Transcript

Ano 8, nº 37, Março de 2014

PROGRAMA DE REEDUCAÇÃO ALIMENTAR VAI MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DOS TRABALHADORES DA CEDAE

A partir de março os trabalhadores da CEDAE terão a oportunidade de participar de um Progra-ma de reeducação alimentar coordenado pela CAC por intermédio do Departamento Médico So-cial (DEMES). O objetivo do Programa REEDUKAN é beneficiar um grande número de pessoas que apresenta sobrepeso na CEDAE, propiciando mais qualidade de vida pela obtenção de saúde e, con-sequentemente, maior autoestima.

O Programa REEDUKAN terá acompanha-mento nutricional e psicológico. Inicialmente será criado um grupo de 20 pessoas. A forma-ção de novos grupos será bimestral, até totali-zar 04 grupos ao final de 2014.

A expectativa dos organizadores é grande, já que o projeto piloto, que teve início na CAC há aproximadamente cinco meses, está sendo bem sucedido.

MUDANÇA DE HÁBITO PARA UMA VIDA NOVA

As reuniões serão realizadas na sede da CEDAE e consistirão em encontros quinzenais para os gru-pos selecionados com profissionais de nutrição e psicologia alternadamente. O suporte psicológico é obrigatório e semanal no consultório do profis-sional indicado. As consultas nutricionais individu-ais ocorrerão quinzenalmente.

Sobre o acompanhamento psicológico, a Drª Rose Belém, psicóloga da CAC, afirma que: “O primeiro passo é a conscientização do indivíduo de sua autorresponsabilidade no processo de mo-dificação em sua rotina alimentar, para obtenção de resultados positivos. Devemos lembrar que para muitos, os hábitos alimentares estão extre-mamente ligados às raízes familiares. Este tipo de

mudança necessita muito foco e determinação”. Outro ponto importante, segundo Rose, é que, des-de a amamentação, alimento e afeto estão ligados, gerando possíveis processos compensatórios.

Somente os empregados ATIVOS da CEDAE, PRECE, e EXTRA-QUADRO poderão participar do REEDUKAN, a partir de um processo seletivo com base em dados ligados ao IMC (Índice de Massa Corpórea) a serem levantados pela equipe de nu-tricionistas do Programa.

O Programa é totalmente gratuito, mas para que as metas sejam atingidas, a equipe organi-zadora lembra que a adesão deve ser de maneira efetiva, sem a qual os resultados positivos não se-rão alcançados.

primeiro passo é a conscientização do indivíduo de sua autorresponsabilidade no processo de mo-dificação em sua rotina alimentar, para obtenção de resultados positivos. Devemos lembrar que para muitos, os hábitos alimentares estão extre-mamente ligados às raízes familiares. Este tipo de

tricionistas do Programa.O Programa é totalmente gratuito, mas para

que as metas sejam atingidas, a equipe organi-zadora lembra que a adesão deve ser de maneira efetiva, sem a qual os resultados positivos não se-rão alcançados.

REDE CREDENCIADACOMPROMETIDA COM O PADRÃO CAC DE ATENDIMENTO

A qualidade da rede credenciada de um pla-no de saúde é uma das maiores preocupações de quem precisa de atendimento médico-hospitalar. Por esta razão, a CAC não poupa esforços para oferecer, dentro de suas possibilidades, uma Rede de prestadores de serviço cada vez mais eficiente.

Com cerca de 1.700 credenciados, a CAC dis-ponibiliza serviços de atendimento médico-hospi-talares em diversas especialidades, através de pro-fissionais e unidades de atendimento de qualidade reconhecida no mercado, em todas as regiões do Estado Rio de Janeiro.

São médicos, laboratórios, clínicas e hospitais que possibilitam a realização de consultas, exa-mes e atendimentos de maior complexidade. O usuário do Plano tem à disposição equipamentos de última geração e instalações confortáveis. E para entrar em contato com qualquer profissional ou unidade da Rede basta fazer uma consulta rá-pida ao livro de Credenciados, que é atualizado mensalmente, ou usar o serviço de busca rápida no site www.cac.org.br

A evolução da Rede e o reconhecimento da ANS

Nos últimos anos, a CAC conseguiu se destacar entre planos de saúde de todo o Brasil. O resultado desse reco-nhecimento por parte de quem usa o Plano e também por parte da Agên-cia Nacional de Saúde Suplementar (ANS) foi um aumento expressivo de profissionais que querem fazer parte da REDE CAC.

O setor de Credenciamentos da em-presa recebe mensalmente dezenas de novos pedidos de prestadores. Cada uma destas solicitações é analisa-da com máxima atenção. Existe uma preocupação constante da CAC em manter sempre a qualidade dos pres-tadores e ampliar a Rede de acordo as necessidades.

Além das referências e da qualida-de comprovada de seus serviços, o prestador que faz parte da Rede Cre-denciada sabe que a CAC busca um diferencial no atendimento aos seus associados. A intenção é ter uma REDE comprometida com este propósito em toda e qualquer ocasião.

O associado pode contribuir de maneira objetiva para a melhoria da qualidade no atendimento. Sempre que tiver sugestões para um futuro credenciamento envie um email para [email protected]

Livre-escolhaApesar da CAC disponibilizar ao associado uma Rede Credenciada eficaz e bastante diversificada,

existe ainda a possibilidade de um atendimento feito através da livre-escolha. Neste caso, o associado opta por um profissional que não faz parte da Rede.

O problema dessa opção não se restringe ao reembolso, que neste caso é feito através dos valores de tabela praticados pela Empresa e não de forma integral. É importante lembrar que na livre-escolha o médico não possui vínculo com a CAC. Desta forma, a Empresa fica sem mecanismos para garantir a parceria desses profissionais.

Para mais informações, ligue: (21) 2126-7000

EXAMES PERIÓDICOS: UM COMPROMISSO COM A SAÚDE

Os trabalhadores da CEDAE têm um encon-tro marcado com a medicina preventiva a partir de março. Os exames periódicos serão realiza-dos ao longo do ano, tanto na sede da CEDAE quanto nos núcleos, e o objetivo do Programa de Saúde Ocupacional da CAC, (PROSAO) é que o percentual de 95% de trabalhadores atendi-dos no ano passado seja superado.

O exame médico é obrigatório, de acordo com o artigo 168 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), que inclui o exame periódico, além do admissional e do demissional. Esta rotina anual, com exames clínicos e laboratoriais, tem o objetivo maior de garantir a saúde do trabalha-dor, a fi m de que ele possa realizar todas as suas atribuições com absoluta segurança.

O sucesso dos exames periódicos depende da participação dos trabalhadores e da coo-peração das chefi as, que devem informar aos funcionários que trabalham fora dos núcleos a data dos exames. A CAC comunica com ante-cedência aos núcleos quando a equipe respon-sável fará os exames. Além disso, esta infor-mação também está disponível no site da CAC.

A CAC, através do PROSAO, desenvolve todo o acompanhamento dos exames perió-dicos e cuida para que as etapas sejam cum-pridas. O primeiro passo é o agendamento dos exames laboratoriais. O laboratório recebe as guias médicas e agenda diretamente com o núcleo da CEDAE o dia para a realização des-ses exames. O mesmo acontece com a clínica de audiometria, que realiza os exames especí-fi cos de empregados sujeitos à ruído. Outros exames (Rx tórax, espirometria e oftalmológi-co) também podem ser solicitados, conforme os riscos aos quais o empregado esteja sujeito.

Posteriormente, o empregado compare-cerá a uma consulta e receberá o atestado de saúde ocupacional, preenchido em quatro vias (a 1ª é arquivada no local de trabalho, a 2ª via é entregue ao funcionário, a 3ª via SESMT CE-DAE e a 4ª via CAC).

No caso de haver qualquer resultado fora do esperado pelo PROSAO, o trabalhador re-cebe as devidas orientações para que possa recuperar a condição plena ao desempenho de sua função.

EXAMES PERIÓDICOS: UM COM A SAÚDE

Os trabalhadores da CEDAE têm um encon-

Promover o atendimento das necessidades de saúde dos empregados da Nova CEDAE, PRECE e CAC, com vistas a contribuir para o seu bem-estar, na área de medicina assistencial e ocupacional, oferecendo

com isto o retorno dos investimentos realizados neste âmbito às patrocinadoras e aos associados.

Informativo da Caixa de Assistência dos Servidores da CEDAE - CAC aos seus associadosAno 8, nº 37, Março de 2014

Diretor - Presidente – Clovis Francisco do Nascimento Filho, Diretor Administrativo - Financeiro – Edson Reis da Silva, Diretor Técnico - Operacional – Antonio Carlos Alvares Grillo, Diretor Técnico de Desempenho - Flávio Guedes de Medeiros,

Diretor de Assistência aos Associados - Humberto Luiz Nunes de Lemos

Jornalista Responsável: Jorge D’ Moraes MTB - 23915; Projeto Gráfico: Priscila Thompson SammartinoEstagiária: Gabriela Lacerda; Tiragem: 13.000 exemplares

MISSÃ

O D

A C

AC

Visite o nosso site:www.cac.org.br

Caixa de Assistência dos Servidores da CEDAE - Contatos:Sede: Av. Presidente Vargas, 463 - 15º andar - CEP: 20071-003. Telefone geral: (21) 2126-7150 / FAX: (21) 2221-9516

Teleatendimento: (21) 2126-7000 / Vida UTI: (21) 3461-3030

E-mail: [email protected] / [email protected]

PALESTRA DO PROGRAMA ZERONIC NA CEDAE

No dia 19 de março haverá uma palestra sobre o pro-grama antitabagismo da CAC, o ZERONIC, no auditório da CEDAE, na Avenida Presidente Vargas, nº2.655.

Na ocasião, Alexandre Palma, psicólogo especializado em dependência antitabagismo, vai explicar detalhadamente o Programa ZERONIC e seus benefícios, além de fazer um panorama sobre uma realidade preocupante para milhares de brasileiros que não conseguem se afastar do cigarro.

Participe!


Recommended