3
Nº 516. De 1º a 15 de julho de 2009. ENCARTE AEROMÓVEL, uma solução inteligente anos TRENSURB O trem que vai transformar a capital gaúcha Metrô de Porto Alegre Linha da Copa Imagem futura Estação Rua da Praia Trajeto 1ª fase da implantação do Metrô de Porto Alegre Bancada Gaúcha assitiu apresentação do projeto

Notícias Trensurb

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Informativo institucional da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. - TRENSURB Peridicidade quinzenal.

Citation preview

Page 1: Notícias Trensurb

Nº 516. De 1º a 15 de julho de 2009.

ENCARTE

AEROMÓVEL,uma soluçãointeligente

anosTRENSURB

O trem que vaitransformar acapital gaúchaM

etr

ô d

e P

ort

o A

legre

Lin

ha d

a C

opa Imagem futura Estação Rua da PraiaTrajeto 1ª fase da implantação do Metrô de Porto Alegre

Bancada Gaúcha assitiu apresentação do projeto

Page 2: Notícias Trensurb

3

Bancada Federal Gaúcha conhece Projeto do Metrô de Porto Alegre

Biblioteca já tem 755 associados Campanha do Agasalho 2009 já distribuiu 10.820 quilos de roupas e calçados às entidades cadastradas e prefeituras das cidades por onde passa o metrô e Novo Hamburgo. A chefe do Serel, Maria Christina A

Pinto, apela aos usuários para que doem "mais roupas e calçados para crianças, pois temos muitos pedidos de comunidades e instituições". A Campanha tem como madrinha a primeira dama de São Leopoldo, Daniela Affonso, e como tema "Solidariedade: Energia Renovável". Meta é arrecadar 30 toneladas. Desde 1996, a Campanha já distribuiu 189.776 quilos.

Biblioteca Livros Sobre Trilhos, na Estação Mercado, recebeu 101 novos associados em maio, o que totalizou 755 inscritos. O número de empréstimos também cresceu, chegando a 912, e totalizando 3.632. A

Com 2.449 livros, a biblioteca adquiriu mais 32 títulos. Literatura lidera os empréstimos, 396; Filosofia/psicologia em segundo lugar, com 150; livros da categoria Generalidades foram procurados 114 vezes e as Ciências Aplicadas tiveram 68 empréstimos. O grande público da biblioteca é de mulheres e estudantes, entre 21 e 40 anos.

Dirigentes da Associação dos Municípios da Zona Sul se reuniram com a direção da Trensurb dia 22. Pediram apoio para a reabertura da fábrica de dormentes Dobrás, de Pedro Osório.

I Speed Dating da Trident levou 48 jovens (24 do sexo masculino e 24 do feminino), entre 20 e 30 anos, na madrugada de 20 para 21, a se conhecerem na Trensurb, em viagens entre as Estações Mercado e Aeroporto.

Nova Sala de Controle já está aparecendo nas obras de moder-nização e adaptação da Estação Mercado da Trensurb às normas de acessibilidade universal. Obras da estação poderão estar concluídas nos próximos três meses.

O campo de futebol que servia aos alunos da AMMEP foi desativado em função das obras de extensão, mas a Trensurb e o Consórcio Nova Via estão construindo um novo, ao lado do campo anterior.

Gestão Ambiental inaugura Ecoponto Quiosques Sociais estão em atividades oleta de lixo pelo Trem Ambiental completou dois anos em 1º de junho, com 89.448 quilos. Em Porto Alegre, 23.496 C

quilos; em Canoas, 14.965 quilos; em Esteio, 6.129 quilos; e em São Leopoldo, 14.503 quilos. Nos pátios da empresa, 24.930 quilos. Até o início de junho, foram recolhidos 5.415 quilos de sucatas de metal do pátio. A Trensurb inaugurou,

dia 23, um Ecoponto no prédio administrativo para recolher pilhas, baterias e óleo de cozinha usado. O coordenador do GT de Gestão Ambiental, Dirceu Fernandes, recebeu, pela Trensurb, o Selo Ecológico da Prefeitura de Esteio.

s Quiosques Sociais da ONG Associação Voluntários Maria José, a primeira instituição, por ordem de sorteio, a utilizar O

os espaços gratuitamente, já estão funcionando nas estações São Leopoldo e Sapucaia. A presidente da entidade, Maria Elisabeth Oliveira di Pietro, disse que “o movimento nos quiosques ainda é pequeno, mas acreditamos que vai aumentar”. A ONG conta com cerca de 20 mulheres que trabalham na confecção de artesanatos. Para atender os quiosques, dez mulheres se revezam por turnos, entre as duas estações.

de 1º a 15 de julho de 2009.Av. Ernesto Neugebauer, 1985 - Porto Alegre - RS - Brasil - Cep: 90250 - 140 - Tel: (51) 3363 8113 - E-mail: [email protected] - www.trensurb.gov.br

|PONTO A PONTO|Os funcionários candidatos ao curso de Pós-Graduação em Especialização em Engenharia de Produção e Transportes - Latu Sensu, a ser realizado pela UFRGS de julho de 2009 a agosto de 2010, terão seus projetos avaliados dias 2 e 3 e farão entrevistas de 6 a 8 de julho. A lista dos 40 selecionados sai no dia 10 e as aulas começam dia 16. O curso é de 360 horas/aula, de terças às quintas-feiras.

Turma de funcionários (alguns já deixaram a Empresa) contratados em 7 de julho de 1989 completam 20 anos e planejam realizar um encontro para comemorar. Errata: as duas fotos classificadas em 9º lugar no Concurso Fotográfico Trensurb Nikon foram mal identificadas no Encarte do Notícias Trensurb 515. A de Maria Eliane Scott (Gecop) saiu no lugar da foto de Andriu Pozo Sá (Seope), e vice-versa.

A Trensurb está trabalhando para resolver problemas nas escadas rolantes das Estações Mathias Velho, Niterói/UniRitter e Sapucaia. Em razão de conflito judicial entre empresas participantes de licitação, a Trensurb vem enfrentando dificuldades, mas a situação está sendo resolvida com a contratação de serviço em caráter emergencial, devendo a conclusão dos trabalhos ocorrer num prazo de seis meses.

Leia mais sobre as matérias publicadas em: www.trensurb.gov.brî

2

•Diretor-Presidente: Marco Arildo Prates da Cunha •Diretor de Administração e Finanças: Ney Michelucci •Diretor de Operações: Paulo Renato da Rosa Amaral •Superintendente de Desenvolvimento e Expansão: Humberto Kasper •Superintendente de Desenvolvimento Comercial: Ernani Fagundes• Gerente de Comunicação Integrada: Jânio Ayres (Jornalista Reg.7760) • Chefe de Comunicação Social: Teresinha de Jesus Silveira • Jornalista Responsável: Antonio Manoel de Oliveira (Reg. 3403) • Equipe: Juan Oliveras (Publicitário Reg.2268), Heloísa Machado (Relações Públicas Reg. 2822) • Estagiários: Ana Paula Scheffer, Cássio Rafael Machado, Marilia Cancelli, Rodrigo Brandão (Jornalismo), Ana Carolina Fernandes, Emilio Martins, Helena Agra e Vital Lordelo (Publicidade e Propaganda), Diego Wander Silva (Relações Públicas), Douglas Otto e Yulric Peck (Ensino Médio) • Diagramação: Ana Carolina Fernandes • Fotos: Emilio Martins.

|EDITORIAL|

|EXPEDIENTE|

Trensurb sempre teve clareza que a construção do Aanel metroviário de Porto

Alegre, que terá início com a Linha da Copa, é um projeto que não pode ser levado de forma isolada, mas sim de maneira integrada entre as três esferas de Governo. Se trata de um processo histórico, que começou a ser debatido em 2002 na Assembleia Legislativa, na Câmara Municipal, e os primeiros protocolos com a Prefeitura e o Governo do Estado foram assinados em 2003.

Assim como aconteceu na luta para garantir a extensão da Linha 1 até Novo Hamburgo, é indispensável assegurar a união política em torno do projeto. Só assim poderemos realizar o sonho de, lá em 2014, receber os turistas no Aeroporto Salgado Filho, embarcá-los no aeromóvel e levá-los de metrô até o Centro de Porto Alegre e ao Estádio Beira-Rio.

A Trensurb se preparou para este momento e está pronta para dar a sua contribuição, numa atuação integrada com a Prefeitura e o Governo do Estado, na preparação da Capital para ser uma moderna e eficiente sede para a Copa do Mundo de 2014. E como diz o vice-prefeito de Porto Alegre José Fortunati, "não podemos perder o cavalo que está passando encilhado; senão, perderemos o trem da história".

O tremda história projeto do Metrô de Porto Alegre foi

apresentado dia 25 em reunião-almoço no Hotel Intercity Express, para a Bancada Federal O

Gaúcha, para o vice-prefeito de Porto Alegre e titular da Secretaria Extraordinária para a Copa de 2014 (Secopa), José Fortunati, prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, e dirigentes da dupla Gre-Nal. Depois da apresentação do projeto, os convidados visitaram as obras de extensão da linha do metrô até Novo Hamburgo. O diretor-presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha, disse que o Metrô (anel metroviário) de Porto Alegre, cuja primeira etapa é a Linha da Copa, "é uma proposta que vem sendo formatada desde 2003, pelas três esferas de Governo (Trensurb, Metroplan e EPTC). Trata-se de uma obra cara. A Linha da Copa está orçada em R$ 2,516 bilhões, mas é para sempre, para a eternidade de Porto Alegre. Vai organizar o trânsito e a mobilidade urbana da cidade". Sobre "a pergunta que todos fazem, se estará pronta para 2014", respondeu que "temos certeza que sim". E citou como exemplo uma linha de 40 quilômetros de metrô que está sendo concluída na Espanha num prazo de dois anos. "Não vamos afirmar uma coisa dessas de maneira irresponsável. Fizemos projetos, projeções e consultas a várias empresas construtoras de metrô, que nos dão esta garantia".

A exposição do projeto da primeira etapa do Metrô de Porto Alegre, a

Linha da Copa, de 15,3 quilômetros, foi feita pelo superintendente de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb, Humberto Kasper, que abriu dizendo que "o traçado vai ligar os dois principais estádios de futebol, de Inter e Grêmio, dois campus universitários (PUCRS e UFRGS), transportando, nesta primeira etapa, 290 mil usuários/dia e garantindo um faturamento de R$ 132 milhões por ano. Para a implantação da Linha da Copa serão necessários 25 trens de quatro carros cada um (total de cem carros), sendo 23 para estarem na linha e dois reservas, com capacidade para 760 passageiros".

O coordenador da Bancada Federal Gaúcha, deputado Vieira da Cunha (PDT), disse que "o Metrô de Porto Alegre é uma aspiração, um sonho da população, e a Bancada Federal já deu provas de que está fechada em defesa da concretização do projeto. Há toda uma expectativa na cidade pela realização da Copa de 2014". O vice-prefeito e titular da Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 (Secopa), José Fortunati, disse que o Metrô de Porto Alegre "é uma obra essencial para a cidade e para a nossa qualificação". Fortunati destacou a importância maior ainda da obra "pelo seu casamento com os Portais da Cidade" e que "com esta melhora na mobilidade urbana, com certeza vamos garantir não apenas a sede da Copa para Porto Alegre, mas a melhor de todas as sedes brasileiras para a Copa de 2014".

Campanha do Agasalho ultrapassa 10 toneladas

Page 3: Notícias Trensurb

Uma surpresa fotografia que ficou em terceiro lugar é do técnico industrial do Setor de Rede Aérea (SERED) da Trensurb, Leonardo Costa Santos, A

29. Santos conta que a imagem, registrada no Zoológico de Sapucaia do Sul em dezembro

de 2008, foi selecionada dentre várias outras fotografias por sua esposa, Ana Paula.

Santos gosta de fotografar paisagens e afirma que aprecia muito

fotografias antigas. A fotografia que mais lhe agradou aos olhos, além da primeira colocada, foi a do 13º colocado, onde mostra pegadas humanas marcadas com água.

Para ele, ter ganho a terceira posição foi algo “muito surpreendente”, já que não tem o costume de fotografar. Agora com sua nova Nikon Coolpix L16, ele afirma que “vai incentivar a passear mais e procurar tirar mais fotos”. .

O coração de Luiza fotografia que conquistou o segundo lugar do Concurso Fotográfico Trensurb-Nikon foi registrada por Mário Luiz Lima (Sesin). Lima A

sempre gostou de fotografia, e depois do nascimento da filha Luiza, há sete anos, fotografar se tornou um hábito.

Quando ficou sabendo do concurso na Trensurb, foi buscar inspiração nos parques de Porto Alegre. No Jardim Botânico percebeu a posição dos cisnes no lago e posicionou a câmera semipro-fissional no tripé para captar o momento ideal. Lima fez em torno de dez fotos da cena e quem decidiu qual participaria do concurso foi Luiza. “Ela gostou dessa porque lembra um coração”.

Do parque Moinhos de Vento surgiu inspiração para a segunda foto que Lima inscreveu no concurso, e que conquistou o quarto lugar. “Fiz a foto num dia e não gostei da luz; então, voltei ao parque no dia seguinte, no final da tarde, quando o sol batia exatamente na água”, lembra.

Sobre o prê-mio que ganhará no concurso, uma câ-mera Nikon Coolpix S200, Lima disse que será uma re-serva, já que é mais portátil que a que usa hoje.

de 1º a 15 de julho de 2009.

|ARTE E CULTURA|

A Gestão da Qualidade da Trensurb premiou, dia 29, as quatro frases mais criativas do Concurso Qualidade Trensurb, votadas por todos os

empregados da empresa através da Intranet. Houve empate entre dois candidatos em terceiro lugar. Os ganhadores foram:1º Lugar – Jânio Ayres (Gecin)

2º Lugar – Marco Antônio Machado (Seope)

3º Lugar – Diego José Krummenauer da Silva (Separ)

3º Lugar - Carlos Bastian (Gesis)

Cada um ganhou um certificado de participação do concurso, a camiseta da qualidade, um brinde da empresa de publicidade E21, cortesias para o mês dos namorados no restaurante Bistrô, no shopping Praia de Belas, e convite para o 17º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, promovido pela ANTP, de 28 de setembro à 2 de outubro, em Curitiba.

Qualidade é planejar e comunicar ações visando melhorar a vida das pessoas.

Qualidade é praticar o seu melhor no dia a dia.

Qualidade é satisfazer as exigências do mercado respeitando o meio ambiente.

Qualidade é o resultado do esforço e do compro-metimento de todos colaboradores e da alta administração da empresa.

Quatro frases do concurso Qualidade é... são premiadas

PROGRAMAÇÃO

03/07 - Ilha das Flores - Duração: 13 minutos. Direção: Jorge Furtado. Sinopse: Documentário traz a grande problemática da atual sociedade de consumo acompanhando a trajetória de um tomate.

10/07 - Estrada de Jorge Furtado - Duração: 17 minutos. Direção: Jorge Furtado. Sinopse: Um elenco de Débora Bloch e Pedro Cardoso conta a história de dois casais amigos que vão pegar a estrada, tendo seus destinos cruzados com um caminhoneiro vivendo seu inferno astral.

17/07 - Dia de Visita - Duração: 27 minutos. Direção: Ana Luiza Azevedo. Sinopse: Uma dona de casa suburbana tem seu apartamento invadido por um perigoso bandido que acabou de escapar da prisão, e em seguida pelo policial encarregado de prendê-lo. Atuado por Malu Mader, Marcello Antony e Marco Ricca.

Perfil Especial Perfil Especial

Perfil Especial Perfil Especial