4
Ano 8, nº 37, Março de 2014 PROGRAMA DE REEDUCAÇÃO ALIMENTAR VAI MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DOS TRABALHADORES DA CEDAE A partir de março os trabalhadores da CEDAE terão a oportunidade de participar de um Progra- ma de reeducação alimentar coordenado pela CAC por intermédio do Departamento Médico So- cial (DEMES). O objetivo do Programa REEDUKAN é beneficiar um grande número de pessoas que apresenta sobrepeso na CEDAE, propiciando mais qualidade de vida pela obtenção de saúde e, con- sequentemente, maior autoestima. O Programa REEDUKAN terá acompanha- mento nutricional e psicológico. Inicialmente será criado um grupo de 20 pessoas. A forma- ção de novos grupos será bimestral, até totali- zar 04 grupos ao final de 2014. A expectativa dos organizadores é grande, já que o projeto piloto, que teve início na CAC há aproximadamente cinco meses, está sendo bem sucedido. MUDANÇA DE HÁBITO PARA UMA VIDA NOVA As reuniões serão realizadas na sede da CEDAE e consistirão em encontros quinzenais para os gru- pos selecionados com profissionais de nutrição e psicologia alternadamente. O suporte psicológico é obrigatório e semanal no consultório do profis- sional indicado. As consultas nutricionais individu- ais ocorrerão quinzenalmente. Sobre o acompanhamento psicológico, a Drª Rose Belém, psicóloga da CAC, afirma que: “O primeiro passo é a conscientização do indivíduo de sua autorresponsabilidade no processo de mo- dificação em sua rotina alimentar, para obtenção de resultados positivos. Devemos lembrar que para muitos, os hábitos alimentares estão extre- mamente ligados às raízes familiares. Este tipo de mudança necessita muito foco e determinação”. Outro ponto importante, segundo Rose, é que, des- de a amamentação, alimento e afeto estão ligados, gerando possíveis processos compensatórios. Somente os empregados ATIVOS da CEDAE, PRECE, e EXTRA-QUADRO poderão participar do REEDUKAN, a partir de um processo seletivo com base em dados ligados ao IMC (Índice de Massa Corpórea) a serem levantados pela equipe de nu- tricionistas do Programa. O Programa é totalmente gratuito, mas para que as metas sejam atingidas, a equipe organi- zadora lembra que a adesão deve ser de maneira efetiva, sem a qual os resultados positivos não se- rão alcançados.

PROGRAMA DE REEDUCAÇÃO ALIMENTAR VAI MELHORAR A QUALIDADE ... · qualidade de vida pela obtenção de saúde e, ... zar 04 grupos ao final de 2014. ... No dia 19 de março haverá

Embed Size (px)

Citation preview

Ano 8, nº 37, Março de 2014

PROGRAMA DE REEDUCAÇÃO ALIMENTAR VAI MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DOS TRABALHADORES DA CEDAE

A partir de março os trabalhadores da CEDAE terão a oportunidade de participar de um Progra-ma de reeducação alimentar coordenado pela CAC por intermédio do Departamento Médico So-cial (DEMES). O objetivo do Programa REEDUKAN é beneficiar um grande número de pessoas que apresenta sobrepeso na CEDAE, propiciando mais qualidade de vida pela obtenção de saúde e, con-sequentemente, maior autoestima.

O Programa REEDUKAN terá acompanha-mento nutricional e psicológico. Inicialmente será criado um grupo de 20 pessoas. A forma-ção de novos grupos será bimestral, até totali-zar 04 grupos ao final de 2014.

A expectativa dos organizadores é grande, já que o projeto piloto, que teve início na CAC há aproximadamente cinco meses, está sendo bem sucedido.

MUDANÇA DE HÁBITO PARA UMA VIDA NOVA

As reuniões serão realizadas na sede da CEDAE e consistirão em encontros quinzenais para os gru-pos selecionados com profissionais de nutrição e psicologia alternadamente. O suporte psicológico é obrigatório e semanal no consultório do profis-sional indicado. As consultas nutricionais individu-ais ocorrerão quinzenalmente.

Sobre o acompanhamento psicológico, a Drª Rose Belém, psicóloga da CAC, afirma que: “O primeiro passo é a conscientização do indivíduo de sua autorresponsabilidade no processo de mo-dificação em sua rotina alimentar, para obtenção de resultados positivos. Devemos lembrar que para muitos, os hábitos alimentares estão extre-mamente ligados às raízes familiares. Este tipo de

mudança necessita muito foco e determinação”. Outro ponto importante, segundo Rose, é que, des-de a amamentação, alimento e afeto estão ligados, gerando possíveis processos compensatórios.

Somente os empregados ATIVOS da CEDAE, PRECE, e EXTRA-QUADRO poderão participar do REEDUKAN, a partir de um processo seletivo com base em dados ligados ao IMC (Índice de Massa Corpórea) a serem levantados pela equipe de nu-tricionistas do Programa.

O Programa é totalmente gratuito, mas para que as metas sejam atingidas, a equipe organi-zadora lembra que a adesão deve ser de maneira efetiva, sem a qual os resultados positivos não se-rão alcançados.

primeiro passo é a conscientização do indivíduo de sua autorresponsabilidade no processo de mo-dificação em sua rotina alimentar, para obtenção de resultados positivos. Devemos lembrar que para muitos, os hábitos alimentares estão extre-mamente ligados às raízes familiares. Este tipo de

tricionistas do Programa.O Programa é totalmente gratuito, mas para

que as metas sejam atingidas, a equipe organi-zadora lembra que a adesão deve ser de maneira efetiva, sem a qual os resultados positivos não se-rão alcançados.

REDE CREDENCIADACOMPROMETIDA COM O PADRÃO CAC DE ATENDIMENTO

A qualidade da rede credenciada de um pla-no de saúde é uma das maiores preocupações de quem precisa de atendimento médico-hospitalar. Por esta razão, a CAC não poupa esforços para oferecer, dentro de suas possibilidades, uma Rede de prestadores de serviço cada vez mais eficiente.

Com cerca de 1.700 credenciados, a CAC dis-ponibiliza serviços de atendimento médico-hospi-talares em diversas especialidades, através de pro-fissionais e unidades de atendimento de qualidade reconhecida no mercado, em todas as regiões do Estado Rio de Janeiro.

São médicos, laboratórios, clínicas e hospitais que possibilitam a realização de consultas, exa-mes e atendimentos de maior complexidade. O usuário do Plano tem à disposição equipamentos de última geração e instalações confortáveis. E para entrar em contato com qualquer profissional ou unidade da Rede basta fazer uma consulta rá-pida ao livro de Credenciados, que é atualizado mensalmente, ou usar o serviço de busca rápida no site www.cac.org.br

A evolução da Rede e o reconhecimento da ANS

Nos últimos anos, a CAC conseguiu se destacar entre planos de saúde de todo o Brasil. O resultado desse reco-nhecimento por parte de quem usa o Plano e também por parte da Agên-cia Nacional de Saúde Suplementar (ANS) foi um aumento expressivo de profissionais que querem fazer parte da REDE CAC.

O setor de Credenciamentos da em-presa recebe mensalmente dezenas de novos pedidos de prestadores. Cada uma destas solicitações é analisa-da com máxima atenção. Existe uma preocupação constante da CAC em manter sempre a qualidade dos pres-tadores e ampliar a Rede de acordo as necessidades.

Além das referências e da qualida-de comprovada de seus serviços, o prestador que faz parte da Rede Cre-denciada sabe que a CAC busca um diferencial no atendimento aos seus associados. A intenção é ter uma REDE comprometida com este propósito em toda e qualquer ocasião.

O associado pode contribuir de maneira objetiva para a melhoria da qualidade no atendimento. Sempre que tiver sugestões para um futuro credenciamento envie um email para [email protected]

Livre-escolhaApesar da CAC disponibilizar ao associado uma Rede Credenciada eficaz e bastante diversificada,

existe ainda a possibilidade de um atendimento feito através da livre-escolha. Neste caso, o associado opta por um profissional que não faz parte da Rede.

O problema dessa opção não se restringe ao reembolso, que neste caso é feito através dos valores de tabela praticados pela Empresa e não de forma integral. É importante lembrar que na livre-escolha o médico não possui vínculo com a CAC. Desta forma, a Empresa fica sem mecanismos para garantir a parceria desses profissionais.

Para mais informações, ligue: (21) 2126-7000

EXAMES PERIÓDICOS: UM COMPROMISSO COM A SAÚDE

Os trabalhadores da CEDAE têm um encon-tro marcado com a medicina preventiva a partir de março. Os exames periódicos serão realiza-dos ao longo do ano, tanto na sede da CEDAE quanto nos núcleos, e o objetivo do Programa de Saúde Ocupacional da CAC, (PROSAO) é que o percentual de 95% de trabalhadores atendi-dos no ano passado seja superado.

O exame médico é obrigatório, de acordo com o artigo 168 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), que inclui o exame periódico, além do admissional e do demissional. Esta rotina anual, com exames clínicos e laboratoriais, tem o objetivo maior de garantir a saúde do trabalha-dor, a fi m de que ele possa realizar todas as suas atribuições com absoluta segurança.

O sucesso dos exames periódicos depende da participação dos trabalhadores e da coo-peração das chefi as, que devem informar aos funcionários que trabalham fora dos núcleos a data dos exames. A CAC comunica com ante-cedência aos núcleos quando a equipe respon-sável fará os exames. Além disso, esta infor-mação também está disponível no site da CAC.

A CAC, através do PROSAO, desenvolve todo o acompanhamento dos exames perió-dicos e cuida para que as etapas sejam cum-pridas. O primeiro passo é o agendamento dos exames laboratoriais. O laboratório recebe as guias médicas e agenda diretamente com o núcleo da CEDAE o dia para a realização des-ses exames. O mesmo acontece com a clínica de audiometria, que realiza os exames especí-fi cos de empregados sujeitos à ruído. Outros exames (Rx tórax, espirometria e oftalmológi-co) também podem ser solicitados, conforme os riscos aos quais o empregado esteja sujeito.

Posteriormente, o empregado compare-cerá a uma consulta e receberá o atestado de saúde ocupacional, preenchido em quatro vias (a 1ª é arquivada no local de trabalho, a 2ª via é entregue ao funcionário, a 3ª via SESMT CE-DAE e a 4ª via CAC).

No caso de haver qualquer resultado fora do esperado pelo PROSAO, o trabalhador re-cebe as devidas orientações para que possa recuperar a condição plena ao desempenho de sua função.

EXAMES PERIÓDICOS: UM COM A SAÚDE

Os trabalhadores da CEDAE têm um encon-

Promover o atendimento das necessidades de saúde dos empregados da Nova CEDAE, PRECE e CAC, com vistas a contribuir para o seu bem-estar, na área de medicina assistencial e ocupacional, oferecendo

com isto o retorno dos investimentos realizados neste âmbito às patrocinadoras e aos associados.

Informativo da Caixa de Assistência dos Servidores da CEDAE - CAC aos seus associadosAno 8, nº 37, Março de 2014

Diretor - Presidente – Clovis Francisco do Nascimento Filho, Diretor Administrativo - Financeiro – Edson Reis da Silva, Diretor Técnico - Operacional – Antonio Carlos Alvares Grillo, Diretor Técnico de Desempenho - Flávio Guedes de Medeiros,

Diretor de Assistência aos Associados - Humberto Luiz Nunes de Lemos

Jornalista Responsável: Jorge D’ Moraes MTB - 23915; Projeto Gráfico: Priscila Thompson SammartinoEstagiária: Gabriela Lacerda; Tiragem: 13.000 exemplares

MISSÃ

O D

A C

AC

Visite o nosso site:www.cac.org.br

Caixa de Assistência dos Servidores da CEDAE - Contatos:Sede: Av. Presidente Vargas, 463 - 15º andar - CEP: 20071-003. Telefone geral: (21) 2126-7150 / FAX: (21) 2221-9516

Teleatendimento: (21) 2126-7000 / Vida UTI: (21) 3461-3030

E-mail: [email protected] / [email protected]

PALESTRA DO PROGRAMA ZERONIC NA CEDAE

No dia 19 de março haverá uma palestra sobre o pro-grama antitabagismo da CAC, o ZERONIC, no auditório da CEDAE, na Avenida Presidente Vargas, nº2.655.

Na ocasião, Alexandre Palma, psicólogo especializado em dependência antitabagismo, vai explicar detalhadamente o Programa ZERONIC e seus benefícios, além de fazer um panorama sobre uma realidade preocupante para milhares de brasileiros que não conseguem se afastar do cigarro.

Participe!