2
1Lista 1 de PROFAB 2Diferencie processos de deformação volumétrica de processo de conformação de chapas; O processo de deformação volumétrica envolve deformações e mudanças de forma significativas com materiais de partida que podem ser tarugos cilíndrocps e retangulares. São processos de deformação de volume: laminação, forjamento, extrusão e trefilação. O processo de conformação de cgapas diferencia-se principalmente pela alta área de superfície em relação ao volume do material de partida. Utiliza como materias de partida: chapas, tiras e bobinas. 1Diferencie trabalho a frio do trabalho a quente; O trabalho a quente é definido como a deformação sob condições de temperatura e taxa de deformação tais que processos de recuperação e recristalização ocorrem simultaneamente com a deformação. De outra forma, o trabalho a frio é a deformação realizada sob condições em que os processos de recuperação e recristalização não são efetivos. No trabalho a morno ocorre recuperação, mas não se formam novos grãos (não há recristalização). 1Como o aumento da temperatura afeta os parâmetros na curva de fluxo? Para qualquer metal, K e n na curva de fluxo dependem da temperatura. Tanto a força (K) quando o encruamento (n) são reduzidos a altas temperaturas, além do mais, a ductilidade aumenta com temperaturas mais elevadas. 1Por que o atrito é geralmente indesejado nos processos de conformação mecânica? Porque o atrito contribui para a geração de calor que, em última análise, eleva a temperatura do material ou até mesmo para a ferramenta, o que não contribui para uma situação ideal. 1A laminação do gelo a -10 seria um processo de deformação a quente, frio ou morno?

Profab

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Profab

1Lista 1 de PROFAB

2Diferencie processos de deformação volumétrica de processo de conformação de chapas;

O processo de deformação volumétrica envolve deformações e mudanças de forma significativas com materiais de partida que podem ser tarugos cilíndrocps e retangulares. São processos de deformação de volume: laminação, forjamento, extrusão e trefilação.

O processo de conformação de cgapas diferencia-se principalmente pela alta área de superfície em relação ao volume do material de partida. Utiliza como materias de partida: chapas, tiras e bobinas.

1Diferencie trabalho a frio do trabalho a quente;

O trabalho a quente é definido como a deformação sob condições de temperatura e taxa de deformação tais que processos de recuperação e recristalização ocorrem simultaneamente com a deformação. De outra forma, o trabalho a frio é a deformação realizada sob condições em que os processos de recuperação e recristalização não são efetivos. No trabalho a morno ocorre recuperação, mas não se formam novos grãos (não há recristalização).

1Como o aumento da temperatura afeta os parâmetros na curva de fluxo?

Para qualquer metal, K e n na curva de fluxo dependem da temperatura. Tanto a força (K) quando o encruamento (n) são reduzidos a altas temperaturas, além do mais, a ductilidade aumenta com temperaturas mais elevadas.

1Por que o atrito é geralmente indesejado nos processos de conformação mecânica?

Porque o atrito contribui para a geração de calor que, em última análise, eleva a temperatura do material ou até mesmo para a ferramenta, o que não contribui para uma situação ideal.

1A laminação do gelo a -10 seria um processo de deformação a quente, frio ou morno?

Não se trata de laminação de material.

1Explique porque no trabalho a frio o limite de escoamento do material conformado aumenta.

No trabalho a frio, acompanhado pelo processo de encruamento, tem-se aumentado o número de discordâncias, que gera uma elevação no estado de tensão interna do material. Tudo isso resulta, macroscopicamente num aumento de resistência e dureza e num decréscimo de ductilidade. Num ensaio de tração isso se traduz no aumento da tensão de escoamento e do limite de resistência e na redução do alongamento total.

1Explique porque no trabalho a quente é possível maiores níveis de deformação sem que haja aumento da resistência mecânica do material deformado.

2Com o aumento da temperatura a capacidade de deformação plástica do material fica substancialmente aumentada porque a força coeficiente (K) fica reduzida, facilitando o trabalho

Page 2: Profab

e o expoente de encruamento por deformação é teoricamente zero e a ductilidade fica sensivelmente aumentada. Não há que se falar em rigidez da peça, pois não ocorre encruamento.