8
18º Aniversário a idade da maioridade A Sala Tejo do Pavilhão Atlântico, no moderno Parque das Nações, acolheu as comemorações do 18º aniversário. Com o a patrocínio do BPI, o evento reuniu, no dia 2 de Abril, mais de 750 profissionais, entre associados e parceiros da indústria e da distribuição. Num ano que será marcado por uma atitude proactiva e afirmativa da Uniarme, e que se corporizou no tema da Conferência – A Idade da Maioridade – foram convidados reputados especialistas que deram a sua visão do futuro do sector da ditribuição e do mercado em geral. Ao lado dos reputados economistas Teodora Cardoso e Augusto Mateus, estiveram os advogados Francisco Sá Carneiro e Tito Arantes Fontes. No seu discurso de introdução, José Quinta, novo presidente da Direcção da Uniarme, explicou o significado do tema escolhido para a Conferência, fazendo um balanço extremamente positivo do ano transacto e dos grandes objectivos da organização para o biénio 2004-2005. Carlos Martins, director geral da Uniarme, apresentou as bases do que será o “Grande Prémio Rio Bravo”, uma nova iniciativa, ancorada na marca própria da organização, que visa distinguir os clientes dos Associados por critérios de modernidade e investimento no sortido Rio Bravo. A conferência encerrou com a habitual cerimónia de entrega dos Troféus “Fornecedor do Ano”, prémio que vai na sua 8ª edição e que este ano foi arrecadado pela Reckitt Benckiser. No final do jantar, os convidados foram surpreendidos com a beleza e o talento de Catarina Furtado, que apresentou um momento musical de grande qualidade, e colaborou ainda no sorteio final de 50 viagens técnicas à ExpoAbras, no Brasil. A Uniarme agradece a presença de todos os que, mais uma vez, não faltaram a este importante momento da vida da organização. 18ª ASSEMBLEIA ANUAL SOB O SIGNO DA HARMONIA Com mais de 220 participantes, a Assembleia Anual da Uniarme realizou-se no magnífico cenário da Costa do Sauípe, na Bahia, entre 23 de Abril e 2 de Maio. Foi a ocasião por excelência para um saudável convívio entre Associados e os Fornecedores que apoiaram o evento. UNIARME NOTíCIASUNIARME JULHO 2004 José Quinta, Presidente da Uniarme. Entrega do “Troféu Fornecedor do Ano”

NOTíCIASUNIARME - .:.:.:. Uniarme, CRL. .:.:.:. · Num ano que será marcado ... Depois de um balanço positivo da actividade da Uniarme em 2003, em que a esperada absolvição no

Embed Size (px)

Citation preview

18º Aniversário a idade da maioridade

A Sala Tejo do Pavilhão Atlântico, no modernoParque das Nações, acolheu as comemoraçõesdo 18º aniversário. Com o a patrocínio do BPI,o evento reuniu, no dia 2 de Abril, mais de 750profissionais, entre associados e parceiros daindústria e da distribuição.Num ano que será marcado por uma atitudeproactiva e afirmativa da Uniarme, e que secorporizou no tema da Conferência – A Idadeda Maioridade – foram convidados reputadosespecialistas que deram a sua visão do futurodo sector da ditribuição e do mercado em geral.Ao lado dos reputados economistas TeodoraCardoso e Augusto Mateus, estiveram osadvogados Francisco Sá Carneiro e Tito ArantesFontes.

No seu discurso de introdução, José Quinta,novo presidente da Direcção da Uniarme,explicou o significado do tema escolhido paraa Conferência, fazendo um balançoextremamente positivo do ano transacto e dosgrandes objectivos da organização para o biénio2004-2005.

Carlos Martins, director geral da Uniarme,apresentou as bases do que será o “GrandePrémio Rio Bravo”, uma nova iniciativa,ancorada na marca própria da organização,que visa distinguir os clientes dos Associadospor critérios de modernidade e investimentono sortido Rio Bravo.

A conferência encerrou com a habitual cerimóniade entrega dos Troféus “Fornecedor do Ano”,prémio que vai na sua 8ª edição e que este anofoi arrecadado pela Reckitt Benckiser.

No final do jantar, os convidados foramsurpreendidos com a beleza e o talento deCatarina Furtado, que apresentou um momentomusical de grande qualidade, e colaborou aindano sorteio final de 50 viagens técnicas àExpoAbras, no Brasil.

A Uniarme agradece a presença de todos osque, mais uma vez, não faltaram a esteimportante momento da vida da organização.

18ª ASSEMBLEIA ANUAL SOB O SIGNO DA HARMONIA

Com mais de 220 participantes, a Assembleia Anual da Uniarmerealizou-se no magnífico cenário da Costa do Sauípe, na Bahia,entre 23 de Abril e 2 de Maio. Foi a ocasião por excelência para umsaudável convívio entre Associados e os Fornecedores que apoiaramo evento.

UNIARME

NOTíCIASUNIARMEJULHO 2004

José Quinta, Presidente da Uniarme.

Entrega do “Troféu Fornecedor do Ano”

18ªCONFERÊNCIAUNIARME

O Dr. Francisco Sá Carneiro eDr. Tito Arantes Fontes, dasociedade de advogados VSCF,explicaram as mais recentesalterações legislativas, como oCódigo do Trabalho ou o novoRegime de LicenciamentoComercial, e as suas implicaçõesna vida das empresas. Umimportante a ler ta para aglobalização, com o espaço penal

europeu, a nova “criminalidade global” e as novas responsabilidadespenais das pessoas colectivas foi uma das mais-valias da sua

apresentação.

A Drª Teodora Cardoso ,economista e consultora do BPI,explicou a vulnerabilidade dosector da Distribuição face aosajustamentos da Economia. Numaconjuntura extremamente difícil,Teodora Cardoso referiu que “asempresas portuguesas têm queredobrar o esforço de inserção no

mercado europeu. As palavras de ordem têm de ser a inovação,a cooperação e, em conjunto, formação e informação.” “Com essaperspectiva – e só com ela – teremos centros de decisão nacionais”,concluiu.

O Prof. Dr. Augusto Mateus, antigo ministro da economia eactualmente consultor e professordo ISEG, apresentou na suaintervenção alguns dos aspectosque serão abordados empro fund idade no es tudoencomendado pela Uniarme,visando definir o impacte da novalei do licenciamento comercialsobre o sector da distribuição, àluz das perspectivas conjunturais.Na sua mensagem final, Mateusalerta que “não faz sentido esperarpela retoma.” “Sem vencer os

seus desafios competitivos estratégicos, o comércio alimentar(grossista e retalhista) não terá um futuro muito positivo”, referiu.

Veja os textos integrais das comunicações em www.uniarme.pt

ESPECIALISTAS DEBATEMPERSPECTIVAS E DESAFIOS

PARA O COMÉRCIOALIMENTAR

José Quinta, presidente da Uniarme, no seu discurso de introdução,explicou o sentido do tema da Conferência deste ano, “A Idadeda Maioridade”. O tema reflecte não só a coincidência feliz do 18ºaniversário, mas também a maturidade que a organização atingiu.

A Uniarme consolidou definitivamente o seu papel no mercado,junto dos seus associados e dos seus parceiros de negócio.Depois de um balanço positivo da actividade da Uniarme em 2003,em que a esperada absolvição no processo de Ovar se concretizoue a actividade cresceu, José Quinta anunciou os grandes objectivosque a Direcção fixou para o biénio 2004-2005. No campo interno,anunciou o relançamento dos automatismos do serviço de

pagamento centralizado, de grande importância para a relaçãoentre Associados e Fornecedores. Outro anúncio foi o lançamentode um importante estudo sobre o impacto do novo regime delicenciamento comercial, que a Uniarne encomendou ao gabinetede consultores Augusto Mateus & Associados. Este é um dosprojectos que se enquadra na vontade firme de maior participaçãoda Uniarme na sociedade e na economia. “Pretendemos ter, dedireito próprio, uma voz activa e contributos relevantes nasprincipais organizaçãoes sectoriais e patronais”, referiu Quinta,recordando que a Uniarme “é a maior central de compras do País,presente em todos os concelhos e regiões autónomas, e em todosos segmentos da distribuição”.

Os diversos oradores convidados reflectiram a atitude pretendidapela Uniarme, em termos de contributos relevantes para os seusAssociados e para o mercado em geral. Versando sobre as matériasdas suas respectivas especialidades, brindaram a audiência comimportantes reflexões sobre os desafios que se colocam às nossasempresas.

TROFÉUFORNECEDORDOANO

A Cibal, representada porAlexandrino Tomás, recebeua menção honrosa entreguepor José da Silva Pereira,membro da Direcção daUniarme.

A Fima/VG, representada porAlberto da Ponte, exibe otroféu que lhe foi entregue porMário Mendes Caetano,membro da Direcção daUniarme.

José António Silva, membro daDirecção da Uniarme, entregoua Menção Honrosa a LuísPrata Santos da LeverElida.

Manuel Marques Cavaco,membro da Direcção daUniarme, entregou o prémio aCarlos Oliveira, da Nestlé.

MENÇÕES HONROSAS

TROFÉU “FORNECEDOR DOANO” FOI PARA RECKITT

BENCKISERO Troféu Fornecedor do Ano distinguiu os Fornecedoresque, de acordo com critérios previamente definidos, osassociados da Uniarme consideram como os que melhordesempenho tiveram durante o ano de 2003.

A Reckitt Benckiser foi eleita “Fornecedor do Ano” peloconjunto dos 52 Associados da Uniarme. A Reckitt Banckiseré uma empresa produtora de produtos de higiene elimpeza, cujas marcas com maior notoriedade no nossomercado são Xau, Calgon, Calgonite, Blanka, Woolite eVeet.

Foram ainda distinguidas com menções honrosas a Cibal,

Fima/VG, LeverElida e Nestlé.

Às empresas distinguidas, é concedido o direito a usufruirdurante o ano de 2004 de um espaço publicitário emtodos os associados da Uniarme. O objectivo desta distinçãoé, antes de mais, demonstrar o nosso reconhecimentoaos fornecedores que mais nos apoiam ao longo do ano;visa, também, motivar todos os nossos fornecedores paraa adopção de um comportamento correcto e interessadono seu relacionamento com a Uniarme e os seusassociados.

Entre os critérios de selecção, incluem-se a disponibilidadepara negociar com a Central e com os associados, o apoioàs vendas, a estabilidade de preços no mercado, acompetitividade e rentabilidade proporcionada aosassociados, e a disponibilidade demonstrada no apoio àresolução de problemas e dificuldades surgidas ao longodo ano.

Eloy Barros, em representação da Reckitt Benckiser, recebeu o troféu das mãos de José Quinta e Manuel Nunes.

GRANDEPRÉMIORIOBRAVO

CARLOS MARTINS, DIRECTORGERAL DA UNIARME,

APRESENTOU DURANTE ACONFERÊNCIA AS LINHASGERAIS DO NOVO TROFÉU

INSTITUIDO PELA UNIARME:“O GRANDE PRÉMIO RIO BRAVO”Tal como a sua designação claramente indica, pretende ser umestímulo à marca própria da organização. “Queremos que esteprémio seja um estímulo à modernização do comércio deproximidade, integrado num programa de fidelização da marcaRio Bravo”, disse Carlos Martins, recordando que esta marcatem mais de 820 referências e gera um volume de negócios anualde 40 milhões de euros.

Até Setembro, será anunciado o regulamento para a sua aplicaçãono âmbito das Associadas da Uniarme e dos seus clientes.Este prémio vem substituir o “Troféu Mercúrio D’Ouro”, que foipatrocinado pela Uniarme durante quase uma década. Na ocasião,foi prestada uma homenagem simbólica a Artur Santos Vicente,director do Comércio de Víveres até ao início deste ano e “pai”da iniciativa, cujo ciclo agora se encerra.

Albertino NascimentoÁlvaro CastroAna FilipeAntónio AssunçãoAntónio LopesAntónio PedrosaAntónio SilveiraAntónio SousaEurico GodinhoFernando BritoFernando CaixoFernando JorgeFernando MachadoFernando SantosFrancisca DiasFrancisco MagroFrancisco Santos

Gil CabralGuilherme PereiraJoão ChagasJoão PatricíoJoão PereiraJosé CastroJosé CoelhoJosé FaíscaJosé GomesJosé Maria SilvaJosé MesquitaJosé VasquezManuel SantosManuel ValenteMaria João MacedoMário SerraMiguel Figueiredo

Miguel SilvaNuno BouçaÓscar SimõesPaulo DiasPaulo MartinsPaulo PalmaPaulo RealPaulo RosasPaulo TeixeiraPedro InácioPedro MachadoPedro PauloRita BendielRúben CarvalhoVeríssimo GomesVítor Silva

OS 50 VENCEDORES DO PASSATEMPOVÃO À EXPO ABRAS 2004

À semelhança do ano passado, a Uniarme organiza a segundaviagem técnica, dirigida aos seus parceiros, e que levará os 50vencedores do passatempo realizado durante o evento deaniversário à 38ª edição da Expo Abras, no Rio de Janeiro.Esta Feira Internacional de Produtos, Serviços, Equipamentose Tecnologia para Supermercados, realiza-se anualmente nomês de Setembro, no Rio de Janeiro, e é considerado o maisimportante evento para o sector alimentar e da distribuição naAmérica Latina.Este ano, a Expo Abras realiza-se de 13 a 16 de Setembro noRiocentro, ocupando uma área total superior a 100 mil metrosquadrados. Na edição do ano passado, foram registados 46.486visitantes profissionais de 21 países. Paralelamente ao Salão,são realizadas 41 conferências oficiais.A Expo Abras é uma excelente oportunidade para desenvolvernegócios, encontrar profissionais do ramo da indústria e dadistribuição e informar-se acerca das tendências e novidadesdo sector.

A FESTA:MÚSICAJUVENTUDE ... ... E CATARINA

O final da Conferência deu lugarao i n í c i o da f es ta dec o m e m o r a ç ã o d o 1 8 ºAniversár io da Uniarme.Começou-se por um cocktailnuma tenda transparentecolocada no terraço da Sala Tejo,com uma vista deslumbrantesobre o rio.Após o jantar, foi “servido” o“prato forte” da noite.Tendo em conta que secomemoravam os 18 anos daUniarme, nada melhor do que 6jovens dessa idade para celebrara data. O espectáculo foianimado pela vencedora e osfinalistas do Concurso da RTP“Operação Triunfo”, Sofia,Katiliana, Fábia, Francisco,Gonçalo e Pedro. Como nãopoderia deixar de ser, aacompanhá-los estava CatarinaFurtado.

No f inal do espectáculo,procedeu-se à atribuição de 50viagens, com destino à ExpoAbras, no Rio de Janeiro.Sorteios à parte, estava aindareservada mais uma surpresapara todos os convidados: aoferta de um conjunto dechávenas de café alusivas aoEuro 2004, com o apoio do BPI.

18ªASSEMBLEIAANUAL

Se o cenário foi bem escolhido – a maravilhosaCosta do Sauípe na Bahia – excelente foi oambiente que se viveu na viagem da AssembleiaAnual, decorrida entre 23 de Abril e 2 de Maio.

Com mais de 220 participantes, esta foi aocasião por excelência para o saudável convívioentre Associados e os Fornecedores queapoiaram o evento.

No dia 26 de Abril, decorreram as AssembleiasGerais da Uniarme, Sinecentra, CMC e Unimark.Em todas, a unanimidade foi a nota dominante.Antes, os Parceiros CIBAL, COLGATEPALMOLIVE, JOHNSON, MIF, SALUDÃES ERECKITT-BENCKISER fizeram as suasapresentações.

Nos restantes dias, foi a ocasião para conhecerum pouco do vasto e apaixonante Estado daBahia. Praia do Forte, e o seu projecto deprotecção das tartarugas marinhas, Ilha dosFrades, uma das duzentas ilhas da maravilhosaBaía de Todos os Santos e, claro, a capital deSalvador e a bonita zona histórica doPelourinho. A excelente gastronomia e aanimação cultural foram uma constante nestaviagem, com nota máxima para a organização,muito em especial para a equipa da Uniarme.

APRESENTAÇÕES DOS PARCEIROS: INOVAÇÃOE COOPERAÇÃO

Alexandrino Tomás, Director de Contas Nacionais da Cibal,destacou as mais recentes inovações do grupo Sumolis, eos seus respectivos planos de marketing e estratégias delançamento.O novo Seven-Up Ice apresentado vem revitalizar a marcaque é líder destacada no segmento lima-limão. O novosabor de menta, como agente refrescante, aliado à novaimagem do Fido e à embalagem Pet 0,5 litros, pretenderejuvenescer a marca 7UP e aumentar as suas vendas.Foi também apresentado o novo Sumol Ice, com sabor deManga-Menta, que pretende refrescar com novas sensaçõesos dias quentes deste Verão.Houve a oportunidade de visionar, em antecipação, os 2filmes de televisão que estarão no ar entre 15 de Julho e15 de Agosto.

José Mesquita e Ricardo Cunha apresentaram a ColgatePalmolive como líder em Portugal no mercado da higieneoral, com 60% da quota nacional.A nível mundial, as vendas distribuem-se da seguinte forma:33% no segmento Higiene Oral, com a marca Colgate; 24%no segmento Higiene Pessoal, com a marca Palmolive; 17%no segmento Higiene do Lar, com as marcas Ajax, SuperPope Bravo; 14% no segmento Higiene da Roupa, com a marcaSoflan; e 12% em Pet Food, com a marca Hill’s.Em termos de produtos, a grande novidade apresentada

Colgate Palmolive, SA

SOBOSIGNODAHARMONIA

foi uma nova linha de desodorisantes, com a marca PalmoliveAloé Vera, entrando assim a Colgate Palmolive num novosegmento da pirâmide da Higiene Pessoal.Os oradores apresentaram ainda uma nova estruturacomercial, baseada numa equipa multifuncional especializadana gestão do canal, com objectivos de negócios comuns.Num estudo sobre as relações Retalhistas-Grossistas, a CPidentificou que 80% das compras são realizadas num únicoCash&Carry, o que levou a empresa a criar um conjunto deserviços aos retalhistas denominado Plano para o ComércioIndirecto, sob o lema “Consigo no Comércio Tradicional”.

Um “repetente” na nossa Assembleia Geral, Vitor Costa,director de vendas da Johnson Wax também aproveitoupara destacar as inovações do seu grupo. Com cerca de45% do mercado global de insecticidas, limpeza eambientadores, a empresa destaca as Toalhitas ProntoLimpa-Móveis como o motor de crescimento deste mercado,valendo 11% das vendas. Destaque para o novo ProntoÓleo Laranja, que representa segundo Vitor Costa 34% docrescimento anual do mercado.Este responsável referiu ainda a intenção da Johnson Waxde continuar a promover accções de formação e informaçãojunto dos Associados, à semelhança da acção “Monitoresde Comércio Integrado” realizada com a Unimark emSetembro de 2003 e o “Plano de Merchandising” apresentadona Alicoop, em Maio passado.O desafio da Johnson Wax foi no sentido da necessidadevital de adesão às inovações: “A velocidade impulsiona ocrescimento”, foi a sua nota final.

A MIF – Manuel Inácio e Filhos, SGPS é uma estreante nasAssembleias Gerais da Uniarme. Na apresentação do grupo,João Pedro Fortes, Director Comercial da Sapropor, referiua MIF como líder nacional no negócio da carne de porco.Com uma presença em todos os elos da cadeia, as áreasde negócio deste grupo de capital inteiramente nacionalvão da produção de carnes à produção animal e genética,rações, comércio de animais e agricultura.A MIF realiza um volume de vendas na ordem dos 248milhões de euros e emprega mais de 1200 pessoas.As suas principais marcas no retalho, nos segmentos carnee charcutaria, são a Dilop, Isidoro e Damatta.João Pedro Fortes referiu como missão comercial “Garantir

os melhores resultados comerciais para a Uniarme” e comodesafio comercial ser “Um parceiro de referência, com baseem relações de compromisso e cooperação”.

Paulo Rosas, Director Comercial da Saludães, apresentouuma análise do mercado nacional de arroz, por categoriade produto. Especificou depois a contribuição da Uniarmepara as vendas das especialidades da Saludães. Assim, ascompras da Uniarme representaram 13,4% das vendastotais de Saludães Basmati em 2003, 18,6% de SaludãesRápido e 23,5% de Saludães Integral. A quota da Uniarmetem vindo a descer nestas categorias e Paulo Rosas alertoupara a necessidade de recuperação das vendas Saludãesjunto dos Associados.Em contrapartida, evidenciou a boa performance de vendasà Uniarme na área das bolachas, com a nossa central decompras a representar 34,8% das vendas totais de CuétaraFlakes e Choco Flakes e 39,6% nas vendas de CuétaraFibra Due.O Grupo Saludães/Cuétara factura 50 milhões de euros porano em Portugal, sendo equitativa a contribuição de cadauma das marcas para o volume de negócios. Em 2003, asvendas líquidas aumentaram 12% e, segundo Paulo Rosas,os objectivos de crescimento para este ano são na ordemdos 7,5%.

Eleito Fornecedor do Ano 2003, a Reckitt-Benckiser foicomo habitualmente representada por Eloy Barros. Numaanimada apresentação, onde não faltou o seu habitualhumor, aquele responsável destacou os resultados da suaempresa por categorias, onde se evidencia a primeiraposição nos segmentos Detergentes de Louça, Aditivos deRoupa, Anticalcários, Amaciadores, Ambientadores eAmaciadores.Referindo que a estratégia da inovação tem sido o motordo crescimento e sucesso da Reckitt-Benckiser, Eloy Barrosdestacou a nova Blanka Vanish Oxiaction como um produtoa apostar nos lineares.

A todos, o nosso obrigado pelas excelentesapresentações e o convívio proporcionado naCosta do Sauípe.

ALGUNSMOMENTOS

NOTíCIASUNIARMEJULHO 2004

FICHATÉCNICA

NOTICIAS UNIARME é uma edição da UniarmeUnião de Armazenistas de Mercearia, CRLTiragem: 5000 exemplaresDistribuição gratuitaEdição em pdf disponível em www.uniarme.pt