37

Manual de identidade visual Parque da Luz

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Manual de identidade visual do Parque da Luz, realizado no TCC para a ETEC Carlos de Campos

Citation preview

Page 1: Manual de identidade visual Parque da Luz
Page 2: Manual de identidade visual Parque da Luz

Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz

LogotipoApresentaçãoConceitoCoresReduçãoReproduçãoÁrea de proteção e inclinaçãoVersões monocromáticas e contornoAplicação sobre fundosTipografiaUsos incorretos

Papela ia GrafismoCartão de visitas e cracháPapel timbrado e selosEnvelopesPasta e marca páginas

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

15

16

17

18

’9

PlacasTótemLixeirasGrade de proteção das árvoresOrelhões e bebedouroGuaritaUniformesFolderPostaisBannersBrindesSite

~

21

23

24

25

26

27

28

29

30

32

34

36

ÍIndice

Page 3: Manual de identidade visual Parque da Luz

Logotipo

Page 4: Manual de identidade visual Parque da Luz

4Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz Logotipo | Apresentação

O Parque da Luz, um verdadeiro ícone histórico da cidade de São Paulo necessitava de uma identida-de visual contemporânea, mas que conseguisse ao mesmo tempo valorizar a carga histórica que este possui, para que assim pudesse atrair mais jovens e mais turistas.

Este e o novo logotipo do Parque da Luz, em suas três possíveis aplicações: a vertical, a horizontal e a que suprime o símbolo, usando apenas a tipografia do logo.

A primeira aplicação é a preferencial, sendo que as duas outras só devem ser usadas na impossibilidade de uso da primeira.

Versão vertical

Versão horizontal

Somente tipografia

Page 5: Manual de identidade visual Parque da Luz

5Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz Logotipo | Conceito

O logotipo transmite uma ideia de acolimento da cidade ao parque, devido ao fato de as edificações estarem se curvando sobre a folha, entre as duas.

O preenchimento está deslocado em relação ao con-torno expressivo das formas, que dá um toque artís-tico ao logo, se referindo às obras de arte espalhadas pelo parque e à Pinacoteca do Estado de São Paulo, vizinha ao Parque da Luz. As duas linhas, também muito expressivas na base do logo representam os trilhos de trem da Estação da Luz. A tipografia esco-lhida respeita o estilo do traço usado no logo.

O primeiro elemento é o que representa de forma fi-gurativa o maior símbolo da região da Luz, o relógio da estação, assegurando que o logo seja vinculado ao parque mesmo que quando em visualização mui-to rápida

A folha, no centro do logo representa o verde, a na-tureza, que remete ao parque e está no meio dos dois outros elementos da mesma forma que o par-que forma uma ilha de verde na centro da cidade de São Paulo.

O prédio da direita representa a verticalidade e a ur-banização que são singulares e marcantes na cidade de São Paulo.

Page 6: Manual de identidade visual Parque da Luz

6Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz Logotipo | Cores

As cores usadas no logo consistem em tons levemente claros e pastéis, que representam a carga histórica do antigo parque e da região que o rodeia.

O amarelo representa entre outros atividade, comu-nicação, energia, expansão, alegria, inovação, inspi-ração, sabedoria, acolhimento e juventude. O verde, aventura, calma, conforto, natureza, silêncio, equilí-brio, liberdade, frescor, harmonia, saúde, céu aberto, relaxamento, vigor e também juventude. E o cinza pas-sa sensação de purificação, solução, concentração.

CMYK 0 10 65 0 | Pantone 120C | RGB 255 224 117

CMYK 70 0 100 0 | Pantone 360C | RGB 80 184 72

CMYK 5 0 0 20 | Pantone 5455C | RGB 196 206 212

CMYK 0 0 0 100 | Pantone Hexachrome Black C | RGB 0 0 0

Page 7: Manual de identidade visual Parque da Luz

7Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz Logotipo | Redução

A redução demasiada de qualquer marca dificulta a sua leitura e o seu reconhecimento. No entanto, a determinação de limites de redução estará sujeita ao processo empregado, à qualidade do original utilizado e à qualidade de reprodução obtida.

Recomendamos como limite de redução da marca Parque da Luz, para impressões em off-set, as medi-das especificadas ao lado. A sua redução além desse limite comprometerá a leitura da marca.

20mm

10mm

15mm

8,875mm

12,55mm

5,88mm

Redução máxima da versão vertical

Redução máxima da versão horizontal

Redução máxima da versão tipográfica

Page 8: Manual de identidade visual Parque da Luz

8Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz Logotipo | Reprodução

A consolidação de uma marca requer sempre o uso correto de todos os seus elementos. Para aplicar a marca do Parque da Luz em qualquer meio, solicite sempre um arquivo eletrônico. Não tente redesenhá-la, pois você estará arriscando a qualidade da imagem do serviço.

Somente no caso de total impossibilidade de uso dos meios de reprodução eletrônica deverá ser utilizado o diagrama ao lado, no qual a retícula de módulos quadrados orienta na construção do símbolo e espa-çamento do logotipo.

Deve-se atentar que na versão horizontal do logo as duas linhas de base do símbolo são esticadas em seu lado direito, com o objetivo de dar mais coesão entre símbolo e tipografia.

Diagrama da versão vertical

Diagrama da versão horizontal

Diagrama da versão tipográfica

Page 9: Manual de identidade visual Parque da Luz

9Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz Logotipo | Área de proteção e inclinação

A aplicação da marca exige que haja um espaço míni-mo de arejamento, que está indicado no diagrama ao lado. Nas extremidades superior e inferior da versão vertical, o espaço mínimo é de x, que corresponde à distância entre as hastes da base do contorno do prédio. Enquanto que nas extremidades da esquerda e da direita, esse espaço mínimo é de y, que corres-ponde ao diâmetro da circunferência que delimita a representação do relógio na torre.

Na versão horizontal, inverte-se, usando a medida x como espaço mínimo nas laterais, e a y na extremida-de superior e inferior.

Na versão tipográfica, usa-se a medida da altura da letra ‘d’ como espaço mínimo nas laterais, e sua me-tade como espaço mínimo acima e abaixo.

A versão vertical (mas apenas esta) pode ser levemen-te inclinada em determinadas aplicações para adicio-nar dinamismo às composições, porém é preciso ter muita cautela ao usar as inclinações, que não devem ultrapassar os 15º.

x

15ºInclinação máxima do

logotipo

y

z

y

y

x

x

x

x

y

y

z z/2

z/2

z

Page 10: Manual de identidade visual Parque da Luz

10Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz Logotipo | Versões monocromáticas e contorno

Em caso de limitações quanto ao número de cores disponíveis em um determinado processo de impres-são ou gravação, podem ser empregadas as versões monocromáticas da marca.

Para tanto, o amarelo deve ser substituído por preto a 13%, o verde, por preto a 32% e o cinza (que tem ciano em sua composição), por preto a 16%.

Para a aplicação da marca sobre fundos escuros, há a versão que consiste apenas no contorno do símbolo mais a tipografia, porém deve-se ter preferência pelos fundos claros ou não muito escuros ao ponto de difi-cultar a legibilidade da tipografia do logo em preto.

Preto 13%

Preto 32%

Versão especial para aplicação em fundos escuros

Preto 16%

Page 11: Manual de identidade visual Parque da Luz

11Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz Logotipo | Aplicação sobre fundos

Deve-se sempre dar preferência ao uso da marca nas cores institucionais em fundo branco. No entanto, ela também pode ser aplicada sobre fundos de cores com as mesmas matizes de uma das três cores predomi-nantes, porém com tons diferentes, tomando cuidado com os tons escuros, para que estes não venham a prejudicar a legibilidade do nome do parque.

x

Errado: o fundo é da mesma cor de um dos elementos do logo

Page 12: Manual de identidade visual Parque da Luz

12Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz Logotipo | Tipografia

As famílias tipográficas escolhidas para a identidade visual do Parque da Luz, desde o logo até este manual são a Complete in him (para títulos e frases curtas, de destaque), NewsGoth BT (para textos corridos, por ser moderna e de fácil compreensão) uma versão conden-sada da NewsGoth BT, a NewsGoth BdXCn BT (para informações que não podem ocupar grandes espaços, como na papelaria)

É importante ressaltar que a letra ‘r’ minúscula da tipografia Complete in him, foi modificada, para se adequar mais ao traço do logotipo.

Não se deve fugir destas duas famílias tipográficas em nenhuma peça que esteja vinculada ao Parque da Luz, sob hipótese alguma.

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

abcdefghijklmnopqrstuvwxyz0123456789

Complete in him

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZabcdefghijklmnopqrstuvwxyz0123456789

NewsGoth BT

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZabcdefghijklmnopqrstuvwxyz0123456789

NewsGoth BdXCn BT

x

Page 13: Manual de identidade visual Parque da Luz

13Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz Logotipo | Usos incorretos

A marca não deve ser alterada, seja nas suas cores, diagramação ou proporções. Ao lado figuram alguns erros que podem ocorrer. Comparando com a marca original, verifique os usos incorretos e se assegure de que o logotipo do Parque da Luz nunca seja alterado.

Corretos

Parque da Luz

x x

xx

x x

Errado: foi alterada a propor-ção entre os elementos

Errado: foi alterada a cor de um ou mais elementos do logo

Errado: foi alterado o espaça-mento entre os objetos

Errado: foi alterada a fonte do logotipo

Errado: o logo foi deformadoErrado: o símbolo veio desa-companhado da tipografia

Page 14: Manual de identidade visual Parque da Luz

Papela ia

Page 15: Manual de identidade visual Parque da Luz

15Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz

As peças da papelaria, para trazerem uma identidade visual, apresentam em sua maioria, características em comum baseadas no design criado para o Parque da Luz. Uma dessas características é o grafismo, que se inspira em uma pincelada de aquarela nas cores esco-lhidas para todo o trabalho (em 0,5pt de espessura), para manter o conceito artístico aplicado ao logo.

Outra característica importante que elas trazem em comum é o papel. O papel escolhido para a pape-laria é o Giz, da linha Marrakech da Arjo Wiggins, com 20% de celulose reciclada pós-consumo, que apresenta uma discreta fibra, dando um aspecto mais natural a todo o trabalho, exceto para o caso do selo, que precisa ser em papel adesivo.

O retângulo com dois dos cantos arrendondados, lem-brando a forma de uma folha também foi usado em diversas ocasiões, tanto na papelaria, como na sina-lização.

Papela ia | Grafismo

Grafismo amarelo

Grafismo verde

Textura do papel Giz

Grafismo cinza

Page 16: Manual de identidade visual Parque da Luz

16Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz Papela ia | Cartão de visitas e crachá

Verônica Spnelaadministradora

(11) 3227-3545 [email protected]

www.parquedaluz.com.br

Papel Giz 180g/m² sobre superfície plástica, presilha de metal, 7x7cm

19pt

8pt

8pt

7pt

7pt

22mm

15,35pt

Frente e verso, papel Giz 180g/m², 5x5cm

Verônica Spnelaadministradora

(11) 3227-3545 [email protected]

www.parquedaluz.com.br

19mm

Page 17: Manual de identidade visual Parque da Luz

17Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz Papela ia | Papel timbrado e selos

Praça da Luz, s/n.º - Bom Retiro - São Paulo-SP | Cep: 00208-008

Fone/Fax: (11) 3227-3545 | [email protected] | www.parquedaluz.com.br

Papel Giz 90g/m², formato A4

Papel adesivo, 3x3cm

10pt

Page 18: Manual de identidade visual Parque da Luz

18Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz Papela ia | Envelopes

Ofício, papel Giz 120g/m², 23x11,5cm

Saco, papel Giz 120g/m², formato A4

Praça da Luz, s/n.º - Bom Retiro - São Paulo-SP | Cep: 00208-008

Fone/Faz: (11) 3227-3545 | [email protected] | www.parquedaluz.com.br

vazado

10pt

10pt

espaçopara selo

Page 19: Manual de identidade visual Parque da Luz

19Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz Papela ia | Pasta e marca páginas

Frente e verso, Papel Giz 180g/m², A4 (fechada)

Parte vazada, dando vistapara o logo na aba da pasta

Vazado

Vazado

Frente e verso, Papel Giz 180g/m², 15x5cm

Outros modelos

Fone/Fax: (11) 3227-3545www.parquedaluz.com.br

10pt

12pt

Page 20: Manual de identidade visual Parque da Luz

~

Page 21: Manual de identidade visual Parque da Luz

21Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz | Placas~

Placas com nome das árvores e obras de arte, 30cm de largura, 34cm de

altura

1 1 - Película Adesivada2 - Chapa Metálica

3 - Estrutura Metálica

1

1

2

2

2

3

3

Placa padrão de localização, 250cm de altu-ra com chapas de 30x30cm

Três JovensLasar Segal

JaqueiraArtocarpus heterophyllus

Três JovensLasar Segal

135pt

38pt

135pt

20cm

Page 22: Manual de identidade visual Parque da Luz

22Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz | Placas~

Placa do banheiro femi-nino e masculino com animais recorrentes no parque, 25cm de largura, 30cm de altura

Placa com instruções de alongamento, 100cm de

largura, 70cm de altura

255pt

32

2

115pt

115pt

1

1

225pt

Page 23: Manual de identidade visual Parque da Luz

23Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz | Tótem~

Tótem de localização com mapa e orientações, 250cm de altura, 60cm

de largura

Tótem da história do parque, com texto e fotos sobre o passado e curiosidades, 250cm de altura, 60cm de largura

35pt

155pt

48cm

36cm

Page 24: Manual de identidade visual Parque da Luz

24Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz | Lixeiras~

Lixeiras com coleta sele-tiva, com largura propor-cional à recorrência dos

diferentes dejetos.

100cm

51cm39cm22cm 22cm39cm

120pt

Page 25: Manual de identidade visual Parque da Luz

25Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz | Grade de proteção das árvores~

Grade de proteção de ár-vores mais frágeis, com vista superior fazendo re-ferência ao logo. 130cm

de alturaDuas faces com grafismo de folha e uma com o logo do parque

30cm

Page 26: Manual de identidade visual Parque da Luz

26Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz | Orelhões e bebedouro~

Bebedouro, 110cm de altura

Orelhão com elemen-tos do logo do parque, tamanho padrão.

Page 27: Manual de identidade visual Parque da Luz

27Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz | Guarita~

Guarita para segurança do parque, 230cm de altura

210cm

100cm

90cm

Na frente da guarita, abaixo da janela há um grafismo que já foi apresentado em outras peças de sinalização do parque como nos tótens, bebedouro e grade de proteção das árvores, que consiste no contorno de um dos elementos do logo na cor branca com 30% de transparência.

Este grafismo secundário serve para quebrar um pou-co a monotonia que haveria se o primeiro fosse aplica-do em tudo. Ocupa espaços sem informações e deve ser aplicado em superfícies de cores vivas e sen a aplicação do logo, o que garante que o grafismo não se torne repetitivo junto ao logo.

470pt

Page 28: Manual de identidade visual Parque da Luz

28Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz

Jardineiro

| Uniformes~

Camiseta de algodão com função estam-pada nas costas para trabalhos que deman-dam força física. Logo bordado

Camisa polo de malhapara funções adminis-trativas. Logo bordado

Calça jeans

Avental verde oliva de brin com bolso com divisória tripla e logo bordado

Boné de brin, tom neu-tro com logo bordado

190pt

Calça preta de tactel

Page 29: Manual de identidade visual Parque da Luz

29Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz | Folder~

Frente e verso, Papel Giz 120g/m², A4

11pt

Pontos importantes no parque

Boxes em tons pastéis das cores do logo

Mapa estilizado seguindo toda da identidade visual

Grafismo

Page 30: Manual de identidade visual Parque da Luz

30Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz | Postais~

Modelos direcionados ao público de clas-se social mais alta, 10x15cm, papel cou-ché de alta gramatura

ou cartão triplex

Slogan: Comece pelo jardim.

Subtítulo: Parque da Luz (,o jardim do centro de São Paulo), uma porção de verde cercada de história por todos os lados

Page 31: Manual de identidade visual Parque da Luz

31Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz | Postais~

Modelos direciona-dos ao público de

jovem, 10x15cm

Verso de todos os postais, com breve

texto convidativo

Page 32: Manual de identidade visual Parque da Luz

32Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz | Banners~

Banners, 120cmx50cm

Page 33: Manual de identidade visual Parque da Luz

33Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz | Banners~

Banners, 120cmx50cm

Page 34: Manual de identidade visual Parque da Luz

34Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz | Brindes~

Praça da Luz, s/n.º -Bom Retiro - São Paulo - SP

Fone/Fax: (11)3227-3545 [email protected]

www.parquedaluz.com.br

Etiqueta que acom-panha os produtos, papel Giz 180g/m²,

50x38mm

Ecobag com grafismo estampa-

do, algodão cru, 33x33cm sem

considerar a alça

Chinelo com grafismo, logo em tipografia no calcanhar e logo verti-

cal na tira

Page 35: Manual de identidade visual Parque da Luz

35Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz | Brindes~

Vaso de plástico bran-co com grafismo na

borda e logo

Chaveiros com ele-mentos do logo, metal e resina

Sementes de girassol em embalagem de pa-

pel Giz 120g/m²

Page 36: Manual de identidade visual Parque da Luz

36Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz | Site~

Botões animadoscom cores do logo

Logo fixoNuvens que se mo-vem horizontalmente

Foto panorâmica do parque com especifi-cações e curiosidades

Page 37: Manual de identidade visual Parque da Luz

Manual de Identidade Visual | Pa que da Luz

LUISADRIANOd e s i g n e r

3969 23119409 [email protected]

2981886071235321

[email protected]

| Créditos