20
MICROBIOLOGISTA: Microbiologia é o ramo da biologia que estuda os microrganismos, incluindo eucariontes, unicelulares e procariontes, como as bactérias, fungos e vírus. Atualmente, a maioria dos trabalhos em microbiologia é feita com métodos de bioquímica e genética. Também é relacionada com a patologia, já que muitos organismos são patogênicos. A microbiologia é uma vertente da biologia de necessidade cada vez maior para a sociedade. As bactérias, os fungos e os vírus estão presentes em nosso dia a dia promovendo tanto benefícios, quanto malefícios. A percepção e compreensão do mundo microscópico pelos alunos não é fácil, tendo em vista que vivem no mundo com dimensão oposta aos dos micro-organismos. ÁREAS DE ATUAÇÃO Bacteriologia; Biologia; Bioquímica; Geomicrobiologia; Genética; Gnotobiologia; Imunologia; Micologia; Parasitologia: Virologia.

Microbiologia e Radiologia

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Microbiologia e Radiologia

MICROBIOLOGISTA:

Microbiologia é o ramo da biologia que estuda os microrganismos, incluindo eucariontes, unicelulares e procariontes, como as bactérias, fungos e vírus. Atualmente, a maioria dos trabalhos em microbiologia é feita com métodos de bioquímica e genética. Também é relacionada com a patologia, já que muitos organismos são patogênicos.

A microbiologia é uma vertente da biologia de necessidade cada vez maior para a sociedade. As bactérias, os fungos e os vírus estão presentes em nosso dia a dia promovendo tanto benefícios, quanto malefícios. A percepção e compreensão do mundo microscópico pelos alunos não é fácil, tendo em vista que vivem no mundo com dimensão oposta aos dos micro-organismos.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Bacteriologia;Biologia;Bioquímica;Geomicrobiologia;Genética;Gnotobiologia;Imunologia;Micologia;Parasitologia:Virologia.

Page 2: Microbiologia e Radiologia

BIÓLOGO

Biólogo é um cientista da área da biologia. Desenvolve seus estudos por meio do método científico. Trabalha em laboratórios de pesquisa, laboratórios de rotina como os de biologia clínica, campos abertos como savanas, florestas e todo lugar onde há vida para ser estudada.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Conservação, manejo e sustentabilidade da biodiversidade e dos ecossistemas; Ecotoxicologia; Gestão ambiental; Ecoturismo; Estudos e invetários das espécies animais, vegetais e microbianas; Gestão de bacias hidrográficas; Gestão de efluentes e resíduos; Gestão de museus, jardins botânicos e zoológicos; Gestão de parques, reservas e outras Unidades de Conservação; Jardinagem e Paisagismo; Licenciamento e controle ambiental; Recuperação / restauração de ambientes degradados; Tratamento, controle e monitoramento biológico da qualidade do ar, água e solo. Bioensaios; Bioinformática; Bioprospecção; Biorremediação; Bioterismo; Desenvolvimento, controle e comercialização de equipamentos e materiais de laboratórios; Engenharia genética; Floricultura; Genômica; Processos fermentativos; Produção, cultivo, criação e comercialização de espécies animais e vegetais nativas, exóticas e domesticadas; Produção de células, tecidos, órgãos e organismos, entre outros.

Page 3: Microbiologia e Radiologia

BIOMÉDICO

O biomédico é o profissional formado para exercer a Biomedicina; deve ter ampla e sólida formação básica generalista, com conhecimento profundo do organismo humano como um todo, sua organização e funcionamento nos diversos níveis e as interações com os demais seres vivos e com os meios ambiente e social.

Está apto a diagnosticar doenças e mediar interações do ser humano com o seu meio ambiente e o seu ambiente social, estando certificadas por leis as limitações e atribuições para tal. Deve manter o sigilo e ter extrema responsabilidade nos laudos referentes aos seus pacientes.

É um profissional mais voltado às áreas celular (Microbiologia, Micologia, Citopatologia, Embriologia, Histologia, Parasitologia etc.) e molecular (Bioquímica, Biofísica, Radiobiologia, Genética, Imunologia etc.), mas podendo atuar em áreas anátomo-fisiológicas e sociais (Anatomia Patológica, Fisiologia, Farmacologia, Saúde Pública, Perfusão Extra-Corpórea etc.). Os biomédicos podem ser generalistas ou especialistas em determinada área. Para exercer suas atividades o biomédico deverá, além de estar inscrito em seu respectivo Conselho Regional de Biomedicina, atuar dentro de sua habilitação ou especialidade, a qual deverá ser reconhecida pelo Conselho Federal de Biomedicina.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Acupuntura, Análise forense, Análises ambientais, Análises bromatológicas, Análises clínicas (patologia clínica), Anatomia patológica, Auditoria, Banco de sangue, Biofísica, Biologia molecular, Bioquímica, Citologia oncótica, Embriologia, Estética, Farmacologia, Fisiologia, Fisiologia geral, Fisiologia humana, Genética, Hematologia, Histologia, Imagenologia, Imunologia, Informática de saúde, Micologia médica, Microbiologia, Microbiologia de alimentos, Parasitologia, Patologia, Perfusão extracorpórea, Psicobiologia, Radiologia, Reprodução humana, Sanitarista, Saúde pública, Toxicologia, Virologia.

Page 4: Microbiologia e Radiologia

BIOQUÍMICO

Bioquímico (contração de bio e químico= químico da vida) é o profissional que aplica as leis da química para o entendimento e aplicação tecnológica dos organismos vivos, ou seja, de um modo geral, estuda processos químicos que ocorrem para a manutenção da vida e usa este conhecimento para benefícios comerciais ou aplicação nas áreas de saúde, agropecuária e indústria.

O conhecimento bioquímico é muito importante para as indústrias: farmacêutica (síntese de fármacos, excipientes), médica (novos tratamentos e curas para doenças, como na nutrição alimentar), agrícola (melhora da fixação de nitrogênio em plantas como a soja), alimentícia (fermentação de bebidas alcoólicas, leite e derivados, produção de chocolates), cosmética (novos produtos de beleza e higiene) e até tecnológica (produção de compósitos sustentáveis de origem renovável).

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Universidades públicas e privadas; Indústrias bioquímicas, farmacêuticas, agroquímicas, químicas e biotecnológicas; Empresas de biotecnologia; Fundos de investimento financeiro em biotecnologia; Escritórios de advocacia especializados em patentes de biotecnologia e biodireito; Órgãos e institutos governamentais, Laboratórios de análise genética: testes de paternidade e identificação de transgênicos, Laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de áreas afins com bioquímica, tais como alimentos, nutrição, veterinária, agrícola, farmacêutica, cosméticos, biotecnológica e outras que necessitem de coordenação em pesquisa bioquímica; Laboratórios de pesquisa em biotecnologia - Projeto Genoma, Projeto Proteoma; Laboratórios de pesquisa em diversas áreas relacionadas, como biologia celular, biofísica, biologia molecular, fisiologia, endocrinologia, microbiologia, farmacologia, bioenergética, química orgânica, imunologia, Operadores e desenvolvedores de equipamentos e programas computacionais sofisticados voltados para biotecnologia e bioquímica, com treinamento especializado na realização de testes e avaliação de resultados, para atuação em laboratórios e indústrias públicas ou privadas, entre outros.

Page 5: Microbiologia e Radiologia

DENTISTA

Um dentista, cirurgião-dentista ou médico dentista é o profissional da saúde capacitado na área de odontologia, e apesar de terem um âmbito de acção semelhante, não deve ser confundido com o médico estomatologista. A atividade pode ser executada em consultório próprio ou em âmbito público.

Visitas ao dentista consistem, na maioria das vezes, em revisão da higiene bucal e integridade dos dentes, incluindo limpeza e profilaxia. Devem ser repetidas a cada seis meses, com o objetivo de manter os dentes em um estado adequado e evitar que se desenvolvam problemas bucais.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Ortodontia, odontopediatria, odontogeriatria, pacientes especiais, endodontia, periodontia, cirurgia, traumatologia bucomaxilofacial, dentística, saúde coletiva, odontologia legal, radiologia odontológica

Page 6: Microbiologia e Radiologia

ENFERMEIRO

Enfermagem é a arte de cuidar e a ciência cuja essência e especificidade é a assistência/cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade de modo integral e holístico, desenvolvendo de forma autônoma ou em equipe atividades de promoção, proteção, prevenção, reabilitação e recuperação da saúde, tendo todo embasamento científico para tal. O conhecimento que fundamenta o cuidado de enfermagem deve ser construído na intersecção entre a filosofia, que responde à grande questão existencial do homem, a ciência e tecnologia, tendo a lógica formal como responsável pela correção normativa e a ética, numa abordagem epistemológica efetivamente comprometida com a emancipação humana e evolução das sociedades.

Prestam assistência ao paciente ou cliente em clínicas, hospitais, ambulatórios, empresas de grande porte, transportes aéreos, navios, postos de saúde e em domicílio, realizando atendimento de enfermagem; coordenam e auditam serviços de enfermagem, implementam ações para a promoção da saúde junto à comunidade.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Hemodinâmica, Homecare, Infecção Hospitalar, Informática, Nefrologia, Neonatologia, Nutrição Parenteral, Obstetrícia, Ocupacional, Oftalmologia, Oncologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Perícia e Auditoria,Psiquiatria e Saúde Mental, Saúde Coletiva, Saúde da Família, Sexologia Humana, Traumato-Ortopedia, Terapia Intensiva (UTI), Terapias Naturais/Tradicionais e Complementares/Não Convencionais, Central de Esterilização e Reprocessamento, Centro Cirúrgico, Perfusionista (Circulação extra-corpórea), Clínica Cirúrgica, Clínica Médica, Dermatologia, Diagnóstico por Imagem, Doenças Infecciosas, Educação em Enfermagem, Emergência, Endocrinologia, Endoscopia, Enfermagem offshore, Enfermagem do Trabalho, Estomaterapia (exclusivo do enfermeiro), Ética e Bioética, Gerenciamento de Serviços de Saúde, Gerontologia e Geriatria, Ginecologia.

Page 7: Microbiologia e Radiologia

MÉDICO

O médico, antigamente também chamado de físico1 , é o profissional autorizado pelo Estado para exercer a Medicina; se ocupa da saúde humana e/ou animal, prevenindo, diagnosticando, tratando e curando as doenças, o que requer conhecimento detalhado de disciplinas acadêmicas (como anatomia e fisiologia) por detrás das doenças e do tratamento - a ciência da medicina - e também competência na sua prática aplicada - a arte da medicina.

Tanto o papel do médico e o significado da palavra variam significativamente ao redor do mundo, mas como compreensão geral, a ética médica requer que médicos demonstrem consideração, compaixão e benevolência frente a seus pacientes.

Os médicos podem ser generalistas, isto é, não especializados em nenhuma área específica da medicina, ou especialistas, quando especializados em alguma área.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Administração em saúde, Alergia e imunologia pediátrica, Angiorradiologia e cirurgia endovascular, Atendimento ao queimado, Cardiologia pediátrica, Cirurgia crânio-maxilo-facial, Cirurgia da coluna, Cirurgia dermatológica, Cirurgia do trauma, Cirurgia videolaparoscópica, Citopatologia, Cosmiatria, Dor, Ecocardiografia, Ecografia vascular com Doppler, Eletrofisiologia clínica invasiva, Endocrinologia pediátrica, Endoscopia digestiva, Endoscopia ginecológica, Endoscopia respiratória, Ergometria, Foniatria, Gastroenterologia pediátrica, Hansenologia, Hematologia e hemoterapia pediátrica, Hemodinâmica e cardiologia intervencionista, Hepatologia, Infectologia hospitalar, Infectologia pediátrica, Medicina de urgência, Medicina do adolescente, Medicina fetal, Medicina intensiva neonatal, Medicina intensiva pediátrica, Nefrologia pediátrica, Neonatologia, Neurofisiologia clínica, Neurologia pediátrica, Neurorradiologia, Nutrição parenteral e enteral, Nutrição parenteral e enteral pediátrica, Nutrologia pediátrica, Pneumologia pediátrica, Psicogeriatria, Psicoterapia, Psicopatologia, Psiquiatria da infância e adolescência, Psiquiatria forense, Radiologia intervencionista e angiorradiologia, Reprodução humana, Reumatologia pediátrica, Sexologia, Saúde Pública, Ultra-sonografia em ginecologia e obstetrícia.

Page 8: Microbiologia e Radiologia

MÉDICO VETERINÁRIO

A medicina veterinária é uma das muitas áreas do conhecimento ligada à manutenção e restauração da saúde. Ela trabalha, num sentido amplo, com a prevenção e cura das doenças dos animais e dos humanos num contexto médico.

A medicina veterinária é a ciência médica que se dedica à prevenção, controle, erradicação e tratamento das doenças, traumatismos ou qualquer outro agravo à saúde dos animais, além do controle da sanidade dos produtos e subprodutos de origem animal para o consumo humano. Busca também assegurar a qualidade, quantidade e a segurança dos estoques de alimentos de origem animal através do controle da saúde dos animais e dos processos que visam obter seus produtos.

O médico veterinário, também chamado popularmente de doutor, é o profissional autorizado pelo Estado para exercer a Medicina Veterinária, ocupando-se da saúde animal, prevenindo, diagnosticando e curando as doenças, o que requer conhecimento detalhado de disciplinas académicas (como anatomia e fisiologia) por detrás das doenças e do tratamento - a ciência da medicina - e também competência na sua prática aplicada - a arte da medicina.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Exercício da profissão de médico veterinário em regime liberal; Tratamento das enfermidades e dos traumatismos que afectam os animais; Indústrias farmacêuticas; Laboratórios de análises;Saúde pública; Inspecção e segurança alimentar; Organismos do ministérios da agricultura e saúde e direcções regionais; Indústrias alimentares de produtos de origem animal; Indústrias de alimentos compostos para animais; Administração autárquica; Pesquisa em diversos campos da saúde, humana e veterinária.

Page 9: Microbiologia e Radiologia

FARMACÊUTICO

Os farmacêuticos são profissionais da saúde de tradição milenar, sucessores dos boticários e apotecários , peritos no uso de fármacos e medicamentos e suas consequências ao organismo humano ou animal. De uma maneira geral, podem trabalhar numa farmácia, hospital, na indústria, em laboratórios de análises clínicas, cosméticos, agricultura, prevenção de pragas, distribuição, transporte e desenvolvimento de medicamentos, entre outras funções e lugares.

Peritos no desenvolvimento, produção, manipulação, seleção e dispensação de medicamentos, este profissional, presta o trabalho de assistência farmacêutica, e pode assumir responsabilidade técnica de laboratórios de análises clínicas, distribuidoras, farmácias, etc. Podem também atuar na pesquisa e controle de qualidade de hemocomponentes e hemoderivados. Na área alimentar responsabilizam-se tecnicamente pela análise, interpretação e emissão de laudos. Com curso específico é habilitado para fazer acupuntura.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Acupuntura, Administração de laboratório clínico, Administração farmacêutica, Administração hospitalar, Análises clínicas, Assistência domiciliar em equipes multidisciplinares, Atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência, Auditoria farmacêutica, Bacteriologia clínica, Banco de cordão umbilical, Banco de leite humano, Banco de sangue,Banco de sêmen, Banco de órgãos, Biofarmácia, Biologia molecular, Bioquímica clínica, Biotécnologia, Bromatologia, Citologia clínica, Citopatologia, Citoquímica, Controle de qualidade e tratamento de água, potabilidade e controle ambiental, Controle de vetores e pragas urbanas, Engenharia Biomédica, Engenharia Cosmética (Cosmetologia), Engenharia Farmacêutica, Exames de DNA, Farmacêutico na análise físico-química do solo, Farmácia antroposófica, Farmácia clínica, Farmácia comunitária, Parasitologia clínica, Perfusão Extracorpórea, Saneantes Domissanitários, Saúde Estética, Saúde pública, Toxicologia clínica, Toxicologia ambiental, Toxicologia de alimentos, Toxicologia desportiva, Toxicologia farmacêutica, Toxicologia forense, Toxicologia ocupacional, Toxicologia veterinária, Vigilância sanitária, Virologia clínica.

Page 10: Microbiologia e Radiologia

ENGENHARIA DE ALIMENTOS

Engenharia de alimentos ou engenharia alimentar é o ramo da engenharia que engloba todos os elementos relacionados com a industrialização de alimentos , seja no desenvolvimento, fabricação, conservação, armazenamento, transporte e comercialização. A engenharia de alimentos inclui, mas não se limita, a aplicação de conceitos e métodos da engenharia química e engenharia agrícola.

Este ramo da engenharia está baseado nas aplicações de recursos tecnológicos na formação de profissionais que atuam nas principais etapas da cadeia de produção dos alimentos industrializados, assim trabalham desde a chegada das matéria-primas até um produto final embalado e rotulado. Para que todo esse processo ocorra, é necessário uma vasta gama de conhecimentos em física, química, matemática e biologia, além de conceitos de economia e administração. Esse enfoque no processo produtivo em si diferencia esta área do conhecimento da nutrição, com o qual pode ser por vezes confundido. Não obstante, o engenheiro dos alimentos deve obrigatoriamente ter sólidos conceitos de nutrição, pois, de modo contrário, não seria possível a produção de alimentos com características nutricionais desejadas.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Indústria de produtos alimentícios, Indústria de insumos, equipamentos e embalagens para a indústria alimentícia, Empresas de Serviços, Órgãos e instituições públicas, Fiscalização e auditorias, Consultoria, Instituições de ensino, Instituições de pesquisa.

Page 11: Microbiologia e Radiologia

FISIOTERAPEUTA

A Fisioterapia pode ser definida como uma ciência aplicada ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas. Sua gestão necessita do entendimento das estruturas e funções do corpo humano. Ela estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios, entre outros, cinético-funcionais (da biomecânica e funcionalidade humana) decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos. Além disso, a Fisioterapia estuda os efeitos benéficos dos recursos físicos como o movimento corporal, as irradiações e correntes eletromagnéticas, o ultrassom, entre outros recursos, sobre o organismo humano. O fisioterapeuta é capacitado a diagnosticar disfunções, avaliar, reavaliar, prescrever (tratamento fisioterapêutico), emitir, prognóstico, elaborar projetos de intervenção e decidir pela alta fisioterapêutica. É administrada em consultórios, clínicas, centros de reabilitação, asilos, escolas, domicílios, clubes, academias, residências, hospitais, empresas, unidades básicas ou especializadas de saúde, pesquisas, entre outros, tanto por serviços públicos como privados.

Além disto, a complexidade da profissão reside na necessidade do entendimento global do ser humano, por meio da anatomia, citologia, fisiologia, embriologia, histologia, biofísica, biomecânica, bioquímica, cinesiologia, farmacologia, neurociências, genética, imunologia, além da antropologia, ética, filosofia, sociologia, deontologia, e outras ciências de formação geral.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Fisioterapia pediátrica, Fisioterapia geriátrica e gerontológica, Fisioterapia dermatofuncional, Fisioterapia uroginecofuncional, Fisioterapia neurofuncional, Fisioterapia traumato-ortopédico-funcional, Fisioterapia respiratória, Fisioterapia orofacial, Fisioterapia esportiva, Fisioterapia manipulativa, Acupuntura e fisioterapia, Fisioterapia oncofuncional, Fisioterapia clínica, Fisioterapia hematológica, Fisioterapia mastológica, Fisioterapia angiológica, Fisioterapia endocrinológica, Fisioterapia cardiofuncional (ou cardiológica), Fisioterapia intensiva, Fisioterapia preventiva, Fisioterapia hospitalar, Fisioterapia domiciliar, Fisioterapia pericial, Fisioterapia legal, Fisioterapia do sono, Fisioterapia da família e da comunidade.

Page 12: Microbiologia e Radiologia

ZOOTECNISTA

A zootecnia é a ciencia que visa aproveitar as potencialidades dos animais domésticos e domesticáveis, com a finalidade de explorá-los racionalmente como fonte alimentar e outras finalidades junto aos seres humanos, ciência aplicada que trata da adaptação dos animais com potencialidades de domesticação ao ambiente criatório e, desta forma, aproveitá-los com a finalidade nutricional e econômica. Pode-se definir zootecnia como produção animal Stricto Sensu e o seu principal objetivo é "produzir o máximo, no menor tempo possível, sempre visando lucro, tendo em conta o bem estar animal".

ÁREAS DE ATUAÇÃO

O Zootecnista pode atuar em qualquer atividade de Produção Animal, desde a concepção do projeto, até ao desenvolvimento de dietas e supervisão de vacinas; fábricas de Ração ou dispensão do mesmo; frigoríficos; centrais de Inseminação; empresas privadas com foco na produção animal; representação e venda de produtos relacionados com a produção animal; laboratórios de análise de alimentos destinados a animais; laboratórios de Genética Zootécnica; Produção, Implantação e Manejo de Pastagens; Melhoramentos Genético dos Rebanhos e Pastagens; Planejamento e Execução de projetos de Instalações para Produção Animal; Prevenção de Enfermidades; Manejo e Criação de Animais Silvestres; Pesquisa nas áreas de Produção Animal; Ensino de Zootecnia e Administração de Propriedades Rurais e Industrias do gênero.

Page 13: Microbiologia e Radiologia

ENGENHARIA DE PESCA

A engenharia de pesca é um ramo da engenharia e da biologia que desempenha atividades referentes ao aproveitamento dos recursos naturais aquáticos, através da aquicultura, da pesca e do beneficiamento do pescado, bem como da preservação dos estoques pesqueiros e da fauna aquática.

Aplica conhecimentos da biologia e das ciências exatas (física, matemática e química) para desenvolver técnicas que permitam melhorar os resultados das atividades pesqueiras.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Setor Público: Órgãos públicos como Secretarias Municipal, Estadual e Federal, bem como, relacionados a preservação e conservação do meio ambiente (Ibama) e docente.

Iniciativa Privada: Empresas privadas como: Fazendas de cultivo (por exemplo: Algocultura, Ornamental (Aquariofilia), Embarcações pesqueiras, Carcinicultura, Ostreicultura, Salmonicultura, Tilapicultura) e frigoríficos de pescado e frutos do mar.

Page 14: Microbiologia e Radiologia

CENTRO EDUCACOINAL GUARANYFABIULA VALENTIM DOS SANTOS

TRABALHO DE PESQUISA DE MICROBIOLOGIA

Trabalho apresentado na disciplina de Microbiologia e Parasitologia sob a orientação da professora Fabíola Dallas Costa no curso Técnico de Radiologia do Centro Educacional Guarany.

TEFÉ – AM30/09/13

Page 15: Microbiologia e Radiologia

PROFISSÕES RELACIONADAS

MICROBIOLOGISTA BIÓLOGO BIOMÉDICO BIOQUÍMICO DENTISTA ENFERMEIRO MÉDICO MÉDICO VETERINÁRIO FARMACÊUTICO ENGENHARIA DE ALIMENTOS FISIOTERAPEUTA ZOOTECNISTA ENGENHARIA DE PESCA