalho fol-clórico do Cavalo Marinho Paraibano, que já levei até o Espírito Santo para que fosse conhecido pelos capixabas. Também pretendo manter as apresentações do tea-tro de fantoches, de contação de histórias e os shows musicais. Se falar no próximo CD que devo lançar no final deste ano ou no início do ano que vem. As pessoas que estiverem interessadas no meu trabalho, podem me encontrar pelo número (83) 98617-2930 ou pelo e-mail [email protected] e ainda pelo site www.nelio-torres.com.br”, explicou Nilo Torres.

Nélio Torres fazendo apresentação do Cavalo Marinho da Paraíba

Anchieta Maia ao lado do artista e músico Nélio Torres

Mais de 200 mil alunos fazem Enem na PB

>> Janielle VenturaFotos: Janielle Ventura

Grande expectativa e ansiedade são o que os candidatos para o Enem sentem antes de fa-zer o exame. Até para a moçada quem vem se preparando ao longo do ano fica difícil conter a ansiedade, quando se trata de algo que pode decidir o seu futuro. Fiquem atentos, estamos no horário de verão e os portões serão abertos às 11h, serão fechados às 12h e as provas serão aplicadas às 12h30, nestes dias 24 e 25.

De acordo com o Inep (Instituto Nacio-nal de Estudos e Pesquisas), até às 8h da última terça-feira (20), cerca de 81% dos 204 mil ins-critos na Paraíba, acessaram o cartão de confir-mação para saber o local de prova. Esse núme-ro equivale a pouco mais de 165 mil, faltando aproximadamente 38 mil candidatos.

Para saber os locais de prova, deve-se acessar a Página do Participante (http://enem.inep.gov.br/participante/#/login), informando CPF e senha para conseguir logar. Não é obri-gatória apresentar o cartão, mas é recomenda-do anotar suas informações como endereço, andar, número da sala e número do candidato.

O psicólogo Geylson Kaio Ferreira entende que os alunos tentam estudar até o último segun-do, achando que assim, estarão mais preparados. “Eles se cobram demais e isso acaba atrapalhan-do. A rotina de estudos deve desacelerar e o candidato deve preparar-se psicologicamente e emocionalmente. Dorme bem antes da prova é essencial”, explicou.

Ele ainda acrescenta que dormir bem faz com que tudo o que foi estudado, seja absor-vido pelo aluno enquanto dorme. Assim, ele estará descansado e pronto para realizar uma prova que é tão cansativa. Outra dica, é que um dia antes da prova, o candidato faça algo que goste para relaxar, além de se alimentar bem.

Por falar em alimentação, a nutricionis-ta Heloísa Helena aproveita para recomendar que nenhuma alteração no hábito alimentar seja feita. Isso vai evitar que o candidato tenha alguma reação ruim no organismo. Caso isso aconteça, ele correrá o risco de ter um desen-volvimento ruim na hora da prova.

“Na hora da prova, é importante levar água para manter a hidratação. Para comer, pode ser algo leve como uma barra de cereal ou até mesmo um chocolate. O chocolate, por conter cafeína, ativa a mente fazendo com que o participante obtenha um bom resultado”, re-comendou.

Page 17: Jornal Mocada Outubro 2015 - 2

8 MOÇA

DA Q

UE

MOÇA

DA Q

UE

17Paraíba | De 24 a 31 de outubro de 2015 Paraíba | De 24 a 31 de outubro de 2015

“Venho me preparando há dois anos. Estou estudando, fazendo cursinhos, além de estudar em casa sempre que posso. As-sim consigo revisar tudo o que os professo-res passam em sala de aula. Também tenho me preparado psicologicamente porque uma das coisas mais difíceis para mim é o nervosismo. Estudamos muito e querendo ou não ficamos ansiosos para um exame que vai decidir a sua vida”, Ana Carolina de Lima, 19 anos, colégio Classe A.

“Estou procurando revisar e fazer muitas leituras referentes aos assuntos que serão abordados nas provas. Sempre gostei mais da área de exatas, no caso, ciências da natureza. Na redação, melhorei por estar praticando ao longo do tempo em que es-tive me preparando. Os aulões que a escola oferece são um incentivo a mais para a nos-sa preparação. Sozinho é meio complicado. Precisamos desse apoio extra”, Jonatas San-tos, 20 anos, colégio Classe A.

“Eu tive uma rotina de estudos bas-tante regular. Procurei ser responsável e não vacilar para não perder os horários. Agora, vou aproveitar para diminuir a ro-tina dos estudos e relaxar um pouco. Talvez ler e ir ao cinema. Tenho um pouco de difi-culdade em física e procurei dar uma aten-

ção especial nessa área. Os estudos aqui no IE conseguem me passar uma maior segu-rança para realizar o exame. Sinto-me mais preparado”, Brenda Natane, 16 anos, Colé-gio IE.

“Desde o começo do ano venho estu-dando com algumas horas diárias de estudo em casa e assistindo aulões, tanto pela in-ternet quanto pessoalmente. As videoaulas ajudam muito, dão um suporte maior nas leituras. Aqui no IE as aulas são bem dinâ-micas e temos muito acesso à resolução de questões, além das aulas nos sábados que dão um apoio enorme. Essas aulas são im-portantes para que possamos nos adaptar a prova”, Mariana Ramalho, 17, Colégio IE.

“Aqui no IE temos uma rotina muito grande. Estudamos muito para estarmos preparados no dia do Enem. Com isso fa-zemos de tudo para dar nosso melhor. A escola nos acompanha literalmente. Os professores são muito atenciosos e estão sempre prontos para nos ajudar em qual-quer dúvida que possamos ter. Tenho difi-culdade em física e os professores me aju-daram. Sou melhor na parte de humanas, como geografia e sociologia.”, Maressa Lo-pes, 17 anos, Colégio IE.

“Estudo diariamente, todas as tardes,

e tenho ajuda da preparação da escola nos finais de semana. Com essa preparação, consigo tirar minhas dúvidas. Outra coisa que procuro fazer é assistir muitas videoau-las. Com esse suporte do ISD, que é muito bom, estou me sentindo mais preparado para fazer a prova. Os professores estão sempre à disposição tirando dúvidas, e isso é um apoio enorme para gente que está se preparando”, Goldemberg Moraes, 17 anos, Colégio ISD.

“Estou estudando muito. Fazendo cursinho durante à noite. Foi bastante pu-xado mas temos que ir segurando o ritmo até o Enem. Na escola estamos de manhã durante a semana e pela tarde aos sábados. Vou desacelerar os estudos até um dia antes da prova, para aguentar a prova durante o sábado e o domingo. Com o ISG dando au-lões aos sábados e revisando os conteúdos, consegui somar os conhecimentos”, Maria Fernanda Gomes, 18 anos, Colégio ISD.

“Procurei fazer um cursinho online. Como requisito para isso, pensei no tempo que eu gastaria para ir até um cursinho pes-soalmente. Em casa, uso esse tempo para estudar assistindo videoaulas. Aos sábados, o ISD tem trazido professores de cursinho para dar aula aos sábados. Eu tenho difi-

culdade em química mas com essas aulas consegui acompanhar o conteúdo e absor-ver com maior facilidade”, Thais Andrade Fernandes, 17 anos, Colégio ISD.

“Estou fazendo o Enem esse ano por experiência. Estudo através da escola e sem-pre fazendo simulados. Além de fazer leitu-ras e pesquisar sobre os temas que as provas abordaram nas edições anteriores. Procuro participar de aulões também. Isso é algo que ajuda muito na nossa preparação. Com as vi-sitações nas faculdades que o QI está fazen-do, nos deixam mais próximos da realidade do Enem. Assim, conseguimos tirar dúvidas com os professores durante os aulões”, Ga-briela Paiva, 14 anos, Colégio QI.

“Eu montei uma rotina de estudos diária, fazendo simulados, cursinho, além de escrever diversas redações por dia e por mês. Sinto dificuldade na área de humanas, como história e geografia. Então eu procu-rei revisar mais durante um certo tempo, responder questões e essas coisas. Essas visitações nas faculdades promovidas pelo QI ajudam muito a tirar dúvidas. Na reda-ção, procurei me dedicar bastante para ver se consigo tirar uma boa nota e espero que consiga fazer isso”, Carina Duarte, 15 anos, Colégio QI.

Veja com a moçada se preparou para o Enem

Ana Carolina de Lima, 19, CLasse A

Maria Fernanda Gomes, 18, ISD

Ana Carolina de Lima, 19, CLasse A

Goldemberg Moraes, 17, ISD

Brenda Natane, 16, IE

Gabriela Paiva, 14, QI

Carina Duarte, 15, QI

Jonatas Santos, 20, Classe A

Thais Andrade Fernandes, 17, ISD

Maressa Lopes, 17, IE

Saiba quais cargos são ofertados no concurso Nível SuperiorAdministrador, Analista de Tecnologia da Informação, Arquiteto, Arquivista, Assistente So-

cial, Bibliotecário-Documentalista, Contador, Engenheiro Área Civil, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Farmacêutico, Jornalista, Médico - Área Psiquiatria, Pedagogo, Psicólogo, Técnico em Assuntos Educacionais e Tecnólogo com Formação na Área de Gestão Pública.

Nível Médio Assistente em Administração, Auxiliar em Assuntos Educacionais, Mestre de Edificações e

Infraestrutura, Revisor de Texto Braille, Técnico de Tecnologia da Informação, Técnico em Arquivo, Técnico em Artes Gráficas, Técnico em Contabilidade, Técnico em Laboratório na Área de Alimentos e Laticínios, Técnico em Laboratório na Área de Análises Clínicas, Técnico em Laboratório na Área de Biologia, Técnico em Laboratório na Área de Biossegurança, Técnico em Laboratório na Área de Redes de Computadores, Técnico em Laboratório na Área de Tecnologia de Alimentos, Técnico em Laboratório na Área de Tecnologia Sucroalcooleira, Técnico em Secretariado, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Telecomunicações e Tradutor Intérprete de Linguagem de Sinais.

Nível Fundamental Assistente de Laboratório na Área de Alimentos e Auxiliar em Administração.

UFPB publica edital de concurso com 154 vagas e salários de até R$ 3,6 mil

Foi publicado, na manhã de sexta-feira (23), o edital para concurso públi-co da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ao todo, são ofertadas 154 va-gas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Parte das vagas será reservada para negros e pessoas com de-ficiência. As remunerações vão de R$ 1.739,04 a R$ 3.666,54 e interessados podem se inscrever a partir do dia 4 de janeiro de 2016.

As inscrições serão feitas exclusi-vamente pela internet, no site da empresa organizadora, até o dia 4 de fevereiro. Será permitida ao candidato a realização de mais de uma inscrição no concurso públi-co para cargos distintos. As taxas custam de R$ 30 a R$ 57, dependendo do cargo pretendido.

As provas objetivas terão quatro ho-

ras de duração e serão aplicadas, simulta-neamente, nas cidades de João Pessoa, Ba-naneiras, Areia, Mamanguape e Rio Tinto. A data prevista para a realização do con-curso é 13 de março.

Serão cobrados de todos os candida-tos conhecimentos em Língua Portugue-sa, Raciocínio Lógico e Conhecimentos Gerais e Específicos. Os candidatos aos cargos de níveis médio e superior deverão estudar também Noções de Administração Pública. Além das provas objetivas, os can-didatos a Técnico em Laboratório, exceto na Área de Redes de Computadores, serão submetidos a prova prática, que acontecerá somente em João Pessoa, em 30 de abril e 1º de maio.

Conforme o edital, o concurso terá validade de 2 anos e poderá ser prorrogado por igual período.

Page 18: Jornal Mocada Outubro 2015 - 2

18 MOÇA

DA Q

UE

MOÇA

DA Q

UE

7Paraíba | De 24 a 31 de outubro de 2015 Paraíba | De 24 a 31 de outubro de 2015

Mundial de Capoeiraem João Pessoa

E vai rolar em João Pessoa mais um evento in-ternacional de capoeira. O Mundial de Capoeira vai acontecer dias 20 e 21 de novembro, no Esporte Clu-be Cabo Branco, que está comemorando 100 anos de atividades. Conforme o Mestre Manhoso, o Mundial de Capoeira é uma oportunidade ímpar de inter-câmbio entre capoeiristas paraibanos e adeptos de diversas partes do mundo. Mestre Manhoso contou que estarão presentes capoeiristas do Canadá, África do Sul, Angola, Colômbia, México e Cazaquistão.

Jogos Mirins começam nesta sexta-feira Os Jogos Mirins 2015 começam nesta sexta-feira, dia 23, e seguem até o

próximo dia 31. As disputas reúnem atletas nascidos nos anos de 2003, 2004 e 2005 de escolas públicas e privadas da Grande João Pessoa. As modalidades ofe-recidas são: basquete, vôlei, handebol, futsal, atletismo, natação, xadrez e judô. O congresso técnico dos jogos aconteceu terça-feira (20), no auditório da Sejel.

Atleta paraibano treina na China, após se destacar em campeonato brasileiro de salto ornamentalConvocada para um período de treinos na China

com a Seleção Brasileira de salto ornamental, a paraibana Luana Lira, 17, está a todo vaapor. Esta será a segunda vez este ano que a atleta participará dos treinamentos no

outro lado do mundo. De acordo com o diretor técnico da Vila Olímpica, Antônio Meira, isso é fruto do trabalho di-ário: “Estamos realizando uma grande obra estrutural na Vila e mesmo assim estamos treinando duro para cumprir

o calendário esportivo. E com isso estamos alcançando os resultados”, afirmou. Luana fica na China até 15 de no-vembro. No retorno, ela deve disputar a Taça Brasil, que acontece em Belém, no Pará.

Mestre Tucano Preto ministra curso no Teatro de ArenaPróxima semana, João Pessoa estará festejando

mais um lançamento com o mestre Tucano Preto e o grupo Capoeira Dendê Maruô! Você não pode ficar fora da Festa da Capoeira. As atividades serão dias 30 e 31 deste mês. A abertura será às 20h, na AM-CBU, pertinho da Praça da Paz, nos Bancários. No dia seguinte, haverá batizado, às 8h30, no Teatro de Arena da Fundação Espaço Cultural. Mesmo local do curso oferecido pelo Mestre Tucano Preto, a par-tir das 14h. Mais informações pelo seguinte telefone: 98787-0059.

O cotidiano que inspira

Em suas composições, ele diz se considerar um cronista. Vai além da inspiração. Segundo ele, é ques-tão de observação. Ele faz analo-gias e muitas ideias já surgiram no coletivo físico, olhando pela janela e vendo o cotidiano das pessoas. “Em questão de relacionamentos, por exemplo, consigo observar e transformar tudo isso em poesia. Em música”, explicou.

A formação da banda vem desde o início dos anos 2000, onde eles montaram a banda chamada “Função”. Após um tempo separa-dos, quando Jonathas morou em Campina Grande, eles decidiram retomar o projeto musical em 2009.

Então o nome da atual ban-da surgiu de uma mistura nominal com uma lembrança gostosa da infância do vocalista. Jonathas de-cidiu colocar seu sobrenome, “Pe-reira”, enquanto o “Coletivo 401” faz referência ao ônibus em que ele costumava (e ainda costuma) tran-sitar pelas ruas de João Pessoa.

Um dos shows mais emocio-nantes para o grupo, a cerca desses seis anos de união, foi o que reali-zaram durante o festival de cinema que aconteceu na Capital paraiba-na, em 2014. Eles ficaram impres-sionados devido a quantidade de pessoas presentes no festival e pelo público estar cantando 90% das suas músicas.

“Foi quando percebemos pela primeira vez. Foi quando a ficha caiu. Não temos tanta publicidade, não passamos na televisão e toca-mos pouquíssimo na rádio. Não somos artistas que fazem parte da mídia nacional. Então ver o festival lotado e cantando as músicas real-mente nos emocionou”, comenta lembrando a data memorável.

Bandas independentes

na ParaíbaPara eles, o maior desafio é conseguir viver

a música. Todos os integrantes têm um trabalho paralelo para conseguir pagar as contas e conci-liar com a carreira musical, sem estar vinculado a gravadora ou empresário. “O foco da grande massa está no sertanejo universitário. Então esse está sendo o nosso maior desafio: ser reconhe-cido através do nosso único esforço”, ressaltou.

Uma das coisas que acaba viabilizando e facilitando o sucesso das bandas independentes é a rede social. De acordo com Jonathas, se a banda souber utilizar a ferramenta com todas as suas utilidades, vai se promover, grava seu EP, consegue divulgar e ai gerar um público.

É o que está acontecendo com Seu Perei-ra e Coletivo 401. Através das redes sociais eles estão percebendo o público aumentando e os fãs se interessando pelo trabalho do grupo. Ele afirma que sem dúvidas, ajudou a transformar o cenário musical.

Para Jonathas, o público pessoense vem amadurecendo desde os anos 90. Com esse amadurecimento, os músicos também estão evoluindo e mostrar seus trabalhos com quali-dade. “Há diálogo entre o público e os artistas. Está rolando uma parceria que soma na qua-lidade musical e faz com que João Pessoa en-tre para o mapa da cultura nacional, de acordo com a evolução da cidade”, concluiu.

Page 19: Jornal Mocada Outubro 2015 - 2

6 MOÇA

DA Q

UE

MOÇA

DA Q

UE

19Paraíba | De 24 a 31 de outubro de 2015 Paraíba | De 24 a 31 de outubro de 2015

GINASTA PARAIBANA JÁ PARTICIPOU DE MAIS DE 30 CAMPEOATOS

Com apenas 20 anos idade, Thaysa Dutra trouxe para Paraíba títulos nos níveis local, regional e nacional>> Paloma Faustino

Disciplina e dedicação são os traços que marcam a trajetória da jovem ginasta, Thaysa Dutra. Com 20 anos de idade, a atleta já levou o nome da Paraíba a mais de 30 campeonatos. Sua história com a Ginás-tica Rítmica começou quando ela tinha 11 anos de idade, no Colégio Sesquicentená-rio, onde estudava.

Compartilhando a rotina de trei-nos com a graduação em Educação Físi-ca, na UFPB, Thaysa treina de segunda a sexta, na Vila Olímpica Parahyba (anti-go Dede), durante 4 horas por dia. Mas quando tem campeonato ela garante que esse treino é intesificado. “Quando estou perto de competições, treino aos sába-

dos e aumentamos a quantidade de ho-ras também”. Desde o início da trajetóra, Thaysa sempre teve como técnica a pro-fessora Lenise Sousa.

Quem pensa que a pouca idade é si-nônimo de pouca responsabilidade, está enganado! Prova disso é Thay- sa, que carrega nos seus nove anos de carreira o título de Árbitra Estadual de Ginástica Rítmica. Além de ser monitora da Seleção Paraibana e da Escoli-nha de Ginástica Rítmica do Clube dos Oficiais da Paraíba.

O incentivo para transmi-tir o que sabe as ginastas meno-res e o fato de sempre ter sido

direcionada à parte técnica pela treinadora levou Thaysa a querer ter a Ginástica Rít-mica como uma profissão. “Assim fui me tornando uma ginasta mais atenciosa. A partir daí optei pela Educação Física como curso superior e hoje já monitoro tanto a

iniciação como as ginastas de nível nacional aqui na Paraíba” disse

a jovem atleta.Entre os principais

títulos que a ginas-ta Thaysa Dutra já trouxe para casa es-tão o de Tetra Cam-

peã dos Jogos Escolares da PB entre 2009 e 2012; Torneio Regional Nordeste 2013 em

Maceió-AL, onde foi vice-cam-

peã no Conjunto; Torneio Nacional em Caxias do Sul-RS 2013, em que foi Campeã no conjunto; Torneio Regional Nordeste 2014 em João Pessoa-PB onde teve o rece-beu o título de vice-campeã no conjunto; Copa Marista Internacional em Salvador- BA 2014 em que foi Campeã no conjunto; Torneio Regional Nordeste 2015 em Araca-ju- SE onde foi Campeã Individual nos dois aparelhos disputados e campeã geral da ca-tegoria; e por fim, Torneio Nacional 2015 em Brasília- DF em que recebeu a medalha de bronze no aparelho Arco.

Em meio a tantos campeonatos e premiações e diante de toda a disciplina e perseverança, não restam dúvidas de que Thaysa Dutra é um orgulho da Ginástica Rítmica para todos os paraibanos.

>> Janielle Ventura

Entre palestras, exposições e diversas atrações que vão acontecer durante o Cam-pus Festival, em João Pessoa, a banda Seu Pereira e Coletivo 401 irá contagiar os par-ticipantes com seu estilo samba rock e MPB. O evento irá acontecer nos dias 19, 20, 21 e 22 de novembro, no Espaço Cultural. Os shows musicais (que incluem Otto, Nando Reis e Dois Africanos) irão acontecer no dia 21 e o ingresso custa R$ 30.

A banda surgiu em Campina Grande (PB). Suas canções autorais têm força poé-tica marcante. “O público que não nos co-

nhece pode esperar algo novo e original!”, afirmou o vocalista, Jonathas Falcão. Em um estilo heterogêneo, envolvendo diversas influências, eles trabalham a originalidade ressaltando a cultura nordestina. A sua lin-guagem própria mistura o sotaque paraiba-no com a música contemporânea.

As letras trazem crônicas de perso-nagens reais. Seu Pereira e Coletivo 401 já se apresentaram nos principais festivais de música na Paraíba, como Festival Mundo, Grito Rock e Estação Nordeste, e circula-ram por várias cidades do país. Além disso, a banda também já se apresentou em Paris e Senegal, junto com o grupo Chico Correa

& Electronic Band e em 2012 realizou sua primeira viagem pra Europa.

Durante o Campus, Jonathas revela estar honrado em, mais uma vez, fazer par-te de uma festa envolvendo artistas reno-mados e talentosos como Dois Africanos, Otto e Nando Reis. Em uma surpresa, ele ainda revela que o público deve ir prepa-rado e instigado para ouvir uma mescla de canções antigas com as do próximo disco.

Em cada show, eles tentam fazer com que seu público reflita várias questões so-ciais como violência, fome e outras situa-ções de risco. Isso fica explicito nas músicas em que ele mesmo cita, a exemplo de “Bata-

lha Diária”, “Cabidela” e “No Mato”. Sem es-quecer o romance, que é o foco do trabalho da Banda. As músicas “Já era”, “Rabissaca” e “É Pouco” são alguns dos hits mais pedidos durante os shows.

“Quem vai para o nosso show, vai para dançar, curtir e balanças. Mas tam-bém, vai para refletir um pouco. Parar para pensar!”, afirmou o vocalista. Segundo ele, as pessoas devem ouvir música porque é a melhor forma de comunicação entre o mundo externo (real) com a alma. Para ele, a música faz seu papel de alimentar a alma para que se possa esquecer um pouco da correria do dia a dia.

As crônicas sonoras de Seu Pereira e Coletivo 401

Page 20: Jornal Mocada Outubro 2015 - 2

20 MOÇA

DA Q

UE

MOÇA

DA Q

UE

5Paraíba | De 24 a 31 de outubro de 2015 Paraíba | De 24 a 31 de outubro de 2015

A máquina de ondas funcionou em Saquarema, Rio de Janeiro, e Samuel Igo, quinto na etapa “SuperSurf ” lá, e José Francisco Fininho, que protagonizou bate-ria destaque da quinta-feira, se consolida-ram no que deverá ser o retorno da primei-ra divisão do surf brazuca, a elite nacional em 2016.

Samuel assumiu o décimo quarto posto e Fininho não perdeu a posição de número cinquenta que deixará para trás bastando estrear nas ondas de Torres, Rio Grande do Sul, palco nesse novembro do evento mais rico e final da Associação Bra-sileira de Surf Profissional (Abrasp).

Super Smolder SurfParabenizar a Smolder por ser a mar-

ca no circuito SuperSurf que distribuiu duzentos e quarenta mil reais ao longo de quatro etapas integrantes do ressurgido circuito brasileiro sem etapa alguma no nordeste.

A Smolder viu coroada de êxito a batalha de Edjane Santos e Ivan Medeiros, casal surf de Intermares, para colocar na equipe da marca o talentoso Yuri Barros, 9 anos, que faturou Sub 10 e Sub 12 nas pe-quenas ondas do Dore Surf Kids em Natal.

Ventos favoráveisExperiência positiva e aprendizado

para todos o “I Surf Treino” feito espe-cialmente para os surfistas locais da Barra de Camaratuba onde o Centro de Treina-mento Barra Surf os prepara também para futuras competições no “Estado da PB” e tem apoio do Fundo Comunidades Susten-táveis Pacific Hidro Brasil.

Não faltam nomes nativos prometen-do futuramente vencer representando Ma-taraca, e não apenas nas boas ondas do seu “Paraíso com surfe” chamado Barra, Barra de Camaratuba, cujo acesso agora é total-mente asfaltado.

SURFLASHSURFLASHSURFLASHSURFLASH SURFLASHSURFLASHSURFLASHSURFLASHSURFLASHSURFLASH SURFLASHSURFLASHSURFLASHSURFLASHSURFLASHSURFLASH SURFLASHSURFLASH

Ondas gaúchas podem garantir Samuel e Fininho como Tops

Fininho e Guinho Billabong CBS Brasileiro de Surf.

Foto François Laplace

Miguel Arcanjo melhor nativo na Open do Surf Treino em Barra de Camaratuba e o privilégio de uma bela foto por Mano de Carvalho

Yuri Barros competidor vencedor nas ondas de Ponta Negra Dore

Surf Kids. Foto Eros

Reginaldo Guinho Silva Filho surf completo e vitória com aerial na Expression Session da

decisão do Dore Surf Kids. Foto Eros

Etapas territoriais

Em setembro a Paraíba realizou 15 etapas territoriais com as juventude rurais paraibanas. O estado foi o único do Brasil a realizar estas etapas em todos os terri-tórios. As etapas territoriais contaram com a participação de cerca de 1500 jo-vens elegendo 104 delegados e delegadas que representaram essas juventudes na 3ª Conferência Estadual de Juventude que ocorrerá na última semana de outubro em João Pessoa.

A realização das Conferências Terri-toriais da Juventude Rural é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Juventu-de, Esporte e Lazer (Sejel), através da Se-cretaria Executiva de Juventude, com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Procase, o Cooperar, a Gestão Unificada Emater, Interpa e Emepa, a Rede Estadual de Colegiados/Fóruns Ter-ritoriais, a Vínculos, o Instituto de Asses-soria à Cidadania e ao Desenvolvimento Local Sustentável (IDS) e a Rede de Nú-cleos de Extensão em Desenvolvimento Rural

Segundo a secretária executiva de Juventude, Priscilla Gomes, as etapas ter-ritoriais foram uma oportunidade única onde o Governo do Estado avançou, além da garantia da realização em todos os territórios, ao ouvir, dialogar e garantir a participação de toda a diversidade de ju-ventudes que compõe o meio rural.

“Esse foi um processo fundamen-tal para o avanço das juventudes parai-banas, com grande participação, debates qualificados e propostas efetivas. Foi um momento muito importante para o forta-lecimento das políticas públicas de juven-tude (PPJs) em nosso Estado”, afirmou a secretária.

O delegado do MDA na Paraíba, Gonzaga Júnior, destacou o papel fun-damental das conferências, que além das pautas da juventude, fortaleceu a dis-cussão de temas como o Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural, que será lançado em 2016 pelo Governo Federal. “As conferências cumpriram um papel essencial no fortalecimento das juventu-des rurais ao pautar o desenvolvimento territorial, a consolidação dos comitês de juventude nos territórios rurais e o Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural”, explicou.

Page 21: Jornal Mocada Outubro 2015 - 2

4 MOÇA

DA Q

UE

MOÇA

DA Q

UE

21Paraíba | De 24 a 31 de outubro de 2015 Paraíba | De 24 a 31 de outubro de 2015

SURFLASHSURFLASHSURFLASHSURFLASH SURFLASHSURFLASHSURFLASHSURFLASHSURFLASHSURFLASH SURFLASHSURFLASHSURFLASHSURFLASHSURFLASHSURFLASH SURFLASHSURFLASH

CURTASURF CURTASURF CURTASURF

Pedro Monteiro, solícito e competente, nos enviou excelentes fotos dos paraibanos desta-ques nos recentes eventos profissionais nacionais inclusive sequência de Fininho#### Apesar da boa vontade em querer atender pedido nosso, as boas fotos da abertura do Estadual Paraibano em Praia do Sol, batidas pela assessoria, não estavam a disposição da mesma para enviar em qualidade revista já no dia seguinte#### Mas vai aqui o resultado: Open Paulo Enrique, Júnior Israel Silva Júnior, ambos potiguares a exemplo do campeão Senior Emanuel de Sousa, Longboard Johnson Jacques, Mirim Sub 16 Jonas Pereira Rodrigues o Marretinha, Sub 14 E Sub 12 Reginaldo Guinho Filho, Feminino Carol Sousa, entre os mais veteranos Paulo Germano e Alexandre Henrique, na Master e Grand Master respectivamente###### Raphael Seixas competindo e avançando no rico Santa Catarina Pro QS 6000, na batida perfeita da dedicação com apoio básico que vem do graduado Pequinho Vilhena, acreditar é patroci-nar#####Reginaldo Silva Filho, o Guinho, onze anos, mostrou surfe de gente muito gran-de nas poderosas ondas do inverno pernambucano no qual venceu a Sub 12 e foi vice Sub 14 na passagem do badalado Rota do Mar por lá####Rayssa Fernandes venceu competição em Santa Catarina desbancando a catarinense líder do Little Sub 20 Monster, Rayssinha garantiu inscrição para a única etapa confirmada do Brasileiro Feminino que Tininha faz campanha no Rio para ir à paulista Ubatuba, e Carol Sousa da Baia da Traição seria o reforço com chancela de bicampeã e líder estadual.

Elivelton Santos líder do Rota do Mar com vitória e terceiro

lugar antes de decisão em Pipa, badalado palco potiguar.Foto Natinho Rodrigues

Raphael Seixas, no Red Nose em SC.

Foto Chico Padilha

José Francisco da Paraíba Fininho da base ao topo com foco e

resiliência. Foto Pedro Monteiro

3ª Conferência Estadual de Juventude reunirá mais de 500 jovens na Paraíba

Depois de percorrer com as etapas municipais, regionais e territoriais todas as regiões do Estado, a 3ª Conferência Estadual de Juventude, lançada no dia 28 de maio no auditório do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), acontecerá nos dias 28 e 29 de outubro na Escola Técnica Es-tadual Pastor João Pereira Gomes Filho, situada em João Pessoa, no bairro de Mangabeira.

A Paraíba foi o único Estado a re-

alizar etapas em todos os territórios ru-rais – 15 no total – com a participação de mais de 1,5 mil jovens. Somadas as etapas municipais e regionais realizadas, totalizaram 52 conferências de juventu-de, contemplando todos os municípios paraibanos, além das etapas livres como as do sistema prisional e socioeducativo, garantindo, assim, a participação de cer-ca de 6 mil jovens.

Segundo a secretária executiva de Ju-ventude do Estado, Priscilla Gomes, a ex-

pectativa é muito positiva para a renovação e fortalecimento da agenda das políticas públicas de juventude (PPJs) na Paraíba dentro da Conferência, que já se apresenta como a maior até aqui realizada. “Teremos uma diversidade juvenil fundamental nessa conferência. Esperamos renovar a agenda das PPJs no Estado e intensificar discussões como a do Plano Estadual de Juventude, que será construído em 2016, e o fortaleci-mento do Conselho Estadual de Juventude (Cejup), que passará por eleições ainda este

ano”, ressaltou.A 3ª Conferência Estadual de Juven-

tude contará com a participação de mais de 500 jovens entre observadores, convidados e delegados. Serão dois dias de debates, dis-cussões e trabalho para o avanço das políti-cas públicas de juventude no Estado e tam-bém no Brasil, já que da conferência sairão as propostas e delegados da Paraíba para a 3ª Conferência Nacional de Juventude que ocorrerá em Brasília entre os dias 16 e 19 de dezembro.

Page 22: Jornal Mocada Outubro 2015 - 2

22 MOÇA

DA Q

UE

MOÇA

DA Q

UE

3

EXPEDIENTE

Endereço: Rua Tabelião José Ramalho Leite, 1458 - Ap. 301 - Cabo Brancowww.espacomocada.com | [email protected]

Contato: 3247.8600 | 98893-3225

Diretor PresidenteAnchieta Maia

Jornalista responsávelJamarri Nogueira

MOÇA

DA Q

UE

Fundado em 5 de agosto de 1980

Paraíba | De 24 a 31 de outubro de 2015 Paraíba | De 24 a 31 de outubro de 2015

Colégio QI - Unidade Epitácio PessoaOs alunos do Colégio QI - Unidade Epitácio Pessoa comemoram a

passagem da Educação Infantil para o Fundamental I no dia 12 de dezem-bro, às 19 horas, na casa de festa Popótamus, no bairro de Manaíra. O con-tato do Colégio QI é 3222-6768.

Colégio Viva VidaOs pequeninos do Colégio Viva Vida que estão deixando a Educação Infantil,

estarão participando no dia 6 de dezembro festa de aquisição da leitura e da escrita. O Colégio Viva Vida fica situado no Bairro dos Estados. O contato é 3224-3203.

Escola Primeiros DegrausNo dia 21 de dezembro é a vez dos alunos que estão saindo da Educação Infantil e

indo para o Fundamental I, da Escola Primeiros Degraus. A festa será realizada na Gra-cejos Recepções, às 19 horas. A Escola Primeiros Degraus fica em Bayeux. O contato da escola é 3232- 5454.

ISD Colégio e CursoAs turmas do ISD Colégio e Curso já se preparam para as festas de formatura. A

turma que passa da Educação Infantil para o Fundamental I terá a festa no dia 2 de janei-ro de 2016. Já as turmas do Ensino Médio vão registrar esse momento com uma Aula da Saudade. Ambas as festividades acontecerão na casa de festa Popótamus, localizada no bairro de Manaíra. O ISD Colégio e Curso fica no Centro da capital. Contato: 3222-1527 ou 9 8733-8978.

Por que o preto faz tanto sucesso? Veja dez motivos para amar essa cor

Os anos passam e o preto está sem-pre presente no universo fashion. Mesmo quando não é apontado como tendência, há sempre as grifes que apostam na cor em suas coleções. O motivo? Ele nunca sai de moda. Além de elegantes, peças pretas po-dem ser repetidas várias vezes, em diversas ocasiões, sem que se tornem cansativas ou sejam notadas.

A cor é muito usada em produções pela beleza e praticidade: O preto está relacionado à linha básica e uma estética sem exageros. Por isso, o preto, junto a ou-tras cores como o branco, se alternam em possíveis composições. No entanto, a cor por si só não faz milagres ou garante um visual de sucesso. Tudo depende da peça que você usar.

O risco de errar é muito menor se ela for preta, já que é uma nuance totalmente neutra. Mas eles existem e são os mesmos que podem ser cometidos com itens de qualquer outra cartela. Proporções e o exa-gero na sensualidade são exemplos de des-lizes comumente praticados.

Fora do eixo Rio–São Paulo, porém, o preto não é tão popular assim. No Nor-

deste entra em vigor um outro código de vestimenta. Em regiões mais quentes, a temperatura não permite que o preto seja unânime. Para essas localidades, a saída não é abolir o tom, mas optar por tecidos mais leves, cortes amplos, tramas abertas e modelagens fluidas. Outra opção é usar estampas que mesclem o preto a outras co-lorações.

Dez motivos para apostar na cor1) Funciona como uma base neutra; por isso é uma escolha segura para quem não quer correr riscos. 2) Disfarça os possíveis e indeseja-dos quilinhos extras. Mas não esque-ça que, para isso, a modelagem da roupa também é importante 3) Não aparenta que está sujo. Mesmo que aconteça algum aciden-te, você terá condições de camuflar eventuais manchas por ser um tecido escuro. 4) Cai bem em qualquer tipo físico. 5) Combina com tudo e sua neutrali-dade permite ousadia nas escolhas dos demais elementos para compor o look, como acessórios vistosos, estampas e brilhos. 6) Você pode repetir o figurino e dificilmente alguém perceberá que as peças já foram protagonistas de produções recentes. 7) Pode ser usado em qualquer época do ano; exceto, claro, nos dias muito quentes de verão. 8) É uma cor curinga eternizada por grandes nomes do cinema e da alta costura.

9) Circula bem em qualquer ambien-te, do profissional aos mais descon-traídos. 10) É um investimento certeiro, já que você não precisa gastar nenhu-ma fortuna em um bons modelos para compor seu guarda-roupa.

Page 23: Jornal Mocada Outubro 2015 - 2

2 MOÇA

DA Q

UE

MOÇA

DA Q

UE

23Paraíba | De 24 a 31 de outubro de 2015 Paraíba | De 24 a 31 de outubro de 2015

Festas de FormaturaA partir desta edição do jornal Mo-

çada Que Agita você ficará por dentro das tradicionais festas de formatura que escolas e faculdades realizam entre o último bimes-tre do ano e comecinho do ano que vem.

O Moçada Que Agita fará a cober-tura dos principais eventos, através de sua

coluna diária no jornal Correio da Paraíba (página 6 do Caderno 2), da Contracapa publicada no caderno Classificados do jor-nal Correio da Paraíba e da revista MQA.

Também haverá divulgação, claro, aqui no jornal MQA, nas redes sociais e também no Portal Moçada Que Agita (a ser

lançado no dia 4 de novembro deste ano).A equipe do Moçada Que Agita está

atenta à programação e preparada para a cobertura. Abaixo, leia sobre as festas que já foram definidas por alguns dos colégios privados que integram nossa carta de par-ceiros:

IE Colégio e CursoQuem também já se prepara para festa de forma-

tura são as turmas do Ie colégio e Curso. A criançada que está deixando a Educação Infantil e partindo para o Fundamental I terá a festa no dia 27 de novembro, no Bellagio Recepções. Já as turmas que estão saindo do Ensino Médio registrarão esse momento com uma Aula da Saudade que acontecerá na primeira quinzena de de-zembro. Os contatos do IE Colégio e Curso é 3222-2288 ou 3513-7089.

Anglo JúniorQuem pensa que baile de formatura é festa pra

gente grande está completamente enganado. A festa de formatura da turminha do Anglo Júnior vai acontecer no dia 5 de dezembro, às 19 horas na casa de festa Mar-riage Recepções, localizada no Bairro dos Estados. O Anglo Júnior fica no bairro de Tambiá. Contato: 3221-4489.

HBE Colégio e CursoOs pequeninos do HBE Colégio e Curso também já estão com

data marcada para celebrar a passagem da Educação Infantil para o Fundamental I. A festa vai acontecer no dia 7 de dezembro, às 19 ho-ras, na Marriage Recepções, no Bairro dos Estados. O Colégio e Cur-so HBE fica no mesmo bairro da casa de recepções onde será a festa. Contatos: 3243-9900.

Escola ApoioQuem também está nos prepa-

rativos para Festa de Formatura são os alunos que estão saindo da Educa-ção Infantil e indo para o Fundamen-tal I, da Escola Apoio. A festa será realizada no dia 6 de dezembro, às 18 horas, na casa de recepções La Fiesta. a Escola Apoio fica situada no bairro do Jardim Cidade Universitária. Con-tato: 3235-2866.

Colégio e Curso CDF Master

Encerrar um ciclo da vida estudan-til com grande festa é o que vai acontecer para os alunos que estão deixando para trás o Ensino Médio, no Colégio e Curso CDF Master. A festividade vai acontecer no dia 19 de novembro, às 21h30, na casa de festa Popótamus. O som fica por conta do DJ da casa e promete muita agitação! O Colégio e Curso CDF Master possui duas unidades, uma fica localizada no Centro da cidade e outro no bairro do Bessa. Os contatos são: 3241-3338 ou 3021-1222.

Page 24: Jornal Mocada Outubro 2015 - 2

24 MOÇA

DA Q

UE

Paraíba - De 24 a 31 de outubro de 2015

Paraíba | Outubro de 2015

MOÇA

DA Q

UE

ESTE JORNAL É UMA CORTESIA DA

ESTE JORNAL É UMA CORTESIA DA

ESTE JORNAL É UMA CORTESIA DA

Chegou a hora!

Mais de 200 mil alunos

fazem Enem na PB

Escolas anunciam festas de formatura e investem

em glamour

Made in PB: veja uma entrevista exclusiva com

Seu Pereira

Concurso: UFPB tem 154 vagas e salários de

até R$ 3,6 mil

A-PDF Page Cut DEMO: Purchase from www.A-PDF.com to remove the watermark