42
Marketing Digital Fique por dentro de tudo sobre o mundo digital Entrevista com Henrique Damião Um papo com o Sócio-diretor Agência Sic Edição nº 16 | 1º Semestre/2012

Revista Interage

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Revista Interage

Citation preview

Page 1: Revista Interage

InMarketing

DigitalFique por dentrode tudo sobre o

mundo digital

EntrevistacomHenriqueDamiãoUm papo com o Sócio-diretorAgência Sic

Edição nº 16 | 1º Semestre/2012

Page 2: Revista Interage

2

Page 3: Revista Interage

EditorialEssa nova edição da Revista Interage com certeza marcará fundamentalmente pelas mudanças no projeto gráfico.

De forma ampla propusemos aos alunos do 5 período de Publicidade e Propaganda desenvolveram uma editoria nos moldes do que acontece no mercado editorial atualmente.

O resultado é a liberdade na mudança do projeto gráfico, desde o formato até os detalhes de logotipos e fontes atualizadas e comprometidas com um design gráfico moderno do início ao fim. Neste caso o resultado foi muito positivo, pois todos envolvidos souberam atuar conforme suas funções. A realização desta edição da revista é uma conquista de um grupo de novos talentos do mercado.

Só noticia boa, nesta edição apresentamos a entrevista com o Diretor de Criação Henrique Damião, sobre dicas e o que ele sabe fazer de melhor, criações premiadas, e também mostramos como funciona uma agência na real, fizemos um dia de imersão, na Agência SIC que de forma autentica e talentosa vem mostrando uma verdadeira mudança na identidade da nossa Unitri.

E por falar em interage e interagir , a matéria principal e nossa estrela desta edição vai falar sobre o Marketing Digital e suas novas tendências e o que tem de novo para o mercado publicitário.

Tudo sobre a construção de uma marca na web, as ações sociais e culturais que movem o mercado da comunicação.

Isso tudo e muito mais...

Parabéns a todos envolvidos.

Boa leitura!

Francisco JuniorProfessor Orientador

3

Page 4: Revista Interage

4

Page 5: Revista Interage

ÍndiceInterseção06

0708

Como Está o Seu Networking?O Avesso da Agência

Giro cultural10

Entrevista com Henrique Damião12

10 Dicas de Photoshop40

161819242629

WebwriterA Essência é a RedePara se Comprar na WebA Gente InterageMarketing DigitalMarcas na Web

30323538

Lançamento do Calendário APAEEuropa “Low Cost”“Arraiá” 2012 Ação MoradiaGaleria de fotos

Tecnologia

Comportamento

Mercado

Cultura

Entrevista

Tutorial

ExpedienteReitora:

Prof.a Marlene Salgado de Oliveira

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão:

Prof.a Clotilde Maria Korndorf

Pró-Reitor de Graduação:Prof.o Fábio Silva de Oliveira

Pró-Reitor de Administrativo:Wallace Salgado de Oliveira

Pró-Reitor de Planejamento e Finanças:Wellington Salgado de Oliveira

Pró-Reitor de Organização e Desenvolvimento:Jefferson Salgado de Oliveira

Pró-Reitor de Assuntos Comunitários:

Joaquim de Oliveira

Gestor da Área de Comunicação:Prof.o Paulo Henrique de S. Souza

Orientador:Prof.o Francisco Júnior

Jornalista Responsável:

Fotolito e Impressão: Gráfica Côrtes

Tiragem: 1.000 exemplares

Junho/2012

5

Page 6: Revista Interage

INTERSEÇÃODesign gráfico e direção de arte. Distintos e complementares.

O mercado da publicidade exige cada vez mais profissionais completos, com propriedade de conhecimento e capazes de executar múltiplas funções. Contudo, algumas parcerias são fundamentais para o sucesso.

Design Gráfico e Publicidade e Propaganda são de fato áreas afins e elas podem aparecer em alguns momentos desempenhando a mesma função ou desenvolvendo o mesmo tipo de trabalho. O fator diferencial entre as duas formações é a percepção em relação ao trabalho e as técnicas utilizadas em sua produção.

O diretor de arte em propaganda é antes de tudo, um profissional da criação, cuja função é criar anúncios para diversas mídias. A principal tarefa da direção de arte é desenvolver layouts e artes gráficas. Simultaneamente aos diretores de arte, atuam os designers, muitos deles através de estúdios de design, na forma de fornecedores das agências. Isto funciona da seguinte forma: sempre que o diretor de arte tem uma idéia mais complexa, que trabalhe formas e execuções específicas, ele requisita o trabalho de um designer. Como exemplo, podemos citar a criação de identidades visuais, embalagens, animações e elementos de mídias interativas.

O mundo da publicidade e o mundo design são muito próximos, "é uma linha tênue que se mistura em vários pontos, mas o fato é que não são exatamente a mesma coisa. Existe uma interseção, não um sinônimo", afirma Letícia Motta, editora do blog Cutedrop. No contexto cross-media em que estamos inseridos, é preciso amplificar campanhas a um universo considerável de mídias, o que torna o trabalho das agências cada vez mais

complexo. O que faz um profissional se destacar no mercado é a experimentação constante, a disposição em compreender os avanços mercado. É claro que entender de tudo e mais um pouco não é obrigatório, mas a parceria ideal faz toda a diferença no processo criativo.

Carolina Lara Cardosofacebook.com/CarolinaLCardosowww.ilustramos.com.br@pbcarol

DESIGN GRÁFICO"O design (de comunicação) é uma atividade intelectual, técnica e criativa preocupada não apenas com a produção de imagens, mas com a análise, organização e métodos de apresentação de soluções visuais para problemas de comunicação." ICOGRADA - Conselho Internacional da Associação do Design Gráfico

DIREÇÃO DE ARTE"Diretor de arte: executivo responsável pelo aspecto visual da publicidade para que seja notada entre milhares de anúncios que as pessoas vêem diariamente. (...) os diretores de arte hoje sao responsáveis pelo visual e, consequentemente, pelo caráter e tom do anúncio." Caroline Marshall - Tudo sobre publicidade: Guia Prático de A a Z.

mercado

6

Page 7: Revista Interage

COMO ESTá O SEu NETWORkING?

O mercado da publicidade exige cada vez mais profissionais completos, com propriedade de conhecimento e capazes de executar múltiplas funções. Contudo, algumas parcerias são fundamentais para o sucesso.

Design Gráfico e Publicidade e Propaganda são de fato áreas afins e elas podem aparecer em alguns momentos desempenhando a mesma função ou desenvolvendo o mesmo tipo de trabalho. O fator diferencial entre as duas formações é a percepção em relação ao trabalho e as técnicas utilizadas em sua produção.

O diretor de arte em propaganda é antes de tudo, um profissional da criação, cuja função é criar anúncios para diversas mídias. A principal tarefa da direção de arte é desenvolver layouts e artes gráficas. Simultaneamente aos diretores de arte, atuam os designers, muitos deles através de estúdios de design, na forma de fornecedores das agências.

Joyce Millerfacebook.com/Joyce.miller

@joycemillerjoy

mercado

Isto funciona da seguinte forma: sempre que o diretor de arte

tem uma idéia mais complexa, que trabalhe formas e execuções específicas,

ele requisita o trabalho de um designer. Como exemplo, podemos citar a criação de identidades visuais, embalagens, animações e elementos de

mídias interativas.

O mundo da publicidade e o mundo design são muito próximos, "é uma linha tênue que se mistura em vários pontos, mas o fato é que não são exatamente a mesma coisa. Existe uma interseção, não um sinônimo", afirma Letícia Motta, editora do blog Cutedrop. No contexto cross-media em que estamos inseridos, é preciso amplificar campanhas a um universo considerável de mídias, o que torna o trabalho das agências cada vez mais

Web

Page 8: Revista Interage

RAIO-x

Atendimento

mercadoViviany Medeirosfacebook.com/vivianymedeirosColaboração:João Luiz Ferreira, Anna Carla Souza,

Welisson Mendes.

Durante o curso de publicidade, a sensação de estar perdido pode vir à tona. Não descobrir um dom, a inexistência da experiência e a superficialidade do conhecimento podem dificultar a caminhada do estudante.

Pensando nisso, fomos ao centro nervoso da publicidade: a agência. Justamente para extrair as particularidades das áreas e entender o processo que define o sucesso das campanhas.Para essa missão, contamos com a contribuição de excelentes profissionais da área.

Destrinchamos quatro pricipais funções:

É o “Gestor do Job”. Sua obrigação essencial é integrar todas as áreas da agência, amarrando as pontas para evitar ruídos na comunicação.

• Oportunidade: a escassez de profissionais capacitados abre espaço no mercado.• Dificuldade: muito jogo de cintura fazer a junção do desejo do cliente com a criatividade da agência.

“Chegar ao nível de propor ao seu cliente uma campanha sem que ele a solicite quer dizer que você está muito próximo dele. Esse é o ideal. O bom profissional de atendimento antecipa demandas”, afirma Leonara Fuga, atendimento da Agência Sic.

Acervo Sic/João Luiz F.Thalles Nunes

Revelações de uma das agências mais premiadas do nosso mercado.

8

Page 9: Revista Interage

mercadoMídia

Planejamento

Criação

O ponto chave do planejamento de mídia é entender o público do cliente. Não é uma área para “achismos”. O embasamento e o estudo específico para cada job definem o nível do profissionalismo.

Um plano de mídia adequado tem que trabalhar em conjunto com o planejamento da campanha, o conceito da criação e a comunicação efetiva das peças.

“É preciso abrir a cabeça para a mídia. Mídia não é somente outdoor, tv, rádio e cinema. Mídia oferece leques de oportunidades e ações para você chegar ao seu target final”, diz Mirley Cândido.

Pensar antes de agir. Construção de etapas e táticas que vão nortear o processo de construção de uma campanha efetiva.

Na prática: em mercados menores é raro que as agências mantenham um profissional especifico para essa área. As agências trabalham com um planejamento integrado de acordo com a demanda.

“É ter raciocínio estratégico antes de efetivamente colocar uma campanha no ar e isso envolve uma série de coisas. O cliente coloca na sua mão uma verba e ele acredita que você vai fazer o melhor uso possível”, opina Fernando Paiva.

A arte de pegar produtos e criar histórias a partir da sua vivência. Este profissional deve ter conhecimento desde ciência até arte, sem limitações pessoais.

Aquela velha história do cliente sempre querendo meter o bedelho vem mudando gradativamente. A agência conquista cada vez mais liberdade na hora da criação, quando o anunciante percebe que a argumentação da criação é embasada, planejada e está em perfeito alinhamento.

“As ações saíram dos meios comuns e passaram a agregar uma série de outras mídias... O criativo deixou de ser um simples faz anúncio e passou a trabalhar em universo muito maior”, afirma Henrique Damião.

9

Page 10: Revista Interage

cultura

PlaylistAnthony Green - Only Love (ft. Nate Ruess)Cage the Elephant – shake me downBombay Bicycle Club – Always like thisJack White - Sixteen SaltinesChuckoo chaos -Jesus Flag American Fish Justice - CivilizationCarl Barât - Run With The BoysBonde do role – kiloNada surf – Always loveBon iver – Holocene

123456789

10

Para Ler

Para Ver

O x da questão eike batista Eike Batista é um ícone do sucesso no mundo dos negócios. O “x” presente no nome de cada uma de suas empresas é símbolo da multiplicação de riqueza, ousadia, criatividade e capacidade de execução.

O Espetacular Homem Aranha O Espetacular Homem-Aranha chega com a intenção aniquilar de vez com toda esta indignação dos fãs e agradar a todos, com um bom filme e uma excelente adaptação.

I Am Not A Hipster A trama fala de um talentoso músico (não exatamente um hipster) que vem a San Diego junto com as irmãs tentar a vida como cantor e professor. Mesmo com a companhia de amigos, Brook, sente-se solitário, algo que de certa forma, o inspira a compor músicas melhores.

Biografia Dave Ghrol o livro “Dave Grohl - Nada A Perder”, com mais de 200 páginas conta a história do músico desde sua infância em Springfield, Virginia, até o sucesso do Foo Fighters, passando pelo período com uma das bandas mais influentes da história, o Nirvana.

Marketing na Era Digital - Martha Gabriel. esse livro aborda, em linguagem simples e objetiva, a importância estratégica do marketing nesse novo contexto que engloba o digital e a plataforma participativa da Web 2.0 como elementos essenciais a serem considerados em ações de sucesso.

10

Page 11: Revista Interage

culturaAline Costa

facebook.com/linizitta

Foster the People é uma banda de indie rock de Los Angeles. Formada por Mark Foster nos teclados, guitarras e vocais; Mark Pontius na bateria; e Cubbie Fink no baixo e vocal de apoio.

Com só um disco no currículo, “Torches” (2011), o Foster the People pratica o dance rock que contaminou o gênero na última década após lançar seu álbum de estréia “Torches” o primeiro single “Pumped Up Kicks” em maio de 2011 tornou-se um sucesso nas rádios.

O mais novo single da banda é a música Houdini, no qual gravaram um vídeo clipe que já é sucesso. O novo single surge praticamente um ano depois do lançamento do álbum Torches.

FOSTER THE PEOPLE CONTAGIA COM SuA MúSICA DANÇANTE

WebThalles Nunes

www.youpix.com.br www.publistagram.com www.papelpop.com

www.movethatjukebox.comwww.mycool.com.brwww.modait.com.br

Curte aí!

11

Page 12: Revista Interage

entrevista

ENTREVISTA COM HENRIQuE DAMIÃO

Cássio Costafacebook.com/cassio.m.borges@CassioBooh

1 - Quem é o Henrique Damião em 140 caracteres.Publicitário, mochileiro e tio da Alice.

2 - Quando e como começou o seu interesse pela publicidade e quais foram os seus primeiros passos na área.Na verdade não tenho certeza de quando começou, mas me lembro da primeira peça gráfica que fiz. Foi nos anos 90, quando meu pai instalou em casa um Mac XT de tela monocromática. Ele tinha um programa onde era possível editar umas 15 tipologias diferentes. Com o auxílio de uma impressora matricial e recortes e colagens eu e meu irmão mais novo, hoje Designer Gráfico, editamos uma revista de veículos e besteirol. Tudo feito por crianças, mas que fez um baita sucesso na família, já que 20 anos atrás utilizar computador era coisa de menino prodígio. Meus primeiros passos na área de forma profissional aconteceram aos 16 anos, quando um tio me convidou para trabalhar na empresa de comunicação visual que ele tem até hoje. Foi uma época divertida, já que eu criava algumas fachadas de prédios e acabava indo pra rua ajudar a turma na instalação. Era uma diversão.

3 - Lembra qual foi a sua primeira campanha aprovada? Não me lembro exatamente da primeira campanha aprovada, mas me lembro da primeira campanha que tive orgulho de assinar. Em 2003, eu era estagiário de Direção de Arte na ABC Propaganda, do Grupo Algar. Meu chefe na época e hoje grande amigo, Henrique Jábali, era um cara bastante corajoso. Resolveu que o estagiário cuidaria da parte visual da principal campanha da CTBC e lá estava eu fazendo a campanha de Natal. Não me esqueço de todo o processo, da calma que ele teve ao me acompanhar e duplar comigo e da produção feita pela O2 filmes em SP (pensa, a produtora do Fernando Meirelles cuidando de um job meu!). Foi divertido e deu muito orgulho ver os papais noéis coloridos da campanha espalhados por toda cidade. Hoje olho e vejo que a direção de arte merecia alguns retoques, mas pra época foi um baita sucesso.

Conheça um pouco mais sobre o sócio-diretor da agência Sic

12

Page 13: Revista Interage

entrevista4 - Além do Brasil, você já trabalhou na Europa. Quais são as principais diferenças entre as agências, os profissionais e forma de trabalho. Muda muito?Sim, muda bastante. O profissional brasileiro é mais acostumado com os pepinos do dia-a-dia. O que temos nas agências daqui é praticamente um treinamento de guerra perto do que se passa na Europa. Na agência que trabalhei o cronograma de trabalho era muitíssimo organizado, tudo com prazos estabelecidos e nada entrava em cima da hora. Isso é um sonho impossível em qualquer agência brasileira e de diversos outros países. Eu sabia em que projeto estaria trabalhando daqui a 10 dias e o cronograma era seguido a risca. É bastante confortável trabalhar assim, mas sentia falta de um pouco de emoção. Esse tipo de ambiente, onde tudo é planejado e organizado, acaba transformando os profissionais em seres que não sabem trabalhar sob pressão. Eu diria que meus colegas eram bastante calmos, talvez até lentos. Me lembro que nas primeiras semanas, meu Diretor de Criação, o James McCabe, me pediu para que eu fizesse meus trabalhos com mais calma, porque estava entregando tudo muito antecipadamente e assim ele não teria mais jobs pra me passar. Imagine isso, meu chefe pedindo para que eu trabalhasse devagar! Depois disso resolvi que iria aliviar a

pegada, já que eles me davam 2 dias para fazer um folheto simples com 1 dobra. Mas não adiantou, mesmo passando algumas horas do meu dia em sites de referência ou estudando flash, ainda ouvia frases do tipo “you are flying over your jobs”. Enfim, a forma de trabalho era mais organizada e bastante planejada. Na verdade tudo era muito louco pra mim. Várias vezes, em reuniões onde estavam em conferência a filial de Nova York, a equipe de criação de Dublin e a responsável pela comunicação da Nokia em Helsinki, eu parava e pensava: o que eu, um cara de Ituiutaba, estou fazendo aqui no meio dessas pessoas? Era surreal pra mim, que tinha há poucos meses decidido ir estudar inglês de negócios na Europa e lavar alguns pratos pra pagar as contas.

5 - Hoje você é sócio e diretor de criação da agência Sic, como aconteceu o convite para e juntar a equipe?A Sic é uma agência prestes a completar 11 anos de mercado. Surgiu em Uberlândia, mas acabou se firmando e crescendo em Ituiutaba. Em 2008 eu tinha vindo ao Brasil para renovar meu visto de trabalho da Irlanda, o processo precisava que eu ficasse por aqui por pouco mais de 1 mês. Nesse meio tempo, Thales Schmidt, um dos sócios da Sic, me abordou em um restaurante e me convidou para ir até sua mesa. A primeira pergunta quando me sentei foi: “Você

O profissional brasileiro é mais acostumado com os pepinos do dia-a-dia.

‘‘ ‘‘

13

Page 14: Revista Interage

entrevista

já pensou em ser empresário?” E me disse que a agência precisava de um novo sócio para abrir uma filial em Uberlândia. No fim das contas, entrei na sociedade, abrimos o escritório em Uberlândia e o trabalho em Dublin acabou ficando de lado. Hoje vejo o espaço e os resultados que a Sic tem conquistado e tenho a certeza que foi a melhor escolha que poderia ter feito. Sou muito grato ao Thales, Thiago e Fernando pelo convite que mudou bastante o rumo da minha vida.

6 - Como funciona a criação dentro da agência e quais as principais características que um diretor de criação precisa ter?O formato de trabalho da criação da Sic hoje é muito diferente daquele que eu conheci quando era Diretor de Arte. Ter podido, junto aos meus sócios, decidir formatos de trabalho que julgávamos mais práticos foi muito importante. A criação da Sic não segue modelos engessados, onde tudo deve ser feito de apenas uma maneira. Em todas as agências onde trabalhei, as duplas eram praticamente fixas e trabalhavam quase sempre com os mesmos clientes. Isso é um problema, gera campanhas iguais e deixa a equipe sufocada e cansada. Aqui os trabalhos não tem duplas fixas e elas não são sempre de redatores com diretores de arte. Dois dos nossos melhores criadores de história são Diretores de Arte. Por que não colocar um roteiro de filme na mão deles como dupla? Fizemos isso por aqui e o resultado foi excelente.

Sair da cadeira de Direção de Arte e passar para a de Criação foi um processo que demandou bastante aprendizado. Parece simples, mas conseguir não assumir toda a execução da parte gráfica das campanhas foi um desprendimento grande pra mim. O tempo foi bastante importante para aprender a lidar com tudo isso e a resposta positiva da equipe foi um dos fatores que ajudaram muito. Todo Diretor de Criação já foi Redator ou Diretor de Arte e é importante que ele saiba dividir com a equipe os jobs. O Diretor de Criação que pega para si todos os jobs de maior exposição acaba por ter uma equipe desmotivada. A turma da criação precisa de reconhecimento pra fluir.

7 - Qual campanha você mais gostou de ter participado do processo de criação?Uma campanha que fico muito orgulhoso de ter participado ainda está em processo de construção. Foi a campanha de reposicionamento da Unitri. Quando fomos convidados pela ASOEC para assumir a campanha de vestibular da Unitri em 2009, tínhamos um cenário onde todas as universidades particulares de Uberlândia comunicavam os mesmos benefícios. Era um cenário de mesmices. O primeiro passo foi identificar os diferenciais do nosso cliente para só depois partir para a criação. O ponto principal da Unitri frente aos concorrentes é sua infraestrutura imbatível. Nenhuma outra particular consegue competir em pé de igualdade com os laboratórios, salas de aula e o campus da Unitri. E assim foi feita a primeira campanha, um mega apanhado geral pra

‘‘Sair da cadeira de Direção de Arte e passar para a de Criação foi um processo

que demandou bastante aprendizado.

‘‘

14

Page 15: Revista Interage

entrevista

mostrar o que só a Unitri tem. O primeiro filme foi um comercial de 2 minutos no intervalo do Jornal Nacional. O resultado foi bastante positivo, já que no ano seguinte, na pesquisa feita no mercado de Uberlândia, a Unitri já aparecia lado a lado com a Universidade Federal entre as universidades mais desejadas pelos alunos. Como não comemorar um resultado desses? E o mais interessante foi que o produto já era bom, o que faltava era fazer com que as pessoas soubessem disso.

8 - E qual você gostaria de ter feito?Um milhão de campanhas. A cada momento a gente sente uma invejinha quando vê algo brilhante por aí. Falando de uma recente, gostaria de ter sido o dono do roteiro do filme “Vampire Party” criado para a Audi nos Estados Unidos por Ned Brown da Venables Bell & Partners.

9 - Onde estão as melhores oportunidades hoje no mercado para os formandos em publicidade?O mercado hoje é cheio de aspirantes a redatores ou diretores de arte. Engraçado a turma querer tanto trabalhar com criação e pensarem que as outras áreas são menos relevantes. Penso que, se você quer ser mídia, olhe para a internet. Planejar para a TV? Não é simples, mas muita gente consegue. Vá pra internet! É mais divertido, nem um pouco monótono e o processo de ajustes e planejamento é bem mais emocionante, já que trabalhamos com dados reais na mão o tempo todo. Resumindo: tudo o que for fazer, pense sempre integrado. Assim você vai se dar melhor.

10 - Quais são as suas referências, onde você busca inspiração na hora de criar, por em prática um trabalho?Criação nada mais é do que pegar tudo o que você já viveu e transformar em histórias. Não existe essa de onde tem uma inspiração, ou onde você se baseia. É uma mistura do que a gente vive e vê. Tá aí a importância de assistir novela da Globo e filme iraniano, curtir Stones e Renato Teixeira, tudo misturado. Essa mistura pode dar alguma coisa, entende? Agora, publicitário tem que saber o que está acontecendo. Eu gosto muito de alguns sites de

propaganda, meu preferido continua sendo o bom e velho Ads of The World. Mas uma dica legal pra quem curte criação é escolher um grande festival e estudar os vencedores. One Show, Cannes Lions, Wave e El Ojo são exemplos de lugares onde estão as tendências de comunicação do mundo. Pare, veja cada um, entenda o que eles tem em comum e faça você mesmo um julgamento das peças. Aí você vai entender o que está acontecendo.

Sites de referência:

adsoftheworld.com

elojodeiberoamerica.com

wavefestival.com.br

oneclub.org

canneslions.com

Arquivo Pessoal/João LuizThalles Nunes

15

Page 16: Revista Interage

tecnologiaViviany Medeirosfacebook.com/viviany.medeiros

Para começar, NÃO. Não é simplesmente redação online. O termo pode levar a esse equívoco, mas webwriting é uma área abrangente em plena evolução. Um webwriter faz a distribuição de conteúdo (texto, imagem, áudio e vídeo), dentro das mídias digitais. Portanto, esse profissional é um produtor e gerenciador de conteúdo.

A plataforma digital criou novas formas de comunicação, com linguagens e características próprias. Por isso, existe a necessidade de adaptar a informação aos formatos e aos interesses de uma sociedade aprendiz. As pessoas têm sede de conteúdo, e de qualidade. O conteúdo precisa capturar e satisfazer a necessidade de conhecimento do usuário.

Não se perca com devaneios. Na hora de elaborar um conteúdo, faça a análise crítica de alguns pontos essenciais: persuasão; objetividade; relevância; credibilidade; e abrangência.O que se pretende deixar claro é que o mercado atual pede mais que um profissional que saiba técnicas de SEO (Otimização para mecanismos de busca), de arquitetura da informação e redação. Essas habilidades são pré-requisitos. O que define um webwriter hoje é a sua perspicácia sobre a dimensão e complexidade da era digital. Mais do que cuidar dos conteúdos gerados, é preciso nutrir os relacionamentos criados por essa dinâmica.

A informação precisa ser colocada como pilar principal na interação entre empresas e usuários. Capaz de atuar como agente transformador eficaz

para agregar valor a marcas.Com a constante evolução da tecnologia digital, é uma tendência que demanda cada vez mais investimentos comerciais nesse ambiente. E juntamente, uma cobrança maior sobre a relação direta entre o investimento realizado e o lucro adquirido. O conteúdo deve começar a gerar ROI (Retorno sobre o investimento).

Que fique explícita, portanto, a importância da atualização contínua por parte de estudantes e profissionais da comunicação. Acompanhe a evolução do webwriting e demais nichos dos meios digitais que vão surgir como novos ramos para atuação.Fique “ON”. Siga o avanço.

WEBWRITERO poder do conteúdo como agente transformador

WebMatheus Cardoso

16

Page 17: Revista Interage
Page 18: Revista Interage

tecnologiaLêda Freirefacebook.com/leda.fsoares

O mundo se encontra em um processo constante de mudanças. O ser humano é um ser racional. Está sempre em busca do novo, estudando e pesquisando para agregar novas tecnologias em sua vida, na tentativa de suprir suas necessidades e desejos. E qual é o efeito dessa evolução, na publicidade? Essa questão é essencial para determinar os novos caminhos que surgem a cada dia, para que o mercado possa se adaptar, criando estratégias para possuir mais reconhecimento e fidelização, por parte do consumidor.

A internet e os diversos canais alternativos de mídia existentes hoje proporcionam grande grau de interatividade. A interação é o ponto chave da nova cultura de consumo. Assim, as mídias interativas são os formatos que mais crescem dentro da web. Sites,

blogs, redes de relacionamento, navegação wireless, smartphones e outros formatos, são tecnologias que fazem do consumidor um produtor e utilizador de conteúdo, gerando troca de informações e podendo garantir o sucesso ou a destruição de uma marca. Aparelhos móveis, tendências de internet, diversidades tecnológicas que a cada dia aparecem, devem ser utilizadas para tornar mais efetiva a comunicação das empresas. Essa interatividade proporcionou mudanças de hábitos dos consumidores.

Baixo investimento. Grandes resultados

Milhões de pessoas estão sempre conectadas em busca de informações, produtos, serviços e entretenimento. Uma empresa que anuncia na rede transmite a imagem de modernidade, demonstrando atitude em relação aos desafios das novas tecnologias.A tecnologia e o surgimento do mundo digital mudou o mercado publicitário. Onde isso vai parar? Para onde devem se direcionar as campanhas, a fim de continuar atingindo uma boa audiência? Deve-se levar em consideração onde o público alvo se encontra, determinando uma efetividade nos resultados e gerando maior interatividade para a marca do anunciante. A concorrência não deixa brechas.O mundo digital engloba inúmeras possibilidades de formatos de anúncios. Assim, é preciso conhecer o perfil do cliente neste meio, encontrar seu público-alvo e descobrir qual será o auxilio para suprir os seus desejos. O consumidor está atento, interagindo e consumindo a essência de cada empresa que se vincula dentro da rede de pessoas.

A ESSÊNCIA É A REDENovas tecnologias tornam o consumidor ativo.A internet é a porta voz das pessoas.

WebMateus Cardoso

18

Page 19: Revista Interage

PARA SE COMPRARNA WEB

tecnologia

1º - usehuck.com.brE-commerce de camisetas com tiragem limitada que o apresentador Luciano Huck desenvolveu. Parte do lucro obtido com as vendas são revertidas para instituições que fazem o bem. O site é super bacana e as estampas das camisas também são super criativas.

3º - reidopendrive.com.brNo site você encontra os pen drivers mais divertidos da internet como a coleção do filme ‘Os Vingadores’, todas as armas dos super-heróis reproduzidos no acessório. A turma do Angry birds. Star wars e vários Super Heróis.

2º - muvshoes.com.brLá você pode montar seu tênis de acordo com a sua vontade, pode escolher modelo, estampa, cor do cadarço, enfim, super bacana. Site Brasileiro!

Novas tecnologias tornam o consumidor ativo.A internet é a porta voz das pessoas.

WebThalles Nunes

Cássio Costafacebook.com/cassio.m.borges@CassioBooh

19

Page 20: Revista Interage

Ilustração por: Carolina Lara Cardosofacebook.com/CarolinaLCardosowww.ilustramos.com.br@pbcarol

Page 21: Revista Interage

Ilustração por: Leandro Substancefacebook.com/leandrosubstance

www.oldblackgallery.com

Page 22: Revista Interage
Page 23: Revista Interage
Page 24: Revista Interage

tecnologia

A GENTE INTERAGE

E você, profissional de comunicação? Como lida com as informações que a todo instante surgem em seu meio? Como você escolhe um formato de mídia para poder absorver informações que vão agregar conteúdos e propiciar acréscimo profissional? Todo conhecimento adquirido vem de uma extrema busca por informações. Deve-se, então, saber onde e como se informar da melhor maneira.Informar é querer se expressar da melhor forma. É construir argumentos. É a busca pelo novo. É querer sempre mais e mais. O blog da Revista Interage irá garantir conteúdos inéditos e abordará assuntos de interesse dos profissionais de comunicação.

Você, profissional, encontrará no blog assuntos diversos sobre o mercado de publicidade e propaganda. Novidades, destaques, oportunidades de emprego, tecnologia, educação, arte, entretenimento, tutoriais, cases, vídeos e diversos outros conteúdos, que o auxiliarão a ficar por dentro do que há de mais novo.A Interage online será uma forma de criar um canal de comunicação mais fácil para o internauta. Abordando as principais novidades que surgem, o blog terá uma linguagem fácil de retratar até mesmo assuntos considerados complexos. O objetivo é estimular a curiosidade e fazer parte da vida do profissional de comunicação, expondo as principais tendências, agregando informações precisas e relevantes para gerar um aprendizado.

Com novo formato, o blog da Revista Interage aborda conteúdos de interesse dos profissionais de comunicação.

Quer saber mais? Acesse o endereço eletrônico do blog (www.revistainterage.com.br) e confira o que há de mais interessante. Não fique por fora. Interaja e adquira informações sérias. O mundo pertence àqueles que buscam, lutam e se adaptam as novas realidades que surgem a cada dia.

WebThalles Nunes

Lêda Freirefacebook.com/leda.fsoares

24

Page 25: Revista Interage
Page 26: Revista Interage

tecnologia

O mundo, a cada dia, se torna mais digital. O comportamento das pessoas está sendo modificado pelas novas tendências que surgem. A informação se torna mais acessível e é absorvida com mais rapidez e facilidade, pois hoje as pessoas estão sempre conectadas, adquirindo a qualquer momento e em qualquer lugar informações precisas e relevantes que atendem suas necessidades naquele instante.

A cultura do consumo na sociedade sempre se fortaleceu pelas compras em lojas físicas. Hoje, o e-commerce (comércio eletrônico) é uma nova realidade. A transação comercial realizada dentro da internet permite uma negociação que implica na transferência de informações no mundo digital, garantindo muitos benefícios para o cliente virtual, já que os fatores mais importantes que fazem gerar uma atitude das pessoas são rapidez, interatividade e facilidade. O varejo online cresce mais a cada dia que passa. O número de consumidores virtuais está em ascensão.

Outra nova realidade é o m-commerce (mobile commerce). A transação comercial ou de pagamentos é realizada por dispositivos móveis. No Brasil, este conceito está ganhando força, pois é incentivado pelo grande aumento do número de smartphones. Já existem inúmeras marcas que oferecem aplicativos que permitem a compra de produtos pelo celular.

MARkETING DIGITALO mundo digital garante interatividade. Novas tendências geram grandes expectativas

DE ACORDO COM A E-BIT, NOS úLTIMOS 10 ANOS O

VAREJO ON-LINE NO BRASIL CRESCEU 26,5 VEZES,

GERANDO UMA RECEITA DE R$ 18,70 BILHõES, EM 2011.

O NúMERO DE CONSUMIDORES Já SUPERA OS

30 MILHõES. OS NúMEROS SE DEVEM A FATORES

COMO O AUMENTO DA BANDA LARGA E DO USO

DE SMARTPHONES, A ASCENSÃO DA CLASSE C E A

SIMPLIFICAçÃO DA CRIAçÃO DE LOJAS VIRTUAIS.

Lêda Freirefacebook.com/leda.fsoares

Thalles NunesLucas Tavares / Modelo: João Luiz F.

26

Page 27: Revista Interage

tecnologiaPão-de-açúcar e Livraria Saraiva são exemplos de marcas pioneiras que estão se

fortalecendo mais a cada dia, aderindo às novas tendências.

Outra prática na realidade do consumo é o t-commerce (television commerce). Este conceito é a interação da internet com a TV digital. A ferramenta de marketing permite criar links interativos, baixar vídeos, exibir anúncios segmentados, realizar

busca de conteúdo sobre o que está assistindo e claro, propicia a venda de produtos. A utilização do t-commerce no Brasil ainda pode demorar um pouco porque enfrenta algumas barreiras, como a expansão da banda larga e da TV digital.

Para atender as novas realidades que surgem, a comunicação modificou-se. Os planos de comunicação que estavam voltados para a massa,

hoje se voltam a nichos, com segmentação direcionada. Assim, os investimentos passam a ser mais precisos e assertivos. A

linguagem é individualizada, com o objetivo de alcançar nichos específicos, ditando o novo conceito de comunicação

a ser trabalhado, dentro da nova realidade de consumo e interatividade que hoje existe. As mídias interativas têm chamado a

atenção das empresas por oferecer maior interatividade e proximidade com o público final.

O consumidor apresenta uma mudança de atitude. Ele se tornou ativo e presente a todo instante no mundo digital, ditando as

regras de compra e venda do mercado atualmente. A busca pela informação passou a ser constante e o cidadão informado

passa a ser um consumidor comprador. Empresas que oferecem conteúdos, informações e engajamento com seus públicos-alvos possuem uma ampla vantagem competitiva.

27

Page 28: Revista Interage

tecnologia

Para o desenvolvimento de um plano de marketing digital, primeiramente deve-se definir o target (público-alvo). A realização de uma pesquisa para descobrir seu comportamento e as tendências na internet, é um fator importante para garantir maior sucesso. Posteriormente, definem-se algumas palavras chaves referentes ao negócio, para serem utilizadas no SEO (Search Engine Optmization) e SEM (Search Engine Marketing), que permitirão melhor posicionamento nos sites de busca, pois a estratégia permite melhor indexação de uma página. Afinal, você sabe qual é a missão crítica de um site existir? Essa pergunta deve sempre ser feita, porque o site deve gerar negócios para a empresa. Portanto, estar no mundo digital é questão de sobrevivência.

Em paralelo, é necessário gerar conteúdos relevantes e propagar a informação através do SMM (Social Media Marketing). As ações de e-mail marketing também completam este plano. Ferramentas de anúncios do Google para Links Patrocinados e rede de Display também geram resultados efetivos para a marca em questão. Todas essas ações, alinhadas a uma comunicação offline, através de anúncios em mídia impressa ou televisiva, ações de assessoria de imprensa, patrocínio em eventos – e várias outras possibilidades que o marketing tradicional oferece – permitem alcançar melhor os objetivos traçados. É importante o monitoramento da marca em todos os canais, sejam eles online ou offline, para buscar redirecionamento se houver erros ou acertos.

O marketing digital é uma ferramenta essencial para conferir sucesso a uma empresa. A cada dia, novas ferramentas são desenvolvidas,

garantindo melhores direcionamentos na comunicação. O consumidor está atento e interage com o mundo digital a todo instante. Participar desta nova realidade é uma necessidade. Saber conviver, então, é fundamental.

Texto desenvolvido com o auxilio da consultora de Marketing Digital, Roberta Almeida.

CROSS MEDIAA Integração entre o digital e o offline garante bons resultados

28

Page 29: Revista Interage

Monayara Araújofacebook.com/monayara.araujo

MARCAS NA WEB

tecnologia

Grandes marcas (como as empresas de bens de consumo e estúdios de cinema) apostaram na televisão na década de 1950, estimulando o que se tornaria uma indústria multibilionária e o início na era de ouro da TV. O principal motivo pelo qual essas marcas resolveram investir na televisão foi, sem dúvida, o surgimento de novas ferramentas de mensuração, como a pesquisa de mercado e a audiência, que ajudaram a mostrar quais anúncios impactavam o público alvo positivamente.

O tempo foi passando e novos meios de comunicação foram surgindo, como o jornal, rádio, revista, entre outros, mas foi a internet que mudou totalmente os nossos hábitos. Afinal, ela proporciona um mundo de entretenimento, informação e, principalmente, comunicação. A internet é um fenômeno que transformou a civilização. Ela foi além de qualquer inovação tecnológica e se incorporou no cotidiano da sociedade.

Pensando nisso, o profissional de Publicidade e Propaganda teve que mudar os seus conceitos e inovar as suas técnicas, pois as empresas não queriam mais se comunicar com o seu público, e sim aprender e interagir. É neste momento que a publicidade deixa de ser uma via de mão única. Ela se tornou o elo entre empresa e consumidores, graças à internet.

Com a publicidade na web, ficou mais fácil para as empresas atingirem o seu público, mas a concorrência ficou ainda mais evidente, cabendo aos bons profissionais de propaganda estabelecer diálogo e compartilhamento entre empresa e usuário. Na internet as marcas não devem só atrair, devem estimular e fomentar o engajamento. O número de empresas que investem em mídia online tem um aumento significante anualmente, já que, segundo pesquisas, o marketing digital é uma realidade no mercado. Neste ano, 90% das empresas nacionais e multinacionais investiram

ou investem na mídia na web e, mesmo com novas ações de marketing digital como redes sociais, SEO e SEM, o e-mail marketing ainda continua sendo a ferramenta mais utilizada pelos profissionais.

Quando o assunto é segmentação as redes sociais não trazem desapontamento para as empresas. Estudos trouxeram dados importantes sobre grandes anunciantes que atuam nas redes sociais. No twitter quem está na primeira posição entre as marcas que recebem a maior quantidade de postagem é a SKY, deixando o Banco do Brasil em segundo lugar, e a Vivo em terceiro. Na maior rede social do mundo (Facebook) quem comanda a lista de maiores anunciantes no Brasil é a Coca Cola, com aproximadamente 36,3 milhões de “Likes”, deixando o Itaú bem distante, com apenas 532,7 mil. Os usuários do LinkedIN preferem a HP, deixando a marca com 435,8 milhões de seguidores.

Com tudo isso pode-se concluir que o surgimento da cultura digital muda totalmente a relação entre marcas e pessoas. É também uma oportunidade única para que as empresas possam conhecer melhor os seus clientes, e que os mesmos possam conhecer as marcas em que são fiéis.

A construção e a sobrevivência de cada uma delas no ambiente virtual.

WebThalles Nunes

29

Page 30: Revista Interage

comportamentoFrancisco Juniorfacebook.com/franciscojrfotowww.franciscojunior.com.br@franciscojrfoto

LANÇAMENTO DO CALENDáRIO APAE – NPFOTO

O CALENDÁRIO

O calendário da APAE foi lançado em 2012 com o intuito de levar à comunidade uma mostra do trabalho desenvolvido por esta Instituição em prol da pessoa com deficiência, promover nossos alunos, divulgação do site e conta para doações.O NPFOTO - Núcleo dos Profissionais de Fotografia, visa valorizar a fotografia enquanto arte e expressão adotando com caráter ético a responsabilidade social perante nossas parcerias e dos meios ativos como atividade fotográfica.

Oferecer intercâmbio entre instituições educacionais, sócias e culturais e órgãos representativos da fotografia nacional e internacional.Disponibilizar á sociedade acesso á novas formas de se fazer, pensar e realizar a fotografia .

O EVENTO

O evento foi um café empresarial, seguido de exposição fotográfica e apresentação do Calendário aos convidados.O custo do é de R$10,00 (cada calendário). Entre em contato pelos telefones 3217-8514 / 3210-6919 e peça o seu.

PARCEIROSAPAE, NPFOTO, Aciub, Sankya, Projeto Empreender.

FOTÓGRAFOS NPFOTO: Núcleo dos Profissionais de Fotografia: Fabrizio Oppes, Francisco Júnior, Ismael Cristiano, Kesley Luiz, Mauro Marques, Cinthia Guimarães.30

Page 31: Revista Interage

comportamento

LANÇAMENTO DO CALENDáRIO APAE – NPFOTO

31

Page 32: Revista Interage

comportamentoThalles Nunes Mourafacebook.com/thalles.nunes2brosineurope.wordpress.combehance.net/thallesnunes@crazyoldmen

Antes de tudo, com certeza, você vai perceber que não pode passar sua juventude, (Chegaremos ao primeiro passo em breve) sem fazer algo que possa contar com orgulho aos seu filhos e netos, quando você decidir que isso é uma viagem épica, aí vem a primeira coisa que vai tentar de barrar: Grana.

Pensar na grana, sem dúvidas é tão importante, que ela está diretamente relacionada ao Primeiro Passo , e estará a toda fase da viagem que você estiver sóbrio, ao menos que você seja esteja nadando em dinheiro(o que não é muito comun entre estudantes e publicitários).

Portanto, Julgamos primordial, você se informar sobre PASSAGENS, há um mito que passagens para a europa, são os olhos da cara, eu mesmo achava inviável viajar até pesquisar a fundo, foram meses olhando no decolar.com, no começo até me espantei achando que era enganação, mas uma passagem IDA E VOLTA, não sai por mais que R$ 2.000,00(aproximadamente $800,00) contando taxa de embarque e etc…

Esses R$ 2.000,00 são o começo do seu orçamento, se você tem essa quantia, e deseja gasta-la de uma das melhores maneiras possiveis, acompanhe os outros posts relacionados ao orçamento total, de quanto você vai ter que desenbolsar realmente para viajar, você pode dividir em 10x, mas as primeiras parcelas são mais caras, mesmo assim é uma ótima opção…

EUROPA “LOW COST”

Documentação e burocracia:Outro mito sobre viagens para a europa, é o ritual da chegada, muitas pessoas contam histórias absurdas de gente que foi deportada por motivos totalmente surreais, típica coisa que a sua avó fala.

Assim que você comprar a passagem observe bem o trecho, se seu voô faz conexão por exemplo na itália, é lá que você vai passar pela alfândega, com um pouco de informação certa e preparo é um processo totalmente tranquilo.

Importante, imprima suas passagens de volta, no momento do embarque mesmo com seu voô de volta comprado, nenhuma compania te entrega passagens impressas, a não ser no caso de conexão, seu nome fica apenas no sistema, e quando te perguntarem, você vai ser pego de calças na mão.

Mostrando a passagem de volta, e uma reserva simples de hotel são o suficiente para você passar sem problemas.

Um pouco de como uma viagem internacional pode caber no seu bolso.

Web/Thalles NunesThalles Nunes

32

Page 33: Revista Interage

comportamentoHospedagem Barata e divertida:Passagens compradas, documentação em dia… é hora de começar a pensar em hospedagem.

Levando em consideração, que você queira gastar o mínimo, mas dormir em um lugar massa, confortável e se divertir já que está pagando, a melhor opção são os Hosteis ou “Albergues” como alguns dizem.

Diferente do que a maioria das pessoas pensam, Hostels na sua maioria, são lugares que oferecem uma estrutura(quase sempre) completa quando se trata de conforto e condições básicas para dormir a um preço bastante razoável.

É um ambiente diferenciado, você vai conviver com pessoas do mundo todo, que estão fazendo a mesma coisa que você, na mesma faixa de idade provavelmente, vai ser ali que você vai ter contatos para festas, dicas para passeios e lugares diferenciados, além de trocar experiência com outros viajantes mais experientes.

O preço do hostel varia de acordo com a cidade, e de acordo com a qualidade do mesmo.

Um ótimo site para cotar preços e ver as opções é o HostelWorld, preste atenção nas rates e nos comentários. Nesse site, você tem que pagar 10% para fazer a reserva, tente procurar o site do próprio hostel, talvez eles não cobrem essa taxa.

Importante: você pode ter quartos individuais, mas são sempre mais caros, porém mais baratos que hotéis convencionais(de 70 a 100 euros), se dormir em um quarto lotado de gente for um problema.

St. Cristopher(paris) €19.95

St. Cristopher(paris) €19.95

Flying Pig(Amsterdam) €15.00

Flying Pig(Amsterdam) €15.00

33

Page 34: Revista Interage

comportamento

tripadvisor.comhostelbookers.comhostelsoftheworld.com2brosineurope.wordpress.comflyingpig.nlkabul.esst-christophers.co.uk

Existe uma razão para se chamar “Mochilão”….Carregar uma mala a todo lugar, é completamente “fora de mão”, o melhor é levar o MÍNIMO de bagagem possível, os hostels tem lavanderia própria, você vai pagar uma quantia e poderá lavar suas roupas, além do que, pra viajar entre os países da Europa você pode pagar uma taxa se a sua bagagem passar de 15kg.

O ideal é você ter DUAS, a menor vai seus equipamentos eletrônicos, blusa de frio, coisa que vc pode precisar no avião, documentos, já a maior todo o resto.

St. Cristopher(Paris, quarto.)

Kabul Hostel (Barcelona)

Fast Pizza (Berlim)

Sites Interessantes para se planejar uma viagem:

34

Page 35: Revista Interage

comportamento

“Arraiá” 2012 Ação Moradia

Roberta JaninniAssessoria de imprensa

Em ritmo de festa, o compasso do coração da Família Ação Moradia está em ritmo cada vez mais acelerado.Teve início dia 2 de Junho, o Arraial da Ação Moradia, que comemorou 16 anos. O evento cresceue com isso a necessidade de um espaço maior que acomodasse melhor as pessoas. Sendo assim, a festaaconteceu durante todo o final de semana de Junho, ao lado do Terminal Central. O evento teve a participação do cantor Luiz Cláudio, Banda Paquá e Cameloucos entre outros, no qual foram a grande atração da festa.

No “arraia” o II Festival de Quadrilhas Juninas do Triângulo Mineiro que esteano contou com a participação especial de três grupos de quadrilhas profissionais, sendo duas de BeloHorizonte e uma de Contagem. O Festival trás o tema “Ô xente! Tem Nordeste neste trem” e prestahomenagem a Luiz Gonzaga.

O Festival de Quadrilhas Juninas tem por finalidade valorizar, difundir e incentivar uma das mais popularesmanifestações culturais da época - A QUADRILHA, premiou os três primeiros colocados e duasmodalidades: profissionais e amadoras.

35

Page 36: Revista Interage

AtraçõesAlém do II Festival de Quadrilhas Juninas do Triângulo Mineiro, a festa está repleta de animação, alegria, saborosas comidas típicas e muita gente bonita. Cada noite uma atração musical diferente e o tradicional e tão esperado concurso de Forró.

O evento tem como objetivo arrecadar fundos para alavancar os trabalhos da ONG Ação Moradia junto às famílias em situação de risco social. A festa é uma “festa” de cultura e Solidariedade. Hoje o evento é um dos maiores arraiais da cidade e transformou-se num grande sucesso desde sua criação em 1997. Para este ano estima-se um público de 60 mil pessoas. A arrecadação do evento é 100% revertida para projetos sociais.

comportamento

Doação de AlimentosO evento tem como objetivo arrecadar fundos para alavancar os trabalhos da ONG Ação Moradia juntoàs famílias em situação de risco social. A festa é uma “festa” de cultura e Solidariedade. Hoje o eventoé um dos maiores arraiais da cidade e transformou-se num grande sucesso desde sua criação em 1997.

Para este ano estima-se um público de 60 mil pessoas. A arrecadação do evento é 100% revertida paraprojetos sociais.

36

Page 37: Revista Interage

Fone: 34 3084-7170/ 9161-8943

AV. João Mendes, 463- Esq Rua Oliveira Lima - Próximo ao Camaru - Pampulha - Uberlândia- MG

1° Passo para construir seu sonho.

E-mail: [email protected]

Blocos, Canaletas e Pisogramas.

Page 38: Revista Interage

Instante unitri

comportamento

38

Page 39: Revista Interage

comportamento

Aline Costa/Carol LaraThalles Nunes

39

Page 40: Revista Interage

10 DICAS DE PHOTOSHOP.

tutorialFonte: Computer Arts Brasil - Edição 57Organizado por Carolina Larawww.facebook.com/CarolinaLCardosowww.ilustramos.com.br@pbcarol

03) EVITE TAREFAS REPETITIVAS

04) TAREFAS COMPLExAS COM O uSO DE SCRIPTS

Economize etapas repetitivas com o Action. Abra o painel Actions (Window > Actions ou Opt/Alt+F9) e clique no botão Record. Execute seus passos e clique em Stop. O Photoshop solicitará um nome para esta ação e, então, é só selecioná-la e pressionar o botão Play para repetir os passos.

Às vezes as actions não bastam. Por isso, a Adobe fornece uma linguagem de script. Isso pode economizar muito tempo. Para saber mais, navegue pelo Adobe Photoshop Marketplace (www.adobe.com/go/photoshopmarketplace).

01) ALTERE RAPIDAMENTE uNIDADES DE MEDIDA

02) ARRASTE LAYER STYLES

Pressione Ctrl e clique com o botão direito em uma das réguas (pressione Cmd/Ctrl+R para vê-las, caso estejam invisíveis) e escolha a unidade de medida desejada.

Para copiar layer styles de uma camada para outra, presione Opt/Alt e arraste o ícone FX no painel Layers até o seu destino. Pressione Cmd/Ctrl para essa ação e voce moverá os estilos para a nova camada, removendo-os da original.

40

Page 41: Revista Interage

tutorial

05) ALINHAMENTOS COM SMART GuIDES

06) COLABORE FACILMENTE COM COLEGAS

07) SALVE E CARREGuE LAYER STYLES

Os Smart Guides são excelentes para alinhar elementos rapidademnete sem precisar de guias manuais. Habilite-os em View > Show > Smart Guides. Ao mover as camadas, o Photoshop mostrará e ajustará as guias em relação aos objetos próximos, facilitando o seu alinhamento.

Um dos novos recursos do Photoshop é a habilidade de compartilhar sua tela com outros usuários. Vá em File > Share My Screen e faça seu login. Seu navegador ficará aberto e um encontro on-line será definido automaticamente para que você convide seus colegas.

Para salvar um estilo, adicione seus layer effects preferidos, como drop shadows, inner glows, bevel e emboss e, então no painel Layer Styles clique Styles para salvar sua configuração atual como um modelo. Você pode navegar pelos modelos, salvar e carregar estilos ao clicar no menu localizado à esquerda do botão OK.

10) áREAS DE TRABALHO PERSONALIZADAS

08) PERSONALIZE OS ATALHOS DE TECLADO

09) FECHE DOCuMENTOS RAPIDAMENTE

Para realizar isso, vá em Window > Workspace > New Workspace, defina seu nome e organize os painéis conforme achar conveniente. Agora você pode alternar entre as áreas de trabalho, que sempre ficarão do jeito que voce precisa para cada tarefa.

Algumas funções no Photoshop não possuem atalhos por padrão, mas é possível criar suas próprias combinações para acessar as funções desejadas. Acesse Edit > Keyboard > Preferences e selecione Application Menus, Panel Menus ou Tools antes de informar sua combinação de teclas personalizadas para atribuir à função.

Você pode fechar documentos rapidamente ao pressionar Cmd+W ou Ctrl+F4 para o arquivo atual. Ao pressionar Cmd+Alt+W ou Ctrl+Shift+F4, você fecha todos os documentos abertos. Se você possui várias mudanças não salvas que deseja descartar, habilite a opção Aply to All ao escolher Don't Save para evitar a necessidade de confirmar para cada documento.

41

Page 42: Revista Interage