2
MANFREDINI & SCHIANCHI Srl Via G.M. Dallari, 2 - 41049 Sassuolo (MO) - Italy - Tel. +39-0536-801207 Fax: +39-0536-807248 Web: http://www.manfredinieschianchi.com - Email: [email protected] 1/2 PLANTAS PARA A RECUPERAÇÃO DOS DESCARTES CERÂMICOS A recuperação dos rejeitos de cerâmica é um problema muito presente no setor e a solução mais adequada, considerando os altos custos de eliminação e o impacto ambiental resultante desta eliminação, é a possibilidade de reciclá-los no sistema produtivo através do emprego de uma tecnologia extremamente eficiente que tem como finalidade final algumas vantagens objetivas em termos econômicos (custo das matérias primas), tecnológicos (utilização do chamote na pasta sem prolongar os ciclos de moagem) e ambientais. A Manfredini & Schianchi desenvolveu vários tipos de plantas para a recuperação dos seguintes tipos de descartes cerâmicos: Descarte queimado prensado Descarte queimado extrudado Descarte cru prensado Descarte cru prensado e extrudado Descarte Queimado O descarte queimado, seja ele esmaltado ou não, pode ser reciclado no sistema produtivo existente mediante o uso de uma planta que tenha como máquinas principais o Carro Extrator com Biela Dupla e o Moinho de Martelos tipo PIG. O carro extrator, graças à sua forma especial, foi projetado especificamente para fazer a pré-britagem do descarte cerâmico com dimensões na entrada de até mesmo 300 mm, permitindo assim uma alimentação perfeita do moinho para a etapa seguinte de moagem. Por outro lado, o Moinho PIG, graças à sua grande eficiência (até 15 t/h < 1 mm), consegue reduzir os descartes cerâmicos em pó com uma curva granulométrica caracterizada por uma elevada percentagem de material ultrafino.

PLANTAS PARA A RECUPERAÇÃO DOS DESCARTES … · Se for necessário ter um controle de peneiramento rígido, recorre-se a uma etapa seguinte que realiza esta operação, seguida

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: PLANTAS PARA A RECUPERAÇÃO DOS DESCARTES … · Se for necessário ter um controle de peneiramento rígido, recorre-se a uma etapa seguinte que realiza esta operação, seguida

MANFREDINI & SCHIANCHI Srl Via G.M. Dallari, 2 - 41049 Sassuolo (MO) - Italy - Tel. +39-0536-801207 Fax: +39-0536-807248 Web: http://www.manfredinieschianchi.com - Email: [email protected] 1/2

PLANTAS PARA A RECUPERAÇÃO DOS DESCARTES CERÂMICOS

A recuperação dos rejeitos de cerâmica é um problema muito presente no setor e a solução mais adequada, considerando os altos custos de eliminação e o impacto ambiental resultante desta eliminação, é a possibilidade de reciclá-los no sistema produtivo através do emprego de uma tecnologia extremamente eficiente que tem como finalidade final algumas vantagens objetivas em termos econômicos (custo das matérias primas), tecnológicos (utilização do chamote na pasta sem prolongar os ciclos de moagem) e ambientais.

A Manfredini & Schianchi desenvolveu vários tipos de plantas para a recuperação dos seguintes tipos de descartes cerâmicos:

• Descarte queimado prensado

• Descarte queimado extrudado

• Descarte cru prensado

• Descarte cru prensado e extrudado

Descarte Queimado

O descarte queimado, seja ele esmaltado ou não, pode ser reciclado no sistema produtivo existente mediante o uso de uma planta que tenha como máquinas principais o Carro Extrator com Biela Dupla e o Moinho de Martelos tipo PIG.

O carro extrator, graças à sua forma especial, foi projetado especificamente para fazer a pré-britagem do descarte cerâmico com dimensões na entrada de até mesmo 300 mm, permitindo assim uma alimentação perfeita do moinho para a etapa seguinte de moagem.

Por outro lado, o Moinho PIG, graças à sua grande eficiência (até 15 t/h < 1 mm), consegue reduzir os descartes cerâmicos em pó com uma curva granulométrica caracterizada por uma elevada percentagem de material ultrafino.

Page 2: PLANTAS PARA A RECUPERAÇÃO DOS DESCARTES … · Se for necessário ter um controle de peneiramento rígido, recorre-se a uma etapa seguinte que realiza esta operação, seguida

MANFREDINI & SCHIANCHI Srl Via G.M. Dallari, 2 - 41049 Sassuolo (MO) - Italy - Tel. +39-0536-801207 Fax: +39-0536-807248 Web: http://www.manfredinieschianchi.com - Email: [email protected] 2/2

Esta solução permite poder utilizar o pó na saída diretamente nas etapas seguintes de moagem (tanto a seco, como a úmido).

Se for necessário ter um controle de peneiramento rígido, recorre-se a uma etapa seguinte que realiza esta operação, seguida por uma moagem secundária mediante o emprego de um Moinho PIG secundário de acabamento ou de um Moinho de Anéis Rotativos ARO.

As produtividades médias vão de um mínimo de 4 t/h a um máximo de 30 t/h (com a utilização de um moinho de acabamento), empregando diferentes tipos de descarte cerâmico (cerâmica vermelha, monoqueima, grés porcelanato e peças sanitárias) e com custos globais de manutenção e gestão nunca ultrapassando os 4 € por tonelada de produto.

Descarte cru prensado

A recuperação dos descartes crus prensados (esmaltados e não esmaltados) representa uma ótima solução para as fábricas que, por não disporem de uma planta própria de preparação das matérias primas, adquirem a pasta cerâmica de fornecedores externos.

Esta solução reduz em muito o custo de eliminação e de compra das matérias primas; além disso, contribui para reduzir o impacto ambiental causado pelo transporte dos descartes crus em caminhões.

A planta baseia-se principalmente na utilização de um Moinho de Martelos MSF1 provido de grade calibradora. Graças a um sistema de aspiração instalado depois do moinho e de um dispositivo de dosagem, é capaz de alimentar a esteira de transporte do material atomizado de maneira precisa, sem criar problemas na etapa seguinte de prensagem.

A produtividade média desta planta é de cerca de 500 kg/h, com custos de manutenção e gestão marginais.

Os dados fornecidos são indicativos e podem ser alterados sem aviso prévio