20
PUB

PUB - destak.pt · EMPREGO AComissãodeUtentesdosServi-çosPúblicosdoBarreiroconsidera que oreforçodeembarcaçõesporparteda ... Guedes catapulta Valência para a segunda posição

Embed Size (px)

Citation preview

PUB

PUB

16.10.2017 Segunda-feira PORTUGAL

Diretor: Diogo Torgal Ferreira | Edição nº 2999. Jornal diário gratuito.

WWW.DESTAK.PTAcompanhe-nos também em

© PAULO NOVAIS/LUSA

Quinta da Regaleiracomo nunca foi vistaEspaço emblemático de Sintra lança estasemana uma aplicação interativa que vaienriquecer a experiência dos visitantes.

CIDADES • 02

Ofertas de trabalhopara 3000 estudantesMais de 150 empresas vão participarna Feira de Emprego UniversitárioemMatosinhos, ao longo de dois dias.

CIDADES • 03

Maus hábitos ajudam acausar lesões na colunaAlém das ações de formação dirigidas ajovens, é fundamental inverter a posturano dia a dia, sobretudo durante o trabalho.

ATUALIDADE • 04

© DR

Os bares deixaram deser negócio para amigosCocktail Team antecipa ao Destaka apresentação do novo e pioneiroMBA Executivo em Gestão de Bar.

EMPREGO&FORMAÇÃO • 15

Boavista e Estoril dãoo maior tombo na TaçaCinco equipas da I Liga foram eliminadasna 3ª eliminatória da Taça de Portugalpor equipas de escalões inferiores.

DESPORTO • 09

Luciana Abreu internadacom uma cólica renalAtriz sentiu-se mal durante uma viagemde comboio para o Porto e passou a noitenas urgências do Hospital São João.

FAMA&TV • 10

©MARILINE ALVES

ATUALIDADE • 06

‘App’ alerta para artigoscom químicos perigososProjeto europeu vai informar os consumidores para produtos comSubstâncias que Suscitam ElevadaPreocupação. Roupa, calçado, móveis, materiais de contrução e livros são alguns dos artigos em causa.

«O PIOR DIA DO ANO NOS INCÊNDIOS»PROTEÇÃO CIVIL ASSOBERBADA COM MAIS DE 44O FOGOSQUE DESTRUÍRAM CASAS E FIZERAM MAIS DE 20 FERIDOSATUALIDADE • 04

REDAÇÃ[email protected]

Quinta da Regaleiracom nova aplicação

LAZER

Anova aplicação, designada“Regaleira 4.0”, está emfase de lançamento e cadautilizador, através de indi-

caçõeseexperiênciasemrealidadeau-mentada com efeitos visuais e sono-ros,podeescolherváriasrotas,nomea-damente, a arquitetónica, a mitológi-ca, a iniciática, as grutas místicas e oparaíso. Segundo um dos responsá-veis do projeto, Luís Patrício, citadopela Lusa, «a ideia de criar esta apli-cação surgiu porque os responsáveisqueriamproporcionarumaexperiên-ciamaisricaparaalémdainformaçãoescrita que havia à entrada da quin-

CIDADES

Espaço emblemático de Sintra lança esta semana uma aplicação interativa para«enriquecer enormemente a visita em termos de conteúdo e de experiência».

ta», um dos espaços mais icónicos ehistóricos do município de Sintra.

«Ninguém ficará indiferente»AindasegundoLuísPatrício,«AQuin-tadaRegaleira4.0 é umainiciativadi-gital que não deixará ninguém indife-rente» e «quem visitar o espaço teráacesso gratuito a uma aplicação, ondepersonagens a três dimensões inter-agemcomovisitante,comosefizessemparte do seu dia a dia». A expetativa é«grande»eoresponsávelreforçouain-daqueoobjetivonãofoiangariarmaisvisitantes, mas sim «enriquecer a visi-tadosmilhares»depessoasqueporalipassamdiariamente.

O download da nova aplicação, gra-tuita,podeserfeitoemcasaouenquan-

16.10.2017SEGUNDA-FEIRAwww.destak.pt02

EM DEZSEGUNDOS

SANTO TIRSO

Fogo destróium armazémdesativadoUm incêndio destruiu ontemumarmazémdesativadonaAgrela,freguesia de Lamelas eGuima-rei, emSantoTirso, distrito doPorto. Segundoo comandanteda corporaçãodosVoluntáriosde SantoTirso, o fogo tomouumarmazémdesativado e às14h15 já estava em fase de res-caldo. As causas do incêndiosão desconhecidas.

CASCAIS

Formaçãoem suportebásico de vidaOConselhoPortuguêsdeRessus-citaçãorealizahoje, entreas14h30eas18h30,naEscoladosSalesianosdeManique,umaformaçãodesuportebásicodevidaparaalunos,pais,professoreseoutrosconvidadosdeescolasdoconcelhodeCascaisedaCâmaraMunicipaldeCascais.Asessãodeformação envolvemaisde80formandose17instrutores.

PSICO-ONCOLOGIA

Um terço dosdoentes doIPO é seguidoUmaemcada três pessoasem tratamento no InstitutoPortuguês deOncologiadoPorto acaba porpedir oapoio da psico-oncologia,um serviço tambémdispo-nibilizado nos dois centroshospitalares da cidade. Asmulheres são quemmaisrecorre àquele serviço.

‘App’ dispõe de maisde 70 experiências,40 animações,30 filmes e 100 áudiosem três línguas

OpresidentedoConselhoMetropo-litanodoPortocriticouaanunciadavin-culaçãoàAgênciaparaDesenvolvimen-to e Coesão dos trabalhadores precá-rios que gerem fundos comunitários,por defender que esses empregos po-

demnãosejustificarparaalémde2020.«Se o Governo os quer meter no qua-dro,podefazê-lo,masoproblemaéqueestaráacontratar gente cujo trabalhonão se sabe se será necessário paraalémde 2020», disse o responsável.

Contratação de precários dos fundoscomunitários para lá de 2020 criticada

to as pessoas estão na quinta à esperaparacomprarobilhetee,paraisso,bas-taqueosvisitantesseliguemàrededainternet do local. A descarga pode serfeitaatravésdeumserviçodedistribui-ção digital de aplicativos – que para jásó está disponível para os Android, enofimdomês,emprincípio,estarádis-ponívelparaosistemaIOS,naAppSto-re–e,àentradadaquinta,tambémes-tarádisponívelumQRCode(códigodebarras) parao download.

Construída entre 1904 e 1910, no derradeiro período da monarquia, a Quinta da Regaleira é uma das “jóias” de Sintra©

INFO

MAST

ERN

PORTO

O presidente da Área Metropoli-tanado Porto (AMP), Emídio Sousa,considera que a proposta do Orça-mento do Estado para2018 (OE2018)prevê a transferência de um «valoradequado» para os atuais encargos

do organismo, com um aumento facea 2017 do financiamento para a áreados transportes: de 908 mil eurospara 1,176 milhões de euros. A ÁreaMetropolitanade Lisboavai receber1,481 milhões de euros.

Verba entregue à AMP para gerir ostransportes aumenta para 1,176M€

OE2018

PUB

REDAÇÃ[email protected]

Mais de 150 empresas, as-sociações profissionaise organismos públicosvão estar na Feira de

Emprego Universitário adecorrernaExponor, emMatosinhos, entre ama-nhã e quarta-feira, com oportunida-des de emprego para estudantes.

Segundo aReitoriado Porto, aFIN-DE.U - Feira de Emprego Universi-tário pretende «recrutar mais de3000 finalistas e recém-diplomadosuniversitários», tendo as áreas de en-genharia, tecnologias de informaçãoe comunicação, gestão, economia,marketing, retalho e indústriao maiornúmero de vagas disponíveis, querno

panoramanacional, quer no interna-cional.

‘Networking’«Durante dois dias, os visitantes terãoa oportunidade de contactar com po-tenciais empregadores e conhecer asdiferentes vagas disponíveis, que po-dem ir desde empregos a tempo intei-roatébolsasdeinvestigaçãoouprogra-masdeestágiosnacionaiseinternacio-nais»,explicaaorganizaçãodeumeven-todestinadoatodososinteressadosemnovasoportunidadesdeemprego–uni-versitários e público emgeral.

A Universidade do Porto disponibi-lizatransportegratuitoatodososinte-ressados,compartidasdospolosdaAs-prela e do Campo Alegre até à Expo-nor, e vice-versa.

©MANUEL DE SOUSA

Ofertas para3000 alunosuniversitários

Na edição do ano passado, a FINDE.U recebeu mais de 5000 visitantes

Durante dois dias, mais de 150 empresas participamna Feira de Emprego Universitário em Matosinhos.

EMPREGO

A Comissão de Utentes dos Servi-çosPúblicosdoBarreiroconsidera queoreforçodeembarcaçõesporpartedaSoflusa«éinsuficiente»epedeademis-são do conselho de administração datransportadora que «nada fez pelos

utentes». O pedido da Comissão deUtentes surge após o anúncio pelaSo-flusadequeestão,desdeapassadasex-ta-feira,disponíveisseisnaviosparaas-segurartodasascarreirasnashorasdepontadamanhãe datarde.

Utentes do Barreiro pedem demissãodos administradores da Soflusa

TRANSPORTES

CIDADES 03

A Sociedade Portuguesa de Pato-logia da Coluna Vertebral (SPPCV)promove hoje várias sessões de es-clarecimento emescolas básicas e se-cundárias, em Lisboae Porto, no âm-bito das comemorações do DiaMun-dial da Coluna. Quando um em cadaquatro adultos não é ativo o suficien-te, estas ações pretendem promoveraimportânciado exercício físico e damelhoria da postura como parte ful-cral para a prevenção de lesões.

Umestudo realizado no Reino Uni-doconcluiuquecercade40%daspes-soas ficam em pé menos de 30 minu-

tos por dia no seu período laboral.Tendo em conta que em Portugal onúmero de horas passadas no traba-lho ultrapassa a média europeia (41horas porsemanaversus 28), aSpineMatters alertaparaaimportânciadeprestar atenção aos hábitos e com-portamentos no ambiente laboral. Esugere nove alterações simples quepodem fazer a diferença, entre elasnão cruzar as pernas e ter a cabeçapara cima e os pés no chão. Além dotipo de cadeira, deve ter em conta asuaposição e como falaao telefone. Elevantar-se acadahorae hidratar-se.

Comportamento no trabalhoajuda a evitar lesões graves

EM DEZSEGUNDOS

LUTA CONTRA A POBREZA

Câmaras devemfazer maisOpresidente da Rede EuropeiaAnti-Pobreza (EAPN) Portugaldesafia as autarquias a empe-nharem-se no combate àpobreza, uma luta que dizque sópoderá serganhase os pobres foremenvolvidosna soluçãodoproblema.

PINHEL

Abuso contrapessoa indefesaAGNRanunciou a detençãoemPinhel, no distrito daGuarda,de umhomemde32 anos, pelocrimede abuso sexual de pes-soa incapaz de resistência, deque terá sido vítima umamulherdeficiente. O suspeito foi detidoem«flagrante delito».

IMPOSTO SOBRE O SAL

Preços podemaumentar 65%Opreçodos cereais, batatasfritas e bolachas podeaumentaraté 65%nopró-ximoanodevido aonovoimposto (que cobra 0,80euros porquilo) sobre oelevado teorde sal previstona proposta orçamentalde 2018, avança aDeloitte.

JOÃ[email protected]

«O pior dia do ano»a meio de outubro

Portugal viveu ontem «o piordiado ano emmatériade in-cêndios». O balanço foi fei-to às 17h30 pela adjunta de

operações nacional da AutoridadeNacional daProteção Civil (ANPC) edava conta de uma situação em queos bombeiros não tiverammãos ame-dir. Um mar de chamas que se man-tinha à hora de fecho desta edição.

Pelo menos 443 fogos foram regis-tados e 25 pessoas ficaramferidas (17bombeiros, seis civis e duas pessoasnão identificadas). Quinze povoaçõestinham sido evacuadas ao fim do diamasonúmeroprovavelmenteteráau-mentado noite dentro. Não havia umregisto fidedigno, mas autoridades epopulares foram garantindo que vá-rias habitações arderam. O mesmoaconteceuao parque de campismo daPraia da Vieira, na Marinha Grande.

Às 19h30, por exemplo, cerca deduas dezenas de grandes incêndiosestavam ativos, mobilizando quase2500 operacionais, 730 meios terres-tres e três meios aéreos. Em termosgerais, pouco depois das 22h, o site daProteção Civil dava conta de 220 fo-gos rurais ativos, combatidos por6830 elementos e 2027 veículos.

Mais de 440 fogos, 25 pessoas feridas, várias habitações e outras infraestruturasardidas e dezenas de povoações evacuadas. Alerta vermelho até às 20h de hoje.

Mais de 20 estradas foram corta-das devido a incêndios, entre elas asautoestradas A1, A11 e A25. As linhasdo Norte e da Beira Alta foram cor-tadas entre Aveiro e Oiãe entre Mor-táguae SantaCombaDão, respetiva-mente. Lousã, Alcobaça, Seia, Valede Cambrae Monção foramalgumasdas localidades mais afetadas, levan-do alguns autarcas adecretar o esta-do de emergência.

O cenário dantesco que se abateusobre o País a 15 de outubro, muitopara além do habitual período críti-co, motivouumareunião de emergên-cia da Autoridade Nacional de Pro-teção Civil, presidida pela ministrada Administração Interna, onde foiacionado o Mecanismo Europeu deProteção Civile o protocolo comMar-rocos, relativos àutilização de meiosaéreos.

Milhares de homens emulheres estiveramontema combater ummar de chamas

©PA

ULO

NOVA

IS/LUSA

© ÁLVAROMIRANDA

A SATA começou a regularizar as ligações aéreas afetadaspelomau tempo nos Açores, que deixou em terra 864 passa-geiros. A passagemdo furacão Ophelia não causou estragos.

DIA MUNDIAL DA COLUNAMAU TEMPO NOS AÇORES

INCÊNDIOS FLORESTAIS

ATUALIDADE 16.10.2017SEGUNDA-FEIRAwww.destak.pt04

PUB

PUB

ses com o objetivo de, ao longo dospróximos cinco anos, sensibilizar oscidadãos e as empresas paraaneces-sidade de estarem informados sobrea presença de substâncias químicasperigosas em artigos e promover asua substituição.

Os consumidores poderão usarumaaplicação parasmartphone paraobter informação sobre estas subs-tâncias ouenviarpedidos de informa-ção aos fornecedores. O Regulamen-to Europeu sobre Substâncias Quí-micas (REACH) determina que seuma substância classificada comoSVHC estápresente num artigo comuma concentração acima de 0,1%,essa informação tem de ser disponi-bilizada publicamente.

Grandes empresas jáexpressaramo seu apoio ao projeto e vão colocaros seus artigos numa base de dados.

©123RF

Alerta para produtosquímicos perigososAplicação para telemóvel vai revelar a presençade substâncias químicas perigosas nos produtos.

Grandes empresas vão colocar osseus artigos numa base de dados

JOÃ[email protected]

Nem todos os cidadãos têmconhecimento que algunsdos artigos que compram,como roupa, calçado, mó-

veis, materiais de construção e até li-vros, poderão não ser tão seguroscomo parecem, jáque os mesmos po-dem conter Substâncias que Susci-tamElevadaPreocupação (SVHC nooriginal), onde se incluem carcinogé-neos, desreguladores endócrinos esubstâncias consideradas de particu-lar preocupação para o ambiente.»

É assim que a associação Zero ini-cia a descrição do LIFE AskReach,um projeto europeu que junta 13 paí-

CONSUMO

PORTUGUESES NA IRLANDA

MAIS NOMUNDO

ÁUSTRIA

O governantemais novoAsprojeções indicamqueoPar-tidoConservadorganhou aseleições legislativas naÁustria.Aos 31anos, Sebastian Kurzserá o governantemais novoem todooMundoe, semmaio-ria parlamentar, poderá aliar-seà extremadireita (2º ou 3ºlugar) para formargoverno.

VATICANO

Papa quer falarda AmazóniaOpapa Francisco anunciou arealização, emoutubro de 2019,de umSínodo extraordináriopara abordaros problemas daregião daAmazónia, naAméricadoSul, e especialmente dospovos indígenas, «muitas vezesesquecidos e semperspetivasde um futuro sereno».

SOMÁLIA

Centenasde mortosOSecretário-geral dasNaçõesUnidas, AntónioGuterres, condenou ontemoatentado terrorista perpe-trado no sábadona capital daSomália,Mogadíscio, queprovocou pelomenos 231mortos, e instou opaís aunir-se contra o terrorismo.Há a registar350 feridos.

Amenos de 24 horas parao fim doprazo, que terminahoje àtarde, pararesponderaogovernoespanhol,opre-sidente catalão indicou que as suaspróximasdecisõesserãobaseadasnosvalores dapaz e dafirmezademocrá-tica perante «a baixeza do franquis-mo». Se Charles Puigdemont confir-marque declarouaindependênciadaCatalunha,ogovernonacionalvaisus-pender a autonomia da região.

Puigdemont atuacontra «baixezado franquismo»

Presidente do governo catalãotem até hoje para dar explicações

© REUTERS

INDEPENDÊNCIA DA CATALUNHA

O caso de três empresas portugue-sas condenadas naIrlandapor paga-rem salários abaixo do contratado edescontarempor alojamento e lavan-daria é um precedente que desenco-raja situações semelhantes, afirma apresidente da Associação Portugue-sadaIrlanda. Apartir de agora, «nãoserápreciso ir a julgamento» porquejá ficou estabelecido «um preceden-te judicial».

Direitos dostrabalhadoressalvaguardados

ATUALIDADE 16.10.2017SEGUNDA-FEIRAwww.destak.pt06

PUB

EM DEZ SEGUNDOS

DESPORTO 16.10.2017SEGUNDA-FEIRAwww.destak.pt08

JOÃ[email protected]

Vitória confia nosvalores da equipa

Emantevisão da3ª jornadadafase de grupos da Liga dosCampeões, o Magazine daUEFAquis saber o que pen-

sava Rui Vitória do seu compatriotaJosé Mourinho. E o treinadordo Ben-ficafoi muito elogioso ao falar do téc-nico do Man. United.

Além de lembrar a primeira vezque defrontouMourinho numjogo daTaça de Portugal na fase precoce dasua carreira, e onde recebeu «pala-vras de confiança para o futuro», Vi-tória destacou o papel que o SpecialOne teve ao abrir portas paraos trei-nadores portugueses. Um caminhoentretanto trilhado por outros.

Sobre o jogo de quarta-feira pro-priamente dito, Rui Vitória garantiuque asuaequipase vaimanterfielaosseus princípios, apesar do outro ladoestar um «opositor forte». «Não va-mos mexer naquilo que é a nossa for-made estaremcampo, anossafiloso-fia e identidade.»

Mas depois de ter sido testado um4-3-3 na Taça de Portugal, resta sa-ber se o técnico encarnado estava afalar de manter apenas a atitude ouse vai mudar a estratégia. Uma coisaé certa: Krovinovic não vai jogar, por

Obrigado a vencer o Man. United, o treinador do Benfica garante que não vaimudar aquilo em que acredita. Bruno de Carvalho fala da promoção da mulher.

não estar inscrito, pelo que o 3º mé-dio poderáser Felipe Augusto ou Sa-maris.

O FC Porto já sabe que o jogo deamanhãcomo Leipzig,naAlemanha,vaiserapitadoporPaoloTagliavento.

Profissional competenteDepois dapolémicacom apromoçãoe vencimento que a sua mulher pas-sou a receber no Sporting, Bruno de

Carvalho usou as redes sociais paradefender a competência e mérito deJoanaOrnelas. «É umaexcelente pro-fissional» que «tem conseguido co-meçaraarrumardossiês que se man-tinham parados por inérciae por fal-tade atitude e compromisso». E teráa remuneração que a administraçãoacharadequadaàs suas funções e de-sempenho» sem que o presidente in-tervenha no assunto.

Rui Vitória recordou a primeira vez que defrontou José Mourinho em Portugal

©FILIPEFA

RINHA

LIGA DOS CAMPEÕES

Durante uma quinzena, ofutebol foi secundarizadono apreço popular. As

eleições autárquicas propiciarammilhares de candidaturas namancha nacional, compluralida-de dos quadrantes ideológicos,suscitando as atenções generali-zadas, porque são, todos os qua-driénios, amais exaltante reve-lação de proximidade do regimedemocrático. Omapa político--geográfico não se alterou de for-ma substancial, ainda que o PS,tambémemvirtude da nota po-sitiva da sua governação, possareclamarosmaiores louros, aoinvés do PSD, num registo tãominguado quanto suscetível deprovocarmúltiplas convulsõesinternas.Acompanhei, de forma apaixona-da, as contendas eleitorais emduas autarquias, às quaisme li-gam laços afetivos (Loures) e atésuperlativos (Vila do Conde). Aotriunfo de Bernardino Soares, nosextomaiormunicípio de Portu-gal, somou-se a vitória arreba-tante de Elisa Ferraz, encabeçan-do uma lista independente, naPrincesa doAve, terra que Régiocantou «espraiada entre pinhais,rio emar».Após consecutivasmaiorias ab-solutas do PS, a Câmara deViladoConde foi conquistada porummovimento, criado há quatromeses pela líder autárquica, so-cialista dissidente, que alcançoutriunfo robusto, à custa de 60%do eleitorado do PSD/CDS, 50%da CDU, 30%doPS e 20%doBE, constituindo-se uma dasnotas pertinentes no recentesufrágio do poder local.A lista de cidadãos livres dasamarras partidárias, capaz decaucionar amplos pareceressem constrangimentos demaior,sinaliza um fenómeno digno deredobrada atenção. Semdespre-zar as formações partidárias, nojogo autárquico a bola parece ca-da vezmais fiel àqueles que, peloideal bairrista, sabem convergire fundar consensos, a despeitode simpatias partidárias. Trata-sede uma força em crescendono campeonato autárquico.

Navalênciadaindependência

HORA BOLAS

JOÃOMALHEIROJornalista

MARATONA DE LISBOA

Melhoresportuguesesentre 4º e 7º lugarOqueniano Ishhimael Chemtamvenceu aMaratonadeLisboa, com2:10.51horas, enquantoBrunoPai-xão foi omelhorportuguês, no7ºlugar. Na competição femininavoltou a imperara quenianaSarahChepchirchir, com2:27.57horas,eDoroteia Peixoto foi amelhor lusa,no4ºposto. Ameia-maratona foiganhaporBirahnNebebeweEuniceChumba (Samuel Barata eSaraMoreira ficaramna6ªposição).

HÓQUEI EM PATINS

OliveirenseconquistaTaça ContinentalDepois de, no final da época pas-sada, terperdido a Liga Europeiapara oReus, ontemaOliveirense“vingou-se” e derrotou oReus nafinal da TaçaContinental de hóqueiempatins por7-4. É o segundogrande título europeu da equipa deOliveira deAzeméis, depois da vitó-ria na TaçaCERS há precisamenteduas décadas (1997). OBarcelos,atual detentordesse troféu, foi eli-minadonasmeias-finais.

LIGAS EUROPEIAS

Guedes catapultaValência para asegunda posiçãoComumgolo fantásticoeumaassistência, GonçaloGuedes con-tribuiu para a vitória deontemdoValência no terrenodoBétis por6-3.Osvalencianos cresceramaolhosvistosdesdequeoportuguêschegoue já vãono2º lugarda ligaespanhola, a quatropontosdoBar-celona ecomumdevantagemparaoRealMadrid. Em Itália, umaamig-dalite aguda tirou JoãoMáriodotriunfo (3-2) do IntersobreoMilan.

PUB

DESPORTO16.10.2017 SEGUNDA-FEIRAwww.destak.pt 09

com confrontos nas bancadas no fi-naldo jogo e forte contestação ao trei-nador e responsáveis. Uma situaçãoque Jorge Simão considerou normal.«O momento não é fácil, compreen-demos perfeitamente a reação dosadeptos, é uma reação de quem viveo clube, de quem sofre pelo clube.»

Belenenses e Tondela perderamem casa do 2º e 3º classificados da IILiga – o Feirense, no sábado, preci-sou dos penáltis paraeliminar o líderAcadémico de Viseu –, enquanto ahistórica Académica virou um jogoque esteve a perder e tirou da com-petição o P. Ferreira, fechando o lotede 5 equipas daLigaque foram elimi-nadas na 3ª ronda.

Mas podiam ter sido mais as víti-mas. Além do caso járeferido do Fei-rense, o Vitória de Setúbal precisoudo prolongamento para ultrapassar

©HUGODELGADO/LUSA

Boavista e Estorilcaem com estrondoCinco equipas da principal divisão foram eliminadasem casa de adversários teoricamente mais fracos.

Derrota com o Vilaverdense motivoumá reação dos adeptos boavisteiros

JOÃ[email protected]

Mais do que uma possibi-lidade, é umaregra. To-dos os anos, apesar dosavisos, equipas primodi-

visionárias são eliminadas na Taçade Portugal por emblemas de esca-lões inferiores. E se a competitivida-de da II Liga justifica a queda de al-guns, a de outros acontece com umestrondo muito maior.

Foio caso de Estorile Boavista, queperderamcomFarense e Vilaverden-se, ambos por 1-0, em casa de equi-pas do Campeonato de Portugal (a3ªdivisão do futebol nacional). E os boa-visteiros digeriram mal o desaire,

TAÇA DE PORTUGAL

o Pinhalnovense. A 4ª eliminatóriaestá marcada para 19 de novembro,umavez mais depois dos jogos das se-leções e antes das provas europeias.

*Após prolongamento **Nas grandes penalidades

Oleiros 2-4 SportingLusitano Évora 0-6 FCPorto

Torcatense 0-1 MarítimoVasco daGama 1-6 V. Guimarães

Cova da Piedade** 1-1 (4-3) AnadiaS.Martinho 2-3 Sp. Braga

Ac. Viseu 0-0 (3-4) Feirense**Olhanense 0-1 Benfica

Operário Lagoa 2-4 FelgueirasFátima 0-3 Chaves

Vila Real 0-1 Desp. AvesFarense 1-0 EstorilMoura 0-0 (6-7) Portimonense**

Leixões* 3-2 TondelaPinhalnovense 1-2 V. Setúbal*Alta de Lisboa 0-2 Famalicão

Vilafranquense* 2-1 Casa PiaU.Madeira 3-2 Oriental

Sanjoanense 0-4 Rio AveVilaverdense 1-0 BoavistaCanelas 2010 1-3 Moreirense

ADOliveirense** 0-0 (5-4) TorreenseArouca 3-0 Coruchense

Gafanha 0-0 (3-4) Freamunde**U. Leiria 2-0 Sp. Espinho

Cesarense 1-2 CaldasVizela 3-1 Sintrense

Amarante 1-1 (4-5) Sp. Ideal**Nacional 4-2 Merelinense

Santa Clara 2-1 BelenensesPraiense 4-1 Alcains

Académica* 2-1 P. Ferreira

TAÇADEPORTUGAL3.ª ELIMINATÓRIA

«resolvido». Não obstante ter volta-do para casa depois de ter alta, a es-trela da SIC ainda teve que se deslo-car novamente ao hospital, destavezemVianado Castelo, para«repetiçãoda cólica renal».

Nasuapáginade Facebook, Lucia-na fez questão de agradecer váriasvezes atodas as pessoas que aajuda-ram. E não deixoude formularumde-sejo: «a ver se fiquei livre» da cólicarenal.

Luciana só temmeninasArevelação sobre o problemade saú-de ocorreu menos de 24 horas depoisde Luciana ter comentado com osseus seguidores no Instagram queestá à espera de duas meninas, quese vão juntar a Lyonce e Lyannii (fi-lhas de Yannick Djaló). «Nós somoso poder, mulheres», escreveu aatriz.

©DR

Luciana apanha sustoem viagem de comboio

PUB

Atriz, grávida de duas meninas, teve uma cólica renalquando viajava para o Porto e passou noite no hospital.

Atriz está noiva de Daniel Souza e osdois vão ser pais juntos pela 1ª vez

JOÃ[email protected]

Luciana Abreu não ganhouparao susto. Quando viajavade comboio de Lisboa para oPorto a trabalho, a atriz foi

«acometidaporumacólicarenal», re-velou a própria nas redes sociais.«Aindaemviagem, os bombeiros vo-luntários do Porto foram avisadospelo funcionário da CP. Cheguei aoPorto, estavam minha espera. Che-gueiàurgênciade obstetríciado Hos-pital de São João, fui rapidamente ebem atendida.»

À espera de gémeos, Luciana aca-bou por passar a noite naquela uni-dade hospitalar, até o problemaficar

EM DEZSEGUNDOS

IRMÃ DE RONALDO

Katia AveirobatizadaDepois de se ter juntado à igrejaevangélica Valentes deDeus,Katia Aveiro partilhou nas redessociais imagens do seu batismo.A irmã deCristianoRonaldohesitou em revelar as imagens,mas acabou por fazê-lo pois foi«ummomento tão lindo».

HARVEYWEINSTEIN

Mais três casosde assédioExpulsopelaAcademianorte--americanadeCinemaeCiênciasCinematográficas, queatribui osÓscares,HarveyWeinstein ficouasaberqueapolíciabritânicaestáa investigarmais trêsalega-çõesdeassédiosexual.

CELEBRIDADES

FAMA&TV 16.10.2017SEGUNDA-FEIRAwww.destak.pt10

Depois do escândalo em torno deHarvey Weinstein, este é um novocaso a abalar as estruturas do entre-tenimento norte-americano.

©REU

TER

S

Chefe da AmazonStudios suspensoRoy Price, líder da filial da empresa Amazon dedicadaa filmes e séries, está a ser acusado de assédio sexual.

Roy Price trabalha no gigante norte--americano desde o ano de 2004

REDAÇÃ[email protected]

Roy Price, chefe da AmazonStudios, «encontra-se de li-cença, com efeitos imedia-tos»,indicouumporta-vozdo

gigantenorte-americano,atravésdeco-municado. A decisão teve lugar horasdepois da revista The Hollywood Re-porter ter publicado uma entrevistacomIsaDickHackett, produtoradasé-rie The Man in the High Castle, difun-didapeloserviçodevídeo‘on-demand’da Amazon, na qual esta afirmou tersido alvo de várias tentativas de avan-ços por parte de Roy Price, de 51 anos–segundoorelatodeHackett,Pricein-sinuou-se de forma repetida duranteumaviagemde táxiemtrabalho.

TELEVISÃO

PUB

FAMA&TV16.10.2017 SEGUNDA-FEIRAwww.destak.pt 11

GRELHA PRINCIPAL

©DR

DIA 22, GLOBO, 22H00CARCEREIROSProtagonizada porRodrigo Lom-bardi, esta série acompanha oduroquotidiano das prisões brasileiras.Quandonada se repete e nadaé previsível, um sinal é capaz delançaro alertamáximo: o silêncio.

©DR

DIA 16, DISCOVERY, 21H00CURIOSIDADES DATERRANova temporada volta amostrarque os satélites são uma ferra-menta perfeita para conhecerme-lhor o nosso planeta e descobrirsegredos que são impercetíveispara quase todos nós.

©DR

DIA 22, TLC, 19H05CAKE BOSSBuddyValastro e as suas docescriações já fazemparte da vidados portugueses. Ao fim de 15anos de emissões, os bolosestão cada vezmaiores emaisespetaculares.

PUB

Além destes quatro filmes, no âm-bitodeumtributoaoantigodiretordofestival Hans Hurch, que morreu emjulho,osprodutoresLuísUrbanoeMa-nuelMozosescolheramVaieVem,deJoão César Monteiro; e Chafariz dasVirtudes, de Manoel de Oliveira.

Vários prémios em jogoO ICArecordaque aViennale atribuiprémiosparamelhorfilme;oFIPRES-CI, da Associação Internacional deCríticos de Cinema; o prémio do júridos leitores do jornal Der Standard;e o prémio Mehrwert-FilmpreisErste Bank.

De lembrarque, em2016, aVienna-le selecionou dez filmes de produçãoou coprodução portuguesa, de reali-zadorescomo João Botelho, RitaAze-vedo Gomes, Salomé Lamas, RodrigoAreias e João Pedro Rodrigues.

©DR

Meia dúzia de produçõesportuguesas na ViennaleEdição deste ano do Festival de Cinema de Viena, quecomeça esta semana, contará com contigente luso.

A Viennale realizou a sua primeiraedição na capital austríaca em 1960

REDAÇÃ[email protected]

Seis produções e coproduçõesportuguesas vão serexibidasna Viennale - Festival de Ci-nemade Viena, que decorre

de 19 de outubro, próximaquinta-fei-ra, a 2 de novembro, e onde tambémvão estar presentes os realizadoresManuel Mozos e Marta Mateus.

De acordo com o comunicado doICA-Instituto do Cinemae do Audio-visual, estão integradosnaprograma-ção da Viennale A Fábrica de Nada,de Pedro Pinho; Ramiro, de ManuelMozos; Farpões, Baldios, de MartaMateus;bemcomoacoproduçãoluso-francesaMilla, de Valerie Massadian.

CINEMA

ARTE&LAZER 16.10.2017SEGUNDA-FEIRAwww.destak.pt12

DISCOS DASEMANA

‘French Touch’Carla Bruni | Verve Records

Com o seu novoálbum, o sexto dacarreira, a ex-pri-meira dama fran-cesa aventura-sepelo maravihoso

mundos dos ‘covers’. DepecheMode, Rolling Stones, The Clash,ABBA ou Willie Nelson são algunsdos eleitos pela cantora francesa.

‘Farewell’Sean Riley &The Slowriders |

ValentimdeCarvalho

Parece mentira,masaverdade éque jálávão dezlongosanosdesde

que Afonso Rodriguese asuatrupese apresentaramao paíscomo seuaclamado ‘debut’. Umareedição quecelebraumdisco que jáé umclássico.

‘ Raised Under Grey Skies’JP Cooper | Island UK

Depoisde inúme-rosEPe aclama-dasparticipaçõesnaobrade outrosmúsicos, final-mente o cantautor

inglêsJohnPaulCooperlançao seuálbumde estreia.SeptemberSong,PassportHomee She’sonMyMindsão ossingles jáarodarporaí.

‘Tribalistas’Tribalistas | Universal Music

É verdade: 15 anosdepoisdo álbumhomónimo deestreia, MarisaMonte, CarlinhosBrowne Arnaldo

Antunes, trio que dápelo nome deTribalistas, estáde voltacomumnovo disco. Umálbumque prometemarcarospróximosmeses.

‘Nome Próprio’Ana Bacalhau | Universal

Music

A carismáticavocalista dosDeolinda aven-tura-se a solocom um ‘debut’

que conta com a participação degente como Capicua, Samuel Úriaou Miguel Araújo. Sai sexta-feira.

2

1

3

4

5

OrquestraGulbenkian comnovo maestro

O maestro franco-suíço LorenzoViotti foi nomeado maestro titular daOrquestra Gulbenkian já a partir doano de 2018 e durante três anos, anun-ciouoficialmente aFundação Calous-te Gulbenkian. O maestro, de 27 anos,desenvolverá«o perfil artístico daor-questra», com um «repertório desdeo período clássico até aos nossosdias», e trabalhará também com oCoro Gulbenkian, explicaafundação.

MÚSICA

Um livro quemostra “Lisboa- Vista do Ar”

Cerca de 160 fotografias da capitalportuguesa compõem o livro Lisboa --Vista do Ar, de David Santos e NunoAugusto, prefaciado pelo fadista Car-los do Carmo, no que é o sétimo volu-me fotográfico da editora Flying BookHouse. Com uma primeira edição de5000exemplares,obraestaráàvendanas principais livrarias portuguesas eemlojasdelembranças,alémdepoderser encomendadano site daeditora.

LETRAS

PUB

MÁXIMA COMPETÊNCIA E SIGILO ABSOLUTO

ASTRÓLOGO MESTRE DABO VIDENTEESPECIALISTA EM CIÊNCIAS OCULTAS. ACABE DE VEZ COM

O SEU SOFRIMENTO NÃO DESANIME! NÃO DESISTA!O SEU CASO TEM SOLUÇÃO UM GRANDE VIDENTE ESPIRITUALISTA E CONSELHEIRO, CONHECIDO POR GRANDES PERSONALIDADES NO MUNDO INTEIRO PELOS BONS RESULTADOS OBTIDOS NOS PROBLEMAS MAIS COMPLICADOS NOS ÚLTIMOS ANOS. MESTRE DABO É UM DOS MAIS APRECIADOS EM ÁFRICA E NA EUROPA COM PODERES EFICAZES. AJUDA A RESOLVER DE IMEDIATO E DEFINITIVAMENTE QUALQUER PROBLEMA DIFÍCIL OU GRAVES COM EFICÁCIA: AMOR, O SEU CASAMENTO ESTÁ EM CRISE? QUER RECUPERAR O SEU MARIDO/MULHER, NAMORADO/NAMORADA OU AMANTE, AMARRA A VOCÊ QUEM DESEJAR: MARIDO/MULHER NAMORADO/NAMORADA OU AMANTE E ACABAM-SE OS PROBLEMAS, AFASTAMENTO TOTAL DE PESSOAS INDESEJADAS. AJUDA A RESOLVER PROBLEMAS FAMILIARES, NEGÓCIOS, HERANÇAS, FUTURO, VÍCIOS, CASAS ASSOMBRADAS, DESTRÓI BRUXARIAS E MAL DE INVEJA, MAGIA NEGRA, ETC.RESULTADO POSITIVO EM 48 HORAS – TRABALHO GARANTIDO NA PRESENÇA OU À DISTÂNCIA COM TOTAL EFICÁCIA E HONESTIDADE – CONSULTA PESSOALMENTE POR MARCAÇÃO OU POR TELEFONE. PAGAMENTO APÓS RESULTADO.

GRANDE LISBOA (CAIS DO SODRÉ) 96 349 77 07 – 91 718 80 27 – 21 241 55 43

�ATENÇÃO CASOS DE AMOR EM POUCOS

DIAS

PROFESSOR FOFANAASTRÓLOGO - GRANDE MÉDIUM VIDENTE

ÊXITOS EM 48 HORAS968 365 150 - 920 090 464

Especialista de todos os trabalhos ocultos. Resultados rápidos e garantidos. Dotado de Dom Hereditário. Ele resolve mesmo os casos mais desesperados: amor, negócios, casamento, problemas familiares, ���������������� ������������������������������������������������������������������������������entre esposos. Também ajuda a resolver todo o tipo de problemas e vícios, sorte, futuro, heranças, casas �������������������������������������������������� ������������������������������������������������������������ ��� ��� �����!"#$%��#"�$#$&'&���������(��������������� ��������)���������������� ( ���$ �������������������

Rua Carvalho Araújo, n.º 16 - 2.º Andar - Lisboa (Metro Alameda)TODOS OS DIAS DAS 9H – 21H

PROCURA UM CRÉDITO?

COM/SEM PROBLEMAS BANCÁRIOS

Crédito PessoalDe 1.500€ a 50.000€

e de 12 a 120 mesesTAN DESDE 8,75% TAEG DESDE 13,5%

962 491 939 - 915 789 254 ������������ �������������

���� ���� �� ����� ���� �������� ����� ��� ���������������� ���� � �� ��!��� ��� "�� ���#�������#� ��� $��$ �� %�&'���$���"� ��%����&������'�����'����������(���������#�������)�

� LIGUE AGORA

MCAPITALFINANCE

GRANDE MÉDIUM CURANDEIRO

PROF. YUSUFAASTRÓLOGO – GRANDE MÉDIUM VIDENTE

������������������ ���������� ������������������� �������Espiritualista se o companheiro te deixou ou te quiser deixar venha ter comigo, ele/ela volta na mesma semana. Não há problema sem solução. Ajuda a resolver problemas familiares,

sexuais, amor, negócios, emagrecimento, atracção de cliente, mesmo os casos mais difíceis e desesperados. Se está cansado de sofrer não sofra mais.

LIGUE JÁ O NÚMERO QUE PODE MUDAR A SUA VIDA - 965 088 374 – 919 705 497FACILIDADES DE PAGAMENTO | PAGAMENTO DEPOIS DO RESULTADO

�����������������������������������!���CONSULTÓRIOS: LISBOA (Metro Areeiro) e SINES (Junto ao Mercado Municipal)

��

Avª Júlio Dinis n.º 14 2º-B 1050-131 Lisboa (junto ao Campo Pequeno)Ex: 20.000€ a 96 meses =299€ /mês – total : 29.315,8€. TAN :9% e TAEG:11,1% S/seguro | Emprestimos concedidos por entidades autorizadas. Mediador independente

EMPRÉSTIMOS���������� ������������������ �������� ������ ���������� ��!"�"!�#� $��%&� �"�

MUL

TICR

EDIT

O

S

CONSOLIDADO Reduza prestações até 60%

CLASSIFICADOS

MARQUENAAGENDA

Salário mínimomais prevalecenteCerca de 728mil trabalhado-res portugueses recebiam, noprimeiro semestre deste ano,o saláriomínimo nacional,o que representa umaumentode 13,4% face aomesmoperíodo do ano passado e22,7%da força laboral total.

Aliar negócioe conhecimentoJá abriramascandidaturasparamaisumaediçãodaEscoladeStartupsdoUPTEC–ParquedeCiênciaeTecnologiadaUniver-sidadedoPorto.Oprogramadeaceleraçãode4mesesvaiapoiar 20 ideiasquealiemconhecimentoenegócio.

© DR

Vagas na área dastelecomunicaçõesAUpgrade procuramais de50 novos profissionais, desdetécnico-profissionais e recém--licenciados na área até enge-nheiros comelevados níveisde experiência nas TIC. Valori-zam-se competências ao nívelde informática e línguas.

Prova nacionalLiteracia 3DiApartir de 13 de novembro,os alunos do 5º ao 8º ano vãotestar as suas competênciasem Inglês,Matemática, Ciên-cia e Leitura. Osmelhores clas-sificados são apurados paraa fase distrital, que decorreem fevereiro emarço de 2018.A final nacional é a 11 demaio.

© DR

EMPREGO&FORMAÇÃO16.10.2017 SEGUNDA-FEIRAwww.destak.pt 15

Deondeveio anecessi-dade de lançar umMBA como este? ACocktailTeamformapro-

fissionais de Bar desde 2005 e têmsidoosalunosqueaolongodosanostêmfeito‘forcing’paradesenvolver-mos umcurso mais alargado.

Quaisosprincipaisobjetivosdestecurso?Quaisasprinci-paisdiretrizesqueorientaramarespetivaestrutura?O MBAExecutivo emGestão de Bar foicriado parasuprir as necessidadesdo mercado e desenvolvido por for-maatransmitir umconhecimentotransversal e prático de todas asáreas relacionadas como bar.

Que aspetos ou particulari-dades destacariam do currí-culo de formação apresenta-do? O MBA foi desenvolvidopara que os formandos adquiramo que se chama “saber- fazer”.Neste sentido o corpo de docen-tes é composto, não só por cate-

REDAÇÃ[email protected]

«Ter um bar nos diasde hoje deixou de sernegócio para amigos,até porque estes vãoà procura de borlas»

«O negócio de baré muito lucrativo»

dráticos, mas por profissionaisde referência na área de bar.

O‘boom’ turísticoquetemosassistidoemPortugal, nomeada-menteemLisboaePorto, criouumnovo lequedenecessidadesnestesetor?Semdúvida. Aprocurafaz evoluir aofertae, a“reboque”do crescimento do setor do turismo,o negócio de bar temganho peso.

Comotemsidoaevoluçãodacul-turadeBar&CocktailsemPortu-gal?Emquepatamarnosencon-tramosatualmente?Arriscamo--nos adizer que Portugal estáno topodalistados países onde o serviço debar, aqualidade e exclusividade dasbebidas mais evoluiu.

Aquemsedirigeprimordialmen-teestanovapropostade for-mação?O público-alvo do nosso

MBAsão profissionais dos setoresde bebidas de unidades hoteleiras,restauração e organização e ex-ploração de eventos. Jovens comformação ou experiênciaquepretendam progredir, ou aindajovens que desejem iniciar acar-reiraprofissional como barman.

Ter umbar hoje emdia jánão é uma coisa de amigos,pois não…? Ter um bar nosdias de hoje deixou de ser negó-cio para amigos, até porque osamigos normalmente vão à pro-cura de borlas. Deixou inclusivede ser um negócio onde os pro-fissionais são meninas ou meni-nos bonitos que nada percebemda área, mas que têm boaaparência. O negócio de baré muito lucrativo mas, comoem qualquer outro negócio,tem que existir uma estratégia,controlo, gestão e diferenciaçãoporque servimos experiênciase muito profissionalismo. Sãoprecisamente estas ferramentasque o nosso MBA Executivoem Gestão de Bar vem trazerao mercado português.

© ISTOCK

ENTREVISTA

A Cocktail Team apresenta amanhã o novo MBA Executivo em Gestão de Bar.Francisco Santos Pereira, coordenador do curso pioneiro no país, explica tudo.

LISBOAHOJE17ºMÍNIMA

21ºMÁXIMA

AMANHÃ15ºMÍNIMA

21ºMÁXIMA

TEMPO

www.destak.pt ou [email protected] ODestak é seu! Emwww.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias.Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode tambémenviar para o e-mail emcima ou para Rua Luciana StegagnoPicchio, n.º 3, 1549-023 Lisboa (textos não podemultrapassar 700 caracteres).

PARTICIPE!

FICHA TÉCNICA Propriedade/Editora: Cofina Media, S.A.; Contribuinte n.º 502 801 034; C.R.C. de Lisboa n.º 502 801 034; Capital Social: €22.523.420,40; Principal Acionista: Cofina, SGPS, S.A. (100%); CONSELHODE ADMINISTRAÇÃO: Paulo Fernandes (Presidente), João Borges de Oliveira, Luís Santana, Alda Delgado; DIRETOR GERAL COMERCIAL Hernani Gomes DIRETORA GERAL DE MARKETING Isabel Rodrigues DIRETORCOMERCIAL ONLINE José Frade DIRETOR DE INFORMÁTICA Rui Taveira DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS Nuno Jerónimo DIRETORA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA Alda Delgado DIRETOR DE CIRCULAÇÃOE ASSINATURAS João Ferreira de Almeida DIRETORA RESEARCH Ondina Lourenço NOME DA PUBLICAÇÃO: Destak; Diretor: Diogo Torgal Ferreira; Chefe de Redação: João Moniz; Editora Executiva: Patrícia Naves;Redação: Filipa Estrela, João Tomé, Vera Valadas Ferreira; Revisão: Catarina Poderoso; Colunistas: João Malheiro, José Luís Seixas, Lídia Paralta Gomes, Luísa Castel-Branco; Projeto Gráfico: Carles Durán – GrupoCYAN; Paginação e Grafismo: Sónia Santos (Editora), Rita Alves, Túlio Vasco; Departamento Criativo: Rui Gonçalves; Marketing: DIRETORA: Isabel Rodrigues; João Aleixo (Diretor-adjunto); Gonçalo Sousa (Gestorde Produto); ([email protected]); Passatempos: Vera Nunes; ([email protected]); Departamento Comercial: DIRETOR COMERCIAL: Ricardo Branco; Ana Silveira (Diretora Comercial Adjunta); AGÊNCIAS:Daniel Barata, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto; DIRETOS: João Pedro Rodrigues (Team Leader), Filomena Mestre, Luis Farinha; Maria da Luz Veiga (planeamento); Telefone: 210 494 204/Fax:210 493 134/E-mail: [email protected]; Porto: Tiago Medeiros (Coordenador), Gabriela Raposo; Telefone: 225 322 309/Fax: 225 322 399; Ativações e Eventos: Tânia Sant’ Ana (Team Leader), David Fernandes,Mafalda Esteves, Maria Barbosa; Sede: Administração/Redação/Publicidade: Rua Luciana Stegagno Picchio, n.º 3, 1549-023 Lisboa; ([email protected]); Telefone: 210 494 000/Fax: 210 493 134; Chefe de Distribuição:José Magalhães; Distribuição: António Caldeira, Orlando Lopes (Porto); N.º registo E.R.C.: 123881; Depósito Legal: n.º 170470/01; ISSN 2183-7236; Tiragem média: 70.000; Periodicidade: Diária; Preço de Capa:Gratuito; Impressão Nacional: Lisgráfica, Impressão e Artes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Delegação Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo,80 1.º 4100-320 PORTO Telefone: 225 322 301/Fax: 225 322 399. ESTATUTO EDITORIAL E LEI DA TRANSPARÊNCIA disponíveis em www.destak.pt

Claro que serámelhor paratodosSobre a candidatura aOeiras deIsaltinoMorais e a sua eleição,tenho lidomuito sobre o assunto.Dumamaneira geral, sobressaiesta opinião: a lei devia preverestes casos e, consequentemente,apesarde cumprida a pena a quefoi sujeito, jamais poderhavercandidaturas desta gente, pois

Eleição deIsaltino MirandaEscreveuDavidFerreira, eoutrostambémoafirmam,que Isaltinopagouasuadivida, comose lavadoporáguabenta tivessesidopurifi-cadoe ilibadodosseuscrimes. (...). Édesejável que tal pessoapossaexer-cerumcargopúblicode liderança?Nãodeveria atéser ilegal? (...)

ANDRÉ LEVY

Oeiras

CARTAS DO LEITOR

não está garantida a emenda dequemprevaricou. Ora sendo esta ideia,porumaquestão de principio,benéfica para todos nós, que tal, nafutura lei ficar tambémprevisto queumpartido que leve opaís à bancar-rota, fique de igualmodo impedidode concorrer a futuras eleições?Éque estou a lembrar-meque tendooPS já levadoPortugal à bancarrotapor três vezes, estámais que provadoque a sua forma degovernar fazmesmoparte do seuADN, deixando-nos sempre comocoração nasmãos

sempre que ganhameleições, oumesmoqueperdendo-as, consigamformargoverno. Já repararamquantoteríamos poupado se tal lei já exis-tisse? Já pensaramcomoseria Portu-gal caso não tivéssemos quem tenhaprevaricado tanta vez? Por tudoqueatrás fico exposto, só resta aos legisla-dores tomaremmedidas eficazescontra estes casos.

JORGE MORAIS

Localidade

PORTOHOJE15ºMÍNIMA

21ºMÁXIMA

AMANHÃ13ºMÍNIMA

19ºMÁXIMA

LEITOR 16.10.2017SEGUNDA-FEIRAwww.destak.pt16

PUB

PUB

PUB