4
Exemplo de gestão em segurança InterCement valoriza práticas adotadas pela TVL Pág. 03 Prezados colaboradores, Abro esta edição do “Top Brake” falando da busca constante das empresas por profissionais cada vez mais indispensáveis, que são proativos, enxergam soluções, entregam resultados com qualidade e trabalham com segurança. Esses profissionais sugerem melhorias, contribuem para a preservação do meio ambiente, evitam situações indesejadas, confiam em si mesmos e sabem o que precisa ser feito e como deve ser. Para eles, a dedicação e a responsabilidade estão em primeiro lugar. Pessoas com essa postura transmitem conhecimento, compartilham experiências, valorizam e respeitam os colegas de trabalho. Têm objetivos, gostam e enfrentam desafios, e superam seus próprios limites. Ter profissionais como esses em uma equipe é fundamental para que as empresas alcancem suas metas. Na TVL não é diferente. Estamos sempre buscando esses profissionais, especialmente internamente. Acreditamos nos nossos talentos e temos certeza de que poderão, cada vez mais, contribuir para o sucesso dos nossos negócios e para que a TVL seja referência em logística. Portanto, inove sempre, dedique-se, agarre as oportunidades oferecidas pela empresa. Seja um profissional cada dia mais indispensável. Boa leitura! Rodrigo Fonseca Valente - Diretor Operacional 01 TOP BRAKE Reconhecimento TVL conquista Prêmio Oxiteno de Qualidade em Logística 2012 02 TransValente Logística - Agosto, Setembro, Outubro e Novembro de 2013 ANO I 02 JORNAL

nº 02 TOP BRAKE - TVL - TransValente Logística de gestão em segurança InterCement valoriza práticas adotadas pela TVL Pág. 0 Prezados colaboradores, Abro esta edição do “Top

  • Upload
    lyanh

  • View
    214

  • Download
    0

Embed Size (px)

Citation preview

Exemplo de gestão em segurança InterCement valoriza práticas adotadas pela TVL

Pág. 03

Prezados colaboradores,

Abro esta edição do “Top Brake” falando da busca constante das empresas por profissionais cada vez mais indispensáveis, que são proativos, enxergam soluções, entregam resultados com qualidade e trabalham com segurança. Esses profissionais sugerem melhorias, contribuem para a preservação do meio ambiente, evitam situações indesejadas, confiam em si mesmos e sabem o que precisa ser feito e como deve ser.

Para eles, a dedicação e a responsabilidade estão em primeiro lugar. Pessoas com essa postura transmitem conhecimento, compartilham experiências, valorizam e respeitam os colegas de trabalho. Têm objetivos, gostam e enfrentam desafios, e superam seus próprios limites. Ter profissionais como esses em uma equipe é fundamental para que as empresas alcancem suas metas.

Na TVL não é diferente. Estamos sempre buscando esses profissionais, especialmente internamente. Acreditamos nos nossos talentos e temos certeza de que poderão, cada vez mais, contribuir para o sucesso dos nossos negócios e para que a TVL seja referência em logística.

Portanto, inove sempre, dedique-se, agarre as oportunidades oferecidas pela empresa. Seja um profissional cada dia mais indispensável.

Boa leitura!

Rodrigo Fonseca Valente - Diretor Operacional

0104

TOP BRAKEReconhecimento

TVL conquista Prêmio Oxiteno de Qualidade em Logística 2012

02TransValente Logística - Agosto, Setembro, Outubro e Novembro de 2013

Sempre que dirige seu caminhão, o motorista carreteiro da Unidade Salvador, Jailson Campos de Jesus, 40 anos, na TVL desde 2012, leva consigo a saudade. Muito religioso, antes de pegar estrada faz questão de fazer uma oração, principalmente pela família.

Todas as vezes que está sobre rodas, percorrendo o Brasil, lembra-se do filho Victor Campos, de cinco anos, que conta os dias para ter a companhia do o pai. Certa vez, o menino ligou perguntando onde Jaison estava e o mesmo respondeu que trabalhava em Alagoas. Sem entender que se tratava de outro Estado, já que Jailson e a família moram em Salvador (BA), quis saber se iriam almoçar juntos. A resposta arrancou lágrimas do motorista, pois, mais uma vez, não poderia estar com o filho. Assim como muitos colegas, a saudade é a única companhia de Jailson, e a lembrança, o desejo de se reencontrar com os familiares em breve. Ele e

muitos outros abrem mão de momentos com a família pelo trabalho e pelo País, afinal, sem os caminhoneiros o Brasil para.

Envie uma foto, com breve descrição, que represente sua personalidade, talento, preferências, família, viagens, dicas ou curiosidades.Participe! Sua imagem pode ser escolhida para esta seção! [email protected] ou procure diretamente o RH.

ANO I02Treinamento busca melhorias na gestão

TVL adota Metodologia de Análise e Solução de Problemas (MASP) na capacitação de gestores corporativos e gerentes de unidades

JORNAL

Para continuar crescendo de forma estruturada e susten-tável, e compreendendo a complexidade de suas opera-ções e processos, a TVL recorreu à Metodologia de Aná-lise e Solução de Problemas (MASP). Ao todo, 16 colabo-

radores foram capacitados, entre gestores corporativos e gerentes de unidades. “Essa metodologia é muito importante, principalmente pelo espaço que temos con-quistado no mercado. É fun-damental que nosso corpo gerencial domine essas téc-nicas, visando uma solução mais efetiva e rápida de pro-blemas pontuais e crônicos dentro de nossas operações e processos”, expõe Tiago Reis Pereira, diretor adminis-trativo-financeiro da TVL.

O MASP é um método que tem como propósito a so-lução dos problemas de uma organização e a obtenção dos resultados otimizados, de maneira padronizada e com base em técnicas de gestão. Também é conhecido como Método das 8 Disciplinas (8D), em função da forma de abordagem. “A metodologia 8D nos fornece um arsenal de técnicas de gestão capazes de solucionar problemas cotidianos, crônicos e com-plexos”, acrescenta Tiago.

A 8D assegura a análise de causas e ações corretivas mais rápidas e com menos custo, com foco na causa do proble-ma. “Sentíamos na rotina diária, especialmente nas reuniões

de resultados, a necessi-dade de abordar nossos problemas de forma mais assertiva, com padrões e técnicas definidas para ob-ter melhores resultados”, revela o diretor.

Para ele, as expectativas com os efeitos do treina-mento são as melhores. “Esperamos que nossos profissionais estejam ainda mais preparados e, conse-quentemente, que possam trazer resultados reais para a TVL, pois uma melhor gestão possibilita menos desperdício, mais rentabili-dade e melhor atendimento ao cliente”, enfatiza. Tiago diz que os saldos práticos

são esperados a médio e longo prazo, mas adianta que, em reuniões, já é possível notar mudanças. “As análises de nos-sos gerentes com os resultados de suas operações foram apresentadas seguindo esse método e notamos uma me-lhoria significativa. Ainda precisamos nos aperfeiçoar muito, porém, estou certo que esse aprimoramento será alcançado com a prática, no dia a dia”, encerra.

MÉTODO 8D

Essa metodologia é um conjunto de ferramentas usadas para solução de problemas, sendo aplicada àqueles com causas desconhecidas e de caráter especial.

Fonte: Apostila do Grupo Interaction (InterAction Plexus e Human Magagement Systems)

Saudade que percorre estradas

8 DISCIPLINAS

1. Descrição do Problema2. Contenção3. Ações de curto prazo4. Análise da Causa Raiz

5. Ações Corretivas e Preventivas Permanentes6. Plano de Verificação das Ações Permanentes 7. Aprovações8. Verificação da Documentação

A preocupação, o cuidado e o comprometimento da TVL com a segurança são percebidos com bons olhos pelos parceiros. A InterCement, empresa de extração mineral e produção de cimento, concreto, agregados e argamassas, conta com os serviços da TVL há mais de dez anos. “A organização evolui a cada ano. Pude acompanhar um importante passo que deram: a obtenção da certificação SASSMAQ, que encararam com muita responsabilidade e determinação”, comenta Rubens Prado Valetin Júnior, diretor de Logística e Suprimentos da InterCement.

De acordo com Rubens, a TVL é um de seus principais fornecedores e um dos mais atuantes quando o assunto é segurança: “O comprometimento é visível, destaco o envolvimento da alta direção e de todos os colaboradores no campo da segurança como atitudes a serem copiadas por aqueles que buscam erradicar acidentes em suas operações”.

Rubens enfatiza, ainda, que a TVL é um fornecedor participativo, engajado nas ações da In-terCement. “Acreditamos que um parceiro comple-to é aquele que se preocupa com todos os pilares da

Referência em segurançaAs práticas de segurança e o comprometimento da TVL foram reconhecidos em maio. A empresa recebeu o Prêmio Oxiteno de Qualidade em Logística 2012, na categoria Excelência em Segurança, pois não teve participação em nenhum incidente ou acidente enquanto transportava produtos do cliente Oxiteno, empresa do setor químico. A premiação, que é realizada desde 2002, aconteceu no espaço Pátio Duo, em São Paulo, e reuniu mais de 160 pessoas.

Organizada pelas áreas de logística e comunicação da Oxiteno, a iniciativa premia os parceiros logísticos que praticam as premissas de segurança, qualidade e responsabilidade socioambiental no transporte de seus produtos. “Esse prêmio representa a valorização do cliente em relação aos investimentos da TVL em processos e treinamentos, visando, em especial, à segurança total em nossas operações”, destaca Heitor José Rabelo Pereira, diretor comercial.

Segundo ele, esse reconhecimento também abre portas comercialmente e, internamente, reforça que a segurança é um valor da empresa, e ainda, representa a certeza de que a TVL está no caminho certo, agindo de forma consistente e correta. “Desde 2009, quando entramos no segmento de transporte de produtos perigosos, passamos a investir intensamente na área de segurança operacional: conseguimos a certificação SASSMAQ e a equipe da área está em constante vigília”, diz.

Essa foi a terceira participação da TVL na premiação. No ano passado, a empresa venceu na categoria Fornecedor Revelação. “Esperamos que o prêmio seja incentivo para aprimorarmos ainda mais nossos processos de gestão”, enfatiza Heitor.

Atitude que faz a diferençaMotorista da TVL comprova como uma correta sinalização pode evitar transtornos na estrada

Olhar externo InterCement vê TVL como exemplo de gestão

no campo da segurança

JORNAL TOP BRAKE - Informativo Trimestral da TVL – Transvalente Logística.. Coordenação interna: Fernanda Reis Pereira - Gerente de SSMSQ e Marketing; Denise Souza Dias - Gerente de Recursos Humanos .. Colaboração: Rafael Loureiro - Analista de Comunicação / Relações Públicas . Fotos: banco de imagens da TVL - Transvalente Logística .. Projetos editorial e gráfico: Opinião Formada Comunicação . Redação e edição: Flávia Bandeira e Poliana Napoleão . . Diagramação: Opinião Formada Comunicação . Jornalista responsável: Flávia Bandeira - Mtb 08277 / MG - [email protected] . . Impressão: Gráfica BCD Impressos . Tiragem: 2 mil exemplares .TVL – Transvalente Logística. MATRIZ: Anel Rodovário, 9550 Br 262 Km 9 . Jardinópolis . Belo Horizonte . MG . CEP: 30532-097 . Tel.: (31) 3303.1570 .

Sugestões de matérias e comentários: [email protected] ou procure diretamente o Recursos Humanos

De olho na segurança e consciente das responsabilidades de se dirigir em uma estrada, o motorista carreteiro, Flávio Afonso Carlos, 50 anos, que atua na matriz, mostrou que, com conhecimento e atitude, é possível fazer a diferença, principalmente no trânsito. Na TVL há nove meses, ele

conta que, em junho, na semana de manifestações vivenciadas pelo Brasil, dirigia rumo a Ipatinga (MG) e ficou parado em um engarrafamento de mais de três quilômetros. Acreditando que se tratava de mais uma manifestação que fechava a estrada, resolveu, assim que possível, parar e esperar o fluxo passar.

Desceu em um posto de combustível e permaneceu nesse ponto até avistar uma carreta bitrem parada e, logo à frente, alguns cones e outro caminhão estacionado. “Percebi que os cones colocados pelo motorista do caminhão para sinalizar que havia um veículo estragado tinham sido postos de modo errado, gerando confusão no entendimento dos demais motoristas e parando as duas pistas”, relembra.

Naquele momento, Flávio procurou o motorista do caminhão, que tentava consertar o motor, e o ajudou a fazer a sinalização apropriada. Ele também comunicou ao condutor do bitrem que uma das pistas estava liberada. Assim, em cerca de três minutos, o trânsito voltou a fluir. “Na estrada, além de fazer a sinalização adequada, é fundamental observar se as pessoas estão compreendendo e seguindo corretamente a mensagem que está sendo transmitida. Posturas como essa podem evitar congestionamentos, acidentes e outros transtornos”, orienta.

Flávio é participante ativo dos cursos de segurança da TVL e enxerga nesses treinamentos mais uma forma de crescimento. “Gosto muito do meu trabalho e aplico, no meu dia a dia, todo aprendizado que adquiro nas capacitações promovidas pela empresa, principalmente em relação à segurança e produção. Sinto-me responsável, com a obrigação de tomar a iniciativa, de agir e ajudar quando necessário, afinal, sou treinado para isso”, compartilha.

Flávio Afonso alerta para a importância da sinalização correta na estrada

TVL conquista premiação na categoria Excelênciaem Segurança

Frota de Distribuição Urbana da TVL que atende a InterCement em Pedro Leopoldo

02 03

Frase enviada por Robson Alves, motorista da Unidade São Mateus, há 10 meses na TVL.

Encaminhe sua sugestão de frase de parachoque de caminhão ou citação que queira compartilhar para o próximo jornal. [email protected] ou procure diretamente o RH.

Dirijo com cuidado para não

deixar chorando quem me

espera sorrindo.

sustentabilidade: econômico, social e ambiental, e valori-zamos os que estão conosco”, diz. A TVL participa de vá-rios eventos realizados pela InterCement nas comunidades onde estão inseridos, como, por exemplo: “Na Mão Certa” (sobre exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras) e “Dia do Bem Fazer” (programa de voluntariado).

“A segurança faz parte do nosso dia a dia, é um valor para a InterCement. Entendemos que o grande desafio que envolve o tema é conscientizar os funcionários e fornecedores da importância de todos se cuidarem. Ou seja, um acidente fornece vários sinais antes de acontecer. Portanto, se cada um cuidar do outro, o acidente não

ocorre”, afirma. Rubens destaca que uma das principais metas que um parceiro pode alcançar é não se acidentar, e a TVL tem conseguido bom desempenho nesse item.

A preocupação, o cuidado e o comprometimento da TVL com a segurança são percebidos com bons olhos pelos parceiros. A InterCement, empresa de extração mineral e produção de cimento, concreto, agregados e argamassas, conta com os serviços da TVL há mais de dez anos. “A organização evolui a cada ano. Pude acompanhar um importante passo que deram: a obtenção da certificação SASSMAQ, que encararam com muita responsabilidade e determinação”, comenta Rubens Prado Valetin Júnior, diretor de Logística e Suprimentos da InterCement.

De acordo com Rubens, a TVL é um de seus principais fornecedores e um dos mais atuantes quando o assunto é segurança: “O comprometimento é visível, destaco o envolvimento da alta direção e de todos os colaboradores no campo da segurança como atitudes a serem copiadas por aqueles que buscam erradicar acidentes em suas operações”.

Rubens enfatiza, ainda, que a TVL é um fornecedor participativo, engajado nas ações da In-terCement. “Acreditamos que um parceiro comple-to é aquele que se preocupa com todos os pilares da

Referência em segurançaAs práticas de segurança e o comprometimento da TVL foram reconhecidos em maio. A empresa recebeu o Prêmio Oxiteno de Qualidade em Logística 2012, na categoria Excelência em Segurança, pois não teve participação em nenhum incidente ou acidente enquanto transportava produtos do cliente Oxiteno, empresa do setor químico. A premiação, que é realizada desde 2002, aconteceu no espaço Pátio Duo, em São Paulo, e reuniu mais de 160 pessoas.

Organizada pelas áreas de logística e comunicação da Oxiteno, a iniciativa premia os parceiros logísticos que praticam as premissas de segurança, qualidade e responsabilidade socioambiental no transporte de seus produtos. “Esse prêmio representa a valorização do cliente em relação aos investimentos da TVL em processos e treinamentos, visando, em especial, à segurança total em nossas operações”, destaca Heitor José Rabelo Pereira, diretor comercial.

Segundo ele, esse reconhecimento também abre portas comercialmente e, internamente, reforça que a segurança é um valor da empresa, e ainda, representa a certeza de que a TVL está no caminho certo, agindo de forma consistente e correta. “Desde 2009, quando entramos no segmento de transporte de produtos perigosos, passamos a investir intensamente na área de segurança operacional: conseguimos a certificação SASSMAQ e a equipe da área está em constante vigília”, diz.

Essa foi a terceira participação da TVL na premiação. No ano passado, a empresa venceu na categoria Fornecedor Revelação. “Esperamos que o prêmio seja incentivo para aprimorarmos ainda mais nossos processos de gestão”, enfatiza Heitor.

Atitude que faz a diferençaMotorista da TVL comprova como uma correta sinalização pode evitar transtornos na estrada

Olhar externo InterCement vê TVL como exemplo de gestão

no campo da segurança

JORNAL TOP BRAKE - Informativo Trimestral da TVL – Transvalente Logística.. Coordenação interna: Fernanda Reis Pereira - Gerente de SSMSQ e Marketing; Denise Souza Dias - Gerente de Recursos Humanos .. Colaboração: Rafael Loureiro - Analista de Comunicação / Relações Públicas . Fotos: banco de imagens da TVL - Transvalente Logística .. Projetos editorial e gráfico: Opinião Formada Comunicação . Redação e edição: Flávia Bandeira e Poliana Napoleão . . Diagramação: Opinião Formada Comunicação . Jornalista responsável: Flávia Bandeira - Mtb 08277 / MG - [email protected] . . Impressão: Gráfica BCD Impressos . Tiragem: 2 mil exemplares .TVL – Transvalente Logística. MATRIZ: Anel Rodovário, 9550 Br 262 Km 9 . Jardinópolis . Belo Horizonte . MG . CEP: 30532-097 . Tel.: (31) 3303.1570 .

Sugestões de matérias e comentários: [email protected] ou procure diretamente o Recursos Humanos

De olho na segurança e consciente das responsabilidades de se dirigir em uma estrada, o motorista carreteiro, Flávio Afonso Carlos, 50 anos, que atua na matriz, mostrou que, com conhecimento e atitude, é possível fazer a diferença, principalmente no trânsito. Na TVL há nove meses, ele

conta que, em junho, na semana de manifestações vivenciadas pelo Brasil, dirigia rumo a Ipatinga (MG) e ficou parado em um engarrafamento de mais de três quilômetros. Acreditando que se tratava de mais uma manifestação que fechava a estrada, resolveu, assim que possível, parar e esperar o fluxo passar.

Desceu em um posto de combustível e permaneceu nesse ponto até avistar uma carreta bitrem parada e, logo à frente, alguns cones e outro caminhão estacionado. “Percebi que os cones colocados pelo motorista do caminhão para sinalizar que havia um veículo estragado tinham sido postos de modo errado, gerando confusão no entendimento dos demais motoristas e parando as duas pistas”, relembra.

Naquele momento, Flávio procurou o motorista do caminhão, que tentava consertar o motor, e o ajudou a fazer a sinalização apropriada. Ele também comunicou ao condutor do bitrem que uma das pistas estava liberada. Assim, em cerca de três minutos, o trânsito voltou a fluir. “Na estrada, além de fazer a sinalização adequada, é fundamental observar se as pessoas estão compreendendo e seguindo corretamente a mensagem que está sendo transmitida. Posturas como essa podem evitar congestionamentos, acidentes e outros transtornos”, orienta.

Flávio é participante ativo dos cursos de segurança da TVL e enxerga nesses treinamentos mais uma forma de crescimento. “Gosto muito do meu trabalho e aplico, no meu dia a dia, todo aprendizado que adquiro nas capacitações promovidas pela empresa, principalmente em relação à segurança e produção. Sinto-me responsável, com a obrigação de tomar a iniciativa, de agir e ajudar quando necessário, afinal, sou treinado para isso”, compartilha.

Flávio Afonso alerta para a importância da sinalização correta na estrada

TVL conquista premiação na categoria Excelênciaem Segurança

Frota de Distribuição Urbana da TVL que atende a InterCement em Pedro Leopoldo

02 03

Frase enviada por Robson Alves, motorista da Unidade São Mateus, há 10 meses na TVL.

Encaminhe sua sugestão de frase de parachoque de caminhão ou citação que queira compartilhar para o próximo jornal. [email protected] ou procure diretamente o RH.

Dirijo com cuidado para não

deixar chorando quem me

espera sorrindo.

sustentabilidade: econômico, social e ambiental, e valori-zamos os que estão conosco”, diz. A TVL participa de vá-rios eventos realizados pela InterCement nas comunidades onde estão inseridos, como, por exemplo: “Na Mão Certa” (sobre exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras) e “Dia do Bem Fazer” (programa de voluntariado).

“A segurança faz parte do nosso dia a dia, é um valor para a InterCement. Entendemos que o grande desafio que envolve o tema é conscientizar os funcionários e fornecedores da importância de todos se cuidarem. Ou seja, um acidente fornece vários sinais antes de acontecer. Portanto, se cada um cuidar do outro, o acidente não

ocorre”, afirma. Rubens destaca que uma das principais metas que um parceiro pode alcançar é não se acidentar, e a TVL tem conseguido bom desempenho nesse item.

Exemplo de gestão em segurança InterCement valoriza práticas adotadas pela TVL

Pág. 03

Prezados colaboradores,

Abro esta edição do “Top Brake” falando da busca constante das empresas por profissionais cada vez mais indispensáveis, que são proativos, enxergam soluções, entregam resultados com qualidade e trabalham com segurança. Esses profissionais sugerem melhorias, contribuem para a preservação do meio ambiente, evitam situações indesejadas, confiam em si mesmos e sabem o que precisa ser feito e como deve ser.

Para eles, a dedicação e a responsabilidade estão em primeiro lugar. Pessoas com essa postura transmitem conhecimento, compartilham experiências, valorizam e respeitam os colegas de trabalho. Têm objetivos, gostam e enfrentam desafios, e superam seus próprios limites. Ter profissionais como esses em uma equipe é fundamental para que as empresas alcancem suas metas.

Na TVL não é diferente. Estamos sempre buscando esses profissionais, especialmente internamente. Acreditamos nos nossos talentos e temos certeza de que poderão, cada vez mais, contribuir para o sucesso dos nossos negócios e para que a TVL seja referência em logística.

Portanto, inove sempre, dedique-se, agarre as oportunidades oferecidas pela empresa. Seja um profissional cada dia mais indispensável.

Boa leitura!

Rodrigo Fonseca Valente - Diretor Operacional

0104

TOP BRAKEReconhecimento

TVL conquista Prêmio Oxiteno de Qualidade em Logística 2012

02TransValente Logística - Agosto, Setembro, Outubro e Novembro de 2013

Sempre que dirige seu caminhão, o motorista carreteiro da Unidade Salvador, Jailson Campos de Jesus, 40 anos, na TVL desde 2012, leva consigo a saudade. Muito religioso, antes de pegar estrada faz questão de fazer uma oração, principalmente pela família.

Todas as vezes que está sobre rodas, percorrendo o Brasil, lembra-se do filho Victor Campos, de cinco anos, que conta os dias para ter a companhia do o pai. Certa vez, o menino ligou perguntando onde Jaison estava e o mesmo respondeu que trabalhava em Alagoas. Sem entender que se tratava de outro Estado, já que Jailson e a família moram em Salvador (BA), quis saber se iriam almoçar juntos. A resposta arrancou lágrimas do motorista, pois, mais uma vez, não poderia estar com o filho. Assim como muitos colegas, a saudade é a única companhia de Jailson, e a lembrança, o desejo de se reencontrar com os familiares em breve. Ele e

muitos outros abrem mão de momentos com a família pelo trabalho e pelo País, afinal, sem os caminhoneiros o Brasil para.

Envie uma foto, com breve descrição, que represente sua personalidade, talento, preferências, família, viagens, dicas ou curiosidades.Participe! Sua imagem pode ser escolhida para esta seção! [email protected] ou procure diretamente o RH.

ANO I02Treinamento busca melhorias na gestão

TVL adota Metodologia de Análise e Solução de Problemas (MASP) na capacitação de gestores corporativos e gerentes de unidades

JORNAL

Para continuar crescendo de forma estruturada e susten-tável, e compreendendo a complexidade de suas opera-ções e processos, a TVL recorreu à Metodologia de Aná-lise e Solução de Problemas (MASP). Ao todo, 16 colabo-

radores foram capacitados, entre gestores corporativos e gerentes de unidades. “Essa metodologia é muito importante, principalmente pelo espaço que temos con-quistado no mercado. É fun-damental que nosso corpo gerencial domine essas téc-nicas, visando uma solução mais efetiva e rápida de pro-blemas pontuais e crônicos dentro de nossas operações e processos”, expõe Tiago Reis Pereira, diretor adminis-trativo-financeiro da TVL.

O MASP é um método que tem como propósito a so-lução dos problemas de uma organização e a obtenção dos resultados otimizados, de maneira padronizada e com base em técnicas de gestão. Também é conhecido como Método das 8 Disciplinas (8D), em função da forma de abordagem. “A metodologia 8D nos fornece um arsenal de técnicas de gestão capazes de solucionar problemas cotidianos, crônicos e com-plexos”, acrescenta Tiago.

A 8D assegura a análise de causas e ações corretivas mais rápidas e com menos custo, com foco na causa do proble-ma. “Sentíamos na rotina diária, especialmente nas reuniões

de resultados, a necessi-dade de abordar nossos problemas de forma mais assertiva, com padrões e técnicas definidas para ob-ter melhores resultados”, revela o diretor.

Para ele, as expectativas com os efeitos do treina-mento são as melhores. “Esperamos que nossos profissionais estejam ainda mais preparados e, conse-quentemente, que possam trazer resultados reais para a TVL, pois uma melhor gestão possibilita menos desperdício, mais rentabili-dade e melhor atendimento ao cliente”, enfatiza. Tiago diz que os saldos práticos

são esperados a médio e longo prazo, mas adianta que, em reuniões, já é possível notar mudanças. “As análises de nos-sos gerentes com os resultados de suas operações foram apresentadas seguindo esse método e notamos uma me-lhoria significativa. Ainda precisamos nos aperfeiçoar muito, porém, estou certo que esse aprimoramento será alcançado com a prática, no dia a dia”, encerra.

MÉTODO 8D

Essa metodologia é um conjunto de ferramentas usadas para solução de problemas, sendo aplicada àqueles com causas desconhecidas e de caráter especial.

Fonte: Apostila do Grupo Interaction (InterAction Plexus e Human Magagement Systems)

Saudade que percorre estradas

8 DISCIPLINAS

1. Descrição do Problema2. Contenção3. Ações de curto prazo4. Análise da Causa Raiz

5. Ações Corretivas e Preventivas Permanentes6. Plano de Verificação das Ações Permanentes 7. Aprovações8. Verificação da Documentação