16
PUB

PUB - destak.pt · reirodoPaçoeSta.Apolónia;Linha Amarela:Odivelas,SenhorRoubado, Lumiar,CampoGrande,EntreCam-pos,CampoPequeno,Saldanha,Mar- ... assanhada,enraivecida,sempre-

  • Upload
    hatruc

  • View
    212

  • Download
    0

Embed Size (px)

Citation preview

PUB

PUBPUB

ATUALIDADE • 04

SNS resolve apenas3% das reclamaçõesDe janeiro amaio, denúncias no Portal da Queixa aumentaram40%. ServiçoNacional de Saúde é a 2ª entidademais visada e a quemenos faz quanto a isso.

Metro junta-se à grandenoite de Santo AntónioMetropolitano da capital vai circulartoda a noite de terça para quarta-feira.Segurança e vigilância serão reforçadas.

CIDADES • 02

Marcelo homenageiaos “muitos Portugais”Presidente da República esteve emPonta Delgada, nos Açores, a celebraro 10 de junho antes de partir para os EUA.

ATUALIDADE • 05DESPORTO • 06© EPA

Portugal conquistou quatro medalhas nos Europeus de canoagem disputados em Belgrado no fim de semana

Novidades da semanano mercado da músicaQuando a época de festivais começa aaquecer, temos várias sugestões no quetoca a novidades discográficas da semana.

ARTE&LAZER • 09

Novo financiamentopara empresas ‘start-up’Nova Linha de Apoio DesenvolvimentoNegócio 2018 - ‘Start Up’ vai apoiarmicroempresas commenos de 4 anos.

EMPREGO • 11

PUB

© DR

11.06.2018 Segunda-feira PORTUGAL

Diretor: Diogo Torgal Ferreira | Edição nº 3154. Jornal diário gratuito.

WWW.DESTAK.PTAcompanhe-nos também em

Discovery e PGA Tourassinam parceria únicaCanal de televisão e circuito profissionalde golfe vão formar uma aliança para levarmuito e bom golfe a todos os seus fãs.

FAMA • 08

©DR

Entrevista com Vallas,um rapper do AlentejoO lançamento do novíssimo “Check-In”serve de excelente pretexto para conversarcom oMC que se apresenta aomundo.

ARTE&LAZER • 09

©DR

© DR

JOÃ[email protected]

Metro circula todaa noite dos Santos

Para se juntar à festa dosSantos Populares, o Metro-politano de Lisboa vai pro-longar o seu serviço em to-

das as linhas, que funcionarão 24 ho-ras ininterruptamente comcomboiosde 6 carruagens. Naprática, o Metrovai abrir as suas portas às 6h30 deamanhã, dia 12 de junho, e só voltaráaencerrar à1h de quinta-feira, dia14.

O reforço da oferta passa pelo au-mento do número de comboios, deuma redução dos tempos de esperadas 19h à 1h face aos horários habi-tuais e do serviço ininterrupto duran-te amadrugadade dia13. Aempresatambém vai reforçar o apoio e infor-mação ao público em todas as esta-ções, paraalém do reforço de vigilân-cia, que será articulado com as for-ças de intervenção da PSP.

36 estações abertasApesar das composições circularemininterruptamente, algumas estaçõesvão estarfechadas. Confiraalistadas36 que vão estar abertas. LinhaAzul:

CIDADES

De terça para quarta o serviço não encerra, mas nem todas as estações estarãoabertas. A frequência das composições será reforçada, bem como a segurança.

Pontinha, Carnide, Colégio Militar,Jardim Zoológico, Praça Espanha,São Sebastião, Marquês de Pombal,Restauradores, Baixa-Chiado, Ter-reiro do Paço e Sta. Apolónia; LinhaAmarela: Odivelas, Senhor Roubado,

Lumiar, Campo Grande, Entre Cam-pos, Campo Pequeno, Saldanha, Mar-quês de Pombal e Rato; LinhaVerde:Telheiras, Campo Grande, Alvalade,Areeiro, Alameda, Anjos, MartimMoniz, Rossio, Baixa-Chiado e Cais

do Sodré; LinhaVermelha: Aeropor-to, Moscavide, Oriente, Chelas, Ala-meda, Saldanha e São Sebastião.

Para evitar demoras, quem nãotempasse deverácomprarbilhete an-tecipadamente.

11.06.2018SEGUNDA-FEIRAwww.destak.pt02

Trabalhadores da CPestão em greve hojee amanhã. Protestona Transtejo e naSoflusa foi cancelado Estação de Telheiras é uma das 36 que estarão abertas de terça para quarta-feira

©DR

EM DEZSEGUNDOS

LISBOA

Areeiro ofereceum cabaz combens essenciaisAJunta de Freguesia doAreeirolançou a iniciativa BebéAreeiro,que consiste na oferta de umcabaz combens essenciais atodos os recém-nascidos atéaos 3meses cujos pais estejamrecenseados na freguesia, quenão escapa à tendência para oenvelhecimento da população.

PORTO

Requalificaçãode escolas custa10 milhõesEstá emcurso oplanode requa-lificaçãodas Escolas Básicas doPorto, comum investimento de10milhões de euros este ano.Cerca de 3milhões sãopara asobras emvários estabelecimen-tos escolares e 7milhões para amodernizaçãoda Escola Secun-dária AlexandreHerculano.

MUSEU DE LISBOA

Ana Free atuano núcleo deSanto AntónioComooDestaknoticiou, AnaFree vai darumconcerto inte-gradonos Santos Populares queterá lugaramanhã, às 19h, noMuseu de Lisboa, no núcleo deSantoAntónio, situadono LargodeSantoAntónio da Sé. Este éumde 12 concertos da iniciativaTrezena a SantoAntónio.

PAULA MARQUESVereadora da Habitação daCâmara de Lisboa anuncioua reorganização dos serviçose um reforço da Gebalis

«Temos aconsciênciade que temosde ter maiorceleridadea reabilitaro património»

Após publicação em Diário da Re-pública, desde sábado que estão emvigor os novos regulamentos para asZonas de Estacionamento de Dura-ção Limitada(ZEDL) e paraasZonasde Acesso Automóvel Condicionado.

Osmoradorespassamapagarmenospela avença do segundo veículo (25€em vez de 100€) e a validade do dísti-co de residente vaiestender-se àzonaconfinante daquela que correspondeao seu domicílio.

Novas regras de estacionamentodão mais vantagens aos moradores

Regras do estacionamento mudaram

© PEDRO CATARINO

TRANSPORTES

PORTO

PUB

Oprimeiro-ministrodefendeuontemque a Europa deve assumir um papelimportantecomopromotordeconsen-sos, numa altura em que o mundo en-frentanovosdesafios,quecolocamemcausa«valoreshumanistas».«Épreci-soumaEuropaforteparaqueobjetivostão importantescomoocumprimentodo Acordo de Paris seja possível, paraquealiberdadecomeceepossapersis-tir,paraqueosvaloreshumanistasquerecusamaconstruçãodemurosconti-nuem», salientou em Ponta Delgada,nas comemorações do 10 de Junho

ATUALIDADE 11.06.2018SEGUNDA-FEIRAwww.destak.pt

António Costadefende umaEuropa de valores

04

EM DEZSEGUNDOS

ESTRADAS

Protesto contradegradaçãoda EN125Cercade 100pessoasno totalpercorreramontemapéedebicicleta cerca decincoquilóme-trosdaEstradaNacional 125, noAlgarve, para exigira reparaçãodesta importantevia da região,numprotestoconvocadopeloMovimentodeCidadania dosUtentesdaEN125 - Sotavento.

PARTIDOS

Bloco diz nãoatuar em funçãode BruxelasAcoordenadora bloquista,CatarinaMartins, respondeuontemaoPresidente da Repú-blica,Marcelo Rebelo de Sousa,defendendoque atuaçãodoBloco de Esquerda semedepelos resultados a servir ostrabalhadores e nãopela perce-ção dada àUnião Europeia.

EMPRESAS

Trabalhadoresda Petrogal emgreve de 5 diasOstrabalhadoresdaPetrogalcomeçaramàmeia-noitedehojeumagrevedecincodiasemeioemdefesadosseusdireitos labo-raiseregaliassociais,umprotestoquerterminaàs14hdesábado.DelembrarqueostrabalhadoresdaPetrogal,dogrupoGalpEnergia,fizeramváriasgrevesem2017.

JERÓNIMO DE SOUSA sobreo sentido de voto do PCP aoOrçamento de Estado 2019

«O PartidoComunistaPortuguêsnão abdicade nenhumcombatesem o tertravado»

A Câmara do Porto afirmou ontemque só há despejos nos bairros sociaisquando existe «condenação em tribu-nal» relacionada com uso indevido dahabitação e que «é falso» que as casascamaráriaspossamserusadasparaalo-jamentolocal.Desalientarquedezenasde pessoas manifestaram-se no sába-do àfrente dacâmaracontradespejosqueestarãoaacontecernacidadepor-tuense, denunciando que os despejosestãoaocorrerembairroscamaráriose que há casas da autarquia a seremusadas paraalojamento turistas.

Porto nega havercasas camaráriaspara o Turismo

Protestos tiveram lugar no passadosábado em frente à câmara do Porto

© LUSA/FERNANDO VELUDO

IMOBILIÁRIO GOVERNO

JOÃ[email protected]

Segurança Social eSNS lideram queixas

OPortal daQueixaregistouum «aumento significati-vo» (+40%) do número dereclamações dirigidas aos

serviços públicos nos primeiros cin-co meses do ano. Face ao período ho-mólogo de 2017, aquela que se assu-me como a maior rede social de con-sumidores do país apontaos serviçossociais e de previdênciacomo o setormais problemático.

O relatório cedido ao Destak indi-ca a Segurança Social como o servi-ço mais criticado. São 881 denúncias,entre falhas no atendimento e naaná-lise dasituação (62%) e atrasos signi-ficativos naentregade subsídios e fal-ta de resposta (38%).

OServiçoNacionaldeSaúde(SNS)éasegundaentidademaisvisada,com273reclamações,sobretudodevidoaomauatendimento (52%) e ao mauser-viço nos hospitais ou centros de saú-de (45%). O Centro Nacional de Pen-sões fecha o pódio: 264 queixas.

Os protestos relativos às autar-quias aumentaram significativamen-te (+65%) em relação a 2017: 565 emvez de 342. Oeiras não só é a câmaraque motiva mais queixas (38), comofoi a entidade em todo o estudo como maior aumento percentual: 280%.

Portal da Queixa registou mais 40% de casos até maio. Oeiras registou a maiorsubida percentual; Lisboa e Gaia deram sempre resposta, ao contrário do Porto.

Neste ranking em particular, se-gue-se o Instituto dos Registos e No-tariado (+219%, com 115 queixas), porcausados atrasos naemissão dos car-tões de cidadão, de certificados oupassaportes, e o Instituto da Mobili-dade e dos Transportes (+198%, com179), também pela lentidão na emis-são de cartas de condução.

Voltando às autarquias, Lisboa eVila Nova de Gaia são as únicas enti-dades que responderam a todas as

denúncias – 103 e 34, respetivamen-te. Segue-se o IMT, com99%, enquan-to a Câmara do Porto está no extre-mo oposto, tendo respondido a ape-nas 6 das 48 reclamações: 13%.

Quanto àresolução dos problemas,o IMT tambémestábemcolocado: li-deracom91%, amesmapercentagemdo Ministério da Educação. Na cau-da deste indicador está o SNS, porapenas ter solucionado 3% dos pro-testos recebidos: 7 em 273.

A Segurança social é o serviçomais criticado: é alvo, ao todo, de 881 denúncias

©TIAGOS.D

IAS

RECLAMAÇÕES

PUB

ATUALIDADE 05

acordos, mesmo se difíceis», à«volú-pia das roturas, mesmo se tentado-ras, o multilateralismo realistaao uni-lateralismo revivalista», destacou ochefe de Estado português.

©LU

SA

Marcelo enaltece“muitos Portugais”Presidente da República elogia no 10 de junho os“muitos Portugais” que não podem ser discriminados

Depois de Ponta Delgada, Marcelo eAntónio Costa partiram para os EUA

REDAÇÃ[email protected]

Marcelo Rebelo de Sousa,teceu ontem elogios aos«muitos Portugais» quegarantem «riqueza» ao

país e que, frisou, não pode ser tolera-da discriminação nesta diversidadeidentitária. No discurso das comemo-rações do 10 de Junho, em Ponta Del-gada,nosAçores,ochefedeEstadova-lorizou «um só Portugal» que existe,mas que é «feito de muitos Portugais,que podeme devemser diversos».

«Não toleraremos que [os váriosPortugais] sejam discriminados na-quilo que de essencial assinala o es-tatuto danossacidadaniacívica, eco-nómica, social e cultural», sublinhou.

Elogio à paciênciaNo Diade Portugal, de Camões e dasComunidades Portuguesas, que se ce-lebrou ontem, Marcelo sinalizou ain-daque o país prefere a«paciênciados

DIA DE PORTUGAL

MAIS NO MUNDO

FRANÇA

Cimeira do G7 de2019 em BiarritzApróxima cimeira dogrupodossete paísesmais industrializadosdomundo,mais conhecida apenascomoG7, vai realizar-se na cidadefrancesa deBiarritz, no sudoestedopaís gaulês, no final do verãodo anode2019, anunciou nopassado sábadoopresidentefrancês, EmmanuelMacron.

© REUTERS/TONYGENTILE

CHINA

Xi quer coesãona Ásia CentralOPresidentechinês,Xi Jinping,anunciouontemnaaberturadacimeiradaOrganizaçãodeCoopera-çãodeXangai empréstimosnovalortotal demaisde3.900milhõesdeeurospara reforçaracoesãoeconómicacomaRússia, paísesdaÁsiaCentral, Índia ePaquistão.

ITÁLIA

Governo negaintenção de sairda Zona EuroOnovoGovernodedireita italianonegouestaratraçarplanosparaqueItáliaabandoneaZonaEuro,garantiuoministrodaEconomiaementrevista,naqual rejeitaafortereaçãodosmercadosàcoligaçãoeurocéticanopoder.DeacordocomaAssociatedPress,paraoministrodaEconomiadeItália,GiovanniTria(nafoto),estasreaçõessão«normais»numcenáriode«transiçãopolítica».

Foramquatro anos de hege-monia vermelha, foramquatro anos de angústia

das cores rivais. O FCPorto,crónica formação liderante nasúltimas décadas, entrou emde-sespero, o império desmoronava--se. O Sporting, crónica formaçãoderrotada nas últimas décadas,entrou emdesespero, a promes-sa incumpria-se. A solução foia união, a fiança foi a aliança.Surripiados, desviados ou con-quistados os famigerados emails,FC Porto e Sporting unirames-forços, convergiramataques.OBenfica foi diabolizado, foiamesquinhado, numa campanhaassanhada, enraivecida, sempre-cedentes. Para gáudio dos insti-gadores, para angústia dos de-fensores, a luz apagou-se na Luz.E, quando se acendeu, atravésde vozes anedóticas comoa deum tal PedroGuerra e de algunsdecalques bacocos e desarranja-dos, o cenário piorou. Foi umBen-fica que, a uma época preparadacom laxismoedeslumbramento,adicionou uma inacreditável polí-tica de contrafacção nodomínioda palavra e dos atos. O FCPortoganhou a parada, resultou emplenoonamoro aoSporting,fez esquecerumquadriénio deinsucesso, demúltiplos descon-chavos, até da deprimente con-dição de clube intervencionadopela UEFA. O Sporting foi o elomais fraco da relação como rival(?) nortenho, numaprática demasoquismoabsolutamente sui-cida, sobretudona fase terminalda temporada. EmAlvalade, aincúria, a desídia, a incompetên-cia forammais longe. Cadamíssilarremessado aoBenfica, tantasvezes nomesmodia, logo oSpor-ting acionava a bomba atómicano seu próprio território. O Benfi-ca respirava de algumalívio, reite-rava ataques à comarca leonina,e o FCPorto, apetece jurar, sorriajocosamente. É aquilo a que sepode chamaruma involuntáriaaliança Benfica/Sporting, comos novos campeões nacionaiscomoexclusivos beneficiários.

AliançaBenfica/Sporting

HORA BOLAS

JOÃOMALHEIROJornalista

EM DEZSEGUNDOS

FÓRMULA 1

Vettel vence esobe à liderançaOalemãoSebastianVettel(Ferrari)subiuontemàliderançadoMundialdeFórmula1,aoven-ceroGPdoCanadá,depoisdeterpartidoda ‘poleposition’paraasétimaprovadocampeonato.OfinlandêsValtteriBottas(Merce-des)ficounasegundaposição,eoholandêsMaxVerstappen(RedBull)naterceiraposição.

TÉNIS

11º triunfo deNadal em ParisOespanholRafaelNadalvenceuontempela11ªvezotorneiodeRolandGarros,segundotorneioGrandSlamdoano,aoderrotarnafinaloaustríacoDominicThiem(6-4,6-3e6-2). ‘Rafa’,quenuncaperdeuumafinalemParis,con-quistouquatrotítulosentre2005e2008,cincoentreosanosde2010e2014,ehojerevalidouocetroconquistadoem2017.

PUB

majornadado campeonato disputadoem Belgrado, capital da Sérvia, ao im-porem-se em K2 200, que já tinha ter-minado no sétimo lugar emK2 500.

Fora do pódioPorsuavez,HélderSilvafoisextonafi-nal de C1 200 metros, que terminou a0,832segundosdovencedor,ogeorgia-no Zaza Nadiradze, depois de ter sidosétimo na final B de C1 500. Já em K4500metros,JoãoRibeiro,MessiasBap-tista,EmanuelSilva,DavidVarelanãoforam além do nono e último lugar nafinal, em 01.22,396 minutos, a3,837 se-gundosdaseleçãoespanhola,quesesa-groucampeãeuropeia.Porfim,MarcoApuraencerrouaparticipaçãolusanacompetição com o 15.º lugar em C15.000–provaondeFranciscaLaiaaca-bouafinalBnoquartolugareHugoRo-chaemoitavo.

©ALE

KSA

NDARDJO

ROVIC

Lusos vencem quatromedalhas nos EuropeusPortugal conquista quatro medalhas nos Europeusde canoagem realizados em Belgrado. Duas de ouro.

Fernando Pimenta regressa aPortugal com três medalhas

REDAÇÃ[email protected]

Aseleção portuguesa de ca-noagem encerrou ontem oEuropeucomtrêsmedalhas,umadeouroporJoanaVas-

concelos e Teresa Portela e duas porFernando Pimenta, que já se tinha sa-gradotricampeãoemK11.000metros.

Depoisdotriunfodesábado,Fernan-doPimentavoltouontemasubiraopó-dio, duas vezes, para receber a meda-lha de prata em K1 5.000 metros, dis-tâncianaqualécampeãodomundo,re-petindo o resultado de 2017, e para obronzeemK1500.AlémdocanoístadoBenfica,tambémJoanaVasconceloseTeresa Portela se destacaram na últi-

CANOAGEM

DESPORTO 11.06.2018SEGUNDA-FEIRAwww.destak.pt06

PUB

em vigor jáno próximo ano. Ao que oDestak apurou, a Discovery definiucomo regra mundial que será o Eu-rosport a transmitir estas competi-ções apartir de 2019. No entanto, po-derá ser feita uma negociação locali-zadacomosoperadoresde cadamer-cado – no caso português sobretudocomaSportTV, o canalque mais pri-vilegia a modalidade.

Novo serviço de ‘streaming’Para além dos direitos de transmis-são, em direto, em 220 mercados eterritórios, esta nova aliança inclui acriação de um serviço de streamingde vídeo OTT (over-the-top), com amarca do PGA TOUR, que vai capi-talizar aexperiênciadiretado consu-midor através do telemóvel e dos ta-blets com a Discovery e o EurosportPlayer.

©DR

Casa Internacional comduas mil horas de golfePortugal é um dos países onde projeto inovador paratransmitir a modalidade arranca já no próximo ano.

Parceria também visa atrair maisespetadores para esta modalidade

JOÃ[email protected]

ADiscovery e o PGA TOURvão formarumaaliançaes-tratégicapioneiraque pre-vê a atribuição por 12 anos

dos direitos globais de transmissão,em direto natelevisão e nas platafor-mas digitais, fora dos Estados Uni-dos. Estão em causa cerca de duasmil horas de conteúdo por ano, queincluem os mais de 40 eventos orga-nizados pelo PGATOURe outros 150torneios anuais, entre os quais o ThePlayers Championship, os playoffs daFedExCup e a Presidents Cup.

Portugal é um dos oito países emtodo o Mundo onde este acordo entra

MEDIA

‘REVELAÇÃO’CarlosdesconfiaqueGiovannaestámatriculadanocursodemodaeesbravejacomaesposa.MichelleconvidaDra.Fernandapara iraobai-lebeneficente,noBardoSergião.VictóriapedeparaAnaajudá-laamantercontatocomLucas.Paulo,MichelleeFernandachegamacom-panhadosaobaile.BrunoeFelipãodisputamacompanhiadeNicknafestabeneficente.CMTV, 14H44

NOVELAS‘CRISTAL’BertadádicasaCristinaparaconvi-verempazcomVitória.BertadizaMarcosquetodaagentesabequeeletemumapaixãoporVictóriae insi-nua-separaele. JoãoPedro levaCristinaparaoseuapartamentoetentaseduzi-la. Indignadacomaati-tudedonamorado,Cristinavai-seembora.Rebelde,Elyarriscaavidaao ladodonamoradoqueconduzemaltavelocidade.CMTV, 19H07

GRELHAPRINCIPAL

DIA 11, FOX, 22H25‘AGENTS OF S.H.I.E.L.D’Na quinta temporada da série, aequipa de Phil Coulson é trans-portada no tempo e no espaçopara o ano de 2091, quando aterra parece ter sido destruída...

© DR

DIA 14, GLOBONOW, 0H30‘CONEXÃORÚSSIA’Até 14de julho, esteprogramavai levaraos espetadoresosme-lhoresmomentosdaquele queéumdosmaiores eventosdes-portivos: oMundial deFutebol.

© DR

DIA 13, CRIME, 23H00‘MARCIA CLARKE ASPRIMEIRAS 48 HORAS’Aprocuradora do famosocasodeO.J. Simpson investiga algunsdosmais chocantes crimesdosEUAque ficaramsemresolução.

© DR

Programaçãoespecial sobrelíderes políticos

Estanoite,apartirdas22h45,navés-peradaaguardadacimeiraentreoslí-deres dos EUA e da Coreia do Norte,o canal História transmite Os Segre-dosdaCoreiadoNorte,documentárioque aborda a política extremista e osrígidos padrões sociais daquele paísasiático.Putin,aGrandeAmeaça?(dia18) e Trump: o Caminho para a CasaBranca (dia 25) completam a progra-maçãoespecialsobrelíderespolíticos.

CANAL HISTÓRIAPUB

FAMA&TV 11.06.2018SEGUNDA-FEIRAwww.destak.pt08

ARTE&LAZER11.06.2018 SEGUNDA-FEIRAwww.destak.pt 09

DISCOS DASEMANA

‘28 Noites aoVivo nos Coliseus’

AntónioZambujo eMiguel Araújo |Universal Music

Disco duplo aovivo que reúne o

que de melhor se passou ao longode 28 memoráveis concertos dosdois celebrados músicos portugue-ses nos coliseus de Lisboa e Porto.

‘#4’Amor Electro | CNM

Cinco anosdepoisde (R)Evolução,MarisaLiz e com-panhiaestão devoltaaosdiscocomo seuterceiro

álbumde originais. Onze cançõescomprodução de Tiago PaisDias.ConvidadosFernado Tordo eJorge Cruz juntam-se àfestapop.

‘Os Inéditos 1967-1999’José Mário Branco |

ParlophonePortugal

Um dos aconteci-mentos culturaisdo ano em Portu-gal. Um álbum

que reúne material raro e inéditogravado pelo icónico e históricomúsico português ao longo deum pouco mais de 30 anos.

‘Liberation’Christina Aguilera | RCA

Sexto disco deoriginais de umadas maioresestrelas dos últi-mos 20 anos damúsica pop inter-

nacional. Um álbum que inclui ossingles Accelerate, com os rappersTy Dolla $ign e 2 Chainz, e Fall InLine, um dueto com Demi Lovato.

‘Human’Isaura | Universal Music

Disco de estreiadacantoraecompositoradeOJardim, cançãoque CláudiaPascoalcantou

no FestivaldaEurovisão deste ano,realizado emLisboa. Umálbumrecheado de convidadosespeciais.

2

1

3

4

5

©DR

Bem sei que este não é oteuprimeirodisco,emui-to menos o teu primeiroprojetomusical,mas,ain-

da assim, tendo em conta que éo teuprimeirodiscopelaUniver-sal, pedia-te que te apresentas-ses: queméo JoãoValido?Possocomeçarporte dizerque souumalen-tejano de Évora que já faz música háuns 11 ou 12 anos. O hip hop entrou naminha vida com 14/15 anos. Eu sem-pre ouvi hip hop, mas como pratican-te, comeceinessaaltura. Desde aítemsido uma aventura enorme.

Não és propriamente umnova-to nestas andanças: porquêo titulo Check-In? O que te ins-pirou na feitura deste disco?Ao longo dos anos eu lancei váriosprojetos, coisas que fui fazendoan-tes de assinar com a Universal.Esta estreia numa ‘major’ surgenum momento em que estoua assumir a tentativa de mudarde vida, de me profissionalizarnestas lides da música e do hiphop. É como um ‘check–in’ parauma mudança, uma nova fasemais madura, para deixar a minhamarca no hip hop português.É um disco que é produto dosmeus últimos dois anos nesta vida.

Vens do interior do Alentejo:como é que o hip hop entra navida de umputo alentejano?Como é que entraste nestemundo? Quando comecei a fazeras minhas primeiras rimas não ha-via movimento hip hop em Évora.Mas, a partir de 2006, pessoal daminha geração começou a agitarum pouco as coisas na cidade, a or-ganizar festas… e, além disso, coma internet começámos a ter acessoa todo o tipo de informações. A par-tir desse momento, as coisas foram

muito orgânicas e foram aconte-cendo naturalmente.

No que toca à produção, háaqui o dedo consistente doLhast, teu parceiro de longadata.Mas depois vê-se umenorme leque de convidados,tanto na produção como nainterpretação de temas: estaapetência para colaborações eparcerias tão típica do hip hop,

esta vertente comunitária,é algo que te agrada especial-mente? Essa sempre foi uma dasfacetas que eu mais gosto no hiphop: é esse convívio com novaspessoas, trocar ideias, partilharvisões. Acho que este disco tam-bém passa muito por aí: há um diá-logo de pessoas, de conhecimentospara tentar chegar a um consensoou um objetivo. Acho que isso senota neste disco.

REDAÇÃ[email protected]

«É como um‘Check-In’ parauma mudança»

Quando pensamos em hip hop, dificilmente pensamos no Alentejo. Pois bem,com o rapper Valas isso vai acabar. Prova? Basta ouvir o seu novo “Check-In”.

VALAS

«Uma das coisasque gosto no hiphop é o convíviocom pessoas»

A revolução no mundo dosamaciadores concentradosQuanto Elixir é a nova gamade amaciadorespara a roupa, inspirada na natureza e com-posta poruma fórmula que é composta pormilhões de pérolas protetoras de frescurae libertadoras de fragrância prolongada.Esta gama está disponível nomercadoportuguês emdois formatos: AmaciadorConcentradode 1248ml e ainda Spraysde Frescura de 300ml.

Sunquick desafia os consu-midores a conhecer asmais recentes variedadesdamarcacom menos 30%

de açúcar, com combinações úni-cas, saborosas e muito refrescan-tes. Frutos Tropicais, Frutos doBosque e Laranja/Pêssego são ossabores que protagonizam a novacampanha de comunicação multi-meios de Sunquickque jáestáaserveiculada.

As criatividades reforçamo con-ceito criativo “Nunca saberá atéexperimentar” e podem ser vistasem televisão, no digital, no cinemae empublicidade exterior(rede na-cional de mupis). Durante os pró-ximos meses, com particular foconos meses de verão, Sunquick irádesenvolver um conjunto de ativa-çõescontribuindoparagerarmaiorexperimentação de produto.

Ideal para celebraçõesEstes três sabores são fáceis depreparar e dissolver no copo emantêm o típico sabor e frescurade toda a gama Sunquick. Sãoideais para partilhar em celebra-ções, como festas de aniversários,ou simplesmente para beber em

Aposta em variedadescom menos açúcar

momentos mais descontraídos,agora que o verão se aproxima,propiciando aindamais encontrosemfamíliae, sobretudo, mais brin-cadeiras com os amigos.

FrutosTropicais,FrutosdoBos-queeLaranja/Pêssegoencontram--senumaembalagemmuitoconve-niente e funcional, com a garrafaPETde500mlacorrespondera2,5

litros de bebida. Líder nos sumosconcentrados,pelascredenciaisdequalidadeeinovação,Sunquickdis-ponibiliza uma gama diversificadaque acompanha as tendências.

Nova base líquida prometeum acabamento naturalEsta nova base da Benefit de cobertura leveamédia uniformiza a sua tez e cobre todasas imperfeições através de avançadas esfe-ras de correção. Estas esferas de correçãoótica difundema luz, criado umefeito“blurred” de pele perfeita. Esta nova baseapresenta um fatorde proteção FPS15PA+++. Disponível em 12 tons, domaisclaro aomais escuro, a partir de julho.

MARCAS&EMPRESAS 11.06.2018SEGUNDA-FEIRAwww.destak.pt10

A Adega do Cartaxo continuaa somar medalhasNoConcursoMundialdeBruxelas,umdosmaioresemais importantesnaárea,aAdegadoCartaxoconquistou4medalhas,entreasquaisumGRANDEOURO,comovinhoBridãoAlicanteBouschet2015.Aadegarecebeuaindamaisdoisouros–BridãoTrincadeira2015eTerrasdoCartaxoReservaTinto2015–eumaprata–TerrasdoCartaxo2015.Nototal,aadega jásomou45medalhasesteano.

após o seu início e 5% dos 10 milhõesorçamentados serão atribuídos ex-clusivamente ao setor primário. Oprazo das operações apoiadas pode-rá ir até 8 anos, contando todas asstartups com um período de carên-cia de capital até 24 meses.

Financiamento da UEAComissãoEuropeiavaireunirnumaestrutura única todo o financiamen-to da UE que será concedido de 2021a2027 sob aformade empréstimos egarantias. O programa InvestEUvai englobar umfundo, umaplatafor-ma de aconselhamento e um portalcom o objetivo de criar emprego e fo-mentar o crescimento. Para o mes-mo período, a Comissão propôs atri-buir 100 mil milhões de euros àinves-tigação e à inovação, no âmbito doHorizonte Europa.

©LU

SA/TIAGOPET

INGA

Nova linha de apoiopara microempresas‘Startups’ que não tenham completado quatro anosde vida terão financiamento em condições vantajosas.

Carlos Moedas espera que países daUE não cortem verba para inovação

JOÃ[email protected]

As microempresas na faseinicial do seu ciclo de vida(quatro anos de existênciaoumenos) dispõemde uma

nova linha de apoio ao desenvolvi-mento ao negócio com um montanteglobal de dez milhões de euros. Masparaacederem terão de ter um míni-mo de 15% de capitais próprios.

A Linha Apoio DesenvolvimentoNegócio 2018 - ‘Start Up’ foi criadapela SPGM, pelo IAPMEI, pelo Tu-rismo de Portugal e pelas sociedadesde garantiamútuaAgrogarante, Gar-val, Lisgarante e Norgarante. Teráum prazo de vigênciade até 12 meses

INVESTIMENTO

MARQUENAAGENDA

UNIPLACES EXPERIENCE

Estágio de verãoem três cidadesAUniplacesarrancaa18de junhocoma3ªediçãodoseuprogramadeestágiosdeverão,quealémdeLisboaseestendeaMadrideaMilão,ondecercade45 jovensterãoaoportunidadederealizaroseuprograma.Candidaturasemcareers.uniplaces.com.

TURISMO DE PORTUGAL

Colocaçõesestão nos 90%Ataxa de empregabilidade dosalunos formados nas escolas doTurismodePortugal subiu para90%, o índicemais elevadodosúltimos dez anos. As candidatu-ras para o próximoano letivoestão a decorrer até 16 de julho.

PUB

EMPREGO&FORMAÇÃO11.06.2018 SEGUNDA-FEIRAwww.destak.pt 11

LISBOAHOJE14ºMÍNIMA

21ºMÁXIMA

AMANHÃ15ºMÍNIMA

20º MÁXIMA

TEMPO

www.destak.pt ou [email protected] ODestak é seu! Emwww.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias.Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode tambémenviar para o e-mail emcima ou para Rua Luciana StegagnoPicchio, n.º 3, 1549-023 Lisboa (textos não podemultrapassar 700 caracteres).

PARTICIPE!

FICHATÉCNICAPropriedade/Editora: Cofina Media, S.A.; Contribuinte n.º 502 801 034; C.R.C. de Lisboa n.º 502 801 034; Capital Social: €22.523.420,40; Principal Acionista: Cofina, SGPS, S.A. (100%);CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO: Paulo Fernandes (Presidente), João Borges de Oliveira, Luís Santana, Alda Delgado; DIRETOR GERAL COMERCIAL Hernani Gomes DIRETORA GERAL DE MARKETING IsabelRodrigues DIRETOR COMERCIAL ONLINE José Frade DIRETOR DE INFORMÁTICA Rui Taveira DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS Nuno Jerónimo DIRETORA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA Alda DelgadoDIRETOR DE CIRCULAÇÃO E ASSINATURAS João Ferreira de Almeida DIRETORA RESEARCH Ondina Lourenço NOME DA PUBLICAÇÃO: Destak; Diretor: Diogo Torgal Ferreira; Chefe de Redação: João Moniz;Colunistas: Duarte Cordeiro, Eduardo Vítor Rodrigues, João Malheiro, José Luís Seixas, Lídia Paralta Gomes, Luísa Castel-Branco; Projeto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Paginação e Grafismo: TúlioVasco (Editor); Departamento Criativo: Rui Gonçalves; Marketing: DIRETORA: Isabel Rodrigues; João Aleixo (Diretor-adjunto); ([email protected]); Passatempos: Vera Nunes; ([email protected]); Departamento Comercial: DIRETOR COMERCIAL: Ricardo Branco; Ana Silveira (Diretora Comercial Adjunta); AGÊNCIAS: Daniel Barata, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto; DIRETOS: JoãoPedro Rodrigues (Team Leader), Filomena Mestre, Luis Farinha; Maria da Luz Veiga (planeamento); Telefone: 210 494 204/Fax: 210 493 134/E-mail: [email protected]; Porto: Tiago Medeiros (Coor-denador); Telefone: 225 322 309/Fax: 225 322 399; Ativações e Eventos: Tânia Sant’ Ana (Team Leader), Mafalda Esteves Sede: Administração/Redação/Publicidade: Rua Luciana Stegagno Picchio, n.º 3,1549-023 Lisboa; ([email protected]); Telefone: 210 494 000/Fax: 210 493 134; Chefe de Distribuição: José Magalhães; Distribuição: António Caldeira; N.º registo E.R.C.: 123881; Depósito Legal: n.º 170470/01;ISSN 2183-7236; Tiragem média: 70.000; Periodicidade: Diária; Preço de Capa: Gratuito; Impressão Nacional: Lisgráfica, Impressão e Artes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de San-ta Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Delegação Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 80 1.º 4100-320 PORTO Telefone: 225 322 301/Fax: 225 322 399. ESTATUTO EDITORIAL E LEI DATRANSPARÊNCIA disponíveis em www.destak.pt

CLASSIFICADOS

Nunca maisQuase umanodepois daquelemaldito 17 de junho, emPedrógãoGrande, importa trabalharpara quea tragédia não volte a acontecer,mas que não sejampalavras ocascomoos fogos que se seguiram,emoutubro, na regiãoCentro,trataramde comprovar. Nuncamais transformemas populaçõesemProteçãoCivil, enfrentandoosfogos, nemconvertamcomandan-tes de bombeiros emarguidos sus-

Se assimnão fosse não amealhavatanto o seu ter semo repartir poroutro ser.Portanto, não vale nada termaisdo que o seu sercomporta, poisquanto servegeta à sombra do seuter? Se fores donode algum terreparte-o poroutro ser.Nãoqueiras tero suorde tanto serque, semnada ter, preferiumorrerpornada terpara viver.Pensa nisso!JOSÉ AMARAL

Vila Nova de Gaia

CARTAS DO LEITOR

peitos de homicídio pornegligência.Nuncamais digamque a culpa foida descarga elétrica, justificando asdecadentes políticas públicas que têmqueimadoos territóriosmais desfa-vorecidos. Nuncamais sejam ingratos,ao darumapensãomiserável a umbombeiro que ficou inválido naqueleinferno. Nuncamais tentemdisfarçaras injustiças económicas e sociaisdesta gente, o desprezo, confirmadopelo facto de, passado todo estetempo,muito dos afetados pelosincêndios ainda não teremvisto

estabelecidos os serviços de tele-comunicações e alguns desalojadoscontinuarema viverem tendas.EMANUEL CAETANO

Ermesinde

O ter e o serSerá que o terde umser fará deleummelhor ser?Duvidomuito, porqueesse serquererá aumentarcada vezmais o seu ter, semsepreocuparcomopoucodooutro ser.

PORTOHOJE15ºMÍNIMA

18º MÁXIMA

AMANHÃ15ºMÍNIMA

19ºMÁXIMA

LEITOR 11.06.2018SEGUNDA-FEIRAwww.destak.pt12

MÁXIMA COMPETÊNCIA E SIGILO ABSOLUTO

ASTRÓLOGO MESTRE DABO VIDENTEESPECIALISTA EM CIÊNCIAS OCULTAS. ACABE DE VEZ COM

O SEU SOFRIMENTO NÃO DESANIME! NÃO DESISTA!O SEU CASO TEM SOLUÇÃO UM GRANDE VIDENTE ESPIRITUALISTA E CONSELHEIRO, CONHECIDO POR GRANDES PERSONALIDADES NO MUNDO INTEIRO PELOS BONS RESULTADOS OBTIDOS NOS PROBLEMAS MAIS COMPLICADOS NOS ÚLTIMOS ANOS. MESTRE DABO É UM DOS MAIS APRECIADOS EM ÁFRICA E NA EUROPA COM PODERES EFICAZES. AJUDA A RESOLVER DE IMEDIATO E DEFINITIVAMENTE QUALQUER PROBLEMA DIFÍCIL OU GRAVES COM EFICÁCIA: AMOR, O SEU CASAMENTO ESTÁ EM CRISE? QUER RECUPERAR O SEU MARIDO/MULHER, NAMORADO/NAMORADA OU AMANTE, AMARRA A VOCÊ QUEM DESEJAR: MARIDO/MULHER NAMORADO/NAMORADA OU AMANTE E ACABAM-SE OS PROBLEMAS, AFASTAMENTO TOTAL DE PESSOAS INDESEJADAS. AJUDA A RESOLVER PROBLEMAS FAMILIARES, NEGÓCIOS, HERANÇAS, FUTURO, VÍCIOS, CASAS ASSOMBRADAS, DESTRÓI BRUXARIAS E MAL DE INVEJA, MAGIA NEGRA, ETC.RESULTADO POSITIVO EM 48 HORAS – TRABALHO GARANTIDO NA PRESENÇA OU À DISTÂNCIA COM TOTAL EFICÁCIA E HONESTIDADE – CONSULTA PESSOALMENTE POR MARCAÇÃO OU POR TELEFONE. PAGAMENTO APÓS RESULTADO.

GRANDE LISBOA (CAIS DO SODRÉ) 96 349 77 07 – 91 718 80 27 – 21 241 55 43

�ATENÇÃO CASOS DE AMOR EM POUCOS

DIAS

PROFESSOR FOFANAASTRÓLOGO - GRANDE MÉDIUM VIDENTE

ÊXITOS EM 48 HORAS968 365 150 - 920 090 464

Especialista de todos os trabalhos ocultos. Resultados rápidos e garantidos. Dotado de Dom Hereditário. Ele resolve mesmo os casos mais desesperados: amor, negócios, casamento, problemas familiares, ���������������� ������������������������������������������������������������������������������entre esposos. Também ajuda a resolver todo o tipo de problemas e vícios, sorte, futuro, heranças, casas �������������������������������������������������� ������������������������������������������������������������ ��� ��� �����!"#$%��#"�$#$&'&���������(��������������� ��������)���������������� ( ���$ �������������������

Rua Carvalho Araújo, n.º 16 - 2.º Andar - Lisboa (Metro Alameda)TODOS OS DIAS DAS 9H – 21H

A. CARDOSO

COMPRORECHEIOS CASA, LOIÇAS, PRATAS, LIVROS, LINHOS, VELHARIAS, ETC...

DESLOCO-ME

21 436 25 56 - 962 99 19 40

www.destak.pt

PUB

PUB