13
receitas & reviews Chef Frederico Guerreiro março 2016

Março 2016

Embed Size (px)

DESCRIPTION

 

Citation preview

Page 1: Março 2016

receitas & reviewsChef Frederico Guerreiro

março 2016

Page 2: Março 2016
Page 3: Março 2016

Cherederico Guerreirof

Com 36 anos e formação em Psicologia, Frederico Guer-reiro conta já com um sólido percurso na área da Restau-ração.

Formado em Culinary Arts & Management pelo prestigiado Institute of Culinary Education (Nova Iorque), é, em 1999, ainda no serviço de sala e após ocupar diversas funções de destaque em vários restaurantes, que o jovem chef descobre a verdadeira paixão pela cozinha.

Curioso e autodidata, inicia uma jornada enriquecedora pe-las grandes capitais gastronómicas que o conduz às con-ceituadas cozinhas de Nuno Mendes (restaurante Viajante, 1 estrela Michelin, Londres), Martín Berasategui (restaurante Martín Berasategui, 3 estrelas Michelin, San Sebastián), e Seiji Yamamoto (restaurantes RyuGin Tóquio e RyuGin Hong Kong, ambos com 3 estrelas Michelin).

Em Portugal, é conhecido do grande público pela sua partici-pação na primeira edição do programa televisivo Top Chef, pela realização de várias campanhas de publicitárias de grande visibilidade em foodstyling e pela passagem no Sushi Lounge Estado Líquido e no Restaurante Pedro e o Lobo, am-bos referências no cenário da restauração na capital.

Actualmente associou-se ao Kitchen Studio da agência Brand-scape, em Lisboa, onde coordena vários projectos gastronómi-cos.

Page 4: Março 2016

RECEITA

queijo de cabra gratinado com pólen e ervas finas

Page 5: Março 2016

receita para:

Dificuldade:

Custo:

Tempo:

Page 6: Março 2016

ingredientes1 queijo de cabra ou de mistura semi-curado Hortelã qbCebolinho qbAneto qbCerefólio qbCoentros qbEstragão qb 1 Colher Sopa Mel2 Colheres Sopa Azeite1 Colher Sopa Pólen200 gr Pão rústico velho1 pitada Sal e Pimenta

Page 7: Março 2016

modo de preparação

1. Pré-aquecer o forno a 180º. Cortar o pão em cubos, colocar no tabuleiro do forno com um fio de azeite e tostar 5 minutos. Reti-

rar e polvilhar com sal e pimenta.

2. Retirar as folhas das ervas e colocar dentro de água e gelo.

3. Num pirex ou frigideira que possa ir ao forno, deitar o azeite e colocar o queijo e

envolvê-lo no azeite.

4. Colocar no forno cerca de 7 a 10 minutos.

5. Retirar, juntar o mel e o pólen. Colocar as er-vas aromáticas a gosto e os croutons. Desfrute

com um bom copo de vinho estruturado.

Page 8: Março 2016
Page 9: Março 2016

REVIEW

Longfresh, Perfektfit e Coolmatic

Page 10: Março 2016

Já abordei anteriormente o assunto da importância do armazenamento frio. De facto, considero o acondiciona-mento e armazenamento de alimentos o maior desafio numa cozinha. Existe, por um lado, o acondicionamento de alimentos confecionados, e por outro, a conservação de alimentos frescos. Ambas as situações requerem frio, mas com características diferentes. No entanto, a finali-dade é comum, garantir a sua loooongevidade!

Baseado nesta premissa surge, nas gamas de frigoríficos Perfektfit, o conceito LongFresh. As suas gavetas permitem ajustar os ambientes e temperaturas aos alimentos que nelas guardamos. Por exemplo, a melhor condição para uma proteína como a carne é uma temperatura muito próxima de 0º com pouca humidade e pouca interação de oxigénio. Por sua vez, as ervas frescas, sendo mais delicadas, deverão ser conservadas a uma temperatura mais amena, entre 5ºC e 10ºC com elevada % de humi-dade. Para além de manter estes dois grupos de alimen-tos em condições distintas e adequadas, as gavetas se-param-nas também fisicamente, o que impede que haja cruzamento de cheiros ou outras contaminações.

Page 11: Março 2016

Outro fator muito importante e que está intima-mente ligado à higiene e segurança é o tempo que decorre entre a temperatura a que os ali-mentos foram confecionados até atingirem uma temperatura de conservação segura, i.e 5ºC. Seguramente já lhe aconteceu fazer uma pa-nela de sopa que continua morna passadas 2h, mas ainda assim coloca-a no frigorífico e nos dias seguintes tem de improvisar outra coisa para comer porque a sopa azedou. Para além de não ser nada bom para a maioria dos e-quipamentos também não o é para o resto dos alimentos em redor. Mas este procedimento, de uma forma ou de outra, tem de ser feito, e por isso a solução encontrada pela AEG tem um nome cool e tudo… Coolmatic! Pressionando o botão - tão simples quanto isso - é ativada uma reserva de frio que procura restabelecer a temperatura o mais rápido possível.

Muitas vezes, a inovação para equipamen-tos domésticos é inspirada na exigência dos equipamentos profissionais. Neste caso devia acontecer ao contrário, pois num equipamento profissional, a única forma de conseguir ter dois ambientes de conservação distintos é mesmo comprando dois equipamentos!

Page 12: Março 2016

Pode encontrar mais receitas & produtos AEG em:

aeg.com.pt

facebook.com/aegportugal

Page 13: Março 2016