13
Informativo da Paróquia São José - Centro - Belo Horizonte - MG - Ano XIV - Nº 201 - Outubro de 2019 NOSSA FAMÍLIA São José Uma Igreja acolhedora no coração de Belo Horizonte Mês Missionário Extraordinário Sínodo para a Amazônia Pág. 22 Edição Especial para a Novena de São Geraldo – 7 a 15/10 Págs. 7 a 18 Pág. 23

NOSSA FAMÍLIA São José...a espiritualidade redentorista, vivendo em comunidade com todos os confrades e no serviço ao povo. Todos: Este santo Irmão Redentorista nos ensina a contemplar

  • Upload
    others

  • View
    3

  • Download
    0

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: NOSSA FAMÍLIA São José...a espiritualidade redentorista, vivendo em comunidade com todos os confrades e no serviço ao povo. Todos: Este santo Irmão Redentorista nos ensina a contemplar

1

Informativo da Paróquia São José - Centro - Belo Horizonte - MG - Ano XIV - Nº 201 - Outubro de 2019

NOSSA FAMÍLIASão JoséUma Igreja acolhedora

no coração de Belo Horizonte

www.igrejasaojose.org.br /igrejasaojose

Seja

Mês Missionário Extraordinário

Sínodo para a Amazônia

Pág. 22

Edição Especial para a Novena

de São Geraldo – 7 a 15/10

Págs. 7 a 18

Pág. 23

Page 2: NOSSA FAMÍLIA São José...a espiritualidade redentorista, vivendo em comunidade com todos os confrades e no serviço ao povo. Todos: Este santo Irmão Redentorista nos ensina a contemplar

2 3

palavra do párocoOutubro, mês missionário,

Festa da Padroeira do Brasil. Mês abençoado por São Geraldo. Mês das Crianças.

Nos dias 06 a 27 estará acontecendo o Sínodo para a Amazônia, momento importante de unir oração e ação. É a Igreja através do

Papa Francisco cumprindo a sua missão. Seria bom que cada paroquiano lê-se o bonito documento do Papa Francisco Laudato Si, que nos convoca ao cuida-do com a casa comum. Casa comum que tem a Amazônia como grande berço da humanidade e que mais do que nunca precisa de cuidados.

Que os santos deste mês: Santa Terez-inha, São Francisco, Santa Tereza D’ávila e São Geraldo interceda por cada um de nós neste momento em que somos convidados a viver o nosso batismo como missionários do Senhor!

Face de DeusSe Deus tem uma faceSua face é de CriançaSó criança cria um lugar para morareternamenteRosto de criança é poesiaSerá que Deus é poesia ou é amor?Partitura de um encontro já conhecido. Já vivido. Um desperta o outro.A face de Deus é belezaBelezaCriança.Neste encontro se vê refletindoOs olhos de Deus deslocando as retinas do meu coração.

Livro: O Sínodo para a AmazôniaAproxima-se o

Sínodo Especial dos Bispos para a Ama-zônia, a ser realiza-do em Roma, em outubro de 2019. Seu objetivo, defini-do pelo Papa Fran-cisco, é “encontrar novos caminhos para a evange-lização daquela porção de Povo de Deus, sobretudo dos indígenas, muitas vezes esquecidos e sem pers-pectiva de um futuro sereno, tam-bém por causa da crise da floresta amazônica, pulmão de importância fundamental para o nosso planeta”. Este livro surgiu da vontade de que-rer divulgar ao máximo esse sínodo e expor o processo sinodal e sua temá-tica. Com certeza, esse evento ecle-sial iluminará não apenas a Igreja da Amazônia com seus povos, mas tam-bém toda a Igreja universal. “Tudo está interligado”, diz o Papa Francis-co. Autor: Dom Cláudio Humes.

Filme: Pode me Chamar de Francisco Na jorna-

da que o le-vou a se tor-nar o Papa Francisco, o padre Jorge Bergoglio se-gue sua vocação religiosa durante a violenta ditadura militar da Argen-tina.

Criação: Martín Salinas, Daniele Luchetti

O Livro do mês e o filme da vez!

agenda

expedienteInformativo elaborado pela Equipe de Comunicação da Igreja São José[email protected]ároco e Editor: Pe. José Cláudio, CSsR.Projeto Gráfico: Brener PaivaPASCOM: Redatores: Evaldo, Camila, Mônica, Eva, Margarida Fotógrafos: Alessandra, Andrea, Patrícia, Cleiton e EralyDiagramação e Impressão: Gráfica Completa Tiragem: 5.000 exemplaresSecretaria Paroquial: Rua Tupis, 164 - Centro | Belo Horizonte - MG - CEP: 30160-041Telefone: (31) 3273-2988 - Fax: (31) 3226-4138 | E-mail: [email protected]

MISSAS• Segundas, Quartas, Quintas e

Sextas-feiras: 7h, 8h, 18h e 19h

• Terças-feiras: 7h• Sábados: 7h, 8h e 18h

Domingos: 7h, 8h30 (Missa das Crianças), 10h, 11h30, 16h, 17h30 e 19h (Missa dos Jovens)

ENCONTROS DE ORAÇÃO AO MEIO DIA• Segunda-feira: Grupo de

Oração • Terça-feira: Terço Mariano• Quarta-feira: Novena a Nossa

Senhora do Perpétuo Socorro• Quinta-feira: Adoração ao

Santíssimo Sacramento• Sexta-feira: Ofício Divino

15h: Terço da Misericórdia

CONFISSÕES• Confissão Individual:

Segundas, Quartas e Sextas-feiras, 7h às 9h e 16h às 18h (exceto na primeira sexta-feira do mês) e aos Sábados, de 7h às 9h.

• Confissão Comunitária: Sábados, às 17h; Quintas-feiras, véspera da primeira sexta-feira

do mês, às 18h; e na primeira sexta-feira do mês, às 7h30 e às 18h – no Salão Paroquial.

NOVENAS• Nossa Senhora do Perpétuo

Socorro: Toda quarta-feira, às 8h, 12h, 15h e 18h.

• São Geraldo: Toda segunda-feira, às 8h e 18h.

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO• Secretaria Paroquial:

Segunda a Sexta: 7h30 às 18h30 Sábado e Domingo: 07h30 às 12h30

• Secretaria de Casamento: Segunda a Sexta: 13h às 18h30 Sábado: 07h30 às 12h30

• Loja de Artigos Religiosos: Segunda a Sexta: 7h30 às 18h30 Sábado e Domingo: 07h30 às 12h30

DÍZIMO• Todo 2º Domingo do mês é

dedicado ao Dízimo

Pe. José Cláudio, [email protected]

“Aqui se faz a vontade de Deus, como Deus quer e até quando Ele quiser!” “Todos nós somos tentados em nossa vocação. E Deus prova-nos assim para ver nossa fidelidade”.

Page 3: NOSSA FAMÍLIA São José...a espiritualidade redentorista, vivendo em comunidade com todos os confrades e no serviço ao povo. Todos: Este santo Irmão Redentorista nos ensina a contemplar

4 5

redentoristas

AQUELES QUE CONVIVERAM CONOSCO E AGORA ESTÃO JUNTO DO PAI

Padre Gaspar de Almeida PintoPadre Gaspar esteve à frente da

Igreja São José na condição de pá-roco no período de 1967 a 1972. Nós viemos a conhecê-lo no ano de 1990, em que foi novamente pároco até 1996 e reitor de 2.000 a 2002. O seu jeito sereno e benevolente se refletia na sua fala mansa e forte. Padre Gas-par possuía uma extensa trajetória de trabalho de vida sacerdotal reden-torista, ocupando diversos cargos, inclusive o de provincial. Sacerdote culto, aliás, essa é uma característica acentuada nos redentoristas, que pri-mam pela formação. Aos poucos, o Padre Gaspar que era cuidadoso em suas decisões acolheu o MFC, junta-mente com o Padre Freitas e Padre Almeida, que contribuíram para a continuidade da formação e con-fraternização dos numerosos grupos existentes. Padre Gaspar em suas ho-milias deixava nitidamente expresso os seus dons de grande pregador, utilizava da oratória, para dinamizar com grande relevância as suas ce-lebrações. Dessa forma, usava com esmero as alternâncias na tonalidade de voz, conforme a mensagem, que estava transmitindo e deixava sempre transparecer em suas palavras o seu fervor ao evangelho de Jesus Cristo, o que o fortalecia diante dos desa-fios do mundo. Exercia a paciência nos diversos atendimentos que reali-zava, sempre mantendo sua postura calma, serena, mas confiante e firme nas suas decisões. Atento às necessi-

dades da paróquia criou várias pas-torais e também se revelou um admi-nistrador atento, para a conservação dos espaços religiosos. Tinha uma voz forte, cantava muito bem, se preocu-pava muito com o atendimento aos frequentadores da Igreja São José e sempre afirmava que presenciava muita gente sofrendo e que a igreja ti-nha de atendê-los bem e dar o maior suporte possível. Sua presença forte se configurava no modelo de um paizão para os paroquianos, que conviviam mais próximos a ele.

Padre Gaspar nasceu em uma fa-mília religiosa, em que quatro irmãos se consagraram à igreja, ele e o seu irmão Padre Almeida e duas irmãs de freiras. Foi para a casa do Pai no dia 20 de março de 2010 aos 79 anos de idade, deixando no coração de to-dos os que tiveram a felicidade de sua convivência, um vazio e a lem-brança viva de uma pessoa abenço-ada e que veio ao mundo para fazer o bem.

Luiz e Jussara Paschoalino

aconteceuDIA DA INDEPENDÊN-CIA: Para celebrar os 197anos da Indepen-dência do Brasil, o Co-ral da Polícia Militar de Minas Gerais se apre-sentou no dia 7/09 na parte interna da Igreja.

MISSA VOTIVA EM HONRA A SÃO JOSÉ: Igreja cheia e momentos de profunda oração marcaram o dia 19 com a missa em honra ao nosso padroeiro São José.

CURSO CONVERSANDO SOBRE A BÍBLIA: Nos dias 12 e 13/09 o salão paroquial ficou cheio para receber o curso Conversando sobre a Bíblia ministrado pelo Padre José Raimun-do Vidigal.

“A mortificação tem sentido em Deus. É uma lástima sofrer e não fazer isto por amor a Deus”. “A divina vontade quer que eu siga adiante com água e vento nesse caminho. Ele quer que eu siga adiante. Ele quer e eu quero”.

Page 4: NOSSA FAMÍLIA São José...a espiritualidade redentorista, vivendo em comunidade com todos os confrades e no serviço ao povo. Todos: Este santo Irmão Redentorista nos ensina a contemplar

6 7

04/10 – 20hs Festival Internacional de Corais

06/10 – Após a missa das 11h30 – Festival Interna-cional de Corais

07/10 a 15/10 – Novena de São Geraldo na missa de 8hs e 18h

10/10 – Após a missa das 19hs - Festival Internacio-nal de Corais

12h – Louvor Mariano – será celebrado em agra-decimento aos colaboradores da Campanha São José e 10.

aconteceRÁ

12/10 – Nossa Senhora Aparecida – Missas 7h 8h e 18h. 12h Reza do Terço e Ofício de N. Sra. na intenção dos

dizmistas e colaborado-res do São José é 10.

VI ASSEMBLEIA DO POVO DE DEUS: No dia 21/09 a comunidade da Igreja São José se reuniu no salão paroquial para, juntos, traçar as diretrizes gerais para o próximo quadriênio. O próximo passo será a Assembleia Regional da RENSP que acontecerá no dia 26/10. Magali, representante da pastoral dos Acólitos, foi eleita nossa representante.

Batizados e enviados. A Igreja de Cristo em

missão no mundo!

“Serei pobre em fazer a minha vontade, e rico em buscar a Tua”. “Confio e espero somente em Deus, pois conheço bem minha miséria. Se assim não fosse, já teria perdido a cabeça”.

Page 5: NOSSA FAMÍLIA São José...a espiritualidade redentorista, vivendo em comunidade com todos os confrades e no serviço ao povo. Todos: Este santo Irmão Redentorista nos ensina a contemplar

8 9

ORAÇÃO INICIAL PARA TODOS OS DIASCanto inicialAnimador: Irmãos e irmãs em Cristo Redentor, iniciemos com muita fé a nove-na em honra a São Geraldo. Queremos louvar a Deus por ter chamado Geral-do a ser discípulo missionário.

Todos: Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

Animador: “Vou fazer-me santo”! é a expressão que resume toda a vida de São Geraldo. Nesta novena, meditamos sobre o sentido da santidade e o exemplo concreto de santidade desse Missionário Redentorista.

Todos: Nós queremos ser santos como São Geraldo. Por isso, abrimos nosso coração para realizar a Vontade de Deus!

Leitor 1: Frágil e vivendo uma história de apenas 29 anos, o caminho de São Geraldo foi de uma intensidade tão forte, que se irradia até hoje. Todos: Nós também queremos fazer da vida um caminho de doação e serviço a Deus e aos irmãos!

Leitor 2: Geraldo Magela foi um leigo consagrado. Santificou-se com a espiritualidade redentorista, vivendo em comunidade com todos os confrades e no serviço ao povo.

Todos: Este santo Irmão Redentorista nos ensina a contemplar o rosto de Cristo, reconhecido na oração e nas necessidades práticas do povo.

Animador: Querida Igreja, São Geraldo mostra-nos o caminho da vida feita de perdão, recomeços e santidade. O devoto de São Geraldo vive na esperança, agradece as bênçãos recebidas e tem a força da fé para enfrentar os desafios da vida.

Todos: Assim queremos viver também! Afinal, o maior desejo de São Geraldo foi ser como Jesus: amar muito a Deus, fazer tudo por Deus, conformar-se com a Vontade de Deus.

Leitor 1: O convite à santidade é feito a todos nós. O exemplo de São Geraldo é o convite a um esforço e é um exemplo que arrasta. Deus, que nos quer to-dos salvos, dá a cada um as graças necessárias para que correspondamos à vocação e realizemos o Seu plano.

Todos: São Geraldo é alguém escolhido para teste-munhar o amor de Deus por meio de sua fragilidade. Foi e permanece uma revelação do rosto de Cristo entre nós. AMÉM.

ORAÇÃO FINAL PARA TODOS OS DIASOração Milagrosa a São GeraldoÓ São Geraldo, nós bendizemos a Deus pelos dons sublimes a vós dispensa-

dos com tanta largueza. Ó São Geraldo, ajudai-nos a imitar vossa fidelidade à Vontade divina, vosso amor a Jesus Sacramentado, vossa devoção singu-lar a Maria Santíssima, vosso espírito de penitência, a pureza de vossa vida e vossa grande caridade para com os pobres. Ó São Geraldo, socorrei-nos em nossas necessidades. Fortalecei-nos nas doenças e sofrimentos da vida. Abençoai as mães, as grávidas, as crianças e as mulheres com dificuldade de gerar filhos. Protegei a nossa Igreja. Alcançai-nos de Deus muitas vocações religiosas, sacerdotais e leigas. São Geraldo, rogai por nós! Amém.

LADAINHA DE SÃO GERALDO PARA TODOS OS DIASSão Geraldo, modelo perfeito de um servo fiel, rogai por nós.

São Geraldo, exemplo de homem trabalhador, rogai por nós.

São Geraldo, grande amante da oração e trabalho, rogai por nós.

São Geraldo, cheio de amor para com o Santíssimo Sacramento, ro-gai por nós.

São Geraldo, imagem viva do Salvador crucificado, rogai por nós.

São Geraldo, exemplo de humildade profunda, ro-gai por nós.

São Geraldo, guia iluminado na direção das al-mas, rogai por nós.

São Geraldo, amigo próximo dos pobres e dos afli-tos, rogai por nós.

São Geraldo, um refúgio seguro na doença e na tristeza, rogai por nós.

São Geraldo, protetor das crianças, rogai por nós.

São Geraldo, intercessor poderoso por nossas necessidades, rogai por nós.

São Geraldo, honra e glória da Congregação Redentorista, rogai por nós.

Cordeiro de Deus... Ave Maria...

“A melhor oração é fazer o que agrada a Deus, e quando se faz por amor a Deus, tudo é oração”.

“Tenho agora a maravilhosa ventura de tornar-me santo, e, se a desperdiço, perco a para sempre”.

Page 6: NOSSA FAMÍLIA São José...a espiritualidade redentorista, vivendo em comunidade com todos os confrades e no serviço ao povo. Todos: Este santo Irmão Redentorista nos ensina a contemplar

10 11

1º DIA DA NOVENA: O Senhor Chama-nos à Santidade

MEDITANDO COM SÃO GERALDO

ANIMADOR: O santo é a pessoa que diz sempre “sim” a Deus. No batismo é “chamado”, é “escolhido” por Deus para dar testemunho da ver-dade. O santo, no chamado, na escolha, responde generosa-mente “sim”.

TODOS: Deus chamou Geraldo Majela para caminhar na sua Igreja. E Ge-raldo disse sim a Deus!

LEITOR 1: Nasceu em Muro Lucano, Itália, no dia 6 de abril de 1726. No mes-mo dia recebeu o batismo e o primeiro convite à santidade. No dia 5 de junho de 1740 recebeu o Sacramento da Crisma. Mas Deus o queria ainda mais no alto, como um farol luminoso no mun-do, chamando-o para a vida religiosa.

TODOS: “Mãe, vou me tomar santo!”, deixou escrito. Seguiu fielmente a voz do Senhor, que lhe abria o caminho do céu.

LEITOR 2: Geraldo soube repetir o seu “sim” a Deus mesmo na época mais tenebrosa de sua vida. Foi, para ele, a sexta-feira santa: uma ca-lúnia pavorosa surgiu e fez aparecer clara sua santidade. Neste período foi confiado à direção espiritual de Padre Giovenale, com ordem de que “o fizesse se mortificar”.

ANIMADOR: Padre Giovenale sugeriu-lhe escrever o diário espiritual. Geraldo, com simplicidade, apresentou no diário a prestação de contas de sua vida. Depois de haver enumerado as duras penitências di-árias, manifestou “os sentimentos mais vivos do coração”. Entre outras coisas, escreveu:

TODOS: “Tenho a grande chance de me tomar santo e se perco esta oportunidade, perco para sempre. E se tenho a felicidade de po-der me tomar santo... Então o que me falta para me tomar santo? Tenho tudo o que preciso para me tomar santo. Para frente, en-tão. Quero ser santo. Oh! Quanto é importante tornar-me santo! Senhor, que loucura a minha! Irmão Geraldo, decide-te a te en-tregar todo a Deus”.

LADAINHA DE SÃO GERALDOSALVE RAINHA...

2º DIA DA NOVENA Todos Somos Chamados a Ser Santos

MEDITANDO COM SÃO GERALDO

ANIMADOR: O amor a Deus é o centro de tudo na vida cristã. O cristão coloca as ações do dia sob um denominador comum; age de tal modo que a agulha magnética de seu viver e de seu pensar indiquem sempre um Norte: Deus, princípio e fim, alfa e ômega de todos os seres.

LEITOR 1: Grande maravilha na vida de São Geraldo é o número de milagres que realizou, mas o segredo de sua santidade está em seu amor a Deus. Em São Geraldo não há problema em deixar-se passar por louco; deixar-se sobrepujar pelo bravo chefe alfaiate; saber calar-se quando caluniado ou punido; não é exibicionismo dormir no chão, fazer penitências severas; seguir à risca as ordens dos superiores.

TODOS: Tudo é consequência de um propósito que dá sentido à sua vida: “Amar muito a Deus. Estar sempre em união com Ele. Fazer tudo para agradar a Deus. Amar a todos por amor a Deus. Sofrer muito por amor a Deus”.

LEITOR 2: A carta, que leremos a seguir, foi a última escrita na ordem do tempo. É de setembro de 1755, um mês antes de sua morte. É uma carta escrita na cama, em sua enfermidade, destinada a Dona Isabela Salvadore. Retrata fielmente a alma de Geraldo, num dos momentos mais desafiantes de sua vida, sempre com Deus e em Deus, com todas as criaturas que amam a Deus.

TODOS: “Minha filha, não há outra coisa que amar só a Deus e nada mais. Por isto lhe peço que se desfaça de todas as paixões e coisas que prendam ao mundo e se una e se aproxime o mais possível de Deus. Que bela coisa ser toda de Deus! Bem sabem as benditas e felizes almas que fazem a experiência; faça-o também e depois me diga. De que adianta amar o mundo e sentir continuamente tribulações e amarguras? Largue disso. Basta que seu coração, de hoje em diante, seja todo de Deus e nele não deve habitar outro senão Deus; e quando vê que alguma paixão quer entrar, ou ou-tra coisa que não seja Deus, diga para você mesma: ‘Meu cora-ção tem dono, meu querido Deus o tomou. Portanto, nele não há lugar para outros senão meu Deus; por isto sumam, desapareçam as coisas que não são de Deus, meu divino Esposo’.”

LADAINHA DE SÃO GERALDOSALVE RAINHA...

“A melhor oração é estar como Deus quer. Permanecer na vontade divina, isto é, em contínuos trabalhos por amor de Deus. É isto que Deus quer de ti”.

“Não te submetas a teus gostos ou aos do mundo. Basta teres só Deus presente, e estares sempre nele, em tudo o que fazes”.

Page 7: NOSSA FAMÍLIA São José...a espiritualidade redentorista, vivendo em comunidade com todos os confrades e no serviço ao povo. Todos: Este santo Irmão Redentorista nos ensina a contemplar

12 13

3º DIA DA NOVENA Fazer a vontade de Deus

MEDITANDO COM SÃO GERALDO

ANIMADOR: Para Geraldo a vontade de Deus foi um “tesouro escondido”. Fa-zer a vontade de Deus na terra é antecipar o que fazem os anjos e santos no céu. É transformar em realidade a oração de Jesus: “Seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu”.

TODOS: São Geraldo fez da vontade de Deus seu pão cotidiano. Deus o quer pobre e Geraldo foi pobre. Deus o quer humilde e escondido e Geraldo, mesmo entre os elogios e aclamações da multidão, levou vida humilde e escondida.

LEITOR 1: Deus o quer realizando milagres e Geraldo passou a vida como Jesus, “fazendo o bem e curando a todos”. Deus o quer tubercu-loso, na idade de 29 anos, e Geraldo aceitou a vontade de Deus.

TODOS: Deus o quer tomar semelhante a Jesus morto, abandonado na cruz e Geraldo, tendo rezado durante toda a noite, pedindo que um confrade lhe desse um copo d’ água, morreu só, com os olhos brilhantes com a visão de Nossa Senhora.

LEITOR 2: Meditemos no que São Geraldo escreveu dia 24 de abril de 1752 à Irmã Maria de Jesus, do mosteiro de Ripacândida:

TODOS: “Por acaso não é o sumo Deus que tudo rege e tudo permite?... Por acaso não é sua sacrossanta vontade, aquilo que não parece ser? Por acaso haveria um outro modo melhor de agir, para nos conduzir à salvação eterna? E que outra coisa melhor se pode encontrar, para lhe dar gosto, que fazer sempre, em tudo, sua vontade divina? E que outra coisa quer de nós, se não sua divina vontade, e que se faça perfeitamente, como quer, onde quer e quando quer com o estar sempre prontos nos menores gestos? Se-jamos, pois, indiferentes a tudo, para que em tudo possamos fazer a vontade de Deus, com grande pureza de intenção e realizar o que Deus quer de nós. Grande coisa é a vontade de Deus!... A senhora vale tanto diante de meu caro Deus. E quem pode com-preendê-la senão meu caro Deus?”

LADAINHA DE SÃO GERALDOSALVE RAINHA...

4º DIA DA NOVENA Felizes os Pobres, os Mansos, os Que Choram

MEDITANDO COM SÃO GERALDO

ANIMADOR: O santo não inventa nada, mas ilumina as coisas, para que pos-sam ser vistas na justa medida, que é a ótica de Deus. Cada ges-to, cada ação, cada coisa criada é, para ele, boa ocasião para elevar a mente a Deus em devota e humilde oração.

TODOS: A beleza das coisas, o sorriso das crianças, lhe manifestam a bele-za de Deus, o sorriso de Deus. Os próprios pecadores lhe recordam a paciência e a misericórdia do Senhor e espontaneamente brota de seu coração um ato de amor e de pedido confiante pela con-versão deles.

LEITOR 1: São Geraldo é um exemplo. Ele reza, quando está na igreja em colóquio com Deus, e reza durante seu trabalho. Aprendiz de al-faiate, ou humilde irmão leigo redentorista, ocupado na cozinha ou na portaria, não deixa sua habitual contemplação.

TODOS: Mesmo os serviços mais humildes o aproximam de Deus, pois tudo faz em união a Cristo, para fazer sua vontade.

LEITOR 2: Em seu “Regulamento de Vida” São Geraldo nos dá uma lição preciosa sobre a oração. Mesmo tendo-se perdido o original do manuscrito, chegou até nós numa transcrição feita em outubro de 1768, pelo Padre Celestino De Robertis,, amigo do santo. O san-to escreve:

TODOS: “Analisa bem e vê que não te santificarias estando só em con-tínua oração e contemplação. A melhor oração é fazer o que agrada a Deus: ser aberto à divina vontade, isto é, continuamen-te empenhado nas coisas de Deus. É isto que Deus quer de ti. Não fiques te sujeitando a ti e a todo o mundo. Basta ter Deus presente nos afazeres e estar sempre com Deus. De fato, quando se faz só por Deus, tudo é oração”.

LADAINHA DE SÃO GERALDOSALVE RAINHA...

“Na verdade, tudo o que se faz unicamente por amor de Deus, tudo é oração”. “Alguns se preocupam em fazer isto ou aquilo. Eu só tenho a preocupação de fazer a vontade de Deus”.

Page 8: NOSSA FAMÍLIA São José...a espiritualidade redentorista, vivendo em comunidade com todos os confrades e no serviço ao povo. Todos: Este santo Irmão Redentorista nos ensina a contemplar

14 15

5º DIA DA NOVENA Santidade é Felicidade com Deus

MEDITANDO COM SÃO GERALDO

ANIMADOR: A Eucaristia é o centro da Igreja, do culto, dos sacramentos. Na Eucaristia Jesus realiza seu desígnio de amor: ficar com as pessoas até o fim dos tempos para ser o alimento, a luz, a força, o compa-nheiro, o viático dos fiéis.

TODOS: São Geraldo Majela conseguiu participar dos frutos da Redenção vivendo em contato contínuo com a Eucaristia. Desde criança gostava de ficar na igreja muitas horas para fazer companhia a seu “prisioneiro do amor”.

LEITOR 1: Geraldo teve o privilégio de fazer a primeira comunhão pelas mãos do Arcanjo São Miguel. Jesus tinha em Geraldo um compa-nheiro assíduo durante o dia e durante a noite. A Ele, Geraldo fala-va como a um amigo, a Ele, expunha suas necessidades também materiais. E Jesus respondia sempre a seu servo fiel, algumas vezes também com milagres.

TODOS: Como religioso, gostava das tarefas da sacristia, pois lhe davam a oportunidade de estar mais frequentemente na igreja. Nos dias tristes da calúnia, o sofrimento maior de Geraldo foi a proibição de participar da comunhão. Mas ele ofereceu este sofrimento no altar com Cristo, que o transformou progressivamente n’Ele.

LEITOR 2: Vejamos esta carta de Geraldo, datada de 17/12/1751, dirigida à Irmã Maria de Jesus. Eram duas almas profundamente espirituais, ligadas por profunda amizade, firmada na consagração deles a Deus.

TODOS: “As comunhões, de uma parte, me têm sido de grande consola-ção e, de outra, de grande confusão, pensando na infinita bon-dade de Deus em ter empenhado suas queridas esposas na salva-ção de quem tantas vezes, ingratamente, o ofendeu... Peço-lhe que diga, por amor a Jesus Cristo, àquela minha irmã que indig-namente comungarei, conforme deseja, para que se torne santa com a ajuda de Deus.”

LADAINHA DE SÃO GERALDOSALVE RAINHA...

6º DIA DA NOVENA Felizes os Perseguidos por Causa da Justiça

MEDITANDO COM SÃO GERALDO

ANIMADOR: A Eucaristia é comunhão com Deus, Pai de todos, e leva à co-munhão com os irmãos e irmãs em Cristo. O amor aos irmãos é o termômetro que indica o grau de caloria de nosso amor para com Deus; é a carteira de identidade, a única válida, que nos toma discípulos de Cristo: “Nisto reconhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”.

TODOS: São Geraldo amou a todos, pois, em cada um, via a imagem e a semelhança de Deus. Amou os irmãos, porque foram redimidos pelo Sangue de Cristo; amou os irmãos, porque foram santificados pelo Espírito Santo: todos a caminho para o grande encontro com o Pai do céu.

LEITOR 1: Amou os irmãos que sofrem na alma: aos que buscavam tesou-ros, indicou o Crucifixo, o único tesouro. Aos sacrílegos, indicava a Graça divina, que se readquire com o sacramento da penitência; às almas consagradas a Deus, mostrava o caminho da perfeição.

TODOS: Amou os irmãos que sofrem no corpo: eis os famintos saciados, os nus vestidos, os cegos consolados, os náufragos conduzidos à praia.

LEITOR 2: Um aspecto deste amor é desculpar os defeitos, advertir os mur-muradores, usar de atenção e delicadeza com todos. Leíamos esta página tirada dos propósitos de São Geraldo:

TODOS: “Não acusarei nem falarei dos defeitos dos outros, nem mesmo por brincadeira. Sempre desculparei meu próximo e nele consi-derarei a própria pessoa de Jesus Cristo, quando inocentemente acusado pelos hebreus, e o farei especialmente em sua ausên-cia. Advertirei a cada um, mesmo que seja o nosso próprio padre Superior Geral, quando falar mal do próximo. Isto farei com toda atenção para evitar qualquer ocasião de ofender a meu próximo. Quando notar alguma falha cometida por meu próximo, procura-rei não o advertir na presença de outras pessoas, mas entre eu e ele, com toda a caridade e em voz baixa. Quando notar que al-gum padre ou irmão precisa de alguma coisa, deixarei tudo para ajudá-lo, a não ser que por obediência não o possa fazer”.

LADAINHA DE SÃO GERALDOSALVE RAINHA...

“Alguns me dizem que eu zombo do mundo. Ó Deus, o que haveria de estranho se eu risse do mundo? Muito estranho seria se eu risse de Deus”!

“Se me perco, perco a Deus. E que me resta perder, se perco a Deus”?

Page 9: NOSSA FAMÍLIA São José...a espiritualidade redentorista, vivendo em comunidade com todos os confrades e no serviço ao povo. Todos: Este santo Irmão Redentorista nos ensina a contemplar

16 17

7º DIA DA NOVENA Caraterísticas da Santidade no Mundo Atual

MEDITANDO COM SÃO GERALDO

ANIMADOR: A dor!... este problema que atormenta o homem parece ter sur-gido com ele nos primórdios da humanidade. De fato, houve um tempo em que o homem era feliz, pois tinha saído recentemente das mãos de Deus, fonte de toda felicidade. O homem foi feliz na amizade com Deus.

TODOS: A Bíblia Sagrada, nos apresenta Deus que conversa amigavel-mente com nossos progenitores. Vem o pecado e, à semelhança de um furacão, destruiu tudo, inclusive a felicidade. Eis a dor com toda a infinidade de penas, de mágoas, de angústias.

LEITOR 1: Deus não amaldiçoou a dor, mas teve tanta compaixão que a as-sumiu e, no Paraíso, ao lado do grupo dos vencidos, Adão e Eva, Deus fez brilhar o grupo dos vencedores. Cristo e Maria.

TODOS: São Geraldo abraçou a dor, a herdou de Cristo Redentor; dela fez uma alavanca poderosa de fraternidade em Deus. Dores no co-ração, dores na carne, dores no espírito: São Geraldo, crucificado com Cristo Crucificado.

LEITOR 2: Padre Capone, redentorista, define a carta que citamos como a mais importante carta De São Geraldo. Vejamos outro trecho da carta à Irmã Maria de Jesus, de 7 de outubro de 1754:

TODOS: “São tão duras minhas dores, que me dão espasmo mortal. E quando penso que estou morrendo, de fato estou vivo, para me afligir e sofrer mais... Bendito seja sempre Ele, que me dá tantas graças, que, em lugar de me fazer morrer sob seus santos golpes, me dá mais força de viver, para me dar, sim, os tormentos, para que seja imitador de meu divino Redentor. Ele é meu Mestre, eu seu discípulo. É justamen-te o que eu preciso, conhecer seus passos divinos. Mas agora não caminho e não tenho movimento, encontrando-me lá com Ele, na cruz e triste e em inexplicáveis sofrimentos. É meu patíbulo. Aceito-o para obter vida no sofrimento. Parece que todos me abandonaram. E eu então, para estar no meu lugar, digo: esta é a vontade de meu celeste Redentor, de estar pregado nesta amarga cruz. Inclino a ca-beça e digo: esta é a vontade do meu querido Deus. Eu a aceito e me alegro de fazer tudo o que Ele manda e me propõe”.

LADAINHA DE SÃO GERALDOSALVE RAINHA...

8º DIA DA NOVENA Em Comunidade e em Oração

MEDITANDO COM SÃO GERALDO

ANIMADOR: O Evangelho é a mensagem da alegria, é proclamação da ver-dadeira alegria que tem suas raízes no coração de Deus. Alegria! Cantam os anjos no presépio do Menino Jesus na noite do Natal; alegria! Cantam os anjos sobre o túmulo vazio de Cristo Ressusci-tado, no amanhecer do dia de Páscoa.

TODOS: Alegria leva Jesus à casa de Zaqueu, alegria à casa de Jairo, alegria à casa da pobre viúva à qual Jesus ressuscita seu filho único, alegria na família amiga de Betânia quando ressuscita o amigo Lázaro, que estava no túmulo já há quatro dias, e o restituí às irmãs Marta e Maria.

LEITOR 1: Alegria transmite Jesus à multidão quando acaricia e abençoa as crianças que o rodeiam. Alegria! Quando sacia a fome da multi-dão que o segue. De alegria se enchem os corações quando diz à Madalena: “Teus pecados te são perdoados!” e à mulher peca-dora: “Nem eu te condeno, vá e não peques mais”!

TODOS: Geraldo, seguindo o exemplo de Jesus, vive na alegria e espalha alegria a seu redor.

LEITOR 2: Às almas consagradas que vivem na tibieza, dá a alegria de novo fervor. Ao camponês da cidade de Corato, desesperado porque os ratos devoram a colheita do campo, com um sinal da cruz livra o campo dos ratos e faz reaparecerem o sorriso e a alegria na face do camponês, de tal modo que o leva a gritar cheio de feli-cidade: “Pare, homem de Deus!”

TODOS: Com um gesto faz chegar à margem, no golfo de Nápoles, uma barca que, em suas mãos, se toma “uma palha”. Sob o olhar de tanta gente, que assiste a uma iminente tragédia sem poder fazer nada, Geraldo faz voltar a alegria.

LEITOR 1: Restituí a paz e a alegria a tantas famílias divididas pelo implacável ódio, como acontecia na família Caruso da cidade de Castelgran-de. À passagem de Geraldo, volta a alegria, refloresce a esperança.

ANIMADOR: Escutemos São Geraldo, que nos dá uma lição salutar a respeito desta característica específica do Evangelho. Assim escreveu a uma religiosa:

TODOS: “Não devemos fazer outra coisa neste mundo senão amar a Deus. Que bela coisa é o ser todo de Deus... Sejam alegres e não se aflijam. Confiem em Deus e esperem de Deus todas as graças. Não confiem muito em vocês mesmas, mas só em Deus... O que vocês sofrem não é motivo para se afligirem, mas é motivo para se humilharem diante de Deus e de as levar a confiarem mais em sua divina misericórdia”!

LADAINHA DE SÃO GERALDOSALVE RAINHA...

“A fé é vida e a vida para mim é fé.” “Deixar-se conduzir em todos os assuntos conforme o Espírito de Jesus Cristo”.

Page 10: NOSSA FAMÍLIA São José...a espiritualidade redentorista, vivendo em comunidade com todos os confrades e no serviço ao povo. Todos: Este santo Irmão Redentorista nos ensina a contemplar

18 19

9º DIA DA NOVENA Luta, Vigilância e Discernimento

MEDITANDO COM SÃO GERALDO

ANIMADOR: No início havia a Mãe... no pensamento criador do Pai; Mãe fe-cunda, tomada tal por obra do Espírito Santo, Mãe que leva to-dos os homens a se abraçarem fraternalmente. Mãe de ternura e de fortaleza. Mãe, que impede que os homens se tomem órfãos, “nesta jaula que nos toma tão ferozes”; órfãos perdidos pelas es-tradas do mundo, numa solidão que vem dos primórdios da hu-manidade.

TODOS: Maria é a mãe que reúne a grande família dos que creem em Cristo, assim como reuniu a pequena família dos apóstolos no Ce-náculo de Jerusalém.

LEITOR 1: São Geraldo, nos joelhos da mãe Benedita, aprendeu a amar a Maria, “a bendita entre as mulheres”. Ainda jovem, durante uma procissão com a imagem de Nossa Senhora pelas ruas da cida-de de Muro Lucano, aproximou-se da imagem, colocou um anel no dedo da imagem e exclamou: “Esposei-me com Nossa Senho-ra!”...

TODOS: Toda sua vida foi repleta de espiritualidade mariana. Como re-ligioso, no convento da cidade de Deliceto, ficava em êxtase olhando para uma estátua de Nossa Senhora. Quando estava no leito de morte, a Virgem apareceu a seu servo e com um sorriso celestial o convidou para ir para o paraíso.

LEITOR 2: Do “Regulamento de Vida” de São Geraldo tiramos a página que segue que bem evidencia sua espiritualidade. Põe o Espírito Santo como centro e princípio de sua espiritualidade e Nossa Senhora, que por vontade de Deus participa de modo único e perene do Mistério salvífico de Cristo, como sua protetora.

TODOS: “Escolho o Espírito Santo como meu único consolador e protetor. Ele seja meu defensor e vencedor de todas as minhas vitórias. Amém. E tu. Imaculada Virgem Maria, sejas minha única joia. Sejas minha protetora e consoladora em tudo o que me acontecer. E diante destes meus propósitos, sejas sempre minha única advoga-da junto de Deus.”

LADAINHA DE SÃO GERALDOSALVE RAINHA...

• Admilcia Auxiliadora da Silva• Adriano Lima de Assis Silva• Ailson Antônio Costa• Alaides Ferreira Ramalho• Alisson Ferreira Soares• Alvaro Fernando Silva• Carlos Eduardo Romano• Cassilene Cirino Azevedo• Claudiney Cornélio• Cleuzimar Paiva Mesquita Lira• Conceição Gomes dos Santos• Danúbia Santos Souza• Douglas Adolfo Pereira Macena• Elismar da Silva• Emanuel Rodrigues Gouvea• Felipe Rafael de Ávila• Gilberto Marques Pereira• Iraci de Jesus Aguiar• João Marcelo Inácio• José Carlos Rodrigues dos Santos• José de Paulo Arruda• Leonardo Amaro de Oliveira• Luciana Silva Aguiar• Ludimila Dayanne S. Sousa• Manssulim Soares de Souza• Maria Conceição Fossali

• Maria de Lourdes• Maria Paula Santos• Marina do Nascimento• Mauro e família• Moisés Lima dos Santos• Nayara de Freitas Paixão• Nikita F. dos Santos• Olívia Rachel Pinto Botelho• Reinaldo R. Pinheiro• Renir Silva Ferreira• Rosa Lourenço Binda• Rosimar Sousa Santos• Sara Gonçalves da Silva• Shirley Aparecida dos Santos• Sonia Maria de Almeida• Tania Maria Mendes de Oliveira• Valéria Albertina Souza• Vera Lúcia dos Santos• Wanderleia Faria Ferreira

novos dizimistas

VocaçãoRedentorista:chamado a uma

grande missão!

“EU TE ESCOLHI E TE ENVIEI”

Procure a Secretaria Paroquial na Igreja São José e peça mais informações:(31) 3273-2988 | (31) 99979-3523

[email protected] www.vocacionalredentorista.com.br

Seja dizimista na São José!

SR.(A) DIZIMISTA,Favor procurar a Secretaria Paroquial

para atualizar o seu cadastro.

“A fé é vida e a vida para mim é fé.” “Pois, que me falta para tornar-me santo? Tenho todas as ocasiõesfavoráveis para ser santo. Coragem, pois, quero me tornar santo.”

Page 11: NOSSA FAMÍLIA São José...a espiritualidade redentorista, vivendo em comunidade com todos os confrades e no serviço ao povo. Todos: Este santo Irmão Redentorista nos ensina a contemplar

20 21

aniversariantes01/10Ana Moreira D’AlmeidaEdina Miranda CamposGláucia Ribeiro Maia de MenezesLudimila Luiza de PaulaMaria Regina dos SantosMaria Rosária Miranda

02/10Apparecida RodriguesEfigênia Cecilia Marlene WilliamsGildete Pereira LisboaMarly dos Santos FernandesTadeu de Moura Caldeira

03/10Evaldo José de Oliveira

04/10Pe. Mauro Almeida, C.Ss.R.(Ordenação Sacerdotal)Francisco ZontaGlauciane Xavier Lamounier SouzaTerezinha de Fátima Lopes Aquino

05/10Geraldo Martins LeãoMaria Aparecida T. Ludolf de MelloVicente Fernandes

06/10Elza Cunha MayerGracia Maria GonçalvesGrupo IDSJuliana Lucas LaraLuci Beatriz Henriques DutraVicente de Paulo Romeiro

07/10Dgeovanny de Jesus GomesLaudilene Raquel de BritoMaria do Carmo de Paula CapanemaPatricia Aparecida Machado da SilvaTerezinha Lessa Ferreira Moreira

08/10Gerson da Silva dos ReisIracema Ferreira de Souza

Que São José derrame suas bênçãos sobre você e sua família e que esta data

se repita ainda por muitas vezes!

Andréa Aparecida Rodrigues GonçalvesCelina Ferreira Alves da CostaGlauber Fazendeiro Moreira

19/10Emanuel Rodrigues GouvêaLuciana Cristina de SouzaRosimeire Maria de Aguiar dos Santos

20/10Antônio Carlos da SilvaMárcio Antônio de MoraisVirginia Rodrigues de Oliveira

21/10Amelia Izabel da SilvaAzuleides Maria das Graças LacerdaCarmen Carvalho TorresJânio Luiz de AndradeSilvia Simonelli de Assis

22/10Dalva Porfiria NunesRoberta Cristina Fátima Santos

23/10Pe. Paulo Sérgio Carrara, C.Ss.R.Esly Ferreira da CostaMaria Beatriz de OliveiraMoisés

24/10Pe. Dalton Barros de Almeida, C.Ss.R.Fatima Eliana de Souza PimentaIlma Pires de AssunçãoLeda Alves de SouzaLucilene S. AndradeMaria Jaqueline de Almeida SilvaMaria Júlia da SilvaNilza Esteves da MotaTerezinha Sales Novaes

25/10Eurico Eduardo NetoFabiola das Neves SfalciniHilda Camilo de AlmeidaMaria Aparecida AlvesMaria Aparecida Areal MarquesMaria Augusta VianaVania A. S. PorfirioVania Lucia de Oliveira Alba

26/10Adriana de Menezes SoaresAfonso Ramalho FalcãoGeraldo Marcos FerreiraGraziela Elizabeth de OliveiraJosé Olquimei de Freitas GomesJuliana Garcia da SilvaLuciana de Souza MatiasRita Martiniano MoreiraRoberto Henrique

27/10Dom. Vicente de Paula Ferreira, C.Ss.R.Irmão João Paulo da Silva C.Ss.R.Creusa Gouvea RabeloHeloisa Helena de SouzaJésus Gomes da CostaJosé Roberto da SilvaKatia Gonçalves CaiadoMaria das Graças Magalhães

28/10Carla Marques SantosLaís Passos DiasMaria das Dores PintoTadeu Custódio Santos da SilvaWanda Alexandrina Rosa

29/10Eni Alves da SilvaEva do Rosario Pereira Souza Cruz

30/10Ângela Faustina MarquesFlorisbela Pereira VieiraMarcia Eliane Figueiredo Cruz HortaTania Maria Mendes de OliveiraWilson Francelino de Faria

30/10Fabrício Ribeiro RochaWalter José de Moura

Parabéns

“Se não me quiserem na congregação, hão de me ver todos os dias na porta do convento pedindo esmolas para os necessitados.”

“Venho dizer-lhe, da parte do meu amado Deus, que se deixe ficar numa sólida e santa paz.”

09/10Gerliane Santana da Silva

10/10Gizele Rosane de OliveiraLandstone Timoteo FilhoMaria Aparecida Pereira da SilvaPedro Rosa

11/10Joelson Leal de Paiva

12/10Pe. Nelson Antônio de Souza, C.Ss.R.(Ordenação Sacerdotal)Alaides Alves de SouzaCleber de Oliveira QuadrosRenê Ribeiro da SilvaValter José dos Santos

13/10Iraci de Jesus AguiarMaria do Carmo LimaMaria Perpetua da Silva de OliveiraMariene da Silva Freitas Meireles

14/10Antonilda Pinheiro SilvaJosé Calixto dos SantosRonnie Gouveia

15/10Pe. Ronaldo Divino de Oliveira, C.Ss.R.(Ordenação Sacerdotal)Elenice Pereira NevesRegilena Alves de F. SouzaRodrigo Pereira Rodrigues

16/10Fernando Fonseca Costa

17/10Eunice Silva de AlmeidaFrancelino PimentelFrancislene Pimentel LeitãoLuiza Claret ChavesMarlene Aparecida Machado FerreiraOctacilia Geralda da Costa

18/10Pe. José Luciano Penido, C.Ss.R.

Page 12: NOSSA FAMÍLIA São José...a espiritualidade redentorista, vivendo em comunidade com todos os confrades e no serviço ao povo. Todos: Este santo Irmão Redentorista nos ensina a contemplar

22 23

AÇÃO

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e as Pontifícias Obras Missionárias (POM) lançaram o Mês Missionário Extraordinário e a Campa-nha Missionária 2019. O Arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, disse que a ocasião é o mais impor-tante momento que faz com que a Igreja cumpra a sua razão de ser: o de evangelizar. “É o momento de vol-tar o nosso olhar para a missão, reavi-var em nossos corações a consciên-cia desse desafio que é permanente para todos”, disse.

A presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Irmã Ma-ria Inês Ribeiro, disse que a CRB vem buscando motivar os consagrados no aprofundamento e crescimento da

dimensão missionária. “É muito forte para a vida consagrada essa dimen-são e, particularmente, a missão ad gentes, a missão além-fronteiras”, dis-se.

Ela também chamou atenção para o fato de que os institutos reli-giosos nascem todos com ‘os pés fora de casa’. “Não existe instituto religioso que nasceu para si próprio, a não ser a vida contemplativa com sua atu-ação específica. Toda monja, todo monge, tem o coração profunda-mente missionário”, destacou. O Mês Missionário Extraordinário, convocado pelo papa Francisco, tem o tema “Ba-tizados e enviados: A Igreja de Cristo em missão no mundo” e quer desper-tar a consciência da missão ad gen-tes, além fronteiras.

Nossa paróquia, através das capelinhas de São José, quer ser uma presença missio-nários nos prédios, junto às famílias do hiper-centro de BH.

Vamos evangelizar através do nosso tes-temunho visitando e anunciando alegria de viver e fé.

Todo dia 19, às 12h, missa votiva de São José.

Outubro: mês extraordinário missionário

“Confio e espero somente em Deus, pois conheço bem minha miséria. Se assim não fosse, já teria perdido a cabeça.”

“Não te submetas a teus gostos ou aos do mundo. Basta teres só Deus presente, e estares sempre nele, em tudo o que fazes.”

Page 13: NOSSA FAMÍLIA São José...a espiritualidade redentorista, vivendo em comunidade com todos os confrades e no serviço ao povo. Todos: Este santo Irmão Redentorista nos ensina a contemplar

24

Adquira seu carnê com men-salidades de apenas 10,00. Ao

quitar as 20 parcelas do seu carnê, ganhe um lindo poster de São José. (A aquisição do carnê e o pagamento dos talões po-dem ser feitos na Secretaria da

Paróquia)

Faça uma contribuição es-pontânea na Secretaria Paroquial.

Ou faça seu depósito em conta:

Mitra Arquidiocesana de Belo HorizonteBANCO DO BRASIL

Agência 1614-4Conta Corrente 11253-4

CNPJ: 17.505.249/0156-98

www.igrejasaojose.org.br /igrejasaojose @igrejasaojosebh

Seja

campanha são josé é 10

Com sua contribuição, a pintura interna e externa está pronta! Mas a terceira fase da CAMPANHA SÃO JOSÉ É 10 continua. Projeto de incêndio e

acessibilidade.

Escolha uma das seguintes opções para contribuir:

Fase 3

Vamos juntos restaurar a Igreja São José, a casa da Nossa Família!

Mais Informações: (31) 3273-2988