16
PUB

PUB - destak.pt · ©DR Asobrasderepavimentaçãodocir-cuitodoEstoril,quetinharecebidoa anterior camadade asfalto hámais de18anos,ficaramconcluídas,anun-ciouasociedadegestoradotraçado,

Embed Size (px)

Citation preview

PUB

PUB

10.09.2018 Segunda-feira PORTUGAL

Diretor: Diogo Torgal Ferreira | Edição nº 3193. Jornal diário gratuito.

PUB

© RODRIGO ANTUNES/LUSA

PREPARAÇÃO ESCASSAPARA O FIM DOS ABATESVETERINÁRIOS FALAM EMRISCO DE SAÚDE PÚBLICAATUALIDADE • 05

STCP dá conselhos úteisao público estudantilDurante o mês de setembro, devido aoarranque do ano letivo, empresa partilhavárias informações, como descontos.

CIDADES • 02

ATUALIDADE • 04

Vagas para alojamentoficam abaixo dos 10%Nas áreasmetropolitanas de Lisboa ePorto, 30%e35%dos alunos do ensino superior estão deslocados,mas as residências universitárias chegamapenas para 9,2%e9,7%dos estudantes, indicamdados oficiais.

Varandas toma possepara unir o SportingApesar de ter tido menos votantes, novopresidente dos leões assume a uniãocomo grande prioridade do seu mandato.

DESPORTO • 06

“Separados pela Vida”de regresso com emoçãoDuarte Siopa espera uma 2ª temporadaem grande. Apresentador revela que oprograma vai revisitar algumas histórias.

FAMA&TV • 07

Festival de circo commais de 40 espetáculosPraças e jardins da cidade do Porto, alémdo Coliseu, recebem durante quatro diasevento internacional de entrada gratuita.

ARTE&LAZER • 09

© DR

Asobrasde repavimentação do cir-cuito do Estoril, que tinharecebido aanterior camada de asfalto há maisde 18 anos, ficaram concluídas, anun-ciou a sociedade gestora do traçado,que já recebeu provas de Fórmula 1.Os trabalhos, indicou amesmafonte,decorreram durante o mês de agos-to e ficaram totalmente concluídosno final da passada semana, tendocomo objetivo dar resposta aos ape-los dos pilotos das provas de veloci-dade, críticos das irregularidades dopavimento.

CIDADES 10.09.2018SEGUNDA-FEIRAwww.destak.pt

Repavimentaçãodo circuito doEstoril concluída

02

De23a29desetembrorealiza-seemLisboaoMundialdeFute-bolAmador -SoccaWorldCup–Lisboa2018,navertente6vs,6, com32Seleçõesdetodoomundoe600 jogadoresamadores.

FUTEBOL AMADOR

EM DEZSEGUNDOS

METRO DE LISBOA

Máquinas paravender bilheteshá 36 anosOMetropolitano de Lisboa assi-nalou há poucos dias o início davenda automática de bilhetes a6de setembro de 1982, quehoje é representativa demais de90%dos títulos transacionados.Desde então, oMetro tornou-sepioneiro na Europa numsistemadebilhética semcontacto.

SEGURANÇA

PSP deteve34 pessoasno sábadoAPolícia de Segurança Públicadeteve, no sábado, 34pessoasemdiversas operações de fisca-lização na área doComandoMetropolitano de Lisboa. Onzepessoas foramdetidas porcon-dução sobre efeito de álcoole sete por falta de habilitaçãolegal para conduzir.

GASTRONOMIA

1º Festival doPeixe e Mariscoem MatosinhosHélio Loureiro,MarcoGomes,HugoDias, Diogo LelloAcher,Jorge Sousa eVascoCoelhoSantos, são alguns dos chefesque vãomarcarpresença na1ª edição do Festival doPeixeeMariscoMARMatosinhos.No jardimSenhordoPadrão,entre 22 a 30de setembro.

INFRAESTRUTURAS

REDAÇÃ[email protected]

STCP partilha dicasúteis com estudantes

De acordo com informaçãooficial daSTCP - Socieda-de de Transportes Colec-tivos do Porto, a que o

Destakteve acesso, através do site edas redes sociais da empresa detransportes públicos ounas paragensde autocarro «estarão disponíveis du-rante todo o mês de setembro infor-mações importantes como descontosde 25% a 60% em diferentes modali-dades de assinaturas, detalhes sobreWidget SMS Bus, uma solução ondepoderáser consultadaachegadadosautocarros em tempo real ou as van-tagens oferecidas pela ‘app’ Anda».

Info e orientações«De umaformaobjetiva, rápidae efi-caz, os estudantes ficam apar do queé necessário para renovar o cartãoAndante, qual a documentação quedevem reunir, como instalar a ‘app’Anda, conhecem em detalhe a RededaMadrugada, entre outras informa-ções. São dicas que facilitam todo oprocesso de viajar de autocarro daSTCP, usufruindo das condições es-peciais paraestudantes», explicaMa-nuelaRibeiro, diretorade Marketingda empresade transportes da ÁreaMetropolitana do Porto.

Com o arranque do ano letivo, a STCP apresenta dicas dirigidas ao público estudantil,de forma a facilitar o acesso à informação sobre os produtos e serviços da empresa.

De recordar que a STCP - Socie-dade de Transportes Colectivos doPorto é a maior operadora de trans-portes públicos na Área Metropoli-tana do Porto, estando presente emseis concelhos: Vila Nova de Gaia,Gondomar, Maia, Matosinhos, Portoe Valongo. Anualmente, a STCPtransportamaisde 70 milhõesde pas-sageiros, sendo que os estudantescorrespondem a cerca de 30% dosseus clientes de assinatura.

Assim, desde o início do mês de se-tembro, tanto no site www.stcp.pt.comonana‘app’oficialdaSTCP,aco-muniadde estudantil local pode escla-recerinúmerasquestõesrelativasate-mastãodistintoscomoarenovaçãodoAndante;evitarfilasnosserviçosSTCP;descontos especiais e exclusivo andaparaestudantes;comoviajarcomaapli-cação Anda; ou calcular o melhor per-curso e conheceras linhas ouhoráriosemtempo real nas paragens.

STCP quer ajudar a comunidade estudantil no início de mais um ano letivo

©DR

TRASNPORTES

PORTO

Reabilitaçãoda Asprelacusta 1,9M€ACâmaradoPortoquertrans-formaroParqueCentraldaAsprelanumnovoespaçoverdedereferência, investindo1,9milhõesdeeurospara inte-graroparquenazonaverdeeedifícios (faculdades,centrosde investigação, linhadometro)envolventes.Asobrasdevemterminarem2020.

PUB

ATUALIDADE 10.09.2018SEGUNDA-FEIRAwww.destak.pt04

EM DEZSEGUNDOS

PROPOSTA NO ORÇAMENTO

Taxa contraa especulaçãoimobiliáriaAcoordenadora doBEconfir-mou terproposto aoGoverno acriação de uma taxa para travara especulação imobiliária, queespera veraprovada nopróximoOrçamento doEstado. CatarinaMartins tambémcondenou a«tentativa de partidarização»do cargodeProcurador-Geralda República, recusando«cam-panhas» sobre a escolha.

PROFESSORES

STOP organizacaravana e vaifazer petiçãoOSindicato deTodos os Profes-sores inicia hoje uma caravanapor todos os distritos dopaísemdefesa da escola pública,que só termina nodia 20 destemês. Esta é umadas formas deluta pormelhores condiçõespara todos os trabalhadores dosetor, emque serão recolhidasassinaturas a exigir a contagemintegral do tempode serviço.

Governo da Madeira esperaque o Estado central incluao apoio financeiro à obrano Orçamento de Estado

«O quesabemos éque duranteo mês deoutubroserá lançadoo concurso»

O vereador do Bloco de Esquerdana Câmara Municipal de Lisboa ad-mitiu que persistem problemas comaatribuição de vales e manuais esco-lares para o 3º ciclo e ensino secun-dário, mas que estão aser resolvidos.

Em causa a plataforma MEGA, usa-da a nível nacional para distribuir osmanuais gratuitos até ao 6º ano. Nocaso de Lisboa, como a oferta é ex-tensível a todo o ensino foi precisocriar uma solução técnica própria.

Problemas com atribuição de livrosem Lisboa estão a ser resolvidos

MANUAIS ESCOLARES

O presidente do PSD alertou parao «endividamento crescente das fa-mílias» em Portugal e pediu que, «nomomento certo», o Banco de Portu-gal intervenha para que não se volte«a pôr o carro à frente dos bois». Rui

Riotambémdefendeuquesedeveexi-gir ao Ministério Público que rapida-mente faça a «acusação correta» nocaso de Tancos, até porque o Gover-no não tem mais nada a dizer. Posi-ção que o ministro daDefesacriticou.

Banco de Portugal deve intervir paraprecaver endividamento das famílias

CONSUMO

JOÃOMONIZComAgência Lusa

Falta de lugarespara deslocados

ENSINO SUPERIOR

Dados oficiais de 2016/2017apontamparaaexistênciade 192 residências univer-sitárias, com15 370 camas

e 9075 quartos. Números que ficamlonge do que serianecessário, segun-do o Plano Nacionalparao Alojamen-to lançado em maio.

No último ano letivo, 30% dos alu-nosdo ensino superiornaáreametro-politana de Lisboa eram deslocados,mas as residências universitárias sótinham lugar para 9,2%. Na área me-tropolitanado Porto as percentagenssão de 35% e 9,7%. O Algarve é outradas regiões mais pressionadas.

À escassez de vagas nas residências universitárias junta-se o mercado privado,com preços cada vez mais altos, sobretudo nas grandes áreas metropolitanas.

Aisto junta-se apressão urbanísti-ca que tem feito o valor das rendasdisparar no setor privado, sobretudonoslocais járeferidos,comovalorme-diano por metro quadrado nos novoscontratos de arrendamento nos 6,06euros (Lisboa), 4,58 euros (Porto) e 5euros(Algarve). AmedianaparaPor-tugalsituava-senos4,39eurosporme-tro quadrado.

Para tentar contrariar a escassezde oferta pública face à procura (13%

Porque a procura porLisboa e Porto nãobaixou como a oferta,milhares de alunosficaram sem vaga

de camas disponíveis para 42,3% deestudantes deslocados a nível nacio-nal), o Governo está a ultimar a cele-bração de protocolos pararecuperarcerca de 30 imóveis para alunos.

Mais de 10% sem colocaçãoA redução de 5% nas vagas dos cur-sos das universidades e politécnicosde Lisboa e Porto refletiu-se nas co-locações (-1,3%), mas como a procu-ra não diminuiu, o resultado práticofoi que milhares de jovens não entra-ram nas instituições pretendidas. Anível nacional, mais de 10% dos can-didatos à primeira fase do concursonacionalde acesso ao ensino superiorficousemvaga–colocados 43 992 alu-nos entre 49 362 candidatos.

Inexistência de alojamento público suficiente é agravada pelos preços galopantes no arrendamento privado©

DR

Três anos após a assinatura por195 países do Acordo de Paris paracombater as alterações climáticas, oprotocolo pode estar em risco pelasdivergências dos Estados no finan-ciamento. Recorde-se que, apartirde2020, os países desenvolvidos deve-riam contribuir com 100 mil milhõesde dólares por ano (cerca de 87 milmilhões de euros) para ajudar os Es-tados mais desfavorecidos a lutarcontra as alterações climáticas e amitigar os seus efeitos.

Mais de 1400 delegados estiveramaté ontem em Banguecoque, na Tai-

lândia, numaconferênciade prepara-çãoparaaCimeiradoClimaqueserea-liza em dezembro. Este evento na Po-lónia é visto como a derradeira opor-tunidadeparatransporosobjetivosde-finidosemParis(limitaroaquecimen-to global abaixo dos dois graus centí-grados) dateoriaparaaprática.

Napassadasexta-feira, o ministrodo Ambiente destacou o investimen-to em curso em Portugal de 225 mi-lhões de euros paraprojetos de adap-tação às alterações climáticas, «umaevidênciacientíficae não um proble-ma de futuro».

Falta de entendimento parafinanciar combate pelo clima

© DR

A Força Aérea portuguesa salvou esta semana, noMediterrâ-neo central, 150migrantes que se encontravamna água ouà deriva após uma embarcação de borracha ter naufragado.

AMBIENTENOVO SALVAMENTO

ATUALIDADE10.09.2018 SEGUNDA-FEIRAwww.destak.pt 05

REDAÇÃ[email protected]

Veterinários alertampara saúde pública

Asaúde pública pode estaremcausacomo fimdo aba-te nos canis municipais. Oalerta é do bastonário da

Ordemdos Médicos Veterinários. Se-gundo Jorge Cid, com a proibição doabate nos canis municipais a partirde dia23 deste mês, é expectável queaumentem os animais nas ruas porfalta de espaço nos centros de reco-lha. O que representa «um perigoparao bem-estar animal e aseguran-çados cidadãos. Pode ser um proble-ma de saúde pública».

O responsável acusao Governo de«irresponsabilidade brutal» por tersido aprovada uma lei em 2016 e nãose ter estudado até ao momento oproblema de abandono dos animais.«A sensação que eu tenho é que seaprova uma lei, que tem dois anospara ser implementada, mas até láninguémfaz nada. Tudo assobiaparao lado e esperaque o problemase re-solvapor ele». «É evidente que pode-rá haver soluções que não passempelo abate, mas essas soluções vãoser sempre de recurso e à última dahora, quando já deviam estar pensa-das há dois anos».

Para o movimento de cidadãosCampanha de Esterilização de Ani-

Profissionais dizem que nada foi feito em alternativa ao fim do abate de animaise dizem que a solução passa por evitar o abandono. Esterilização está por fazer.

mais Abandonados (CEAA), «o adia-mento dos abates não resolve proble-ma nenhum» e já recolheu 3500 as-sinaturas a pedir o cumprimento dalei. Como estaesteve emperíodo tran-sitório nos últimos dois anos, «prefe-rindo continuar a abater do que es-terilizar».

Prova disso é que, nos primeirosseis meses desde que foi lançada, acampanhade apoio àesterilização decães e gatos de companhiasó atribuiu

8% da verba total disponibilizada a108 candidaturas. A Direção-Geralde Alimentação e Veterináriagaran-te estar a sensibilizar as autarquiaspara os apoios até 15 000 euros (câ-maras singulares) ou até 30 000 eu-ros (entidades intermunicipais).

Oeiras, por exemplo, há anos quenão promove abates, apostando emcampanhas de adoção e apoio afamí-lias carenciadas parareduzir o aban-dono dos animais.

Municípios têm ao seu dispor um fundo que ajuda a esterilizar os animais

©RODRIGOSANTUNES

/LUSA

NOVA LEI

MAIS NOMUNDO

ELEIÇÕES NA SUÉCIA

Extrema-direitamais contidaAssondagens colocavamontemopartidonopodercomoomaisvotadonas legislativas,mascommenosvotosdoqueháquatroanos. Já a extrema-direita nãocrescia tantocomooesperado,ficando-sepelo terceiro lugar,comcercade 16%dosvotos.

MUNDO CIBERNÉTICO

Seguros sobemcinco vezesOmercado seguradorna áreados riscos cibernéticos vai cres-cercinco vezes, para 20milmilhões de dólares, nos próxi-mos sete anos, antecipa a segu-radora alemãMunich Re, coma ameaça de ataques em largaescala a aumentar.

45MINUTOS DE APAGÃOAcidade deCaracas, capitalda Venezuela, e os estadosvizinhos deMiranda eVar-gas estiveramontemnova-mente às escuras devido aumapagãoque emalgumaszonas do leste da capital du-rou apenas45minutos. Asfalhas no abastecimento deenergia sãomais frequentes.

DESPORTO 10.09.2018SEGUNDA-FEIRAwww.destak.pt06

JOÃ[email protected]

União é a prioridadedo novo presidente

Aminhaprimeiraprioridadeé unir o Sporting Clube dePortugal. No sábado come-çámos avencero maiorad-

versário que já tivemos na nossa his-tória: o Sportingfraturado. Hoje é umnovo diae umanovaerade um Spor-tingunido. Enquanto não formos uni-dos, não vamos conseguir bater osnossos rivais». Esta foi uma das fra-ses fortes do ontem empossado pre-sidente do Sporting.

Seguindo amesmalinhaque jáde-fendera no discurso de vitória, Fre-derico Varandas incentivou aque to-dos os associados remem no mesmosentido e deixou outraideiaforte: ‘te-nho anoção do privilégio que é serviro melhor clube do mundo. NasciSporting, cresci Sporting, respiroSporting, não sou o Sporting. A mi-nha missão é servir o Sporting».

Atónicadaunião foi reforçadaporRogério Alves, agora presidente daMesa da Assembleia Geral, que elo-giou João Benedito, dizendo que

Frederico Varandas tomou ontem posse como presidente do Sporting, depois deter vencido as eleições com 42,32% dos votos, apesar de ter tido menos votantes.

«houve um vencedor, que foi o Fre-derico Varandas, e houve alguémquenão perdeu as eleições, que foi o JoãoBenedito». Aliás, o candidato da lis-taAteve mais votantes (9735) do queFrederico Varandas (8717), que saiuvencedor pelo maior apoio junto dosassociados mais antigos (mais votos).

Antigos líderes descansadosO presidente cessante da MAG dis-se deixaro órgão de consciênciatran-quila, após todas as polémicas comBruno de Carvalho que levaramàsuadestituição. Jáo líder dacomissão degestão garantiu ficar atento ao cum-primento das promessas.

Varandas e os seus pares tomaram ontem posse, um dia antes do previsto

©PA

ULO

CALA

DO

SPORTING

NaestreianaLigadasNaçõesfren-te a Itália esta noite na Luz (19h45),Fernando Santos não espera muitasalterações face à equipa que defron-tou aCroáciano particular dapassa-da quinta-feira. O selecionador não

esperafacilidades frente àItália, quecontinuaaserumapotênciaindepen-dentemente de terfalhado o Mundial,e acredita que o público poderá aju-dar num confronto equilibrado entreduas equipas com potencial.

Santos faz poucas alterações nostitulares e espera uma Itália forte

Selecionador espera apoio do público

© PAULO CALADO

SELEÇÃO NACIONAL

EM DEZ SEGUNDOS

VENDA DE JOGADORES

Águias e dragõesentre os tubarõesOCIESFootball Observatoryanali-sou asvendasde jogadoresdesde2010eoBenfica (9º, 618M€) eoFCPorto (11º, 510M€) sãoosúnicosclubesno top20 fora de Inglaterra,Espanha, Itália, AlemanhaouFrança.

US OPEN

Insultos a árbitroluso dão multaSerenaWilliams foimultada em17000dólares (14711€), depois deter recebido três advertências doárbitro portuguêsCarlos Ramos,que acusou de ser«mentirosoe ladrão»empleno jogo.

FUTEBOL FEMININO

Supertaça vaipara o Sp. BragaOSp. Bragapôs termoàhegemoniadoSporting no futebol feminino, aoconquistara Supertaça, nodesem-pate atravésdegrandespenalidades(5-4), após empate 1-1no temporegulamentarenoprolongamento.

SódáBenfica,mesmoBenfi-ca. Eleições noSporting,campanha eleitoral, ida às

urnas, novopresidente?Que éque isso interessa? SódáBenfica,mesmoBenfica. Surpresa?Claro que não, trata-se, a léguas,damaior instituição desportivadeste Portugal comumaComu-nicaçãoSocial que sabe oqueprende, o que rende, o que vende.O Benfica estámetido numaalhada gigantesca, não percebeuque a Justiça não é o que era(por exemplo, no tempo aindarecente do famigeradoApitoDourado). Tivemos umex-pri-meiro-ministro detido e comumprocessomuito sério deconsequências provavelmentemaléficas, temos gente da altafinança (tantos anos em regimede impunidade) a contas comagruras que podemdesembocarem condenações, temos atémagistrados emmanifestasdificuldades.NoBenfica, a política de comuni-cação é umdesastre colossal,as posições institucionais oupara-institucionais revelamumdesnorte completo e pavoroso.Hoje, afirma-seocredonoedifíciojudicial, amanhãassevera-sedes-confiança,depoisdeamanhãrecu-pera-se a fé, depois de depois deamanhã regressa-se à aversão.Umavergonha, uma indignidade,umatentadoaumacultura cente-nária pautadapela decência, peladignidade, pela honradez.Contra julgamentos precipitadosna praça pública,menos aindacomopropósito de favoreceraargumentaçãodos opositores oumesmodifamadores dograndeBenfica, sublinho, dolorosamente,aminha angústia perante o atuale patético panorama, ressalvan-do as virtudes de quemveste,na competição, a camisolamíticadoSport Lisboa eBenfica.Umareferência,moralmente impe-rativa,paraosmeusAmigos(commaiúsculavoluntária), entretantosoutros,Eusébio,Coluna, JoséÁguas,Simões,Toni,Bento,Chala-na,Mozer,RuiCosta,NunoGomes,SimãoSabrosa,DavidLuiz, Luisão.

Ziguezaguesvermelhos

HORA BOLAS

JOÃOMALHEIROJornalista

FAMA&TV10.09.2018 SEGUNDA-FEIRAwww.destak.pt 07

PUB

‘REVELAÇÃO’Vickydiz a Fausto que a sur-presa está na frente da casae venda os olhos domarido.Eugênio informa Ermírio quealgo estranho está acontecen-do nas terras que eramdeRenan. Lucas convida Paulopara secretário de segurança. Ermírio fica desolado aoverque as terras estão sendo escavadas. CMTV, 14H44

NOVELAS‘CRISTAL’As freiras encontrama fichadeduasmeninasque foramdeixadasnomesmodia noconventoe telefonamaopadreÂngelo. GaboatiraDariopara apiscina porele terbeijadoEliana. JoãoPedropedesatisfações aDarioporcausada irmã. Luísa insisteparaqueÂngelodesista deprocurara filha. CMTV, 19H07

EM DEZ SEGUNDOS

protagonistasdatemporadapassada,cujas histórias não tinham tido umasolução, porque não tinham sido des-cobertasaspessoasqueelesprocura-vam», conta o apresentador.

Esta novidade foi, segundo DuarteSiopa,«umpedidodoprópriopúblico,quenosabordamuitasvezesapergun-tarporessashistóriasinacabadas,comcuriosidadeporsaberseacabaramporhaver desenvolvimentos». O apresen-tador está feliz com o programa e as-seguraquesetornou«umhomemmaisrico ao ter contacto com esta realida-de,queexisteemPortugal.Muitasve-zesestassituaçõespassam-nosaolado,porquenãofazempartedanossavida,mas aprendi a lidar com elas e a vivermais avidadas outras pessoas».

©PED

ROSIM

ÕES

Duarte Siopa volta com‘Separados pela Vida’Apresentador revela que a 2ª temporada do programada CMTV revisitará histórias que não tinham solução.

«O público aborda-nos muitas vezesa perguntar pelos casos inacabados»

REDAÇÃ[email protected]

Éjá no dia 15 o tão aguardadoregresso de Separados pelaVida.Oprograma,dastardesde sábado da CMTV, conta

histórias da vida real, de pessoas quese perderam dos seus entes queridose tentam, mesmo ao fim de muitosanos, reencontrá-los e retomar os la-ços. Duarte Siopaestáentusiasmado.

«Esta vai ser uma temporada commuitas surpresas! O programa temtido muito êxito e vamos ter históriasrevisitadas.Virãoaestúdioalgunsdos

TELEVISÃO

TELEVISÃO

Sport TV garantefutebol inglêsASportTVgarantiu oexclusivodetodas asprincipais competiçõesdeclubesde Inglaterra para aspróxi-mas três temporadas, juntandoàPremierLeague, a lendária TaçadeInglaterra eaTaçada Liga Inglesa.

NUM JOGO EMWEMBLEY

Queda de ‘Mou’torna-se viralJoséMourinho foi assistir ao jogoentre Inglaterra e Espanha (1-2) daLiga dasNações e deu umaquedaaparatosa no interiordo EstádiodeWembleyao transporuma fita.O vídeo fez furorna internet.

ORDENADO NA SIC

Cristina Ferreiradá o ‘troco’ a fãDepois de uma seguidora no Insta-gram tercriticadoos80mil eurospormês que vai receberna SIC,Cristina Ferreira respondeu que«incongruente» era desvalorizartudooque a sua profissão envolve.

GRELHAPRINCIPAL

DIA 10, AMC, 22H50‘LODGE 49’OAMCestreia hoje em exclusi-vo a sua nova e aclmada comé-dia dramática, uma criaçãode JimGavin (MiddleMen)composta por dez episódiosde uma hora de duração.

© DR

DIA 12, FOXCRIME, 22H50‘INSPECTORGEORGEGENTLY’Omaiordetetivedonortede In-glaterra,GeorgeGently, estádevoltaaotrabalhocomoseupar-ceiro,DSBacchus,paraumaúlti-maeemocionante8ª temporada.

© DR

DIA 14, TVC1, 21H30‘LIGADA JUSTIÇA’Juntos,BatmaneaMulher-Mara-vilhavãorecrutarumaequipademeta-humanosefazerfrenteaumaameaçamundial.Aeles jun-tam-seAquaman,FlasheCyborg.

© DR

OCatálogo Ikea 2019 jáestá disponível e pro-mete inspirar as famí-lias portuguesas com

histórias que espelham as diferen-tes necessidades da vida em casa.A nova edição do Catálogo Ikeaapresenta as casas completas desete famílias, cada uma com a suahistória particular, convidando osleitores a entrarem nestes lares einspirarem-se com ideias e solu-ções para um melhor dia-a-dia emcasa. O principal objetivo é cele-brar a vida em casa, com todos osdesafios, tensões, necessidades esonhos.

Desdeumapartamentocom16m2até uma casa totalmente sustentá-vel, passando por um lar repleto decoleções e memórias, estes sete es-paços são a base do Catálogo Ikea2019 e foram criados com base nosestudosrealizadospelamarcasobrecomoaspessoasvivememcasaemvários países do mundo.

Achegadado novo Catálogo Ikea2019 anunciatambém centenas denovidades, todas funcionais, compreços acessíveis e fáceis de adap-tar a diferentes espaços, que vãoser introduzidas ao longo do ano, a

Ikea celebra 75 anos eapresenta novo catálogo

par com as tendências sazonaisdas estações do ano.

75velasecoleçãoespecialDe salientar que a Ikea comemo-

raeste ano 75 anos e quer agrade-ceratodos os seus estimados clien-tes o seu contributo para estasmais de sete décadas de sucesso.Para celebrar este marco históri-

co, o novo catálogo desvenda pro-dutos icónicos da marca, reinven-tados e que vão voltar às lojasnuma coleção de edição limitadae: Gratulera.

Edição limitada com mais de ummilhão de embalagens únicasNutellaprestahomenagematodososseusfãsque,durantemaisde50anos, têmdesfrutadodoseu inconfundívelsaboreexcelentequalidade.Porisso,Nutella lança,pelaprimeiravezemPortugal,umaediçãolimitadacommaisdeummilhãodeembalagenscomdesenhosúnicos,paraquecadaumpossaescolheroseufrascoúnico–osfrascos,aosquaissãoatribuídosumnúmerodesérie, jáestãoàvenda,massóporumbreveperíododetempo..

Compra 2 queijos Limiano ereceba 1 prato Bordallo PinheiroAté15desetembro,aocomprardoisqueijosdemesaLimianoAmanteigadopodeganharumpratoBordalloPinheirodacoleçãoFantasia.Aoparticipar,podeoptarporescolheroseupratofavoritooucolecionarastrêscoresdis-poníveisnapromoção, limitadaaostockexistente.NasembalagensdeLimianoAmanteigadoencontraráautocolantespromocionaiscomcódigosquedeverá inserirnaplataformadapromoção, disponívelemlimiano.pt.

MARCAS&EMPRESAS 10.09.2018SEGUNDA-FEIRAwww.destak.pt08

DISCOS DASEMANA

‘Cidade Fantástica’Flak | Fundação GDA

Ex-membrode celebradasbandas comoos Rádio Macaue os Micro AudioWaves, e um dos

músicos fundamentais dos últimos35 anos do pop/rock português,Flak regressaaos discos de originaisasolo, depois daestreiaem 1998.

‘Sincerely, S. Love x’Simon Love | Tapete Records

Depoisdaelo-giadaestreiaasolo comItSee-medLike AGoodIdeaAtThe Time,o jveme talentoso

cantore compositoringlêsestádevotaaostrabalhosde originaiscomumálbumclaramente influenciadopelo lendário produtorPhilSpector.

Bla Bla BlaBla Bla Bla Bla Bla

Novo discode originais dopopular artistajamaicano dedancehall (neto deportuguês), desta

feitaemformato de EP. Ellie Goul-ding, DavidGuetta, Major Lazer,StefflonDon, Migos, ToryLanezou DuaLipaentre os convidados.

‘Mati’SelmaUamusse | SonyMusic

Finalmente odisco de estreiada cantora luso-moçambicanaque se deu aconhecer nos

electrizantes Wraygunn, de Paulo“Tigerman” Furtado. Um fabuloso‘debut’ onde Selma regressa àssuas origens moçambicanas.

‘8 Letters’Why Don’t We | Atlantic

Disco de estreiade um quintetopop norte-ameri-cano apostadoem ser a próxima‘boysband’ a

tomar conta do planeta e arredo-res. 8 Letters, Talk e Hooked sãoos primeiros singles de avanço.

2

1

3

4

5

REDAÇÃ[email protected]

Invicta será a capitalinternacional do circo

Além dos mais de 40 espetá-culosgratuitosde12compa-nhiasnacionaiseinternacio-nais,o1ºFestivalInternacio-

naldeCircovairealizarumaconferên-cia internacional, marcada para dia 15de setembro, às 11h, no Coliseudo Por-to, que visa refletir sobre o futuro des-tas abordagens artísticas.

O espetáculo Speakeasy, que jun-taempalco seis ‘performers’ dacom-panhiafrancesaThe Rat Pack, e mis-tura cinema, teatro e várias acroba-cias, vai dar início ao festival, no Co-liseu do Porto, no dia13 de setembro,pelas 21h30, repetindo no dia 14, àmesma hora.

Programa recheadoO Jardim de São Lázaro é outro dosespaços ao ar livre naInvictaque vaiservir de palco para ‘performances’como o Le Sourire du Naufragé (OSorriso do Náufrago), de Claire Du-creux, no dia 14 e 15 de setembro, às17h, e no dia 16, às 15h; mas também

1º Festival Internacional de Circo do Porto vai decorrer de 13 a 16 de setembro naspraças e jardins da cidade, apresentando um cartaz com 40 espetáculos grátis.

como o 3D, da companhia francesaH.M.G, que também vai atuar nosdias 14 e 15 de setembro, às 19h, repe-tindo no dia 16, às 17h. A1ª edição doFestivalInternacionaldeCircodoPor-to conta ainda com a apresentação doespetáculo de Circo Social “Calçada”,umprojetodeserviçoeducativoqueen-

sinou, sob a direção de Elsa Caillat eJoãoPaulodosSantos,artescircensesajovens dafreguesiado Bonfim.

Com um investimento de cerca de180mileuros,eventoécofinanciadopeloNORTE 2020, no âmbito do Portugal2020, através do FEDER - Fundo Eu-ropeu de Desenvolvimento Regional.

Todas as informações e programa do festival no site: www.portolazer.pt

©DR

FESTIVAL

Aexposiçãoretrospetivadaobradoartista plástico suíço-americano Mi-chaelBiberstein(1948-2013),quedeve-riaencerrarontem, emLisboa, vaiserprolongadaaté16desetembro.Amos-traMichaelBiberstein: adifícil traves-

sia dos Alpes, patente na Galeria 1 e 2da Culturgest, reúne desenhos, pintu-rae esculturado artistae é aprimeiraretrospetivado seutrabalho realizadaemPortugal,desdeumana exposiçãonaFundação Gulbenkian, em1995.

“Michael Biberstein: a difíciltravessia dos Alpes” até domingo

Exposição patente na Culturgest

© PEDRO CATARINO

ARTE

CULTURA

Galeria Baginskianuncia fechoAGaleriaBaginski, emLisboa,encer-rounapassadaquinta-feira, aofimdemaisdeumadécadadeatividadenaáreadasartesvisuaiscontempo-râneas, anunciouaprópriagalerista,AndréaBaginskiChampalimaud.

TEATRO DA TRINDADE

Duas estreiasno arranqueDuas coproduções a estrearememdias sucessivos (quarta e quinta-feira) assinalama abertura da novatemporada doTeatro da Trindade,emLisboa, a primeira elaborada porDiogo Infante comodiretorartístico.

LETRAS

Ana GranadopremiadaA5ª edição doprémio de LiteraturaInfantil PingoDoce, omaioremPor-tugal, foi vencida porAnaGranadoe o seu livroONarciso comPelosnoNariz, na categoria de ilustração,anunciou a JerónimoMartins.

EM DEZ SEGUNDOS

ARTE&LAZER10.09.2018 SEGUNDA-FEIRAwww.destak.pt 09

AJUDANTE m/fpara Máquina de Impressão Jornal

(alimentação de bobines)A Grafedisport é uma organização cujo negócio principal é a impressão de jornais. A funçãoA função implica a operação com máquinas e equipamentos gráficos, tendo por objectivo a alimentação de bobines à rotativa, contribuindo assim para a qualidade da impressão dentro dos prazos definidos.

Requisitos:- 12.º de escolaridade- Experiência em funções similares- Disponibilidade trabalhar por turnos rotativos - Bom relacionamento interpessoal- Boa capacidade de comunicação- Capacidade de trabalhar em Equipa

Oferece-se:- Salário compatível com o experiência profissional- Possibilidade de progressão de carreira

Se esta é uma oportunidade que se enquadra no seu projecto de carreira e pretende evoluir numa empresa líder e vencedora que tem o cerne do seu negócio na informação, envie-nos o seu curriculum para [email protected] com indicação da designação da função.

CMTV | Correio da Manhã | Record | Jornal de Negócios Sábado | Flash | TV Guia | Máxima | Destak

Especialista de todos os trabalhos ocultos. Resultados rápidos e garantidos. Dotado de Dom Hereditário. Ele resolve mesmo os casos mais desesperados: amor, negócios, ���������� �������������� ������� �������� ������ �� �������������������������������� ��� �������� ������������������������������ ������������������������resolver todo o tipo de problemas e vícios, sorte, futuro, heranças, casas assombradas, ���� ���� ��� ����������������������!�����! �������"������� �� ���� �����������������# �������������������� ���������������$%&'(""&%�'&')*)������ ��� +������� ��������� �����-�����������������+�����'����������������!������

Rua Carvalho Araújo, n.º 16 - 2.º Andar LISBOA (Metro Alameda)

TODOS OS DIAS DAS 9H – 21H

PROFESSOR FOFANAASTRÓLOGO - GRANDE MÉDIUM VIDENTE

ÊXITOS EM 48 HORAS - 968 365 150 - 920 090 464

Realização de Inquéritos ����������� ��������������������

Turnos disponíveis: 10h-14h I 14h-18h I 18h-22h

OFERECE-SE BOAS CONDIÇÕES ����������������!���"#��

Para formalização da sua da candidatura agradecemos que indique a disponibilidade de turno.

$��%��&��� �����%�����������'(��)���*��+����,�./*0�.1*���.2*�������,��3��������'(�����������4�.5�167��)67�

���6�/.�89:�;<�.<� ����=%���(����>/6 )�

www.destak.ptPara anunciar ligue...

210 494 204 LISBOA 225 322 309 PORTO

CLASSIFICADOS

Melhorar as competências de gestãodas equipas é um dos propósitos

©DR

Disponíveis 7M€para iniciativasempreendedorase de ação social

O ProgramaOperacional InclusãoSocial e Emprego (PO ISE) já abriuas candidaturas, no Balcão do Portu-gal 2020, para apoiar novos projetosempreendedores. Esta iniciativadis-põe de 7 milhões de euros parafinan-ciar organizações que desenvolvaminternamente planos de capacitaçãoparaainovação social, incentivando--as aenvolverem-se em iniciativas deinovação e empreendedorismo social(IIES) e melhorando as suas capaci-dades organizativas e competênciasde gestão. Sempre tendo em vista asua preparação para gerar impactosocial em Portugal.

PROGRAMA DE APOIO

combinações que foram utilizadas.Paraparticipar no concurso, as esco-las têm de seguir o processo de regis-to, que decorre em duas fases.

Em primeiro lugar, as escolas se-cundárias devem inscrever-se emhttp://ec.europa.eu/translatores atéao meio diade 20 de outubro, poden-do serusadaqualquerumadas 24 lín-guas oficiais daUE. De seguida, aCo-missão Europeia iráconvidar aleato-riamente 751 escolas, que podem de-signar dois a cinco alunos para par-ticipar no concurso (os jovens podemterqualquernacionalidade, desde quenascidos em 2001).

Visita à capital belgaO concurso terá lugar em 22 de no-vembro e decorrerásimultaneamen-te em todas as escolas participantes.Os vencedores (um por país) serãoanunciados no início de fevereiro de2019 e receberão os seus prémios naprimavera de 2019, numa cerimóniadedicada ao evento em Bruxelas.

Durante a sua visita, os alunos po-derão falar com tradutores profissio-nais da Direção-Geral de Traduçãoda Comissão Europeia (que forma-rão o júri) sobre a profissão.

©ISTO

CKPHOTO

Um desafio para jovensque gostem de línguasA Direção-Geral de Tradução da Comissão Europeia convida alunos das escolasde toda a União Europeia a testar as suas competências no Juvenes Translatores.

Participantes no concurso podem optar entre 552 combinações linguísticas

REDAÇÃ[email protected]

Na 12ª edição do concursoanual de tradução dirigidoàs escolas, os adolescentescom gosto pelas línguas

irão ser chamados atraduzir um tex-to sobre o património cultural. O temafoi escolhido para comemorar o AnoEuropeu do Património Cultural.

Os participantes deverão escolheruma das 552 combinações linguísti-cas possíveis a partir das 24 línguasoficiais da União Europeia (UE). Noano passado, houve traduções de po-laco para finlandês, de checo paragrego e de croataparasueco, parare-ferir apenas alguns exemplos das 144

TRADUÇÃO

PUB

EMPREGO&FORMAÇÃO10.09.2018 SEGUNDA-FEIRAwww.destak.pt 11

MARQUENAAGENDA

EXERCÍCIO DA PROFISSÃO

Problemas comacupuncturana PresidênciaAAssociaçãoPortuguesadosProfissionaisdeAcupuncturaéhoje recebidanaPresidênciadaRepública, ondevai exporassuaspreocupaçõescomosprofissio-naisque terminaramosseusciclosdeestudoapósapublica-ção, em2013, dapresente lei queregulaoexercíciodaprofissão,deixando-osde fora.

ALFÂNDEGA DO PORTO

Consciênciasobre o futuroem discussãoNos próximos dias 17 e 18 desetembro, a PortoBusinessSchool abre as portas daAlfân-dega doPorto aoTheVertex,a conferência anual da escolade negócios daUniversidade doPorto, sob omote Futurefulness– “o estadode estarconstante-mente consciente do futuro”.

LISBOAHOJE18º MÍNIMA

31ºMÁXIMA

AMANHÃ21ºMÍNIMA

32ºMÁXIMA

TEMPO

PORTOHOJE15ºMÍNIMA

29ºMÁXIMA

AMANHÃ17ºMÍNIMA

26º MÁXIMA

FICHATÉCNICAPropriedade/Editora: Cofina Media, S.A.; Contribuinte n.º 502 801 034; C.R.C. de Lisboa n.º 502 801 034; Capital Social:€22.523.420,40;PrincipalAcionista:Cofina,SGPS,S.A. (100%);CONSELHODEADMINISTRAÇÃO:PauloFernandes(Presidente), JoãoBor-gesdeOliveira,LuísSantana,AldaDelgado;DIRETORGERALCOMERCIALHernâniGomesDIRETORAGERALDEMARKETINGIsabelRodri-gues DIRETOR COMERCIAL ONLINE José Frade DIRETOR DE INFORMÁTICA Rui Taveira DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS Nuno Jeróni-mo DIRETORA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA Alda Delgado DIRETOR DE CIRCULAÇÃO E ASSINATURAS João Ferreira de Almeida DIRE-TORA RESEARCH Ondina Lourenço NOME DA PUBLICAÇÃO: Destak; Diretor: Diogo Torgal Ferreira; Chefe de Redação: João Moniz; Colu-nistas: Duarte Cordeiro, Eduardo Vítor Rodrigues, João Malheiro, José Luís Seixas, Lídia Paralta Gomes, Luísa Castel-Branco; Projeto Grá-fico: Carles Durán – Grupo CYAN; Paginação e Grafismo: Túlio Vasco (Editor); Departamento Criativo: Rui Gonçalves; Marketing: DIRETO-RA: Isabel Rodrigues; João Aleixo (Diretor-adjunto); Gonçalo Sousa (Gestor de Produto); ([email protected]); Passatempos: Vera Nu-nes; ([email protected]); Departamento Comercial: DIRETOR COMERCIAL: Ricardo Branco; Ana Silveira (Diretora ComercialAdjunta); AGÊNCIAS: Daniel Barata, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto; DIRETOS: João Pedro Rodrigues (Team Leader), Filo-mena Mestre, Luis Farinha; Maria da Luz Veiga (planeamento); Telefone: 210 494 204/Fax: 210 493 134/E-mail: [email protected];Porto: Tiago Medeiros (Coordenador); Telefone: 225 322 309/Fax: 225 322 399; Ativações e Eventos: Tânia Sant’ Ana (Team Leader), Ma-falda Esteves, Maria Barbosa; Sede: Administração/Redação/Publicidade: Rua Luciana Stegagno Picchio, n.º 3, 1549-023 Lisboa; ([email protected]); Telefone: 210 494 000/Fax: 210 493 134; Chefe de Distribuição: José Magalhães; Distribuição: António Caldeira; N.º re-gisto E.R.C.: 123881; Depósito Legal: n.º 170470/01; ISSN 2183-7236; Tiragem média: 70.000; Periodicidade: Diária; Preço de Ca-pa: Gratuito; Impressão Nacional: Lisgráfica, Impressão e Artes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leo-poldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Delegação Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 80 1.º 4100-320 PORTO Telefone: 225322 301/Fax: 225 322 399. ESTATUTO EDITORIAL E LEI DA TRANSPARÊNCIA disponíveis em www.destak.pt

Preencha a grelha demodoa que cada linha, cada colunae cada quadradode3x3contenha todos os númerosde 1a 9

SOLUÇÃO

Horizontais: 1. Fundamento. Condutorelétrico utilizado para a emissão e cap-tação de ondas eletromagnéticas. 2. Com-posição poética de assunto elevado e des-tinada ao canto. Gostar muito de. A uni-dade. 3. Despido. Homem sem instrução.4. Madeira muito rija, pesada e muitoescura, utilizada em marcenaria de luxo.Tostar. 5. Árvore leguminosa cesalpiná-cea. Haste delgada e comprida. 6. Des-pertar. 7. Olfato excessivamente apuradodos cães e de outros animais. Encolerizar,detestar. 8. Bico metálico que se adapta àcaneta. Planta de fibra têxtil da famíliadas Amarilidáceas. 9. Em grande número.Mulo. 10. Atmosfera. Pau com que se tocaa bola em certos desportos. Salto brusco.

11. Peixe pércida. Fechar (as asas) para descer mais rapidamente.Verticais: 1. Cobertura para a cabeça, sem abas, e quase sempre com pala. Vangloriar-se.2. Substância fertilizante com que se aduba. Correção no dizer ou no tratar. 3. A si mesmo.Puxaram para cima. 4. Religioso ou penitente que vive na solidão. 5. Encosto. Relativo aoque não está escrito. 6. Deseje. Altar cristão. Que não tem medula ou miolo. 7. A não existên-cia. Contr. da prep. de com o pron. dem. isso. 8. Delírio. 9. Vestiras. Designa dor, admiração,repugnância (interj.). 10. Oscilar. Plano inclinado. 11. Navegar ao largo. Luz da Lua.

SOLUÇÃOHorizontais:1.Base,Antena.2.Ode,Amar,Um.3.Nu,Apedeuta.4.Ébano,Assar.5.Olaia,Vara.6.Acordar.7.Faro,Airar.8.Aparo,Sisal.9.Numeroso,Mu.10.Ar,Taco,Upa.11.Robalo,Siar.Verticais:1.Boné,Ufanar.2.Adubo,Apuro.3.Se,Alaram.4.Anacoreta.5.Apoio,Oral.6.Ame,Ara,Oco.7.Nada,Disso.8.Tresvario.9.Usaras,Ui.10.Nutar,Rampa.11.Amarar,Luar.

www.destak.pt ou [email protected] ODestak é seu! Emwww.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias.Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode tambémenviar para o e-mail emcima ou para Rua Luciana StegagnoPicchio, n.º 3, 1549-023 Lisboa (textos não podemultrapassar 700 caracteres).

PARTICIPE!

Assim vai onosso país...Terminaramas férias para amaio-ria dos portugueses que, comojá vemsendohábito, são gozadasnomês de agosto.

Entretanto, e as eleições relizam-sesó só nopróximoano, todos osdias, surgem “telenovelas”para todos os gostos.

Vejamos: “OperaçãoE-Toupeira”(relacionada comogloriosoSportLisboa&Benfica); eleições noSporting Clube dePortugal parasubstituir umex-presidente psi-cologicamente perturbado;ministro da Educação em “guerra”permanente comos sindicatos;duas dezenas de processos dereconstruçãode casas destruídasemPedrogãoGrande sob suspeita;o processo “Marquês”, relacionado

comoex-primeiro-ministro JoséSócrates, continua fechadonostribunais...

Duas ou três páginas deste jornalnão chegavampara continuaraescrevercomovai o nossopaís.

Fechoestetextodeopiniãodosleitores comumaboanotícia:ochamadoGovernoda“Geringonça”decidiuaumentarem€10aspensõesdosreformados... estemontantenãochegaparapagarumameiadeleiteeumatorradanocaféondenormalmentetomoa“bica”e leioeste jornal!

E proclama oprimeiro-ministroAntónioCosta, que este país fazinveja a outros daComissãoEuropeia..

TOMAZ CARDOSO ALBUQUERQUE

Lisboa

CARTAS DO LEITOR

PUB

SUDOKU **

CRUZADASOS PASSATEMPOS DESTA PÁGINA SÃO DA RESPONSABILIDADE DA AGÊNCIA FERIAQUE

LEITOR 10.09.2018SEGUNDA-FEIRAwww.destak.pt12

PUB

PUB