8
PRANAYAMA O PODER DA RESPIRAÇÃO

PRANAYAMA o Poder Da Respiracao

Embed Size (px)

Citation preview

PRANAYAMA

O PODER DA RESPIRAÇÃO

Delphos Ankh-AfMestre Guardião da Esmeralda

PRANAYAMA

O PODER DA RESPIRAÇÃO

Pranayama é uma palavra de origem sânscrita (prãNãyãma – PrãNã= Respiração, energia vital; -Yama=disciplina, controle), logo Pranayama é o controle do prana ou ainda o controle da respiração propriamente dito.

A prática Pranayama se originou da Raja-yoga, onde juntamente com mais sete outros estágios tem por objetivo primário o controle da vontade e esta agirá por sua vez controlando a mente e o corpo do praticante. Como consequência o praticante de Pranayama tem sua saúde física, mental e espiritual melhorada consideravelmente.

O PRANAEnergia vital que tudo permeia e penetra. É o elemento formador de

toda a vida e de toda a matéria. O Prana é o responsável pelas forças de atração e repulsão da matéria, quando o prana deixa o nosso corpo, por ocasião do ultimo alento, o corpo inicia a sua degradação molecular.

ASANASão Posturas utilizadas para as praticas de yoga. Sua função é manter a

coluna ereta, por onde percorre a energia.A postura adotada deve ser confortável e favorecer a pratica do

Pranayama. A postura mais indicada e utilizada tanto para a meditação como para os exercícios respiratórios é a postura de Lótus (Padmasana).

Posição de Lótus (Padmasana)

A TÉCNICA PRANAYAMAA técnica Pranayama consiste em controlarmos a respiração através da

inspiração, apneia e expiração em ritmos e posturas determinadas para fins específicos.

AS FASES DA RESPIRAÇÃOA respiração se faz segundo três fases:

Puraka – Inspiração

Kumbhaka – Retenção

Rechaka – Expiração

OS NADHISOs Nadhis são canais enérgicos existentes no trajeto da coluna

vertebral. Eles são imateriais e é por eles que o prana percorre.Ida Nadhi – Canal que vai do chakra básico até a narina esquerda.Pingala Nadhi - Canal que vais do chakra básico até a narina direita.Sushumma Nadhi – Canal que percorre o interior da coluna inicia no

chakra básico e vai até o chakra coronário.

ALGUNS PRANAYAMAS

I) RESPIRAÇÃO DIAFRAGMÁTICA OU ABDOMINALPrimeiramente vamos ativar o nosso diafragma. Neste momento não se

preocupe com a respiração e sim apenas com os movimentos mecânicos do abdome.

Sentado na posição de Lotus, inspire e projete o abdome para fora.Expire e contraia o abdome.Duração: Inicialmente por 3 minutos após vá aumentando até 15

minutos

Efeitos Terapêuticos: Fortalecimento da musculatura abdominal, melhora no trajeto do bolo fecal.

Respiração Diafragmática

II) SOPRO DE HÁEm pé, com as pernas afastadas, olhos fechados, execute uma

inspiração completa, levantando concomitantemente os braços esticados para a frente e continue elevando-os até o mais alto que puder.

Mantenha um kumbhaka de uns poucos segundos e, a seguir, ao mesmo tempo que energeticamente, abaixe o tronco e os braços relaxados, empurre bruscamente o ar pela boca, de forma a soltar uma quase explosiva sílaba HA (h aspirado, como termo inglês "home"), não pelo aparelho fonador, mas pela passagem forçada e súbita da corrente de ar.

Repetir a inspiração da mesma forma indicada, expirando em seguida lentamente pelo nariz.

Duração: Inicialmente 1 minutoEfeitos Terapêuticos: Elimina as impurezas e o ar residual dos pulmões.É utilizada também como preparação para outros pranayamas.

Sopro de Ha

III) KUMBHAKAEm posição de Lotus, olhos fechados, inspire suavemente pelo nariz,

procure encher o máximo que puder os pulmões de ar enquanto conta mentalmente até 4. Prenda a respiração por 4 segundos, expire durante 4 segundos enquanto esvazia o máximo que puder os pulmões e prenda a respiração por 4 segundos.

Efeitos terapêuticos: Equilíbrio do ritmo cardíaco, tranquilização do sistema nervoso, harmonização consigo mesmo e com o universo.

IV) NADHI SHODHANABloquear a narina direita com o polegar da mão direita, inspirar pela

narina esquerda.Bloquear as duas narinas e reter o ar nos pulmões.Abrir a narina direita e obstruir a esquerda com o dedo anelar e expirar.Inspire pela narina direita, obstrua as duas, e expire pela esquerda.

Sempre alternando as narinas.Duração: comece por 3 minutos por dia e aumenta até chegar a 15 ou

20.Efeitos Terapêuticos: Equilibrar energias sutis e purificar os nadhis.Quando estivermos agitados ela nos tornará mais calmos, mais

centrados e equilibrados, quando letárgicos ela nos tornará mais dinâmicos.

Posições dos Dedos

V) UJJAYIInspire lentamente pelas duas narinas de maneira suave e uniforme,

prenda a respiração, e expire por ambas as narinas contraindo levemente a glote e fazendo com que o ar flua com certa pressão.

Essa contração deve produzir um som suave e contínuo, baixo e uniforme como um sussurro. Sinta o ar como se estivesse entrando diretamente pela garganta. Acrescente o ritmo da sua preferência e faça vários ciclos, evitando sempre produzir uma fricção excessiva nas vias respiratórias.

Efeitos Terapêuticos: Aumenta a temperatura e o calor corporal, normaliza o funcionamento da glândula tireoide e do sistema endócrino, protege contra doenças, estimula as funções intelectuais, induza ao estado meditativo e ao relaxamento completo do organismo.

A Fraternidade Lux et Frati conta com mais de 20 técnicas diferentes de pranayama, onde são desenvolvidas no grau de zelator.

NAMASTÊ

Delphos Ankh-AfMestre Guardião da Esmeralda da F.:L.:F.:Estudante dos Mistérios da Astrum Argentum