8
MARÇO/ABRIL - Nº26 - RIO DE JANEIRO >> ACONTECEU Página 6 SEMANA ACADÊMICA MOVIMENTA UNICARIOCA >> EM PAUTA >> EM PAUTA UNICARIOCA LADO A LADO COM OS ESTUDANTES NO ENADE Página 8 Página 8 >> NOTÍCIAS CARIOCA UniCarioca investe em tecnologia Estivemos na etapa Complexo do Alemão do Circuito de Favelas Página 7 Página 2 Qual área no Rio de Janeiro necessita melhorias para sediar os eventos esportivos? INVESTINDO NO SEU TALENTO ALUNOS SÃO PREMIADOS COM NETBOOK E CÂMERAS FOTOGRÁFICAS Página 7 >> DESTAQUE >> ENQUETE Alunos da UniCarioca que se destacam no mercado de trabalho compartilham dicas para o sucesso Páginas 4 e 5 Mírian Barbosa Ana Gonzalez Angélica Lima Arquivo pessoal Luis Mendes Isabelle Oliveira Hugo de Oliveira Versão Final.indd 1 2/4/2012 16:46:20

Jornal Novo Tempo Carioca - ed.26

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Destaque: Alunos da UniCarioca se destacam no mercado de trabalho - Pratas da Casa Jornal laboratório da UniCarioca / Coordenação do Curso de Jornalismo e Publicidade - Jean Pierre Hashimoto/ Editora - Ronize Aline/ Revisão - Antônio José Chaves/ Chefe de Reportagem - Luciana Gachet/ Assistente de Reportagem - Angélica Lima e Carolina Souza/ Diagramação - Eidy Tasaka

Citation preview

M A R Ç O / A B R I L - N º 2 6 - R I O D E J A N E I R O

> > A C O NT E C E U

P á g i n a 6

SEMANA ACADÊMICAMOVIMENTA UNICARIOCA

> > E M P A U TA

> > E M P A U TA

UNICARIOCA LADO A LADO COM OS ESTUDANTES NO ENADE

P á g i n a 8

P á g i n a 8

> > N OT Í C I A S C A R I O C A

UniCarioca investe em tecnologiaEstivemos na etapa Complexo do Alemão do Circuito de Favelas P á g i n a 7 P á g i n a 2

Qual área no Rio de Janeiro necessita melhorias para sediar

os eventos esportivos?

INVESTINDO NO SEUTALENTO

ALUNOS SÃO PREMIADOS COM NETBOOK E CÂMERAS FOTOGRÁFICAS

P á g i n a 7

> > D E STA Q U E

> > E N Q U E T E

Alunos da UniCarioca que se destacam no mercado de trabalho compartilham dicas para o sucesso P á g i n a s 4 e 5

Míri

an B

arbo

sa

Ana

Gon

zale

z

Ang

élic

a Li

ma

Arq

uivo

pes

soal

Luis

Men

des

Isab

elle

Oliv

eira

Hug

o de

Oliv

eira

Versão Final.indd 1 2/4/2012 16:46:20

2 M A R Ç O / A B R I L - 2 0 1 2

Novo Tempo Carioca - Expediente

Coordenação dos cursos de Jornalismo e Publicidade:Jean Pierre Hashimoto

Editores:Antônio José ChavesRonize Aline

Chefe de Reportagem:Luciana Gachet

Assistentes de Reportagem:Angélica Lima e Carolina Souza

Arte e Diagramação:Eidy Tasaka

Alunos de Jornalismo que participaram dessa edição:Ana SantosBruno AvillaCarlos Milton JúniorCarlos QuintinoCintia CanutoCristiano FernandesHugo de OliveiraIsabelle de OliveiraLeandro EiróMírian BarbosaRailane Louven

Alunos de Publicidade que participaram dessa edição:Ana Paula GonzalezAngélica LimaEidy TasakaLuís MendesRayanne Moura

Impressão: Editora Folha DirigidaTiragem: 4 mil exemplares

Participe do ‘‘Novo Tempo Carioca’’, enviando suas críticas e sugestões para o email

[email protected]

Idealizado para acontecer somente em co-munidades pacificadas, o Circuito de Fave-las é uma competição de ciclismo que dá aos ciclistas participantes a chance de competir em locais diferentes, além de proporcionar aos moradores das comunidades a oportuni-dade de receber novos projetos. Os morros cariocas são ideais para desafiar a força, o re-flexo e a habilidade dos ciclistas, já que são íngremes, acidentados e repletos de becos.

Sendo assim, no último dia 5 de fevereiro, aconteceu no Morro dos Mineiros, uma das comunidades integrantes do Complexo do Alemão, a 4º etapa do Circuito de Favelas. A 1º etapa ocorreu no Morro do Salgueiro/Tu-rano e o Carioca Esporte Clube, da TV Uni-Carioca, estava presente.

A largada aconteceu por volta de 11 horas da manhã na localidade conhecida como “pedrei-ra”, a mesma que foi usada pelos traficantes para fuga durante ocupação da Unidade Pacificado-ra da Polícia Militar em novembro de 2010. A pista de 4,5 km cumprimento era tecnicamente bem mais fácil que das outras etapas, com estra-das de terra largas e asfalto. Porém, o calor foi o grande inimigo dos mais de 200 atletas que participaram, sendo a etapa mais quente entre as quatro realizadas até agora.

O ciclista Henrique Avancini foi o mais rápi-do e garantiu a vitória da 4º etapa abrindo uma vantagem em cima do segundo colocado, o pau-lista Leandro Donizete, A terceira colocação da categoria elite ficou com Daniel Carneiro.

No feminino, Erika Gramiscelli foi a ven-cedora, após passar Letícia Candido na úl-tima volta. A terceira colocação ficou com Marcinha Matos – o detalhe neste pódio feminino é que todas são de Minas Gerais. Roberta Stopa enfrentou problemas mecâni-cos e só completou uma volta.

Entre os acidentados, apenas um dos ciclis-tas se machucou de forma grave fraturando o ombro, mas logo foi atendido pela equipe de médicos e removido para o hospital pela ambulância do evento.

A quinta etapa foi confirmada, mas ainda sem data definida.

“A comunidade adorou o evento que antes só tinha oportunidade de ver pela TV, além das vagas de emprego que surgiram durante o evento para os moradores”, declarou Joa-quim do Alemão, Presidente da Associação de Moradores do Morro dos Mineiros, em entrevista ao programa “Carioca Esporte Clube” após o fim da etapa.

Além de ser um ótimo local para treinar os ciclistas cariocas para as Olimpíadas de Lon-dres 2012 e Rio 2016, as favelas cariocas ago-ra têm uma ótima oportunidade de mostrar seu lado cultural, já que estão pacificadas.

Carioca Esporte Clube marca presença na etapa Complexo do Alemão do Circuito de Favelas

TEXTO: Bruno Avilla e Mírian BarbosaFOTO: Mírian Barbosa

Campeonato de ciclismo agita comunidade no Alemão

NOTÍCIAS CARIOCA

Versão Final.indd 2 2/4/2012 16:46:27

3M A R Ç O / A B R I L - 2 0 1 2

Em 2013 o Rio receberá a Jornada Mundial da Juventude e partidas da Copa das Confederações.Em 2014 teremos a Copa do Mundo no Brasil, com a final a ser realizada no estádio do Maracanã. Em 2016, a cidade sediará a Olimpíada e os Jogos Paralímpicos. Muitos ainda duvidam que o Rio de Janeiro esteja preparado para receber eventos desse porte. O NTC saiu em

campo para saber:

O que precisa ser melhorado no Rio de Janeiro para receber os próximos eventos internacionais?

Anne Mary, Publicidade, Meier II: “ A Zona Oeste. Lá existe um centro esportivo que já sediou o Pan Americano e hoje em dia está abandonado pela prefeitura.”(Isabelle Oliveira)

Antonio Pedro Brasileiro, Ciência da Computação, Meier II: “Engenho de Dentro, pois é um bairro que não tem es-trutura e não está preparado para sediar um evento de grande porte. O Engenhão, por exemplo, é um estádio com capacidade para 45 mil pessoas e estacionamento para mil ve-ículos.”(Isa Oliveira)

Isab

elle

Oliv

eira

Isab

elle

Oliv

eira

Isab

elle

Oliv

eira

Isab

elle

Oliv

eira

Alan Gomes, Gestão de RH, Rio Com-prido: “Em primeiro lugar, a segurança, logo depois o transporte, que está precário em toda cidade”.(Ana Santos)

Luiz Paulo, Tecnologia da Informação, Jacarepaguá: “Transporte. Apesar das obras creio que não teremos meios de loco-moção de massa suficiente para dar vazão ao fluxo de turistas na cidade.”(Hugo de Oliveira)

Ana

Gon

zale

z

Ana

Gon

zale

z

Gilmara Vieira, Administração, Bento Ri-beiro: “Segurança e saúde. Devido ao grande número de turistas durante os eventos, creio que nossa segurança deve estar reforçada.”(Hugo de Oliveira)

Pedro Santos, Ciências Contábeis, Jacarepaguá: “Pra mim é a infraestrutu-ra, pois o Brasil vem trabalhando individu-almente em setores importantes, mas é uma visão pontual. Não ouço falar de uma rede inteligente de distribuição do tráfego, por exemplo.”(Hugo de Oliveira)

Ana

Gon

zale

z

Ana

Gon

zale

z

Raphael de Souza, Jornalismo, Meier II: “A cidade inteira. Pois as obras que deveriam es-tar quase finalizadas não chegaram nem na me-tade.”(Isabelle Oliveira)

Rodrigo da Silva Sarlo, Análise de Sis-temas, Meier II: “O autódromo de Jacare-paguá, toda a infraestrutura que anda meio abandonada e mal utilizada. E o Maracanã, que está com muitos atrasos nas obras.”(Isabelle Oliveira)

Greice Kelly, Pedagogia, Bento Ribeiro: “Segurança, pois vamos receber um número muito grande de pessoas na cidade, nossa es-trutura precisa estar bem firme para não deixar falhas.”(Hugo de Oliveira)

Robson Santana, Design, Rio Compri-do: “Em primeiro lugar, a infraestrutura da cidade. A questão da segurança está sendo melhorada aos poucos com as UPPs.” (Ana Santos)A

na G

onza

lez

Ana

Gon

zale

z

ENQUETE

Versão Final.indd 3 2/4/2012 16:46:48

4 M A R Ç O / A B R I L - 2 0 1 2

Conseguir um diferencial no mercado de tra-balho requer dedicação e iniciativa para além do conteúdo exposto em sala de aula. Com isso, mui-tas vezes o destaque na carreira escolhida pode vir antes do término do curso. O Novo Tempo Ca-rioca entrevistou alunos que estão se destacando em suas profissões no decorrer da formação. A ca-racterística comum entre eles é a constante busca por oportunidades no mercado.

Aluno do quinto período de Design na unida-de Rio Comprido, Vitor Henrique completou

recentemente um ano como ilustrador da Rede Globo. Ele obteve destaque ao ganhar o pri-meiro lugar em um concurso do jornal Lance!, que tinha como objetivo criar uma nova camisa para o Botafogo. A vitória fez com o que a cria-ção de Vitor fosse exibida no site do Lance!Net e no portal globo.com. A repercussão trouxe para o aluno algumas propostas na sua área. Em seu site (www.vitorhenrique.com.br/blog) é possível conferir o desenho que lhe agregou um diferencial como profissional.

Cursando o sétimo período de Publicidade no Meier II, Maicon Ximenes integra a equi-pe de comunicação audiovisual da Igreja Cristo Vive. O trabalho envolve a produção de cam-panhas, vídeos, busdoor, entre outras. Maicon gosta de se envolver em concursos da sua área. Para ele, acima do resultado, participar é funda-mental para que se tenha contato com o meio e exerça o networking. Em alguns desses even-tos, o aluno obteve destaque, como o 3º lugar em redação publicitária no Encontro Parati e

PRATAS DA CASAALUNOS DA UNICARIOCA QUE SE DESTACAM NO MERCADO

DE TRABALHO COMPARTILHAM DICAS PARA O SUCESSO

POR: LEANDRO EIRÓ

MAICON XIMENES ESTÁ SEMPRE

PROCURANDO PARTICIPAR DE

EVENTOS RELATIVOS À SUA ÁREA

PRIMEIRO LUGAR EM CONCURSO DE

JORNAL TROUXE PROPOSTAS DE

EMPREGO PARA VITOR HENRIQUE

CAPA

Arte

de

Eidy

Tas

aka

sobr

e fo

tos d

eAna

Gon

zale

z e

Hug

o de

Oliv

eira

Versão Final.indd 4 2/4/2012 16:46:57

5M A R Ç O / A B R I L - 2 0 1 2

o 2º lugar nacional no Festival Publicitário da Associação Brasileira de Publicidade (ABP). No mesmo festival, Maicon fez uma piada enquan-to o apresentador Edu Guedes cozinhava para o público. A audácia agradou o convidado, que acabou chamando o aluno para cozinharem juntos durante o evento.

Coordenando uma equipe que cuida de pro-jetos na área de e-learning, o aluno de Ciên-cia da Computação da unidade Jacarepaguá Gustavo Corrêa, que está prestes a colar grau, já tem um ano na empresa E-create. Um dos projetos do qual Gustavo fez parte foi a rees-truturação do 28 horas, da UniCarioca. Para o aluno, o destaque se alcança com a constan-te busca pela atualização e estar presente ao máximo em palestras e workshops da sua área profissional.

As alunas de Pedagogia da unidade Jacarepa-guá Lorenna Raquel e Célia Regina, do sexto e sétimo períodos respectivamente, são as mais novas aprovadas no concurso para professor do Município. Segundo ambas, o auxílio dado pela coordenação pedagógica da UniCarioca foi fundamental para a aprovação. Para Cé-lia, todo o conteúdo abordado no curso estava presente na prova, o que trouxe familiarida-de. Lorenna confessou ter ficado um pouco nervosa na prova prática, uma simulação de aula para uma banca de examinadores, onde era preciso fingir ter alunos presentes. Mas no final tudo saiu bem.

Existe ainda a possibilidade de criar seu pró-prio negócio. Cursando o último período de Marketing na unidade Meier I, Thiago Dias é sócio de uma empresa há um ano, atuando como diretor do departamento comercial e de marketing. Próximo de se formar, Dias conta que antes de comandar sua própria empresa estava bem empregado, com bom salário, mas sem possibilidade de crescer na carreira. Para ele, foi fundamental, além das aulas de ma-rketing da faculdade, o auxílio dado por pro-fessores e pela Unicarreira na questão empre-endedora. Daí saiu a motivação para viver do próprio negócio.

CAPA

Thiago Dias há um ano vive do próprio negócio e diz que apoio da Unicarioca foi fundamental

Célia Regina: “O conteúdo da prova para o ma-gistério do município era aquilo que foi dado em sala de aula”

Lorenna Raquel conta sobre a prova prática: “Parecia teatro, imaginar uma aula com alunos, para uma banca examinadora”

GUSTAVO CORRÊA TRABALHA NA EMPRESA

QUE IDEALIZOU A REESTRUTURAÇÃO DO

28 HORAS

Arq

uivo

pes

soal

Arq

uivo

pes

soal

Isab

elle

Oliv

eira

Lusi

Men

des

Versão Final.indd 5 2/4/2012 16:47:06

6 M A R Ç O / A B R I L - 2 0 1 2

Semana Acadêmica agita UniCarioca1

2

3

4A Semana Acadêmica 2012 reuniu pro-fissionais das mais diversas áreas. Elza Sa-vaget (1), criadora do Globo Ecologia, par-ticipou da conversa sobre “Comunicação Ambiental: Preparativos para o Rio+20”. A jornalista e professora da UniCarioca Ronize Aline (2) fez o pré-lançamento do seu livro infantil “O dono da Lua” na mesa-redonda sobre Literatura Infantoju-venil. O Marketing Day (3) trouxe espe-cialistas como o técnico de futebol Valdir Espinosa; Yuri Lumer, da Cruzada Vasca-ína; o presidente do Botafogo Maurício Assumpção, e o redator publicitário Toni Lourenço. E o professor Sérgio Cardoso (4) conversou com alunos e professores sobre “Segurança da Informação e a Guer-ra Cibernética”.

Criança tem vez na Semana Acadêmica

Muitas atividades, brincadeiras e roda de leitura agitaram a Manhã Carioquinha, na Semana Acadêmica 2011. Diversas crianças, entre elas filhos de alunos e funcionários, compareceram à UniCarioca para participar do evento, composto por atividades peda-gógicas desenvolvidas pelos alunos do curso de Pedagogia. (Luciana Gachet)

ACONTECEU

Cam

ila M

imos

o

Cam

ila M

imos

oH

ugo

de O

livei

ra

Míri

an B

arbo

sa

Tham

yres

Am

orim

Versão Final.indd 6 2/4/2012 16:47:31

7M A R Ç O / A B R I L - 2 0 1 2

EM PAUTA

O semestre letivo começou com uma impor-tante parceria entre o Centro Universitário Ca-rioca e a Dell. A iniciativa de propor a parceria foi da UniCarioca, com a intenção de fornecer aos corpos discente e docente computadores com melhor desempenho para as atividades acadêmicas, além de também representar uma redução de custos na manutenção dos novos equipamentos.

Ao todo são 565 novos computadores Dell Core I5, distribuídos em todas as unidades da

O Exame Nacional de Desempenho de Estudan-tes (Enade) é uma prova que avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação de todo país. De três em três anos cada curso é avaliado conforme a sua área de conhecimento. No ano de 2011 os cursos que realizaram o Enade foram os de Informática e Pe-dagogia, sendo que os alunos que realizaram as provas são os concluintes de cada curso.

A fim de conscientizar e motivar os alunos sobre a importância do Enade, a UniCarioca, por meio dos seus professores e coordenadores, realizou uma série de ações.

UniCarioca investe em tecnologia

Lado a lado com os alunos no Enade

TEXTO: Cintia Canuto

TEXTO: Angélica Lima / FOTO: Arquivo pessoal

Sueni Arouca, coordenadora dos cursos de Infor-mática, declarou que esse esforço conjunto iniciou bem antes, em sala de aula, para conscientizar esses alunos a se esforçarem para realizar uma boa prova.

Durante o segundo semestre de 2011, coor-denadores e professores visitaram salas de aula, realizaram palestras e eventos que contribuíram bastante na conscientização do corpo de alunos, esclarecendo a importância de uma boa prova para a instituição, para o curso e certamente para o futuro de cada aluno na sua busca por melhores oportunidades no mercado de trabalho.

No dia da prova (em novembro de 2011), uma equipe formada por professores e funcionários se posicionou em cada um dos dez locais diferentes de aplicação da prova, distribuindo a cada aluno isotônico, barra de cereal, dois ingressos para o ci-nema e o mais importante: um caloroso abraço e a certeza de que cada aluno faria o seu melhor.

Thaize Rodrigues, aluna do 8º período de Pe-dagogia, confessou que se sentiu acolhida an-tes, durante e depois do Enade: “A UniCarioca se prontificou ao estar ao meu lado em todos estes momentos.

instituição. Os computadores chegaram no início de dezembro e estavam prontos para uso antes mesmo do início do ano letivo. O con-trato de aluguel dos equipamentos tem dura-ção de três anos e pode ser renovado. Gustavo da Costa, coordenador administrativo de rede, explica a escolha da empresa parceira: “com a Dell tivemos um preço mais baixo, ganhamos em performance para o aluno e para o adminis-trativo também. E para TI verde, ela consome muito menos do que consome qualquer ou-tra máquina. Esse foi um dos diferenciais da máquina.” Gustavo ainda comenta que a área de TI está trabalhando muito e aprimorando todo o sistema interno para que o gerencia-mento de todas as unidades seja centralizado na unidade Rio Comprido.

Acesso à Internet e programas relacionados às aulas

As restrições de acesso à Internet existentes ante-riormente permanecem, mas agora com um dife-rencial: havendo a necessidade de utilização de pági-nas restritas, como as do Youtube, o professor pode solicitar a liberação do acesso por e-mail aos analistas de rede, ou mesmo à coordenação acadêmica, infor-mando o horário em que deverá ocorrer a permissão de acesso.

Além do acesso à Internet, os alunos podem contar com os programas necessários para o auxílio nas au-las. Esses programas foram instalados por solicitação dos professores, para tornar as aulas mais dinâmicas e também para que os alunos tenham os melhores programas e fiquem mais atualizados com o que é exigido no mercado de trabalho de cada área.

As alunas de Pedagogia compareceram em peso no dia da prova

Versão Final.indd 7 2/4/2012 16:47:32

8 M A R Ç O / A B R I L - 2 0 1 2

No último dia da Semana Acadêmica de 2011 ocorreu no auditório Arcy Magno, do Rio Com-prido, a premiação dos participantes do 3º Con-curso de Fotografia e o 6º Festival do Vídeo Mi-nuto, eventos promovidos pelo Nucom – Núcleo de Comunicação e Novas Mídias.

O coordenador dos cursos de Publicidade e Jor-nalismo, Jean Pierre Hashimoto, declarou que, com a facilidade de compra das ferramentas e a convergência das novas mídias, os experimentos na área da mídia cresceram muito, facilitando a exploração de novas ideias.

“O número de alunos cresceu comparado às ou-tras edições, assim como a qualidade dos filmes e das fotografias. Essa edição foi um marco no crescimento do nosso projeto devido à premiação, que até então não havia ocorrido nas outras edi-ções, fato que impulsionará ainda mais o cresci-mento dos dois eventos, elevando a qualidade e tornando-os mais competitivos”, disse Jean Pierre.

Com o tema sustentabilidade, Eduardo Hollan-da, aluno de Jornalismo da unidade Meier II, con-quistou um netbook com a fotografia de um sam-bista catando latinhas após o samba. Ele comentou que a inspiração para sua foto foi a rotina da sua agremiação, que faz parte do grupo de acesso.

O 1º lugar do Vídeo Minuto ficou com Nexte-lkacau e cada componente da equipe ganhou uma câmera fotográfica. O tema era livre e o vídeo chamou a atenção por fazer uma paródia com a campanha principal de uma empresa de telefonia celular, no qual brincavam com a atitude das pes-soas gordinhas, retratando-as de forma feliz. Mas o mais comentado do festival foi o ganhador do voto popular escolhido por internautas, o filme Muito Prazer, do aluno Paulo Henrique, do curso de Jornalismo da unidade Meier II, que vem se destacando em festivais do gênero pelo Brasil. O vídeo conta a história da favela na primeira pessoa do singular em uma bela narrativa do cotidiano.

Luciana Gachet, supervisora do Nucom e produto-ra dos eventos, comentou que a participação dos alu-nos, inclusive de outros cursos além de Jornalismo e Publicidade, são fundamentais para o sucesso do pró-ximo evento, pois o requisito é apenas a criatividade.

A próxima edição dos eventos ocorrerá no segun-do semestre de 2012. Em breve o edital com o ma-nual de inscrição estará disponível no Nucom.

NO TOPO: O ganhador do Vídeo Minuto pelo voto popular, Paulo Henrique, e o coordenador dos cursos de Publicidade e Jornalismo, Jean Pierre Hashimoto. CENTRO: Eduardo Hollanda, vencedor do Concurso de Fotografia. ACIMA: A equipe Nextelkacau, vencedora do Vídeo Minuto de acordo com os votos da comissão

Cursos de Comunicação premiam alunos com netbook e câmeras fotográficasTEXTO: Hugo de Oliveira

Hug

o de

Oliv

eira

Hug

o de

Oliv

eira

Luis

Men

des

A UniCarioca lançou o Programa Talento Ca-rioca, que tem por objetivo propiciar aos alunos a oportunidade de desenvolver competências para ingressar no mercado de trabalho, refletir sobre seus percursos de carreira e planejar o fu-turo profissional. O programa é realizado pela Coordenação Pedagógica e pela Coordenação de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão (Co-pex), através de encontros presenciais e do 28 horas.

A UniCarioca acredita que não basta somente abrir portas de trabalho, mas também preparar este aluno para concorrer de igual para igual no mercado. Avaliação das competências profis-sionais, oficinas para elaboração de currículos, práticas de entrevistas e coaching integrado são alguns dos destaques do programa.

No dia 26 de março aconteceu o primeiro encontro no auditório da UniCarioca, unidade Rio Comprido. Na ocasião, o coordenador do programa, Jalme Pereira, explicou o objetivo e debateu com os participantes o sonho de desen-volver uma carreira. Roberta Lopes, aluna de Marketing, afirmou que esses encontros agre-garão mais conhecimentos e novas ideias ao seu desafio de criar o próprio negócio.

Wander Andrade, do curso de Redes de Com-putadores, disse que gostou tanto da iniciativa que pretende dividir a experiência com sua fa-mília. “Minhas expectativas foram superadas e acredito que, ao término do programa, estarei mais capacitada para trilhar novos horizontes”, declarou Larissa Pacheco, aluna de Marketing, se mostrando bastante empolgada.

Já Rander Guimarães, aluno de Administra-ção, entendeu que é necessário fazer algo a mais para conseguir uma colocação de destaque no mercado de trabalho, e por meio do Talento Carioca vê suas expectativas sendo atendidas.

Investindo no seu talentoTEXTO E FOTO: Angélica Lima

EM PAUTA

Roberta, Rander, Larissa e Wander já vislumbram um futuro promissor.

Versão Final.indd 8 2/4/2012 16:47:51