4
Nome do livro: Minha chupeta virou estrela Autora: Januária Cristina Alves Currículo da autora: Januária Cristina Alves é paulistana, mas morou em Pernambuco quando criança, na cidade de Garanhuns. É mestra em Comunicação Social pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, jornalista, escritora, roteirista e autora de peças teatrais. Já escreveu e publicou mais de vinte livros. Ilustradora: Tati Mões Resumo: Pedro tem de escolher entre a chupeta e o dente. Uma história sobre as primeiras grandes decisões da vida. Pedro amava sua chupeta verde, mas teve de abrir mão dela para não perder seu dente. Uma escolha difícil e desafiadora para um menino pequeno, mas a fantasia e a imaginação ajudaram Pedro a perceber que, se um prazer se vai, há outros para colocar em seu lugar. As crianças entre 3 a 5 anos estão entrando e se adaptando à escola, e a chupeta é um objeto transicional importante. Assim, é fundamental que o desapego a ela aconteça de maneira cuidadosa e delicada. Este livro propõe a pais e professores maneiras criativas de auxiliar a criança a fazer essa passagem. Recomendação: A partir de 3 anos. Temas principais: Fantasia, relações familiares, substituição de prazeres, desapego. LeYa Leituras Projeto de Leitura

LeYa Leituras - editorasei.com.breditorasei.com.br/public/pdf/projeto-de-leitura/minha-chupeta... · Nome do livro: Minha chupeta virou estrela Autora: Januária Cristina Alves

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: LeYa Leituras - editorasei.com.breditorasei.com.br/public/pdf/projeto-de-leitura/minha-chupeta... · Nome do livro: Minha chupeta virou estrela Autora: Januária Cristina Alves

Nome do livro: Minha chupeta virou estrela

Autora: Januária Cristina Alves

Currículo da autora: Januária Cristina Alves é paulistana, mas morou em Pernambuco quando criança, na cidade de Garanhuns. É mestra em Comunicação Social pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, jornalista, escritora, roteirista e autora de peças teatrais. Já escreveu e publicou mais de vinte livros.

Ilustradora: Tati Mões

Resumo: Pedro tem de escolher entre a chupeta e o dente. Uma história sobre as primeiras grandes decisões da vida. Pedro amava sua chupeta verde, mas teve de abrir mão dela para não perder seu dente. Uma escolha difícil e desafiadora para um menino pequeno, mas a fantasia e a imaginação ajudaram Pedro a perceber que, se um prazer se vai, há outros para colocar em seu lugar. As crianças entre 3 a 5 anos estão entrando e se adaptando à escola, e a chupeta é um objeto transicional importante. Assim, é fundamental que o desapego a ela aconteça de maneira cuidadosa e delicada. Este livro propõe a pais e professores maneiras criativas de auxiliar a criança a fazer essa passagem.

Recomendação: A partir de 3 anos.

Temas principais: Fantasia, relações familiares, substituição de prazeres, desapego.

LeYa LeiturasProjeto de Leitura

Page 2: LeYa Leituras - editorasei.com.breditorasei.com.br/public/pdf/projeto-de-leitura/minha-chupeta... · Nome do livro: Minha chupeta virou estrela Autora: Januária Cristina Alves

Objetivo geralDesenvolver e estimular habilidades nos alunos para torná-los aptos a lidar com as frustrações, resolver situações-problema, reconhecer as próprias angústias e medos. Aprender a conhecer suas emoções de forma saudável por meio de vivências significativas e do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Trabalhar o eixo que favorece prioritariamente os processos de construção da identidade e autonomia como previsto nos Referenciais Curriculares Nacionais de Educação.

Objetivos específicos

• Desenvolver atividades que permitam que as crianças se conheçam e interajam entre si e com os professores.

• Desenvolver a autoestima dos alunos.

• Manifestar as próprias necessidades, vivências, emoções e sentimentos.

• Aceitar a separação permanente de alguns objetos e momentânea de algumas pessoas de seu vínculo pessoal.

• Ganhar autonomia.

• Adquirir confiança e segurança progressivas em suas próprias possibilidades.

Sugestão de sequência didática

Etapa 1 – Antes da leitura

Promover uma conversa informal, para troca de ideias e análise de conhecimentos prévios sobre a temática da obra: apresentar o livro para os alunos – manusear e conhecer a história.

Comece interrogando sobre o título: Quem vai contar essa história? Um menino? Uma menina? Será que a chupeta virou mesmo estrela? O que essa expressão significa?

Ampliar a discussão, questionando: Quem já perdeu algum objeto? Qual foi? Como aconteceu? Onde estava? Como se sentiu?

Mostrar o livro para a turma e, com os alunos explorá-lo quanto à ilustração e à estrutura que o compõem: capa, contracapa, as informações contidas sobre o autor, ilustrador, editora, ano de publicação.

Page 3: LeYa Leituras - editorasei.com.breditorasei.com.br/public/pdf/projeto-de-leitura/minha-chupeta... · Nome do livro: Minha chupeta virou estrela Autora: Januária Cristina Alves

Etapa 2 – Leitura da obra na íntegra

• Explorar a página 3: os que personagens que aparecem (menino segurando uma chupeta e um pato). Ler a dedicatória e chamar a atenção para a fonte utilizada (letra maiúscula/bastão; parece registro pessoal, manuscrito).

• Dar continuidade à leitura da história, explorando as imagens (cores e personagens), pois são recursos importantíssimos à compreensão total da história.

Exemplos:

• Páginas 4 e 5 – Onde o menino está? O que está fazendo?

• Páginas 10 e 11 – Quais animais aparecem na imagem? (Cachorro, gato, porquinho, pato, rato, passarinhos, cobra, morcego, peixe) O que estão fazendo? (chupando chupeta verde e dormindo);

• Páginas 20 e 21 – Onde o menino está? O que está fazendo? (pescando/ olhando as estrelas).

Etapa 3 – Após a leitura

• Realizar atividades de compreensão textual propostas como registro escrito. MOMENTO PROPÍCIO PARA A RETOMADA DA HISTÓRIA.

1) Pedro, o personagem principal, deu um nome ao pato. Que nome foi esse?

Pinte da cor VERDE o quadro em que está escrito o nome do pato.

PATO LINO PATO PANO PATO PÃO

2) A mãe de Pedro percebeu que o pato tinha um poder especial. Que poder era esse? Marque com um X a resposta correta.

( ) Poder de transformar os meninos em estrelas.

( ) Poder de transformar as chupetas em estrelas.

( ) Poder de transformar as estrelas em chupetas.

3) Como foi a primeira noite que Pedro passou sem sua chupeta? Escreva V (para verdadeiro) e F (para falso).

( ) Pedro só se lembra de sentir o cheiro de sua mãe.

( ) Pedro chorou a noite inteira.

( ) Pedro não conseguiu dormir.

( ) Pedro passeou de carro.

Produção textualQuantos anos você tinha quando parou de chupar chupeta? Como foi que você deixou a chupeta de lado? Houve alguma transformação, entregou-a a alguém, deixou em algum lugar? Converse com seus familiares e conte sua história.

Etapa 4 – Vivência

A última etapa do trabalho consiste na ampliação da temática e na produção de um produto final.

Page 4: LeYa Leituras - editorasei.com.breditorasei.com.br/public/pdf/projeto-de-leitura/minha-chupeta... · Nome do livro: Minha chupeta virou estrela Autora: Januária Cristina Alves

SUGESTÕES DE ATIVIDADES Higiene Bucal – Incentivar os alunos à prática da higiene bucal no seu dia a dia, estimulando-lhes o

interesse em manter a dentição e a boca saudáveis.

Se possível, convidar um dentista para uma visita à escola e realizar uma palestra de orientação sobre os cuidados adequados com os dentes.

Solicitar aos alunos que levem à escola uma escova de dentes e creme dental,

CURIOSIDADE

História da chupetaAs chupetas possuem uma longa história. Escavações na Itália, Chipre e Grécia sugerem que as chupetas têm pelo menos 3 mil anos de idade. Entretanto, elas apareceram pela primeira vez na literatura médica na Alemanha, em 1473, quando foram descritas por Metlinger e, aproximadamente na mesma época um quadro retratando Madonna e criança pintado por Albrecht Durer mostra uma chupeta de pano.

Normalmente essas chupetas primitivas eram feitas de linho trançado, e substâncias como mel, leite adocicado, conhaque, láudano e até mesmo sementes de papoula podiam ser colocadas nelas. O uso de láudano adocicado (ópio misturado com álcool) tornou-se um grande escândalo na metade do século XIX. Essas chupetas de pano eram amarradas ao berço ou ao cobertor, e não na roupa do bebê, como é mais comum atualmente.

Nos anos de 1800, os comentários médicos sobre as chupetas de pano eram em geral altamente críticos. Christoph Jakob Mellin afirmou que a chupeta de pano produzia uma boca grande e lábios grossos. Ele também contestou sobre os panos serem umedecidos nas bocas das mães e enfermeiras, o que poderia transmitir doenças venéreas.

A primeira patente sobre a teta de borracha flangeada que se parece com uma chupeta moderna foi obtida em 1845. Ao final desse século, a borracha havia substituído totalmente os materiais mais tradicionais. Um catálogo inglês de 1882 mostrou que algumas delas possuíam anéis e proteção anexados. Até 1900 a proteção e o anel tornaram-se acessório padrão, como era a teta ou bico de borracha. Várias patentes foram concedidas nessa época e essas invenções são claramente reconhecidas como versões imaturas de seus equivalentes de hoje.

Revista Crescer, março de 2009.

AvaliaçãoDurante o desenvolvimento do projeto o professor avaliará se o aluno:

• Desenvolveu a inteligência intrapessoal, no aspecto de conhecimento de si próprio e das partes do corpo.

• Expressa seus sentimentos.

• Desenvolveu a inteligência interpessoal, cuidando da mascote e também das pessoas que o rodeiam.

• Trocou algum objeto de apego, tornando-se mais seguro e convivendo no ambiente escolar.

• Desenvolveu a autoestima;