8
1 Com ajuda de doações, o Hospital do Câncer mostra sua trajetória de 15 anos de trabalho Um Hospital construído pela comunidade ANO 14 | Nº 55 | MARÇO/16 Um Hospital construído pela comunidade Com ajuda de doações, o Hospital do Câncer mostra sua trajetória de 15 anos de trabalho Foto: Felipe Flores

Superação março 2016

Embed Size (px)

DESCRIPTION

O Jornal SuperAção é uma publicação do Grupo Luta Pela Vida, dirigido aos pacientes, voluntários, colaboradores e parceiros do Hospital do Câncer em Uberlândia.

Citation preview

Page 1: Superação março 2016

1

Com ajuda de doações, o Hospital do Câncer mostra sua trajetória de 15 anos de trabalho

Um Hospital construído pelacomunidade

ANO 14 | Nº 55 | MARÇO/16

Um Hospital construído pelacomunidadeCom ajuda de doações, o Hospital do Câncer mostra sua trajetória de 15 anos de trabalho

Foto

: Fel

ipe

Flor

es

Page 2: Superação março 2016

2

Expediente

Informações:

Sua doação énossa maior força!

0800 34 2062

O Jornal SuperAção é uma publicação do Grupo Luta Pela Vida, dirigido aos pacientes, voluntários, colaboradores e parceiros do Hospital do Câncer em Uberlândia.

Presidente do Grupo: Renato Alves PereiraAdministrador do Grupo: Daniel AntunesAdministradores do Hospital: Denise Diniz / Rafael AntonioliGerente do Grupo: Evelin BolettiCoord. Núcleo de Voluntários: Fabiana Hubaide NascimentoEndereço e Telefone: Av. Amazonas, s/n - Umuarama, Uberlândia/MG - 34 3291 6100Coord. e Editoração Jornal Super Ação: Adriana AndradeJornalista Responsável: Analú Guimarães MTB: MG 05979JP (Serifa Comunicação)

Redação: Alitéia Milagre, Carolina Tomaz Revisão e Edição: Carolina Tomaz, Virgínia Silva e Evelin BolettiProjeto Gráfico: Agência Sic (doação)Tiragem: 50 mil exemplaresImpressão: Gráfica Aline (doação)E-mail: [email protected]

Completar 15 anos parece um tempo de vida muito pequeno para alcançar grandes feitos, mas no caso do Hospital do Câncer em Uberlândia os 15 anos já carregam muitas transformações e conquistas. São histórias de esperança e solidariedade que motivam médicos, pacientes e doadores a acreditar na luta contra o câncer.

Quem confirma isso é Eurípedes Barra, médico radiologista e diretor do Hospital do Câncer, que viveu as etapas de desenvolvimento da instituição. O médico lembra-se quando o atual prédio do Hospital ainda nem existia e os atendimentos eram feitos em uma pequena casa alugada, sem grandes estruturas. Ele admite que se impressiona com o crescimento alcançado em um curto espaço de tempo. “É incrível ver como crescemos de forma significativa e com tanto respeito a ponto de nos tornarmos referência nacional”, comenta.

Dr. Barra ressalta que as ações para construir o Hospital só foram realmente possíveis com a ajuda do Grupo Luta Pela Vida. “Se não tivéssemos o Grupo talvez ainda estaríamos na antiga casinha”, completa.

Doações a favor da vida

Para sair da pequena casinha alugada e conquistar a infraestrutura atual o Grupo trabalhou muito e tais conquistas só foram possíveis por causa de uma ajuda infalível: a solidariedade da população. Por meio das

Fotos: Carolina Tomaz

doações é que os projetos de construção e manutenção do Hospital se tornaram realidade. Muitos doadores fazem contribuições para o Grupo desde as primeiras campanhas e outros passaram a doar recentemente depois de ver a importância do trabalho.

Luciene Martins é uma das doadoras que contribui há muitos anos. “Nunca deixei de doar e sempre que posso aumento o valor da doação porque sei da importância do trabalho realizado pelo Grupo Luta Pela Vida no Hospital do Câncer”, conta Luciene.

Apesar da satisfação em ajudar, Luciene não conhecia o Hospital. Convidada para ver como sua doação é aplicada, ela se impressionou. “Eu achei incrível tudo o que vi. Eu parabenizo o Grupo por saber aplicar bem os recursos. Foi uma emoção que eu jamais vou esquecer”, conta a doadora.

Além de visitar o Hospital, Luciene conheceu quem é beneficiado por suas contribuições: os pacientes, representados por Willian Martins e Mariluce Moura. Ele, enfrenta um câncer de próstata desde 2014, ela, um câncer no

Em visita ao Hospital, alegria das crianças encantou a doadora

Hospital do Câncer: o poder transformador da solidariedade

Page 3: Superação março 2016

3

intestino diagnosticado em 2013. Na conversa entre doadora e pacientes, cada um contou sua trajetória e ligação com o Hospital do Câncer.

Para Willian, de 64 anos, as palavras são de gratidão após o tratamento recebido. “Quando eu olhava o Hospital de fora só conseguia sentir medo, mas quando entrei aqui, com esse ambiente tão bem cuidado, tudo mudou”, conta Willian. Ele destaca como os funcionários e voluntários fazem toda a diferença. “Todo mundo trata a gente bem aqui. Desde o recepcionista que vem com um sorriso até o médico que está preparado para nos receber”, comenta.

Para Mariluce, o Hospital trouxe coragem e novas possibilidades. Ela precisava fazer uma cirurgia, mas sentiu receio em realizá-la. A coragem veio depois de participar das oficinas de artes oferecidas aos pacientes. “Eu comecei a tirar foto, a pintar, coisas que eu nunca fiz. Naquele momento eu não temia nada e isso me motivou muito”, conta.

Luciene (ao centro) se emocionou com as histórias dos pacientes

Os pacientes reconhecem como Luciene e os outros doadores fazem a diferença no tratamento oferecido. “Você ja fechou os olhos e imaginou que estava ajudando na cura de alguém? A sua doação, não importa o valor, é incrível”, afirma Willian. Segundo Mariluce, a ação dos doadores tem um significado único. “Agradeço muito a todos, pois eles me deram a vida novamente”, afirma.

Para Luciene, saber como as doações transformam a vida das pessoas foi também enriquecedor. “Estar aqui, conhecer o Hospital e saber a história dessas pessoas que lutam pela vida é o maior presente que eu poderia receber. Doar para o Hospital do Câncer é uma satisfação e eu pretendo fazer sempre, pois eu sei que aqui tem o tratamento, mas tem muita vida e muito amor”, completa.

Art

e: C

arol

ina

Tom

az

Page 4: Superação março 2016

4

O Programa Empresa Amiga da Cura

É um projeto desenvolvido pelo Grupo Luta pela Vida, única ONG do Hospital do Câncer em Uberlândia, uma obra filantrópica, reconhecida e necessária para a comunidade. A inclusão no Programa proporciona à empresa um valor solidário agregado à sua marca, além de salvar vidas.

A transformação começa com um investimento

Este Programa visa engajar sua empresa em uma atuação social para a cura do câncer. Ele identifica e destaca as empresas que investem continuamente nas iniciativas sociais, assistenciais e médicas promovidas pelo Grupo e o Hospital do Câncer.

Sua empresa pode contribuir com quem precisa

O Programa Empresa Amiga da Cura possui cinco categorias, com valores de investimento, benefícios e produtos específicos. Após a escolha da categoria, a empresa poderá utilizar os produtos a partir da adesão ao Programa, concretizada por meio do Contrato de Cessão de uso do Programa Empresa Amiga da Cura.

Para conhecer as categorias e os seus benefícios, entre em contato:

(34) 2101 1926 [email protected]

UmprojetopaRasalvaRvidas.

Empresas unidas contra o câncerA colaboração das empresas com o Hospital também faz parte da história de 15 anos de luta contra o câncer. Por meio do Programa Empresa Amiga da Cura, os empresários investem na melhoria do tratamento da doença em Uberlândia e região. E é essa possibilidade de ajudar a quem precisa que motivou a MM Representações a ser uma Empresa Amiga da Cura. De acordo com um dos sócios da empresa, Marco Túlio Marquez, a contribuição é

uma forma de agir em prol daqueles que não têm condições de pagar por um tratamento de qualidade. “Ajudamos por uma questão humanitária e de cidadania”, conta.

Quem também faz questão de colaborar com o Programa é o IPAC. Fábio Deboni, gestor do Instituto Sabin, afirma que o Hospital do Câncer é uma instituição de referência na região e faz um trabalho bastante relevante para a comunidade. O IPAC faz parte da Empresa Amiga da Cura desde 2001. Ele conta que Pedro Simões, um dos diretores do IPAC, realizava uma doação pessoal para o Hospital e com o crescimento do laboratório considerou válida a empresa expandir o investimento, passando para a categoria Diamante do Programa. “Com a parceria com o Grupo Sabin, foram ampliados os princípios de relacionamento com a comunidade e de responsabilidade socioambiental. É muito gratificante contribuir com a comunidade em todas as cidades onde o Grupo Sabin está inserido”, enfatiza Fábio.

Empresas Amigas da Cura

Sejavocêtambémum amigo da cura.

Parceria que salvam vidas: IPAC e MM Representações são exemplos de empresas que colaboram com o Hospital há 15 anos.

Page 5: Superação março 2016

5

Empresas Amigas da cura

Uberlândia - MG

Prata - MG

Uberaba - MG

Monte Carmelo - MG

Ituiutaba - MG

Araguari - MG

Brasília - DF

Ribeirão Preto - SP

Patos de Minas - MG

investidor Solidário Categoria Diamante

Categoria Ouro

Categoria Diamante

Categoria Ouro

Categoria Ouro

Categoria Ouro

Categoria Diamante

Categoria Ouro

Guaraná MineiroGrupo AlgarTQI ConsultoriaTV Integração

Cooprata Posto Los PampasPosto Pratão

Usina Vale do Tijuco

Cerâmica MineiraGrupo Cerâmica Carmelitana

Baduy DesenvolvimentoTem Tudo Mat. Construção

Total Service Logística

Grupo SKS - Cedro

Cirúrgica Mafra

NTV e Nossa FM

Agência SicBraspressCocal AlimentosCocal TransportesColégio PirlimpimpimContenteCVC Turismo UberlândiaDragas HefpelFAETEO - Faculdade TeologiaGráfica AlineInsulfarInstituto Sabin/ IpacIrmãos KehdiJiva Gestão EmpresarialKyros ConsultoriaLoja Maçônica Seis de JunhoMaqnelson AgrícolaNW AdministradoraO Boticário - UberlândiaPirâmide Admi. AssessoriaPosto EspigãoQuímica EstrelaSaúde Total - Nossa ClínicaSementes CabralTecidos MiramontesUdiagroUberzemUnicred MineiraUnipel

AdimaxArgutoArroz ResendeAutusAvel EmbalagensCachaçaria do Dedé EmpórioCastelo Real ConstrutoraCastro NavesCheck-Up LaboratórioCredpar Cristo ReiCurso e Colégio GabaritoD’Ville SupermercadoDécio Parada BonitaDelta ImóveisDisprovet AgropecuáriaDomino’s PizzaElGlobal Construtora

Ekos Planejamento AmbientalElevadores Triângulo Elglobal ConstrutoraEstância do CupimÉtica Soluções IntegraisExpresso KmFAETEO - Faculdade TeologiaFMCFR TransportesFullog Logística e TransportesFutura VeículosGeocicloGira transportesGranja PlanaltoGuardanapos 5 EstrelasIpabrac ParafusosJequitibá EmbalagensL. A. AlumínioITV Empreend. ImobiliáriosLITU - Labo. ImunologiaMarca Registrada ConstrutoraMetalmexMispira Extensões de CabeloMoinho Sete IrmãosMoto Boy ExpressMóveis RB Nova Locadora de VeículosPolicardPolitrizPortal RestauranteRede Super MaxRelojoaria SantosReptec EquipamentosRestaurante Terra BrasilisRevest Minas AcabamentosRizza TransportesRodo Extra Romap SegurosRonda Transportes Serifa ComunicaçãoStart QuímicaSun Produtos QuímicosSuper SolSuport Adm. CondomínioTaneagroTransbittarTriemba EmbalagensUberlândia CaminhõesUnilog Universo LogísticaVilar RepresentaçõesVitral VMX ImportadosWyuk Ramos Soluções

aGrow Software AgronegóciosÁgua Viva Poços ArtesianosArt Fórmula Fazenda Vale VerdeIMEPAC AraguariTrebech Tomates

Categoria Diamante

Categoria Diamante

Categoria DiamanteACEMC

Categoria Ouro

Empresas Categoria Prata que aderiram ao Programa

nos últimos 3 meses.

Uberlândia - MG

Café Pão de Queijo & CiaEclipse TelecomPurê Point e RestauranteUDITYRES Pneus

Categoria Prata

Page 6: Superação março 2016

6

Puro Doar: generosidade em favor do próximo

Ações solidárias ajudam a manter o Hospital do Câncer

Outro exemplo que merece destaque e mostra que a generosidade pode ajudar na luta contra o câncer é o bazar Puro Doar. Ele nasceu da ideia de cinco amigas de criar uma ação beneficente fixa para o Hospital. O projeto surgiu em novembro de 2014, quando elas decidiram se organizar para realizar o bazar em prol do Hospital do Câncer. Atualmente, o Puro Doar conta com cerca de 10 colaboradoras que se dividem em tarefas diferentes. Recolher as doações, separá-las por peças, doar tempo e energia estão entre os atributos dos membros do Puro Doar. Depois de tudo pronto, o bazar é montado numa casa que fica localizada na rua Machado de Assis, em Uberlândia. Desde o início das atividades do bazar, já foram arrecadados cerca de R$ 148 mil para o Hospital do Câncer.

Segundo Taísa Machado, integrante do grupo Puro Doar, a ação possibilita que outras pessoas também colaborem com o Hospital. “Todos

Toda a história de conquistas dos últimos 15 anos do Hospital do Câncer só se concretizou porque a população investe e acredita que vale a pena apoiar a luta contra o câncer. Nos últimos anos, uma outra forma de solidariedade tem crescido e se tornado importante para a conquista de novos objetivos na manutenção e ampliação do Hospital, são os eventos e campanhas que nascem com a união de grupos de pessoas, empresas ou instituições de Uberlândia e de outras cidades da região.

estamos trabalhando por uma força maior que é ver o Hospital sempre crescendo para ajudar mais e mais pessoas. Nosso propósito é despertar na população o sentimento de solidariedade. Queremos dar oportunidade de o outro enxergar que não é só dinheiro, que o tempo, a disposição, a prestação de um serviço também são formas de ajudar”, ressaltou Taísa.

Entre as últimas ações em prol do Hospital, destaca-se a 3ª edição do Bazar da Thássia, realizado pela blogueira uberlandense Thássia Naves. Mais de duas mil peças do guarda-roupa da blogueira foram vendidas, além da realização de um leilão, que contou com seis peças especiais. O valor total arrecadado será dividido entre o Hospital do Câncer em Uberlândia e a Casa de Apoio e Formação do Menor Nova Canaã. A CDL Uberlândia também colaborou apostando mais uma vez na campanha beneficente ‘Sou Solidário 2015’. No final do ano de 2015, todos os comerciantes receberam um boleto bancário de doação ao Hospital do Câncer e juntos doaram R$ 3.985,00. Já a população de Indianópolis se mobilizou em prol do Hospital no 1º Leilão Beneficente da cidade, que aconteceu no Sindicato Rural. Ao todo, foram arrecadados R$ 80 mil reais, além de 204 litros de leite longa vida, 60 kg de arroz e 80 kg de feijão.

Divulgação/A

rquivo

Solidariedade na moda: Bazar da Thássia ajudou o Hospital do Câncer em sua última edição

Div

ulga

ção/

Blo

g da

Thá

ssia

Amizade e solidariedade: vontade de ajudar uniu as amigas, que criaram o Bazar Puro Doar

Page 7: Superação março 2016

7

Atendimento humanizado traz bem-estar e qualidade de vida aos pacientes

A história de 15 anos do Hospital do Câncer pode ser contada também pelo carinho e atenção dos voluntários do Grupo Luta Pela Vida. Desde o início, eles sempre estiveram presentes para colocar em prática a filosofia de humanização do ambiente hospitalar que a instituição de saúde prega.

Pelos corredores do Hospital é fácil encontrá-los com os seus característicos jalecos azuis e cheios de vontade de ajudar os pacientes. Eles escolheram dedicar horas de suas vidas para ajudar aqueles que passam por um momento delicado. Atualmente são cerca de 500 voluntários atuando diariamente no Hospital, divididos em equipes que atuam nas mais diferentes atividades que auxiliam o paciente com câncer, como: acolhimento, artesanato, acompanhamento, lanches, entretenimento, música, apoio religioso, cuidados paliativos, apoio pedagógico, entre outros. Dispor de toda esse empenho que os voluntários têm em ajudar tornou-se um diferencial no atendimento realizado ao longo dos anos no Hospital do Câncer. Se para um atendimento de qualidade são necessários profissionais capacitados e equipamentos adequados, poder contar com uma dose extra de alegria e carinho dos voluntários na luta contra o câncer traz benefícios para o tratamento. “Os voluntários agregam valor ao tratamento humanizado em nosso Hospital de maneira extensiva. É um ganho espetacular que nós temos e ouvimos isso de muitos pacientes”, ressalta o médico e diretor do Hospital do Câncer, Eurípedes Barra.

Kaká

Fot

ogra

fias

Carolina Tomaz

Segundo o presidente do Grupo Luta Pela Vida, Renato Pereira, contar com a dedicação e o cuidado do voluntariado dentro do Hospital é uma satisfação. “Sem dúvida o Núcleo de Voluntários é um patrimônio especial do Grupo, pois eles fazem a diferença dentro do Hospital. O trabalho realizado humaniza o ambiente hospitalar e isso é admirável”, afirma Renato.

Para os pacientes, poder estar em contato com os voluntários traz ganhos no dia a dia do tratamento, como afirma Jeovah Tomé, de 70 anos. Ele acredita que algumas pessoas têm como missão de vida contribuir para o bem-estar do próximo. “Os voluntários contagiam, dão doses de carinho, amor e arrancam muitas risadas. Eles espalham alegria por onde passam. Lembro-me bem da minha primeira internação, eu estava triste e de repente as voluntárias apareceram e fizeram a festa. Elas me incentivaram a lutar pela vida”, contou Jeovah.

O paciente afirma ainda que além de contagiar a todos, os voluntários proporcionam bem-estar e tranquilidade. “Eles sabem o que estão fazendo. Passam muita segurança e nos divertem com bingos, músicas, palavras de carinho e incentivo. Minha intenção é quando eu sarar, eu ir fazer o mesmo”, conta.

Tudo isso comprova como o carinho e a atenção dos voluntários são importantes e como esse cuidado também é parte integrante do tratamento oferecido no Hospital do Câncer em Uberlândia.

A convivência próxima e humanizada com os voluntários também ajuda no tratamento dos pacientes

O jaleco azul já é símbolo de carinho e atenção no Hospital do Câncer em Uberlândia

Page 8: Superação março 2016

8

Desafios e novos projetos: o futuro do Hospital do Câncer

Grupo Luta Pela Vida: 0800 34 2062facebook.com/HospitaldoCancerDoações: Banco do Brasil: AG: 2918-1, C/C: 9809-4 CEF: AG: 0161, C/C: 506037-1, OP: 003

Roberto Chacur

Relembrar as conquistas alcançadas nos últimos 15 anos do Hospital do Câncer são importantes para comprovar como a qualidade de tratamento oferecido melhorou com a ajuda da sociedade, associada à profissionais qualificados e infraestrutura adequada. Entretanto, quando se fala em câncer é preciso sempre pensar no futuro, em novas ações e tecnologias para ajudar a combater a doença. Desta forma, o Grupo Luta Pela Vida já trabalha em projetos e investimentos para oferecer o melhor aos seus pacientes em tratamento.

Entre as novidades de 2016 está a entrega de dois equipamentos, um tomógrafo e um ultrassom. Os aparelhos serão utilizados no planejamento dos procedimentos médicos, o que trará mais agilidade e precisão ao tratamento. Além disso, outro projeto que está previsto para ser implementado no atual prédio do Hospital do Câncer é a ampliação da área de quimioterapia, com o intuito de trazer um espaço mais adequado e confortável.

Já o projeto para a construção da Unidade 2 do Hospital do Câncer também começa a ganhar os primeiros passos com as instalações do canteiro de obras do terreno. O presidente do Grupo Luta Pela Vida, Renato Pereira, fala com satisfação em ver o sonho da Unidade 2 se tornar realidade. “Criar um espaço de atendimento complementar ao tratamento clínico já oferecido no Hospital sempre foi um sonho que agora começa a se concretizar. Nosso grande objetivo com a Unidade 2 é trabalhar outros dois pilares

importantes quando o assunto é o câncer: os cuidados paliativos e a prevenção e pesquisa”, comenta o presidente. O primeiro prédio a ser contruído na Unidade 2 será o Centro de Cuidados Paliativos, que contará com uma Hospedaria especial para receber o paciente que já não possui chances de cura da doença, mas que merece e precisa de cuidados específicos. O local terá espaços de convivência e instalações pensadas para humanizar essa fase do tratamento.

Para atender o pilar da pesquisa, o segundo espaço a ganhar vida na Unidade 2 abrigará as atividades do Núcleo de Prevenção e Pesquisa de Câncer (NUPPEC). De acordo com o oncologista e coordenador do Núcleo, Rogério Araújo, os investimentos na pesquisa podem ajudar a melhorar o tratamento e principalmente avançar em ações de prevenção. “Com as atividades do Núcleo poderemos fazer mais diagnósticos precoces, educar a comunidade e os projetos de pesquisa poderão ajudar no entendimento desta doença tão complexa. O Grupo Luta Pela Vida abre mais uma frente importante na batalha contra o câncer investindo em um Centro de Pesquisa”, comenta o médico.

Como há 15 anos, os desafios são grandes, mas o Grupo acredita que mais uma vez contará com uma ajuda infalível: a solidariedade da população, que é a grande responsável colaborar na luta contra o câncer.

As ações e pesquisas do NUPPEC serão aplicadas na Unidade 2