3
Mata Atlântica

Mata Atlântica

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Ficha de trabalho

Citation preview

Page 1: Mata Atlântica

Mata Atlântica

Page 2: Mata Atlântica

Mono-carvoeiro ou muriquiBrachyteles arachnoidesMaior primata do continente americano, encontrado originariamente na Mata Atlântica. De hábitos diurnos, se alimenta de folhas, frutas e flores.

Mico-leão-douradoLeontopithecus rosaliaEncontrado na Mata Atlântica, tem hábitos diurnos e arborícolas. Se alimenta de frutas, insetos, ovos, pequenas aves e lagartos.

Onça-pintadaPanthera oncaÉ considerada o maior felino das Américas. Pode ser encontrada em diversos biomas brasileiros. Na natureza, se alimenta de animais como a anta, a capivara e até o jacaré.

Tucano-tocoRamphastos tocoO tucano-toco é encontrado nasflorestas tropicais da América doSul, inclusive na Mata Atlântica.Alimenta-se de insetos, lagartos,ovos, filhotes de outras aves e,principalmente, frutos.

Jacaré-de-papo-amareloCaiman latirostrisHabita as florestas tropicais, preferindo áreas de baixada, em lagoas, lagos e rios. É um animal carnívoro que vive aproximadamentecinquenta anos.

ChauáAmazona rhodocorythaOcorre originalmente em áreas litorâneas desde Alagoas até o Rio de Janeiro, mas esta espécie encontra-se ameaçada de extinção.Alimenta-se de castanhas, frutas silvestres e sementes.

Mata AtlânticaA Mata Atlântica abrange as bacias dos rios Paraná, Uruguai, Paraíba do Sul, Doce,

Jequitinhonha e São Francisco. Os níveis de biodiversidade são considerados os maiores do Planeta. Originalmente estendia-se por toda a costa nordeste, sudeste e

sul do País, com faixa de largura variável. Este ambiente se encontra hoje altamente fragmentado. Fazem parte da flora deste bioma o jequitibá-rosa, que pode chegar a 40 m de altura e 4 m de diâmetro, o pinheiro-do-paraná, o cedro, as figueiras, os ipês, a braúna e o pau-brasil, entre muitas outras árvores. A fauna é muito diversa, com grande variedade de espécies, como os micos-leões, a lontra, a onça-

-pintada, o tatu-canastra e a arara-azul-pequena, gambás, tamanduás, preguiças, antas, veados, cotias, quatis e muito mais.

Uma das maiores florestas tropicais do mundo. Representação no território nacional: 4%.Estados em que está presente: Toda a região Sul, toda a região Sudeste, parte dos estados do Piauí, do Ceará, do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de

Pernambuco, de Alagoas, de Sergipe, da Bahia, de Goiás e do Mato Grosso do Sul.Clima predominante: Transição entre clima tropical e subtropical.

Características: Nos vales geralmente há florestas densas; nas encostas, a vegetação é menos densa; nos topos dos morros há campos rupestres, que

consistem num tipo de vegetação que cresce entre as rochas.Solos: Rasos, sempre úmidos e pobres.

Palmito-juçaraEuterpe edulisPalmeira nativa da Mata Atlântica ameaçada de extinção por ser muito explorada para a retirada do palmito. Sua semente serve de alimento para animais como morcegos e aves.

Pau-brasilCaesalpinia echinataNativa da Mata Atlântica, esta árvore é considerada símbolo do Brasil. Pode alcançar cerca de 15 m de altura e seus frutos são vagens cobertas por longos espinhos.

Pau-jacaréPiptadenia gonoacanthaEsta árvore típica de Mata Atlântica tem este nome curioso em razão da aparência de seu caule, que lembra o couro do jacaré. É muito procurada pelas abelhas na época da floração.

PitangueiraEugenia unifloraNativa de Mata Atlântica, esta árvore produz apitanga, uma fruta muito saborosa e rica em cálcio. As pitangueiras com frutos são um ótimo atrativo para pássaros e animais silvestres em geral.

Fauna

Flora

Amazonas

Roraima

Amapá

Pará

Acre

Rondônia Mato Grosso

Mato Grossodo sul

Goiás

Tocantins

Minas Gerais

São Paulo

Paraná

Santa CatarinaRio Grande do Sul

Rio de Janeiro

Espírito Santo

Bahia

Maranhão

Piauí

Ceará Rio Grande do Norte

Paraíba

Pernambuco

Alagoas

Sergipe

Page 3: Mata Atlântica

Gaia

Palm

ito-

juça

ra

Pau-b

rasil

Pau

-jac

aré

Pitan

gueira

Leleco

Jaca

ré-d

e-

-pap

o-am

arel

o

Tucano-toco

On

ça-pin

tada

Mico-leão--dourado

Esta cartela é parte integrante do Kit de Biomas do JornalEco – Mata Atlântica