28
BRASIL DE TODOS OS PO VOS com:

Projeto La Fura - Brasília e Recife

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Projeto La Fura - Brasília e Recife final

Citation preview

BRASIL DE TODOS OS POVOS

com:

A Rosa dos Ventos Arte

s do Imaginário, respo

nsável

pela Ocupação Funarte

Brasília 2013, propõe

a realização

no Complexo Cultural

Funarte, do mega espet

áculo Brasil

de Todos os Povos, com

o grupo espanhol LA F

URA DELS BAUS.

A apresentação está pr

ogramada para fazer pa

rte da abertu-

ra dos jogos da Copa d

as Confederações, a se

r realizada em

junho de 2013, e tem c

omo temática a saudaçã

o dos países

participantes da copa

ao país sede, o Brasil

.

BRASIL DE TODOS OS POVOS

Em 2013, acontece no B

rasil a nona edição da

Copa das Confedera-

ções, competição promo

vida a cada quatro ano

s pela Federação Inter

na-

cional de Futebol (FIF

A). O evento será real

izado no Brasil entre

os

dias 15 e 30 de junho

e servirá como teste

para realização da Cop

a do

Mundo de 2014, também

sediada no País.

Oito equipes participa

rão da Copa das Confed

erações: a campeã da

Copa do Mundo de 2010,

Espanha; os seis camp

eões continentais, Itá

lia,

Uruguai, Nigéria, Japã

o, México e Taiti; e o

país-sede, Brasil. Qua

tro

delas – Brasil, Espanh

a, Itália e Uruguai –

são campeãs mundiais.

A COPA DAS CONFEDERAÇÕES

Além de favorecer os testes logísticos para a realização da Copa do Mundo, a Copa das Confederações é a grande oportunida-de do Brasil mostrar ao mundo sua grande capacidade de organizar eventos em escala mundial. Será a oportunidade de expor ao mundo a cultura brasileira, nossas belezas naturais e a diversidade de um país funda-do na mistura de povos e culturas.

Poucas coisas no mundo se parecem tanto com a arte quanto o esporte. E o fu-tebol é, sem dúvida, o grande espetáculo que a população tem a seu dispor ao lon-go de todo o ano. Assim sendo, nada mais justo unir eventos artísticos e eventos esportivos dinamizando as características espetaculares dessas duas linguagens.

Com esse pensamento, nasceu a ideia de desenvolver um grande projeto cultural paralelo à Copa das Confederações, à al-tura da imensa emoção gerada pelos jogos de futebol. Naturalmente surgiu o nome do grupo espanhol La Fura Dels Baus, um dos mais importantes coletivos artísticos na realização de eventos gigantescos e ao ar livre da atualidade.

A IMPORTÂNCIA DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES

CULTURA E ESPORTE

La Fura dels Baus

Fundado em 1979, o coletivo teatral espanhol La Fura dels Baus tem, desde meados dos anos 1990, diversificado seus esforços criativos, focando em áreas de drama, teatro digital e teatro de rua, projetos de performance de teatro con-temporâneo, ópera ou produzindo grandes eventos corporativos. La Fura produziu a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpi-cos de Verão de 1992 em Barcelona, trans-mitida e assistida ao vivo por mais de 500 milhões de espectadores. Depois des-se primeiro macroshow, empresas de reno-me internacional, como Pepsi, Mercedes Benz, Peugeot, Volkswagen, Swatch, Air-tel, Microsoft, Absolut Vodka, Columbia Pictures, Warner Bros, o Port of Barcelo-na, Telecom Italia e Sun Micros-systems, têm financiado a produção de macroshows promocionais do grupo ao redor do mundo.

De 2000 a 2010, La Fura dels Baus apresentou-se como teatro de rua em bus-ca de um conceito de teatro que combine um largo alcance de recursos de palco, baseado na ideia clássica de um show com-pleto. A principal contribuição de La Fura foi aproximar seus shows do público, encorajando-o a tomar uma parte ativa nos espetáculos e adaptando seus ensaios para os elementos arquitetônicos específicos dos espaços em que cada performance toma

lugar. Essa mistura de técnicas e disci-plinas cristalizou-se sob o termo “lin-guagem La Fura”, que passou a ser usado para definir também o trabalho de outras companhias de teatro. Accions (1984) foi o primeiro show usando a “linguagem La Fura” seguido por Suz/O/Suz (1985), Tier Mon (1988), Noun (1990), MTM (1994), Ma-nes (1996), ØBS (2000), Matria 1-Tetra-logía Anfíbia-La Creación (2004) e OBIT (2004).

O conceito particular de shows de-senvolvido por La Fura dels Baus é mostra-do em suas performances de larga escala tais como L’home del mil.leni, uma cele-bração do novo milênio em 2000 que teve um público de mais de 20 mil pessoas em Barcelona; A Divina Comédia, apresentada em Florença com mais de 35 mil especta-dores; La Navaja en el Ojo, que abriu a Bienal de Valencia e atraiu um público de mais de 20 mil; e Naumaquia 1-Tetralogía Anfíbia-El Juego Eterno, que teve um pú-blico de mais de 15 mil espectadores no Forum de les Cultures de Barcelona.

Inúmeros cursos e workshops têm treinado atores em “linguagem La Fura”. Paralelamente, a companhia tem incluído novas tecnologias em seu trabalho, em Work in Progress (1997), por exemplo, criaram um show on-line que pôs perfor-mances simultâneas em diferentes cidades em um ambiente de teatro digital.

No espetáculo Brasil de Todos os Povos, criado especialmente para a Copa das Confe-derações, os países participantes do evento “saúdam” o país-sede, o Brasil. Esse último é representado por um ser alado enquanto os demais são personalizados por 80 artistas com placas de seus mapas e cores. A história nos é apresentada de modo artístico por meio de bonecos gigantes, grandes estruturas criati-vas e projeções em grandes espaços.

O ESPETÁCULO BRASIL DE TODOS OS

POvos

As delegações depois derramarão água num gran-de aquário representando os oceanos do mundo.

SEGUNDO ATO

Num segundo momento, um boneco gigante encontra-se com uma ampulheta com uma dançarina dentro. Esses re-presentam o tempo que será derramado sobre o público (a areia da ampulheta).

Para Brasília, o grupo

reconstrói 3 de seus

principais

monumentos: a Catedral

, os Dois Candangos e

a Ponte JK:

CATEDRAL:vem sobre rodas com 6,4 metros de altura e 12 de diâmetro.

DOIS CANDANGOS:serão construidos 2 bo-necos a serem carrega-dos por uma bicicleta.

PONTE JK:em formato de dragão, também vem sobre rodas.

Estão previstas a realização de duas apresentações do espetáculo Brasil de Todos os Povos durante a Copa das Confederações, em Brasília-DF e outra em Recife-PE. A pri-meira, na capital federal, está planejada para acontecer no dia 15 de junho, data do jogo de abertura da Copa. Programada para começar logo após o encerramento da parti-da, espera-se que pelo menos 70% do público presente ao jogo se desloque para assistir ao espetáculo no gramado da Funarte, locali-zada a poucas centenas de metros do Estádio Nacional Mané Garrincha. São esperadas mais de 50 mil pessoas.

A apresentação em Recife-PE está marca-da para 23 de junho, dia de jogo, e deverá se realizar no Marco Zero, que marca o local em que a cidade nasceu e serve como ponto inicial das estradas do estado de Pernambu-co, sendo um ponto de extrema importância história e turística da cidade.

O intervalo entre as apresentações faz-se necessário por conta da logística de transporte das gigantescas estruturas uti-lizadas pelo grupo e pela necessidade de 5 dias para montagem do local do espetáculo.

O PLANEJAMENTO

A Ocupação Funarte se utilizará das mídias virtuais para produzir informação nos diferentes suportes (vídeo, texto e imagen), a serem di-vulgadas na internet durante a fase de pré-produção e durante os even-tos. Os principais veículos serão o site do projeto Ocupação Funarte 2013, fanpage do Facebook, perfil no microblog Twitter e no serviço de compartilhamento de fotos Instagram e o mailing. As peças serão dispa-radas e reforçadas de acordo com a resposta dos internautas.

PLANO DE COMUNICAçÃO

MÍDIA VIRTUAL

Banner site:estará em destaque no site do projeto Ocupação Funarte 2013;

VTweb:produção de vídeo animado de 30 segundos para a divulgação do projeto nas redes sociais;

Revista Virtual: edição de revistas virtuais com a programação e release das ações do projeto.

Panfletoweb:distribuição pelo mailing de 50 mil internautas; redes sociais e site do projeto;

PLANO DE COMUNICAçÃO

MÍDIA EXTERNA

Revistas:com programação mensal e rele-ase das ações. Formato: A5 Quantidade: 15000

Convites:direcionados a patrocinadores e pensadores da cultura local com o intuito de atrair um pú-blico formador de opinião para dentro do festejo. Formato: A5 Quantidade: 150

Cartaz:distribuídos nos principais pontos cul-turais, escolas, bares e outros pontos da cidade, com intuito de atingir o pú-blico jovem e apreciadores da cultura. Formato: A2 Quantidade: 300

PLANO DE COMUNICAçÃO

MÍDIA INTERNA

Camisetas:50 camisetas serão distribuí-das no decorrer do evento para a equipe de produção e artis-tas convidados. Formato: P, M e G Quantidade: 50

Banners: cinco banners com progra-mação mensal serão expos-tos no espaço da Funarte. Dois serão posicionados virados para o eixo monu-mental, outros dois, em frente ao Teatro Plínio Marcos e um porta banner móvel comporá palestras e oficinas.

PLANO DE COMUNICAçÃO

MÍDIA COMERCIAL

Spot em Rádio:foram escolhidas a Rádio Nacional FM, maior audiência entre o públi-co formador de opinião; a Rádio Nova Brasil FM, voltada ao público jovem e universitário; e a Rádio Cultura FM, voltada aos apreciado-res de cultura. Formato: 30” Quantidade: 100

Anúncio em Jornal:serão quatro anúncios por mês, sendo um no Correio Braziliense, jornal de maior circu-lação no DF, e três no Jornal da Comunidade, distribuído gratuitamente por toda a cidade. Formato: 15x2col Quantidade: 4

PLANO DE COMUNICAçÃO

MÍDIA ESPONTÂNEA - ASSESSORIA DE IMPRENSA

Jornal Impresso:a assessoria de imprensa focará suas ações no Correio Bra-ziliense, o jornal de maior circulação da região Centro-Oeste e o mais influente do Distrito Federal e entorno. O Correio Braziliense garante cobertura imediata por ser o primeiro formador de opinião dos leitores pela manhã, ga-rantindo a preferência do consumidor. Além desse veículo, a coordenadoria de comunicação conta com a cobertura do Jornal de Brasília, o segundo jornal mais lido no Distri-to Federal, e o jornal O Popular, de Goiânia, o mais lido no estado do Goiás.

A assessoria de imprensa produzirá os press kits semanalmente com informações sobre cada atração e/ou evento produzido pela Ocupação Fu-narte 2013. Os kits serão direcionados à imprensa local e nacional com intuito de gerar material e informação precisa aos consumidores de cul-tura do DF e do Brasil. Ao final do projeto, a assessoria entregará a valoração das mídias geradas pelo seu trabalho. As principais mídias a serem atingidas são:

Rádio: o foco nas emissoras de rádio será a Rádio Nacional, empre-sa pública de comunicação comprometida com o direito à in-formação, o pluralismo de opiniões e a expressão da diver-sidade social e cultural de nosso país, com grande alcance entre o público formador de opinião do Distrito Federal. A Rádio Nova Brasil FM, em pesquisa de audiência, é referência de música de qualidade e informação para os milhares de ou-vintes do Distrito Federal. A Rádio Cultura se destaca pela abertura e apoio aos trabalhos locais.

TV:a assessoria será direcionada a Rede Globo, que sustenta o título de uma das maiores redes de televisão do mundo. Atu-almente, a emissora cobre 98,44% do território nacional, atingindo 5.564 municípios e 99,50% da população.

Público esperado para as duas apresentações:100 mil pessoas

artistas envolvidos:35 pessoas

empregos diretos gerados:78

empregos indiretos gerados:450

QUANTIFICAÇÃO:

Custo total do projeto:R$ 1.200.000,00 (Hum milhão e duzentos reais)

O custo acima inclui:cachê pela criação do espetáculo e apresen-tação, passagem, hospedagem e alimentação de 30 artistas em Brasília-DF, transporte inter-nacional e nacional das estruturas, locação de sonorização, iluminação e projeção, di-vulgação, alvarás e demais licenças públicas necessárias, documentação fotográfica e em vídeo, pagamento de mão de obra de produção e impostos.

VALORES:

Stéffanie Oliveira Produção

+55 (61) 8210 4819

Karita PascollatoProdução+55 (61) 9691 2182

Empresa ResponsávelInstituto Mosaico de Arte, Cultura e CidadaniaCNPJ: 14.238.314/0001-31

+55 (61) 3024 8481 / +55 (61) 3201 [email protected]

Rosa dos Ventos Artes

do Imaginário