48
mmag PORTFÓLIO FOTOGRÁFICO edição #1 2010 marianna schmidt | [email protected] | flickr.com/marimarianna

mmag - portfólio fotográfico #1

Embed Size (px)

DESCRIPTION

revista-portfólio criada pra divulgar minha produção. ensaios, estudos, descobertas, e o que mais vier. essa é a primeira edição, espero que goste! daqui seis meses tem mais.

Citation preview

mmag portfólio fotográfico

edição #12010

marianna schmidt | [email protected] | flickr.com/marimarianna

Durante o ano de 2009, me dediquei a estudar e praticar fotografia o quan-to pude, e em meio às aulas da Ufes e esse trajeto descobri uma segunda paixão: revistas. Unido o útil ao agra-dável, a fome à vontade de comer e qualquer outro clichê com fala de vó, decidi reunir minha produção mais significativa e mostrar pra quem qui-ser ver um portfólio no formato que mais me agrada e publicá-lo semes-tralmente.

E quem sou eu? Eu sou a Marianna, tenho 19 anos e curso design gráfi-co na Ufes, Universidade Federal do Espírito Santo. Falo inglês, estudo espanhol, domino alguns softwares, adoro coisas bonitas e quero fotogra-far você.

aoleitor

fotos e ediçãomarianna schmidt

projeto gráficomarianna schmidt

textosmarianna schmidt e pingo

[email protected]+55 (27) 99553779

flickr.com/marimarianna

Nessa primeira edição, entre traba-lhos acadêmicos e pessoais, foram produzidas cinco matérias com coisa pra ler e bastante coisa pra ver. Afinal, é pra isso que você veio. São os en-saios mais significativos, estudos e descobertas, aquilo e que me emocio-na e alegra de alguma forma.

Espero que curta o resultado!

skateboardO que acontece quando alguém que não anda de skate se junta ao rolê? No meu caso, acontece esse ensaio, algu-mas risadas e um tanto de suor. Durante a tarde de muito sol em que acompanhei esses meninos, tive a experiência de sofrer para fotografar o momento certo da manobra, sofrimento triplicado pela minha falta de conhecimento no assunto. Muito empenho e estudo – e certamente mais que uma tarde – seriam necessários pra sair com a foto perfeita do movimento perfeito no momento certo.

fotos e edição: marianna schmidt

na foto: pingo e a praia de camburi

Estas páginas, no entanto, passam longe de uma busca por retratar a perfeição almejada pelos esportistas. Elas contam uma história diferente: são amigos que se diver-tem, que celebram acertos, riem dos erros e têm no skate muito mais que um esporte. Seja no calçadão de Camburi, na praça do Papa ou no pier de Iemanjá, pra eles só uma coisa importa: skate é diversão.

pingofs nose slide

jorge penafs grind

8

na foto:skate das antigas

Amizades, jeito de se vestir, esco-lhas que fiz. É um estilo de vida. Tudo veio pra mim junto com o skate.

”pingo

Se os olhos não se voltam pro moment das manobras, ficam a todo instante procurando outros pequenos mo-mentos, detalhes que formam o movimento. O pé em cima do skate é só uma parte do corpo que observa o obstáculo, assim como a corrida é só o início da mano-bra e ao fim de cada tentativa, volta-se ao ponto de par-tida. No fim da tarde, alguns acertos, muitos erros, o sol baixando e cansaço. Mas muita alegria, sempre.

10

11

nas fotos: diego nagrelha pingolucas

12

jorge pena

jorge pena

13

no papelFrustração e alegria: sentimentos que se reve-zam nas surpresas da foto analógica. Delícia.

fotos e ediçãomarianna schmidt

14

Durante o primeiro semestre de 2009, descobri as alegrias e frustrações da fotografia analógica. Tão grandes e di-vertidas foram as alegrias que apren-der a lidar com as frustrações foi o de menos. Luz dentro da câmera? Acon-tece. Primeiro negativo mal revelado? Acontece. Insisti e levei a prática pra fora do campus da universidade e descobri que fotos certeiras e aciden-tes adoráveis acontecem também. A graça está na surpresa que a revela-ção do negativo traz.

Lidando com o negativo e o papel, o respeito com cada foto cresceu. As escolhas a serem feitas, o amigo que prepara a pose, o dedo que invade o quadro, os minutos contados de cada química: acima das minhas escolhas e fora do meu alcance está a sensi-bilidade - não o que eu sinto com o que vejo, mas o filme guarda quando encontra a luz.

na foto:pingogabriel e juliacamila

15

pinup!As Pin Ups são as clássicas garotas do calendário. Com sua sensualidade cheia de sarcasmo (ou seria mesmo inocência?) essas garotas cheias de curvas, caras e bocas fizeram a cabe-ça e os corações de muitos homens nos anos 1940 e 1950 e continuam habitando esses espaços até hoje.

Publicações como a Vanity Fair, que desde de 2006 traz uma página com uma Pin Up girl a cada edição e a Playboy, cuja sensualidade de suas meninas extrapola o conceito mas ainda assim se alimenta nas referên-cias, são provas de que elas nunca saíram de cena. Dita Von Teese e suas disputadíssimas apresentações bur-lescas que o digam.

A nossa garota começa colorida, ale-gre, leve. Quase infantil. Leva sua câ-mera ao picnic e se diverte mostrando todo seu charme despreocupado em instantâneos. Perna pra cá, perna pra lá, pose, beicinho e... OPS!, no susto, um pedacinho a mais se vê.

foto e ediçãomarianna schmidt

produçãorayza mucunã

modeloallana barbosa

16

18

19

21

Com ares de Marilyn e produção de mulher fatal, sabe que arrasa e se mostra - mas na dose certa apenas pra dar um pontapé na imaginação. Não deixa o picnic de lado, mas com suas novas cores e poses, muda os ares das nossas páginas, deixando o que era divertido mais sensual.

Clássicas e ousadas, cheias de sensu-alidade e alegria, as Pin Ups são des-de que surgiram um motivo excelente pra acompanhar os dias passando na folhinha.

22

23

tabacariatabacariaNão sou nada. Nunca serei nada. Não posso querer ser nada.

À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.

E saboreio no cigarro a libertação de todos os pensamentos.Sigo o fumo como uma rota própria, e gozo, num momento

sensitivo e competente, a libertação de todas as especulaçõese a metafísica é uma conseqüência de se estar mal disposto.

Conquistamos todo o mundo antes de nos levantar da cama;Mas acordamos e ele é opaco, levantamo-nos e ele é alheio,Saímos de casa e ele é a terra inteira, mais o sistema solar e a Via

Láctea e o Indefinido.

Conheceram-me logo por quem não era e não desmenti, e perdi-me.Quando quis tirar a máscara, estava pegada à cara.

Quando a tirei e me vi ao espelho, já tinha envelhecido.

27

28

Que sei eu do que serei, eu que não sei o que sou?Ser o que penso? Mas penso tanta coisa!

E há tantos que pensam ser a mesma coisa que não pode haver tantos!

fotos e edição: marianna schmidt

modelo e assistente:ignez capovilla

palavras:fernando pessoa

ensaio para a disciplinade foto 2, ufes

31

36fotos e ediçãomarianna schmidt

5d

6Já havia pensado na idéia antes mas quando, no fim de 2008, percebi que muitos já estavam fazendo, resolvi en-carar: durante todo o ano de 2009, produziria e publicaria 365 fotos, uma por dia, como forma de aprender, praticar e me dedicar a fotografia diariamente.

Não deu certo, já digo logo. Tenho publicadas cerca de 250 fotos no álbum do projeto, outras tantas fiz em filme e perdi a conta do dia, e algumas simplesmente não gostei, estava cansada, não fiz de novo. Aceitei. Mas não parei de contar, por mais agonizante e irritante que fosse saber quantos dias faltavam para o fim não só do projeto, mas de um ano inteiro que passava.

E uma foto em cada dia. Esse foi o projeto 365.Amor, ódio, stress e alívio, muita coisa pra um ano.

5dDias

33

Passei por quatro câmeras esse ano. Passei pela pinhole, pelos fotogramas, pelo cheiro das químicas, pela loja de foto, pelos flashes do estúdio e por horas no computador. Mas muito mais bacana que acompanhar o aprendizado e a evolução ténica, é a sensação de que cada dia foi impor-tante de alguma forma.

A seguir, uma pequena amostra: minha foto preferida de cada mês. Pessoas, coisas e lugares. E muita muita foto-grafia. Disso foi feito meu 2009.

janeiro34

janeiro fevereiro

36

março

março abril37

maio junho38

junho39

julho40

julho agosto41

setembro42

setembro outubro43

novembro44

novembro dezembro 45

A mmag é uma revista semestral, cujo conteúdo é integralmente produzido por mim, Marianna Schmidt e não pode ser reproduzido sem autorização. O objetivo dessa publi-cação é divulgar meu trabalho. Caso queira ver mais: flickr.com/marimariannaPara trabalhos, rolês, cafézinhsos e bons papos: [email protected] ou +55 27 99553779