32
PÁGINA | 1

PREZADO CANDIDATO - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular2/edital/sleopoldo_odon_2010.pdf · nos empenhamos em formar 32 alunos em nosso curso de graduação, pois, sabedores

  • Upload
    others

  • View
    2

  • Download
    0

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: PREZADO CANDIDATO - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular2/edital/sleopoldo_odon_2010.pdf · nos empenhamos em formar 32 alunos em nosso curso de graduação, pois, sabedores

PÁG

INA

| 1

Page 2: PREZADO CANDIDATO - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular2/edital/sleopoldo_odon_2010.pdf · nos empenhamos em formar 32 alunos em nosso curso de graduação, pois, sabedores

PÁG

INA

| 2

EXPEDIENTE

São Leopoldo MandicFaculdade de Odontologia

Diretor GeralProf. Dr. José Luiz Cintra Junqueira

Diretor da Faculdade de OdontologiaProf. Dr. Thomaz Wassall

Coordenadora do curso de GraduaçãoProfª. Drª. Flávia Martão Flório

Coordenador Executivo do VestibularProf. Dr. Valdir Quintana Gomes Jr.

Coordenadora de Comunicação SocialTatiana Sabadini Rezende

Rua José Rocha Junqueira, 13(esquina com a Rua da Abolição)

Ponte Preta – Campinas/SP - CEP: 13045-755Tel.: (19) 3211-3650Fax.: (19) 3211-3624

[email protected]

Editoração:JOTA Propaganda

Tel: (19) [email protected]

www.jotapropaganda.com.br

Page 3: PREZADO CANDIDATO - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular2/edital/sleopoldo_odon_2010.pdf · nos empenhamos em formar 32 alunos em nosso curso de graduação, pois, sabedores

PÁG

INA

| 3

Após anos de trabalho sério no campo acadêmico e mui-ta dedicação em realizar pesquisas que visassem não só o desenvolvimento da Odontologia, mas, principalmen-te, a aplicação social desses estudos, os últimos meses podem ser resumidos como um período de muitas con-quistas para toda a comunidade São Leopoldo Mandic.

Isso porque, além da nossa instituição de ensino ter sido apontada pelo Ministério da Educação como a melhor instituição da área da saúde do País, a melhor institui-ção de ensino superior do Estado de São Paulo e a se-gunda melhor instituição de ensino superior do Brasil na última lista do Índice Geral de Cursos (IGC), publicada em setembro de 2008, fomos congratulados com a nota máxima na avaliação institucional realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Tei-xeira (INEP/MEC), em junho deste ano.

Queremos, mais do que nunca, dividir todos os bene-fícios e vantagens dessas conquistas com você, futuro cirurgião-dentista e, quem sabe, futuro aluno da São Leopoldo Mandic.

É com enorme satisfação que todos os anos recebemos e nos empenhamos em formar 32 alunos em nosso curso de graduação, pois, sabedores da moderna infra-estru-tura que possuímos e de todo suporte que oferecemos, estes estudantes sentem-se orgulhosos ao serem intro-duzidos no mercado de trabalho, muito bem qualifica-dos e prontos para atuarem com o que há de mais mo-derno na área da Odontologia.

E é neste clima de boas-vindas que este Manual do Can-didato traz informações importantes sobre a Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic, entre elas orien-tações sobre a unidade, a vida acadêmica, a nobre car-reira que você terá pela frente e as disciplinas que farão parte da prova do nosso Vestibular 2010.

Esperamos, de coração, recebê-lo como nosso futuro aluno.

José Luiz Cintra JunqueiraPresidente do Conselho Superior

PREZADO CANDIDATO

Page 4: PREZADO CANDIDATO - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular2/edital/sleopoldo_odon_2010.pdf · nos empenhamos em formar 32 alunos em nosso curso de graduação, pois, sabedores

PÁG

INA

| 4

Page 5: PREZADO CANDIDATO - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular2/edital/sleopoldo_odon_2010.pdf · nos empenhamos em formar 32 alunos em nosso curso de graduação, pois, sabedores

PÁG

INA

| 5

AVALIAÇÃO DO MEC

Como forma de apresentar a excelência atingida pela instituição, basta citar a última avaliação de re-credenciamento do Ministério da Educação (MEC), ocorrida no período de 21 a 25 de junho de 2009. Nesta, uma comissão avaliadora analisou alguns quesitos, como a qualificação do corpo docente, a infra-estrutura física, a responsabilidade social da instituição, entre outros.

Após realizar todas as ações preliminares de avalia-ção, fazer as ponderações sobre cada uma das 10 dimensões e considerar os referenciais de qualidade dispostos na legislação vigente, a comissão conce-deu à São Leopoldo Mandic a nota máxima 5. “A Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic apresenta um perfil de excelente qualidade”, con-cluíram as avaliadoras no relatório final.

A Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic, autorizada pela Portaria Ministerial nº 3112, publica-da no Diário Oficial da União no dia 04 de novem-bro de 2003, com sede na cidade de Campinas-SP, é uma instituição particular de Ensino Superior.

Com o objetivo de oferecer educação global ao aluno, com observância, preservação e difusão dos valores éticos, culturais e sociais aliados às novas conquistas científicas e tecnológicas da sociedade, a instituição direciona seus esforços para a forma-ção de profissionais de nível superior, com prioridade para a construção do conhecimento, o estímulo à pesquisa e aos programas de extensão direcionados à prestação de serviços à comunidade.

A matriz curricular de seu curso de graduação har-moniza disciplinas de caráter técnico com outras que contribuem para a formação integral da cidadania do aluno, tornando-o um dos mais completos cursos de Odontologia de todo o país, sendo avaliado com notas máximas pelos órgãos regulamentadores.

A Faculdade de OdontologiaSÃO LEOPOLDO MANDIC

Page 6: PREZADO CANDIDATO - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular2/edital/sleopoldo_odon_2010.pdf · nos empenhamos em formar 32 alunos em nosso curso de graduação, pois, sabedores

PÁG

INA

| 6

Page 7: PREZADO CANDIDATO - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular2/edital/sleopoldo_odon_2010.pdf · nos empenhamos em formar 32 alunos em nosso curso de graduação, pois, sabedores

PÁG

INA

| 7

O CURSO DE GRADUAÇÃOApós uma longa experiência e tradição no ensino de Pós-Graduação, o passo seguinte foi dedicar-se à formação de profissionais preparados para o merca-do de trabalho, com perfil coerente à realidade so-cial e com profundo conhecimento das tecnologias do futuro. Foi com este anseio que a Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic deu início, em 2003, ao curso de Graduação em Odontologia.

Características como uma matriz curricular diferen-ciada, a estreita relação mantida com o ensino e a pesquisa, a estrutura dotada de modernos recursos que atendam as demandas de estudos em todas as áreas da Odontologia, além da qualificação dos professores, podem ser citadas como os principais ícones da excelência sempre buscada pela São Leo-poldo Mandic.

Conselho Federal de Odontologia. Um ano depois, em 1998, foi a vez do Mestrado Profissionalizante ganhar espaço, servindo, então, de marco para o iní-cio do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da instituição.

Com base no sucesso do Mestrado Profissionalizan-te, não tardou para a São Leopoldo Mandic con-quistar o direito de oferecer o Mestrado Acadêmico, em 2003, para, já em 2004, também contar com o programa de Doutorado reconhecido pela CAPES (Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) logo no ano seguinte.

E mais: devido a excelência do seu corpo docente e às instalações físicas de última geração, não tar-dou para começar a atrair alunos oriundos de todos os Estados brasileiros – e, até mesmo, do exterior –, consolidando-se como um dos Programas de Mes-trado e Doutorado brasileiros a apresentarem notas mais altas em avaliações da CAPES.

Ao contrário das demais instituições de ensino su-perior de todo o Brasil, que iniciaram suas ativida-des com cursos de Graduação para, só depois, im-plantarem cursos de Pós-Graduação, a Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic começou a traçar sua trajetória de sucesso de forma inversa a estas, tendo como base, a Pesquisa.

Inspirada em um grupo de Cirurgiões-Dentistas que se reuniam para estudar e discutir casos clínicos, no ano de 1978, o Centro de Estudos São Leopoldo Mandic foi fundado com a finalidade de ampliar os conhecimentos no campo da Odontologia, ou seja, ministrar cursos e promover pesquisas e eventos científicos que fomentassem o ensino, a pesquisa e a prestação de serviços comunitários.

Em 1997, já consolidada, a instituição passou a ser denominada Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic e a investir na oferta de cursos de Aperfeiçoamento e Especialização em todas as áreas de conhecimento, devidamente reconhecidos pelo

UMA HISTÓRIA DE SUCESSOBusca por uma educação de excelência e pautada em valores éticos faz da São Leopoldo Mandic uma referência em sua área de ensino.

Page 8: PREZADO CANDIDATO - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular2/edital/sleopoldo_odon_2010.pdf · nos empenhamos em formar 32 alunos em nosso curso de graduação, pois, sabedores

PÁG

INA

| 8

CADA ALUNO CONTA COM UM COMPUTADOR PORTÁTIL (LAPTOP)Ao utilizarem os computadores portáteis durante as aulas, os alunos conseguem visualizar fotos e vídeos durante as explicações dos professores, bem como realizar pesquisas na internet e armazenar todo esse conteúdo em seus arquivos para estudarem poste-riormente em suas residências.

PROFESSORES COM TÍTULO DE DOUTORES E PÓS-DOUTORESVisando a mais alta qualificação e ética profissional, os alunos do curso de graduação aprendem com professores que também ministram aulas nos cur-sos de pós-graduação da instituição e, assim, são constantemente envolvidos em projetos de pesquisa e recebem um ensino baseado em tecnologias mo-dernas.

Assim, alinhada às diretrizes curriculares nacionais e com o diferencial de ter uma proposta fundamenta-da em investimentos contínuos na capacitação, não é em vão que o curso de graduação da Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic é considerado como um dos mais inovadores e completos na área da Odontologia em todo o Brasil.

Confira os detalhes que diferenciam a São Leopoldo Mandic de todas as faculdades da mesma área de ensino e, saiba quais são as vantagens em ser um de seus alunos:

TURMA COM SOMENTE 32 ALUNOS EM SALA DE AULA E CLÍNICAA Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic seleciona, anualmente, somente 32 alunos para o seu curso de graduação. Um número restrito de es-tudantes que permite o oferecimento de um ensino de excelência e qualidade.

Ciente de que um bom profissional deve ser conscien-te de seu papel social, a Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic vem investindo cada vez mais na formação de cirurgiões-dentistas preparados para atuar com excelência no mercado e na sociedade. Para tanto, a instituição aposta em uma metodolo-gia de ensino que seja capaz não apenas de antecipar tendências, mas, também, de formar profissionais fa-miliarizados com as mais diversas tecnologias e aptos para atuarem em consonância com os aspectos so-ciais e culturais da população brasileira.

Esse compromisso é exercitado por meio de ativida-des teóricas e práticas voltadas aos diversos níveis de atenção e sempre orientadas pela filosofia de Promoção de Saúde. São desenvolvidas tanto dentro da instituição, quanto fora, em atividades “extramu-ros”, desenvolvidas em decorrência da celebração de convênios com prefeituras municipais, escolas da rede pública e outras instituições da região.

EDUCAÇÃO CONECTADA COM A VISÃO DE FUTUROCurrículo diferenciado e que prima pela formação de profissionais e cidadãos apontam o curso de Graduação da São Leopoldo Mandic como um dos melhores do país.

Page 9: PREZADO CANDIDATO - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular2/edital/sleopoldo_odon_2010.pdf · nos empenhamos em formar 32 alunos em nosso curso de graduação, pois, sabedores

PÁG

INA

| 9

ATIVIDADES “EXTRAMUROS”Os alunos da Faculdade de Odontologia São Leopol-do Mandic constantemente realizam atividades fora do campus da instituição, de cunho social, que per-mitem um contato com populações com diferentes perfis. Essas atividades são desenvolvidas em escolas e instituições de Campinas e municípios vizinhos, em cumprimento ao conteúdo programático das Disci-plinas “Ciências Sociais”, “Odontologia Comunitá-ria e “Estágio Supervisionado”. Experiências que os alunos guardam para a vida toda e que se tornam alicerces para as suas vivências pessoais e profissio-nais.

AULAS DE INGLÊS, PORTUGUÊS REDACIONAL E INFORMÁTICASão poucos os estudantes que estudam em período integral que conseguem fazer, aos finais de semana, um curso de Inglês. Na São Leopoldo Mandic os alu-nos têm a língua inglesa como disciplina obrigatória em sua matriz curricular, durante os quatro anos do curso, visto que o conhecimento desta língua é um requisito essencial para os profissionais de todas as áreas. Esse conhecimento, aliado aqueles adquiridos nas aulas de Português Redacional e Informática, contribuem para que os estudantes estejam prepara-dos para ler artigos internacionais e, ainda, tornem-se aptos a apresentar seus trabalhos em eventos no exterior. As aulas de Inglês são divididas em três turmas: básico, intermediário e avançado, de forma que o aluno seja estimulado em toda a sua poten-cialidade.

EDUCAÇÃO CONECTADA COM A VISÃO DE FUTURO

Page 10: PREZADO CANDIDATO - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular2/edital/sleopoldo_odon_2010.pdf · nos empenhamos em formar 32 alunos em nosso curso de graduação, pois, sabedores

PÁG

INA

| 1

0

Page 11: PREZADO CANDIDATO - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular2/edital/sleopoldo_odon_2010.pdf · nos empenhamos em formar 32 alunos em nosso curso de graduação, pois, sabedores

PÁG

INA

| 1

1

Como complemento do currículo escolar e visando permitir um contato estreito dos estudantes com a realidade da região e o desenvolvimento do exercí-cio da profissão dedicada à saúde, a São Leopoldo Mandic dedica-se a realizar cerca de 30 mil atendi-mentos/ano, incluindo procedimentos de atenção básica, secundária e terciária. Isso, de acordo com a necessidade de atendimento individual de cada pa-ciente e com as particularidades das disciplinas que compõem a matriz curricular do curso de Graduação ou de Pós-Graduação.

Reconhecida em todo o Brasil e no exterior pela me-todologia de ensino de excelência, a São Leopoldo Mandic foi classificada na última lista do Índice Geral de Cursos (IGC) – divulgada em setembro de 2008 pelo Ministério da Educação (MEC) – como a me-lhor instituição de ensino superior do País na Área da Saúde e, também, como a melhor faculdade do Estado de São Paulo.

Essas conquistas se explicam porque, além dos tra-balhos realizados no campo da pesquisa científica, a instituição apresenta uma estrutura modelo que abriga modernos recursos clínicos e laboratoriais que atendem as demandas de estudos em todas as áreas da Odontologia, de forma a contribuir para a com-pleta formação dos alunos.

ATENDIMENTO À COMUNIDADE

São Leopoldo Mandic constitui-se como importante vetor para a manutenção da saúde bucal da população de Campinas/SP e região.

Page 12: PREZADO CANDIDATO - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular2/edital/sleopoldo_odon_2010.pdf · nos empenhamos em formar 32 alunos em nosso curso de graduação, pois, sabedores

PÁG

INA

| 1

2

de periódicos, livros, jornais e revistas segmentadas na área da Odontologia, proporcionando, assim, uma pesquisa completa com dados seguros e atuais.Além dessa vantagem, a biblioteca São Leopoldo Mandic conta com arquivos (teses, artigos e outros documentos) em formato eletrônico que podem ser visualizados on-line, bem como computadores liga-dos a bancos de dados nacionais e internacionais.

CLÍNICA DE ENSINOOs alunos do curso de Graduação possuem uma clínica exclusiva e com estrutura completa para o atendimento de pacientes e aperfeiçoamento das técnicas odontológicas. Ao todo, são 33 equipos disponibilizados para que cada aluno atenda seus pacientes e realize, até o último ano do curso, os mais diversos tipos de tratamento. Moderna, a clíni-ca conta com escovódromo, salas de Raios-X, serviço de triagem, sala de espera e uma infraestrutura com-pleta de esterilização.

AMBULATÓRIO CIRÚRGICONo Centro Cirúrgico da São Leopoldo Mandic os alu-nos podem realizar diferentes cirurgias bucomaxilo-faciais, como a enxertia alveolar secundária e proce-dimentos de cirurgia oral menor. Pacientes especiais ou odontofóbicos, aqueles que possuem medo ou ansiedade para enfrentar uma cadeira de dentista, contam com o recurso da Analgesia Inalatória com Óxido Nitroso. Os seis equipamentos para esta finali-dade contribuem para tornar o paciente mais calmo e receptivo ao tratamento.

BIBLIOTECA NA ERA DIGITALCertificada com ISO 9001/2000, a biblioteca da São Leopoldo Mandic caracteriza-se como o principal agente de interação entre as atividades de ensino e pesquisa para os alunos dos cursos de Graduação e Pós-Graduação. Visando maior acesso às informa-ções, os estudantes podem consultar todo o acervo bibliográfico já produzido dentro da instituição, além

Uma estrutura totalmente voltada à Odontologia, capaz de proporcionar aos estudantes de Graduação um contato constante com as atividades técnicas e práticas que envolvem a profissão. Assim é a Facul-dade de Odontologia São Leopoldo Mandic: um es-paço privilegiado para a aprendizagem.

Estruturada com laboratórios de última geração, sa-las de aula modernas e clínicas para o ensino prático da profissão, frequentemente a instituição serve de palco para que seus estudantes adquiram experiên-cias enriquecedoras.

Com ampla visão de futuro e com a missão de ofere-cer um ensino de excelência na área odontológica, a instituição recebe alunos oriundos das mais diversas regiões do país.

Confira tudo o que esta renomada instituição de en-sino oferece a seus alunos:

ENSINO PRIVILEGIADOSalas de estudos modernas, clínicas e laboratórios com recursos avançados e uma área de 37 mil metros quadrados para o ensino exclusivo da Odontologia.

Page 13: PREZADO CANDIDATO - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular2/edital/sleopoldo_odon_2010.pdf · nos empenhamos em formar 32 alunos em nosso curso de graduação, pois, sabedores

PÁG

INA

| 1

3

médico politécnico, um aparelho Status-X, um apa-relho COMMCAT e dois tomógrafos. Os equipamen-tos estão distribuídos em 18 salas para a aplicação da Radiologia.

Estes recursos são utilizados nos atendimentos de rotina de pacientes e nas aulas práticas dos alunos de Graduação e Pós-Graduação, de forma a contri-buir para que o acadêmico obtenha conhecimento das novas tecnologias aplicadas à Radiologia e Ima-ginologia.

ESTACIONAMENTOPensando na melhor comodidade e segurança dos alunos, a instituição dispõe de duas áreas exclusivas para o estacionamento gratuito dos veículos de alu-nos, professores e funcionários. Juntos, esses espa-ços chegam a abrigar mais de 500 automóveis.

LIVRARIAO aluno da Graduação e Pós-Graduação pode con-ferir os lançamentos de livros da área odontológica ou solicitar a compra da publicação que desejar na livraria particular do campus.

SALAS DE AULAA unidade de Campinas/SP, da São Leopoldo Man-dic, oferece 36 salas de aula amplas, climatizadas e equipadas com multimídia, nas quais são realizadas aulas dos cursos de Graduação e Pós-Graduação.

RESTAURANTEOs alunos podem desfrutar de todos os serviços de um restaurante – café-da-manhã, lanche da tarde e almoço – sem precisar sair do prédio. No Restauran-te Leopoldo´s as refeições são balanceadas e super-visionadas por uma nutricionista, sendo adotado o sistema à la carte.

AGÊNCIA DE TURISMOPara melhor atender os alunos vindos de outras lo-calidades, a São Leopoldo Mandic disponibiliza uma agência de turismo. A RRCW Turismo possui con-vênio com hotéis de Campinas/SP, o que facilita as estadias dos estudantes e propicia a conveniência de se adquirir hospedagens com preços mais baixos em hotéis bem localizados e confortáveis.

CLÍNICA DE ENSINO DE IMAGINOLOGIA (CENTRO DE RADIOLOGIA)O Centro de Radiologia da São Leopoldo Mandic é um dos mais modernos do Brasil. Sua estrutura apresenta 12 aparelhos para radiografias periapicais, quatro aparelhos para panorâmicas, um aparelho

CLÍNICAS ODONTOLÓGICASA São Leopoldo Mandic conta com uma Clínica de Especialidades com 12 salas climatizadas que juntas somam 144 equipos. O atendimento nessas clínicas é realizado pelos alunos da Pós-Graduação. Distri-buídas em três andares, as clínicas dispõem de uma completa infraestrutura de trabalho, como:

- 12 Microscópios para análise;- 03 recepções para atendimento de pacientes;- Central de Esterilização compartimentada;- Guarda-volumes- Sala de Espera para pacientes climatizada, com se-nhas de espera, banheiros e televisão, localizada ao lado do prédio.

Essa completa estrutura possibilita realizar um aten-dimento de alto padrão à população de Campinas-SP e região, nas mais diversas especialidades, como: Implantodontia, tratamento das Disfunções Têmpo-romandibulares (DTM), Periodontia, Dentística, Orto-dontia, Prótese Dentária, entre outras.

LABORATÓRIOSPara propiciar aos alunos um estreito contato com a pesquisa, a São Leopoldo Mandic conta com 12 laboratórios dotados de recursos de última geração. Entre estes espaços, destacam-se o Laboratório de Simulação Odontológica, o de Biologia Molecular e o de Patologia. Alguns destes espaços são equipados com recursos provenientes de agências de fomento, como Fapesp e CNPq.

Page 14: PREZADO CANDIDATO - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular2/edital/sleopoldo_odon_2010.pdf · nos empenhamos em formar 32 alunos em nosso curso de graduação, pois, sabedores

PÁG

INA

| 1

4

Roberta Santos Souza Dias, presidente da Atlética e uma das organizadoras do “trote solidário” na facul-dade em 2009, acredita que ações como essa con-tribuem, e muito, para a formação de profissionais socialmente conscientes. “Os trotes solidários são, com certeza, muito melhores, principalmente para despertar o espírito de cidadania dos alunos. É fa-zendo trabalhos como esse que iremos nos formar profissionais com uma consciência que vai bem além do consultório”, explica a aluna do 3º período.

O “trote solidário” – que tem deixado os familia-res dos alunos bastante tranquilos – acontece desde 2006 na São Leopoldo Mandic, juntamente com as atividades assistenciais que já fazem parte da matriz curricular do curso.

É a Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic incentivando ações de responsabilidade social e ci-dadania entre seus alunos.

Cada vez mais distante do movimento tradicional, quando alunos veteranos das faculdades recepcio-navam os alunos ingressantes com brincadeiras sadias e pinturas coloridas com tinta guache pelo corpo, a maioria dos trotes visa, atualmente, ações constrangedoras e que resultam na arrecadação de dinheiro para festas de boas-vindas. Por isso, não é à toa que os cruzamentos em bairros de grande fluxo em diversas cidades têm sido alvos disputados pelos calouros de cursos universitários todo início de perí-odo letivo.

Mas, na São Leopoldo Mandic, ao contrário de mui-tas instituições brasileiras, os estudantes são esti-mulados a contribuir – através do “trote solidário” – com instituições assistenciais, onde atuarão como voluntários ao longo do curso, em cumprimento às disciplinas “Ciências Sociais” e “Odontologia Pre-ventiva”. Ou seja, por meio de atividades como a arrecadação de alimentos, roupas e produtos de hi-giene e limpeza, os calouros aprendem desde cedo a praticar a cidadania.

TROTE SOLIDÁRIOAções de cidadania são incentivadas pela faculdade e fazem parte da matriz curricular dos alunos do curso de Graduação desde 2006.

Em vez do velho trote, um exercício de

cidadania

Page 15: PREZADO CANDIDATO - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular2/edital/sleopoldo_odon_2010.pdf · nos empenhamos em formar 32 alunos em nosso curso de graduação, pois, sabedores

PÁG

INA

| 1

5

Ortopedia Funcional dos Maxilares Trata das ma-loclusões por meio de recursos terapêuticos que uti-lizem estímulos funcionais.

Patologia Bucal Realiza exames laboratoriais para identificar doenças da cavidade bucal.

Periodontia Realiza tratamento das doenças dos te-cidos de suporte dentário.

Prótese Dentária Reabilita as perdas dentárias dos indivíduos por meio de aparelhos protéticos. Denta-duras, por exemplo.

Radiologia e Imaginologia Coadjuvante no diag-nóstico das doenças da cavidade bucal por meio de exames de Raios-X, Ultrassonografia e Tomografias.

Saúde Coletiva Estuda os fenômenos que interfe-rem na saúde coletiva, por meio de análise, organi-zação, planejamento, execução e avaliação de siste-mas de saúde, dirigidos a grupos populacionais, com ênfase na promoção de saúde.

Implantodontia Instala próteses isoladas, parciais ou completas (dentaduras) nos maxilares por meio de implantes osseointegrados.

Odontogeriatria Estuda os fenômenos decorrentes do envelhecimento, que também têm repercussão na boca e suas estruturas associadas, bem como a promoção da saúde, o diagnóstico, a prevenção e o tratamento de enfermidades bucais e gerais do ido-so.

Odontologia Legal Realiza exame e perícia judicial, elabora atestados e laudos técnicos.

Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais Realiza o diagnóstico, a prevenção, o tra-tamento e o controle dos problemas de saúde bucal dos pacientes que apresentam uma complexidade no seu sistema biológico e/ou psicológico e/ou so-cial.

Odontopediatria Estabelece medidas preventivas e curativas em crianças.

Ortodontia Altera a oclusão e posição dos dentes com o uso de aparelhos ortodônticos.

Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Diag-nostica e trata, em conjunto com outras disciplinas médicas, os traumatismos, tumores e outras patolo-gias do complexo maxilomandibular.

Clínica-geral Procedimentos curativos em Odonto-logia.

Dentística Restabelece a forma, a função e a estéti-ca dos dentes. Realiza clareamentos e corrige a sua posição para melhorar a aparência.

Disfunção Têmporomandibular e Dor Orofacial Promove e devolve uma base de conhecimento cien-tífico para melhor compreensão no diagnóstico e no tratamento das dores e desordens do aparelho mastigatório, região orofacial e outras estruturas re-lacionadas.

Endodontia Trata das alterações na polpa e na raiz dos dentes, restabelecendo a sua saúde.

Estomatologia Faz o diagnóstico e trata as lesões e doenças da boca.

AFINAL, O QUE FAZ UM PROFISSIONAL DA ODONTOLOGIA?

Conheça as áreas da Odontologia em que um Cirurgião-Dentista pode atuar

Page 16: PREZADO CANDIDATO - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular2/edital/sleopoldo_odon_2010.pdf · nos empenhamos em formar 32 alunos em nosso curso de graduação, pois, sabedores

PÁG

INA

| 1

6

Page 17: PREZADO CANDIDATO - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular2/edital/sleopoldo_odon_2010.pdf · nos empenhamos em formar 32 alunos em nosso curso de graduação, pois, sabedores

PÁG

INA

| 1

7

É com enorme satisfação que disponibilizamos o Manual do Candidato do Vestibular 2010, da Faculdade de Odontologia São Leopoldo Man-dic.

O manual apresenta informações que permitem a orientação de seu ingresso na São Leopoldo Mandic, promovendo, desde já, uma melhor integração com o nosso futuro aluno.

É muito importante que você leia atentamente este manual, pois ele contém todas as informações, normas e mecanismos para a realização da prova e, também, as datas, os procedimentos e as exigências para a matrícula dos aprovados.

Ressaltamos que as inscrições podem ser feitas no endereço (http://vestibular.slmandic.edu.br) ou na Secretaria da Faculdade. Para realizá-la, você deverá preencher todos os seus dados, responder ao questionário de informações sócioeconômicas e realizar o pagamento da taxa de inscrição até o vencimento do boleto bancário.

Desejamos que você tenha êxito no Vestibular. Estaremos de braços abertos para recebê-lo ao início do ano letivo de 2010.

Prof. Dr. Thomaz WassallDiretor da Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic

PREZADO CANDIDATO

Page 18: PREZADO CANDIDATO - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular2/edital/sleopoldo_odon_2010.pdf · nos empenhamos em formar 32 alunos em nosso curso de graduação, pois, sabedores

PÁG

INA

| 1

8

CAPÍTULO IFACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDICEdital nº 01/09, publicado no D.O.U. de 06 de julho de 2009

Processo Seletivo - 2010

O Diretor da Faculdade de Odontologia São Leopol-do Mandic, com base na legislação pertinente, torna público o Edital com as Normas do Processo Seletivo 2010 e a abertura de inscrições para Candidatos ao Curso de Graduação em Odontologia:

Artigo 1º O Processo Seletivo 2010 terá por objeti-vo a seleção e classificação de candidatos à matrícula no primeiro período, no ano de 2010, do curso de Odontologia, e consistirá na avaliação de conheci-mentos (habilidades e competências) comuns às di-versas modalidades do Ensino Médio.

Artigo 2º O curso de Graduação em Odontologia ministrado pela Faculdade de Odontologia São Leo-poldo Mandic:I. foi autorizado nos termos da Portaria MEC nº 3.112, de 31 de outubro de 2003, publicada no DOU de 4 de novembro de 2003, e reconhecido pelo

NORMAS PARA O VESTIBULAR

AO CURSO DE GRADUAÇÃO EM

ODONTOLOGIA EM 2010

Page 19: PREZADO CANDIDATO - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular2/edital/sleopoldo_odon_2010.pdf · nos empenhamos em formar 32 alunos em nosso curso de graduação, pois, sabedores

PÁG

INA

| 1

9

Posteriormente: aqueles candidatos inscritos basea-dos na portabilidade do diploma de Ensino Superior.

Artigo 11 Para atender ao disposto na Lei 9.394/96 e na Portaria nº 2864/2005, a Instituição disponibi-lizará pela internet, no endereço http://vestibular.slmandic.edu.br/2010/condicoes-de-oferta-do-curso/, o catálogo das condições de oferta daquele curso supra referenciado.

Artigo 12 Qualquer recurso ou reclamação atinente ao Processo Seletivo somente será apreciado se in-terposto oficialmente, por escrito, e fundamentado perante a Coordenadoria de Ingresso Discente e até o dia subsequente à publicação dos resultados.

Artigo 13 Casos omissos serão resolvidos por aque-la Comissão e de sua decisão poderá caber recurso à Administração Superior, desde que por escrito e devidamente fundamentado.

Prof. Dr. Thomaz Wassall

não sendo autorizada sua realização em local, data ou horários diferentes.

Artigo 6º A admissão será feita mediante classifi-cação no processo seletivo de ingresso, com apro-veitamento de candidatos classificados em ordem decrescente de pontuação, até o limite das vagas.

Artigo 7º A Instituição reserva-se o direito de reali-zar quantas chamadas forem necessárias para preen-cher as vagas previstas neste edital.

Artigo 8º O resultado do processo seletivo terá va-lidade até se esgotar a lista dos candidatos inscritos ou ocorrer o comprometimento do período letivo.

Artigo 9º Para eventuais vagas remanescentes, a Instituição poderá realizar processo contínuo de cha-mada dos candidatos não convocados anteriormen-te, ficando sujeito aos calendários próprios.

Artigo 10º Persistindo a condição de vagas rema-nescentes, estas poderão ser preenchidas por can-didatos concluintes do ensino médio, a quem será conferida nova classificação baseada no desempe-nho obtido na participação no último ENEM ou em seu Histórico Escolar do Ensino Médio – aquele que mais beneficiar o interessado –, bem como aos por-tadores de diploma de curso superior a quem será conferida nova classificação baseada na análise de seu Histórico Escolar do Ensino Superior. A ordem de atendimento será:Primeiramente: aqueles candidatos inscritos basea-dos no Ensino Médio

MEC nos termos da Portaria SESu nº 498, publicada no DOU de 18 de agosto de 2006;II. disponibilizará 32 vagas em uma única turma de ingresso, em período integral, com duração de 8 se-mestres letivos; III. conferirá o grau de Bacharel em Odontologia após aprovação em todas as disciplinas e atividades acadêmicas, no tempo previsto.

Artigo 3º As inscrições poderão ser feitas:I. pelos interessados concluintes ou não do Ensino Médio, cuja conclusão é requisito para a efetivação da matrícula;II. pela internet, no endereço http://vestibular.slman-dic.edu.br ou no local de funcionamento do curso, sito à Rua Dr. José Rocha Junqueira, 13, Campinas-SP, junto à Secretaria da Faculdade, no período de 12 de agosto a 21 de outubro de 2009. Em qual-quer caso a inscrição será feita pela internet, com a emissão do respectivo boleto de pagamento para o devido recolhimento da taxa correspondente;III. a taxa de inscrição será de R$ 50,00 (cinquenta reais) e deverá ser paga exclusivamente no prazo das inscrições.

Artigo 4º No ato da inscrição o candidato poderá ter acesso ao Manual do Candidato ou consultá-lo no endereço http://vestibular.slmandic.edu.br/2010/manual-do-candidato/, com todas as informações necessárias para a participação no evento, normas de acesso e requisitos para a matrícula, no caso de aprovação e convocação.

Artigo 5º As provas serão realizadas no endereço mencionado, no dia 25 de outubro de 2009, às 14h,

Page 20: PREZADO CANDIDATO - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular2/edital/sleopoldo_odon_2010.pdf · nos empenhamos em formar 32 alunos em nosso curso de graduação, pois, sabedores

PÁG

INA

| 2

0

CAPÍTULO II CALENDÁRIO DO VESTIBULAR

DATA EVENTO HORA/LOCAL

12 Agosto a 21 Outubro 2009

24 Outubro 2009

28 Outubro 2009

Após o término da convoca-ção dos candidatos classifica-dos e não convocados

03 a 06 Novembro 2009

09 Novembro 2009

15 a 30 Janeiro 2010

25 Outubro 2009

Período das inscrições. Valor da inscrição, de R$ 50,00, a ser recolhido por boleto bancário

Se desejar realizar a inscrição diretamente na Secretaria da Faculdade

Divulgação da relação de candidatos por sala de exame

Divulgação da relação de aprovados e convocação dos classificados

Processo contínuo de convocação dos classificados inscritos e classificados nas vagas remanescentes.

Período de matrícula dos candidatos convocados.

Início das chamadas contínuas para matrícula às vagas remanescentes, dos candidatos classificados e não convocados anteriormente

Período de inscrição em eventuais vagas remanescentes de classificados não matriculados e de portadores de diploma de curso superior.

Exame do VestibularAtenção:Apresentar no dia do Exame:a) o comprovante de inscrição; b) o documento de identidade utilizado para a inscrição;c) o comprovante de pagamento da taxa de inscrição; d) desde que tenha manifestado o interesse em aproveitar os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), deverá, também, entregar o res-pectivo Boletim de Resultados de 2006 ou de 2007 ou de 2008. Poderão ser utilizados os resultados de 2009 se o candidato estiver de posse do mesmo até a data do exame.

www.slmandic.edu.br e São Leopoldo Mandic

Dias úteis, das 8 às 17 horas

www.slmandic.edu.br e São Leopoldo Mandic

www.slmandic.edu.br e São Leopoldo Mandic

www.slmandic.edu.br e São Leopoldo Mandic

www.slmandic.edu.br e São Leopoldo Mandic

www.slmandic.edu.br

08h às 17h / Secretaria Acadêmica da São Leopoldo Mandic

14h / São Leopoldo Mandic

Page 21: PREZADO CANDIDATO - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular2/edital/sleopoldo_odon_2010.pdf · nos empenhamos em formar 32 alunos em nosso curso de graduação, pois, sabedores

PÁG

INA

| 2

1

CAPÍTULO III CONDIÇÕES DE EXECUÇÃO

3. Características do Examea) Constituição:

1) O exame constará de:a. Redação em Língua Portuguesa: construção de texto que atenda às categorias de raciocínio, objetividade, coesão e coerência, observando a clareza e a correção de linguagem, a partir da compreensão e interpretação de textos literários e informativos e/ou fragmentos extraídos de li-vros, revistas e jornais.b. Prova de Conhecimentos Gerais: 50 ques-tões objetivas, em forma de teste de múltipla escolha, elaboradas com base nos objetos de conhecimento contemplados nas diferentes disciplinas do Ensino Médio (Língua Portugue-sa e Literatura Brasileira, Matemática, História, Geografia, Biologia, Física, Química, Inglês e Artes). Os objetos de conhecimento em tela es-tão descritos no Anexo Único.c. Prova de Habilidade Artística: elaboração de trabalho manual levando-se em conta tema previamente explicitado, com perspectiva, de-talhes, equilíbrio de formas e expressão.

2) A Prova de Conhecimentos Gerais será elabo-rada com base no conteúdo das disciplinas do En-sino Médio: Língua Portuguesa e Literatura Bra-sileira, Matemática, História, Geografia, Biologia, Física, Química, Inglês e Artes. Os assuntos das disciplinas e as obras literárias a serem contem-plados no exame estão descritos no Anexo Único.3) No dia do exame, além do Caderno de Ques-tões, o candidato receberá uma Folha de Reda-ção, uma Folha de Trabalho Manual e um Cartão de Respostas, por meio dos quais será feita a apu-ração dos resultados.

2) Comprovação da inscrição:a. O candidato deverá, no dia do exame, apresentar o comprovante de inscrição, o do-cumento de identidade utilizado para a inscri-ção e o comprovante de pagamento da taxa de inscrição. Desde que tenha manifestado o interesse em aproveitar os resultados do Exa-me Nacional do Ensino Médio (ENEM), deverá, também, entregar o respectivo Boletim de Re-sultados de apenas um dos três últimos anos, podendo ser utilizado o resultado do corrente ano se o candidato estiver de posse do mesmo até a data do exame.b. Não serão devolvidos os valores referentes à taxa de inscrição nos casos de duplicidade de pagamento, desistência do candidato, falta ao exame, erro cometido no processo de inscrição ou descumprimento de qualquer item constan-te deste Manual.

2. Transporte de candidatosa) A Instituição não se responsabilizará pelo trans-porte dos candidatos ao local do exame.

b) A Instituição não possui representantes autoriza-dos para o transporte de candidatos e não se res-ponsabilizará pela segurança dos veículos utilizados pelos candidatos para os deslocamentos aos locais de exame.

1. Inscriçõesa) Por via eletrônica: poderá ser feita pela internet, no endereço www.slmandic.edu.br, no link “Vestibu-lar 2010”, obedecendo ao “Capítulo: Do Calendário do Vestibular”. O interessado deverá preencher a Ficha de Inscrição e o Questionário de Informações Sócioeconômicas. A seguir, deverá imprimir o boleto bancário de compensação nacional e recolher a taxa correspondente em qualquer agência bancária, no prazo indicado no mesmo;

b) Faculdade de Odontologia São Lepoldo Mandic: poderá ser feita por via eletrônica, em terminal ele-trônico a ser informado na Secretaria da Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic, à Rua José Rocha Junqueira nº 13, Bairro Swift, Campinas – SP, no período descrito no Capítulo: “Do Calendário do Vestibular”, das 08h00 às 17h00. O interessado de-verá preencher a Ficha de Inscrição e o Questionário de Informações Sócioeconômicas. A seguir, deverá imprimir o boleto de compensação nacional e re-colher a taxa correspondente em qualquer agência bancária ou no setor financeiro da Faculdade, no prazo indicado no mesmo.

1) Ao se inscrever no Processo Seletivo do Cur-so de Graduação em Odontologia, o candidato declara que se reconhece responsável pelas infor-mações fornecidas. Declara, também, que a for-malização e conclusão da inscrição implicam sua assinatura e aceitação das normas e condições constantes do Manual do Candidato. Reconhe-ce que não será aceita mais de uma inscrição por candidato e que não haverá revisão e nem vista das provas do Processo Seletivo.

Page 22: PREZADO CANDIDATO - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular2/edital/sleopoldo_odon_2010.pdf · nos empenhamos em formar 32 alunos em nosso curso de graduação, pois, sabedores

PÁG

INA

| 2

2

missão de aplicação. Redações a lápis não serão consideradas.

b) Prova de Conhecimentos Gerais:1) A Prova de Conhecimentos Gerais será com-posta por 50 questões de múltipla escolha.2) Cada questão irá conter 05 (cinco) alternativas; sendo que apenas uma delas estará correta. 3) Cada questão valerá 01 (um) ponto.4) A pontuação total das questões de múltipla escolha terá peso 1 (um), valendo, no cálculo da pontuação final, um máximo de 50 (cinquenta) pontos. 5) As respostas deverão ser transcritas à caneta azul ou preta para o Cartão de Respostas distribu-ído pela comissão de aplicação.6) Será considerada nula a questão que apresen-tar mais de uma marcação, ainda que uma delas esteja correta.

c) Prova de Habilidade Artística: 1) O trabalho apresentado valerá de 0 (zero) a 10,0 (dez) pontos, admitida a fração de 0,5 (meio) ponto. 2) A nota do trabalho terá peso 1 (um), valendo, no cálculo da pontuação final, um máximo de 10 (dez) pontos.3) O trabalho deverá ser feito na Folha de Traba-lho Manual distribuída pela comissão de aplica-ção. 4) O candidato deverá observar rigorosamente os quesitos explicitados no enunciado.

do, salvo imprevistos considerados relevantes pela Coordenação do Vestibular.4) O candidato só poderá deixar a sala depois de transcorridas 02 (duas) horas do início efetivo do exame. 5) Os horários de início, de saída autorizada e de término serão anotados no quadro das salas de exame.

e) Anulação de questões:Serão aceitos pedidos de impugnações de questões integrantes do exame somente até as 20:00 horas do dia da realização do exame. Se o pedido for jul-gado procedente pela Coordenação do Vestibular, a questão será anulada e a pontuação corresponden-te será computada em favor de todos os candidatos presentes.

4. Regras de correção e pontuaçãoa) Redação:

1) O candidato deverá empregar a norma culta da Língua Portuguesa para a elaboração da Redação.2) Na avaliação da Redação serão consideradas a afinidade entre o texto e o tema, a construção do texto, a gramática e o estilo. 3) A Redação deverá ser feita em um único for-mulário e ter, no mínimo, 25 linhas. 4) A Redação valerá de 0 (zero) a 10,0 (dez) pon-tos, admitida a fração de 0,5 (meio) ponto. 5) A nota da redação terá peso 4 (quatro), valen-do, no cálculo da pontuação final, um máximo de 40 (quarenta) pontos.6) A Redação deverá ser escrita a tinta azul ou preta na Folha de Redação distribuída pela co-

b) Material necessário para o exame:O candidato deverá portar, no dia da prova, o se-guinte:

1) documento de identidade (original) de validade nacional;2) comprovante de inscrição; 3) comprovante de pagamento da taxa de inscrição;4) caneta esferográfica de tinta azul ou preta, lá-pis de grafite comum e borracha macia.

c) Outros materiais:1) Durante a realização do exame será proibido o uso de chapéus, bonés, telefones celulares, pa-gers, calculadoras, palm-tops, relógios-calculado-ra, réguas de cálculo e quaisquer outros equipa-mentos eletrônicos ou de comunicação. 2) O candidato deve evitar conduzir bolsas, livros e outros materiais para a sala de exame. A São Leopoldo Mandic não se responsabilizará pelos mesmos, em caso de extravio.

d) Local, data e duração do exame:1) O exame será realizado no dia 25 de outubro de 2009, com início às 14:00 horas, na Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic, à rua Dr. José Rocha Junqueira, nº 13, bairro Swift, Campi-nas-SP, não sendo autorizada em qualquer hipó-tese ou condição, sua realização em outro local, data e/ou horário.2) Em nenhuma hipótese será permitido o ingres-so em sala de provas após o toque do sinal pró-prio.3) O exame terá a duração de 05 (cinco) horas e terminará, impreterivelmente, no horário fixa-

Page 23: PREZADO CANDIDATO - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular2/edital/sleopoldo_odon_2010.pdf · nos empenhamos em formar 32 alunos em nosso curso de graduação, pois, sabedores

PÁG

INA

| 2

3

a) Conforme já demonstrado, a nota obtida no exa-me será calculada ponderando-se os resultados ob-tidos nas diferentes partes que o integram, a saber:

1) Prova de Conhecimentos Gerais: número de acertos x 1 (máximo de 50 pontos);2) Redação: nota x 4 (máximo de 40 pontos); e3) Prova de Habilidade Artística: nota x 1 (máximo de 10 pontos)

b) A Nota Final será calculada pelas expressões que se seguem, considerando a opção do candidato pelo aproveitamento ou não dos resultados do ENEM:

1) Sem os resultados do ENEM:

2) Com os resultados do ENEM:

c) Em nenhuma hipótese será concedida revisão de qualquer uma das provas do exame.

5. Desclassificação do candidatoSerá desclassificado o candidato que:a) faltar ao exame;b) utilizar-se de meios ilícitos para a resolução das provas;c) proceder de forma inconveniente ou desrespeitar as recomendações da comissão de aplicação;d) tirar “zero” na Redação ou na Prova de Conheci-mentos Gerais ou na Prova de Habilidade Artística.

6. Aproveitamento do Resultado do Exame Na-cional do Ensino Médio – ENEMa) É facultada a utilização dos resultados do ENEM, de apenas um dos três últimos anos, a critério do candidato, podendo ser utilizado aquele do ano atu-al, desde que o candidato apresente, em qualquer caso, o Boletim de Resultados até o dia do exame.b) Não serão aceitos Boletins de Resultados do ENEM ilegíveis ou rasurados.

c) O critério de utilização dos resultados do ENEM é o seguinte:

1) Nota do ENEM: média ponderada entre as no-tas obtidas na Parte Objetiva e na Redação, de 0 (zero) a 10,0 (dez inteiros).2) A nota do ENEM será multiplicada por 0,2, correspondendo, portanto, a 20% da pontuação total do Vestibular.3) Essa pontuação será somada ao resultado acu-mulado e ponderado das outras partes do exame, que corresponderão a 80% da pontuação total do Vestibular.

d) Uma vez utilizadas as fórmulas mencionadas, a São Leopoldo Mandic considerará a maior pontua-ção obtida pelo candidato.7. Apuração dos resultados

Legenda:NF = Nota FinalNPCG = Nota da Prova de Conhecimento GeraisNR = Nota da redaçãoNPHA = Nota da Prova de Habilidade Artística

Legenda:NF = Nota FinalNPCG = Nota da Prova de Conhecimento GeraisNR = Nota da RedaçãoNPHA = Nota da Prova de Habilidade ArtísticaNE = Nota do ENEM

NF

NF NE

=

= { [ x 0,2 ]

+ (

+ (

x 4 ) +

x 4 ) + ] x 0,8 } + [

NPCG

NPCG

NPHA

NPHA

NR

NR

Page 24: PREZADO CANDIDATO - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular2/edital/sleopoldo_odon_2010.pdf · nos empenhamos em formar 32 alunos em nosso curso de graduação, pois, sabedores

PÁG

INA

| 2

4

CAPÍTULO IV CLASSIFICAÇÃO, CONVOCAÇÃO E MATRÍCULAS

recebido em tempo hábil, poderá efetuá-la apresen-tando a mesma no prazo fixado pela IES.

c) A matrícula deverá ser feita pessoalmente pelo candidato convocado, se maior de 18 anos, ou me-diante procuração. Se menor de 18 anos, a matrícu-la poderá ser feita pelos pais ou responsáveis. Caso os pais ou responsáveis não possam fazê-la, esses poderão emitir procuração a terceiros em nome do candidato.

4. Documentos exigidos para a matrícula a) O candidato convocado deverá, no ato da matrí-cula, entregar:

• 02 (duas) fotos 3x4 recentes;• Certidão de Nascimento ou de Casamento (uma cópia);• Cadastro de Pessoa Física do candidato ou res-ponsável legal (uma cópia);• Documento de Identidade (uma cópia);• Comprovante de endereço (uma cópia);• Certificado de Conclusão de curso de Ensino Médio ou equivalente(*) (uma cópia);(*) Entende-se por “equivalente”:

- Diploma ou certificado de curso profissionali-zante registrado no MEC;- Certificado de conclusão de curso ou exame supletivo em que conste que concluiu o Ensino Médio.

Não serão aceitos atestados de eliminação de ma-térias ou disciplinas.• Para os candidatos com curso superior: diploma registrado de Curso Superior e Histórico Escolar correspondente (uma cópia autenticada); • Para o candidato que tenha concluído o Ensino

Os concluintes do ensino médio e portadores de di-ploma de curso superior deverão entregar na secre-taria de graduação o seu histórico escolar e cópia do diploma para análise classificatória.

Na análise curricular de concluintes do ensino médio serão consideradas disciplinas da área de saúde e de artes.

A análise curricular dos portadores de diploma de curso superior envolverá a classificação dos candida-tos na seguinte ordem:

1) Cursos da área de saúde2) Cursos de outra área

Para aquelas condições e para cada área, será consi-derada como fator de classificação a média final do curso e, se houver conceito, a Instituição se reserva o direito de estabelecer os limites.

c) Os candidatos convocados e que não efetuarem a respectiva matrícula, poderão inscrever-se nas even-tuais vagas remanescentes, sendo, neste caso, con-vocados na ordem decrescente de pontuação obtida no exame.

3. Matrícula a) A matrícula será realizada pelos candidatos con-vocados que tenham efetivamente concluído o En-sino Médio, com apresentação da documentação comprobatória.

b) O candidato que não apresentar todos os docu-mentos exigidos para a matrícula, por não os ter

1. Classificaçãoa) O Vestibular é classificatório, em ordem decres-cente da Nota Final obtida pelos candidatos classifi-cados, e nesta ordem serão convocados para a ma-trícula, respeitando-se o número de vagas oferecido para o curso.

b) No caso de empate entre candidatos, ficam esta-belecidos os seguintes critérios de desempate:

1) terá prioridade o candidato que tiver obtido o maior número de pontos na Redação;2) persistindo o empate, terá prioridade o candi-dato que tiver obtido o maior número de pontos na Prova de Conhecimentos Gerais;3) persistindo o empate, terá prioridade o candi-dato que tiver obtido o maior número de pontos na Prova de Habilidades Artísticas; e4) persistindo o empate, terá prioridade o candi-dato de maior idade.

2. Convocaçãoa) As listas de convocação dos candidatos para as matrículas apresentarão os nomes em ordem alfa-bética e serão publicadas na Secretaria da Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic e no site da instituição (www.slmandic.edu.br), obedecendo ao Calendário constante deste Manual.

b) As chamadas para matrícula serão contínuas, se-guindo a ordem decrescente de classificação. Esgo-tada aquela lista, as vagas ainda remanescentes se-rão oferecidas aos candidatos classificados que não efetuaram a matrícula, concluintes do ensino médio e aos portadores de diploma de curso superior, nesta ordem.

Page 25: PREZADO CANDIDATO - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular2/edital/sleopoldo_odon_2010.pdf · nos empenhamos em formar 32 alunos em nosso curso de graduação, pois, sabedores

PÁG

INA

| 2

5

Médio no exterior: prova de equivalência de es-tudos expedida pelo Conselho Estadual de Edu-cação ou pelo órgão oficial competente, em data anterior à matrícula. Em Campinas, a Diretoria de Ensino está localizada à rua Dr. Oswaldo Cruz, 799. Taquaral – Telefone: (19) 3743-6000;• A declaração de que concluiu a 3ª. série do en-sino médio ou informando que o documento de conclusão do Ensino Médio está em fase de emis-são não é equivalente ao de conclusão do Ensi-no Médio. Portanto, a declaração não será aceita como documento hábil para matrícula definitiva.• Não estando de posse de todos os documentos, assinará termo de compromisso e responsabili-dade para entregar os documentos faltantes até data a ser fixada pela IES.

Note: Todas as cópias supracitadas deverão ser apre-sentadas com os respectivos originais para conferên-cia, após o que os mesmos serão devolvidos.

b) Assinar o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais com a Sociedade Regional de Ensino e Saúde referente ao Curso de Odontologia minis-trado pela Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic.

c) Efetuar o pagamento do valor correspondente.

d) A matrícula somente será concretizada com o cum-primento dos prazos indicados, das exigências constantes deste instrumento. É nula, de pleno direito, a matrícula efetuada sem a comprovação da conclusão do Ensino Médio ou equivalente, importando em nulidade os even-

tuais estudos de Ensino Superior realizados nessa situação na Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic.

e) Para o início das aulas e demais atividades o aluno de-verá comprovar vacinação relativa a Hepatite B conforme normativa indicada quando da matrícula.

5. Perda do direito à vagaPerderá o direito à vaga o candidato que:a) não comparecer (ou não se fizer representar) para a matrícula, dentro dos prazos estabelecidos neste Manual e nos editais de convocação;b) não entregar em tempo hábil os documentos exi-gidos para a matrícula; ec) deixar de cumprir as normas previstas neste Ma-nual e nos editais de convocação.

Caso após a matrícula e a qualquer momento, vier a ser detectada irregularidades na documentação apresentada, a São Leopoldo Mandic poderá cance-lar a matrícula.

Page 26: PREZADO CANDIDATO - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular2/edital/sleopoldo_odon_2010.pdf · nos empenhamos em formar 32 alunos em nosso curso de graduação, pois, sabedores

PÁG

INA

| 2

6

CAPÍTULO V DISPOSIÇÕES FINAIS

12. É vedado qualquer forma de trote, coerção física ou atitude que impeça o direito de ir e vir ou ainda, que represente agressão física ou moral a colegas, profes-sores ou funcionários da São Leopoldo Mandic, caben-do as penalidades previstas no seu Regimento.

13. Informações sobre currículos e ementas do curso, qualificação dos professores, valor de mensalidades, critérios de avaliação e outros dados de interesse dos alunos, encontram-se à disposição na Secretaria da Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic e no site da Instituição.

14. As aulas são ministradas de segunda-feira a sexta-feira, em turno integral de manhã e à tarde, tendo ati-vidades aos sábados agendadas com antecedência de no mínimo uma semana.

15. Os casos omissos ou recursos quanto à operaciona-lização do vestibular serão resolvidos pela Coordenação do Vestibular, cabendo recurso escrito e fundamentado de sua decisão ao Diretor da Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic, observado o prazo máximo de 03 (três) dias a contar da data da decisão.

16. As presentes normas entram em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.

Campinas, 01 de julho de 2009Prof. Dr. Thomaz Wassall

Diretor da Faculdade de Odontologia São leopoldo Mandic

tinente, desde que estas existam e não existam candi-datos classificados a convocar.

7. O candidato classificado e matriculado que já tenha frequentado outro curso superior, inteiro ou parte dele, com aprovação, poderá ser dispensado da frequência a determinadas disciplinas do Curso, desde que seu conteúdo e carga horária sejam considerados equiva-lentes pela Direção da Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic.

8. Será excluído do Vestibular o candidato que usar de meio fraudulento na inscrição ou na realização do exa-me, violar alguma das normas deste Manual e do Edital próprio do Vestibular ou tiver atitudes de indisciplina, sem prejuízo de sanções legais. Seu exame será anula-do, durante ou após sua realização, se for confirmada qualquer uma dessas possibilidades.

9. As orientações e normas complementam este Ma-nual.

10. As mensalidades referentes ao curso de graduação em Odontologia são regidas pelas normas internas da Sociedade Regional de Ensino e Saúde, mantenedora da Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic, e pela legislação pertinente e constarão do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, que será assinado pelo aluno e/ou por seu representante legal no ato da matrícula.

11. O aluno matriculado passará a aceitar e cumprir o Regimento da Faculdade de Odontologia São Leo-poldo Mandic, bem como as normas, orientações, ins-truções, portarias e outros comunicados expedidos e publicados a qualquer tempo pela Instituição.

1. O aluno matriculado poderá solicitar cancelamento da matrícula mediante requerimento, que deverá ser protocolado na Secretaria da Faculdade de Odontolo-gia São Leopoldo Mandic até 15 dias após a data de efetivação da matrícula, ou até 10 dias antes do início das aulas no caso de comprovação de aprovação em outra IES.

2. A São Leopoldo Mandic devolverá 80% (oitenta por cento) do valor recolhido no ato da matrícula ao aluno que solicitar seu cancelamento, desde que tenha cum-prido as condições mencionadas na alínea anterior.

3. Todos os direitos decorrentes do Vestibular prescre-vem após o encerramento oficial das chamadas, seja qual for a classificação obtida pelo candidato, caso não tenha exercido seu direito nas datas previstas no Calen-dário constante deste manual.

4. O candidato portador de necessidades especiais, para a realização das provas do processo seletivo, terá atendimento previsto em lei desde que apresente o tipo de restrição/necessidade e o laudo médico no mo-mento da inscrição. A Coordenação do Vestibular não se responsabilizará por não propiciar a esses candidatos condições especiais para a realização das provas caso elas não sejam informadas e solicitadas 15 dias antes do encerramento das inscrições.

5. Os candidatos que escrevem com a mão esquerda e necessitarem de carteira própria deverão indicar sua preferência por ocasião do preenchimento da Ficha de Inscrição.

6. Profissionais com diploma de graduação em curso superior poderão inscrever-se também no processo de vagas remanescentes, de acordo com a legislação per-

Page 27: PREZADO CANDIDATO - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular2/edital/sleopoldo_odon_2010.pdf · nos empenhamos em formar 32 alunos em nosso curso de graduação, pois, sabedores

PÁG

INA

| 2

7

1. LINGUAGEM, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

a. Estudo do texto: as sequências discursivas e os gêneros textuais no sistema de comunicação e informação - modos de organização da composição textual; atividades de pro-dução escrita e de leitura de textos gerados nas diferentes esferas sociais - públicas e privadas.

b. Produção e recepção de textos artísticos: interpretação e representação do mundo para o fortalecimento dos pro-cessos de identidade e cidadania - Artes Visuais: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o con-texto da comunidade. Teatro: estrutura morfológica, sintá-tica, o contexto da obra artística, o contexto da comuni-dade, as fontes de criação. Música: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da co-munidade, as fontes de criação. Dança: estrutura morfoló-gica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade, as fontes de criação. Conteúdos estruturan-tes das linguagens artísticas (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), elaborados a partir de suas estruturas morfológi-cas e sintáticas; inclusão, diversidade e multiculturalidade: a valorização da pluralidade expressada nas produções es-téticas e artísticas das minorias sociais e dos portadores de necessidades especiais educacionais.

ANEXO ÚNICOOBJETIVOS DE CONHECIMENTO

Page 28: PREZADO CANDIDATO - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular2/edital/sleopoldo_odon_2010.pdf · nos empenhamos em formar 32 alunos em nosso curso de graduação, pois, sabedores

PÁG

INA

| 2

8

ções no ciclo trigonométrico e funções trigonométricas.

e. Conhecimentos algébricos/geométricos: plano cartesia-no; retas; circunferências; paralelismo e perpendicularida-de, sistemas de equações.

3. CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

3.1 FÍSICA

a. Conhecimentos básicos e fundamentais - Noções de ordem de grandeza. Notação Científica. Sistema Interna-cional de Unidades. Metodologia de investigação: a pro-cura de regularidades e de sinais na interpretação física do mundo. Observações e mensurações: representação de grandezas físicas como grandezas mensuráveis. Ferramen-tas básicas: gráficos e vetores. Conceituação de grandezas vetoriais e escalares. Operações básicas com vetores.

b. O movimento, o equilíbrio e a descoberta de leis físicas - Grandezas fundamentais da mecânica: tempo, espaço, velocidade e aceleração. Relação histórica entre força e movimento. Descrições do movimento e sua interpreta-ção: quantificação do movimento e sua descrição mate-mática e gráfica. Casos especiais de movimentos e suas regularidades observáveis. Conceito de inércia. Noção de sistemas de referência inerciais e não inerciais. Noção di-nâmica de massa e quantidade de movimento (momento linear). Força e variação da quantidade de movimento. Leis de Newton. Centro de massa e a idéia de ponto material. Conceito de forças externas e internas. Lei da conservação da quantidade de movimento (momento linear) e teorema do impulso. Momento de uma força (torque). Condições de equilíbrio estático de ponto material e de corpos rígi-dos. Força de atrito, força peso, força normal de contato e tração. Diagramas de forças. Identificação das forças que atuam nos movimentos circulares. Noção de força centrí-peta e sua quantificação. A hidrostática: aspectos históri-

seleção lexical, tempos e modos verbais; uso dos recursos linguísticos em processo de coesão textual: elementos de articulação das sequências dos textos ou à construção da micro estrutura do texto.

g. Estudo dos gêneros digitais: tecnologia da comunicação e informação: impacto e função social - o texto literário tí-pico da cultura de massa: o suporte textual em gêneros di-gitais; a caracterização dos interlocutores na comunicação tecnológica; os recursos linguísticos e os gêneros digitais; a função social das novas tecnologias.

2. MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

a. Conhecimentos numéricos: operações em conjuntos numéricos (naturais, inteiros, racionais e reais); desigualda-des; divisibilidade; fatoração; razões e proporções; porcen-tagem e juros; relações de dependência entre grandezas; sequências e progressões; princípios de contagem.

b. Conhecimentos geométricos: características das figuras geométricas planas e espaciais; grandezas, unidades de medida e escalas; comprimentos, áreas e volumes; ângu-los; posições de retas; simetrias de figuras planas ou es-paciais; congruência e semelhança de triângulos; teorema de Tales; relações métricas nos triângulos; circunferências; trigonometria do ângulo agudo.

c. Conhecimentos de estatística e probabilidade: represen-tação e análise de dados; medidas de tendência central (médias, moda e mediana); desvios e variância; noções de probabilidade.

d. Conhecimentos algébricos: gráficos e funções; funções algébricas do 1º e do 2º graus, polinomiais, racionais, ex-ponenciais e logarítmicas; equações e inequações; rela-

c. Estudo do texto literário: relações entre produção literá-ria e processo social, concepções artísticas, procedimentos de construção e recepção de textos - produção literária e processo social; processos de formação literária e de formação nacional; produção de textos literários, sua re-cepção e a constituição do patrimônio literário nacional; relações entre a dialética cosmopolitismo/localismo e a produção literária nacional; elementos de continuidade e ruptura entre os diversos momentos da literatura bra-sileira; associações entre concepções artísticas e procedi-mentos de construção do texto literário em seus gêneros (épico/narrativo, lírico e dramático) e formas diversas; arti-culações entre os recursos expressivos e estruturais do tex-to literário e o processo social relacionado ao momento de sua produção; representação literária: natureza, função, organização e estrutura do texto literário; relações entre literatura, outras artes e outros saberes.

d. Estudo dos aspectos linguísticos em diferentes textos: recursos expressivos da língua, procedimentos de constru-ção e recepção de textos - organização da macroestrutura semântica e a articulação entre ideias e proposições (rela-ções lógico-semânticas).

e. Estudo do texto argumentativo, seus gêneros e recursos linguísticos: argumentação: tipo, gêneros e usos em língua portuguesa - formas de apresentação de diferentes pontos de vista; organização e progressão textual; papéis sociais e comunicativos dos interlocutores, relação entre usos e propósitos comunicativos, função sóciocomunicativa do gênero, aspectos da dimensão espaço-temporal em que se produz o texto.

f. Estudo dos aspectos linguísticos da língua portuguesa: usos da língua: norma culta e variação linguística - uso dos recursos linguísticos em relação ao contexto em que o texto é constituído: elementos de referência pessoal, tem-poral, espacial, registro linguístico, grau de formalidade,

Page 29: PREZADO CANDIDATO - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular2/edital/sleopoldo_odon_2010.pdf · nos empenhamos em formar 32 alunos em nosso curso de graduação, pois, sabedores

PÁG

INA

| 2

9

cos e variáveis relevantes. Empuxo. Princípios de Pascal, Arquimedes e Stevin: condições de flutuação, relação en-tre diferença de nível e pressão hidrostática.

c. Energia, trabalho e potência - Conceituação de traba-lho, energia e potência. Conceito de energia potencial e de energia cinética. Conservação de energia mecânica e dissipação de energia. Trabalho da força gravitacional e energia potencial gravitacional. Forças conservativas e dis-sipativas.

d. A Mecânica e o funcionamento do Universo - Força peso. Aceleração gravitacional. Lei da Gravitação Univer-sal. Leis de Kepler. Movimentos de corpos celestes. Influ-ência na Terra: marés e variações climáticas. Concepções históricas sobre a origem do universo e sua evolução.

e. Fenômenos Elétricos e Magnéticos - Carga elétrica e corrente elétrica. Lei de Coulomb. Campo elétrico e poten-cial elétrico. Linhas de campo. Superfícies equipotenciais. Poder das pontas. Blindagem. Capacitores. Efeito Joule. Lei de Ohm. Resistência elétrica e resistividade. Relações entre grandezas elétricas: tensão, corrente, potência e energia. Circuitos elétricos simples. Correntes contínua e alternada. Medidores elétricos. Representação gráfica de circuitos. Símbolos convencionais. Potência e consumo de energia em dispositivos elétricos. Campo magnético. Imãs permanentes. Linhas de campo magnético. Campo mag-nético terrestre.

f. Oscilações, ondas, óptica e radiação - Feixes e frentes de ondas. Reflexão e refração. Óptica geométrica: lentes e es-pelhos. Formação de imagens. Instrumentos ópticos sim-ples. Fenômenos ondulatórios. Pulsos e ondas. Período, frequência, ciclo. Propagação: relação entre velocidade, frequência e comprimento de onda. Ondas em diferentes meios de propagação.

g. O calor e os fenômenos térmicos - Conceitos de calor e de temperatura. Escalas termométricas. Transferência de calor e equilíbrio térmico. Capacidade calorífica e calor es-pecífico. Condução do calor. Dilatação térmica. Mudanças de estado físico e calor latente de transformação. Com-portamento de Gases ideais. Máquinas térmicas. Ciclo de Carnot. Leis da Termodinâmica. Aplicações e fenômenos térmicos de uso cotidiano. Compreensão de fenômenos climáticos relacionados ao ciclo da água.

3.2. QUÍMICA

a. Transformações Químicas - Evidências de transforma-ções químicas. Interpretando transformações químicas. Sistemas Gasosos: Lei dos gases. Equação geral dos ga-ses ideais, Princípio de Avogadro, conceito de molécula; massa molar, volume molar dos gases. Teoria cinética dos gases. Misturas gasosas. Modelo corpuscular da matéria. Modelo atômico de Dalton. Natureza elétrica da matéria: Modelo Atômico de Thomson, Rutherford, Rutherford-Bohr. Átomos e sua estrutura. Número atômico, número de massa, isótopos, massa atômica. Elementos químicos e Tabela Periódica. Reações químicas.

b. Representação das transformações químicas - Fórmulas químicas. Balanceamento de equações químicas. Aspectos quantitativos das transformações químicas. Leis ponderais das reações químicas. Determinação de fórmulas quími-cas. Grandezas Químicas: massa, volume, mol, massa mo-lar, constante de Avogadro. Cálculos estequiométricos.

c. Materiais, suas propriedades e usos - Propriedades de materiais. Estados físicos de materiais. Mudanças de esta-do. Misturas: tipos e métodos de separação. Substâncias químicas: classificação e características gerais. Metais e Ligas metálicas. Ferro, cobre e alumínio. Ligações metá-licas. Substâncias iônicas: características e propriedades. Substâncias iônicas do grupo: cloreto, carbonato, nitrato e

sulfato. Ligação iônica. Substâncias moleculares: caracte-rísticas e propriedades. Substâncias moleculares: H2, O2, N2, Cl2, NH3, H2O, HCl, CH4. Ligação Covalente. Polari-dade de moléculas. Forças intermoleculares. Relação entre estruturas, propriedade e aplicação das substâncias.

d. Água - Ocorrência e importância na vida animal e ve-getal. Ligação, estrutura e propriedades. Sistemas em So-lução Aquosa: Soluções verdadeiras, soluções coloidais e suspensões. Solubilidade. Concentração das soluções. As-pectos qualitativos das propriedades coligativas das solu-ções. Ácidos, Bases, Sais e Óxidos: definição, classificação, propriedades, formulação e nomenclatura. Conceitos de ácidos e base. Principais propriedades dos ácidos e bases: indicadores, condutibilidade elétrica, reação com metais, reação de neutralização.

e. Transformações Químicas e Energia - Transformações químicas e energia calorífica. Calor de reação. Entalpia. Equações termoquímicas. Lei de Hess. Transformações quí-micas e energia elétrica. Reação de oxirredução. Potenciais padrão de redução. Pilha. Eletrólise. Leis de Faraday. Trans-formações nucleares. Conceitos fundamentais da radioa-tividade. Reações de fissão e fusão nuclear. Desintegração radioativa e radioisótopos.

f. Dinâmica das Transformações Químicas - Transforma-ções Químicas e velocidade. Velocidade de reação. Energia de ativação. Fatores que alteram a velocidade de reação: concentração, pressão, temperatura e catalisador.

g. Transformação Química e Equilíbrio - Caracterização do sistema em equilíbrio. Constante de equilíbrio. Produto iô-nico da água, equilíbrio ácido-base e pH. Solubilidade dos sais e hidrólise. Fatores que alteram o sistema em equilí-brio. Aplicação da velocidade e do equilíbrio químico no cotidiano.

Page 30: PREZADO CANDIDATO - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular2/edital/sleopoldo_odon_2010.pdf · nos empenhamos em formar 32 alunos em nosso curso de graduação, pois, sabedores

PÁG

INA

| 3

0

da água, do solo e do ar. Conservação e recuperação de ecossistemas. Conservação da biodiversidade. Tecnologias ambientais. Noções de saneamento básico. Noções de le-gislação ambiental: água, florestas, unidades de conserva-ção; biodiversidade.

e. Origem e evolução da vida - A biologia como ciência: história, métodos, técnicas e experimentação. Hipóteses sobre a origem do Universo, da Terra e dos seres vivos. Teo-rias de evolução. Explicações pré-darwinistas para a modi-ficação das espécies. A teoria evolutiva de Charles Darwin. Teoria sintética da evolução. Seleção artificial e seu impac-to sobre ambientes naturais e sobre populações humanas.

f. Qualidade de vida das populações humanas - Aspec-tos biológicos da pobreza e do desenvolvimento humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Índice de desenvolvimento humano. Principais doenças que afetam a população brasileira: caracterização, prevenção e profi-laxia. Noções de primeiros socorros. Doenças sexualmente transmissíveis. Aspectos sociais da biologia: uso indevido de drogas; gravidez na adolescência; obesidade. Violência e segurança pública. Exercícios físicos e vida saudável. As-pectos biológicos do desenvolvimento sustentável. Legis-lação e cidadania.

4. CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

a. Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade - Cultura Material e imaterial; patrimônio e diversidade cultural no Brasil. - A Conquista da América. Conflitos entre europeus e in-dígenas na América colonial. A escravidão e formas de re-sistência indígena e africana na América. - História cultural dos povos africanos. A luta dos negros no Brasil e o negro na formação da sociedade brasileira. - História dos povos indígenas e a formação sócio-cultural brasileira.

do DNA recombinante. Aplicações de biotecnologia na produção de alimentos, fármacos e componentes bioló-gicos. Aplicações de tecnologias relacionadas ao DNA a investigações científicas, determinação da paternidade, in-vestigação criminal e identificação de indivíduos. Aspectos éticos relacionados ao desenvolvimento biotecnológico. Biotecnologia e sustentabilidade.

b. Hereditariedade e diversidade da vida - Princípios bási-cos que regem a transmissão de características hereditá-rias. Concepções pré-mendelianas sobre a hereditariedade. Aspectos genéticos do funcionamento do corpo humano. Antígenos e anticorpos. Grupos sangüíneos, transplantes e doenças autoimunes. Neoplasias e a influência de fatores ambientais. Mutações gênicas e cromossômicas. Aconse-lhamento genético. Fundamentos genéticos da evolução. Aspectos genéticos da formação e manutenção da diver-sidade biológica.

c. Identidade dos seres vivos - Níveis de organização dos seres vivos. Vírus, procariontes e eucariontes. Autótrofos e heterótrofos. Seres unicelulares e pluricelulares. Sistemáti-ca e as grandes linhas da evolução dos seres vivos. Tipos de ciclo de vida. Evolução e padrões anatômicos e fisioló-gicos observados nos seres vivos. Funções vitais dos seres vivos e sua relação com a adaptação desses organismos a diferentes ambientes. Embriologia, anatomia e fisiologia humana. Evolução humana. Biotecnologia e sistemática.

d. Ecologia e ciências ambientais - Ecossistemas. Fatores bióticos e abióticos. Habitat e nicho ecológico. A comu-nidade biológica: teia alimentar, sucessão e comunidade clímax. Dinâmica de populações. Interações entre os seres vivos. Ciclos biogeoquímicos. Fluxo de energia no ecossis-tema. Biogeografia. Biomas brasileiros. Exploração e uso de recursos naturais. Problemas ambientais: mudanças climáticas, efeito estufa; desmatamento; erosão; poluição

h. Compostos de Carbono - Características gerais dos compostos orgânicos. Principais funções orgânicas. Es-trutura e propriedades de Hidrocarbonetos. Estrutura e propriedades de compostos orgânicos oxigenados. Fer-mentação. Estrutura e propriedades de compostos orgâ-nicos nitrogenados. Macromoléculas naturais e sintéticas. Noções básicas sobre polímeros. Amido, glicogênio e celu-lose. Borracha natural e sintética. Polietileno, poliestireno, PVC, Teflon, náilon. Óleos e gorduras, sabões e detergen-tes sintéticos. Proteínas e enzimas.

i. Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente - Química no cotidiano. Química na agricultura e na saúde. Química nos alimentos. Química e ambiente. Aspectos científico-tecnológicos, socioeconô-micos e ambientais associados à obtenção ou produção de substâncias químicas. Indústria Química: obtenção e utili-zação do cloro, hidróxido de sódio, ácido sulfúrico, amônia e ácido nítrico. Mineração e Metalurgia. Poluição e tra-tamento de água. Poluição atmosférica. Contaminação e proteção do ambiente.

j. Energias Químicas no Cotidiano - Petróleo, gás natural e carvão. Madeira e hulha. Biomassa. Biocombustíveis. Impactos ambientais de combustíveis fosseis. Energia nu-clear. Lixo atômico. Vantagens e desvantagens do uso de energia nuclear.

3.3 BIOLOGIA

a. Moléculas, células e tecidos - Estrutura e fisiologia ce-lular: membrana, citoplasma e núcleo. Divisão celular. Aspectos bioquímicos das estruturas celulares. Aspectos gerais do metabolismo celular. Metabolismo energético: fotossíntese e respiração. Codificação da informação ge-nética. Síntese protéica. Diferenciação celular. Principais tecidos animais e vegetais. Origem e evolução das célu-las. Noções sobre células-tronco, clonagem e tecnologia

Page 31: PREZADO CANDIDATO - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular2/edital/sleopoldo_odon_2010.pdf · nos empenhamos em formar 32 alunos em nosso curso de graduação, pois, sabedores

PÁG

INA

| 3

1

- Movimentos culturais no mundo ocidental e seus impac-tos na vida política e social.

b. Formas de organização social, movimentos sociais, pen-samento político e ação do Estado - Cidadania e democracia na Antiguidade; Estado e direi-tos do cidadão a partir da Idade Moderna; democracia di-reta, indireta e representativa. - Revoluções sociais e políticas na Europa Moderna. - Formação territorial brasileira; as regiões brasileiras; polí-ticas de reordenamento territorial. - As lutas pela conquista da independência política das co-lônias da América. - Grupos sociais em conflito no Brasil imperial e a constru-ção da nação. - O desenvolvimento do pensamento liberal na sociedade capitalista e seus críticos nos séculos XIX e XX. - Políticas de colonização, migração, imigração e emigra-ção no Brasil nos séculos XIX e XX. - A atuação dos grupos sociais e os grandes processos re-volucionários do século XX: Revolução Bolchevique, Revo-lução Chinesa, Revolução Cubana. - Geopolítica e conflitos entre os séculos XIX e XX: Imperia-lismo, a ocupação da Ásia e da África, as Guerras Mundiais e a Guerra Fria. - Os sistemas totalitários na Europa do século XX: nazi-fascista, franquismo, salazarismo e stalinismo. Ditaduras políticas na América Latina: Estado Novo no Brasil e dita-duras na América. - Conflitos político-culturais pós-Guerra Fria, reorganiza-ção política internacional e os organismos multilaterais nos séculos XX e XXI. - A luta pela conquista de direitos pelos cidadãos: direitos civis, humanos, políticos e sociais. Direitos sociais nas cons-tituições brasileiras. Políticas afirmativas. - Vida urbana: redes e hierarquia nas cidades, pobreza e segregação espacial.

c. Características e transformações das estruturas produ-tivas - Diferentes formas de organização da produção: escra-vismo antigo, feudalismo, capitalismo, socialismo e suas diferentes experiências. - Economia agroexportadora brasileira: complexo açuca-reiro; a mineração no período colonial; a economia cafeei-ra; a borracha na Amazônia. o Revolução Industrial: criação do sistema de fábrica na Europa e transformações no processo de produção. For-mação do espaço urbano-industrial. Transformações na estrutura produtiva no século XX: o fordismo, o toyotismo, as novas técnicas de produção e seus impactos. o A industrialização brasileira, a urbanização e as transfor-mações sociais e trabalhistas. o A globalização e as novas tecnologias de telecomunica-ção e suas consequências econômicas, políticas e sociais. o Produção e transformação dos espaços agrários. Moder-nização da agricultura e estruturas agrárias tradicionais. O agronegócio, a agricultura familiar, os assalariados do campo e as lutas sociais no campo. A relação campo-ci-dade.

d. Os domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente - Relação homem-natureza, a apropriação dos recursos naturais pelas sociedades ao longo do tempo. Impacto ambiental das atividades econômicas no Brasil. Recursos minerais e energéticos: exploração e impactos. Recursos hídricos; bacias hidrográficas e seus aproveitamentos. - As questões ambientais contemporâneas: mudança cli-mática, ilhas de calor, efeito estufa, chuva ácida, a des-truição da camada de ozônio. A nova ordem ambiental internacional; políticas territoriais ambientais; uso e con-servação dos recursos naturais, unidades de conservação, corredores ecológicos, zoneamento ecológico e econômi-co. - Origem e evolução do conceito de sustentabilidade.

- Estrutura interna da terra. Estruturas do solo e do relevo; agentes internos e externos modeladores do relevo. - Situação geral da atmosfera e classificação climática. As características climáticas do território brasileiro. - Os grandes domínios da vegetação no Brasil e no mundo.

e. Representação espacial - Projeções cartográficas; leitura de mapas temáticos, fí-sicos e políticos; tecnologias modernas aplicadas à carto-grafia

5. LÍNGUA INGLESA

a. Compreensão de um texto na língua inglesa versando sobre temas variados da realidade política, econômica, científica e cultural do mundo contemporâneo.

b. Inferir significados, predizer conteúdos, estabelecer relações entre texto e contexto, orações e frases, tendo como prioridade aspectos gerais pertinentes ao tema, es-trutura e propriedade do texto.

c. Reconhecimento de vocabulário, expressões, frases e elementos gramaticais importantes para a compreensão do contexto.

Page 32: PREZADO CANDIDATO - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular2/edital/sleopoldo_odon_2010.pdf · nos empenhamos em formar 32 alunos em nosso curso de graduação, pois, sabedores

PÁG

INA

| 3

2