4
MEDICINA CHINESA (Acupunctura, Moxibustão, Ventosaterapia, ELectroestimulação) A medicina chinesa surgiu há mais de 5 mil anos atrás, tendo vindo actualmente a ganhar maior prestígio enquanto método terapêutico nas suas mais diversas áreas, entre elas a acupunctura. A Acupunctura é um tratamento que tem como objectivo equilibrar o organismo através da inserção no corpo, em pontos específicos, de agulhas especiais. Pode-se também usar, conforme o caso, estímulos térmicos ou de outros tipos, como Laser (de baixa intensidade, mais usado em crianças), ventosas ou electro-estimulação. Actualmente, existem diversos estudos que demonstram o efeito da acupunctura no sistema nervoso central e periférico, sistema imunológico e na libertação de determinados neurotransmissores, que promovem por sua vez a melhoria em diversas patologias, redução de inflamações, tratamento de dor e crescimento na qualidade de vida das pessoas em geral. Por essa mesma razão, é uma terapêutica aconselhada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Que patologias podem ser tratadas? Algumas das patologias indicadas para tratamento são: - Patologias Músculo-Esqueléticas (Reumatismo, Patologia Articular, Mialgia, Nevralgias, Artrose, Lombalgias, Paralisias Facial, Artrite, Hérnias,...) - Patologias do Sistema Nervoso (Inflamações, melhorar qualidade de vida em Doenças Auto- imunes, …) - Patologias do Sistema Circulatório (prevenção de AVC, Hiper e Hipotensão arterial, …) - Patologias Gastro-Intestinais (Gastrites, Úlcera Péptida, Obstipação, Diarreia, Cólon Irritável, Doença de Crohn, Colites, Hemorróidas,...) - Patologias Dermatológicas (Psoríase, Eczema, Acne, Alergias,...) - Patologias Emocionais (Ansiedade, Stress, Depressão, Pânico, Esgotamento...) - Patologias Genito-Urinárias (Infecções Urinárias de Repetição, Dores Menstruais, Menopausa, Infertilidade, Incontinência, algumas Infertilidades...) - Patologias Respiratórias (Rinite, Sinusite, Asma, Bronquite Crónica, Amigdalite de Repetição,...) - Patologias Cardiovasculares (Hipertensão Arterial, Má circulação Periférica, Varizes,...)

Medicina Chinesa

Embed Size (px)

DESCRIPTION

lkm

Citation preview

Page 1: Medicina Chinesa

MEDICINA CHINESA (Acupunctura, Moxibustão, Ventosaterapia, ELectroestimulação)

A medicina chinesa surgiu há mais de 5 mil anos atrás, tendo vindo actualmente a ganhar maior prestígio enquanto método terapêutico nas suas mais diversas áreas, entre elas a acupunctura. A Acupunctura é um tratamento que tem como objectivo equilibrar o organismo através da inserção no corpo, em pontos específicos, de agulhas especiais. Pode-se também usar, conforme o caso, estímulos térmicos ou de outros tipos, como Laser (de baixa intensidade, mais usado em crianças), ventosas ou electro-estimulação. Actualmente, existem diversos estudos que demonstram o efeito da acupunctura no sistema nervoso central e periférico, sistema imunológico e na libertação de determinados neurotransmissores, que promovem por sua vez a melhoria em diversas patologias, redução de inflamações, tratamento de dor e crescimento na qualidade de vida das pessoas em geral. Por essa mesma razão, é uma terapêutica aconselhada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Que patologias podem ser tratadas? Algumas das patologias indicadas para tratamento são: - Patologias Músculo-Esqueléticas (Reumatismo, Patologia Articular, Mialgia, Nevralgias, Artrose, Lombalgias, Paralisias Facial, Artrite, Hérnias,...) - Patologias do Sistema Nervoso (Inflamações, melhorar qualidade de vida em Doenças Auto- imunes, …) - Patologias do Sistema Circulatório (prevenção de AVC, Hiper e Hipotensão arterial, …) - Patologias Gastro-Intestinais (Gastrites, Úlcera Péptida, Obstipação, Diarreia, Cólon Irritável, Doença de Crohn, Colites, Hemorróidas,...) - Patologias Dermatológicas (Psoríase, Eczema, Acne, Alergias,...) - Patologias Emocionais (Ansiedade, Stress, Depressão, Pânico, Esgotamento...) - Patologias Genito-Urinárias (Infecções Urinárias de Repetição, Dores Menstruais, Menopausa, Infertilidade, Incontinência, algumas Infertilidades...) - Patologias Respiratórias (Rinite, Sinusite, Asma, Bronquite Crónica, Amigdalite de Repetição,...) - Patologias Cardiovasculares (Hipertensão Arterial, Má circulação Periférica, Varizes,...)

Page 2: Medicina Chinesa

- Outras (Cefaleias, Dores de Cabeça, Resfriados, Gripes, Tosse, Refluxo, Cansaço, Astenia, Stress, Insónias, …)

A Acupunctura pode ser usada para tratamentos de estética? A nível estético, a acupunctura tem vindo a trazer um novo conjunto de ferramentas que permitem intervir em: - Emagrecimento e Gordura Localizada - Celulite - Atenuação de Rugas (estimular circulação sanguínea e produção de colagéneo) - Consulta Anti-Tabágica Como funcionam os tratamentos de Gordura Localizada e Celulite? O objectivo do tratamento é: - Libertação e Eliminação dos adipócitos (células gordas), através de técnicas específicas - Melhorar a circulação e eliminação de líquidos - Promover maior circulação sanguínea (importante nos casos de celulite) - Promover o funcionamento gastro-intestinal e urinário Como funcionam os tratamentos de Emagrecimento com acupunctura? O tratamento age em 4 áreas: - Harmonizar o funcionamento gastro-intestinal (absorção e eliminação) - Reduzir o apetite - Baixar níveis de ansiedade e stress - Preparar o corpo para a redução de peso

Page 3: Medicina Chinesa

MOXIBUSTÃO:

A Moxibustão é uma técnica que consiste em aquecer certos pontos ou zonas do corpo com uma erva seca chamada artemísia. Tem várias aplicações e faz parte integrante da Medicina Tradicional Chinesa. A moxa funciona através da aplicação de calor sobre pontos específicos, que desbloqueia os "canais energéticos", permitindo com que o Ki (energia vital) flua naturalmente, restabelecendo equilíbrio do corpo humano. A moxabustão é indicada, por exemplo, para muitos casos, tais como resfriado, bronquite, gastrite, anorexia, impotência, dor ciática, artrite reumatóide, amenorreia, dismenorreia, rinite, neurodermites, depressão, entre outras...

- Desbloqueia os pontos e meridianos; ·

- Aumenta o fluxo sanguíneo; ·

- Favorece o relaxamento físico e mental; ·

- Alivia dores provocadas pelo frio e excesso de humidade;

- Alivia dores dos músculos e articulações;

- Equilibra problemas no sistema nervoso;

- Proporciona um estado de relaxamento físico e psíquico.

BENEFÍCIOS DA VENTOSATERAPIA PARA A COLUNA:

- Pele: dilatam as artérias e as veias, activam a circulação do sangue, elevam a temperatura e aceleram o metabolismo. Aliviam a dor e aceleram a absorção de substâncias derivadas do catabolismo e de toxinas bacterianas.

- Músculos: estimulam o movimento das veias e das artérias, dilatam as veias, aceleram a velocidade da circulação sanguínea e activam... a circulação da linfa.

- Articulações: melhoram a circulação do sangue no interior das articulações.

- Sistema nervoso: actuam nos nervos periféricos. Quando se aplicam sobre as costas actuam sobre todos os nervos que passam por essa zona e regulam a função do sistema neurovegetativo e, com ele, as funções dos órgãos e das vísceras.

ELECTROACUPUNCTURA - EMAGRECIMENTO - CELULITE:

A Electroacupunctura é uma técnica que tem por base a aplicação de estímulos eléctricos nos tradicionais pontos de acupunctura. As grandes vantagens deste método, são a rapidez com que se começam a visualizar os resultados,e o seu grande grau de eficácia, principalmente nos tratamentos da celulite, gorduras localizadas, e flacidez nas diversas zonas do corpo. A diminuição de centímetros na zona onde aplicamos a electroacupunctura são significativos e motivadores, tornando-se assim uma excelente técnica para emagrecer. A celulite, consiste numa inflamação, de maior ou menor gravidade, no tecido conjuntivo provocada por uma acumulação de proteínas e líquidos resultado de uma má circulação sanguínea e uma sobrecarga linfática. A electroacupunctura activa a circulação sanguínea e linfática, tem uma acção hidrolipolítica, isto é

Page 4: Medicina Chinesa

desagrega e rebenta as células de gordura e também melhora o tónus do músculo e da pele , promovendo a regeneração do tecido conjuntivo e a contracção das suas fibras.

ELECTROESTIMULAÇÃO:

Procedimento que utiliza cargas eléctricas (correntes) para diversos objectivos: tratamento de flacidez dos tecidos, tonificação muscular e drenagem linfática. Também é possível usar a estimulação para um tratamento especial: programa-se o aparelho para múltiplas acções e obtém-se, assim, um pouco de cada tratamento. A estimulação provoca contracção muscular, o que aumenta a circulação sanguínea, melhora a oxigenação celular e elimina toxinas.

INDICAÇÕES: Melhora do fluxo sanguíneo e do fluxo linfático; tratamento contra celulite, gordura localizada e edema pós-traumático agudo e crónico.