29
8/7/2019 Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual http://slidepdf.com/reader/full/paulo-a-ferreira-poesia-oriental-no-plano-espiritual 1/29  POESIA ORIENTAL NO PLANO ESPIRITUAL  Paulo Antonio Ferreira  

Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

8/7/2019 Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

http://slidepdf.com/reader/full/paulo-a-ferreira-poesia-oriental-no-plano-espiritual 1/29

 

POESIA ORIENTAL

NO PLANO ESPIRITUAL

 

Paulo Antonio Ferreira

 

Page 2: Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

8/7/2019 Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

http://slidepdf.com/reader/full/paulo-a-ferreira-poesia-oriental-no-plano-espiritual 2/29

 

DEDICATÓRIA

 Este livro é dedicado aos meus pais, à minha esposa Luciae aos meus filhos Paulo, Alexandre e Maria Lucia a quemdevo todo o amor e carinho que recebi nesta vida.

2

Page 3: Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

8/7/2019 Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

http://slidepdf.com/reader/full/paulo-a-ferreira-poesia-oriental-no-plano-espiritual 3/29

PREFÁCIO 

Este livro foi escrito em dois meses, em São José dos Campos. NoNatal de 1984 o autor sentiu uma grande vontade de escrever poesia.Comprou um caderno e começou, só parando quando a inspiração acabou.Por sentir que os poemas ainda estavam incompletos esperou por um novo

período de inspiração para terminá-los. Isto jamais ocorreria. Muitosproblemas aconteceram, um novo livro foi escrito, e somente agora, trezeanos depois, resolveu terminá-lo.

O tema do livro lembra as poesias do Tao Te King. Talvez porque oautor seja espírita, alguns dos termos usados são emprestados da DoutrinaEspírita de Allan Kardec.Não se pode dizer que o livro tenha sido psicografado mas, apenas, que setrata de mediunidade intuitiva ou, o que é mais provável, de comunicaçãocom o Eu Interior ou de animismo, em outras palavras de comunicação

com seu próprio Espírito que com certeza já viveu muitas vidas,acumulando um vasto conhecimento e sabedoria, como ocorre com amaioria de nós.

O fato é que o autor não poderia tê-lo escrito, conscientemente, desuas próprias mãos pois, mesmo hoje, não é capaz de reproduzi-lo sozinhoe, com freqüência, se surpreende meditando sobre o significado de algumasestrofes.

Seja como for, relendo-o após todo esse tempo, teve a certeza de queexiste uma sabedoria esclarecedora nas entrelinhas que não deve ser mantida sob o alqueire pois pode ser de utilidade para aqueles que estãoiniciando seu caminho evolutivo nesta vida presente, proporcionando-lhesuma visão preciosa e diferenciada sobre a vida e o longo caminho apercorrer.

Rio, 12 de Março de 1998.

3

Page 4: Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

8/7/2019 Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

http://slidepdf.com/reader/full/paulo-a-ferreira-poesia-oriental-no-plano-espiritual 4/29

  ÍNDICE 

Prisma .................................................................... 5Pai Nosso ............................................................... 6Ilusões ................................................................... 7Trindade ............................................................... 8Poesia .................................................................... 9

O Amor É Eterno .................................................. 10Confissões ............................................................ 11Mal e Bem ............................................................ 12Guerra ................................................................... 13Paz ........................................................................ 14Dualidade ............................................................. 15Céu e Inferno ........................................................ 16Pêndulo ................................................................. 17Silêncio ................................................................. 18

Arte de Viver ........................................................ 19Transformação ...................................................... 20Unidade ................................................................. 21Água Pura ............................................................. 22Oração ................................................................... 23Mediunidade .......................................................... 24Harmonia .............................................................. 25O Domínio da Vida ............................................... 26Falsa Sabedoria ...................................................... 27

Sabedoria ............................................................... 28

4

Page 5: Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

8/7/2019 Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

http://slidepdf.com/reader/full/paulo-a-ferreira-poesia-oriental-no-plano-espiritual 5/29

Page 6: Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

8/7/2019 Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

http://slidepdf.com/reader/full/paulo-a-ferreira-poesia-oriental-no-plano-espiritual 6/29

PAI NOSSO

Pai nosso que estais nos CéusSantificada seja a Vossa palavraVenha a nós o Vosso ReinoSeja feita a Vossa VontadeTanto no plano materialQuanto no plano espiritual

Iluminai-me a cada diaPara que eu possa viver Em Harmonia com todosE dai-me forças paraResistir às tentações

E livrar-me dos males

Assim Seja!

6

Page 7: Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

8/7/2019 Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

http://slidepdf.com/reader/full/paulo-a-ferreira-poesia-oriental-no-plano-espiritual 7/29

ILUSÕES 

Um raio de luz é formado de vibrações.Decomposto num prisma em várias coresTeremos ainda vibrações apenas.Vibrações empacotadas formam a matériaE tudo que vemos ou ouvimos são ilusõesDe nossos sentidos, interpretadas pela mente.

Imersos neste mar de ilusões crescemosE formamos outras ilusões, nossos ideaisMaterialistas, nossos desejos, nossos egos.Depois cansados, angustiados, infelizes,Nos perguntamos, onde Jesus? Onde o erro?Quando abandonamos o Vosso caminho?

Desiludidos, silenciamos.Se a verdadeira vida é a espiritual,Se reencarnamos para expiar nossas faltas,Tudo se encaixa na sabedoria da Justiça Divina.Apenas outra ilusão, outro ideal? Não,A Doutrina Espírita é uma fé raciocinada.

7

Page 8: Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

8/7/2019 Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

http://slidepdf.com/reader/full/paulo-a-ferreira-poesia-oriental-no-plano-espiritual 8/29

TRINDADE 

Temos um ego que nos falaDos prazeres e das vantagens,

Da dor e da autopromoção.Que nos impele na competição,Que nos impede de uma doação,Exibindo nossos supérfluos.

Temos uma Alma que murmuraLembranças doutras épocas,Doutras terras longínquas.Que nos fala de fé e caridade,De compartilhar e perdoar,De fraternidade e de paz.

E temos também um Espírito

Que é consciente doutros dois,E pelos dois se manifesta.Que aceitando a ambos, os vêComo dois lados opostosDuma única realidade.

8

Page 9: Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

8/7/2019 Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

http://slidepdf.com/reader/full/paulo-a-ferreira-poesia-oriental-no-plano-espiritual 9/29

POESIA

Um poeta pode se tornar espíritaSe já se desiludiu da realidade material.Se esta ilusão persiste, sem nenhuma saída,Sua poesia pode se tornar dolorosa, triste,

Transmitindo este estado de ânimo ao leitor,Sem contribuir com nada em benefício de alguém.

Um espírita pode se tornar poeta, porémPossui outros meios para extravasar seu estado d’alma,Seja no serviço do dia a dia, seja no aqui e agora.

Se faz uso da poesia, apenas pretende nos transmitir,Por mais um outro veículo, a verdade por Jesus reveladaE interpretada pelo Consolador, para nossa compreensão.

Poesia para ser poesia, não poesia à toa, poesia boaHá que ser positiva, criativa, construtiva,

Há que ser instrutiva, leve, reanimadora.Em lugar de rebaixar, deve elevar, inspirar E, antes que tudo, há de provir de sábia musa,Instruída, iluminada, por um poder superior.

9

Page 10: Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

8/7/2019 Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

http://slidepdf.com/reader/full/paulo-a-ferreira-poesia-oriental-no-plano-espiritual 10/29

O AMOR É ETERNO

Livre do consumismo e do exibicionismo,Projeções do ego em busca de auto-afirmação,

Ideais de uma sociedade materialista,Onde o barulho é arma para chamar atençãoE todo o resto, ruído dos sentidos, paraDistraí-lo daquilo que realmente existe.

Livre da competição para ser o primeiro

E o melhor. Livre da ambição e da avareza.Livre dos desejos cegos e egocêntricos,Livre das dúvidas e dos temores da morte,Do amanhã e das perdas que meu ego possa ter,Nascidos de estados de depressão doentios.

Vivo hoje uma vida verdadeira, sem grilhões,Desejando apenas compreender um pouco maisO aqui e o agora e transmiti-lo aos demais.Finalmente o silêncio da mente e, do interior,Um sussurro baixinho conta um precioso segredo:Que a única solução para a vida é o Amor.

10

Page 11: Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

8/7/2019 Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

http://slidepdf.com/reader/full/paulo-a-ferreira-poesia-oriental-no-plano-espiritual 11/29

CONFISSÕES 

Em compreensão evolua,A ti mesmo conhecendo.À consciência trazendoO que por dentro há de males,Suas causas entendendo,Para a necessária Reforma.

Porém saber é preciso

Como depois proceder:Com eles ativos convivendo,Mantidos na consciência,Uma intensa luta haveráA mais difícil de lutar.

Daí nos templos as confissões,Daí na psiquiatria as análises,

Daí as depressivas poesias,Permitindo a liberação.Entre casais não é bom, poisApenas dobrada é a carga.

Há ainda o Espiritismo, ondeOramos em busca de ajudaPara nos harmonizarmos.Nossas forças recuperando,Em compreensão crescemos,A Íntima Reforma obtendo.

11

Page 12: Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

8/7/2019 Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

http://slidepdf.com/reader/full/paulo-a-ferreira-poesia-oriental-no-plano-espiritual 12/29

Page 13: Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

8/7/2019 Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

http://slidepdf.com/reader/full/paulo-a-ferreira-poesia-oriental-no-plano-espiritual 13/29

GUERRA

Todos falam e desejam a PazMas o mundo permanece em guerra.Será que só falam de paz porqueTêm medo de lutar e morrer?Será que só vão à guerra porqueTêm medo de morrer pela Paz?

Em toda a vida existe luta.Os glóbulos são um exércitoQue massacram os invasores.O dia a dia é uma luta eterna,Onde as espécies se devoram.Como negar a natureza?

O homem é o único que raciocina, porémSua inteligência que deveria detê-loÉ usada para convencê-lo a lutar Pela ânsia de uns poucos por maior poder.E os maus lutam com ódio e crueldadeFazendo o que os de cima não têm coragem.

Mas, forçado à guerra, não deve o covardeFicar se valendo de ideais superiores,Pois ninguém é melhor do que ninguém.Lute com heroísmo, sem atrocidades,Pois mesmo ganhando, ainda saímos perdedores...Depois poderemos de novo continuar em Paz.

13

Page 14: Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

8/7/2019 Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

http://slidepdf.com/reader/full/paulo-a-ferreira-poesia-oriental-no-plano-espiritual 14/29

PAZ 

Paz e guerra são opostos,Não pode existir um sem o outro.Na Paz, devemos evitar a guerra,Na guerra, devemos procurar a Paz.Feliz do povo que viveNum período de Paz duradoura.

Aos governantes cabeManter o equilíbrio.É uma arte a Paz,Sempre há meios de pressionar.Com paciência e persistênciaSe ganham grandes contendas.

Sua paz e a dos que o cercam

É a mais importante.Torne-se a paz, pela compreensão,Com uma nova atitudeEm relação à vida,Despreocupada e feliz.

Só a Paz Interior é possívelE a luta para mantê-laÉ a mais difícil de todas.É uma luta contra nós mesmosDa qual há muitos vencidos,E muito poucos vencedores.

14

Page 15: Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

8/7/2019 Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

http://slidepdf.com/reader/full/paulo-a-ferreira-poesia-oriental-no-plano-espiritual 15/29

Page 16: Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

8/7/2019 Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

http://slidepdf.com/reader/full/paulo-a-ferreira-poesia-oriental-no-plano-espiritual 16/29

CÉU E INFERNO

Aonde o céu e o infernoSenão dentro de nós mesmos?Seja onde for que estivermos,Mesmo após a nossa morte,O Céu e o inferno dependemDo nosso estado de alma.

Inferno é o medo, o ódio,São as nossas frustrações,A dúvida, o desespero,O passado e o futuro.A dor de não mais podermosRepararmos agora um erro.

Céu é a vida, o amor,A confiança, a sabedoria,E a alegria de viver.É a dádiva, a contemplaçãoDo momento presenteEm harmonia interior.

Na alternância destes estadosNossa condição humanaVivemos, evoluindoNa compreensão e domínioDo tempo que permanecemosDe um ou de outro lado.

16

Page 17: Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

8/7/2019 Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

http://slidepdf.com/reader/full/paulo-a-ferreira-poesia-oriental-no-plano-espiritual 17/29

PÊNDULO

Da dualidade da vida o pêndulo é uma analogia.Entre dois extremos oscila e em cada um,Por breves instantes pára, e para o outroDepois oscila, percorrendo grande amplitude.São assim os jovens, que na arte de viver iniciam;

Um dos extremos vislumbrando,Com todas as forças se atiram para atingi-loMas logo a vida, com força, os impele de voltaSem que saibam explicar como isto aconteceu.Diminua do pêndulo o comprimento e em sua oscilaçãoEm cada lado então menos tempo ficará.E pela freqüência, agora aumentada,Mais vezes passará pelo equilíbrio e pelos opostos.Assim também, os que atingem o domínio da vida,

Fixam mais alto seu centro de oscilação.Aumentando sua freqüência de vibração,Acompanham a dinâmica da vidaSem forçar ir mais longe do que ora devem,Ou mais tempo permanecer de um lado apenas.A cada dia, oscilam muitas vezes, rapidamente,Sem se deterem, por preferência, nesta ou naquela aparência.

17

Page 18: Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

8/7/2019 Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

http://slidepdf.com/reader/full/paulo-a-ferreira-poesia-oriental-no-plano-espiritual 18/29

SILÊNCIO

Da boite a música estridenteDo novo equipamento o som mais potente

Que mais poderosos aparentam fazer-vos;Da TV a propaganda maciçaDos supérfluos desta sociedade de consumo,São distrações apenas, que afastados vos mantémDo fundamental problema de vossas vidasQue é o contato convosco mesmos.Todos os vossos sentidos são bombardeadosIgualmente, até a saturação, todos os diasAté que adormeceis com a impressão incômoda

De vos terdes esquecido de algo importante.São os ruídos deste mundoQue mantêm vossas mentes entorpecidas.Quando vos cansardes disto tudo,Sentindo a ilusão desta forma de viver,A inutilidade deste caminho sem saída,É que começareis a pensar.E quando vos cansardes de pensar, então meditareisPois também os pensamentos são ruídos de vossas mentes.Só quando até os pensamentos silenciardesÉ que Deus poderá vos falar.E quando o fizer, falará tão baixinhoQue apenas no Silêncio Interior de vossas almas,Onde nada deste mundo consegue penetrar,É que conseguireis ouvi-Lo .

18

Page 19: Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

8/7/2019 Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

http://slidepdf.com/reader/full/paulo-a-ferreira-poesia-oriental-no-plano-espiritual 19/29

ARTE DE VIVER

A arte de viver é difícil de ser definida

Como também é difícil ensiná-la.Tem que ser aprendida por esforço próprio,Embora dela possamos falar indiretamente.Quem a atingiu, não se preocupaCom o que passou, nem com o que virá.Não se lembra dos seus errosComo também de seus sucessos.Não lhe importa a política e a economia mundiaisSe nada pode fazer por elas; e entende

Que tudo é como sempre foi e será.Vive o aqui e o agora que é onde pode atuar,Onde pode prestar um serviço, e ainda assimNão visa nenhuma recompensa no futuro.Atua de forma integral, presente, espontânea,Sem dramas e dúvidas, porque cumpreAquilo que lhe vem do interior; seguindo sua inspiração,Na certeza de estar fazendo o melhor que pode,De forma impessoal, sem propósitos egoístas.Compreende o ciclo das coisas e a Justiça Divina,E segue conforme seu ritmo, sem opor resistência,Sem julgar, como se fosse um observador De tudo, inclusive de si mesmo.Consegue assim a harmonia no viver.

19

Page 20: Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

8/7/2019 Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

http://slidepdf.com/reader/full/paulo-a-ferreira-poesia-oriental-no-plano-espiritual 20/29

TRANSFORMAÇÃO

A transformação é outro princípioAssociado ao da dualidade.Nos diz que os opostos se alternamCiclicamente, numa dança eterna,Onde nada é estático, nada permaneceMas tudo passa, se transforma.Na natureza, os ciclos dos dias e das noitesO ciclo da Lua, e o ciclo anual.Na matéria a transformação do campo,

Numa troca constante de partículas de energiaCom as suas freqüências associadas.Na vida o nascer, evoluir e morrer,A repetição eterna dos erros, ilusões,Desilusões, compreensão e iluminação.Parar para analisar um fato,Suas causas e conseqüências, é não entender Que aconteceu como parte de um todo,Também em permanente transformação.E que o importante não é o fato em si,Nem suas causas, nem o conhecimento dos opostosNem mesmo dos nomes que lhe dermos,Pois só o que existe é a mudança, a transformação.Tudo mais são ilusões, e aquilo que agora ocorreEstá deixando de existir e não voltará a se repetir.

20

Page 21: Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

8/7/2019 Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

http://slidepdf.com/reader/full/paulo-a-ferreira-poesia-oriental-no-plano-espiritual 21/29

UNIDADE 

A unidade gera sua própria dualidadeQue pela interação dos opostosProduz uma manifestação,Constituindo os três uma trindade.Do movimento assim gerado

Provém a gradação da multiplicidadeFicando estes princípios e leisOcultos para aqueles que caíramNas armadilhas das ilusões assim criadas.Podem no entanto estes princípiosSerem redescobertos em tudo que existeE através paciente observação,Reencontrar-se a unidade na multiplicidadeCumprindo-se aquela mesma leiDe movimento e transformação.

21

Page 22: Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

8/7/2019 Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

http://slidepdf.com/reader/full/paulo-a-ferreira-poesia-oriental-no-plano-espiritual 22/29

ÁGUA PURA

Domingo de manhã, ainda cedoSubo as montanhas. Lá em cima

Na nascente, a corrente de água puraBrilha mais, sob os raios do Sol.

Sigo com os pés na água fria,Os reflexos na água me envolvem,Sinto saudades de terras distantes,Sinto nostalgia, quero voltar...

Todo rio nasce límpido,Mas nenhum chega ao seu destinoSem se contaminar no percurso.Minha Reforma Íntima deve ser iniciada.

Por isso todos se movem para o mar;Lá suas impurezas se diluirão,Lá serão destilados,Para novamente renascer.

22

Page 23: Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

8/7/2019 Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

http://slidepdf.com/reader/full/paulo-a-ferreira-poesia-oriental-no-plano-espiritual 23/29

ORAÇÃO

A verdadeira oração é feita em silêncio.É uma contemplação da vastidão do universo,Da infinidade de galáxias, sóis e mundos,A compreensão da nossa pequenez,De não passarmos de grãos de poeira num oceano de areia.Quando oramos não devemos pedir Mas agradecer por tudo que nos tem sido dado,Pelo ínfimo instante de tempo de nossa história,

Possível pela tranqüilidade local da galáxiaQue permitiu um delicado equilíbrio no planetaOnde a vida proliferou e se diversificou,Evoluindo para uma espécie auto conscienteCapaz de manifestar o plano espiritual. Mas...Não temos nome próprio, não somos proprietários,Não somos donos de nada nem mesmo de nossas vidas.A Humanidade é parte integrante do planeta,Não paga aluguel ao seu senhorioNem compra entrada para assistir a um por de Sol.E a breve existência de cada homem, de cada ser vivo,É uma oração silenciosa, a mais bela,Feita por Deus a si próprio.

23

Page 24: Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

8/7/2019 Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

http://slidepdf.com/reader/full/paulo-a-ferreira-poesia-oriental-no-plano-espiritual 24/29

MEDIUNIDADE 

Temos medo de atingir a mediunidade.Pensamos que ela implica em perdaDe nosso livre arbítrio, de nosso tempo,Em renúncia a todos os nossos bens,Em perda de nossa individualidade.Criamos assim uma lei inconscienteQue sempre nos desviará do caminhoQuando estivermos prestes a alcançá-la.Quando ela se manifesta, retomamos nossas vidas,

Sem ser preciso que alguém saiba que ocorreu.A diferença estará em nosso interior,Na confiança, na sabedoria e na pazQue parecerá aos demais felicidade.Todos temos mediunidade,Mas muitos interrompem sua evolução natural,Com receio do plano espiritual,Dificultando a revelação de sua própria luz interior.

24

Page 25: Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

8/7/2019 Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

http://slidepdf.com/reader/full/paulo-a-ferreira-poesia-oriental-no-plano-espiritual 25/29

HARMONIA

Quem está desarmonizadoSó pensa em si mesmo,Só vê o mal em tudo,E os erros dos outros.Passa a vida se lastimando,Reclamando das injustiças,

Cobrando as obrigações alheias.Recriminando, envenenando.

Como é bela a vidaPara quem está em sintoniaCom o fluir e o refluir das coisas!Como é belo o presenteQuando se sabe apreciá-loE gozar a sua paz!

Como é bela a naturezaQuando se consegue senti-la,Permeando tudo em sua luz!Tudo que se julgava um malPassa a ser normal;É apenas a fase negativaDos ciclos em tudo, num todoQue vibra em constante harmonia!

25

Page 26: Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

8/7/2019 Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

http://slidepdf.com/reader/full/paulo-a-ferreira-poesia-oriental-no-plano-espiritual 26/29

DOMÍNIO DA VIDA

O Domínio da Viva é acordar junto com a aurora,Com uma saudação ao novo dia que nasce.É o despertar de nossa consciência no corpoPara a dádiva de mais um dia de vida.É enfrentar as dificuldades que virãoCom determinação e confiança,Sem se subjugar à lisonja e à adulaçãoAo ódio, às críticas e ao medo.

É controlar nossos atos e hábitosDe acordo com nossa compreensão.É deixar que nossa consciênciaNos diga o que está certo ou errado.É aceitar os fracassos e continuar lutando,É aceitar o sucesso e continuar no Caminho.É usar todos os poderes de sua mente,Sua vontade e seu livre arbítrio,Para manifestar a existência da Alma de Deus

Em todos os momentos e em toda parte.É ir deitar-se junto com a noite,Agradecido pela oportunidade do dia que passouCom o coração leve, cheio de esperançaDe que um outro dia logo nos será ofertado.

26

Page 27: Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

8/7/2019 Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

http://slidepdf.com/reader/full/paulo-a-ferreira-poesia-oriental-no-plano-espiritual 27/29

FALSA SABEDORIA

O ar da manhã, o Sol e a chuva,O entardecer, os sonhos à noite,As doenças e a dor,A perda de entes queridos e a própria morte

Existem para todos sem distinção.A dor é um alerta para as doençasCausadas por nossos abusos,A morte um nascimento para a almaE nosso planeta um raro jardimOnde nossa alma permanece por breves períodos.O orgulho, a ambição, a vaidadeO egoísmo e a falsa sabedoriaSão a causa de todos os nossos males

E conseqüência da pretensão humanaEm se acreditar tão sábia quanto Deus.Apenas o tolo confunde progresso com evoluçãoE se considera o causador das mudanças.Deus em seu imenso amor não escolhe a quem dar Mas de tudo dá em abundância.E tudo está em constante movimentoE já está feito e perfeito.

27

Page 28: Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

8/7/2019 Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

http://slidepdf.com/reader/full/paulo-a-ferreira-poesia-oriental-no-plano-espiritual 28/29

SABEDORIA

São poucas as pessoas com perspicácia e inteligênciaPara compreender os conceitos mais avançadosDa ciência e da religião.E destes, muitos se radicalizam em um extremoDesprezando totalmente a existência do outro.Os demais, a maioria, se limitam a imitar,Sem entender, o radicalismo e o ritualismo de um deles.E os menos evoluídos se encharfudam na mediocridade

Das fofocas e dos caçoetes sub-reptíciosPara não optar e assim, pensam, saírem ilesos.Mas quem atinge a sabedoria os compreende a todosE não tenta mudar nem a um nem ao outro.Apenas espera que a lei natural se realize,Enquanto cumpre sua missão de guardaE transmissão desses conhecimentosPara alguém mais além no futuro,Que saberá ler nas entrelinhas e compreender 

Que sempre estiveram à disposição de todos,Que já foram a outros revelados no passado,E que devem, também agora, permanecer sagrados.

28

Page 29: Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

8/7/2019 Paulo A. Ferreira - Poesia oriental no plano espiritual

http://slidepdf.com/reader/full/paulo-a-ferreira-poesia-oriental-no-plano-espiritual 29/29

29