3
Instituto Federal Goiano – Campus Iporá PREPARAÇÃO DO HIDRÓXIDO DE FERRO (III) Uashington José Ferreira* 1 (IC); Rita Ferreira Duarte 1 (IC); Luila Paula Faria Neres 1 (IC); Ramon Miranda da Silva 1 (IC). [email protected] 1 Instituto Federal Goiano – Campus Iporá Palavras Chave: Sulfato, Ferro, NaOH, Precipitado. 6º período Licenciatura em Química-2013.

PREPARAÇÃO DO HIDRÓXIDO DE FERRO III

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: PREPARAÇÃO DO HIDRÓXIDO DE FERRO III

Instituto Federal Goiano – Campus Iporá

PREPARAÇÃO DO HIDRÓXIDO DE FERRO (III)

Uashington José Ferreira*1(IC); Rita Ferreira Duarte1(IC); Luila Paula Faria Neres1(IC); Ramon Miranda da Silva1(IC).

[email protected]

1Instituto Federal Goiano – Campus Iporá

Palavras Chave: Sulfato, Ferro, NaOH, Precipitado.

6º período Licenciatura em Química-2013.

Page 2: PREPARAÇÃO DO HIDRÓXIDO DE FERRO III

Instituto Federal Goiano – Campus Iporá

Introdução

O ferro é o quarto elemento mais abundante na crosta terrestre, tendo um papel fundamenta na vida animal e vegetal, sendo o metal mais utilizado pela humanidade, sendo o Brasil um dos maiores produtores mundiais de minérios de ferro, o ferro metálico é produzido em alto-forno pela redução principalmente do oxido de ferro pelo coque. 2

Entre as principais aplicações do ferro é na produção de aço, utilizado na produção de automóveis, eletrodoméstico, chapa de ferro zincado, montagem de concreta armado entre outros inúmeros usos. Sendo metal barato e bastante resistente maleável e dúctil dependendo da composição do aço produzido. 1

Acima temos a equação de precipitação do hidróxido de ferro (III) de uma solução contendo íons ferro (III), esta solução foi preparada utilizando o cloreto de ferro (III) e lentamente foi sendo adicionado o hidróxido de sódio.

Resultados e Discussão

Foram preparadas duas soluções de FeCl3 e NaOH a 0,5 mol/L, lentamente foi sendo adicionado o hidróxido de sódio a solução de cloreto de ferro(III), imediatamente foi formado um precipitado, deixando em repouso durante uns vinte minutos, obtivemos a completa separação do hidróxido de ferro (III) da solução, foi monta um sistema de filtragem a vácuo, e o precipitado foi coletado em um papel de filtro e deixado secar em um armário.

No procedimento original seria feita a calcinação e posterior analise de infravermelho para determinação do conteúdo de ferro presente no hidróxido formado, porem devido a falta de equipamentos em nosso campus não foi possível a realização destes procedimentos, encerrando o experimento apenas com a precipitação e filtragem de nosso precipitado, a seguir temos as fotos tiradas durante a pratica experimental:

Figura 1. FeCl3 e NaOH

Figura 2. Hidróxido de ferro (III) precipitado.

Figura 3. Hidróxido de ferro (III) seco.

Na figura 1 temos a esquerda a solução de cloreto de ferro (III) e a direita o hidróxido de sódio, ser adicionado hidróxido de sódio, foi formado um precipitado marrom que aos poucos foi se separando da solução e assentando no funcho do béquer, como podemos ver na figura 2, podemos ver o hidróxido de ferro (III) já seco podemos ver na figura 3.

Conclusões

Foi possível a síntese do hidróxido de ferro (III), com a utilização de íons de ferro (III) e hidróxido de

6º período Licenciatura em Química-2013. 2

Page 3: PREPARAÇÃO DO HIDRÓXIDO DE FERRO III

Instituto Federal Goiano – Campus Iporá

sódio, sendo prontamente separado da solução, sendo filtrado e coletado em papel de filtro. Não foi possível determinar a pureza do hidróxido sintetizado pela falta de equipamentos.

Bibliografia SHRIVER, D. F. et al. Química Inorgânica. Tradução de Roberto de Barros Faria. 4ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.

2 LEE, J. D. Química Inorgânica não tão Concisa. Tradução de Henrique E. Toma; Koiti Araki e Reginaldo C. Rocha. 5º ed. São Paulo: Edgard Blucher, 1999.

6º período Licenciatura em Química-2013. 3