44

Revista _rn 09 - 16JAN015

Embed Size (px)

DESCRIPTION

TJRN anuncia cortes de gastos e serventuários prometem greve; Entrevista com o juiz Herbert Oliveira Mota; Na seção Girando, as notícias do Estado e a jornalista Margot Ferreira comentando sua troca de emissora; Cultura: MPBeco tem primeira eliminatória neste sábado; Estado: Ministério Público vigiando o Carnaval de Macau; A seção Por Elas dessa semana com Jeanne Araujo; As colunas de Luis Fausto, Rubens Lemos, Sávio Hackradt, Raildon Lucena e Túlio Ratto; Ainda, as Tuitadas da semana, Saúde, municípios, tecnologia, economia e a Agenda Cultural; Compartilhe o RN com um(a) amigo(a).

Citation preview

Page 1: Revista _rn 09 - 16JAN015
Page 2: Revista _rn 09 - 16JAN015
Page 3: Revista _rn 09 - 16JAN015

09 Túlio Ratto

10 Sávio Hackradt

22 Rubens Lemos

32 Tio Colorau

34 Raildon Lucena

40 Luis Fausto

Por Elas Jeanne AraujoCarta para Moacy Cirne

EntrevistaHerbert Oliveira Mota

CulturaMPBeco tem primeiraeliminatória neste sábado

Girando

Capa TJRN anuncia cortes de gastos e serventuários prometem greve

ESTADOMinistério Público vigiando o Carnaval de Macau

Quinquagésimo o quê?

Zero na redação

Chico de Clóvis

Tribunal caminha para perder eficiência

Do Oscar ao Framboesa

A França segregacionista

07 #EDITORIAL

12 #TUITADAS 14 #SAÚDE 27 #MUNICÍPIOS31 #ECONOMIA36 #TECNOLOGIA 42 #AGENDA CULTURAL

De choradeiras e planos

Diz aí!Margot Ferreira

_rnA Revista _rn é uma publicação da BEEP! Comunicação

Rua Antônio Madruga, 2009 - NatalCNPJ. 18.559.813.0001-81

A Revista _rn não se responsabiliza por conceitos emitidos nos artigos assinados.

www.revistarn.com.br/revistawebrn /revista_rn /revista_rn 84 9143-6757

3 _rn - 16 de janeiro de 2015

21

confira

n° 09 | 16 de janeiro de 2015

28

16

24 38

20

Page 4: Revista _rn 09 - 16JAN015
Page 5: Revista _rn 09 - 16JAN015

5 _rn - 16 de janeiro de 2015

Page 6: Revista _rn 09 - 16JAN015
Page 7: Revista _rn 09 - 16JAN015

As prefeituras do Rio Grande do Norte passam por um grande aperto orçamentário – e não é de hoje. Nada fácil planejar pavimentação asfáltica, erradicação de favelas, projetos urbanísticos, cons-trução de casas populares, aterro sanitário, escolas e postos de saúde.

Difícil falar em Plano Diretor, Código de obras e Postura, Código de Meio Ambiente, Plano de Mobilidade Urbana, Plano de habitação de inte-resse social, entre outros instrumentos técnicos e jurídicos, viabilização de saneamento básico. A choradeira é grande.

Os municípios que recebem royalties até conse-guem realizar algumas ações importantes. Porém, a pindaíba é imensa para aquelas que dependem do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

E todos os anos vemos marchas de prefeitos com pires nas mãos em Brasília cobrando uma partici-pação maior. A mesma ladainha de sempre. Nesse começo de 2015, a seca é um dos gran-des problemas em algumas regiões do Estado. De acordo com a Secretaria Estadual de Meio Am-biente e Recursos Hídricos (Semarh), se não cho-

ver o suficiente para os reservatórios da região do Seridó receberem novas águas, mais cidades en-trarão em colapso no Rio Grande do Norte – dos 90% dos municípios que estão localizados no se-mi-árido potiguar, 80% estão em situação crítica.

Mesmo assim, com tanto sufoco e aguardando as bênçãos de São Pedro, a história se repete: os pre-feitos já começaram o processo de contratação de bandas para animar o carnaval. Isso ocorre nos quatro cantos do Estado. Os cachês são altíssimos e duvidosos. Nessa hora não se fala em crise, tam-pouco em seca.

E para não sairem dizendo por aí que estamos querendo desanimar, parte dos reservatórios do RN estão, ainda, em situação confortável. Então, neste instante em que você nos lê embaixo dos alpendres de suas luxuosas casas de praia espalha-das por todo o nosso litoral fazendo novas con-tratações, não vamos nos ater a esses detalhes de planejamento do nosso caótico quadro. Sabemos que vocês estão preocupadíssimo com o povo.

Alegria, alegria... Viva o carnaval... O mais novo contrato... Camarão... Novos lucros... lagosta... cuíca... pandeiros...

De choradeiras e planos

EDITORIAL _rn

[email protected]

#opiniao

7 _rn - 16 de janeiro de 2015

Page 8: Revista _rn 09 - 16JAN015
Page 9: Revista _rn 09 - 16JAN015

A la RosalbaO governador Robinson Faria (PSD) publicou decreto no Diário Oficial de terça-feira (13), fixando o dia 10 de cada mês como data limite para o pagamento do salário dos servidores.

Cultura potiguar de lutoA historiadora Anna Maria Cascudo faleceu na tarde dessa quinta, 15. A escritora fazia parte do Conselho de Cultura, do Instituto Histórico e da ALEJURN. O RN perde uma filha ilustre. Haverá missa de corpo presente, às 14h, no Morada da Paz, de Emaús. Daqui, a minha homenagem e meu abraço a Daliana, Camila e familiares.

É inadmissível que ocorra situação desse tipo em Mossoró - cidade que figura (segundo a revista Exame) entre as 50 melhores do país pra se viver. Uma município que é bambambã para ter sido escolhida dentre 100 não pode se ‘dar o luxo’ de abandonar algo tão básico quanto o transporte público. Os moradores do bairro Santa Delmira, principalmente os estudantes, que se virem para chegarem ao outro lado da cidade.

Mas, por onde passei no início do mês de janeiro na minha querida Mossoró ouvi um zunzunzum ensurdecedor sobre os problemas enfrentados na

Por falar em Fecam O vereador de Mossoró Jório Nogueira é o novo presidente da Federação das Câmaras Municipais de Vereadores do Rio Grande do Norte. Merecido, diga-se. Conheço a luta desse jovem e sei do seu esforço e dedicação como político.

AgradecimentosFiquei em Mossoró, Tibau e Icapuí-CE do dia 3 a 12 de janeiro. Daqui, meus agradecimentos ao compadre Cid Augusto e minha comadre Samara Couto pela hospedagem em Melancias-Icapuí e em Mossoró; ao Dr. Laíre Rosado pela presteza de um modem que funcionasse nas redondezas. Também, ao casal Amilton Fonseca e Raíssa Freire pela acolhida em Tibau. Foram dias de muita alegria.

Tibau continua a mesmaA cidade de Tibau, como sempre, é a casa da maioria dos mossoroenses nessa época do ano. Apesar de não ter o mínimo de estrutura para os veranistas. É pra testar o desapego de cada um da vida moderna. As operadoras não funcionam, falta combustível nos postos e a maioria dos estabelecimentos não aceitam compras com cartão de crédito. O empresariado deveria dar uma ajudinha também, né? Ora, não aceitar cartão em uma cidade que não conta com agências bancárias nem caixas eletrônicos para saques de dinheiro é, no mínimo, pra espantar qualquer cidadão.

cidade. Áreas de saúde, educação e segurança é um grito uníssono: socorro. Há quem diga que o prefeito Francisco José Jr. não tem se preocupado em governar. Foi-se a fase dos comícios. Depois a disputa pela Fecam e Femurn. Enquanto isso a cidade ficou inteiramente entregue a matroca.

Quinquagésimo o quê?

TÚLIO RATTO [email protected]

#opiniao #notas

9 _rn - 16 de janeiro de 2015

Page 10: Revista _rn 09 - 16JAN015

Neste janeiro de 2015, o Brasil completa 30 anos de re-torno à democracia, com a eleição, no colégio eleitoral, de Tancredo Neves para presidente da República, en-cerrando assim, em 1985, o triste período da ditadura militar, que havia se instalado no país em 1964.

Lembro que no verão de 1985 os brasileiros respiravam os ares da esperança, com a certeza de que, enfim, o cidadão, a cidadã, a partir dali, iria crescer num país cheio de oportunidades, especialmente na educação. Em 1988, promulgava-se uma nova Constituição brasileira, que passou a garantir, na letra da Lei, a educação como um direito de todos, dever do Estado e da família. De lá para cá, o Brasil investiu bilhões de reais no sistema educacional. Mas atendeu às expectativas?

O artigo 211 da Constituição assegura que a união, os

estados, o Distrito Federal e os municípios devem or-ganizar seus sistemas de ensino em “regime de colabo-ração”.Os sistemas de ensino dos estados e municípios com-preendem a rede pública e a rede privada e os órgãos e serviços educacionais. Já o sistema nacional de ensino, portanto, coordenado pelo governo federal, tem como objetivo garantir a unidade dos sistemas e o mesmo pa-drão de qualidade em todo o território nacional.

Mas olhando esses 30 anos que passamos respirando o ambiente democrático, e regidos por essa constituição, é possível afirmar, contudo, que o Brasil, em particu-lar o Rio Grande do Norte e Natal, avançaram muito pouco no rumo de uma educação de qualidade e como estamos distantes de uma educação padrão primeiro mundo dos países mais desenvolvidos.

Zero na redação

_rn DA JANELA... #ditadura #constituicao #educacao #brasil #natal

10 _rn - 16 de janeiro de 2015

Page 11: Revista _rn 09 - 16JAN015

Prosseguimos na marcha do “me engana que eu gos-to”, pois assim continuamos na marcha do “faz de conta”. Os alunos fazem de conta que estudam, os professores fazem de conta que ensinam e os pais fa-zem de conta que acreditam nesse sistema educacio-nal.“Brasil, pátria educadora” foi o lema que a presidente Dilma lançou no fim do ano passado, para logo em seguida, entretanto e para desalento geral, anunciar cortes no orçamento da educação. E assim continua-mos a nossa marcha do “faz de conta”.Não há outra saída para o Brasil que não seja a fede-ralização da educação. E não se fará a federalização sem recursos. Simples assim.

Até quando aceitaremos viver nessa enganação que é o sistema educacional brasileiro?

Até quando a sociedade aceitará que os professores de seus filhos sejam mal remunerados, mal qualifi-cados, que tenham péssimas condições de trabalho, que o giz e o apagador ainda sejam os principais ins-trumentos de trabalho numa sala de aula? Quando as escolas serão bem instaladas com ar-condiciona-do, arejadas, informatizadas, com equipamentos de qualidade, bibliotecas bem abastecidas, funcionários qualificados?

Mais de 500 mil jovens tiraram zero na prova de re-dação do ENEM. Um número muito elevado que merece uma profunda reflexão sobre o atual sistema educacional brasileiro.Uma vergonha.

_rn DA JANELA...

Sávio Hackradt é [email protected]

11 _rn - 16 de janeiro de 2015

Page 12: Revista _rn 09 - 16JAN015

TUITADAS _rn

SIGA-NOS NO TWITTER: @revista_rn

#redesocial #variados

12 _rn - 16 de janeiro de 2015

Page 13: Revista _rn 09 - 16JAN015

13 _rn - 16 de janeiro de 2015

Page 14: Revista _rn 09 - 16JAN015

O estoque do Hemocentro do Rio Grande do Norte (Hemonorte) precisa com urgência de sangue. Quais tipos? Tipo o seu. A situação é tão grave que, em Mossoró, cirurgias foram desmarcadas pela falta do precioso líquido.

Diante do quadro crítico e com a proximidade do período carnavalesco, que acentua ainda mais a pro-cura por sangue, o Hemocentro de Mossoró iniciou uma campanha de apelo e conscientização e pede a ajuda de quem puder doar.

Mas, a necessidade de sangue não se restringe a uma

Hemonorte precisa de sanguede todos os tipos

SAÚDE da Redação_rnCr

itério

s para

do

ação

de sa

ngue

• Ter entre 16 e 68 anos• Repouso mínimo de 6 horas na noite anterior • Apresentar um documento oficial com foto

• Ser saudável

[email protected]

14 _rn - 16 de janeiro de 2015

Page 15: Revista _rn 09 - 16JAN015

região do estado, todas as unidades do Rio Grande do Norte estão precisando de doação. “Doar sangue é um compromisso social e, an-tes de tudo, um ato de amor, porque permite a quem precisa de sangue manter-se vivo”, diz a diretora do Hemocentro, Linete Rocha.

Para se ter uma ideia do tamanho do ato, com apenas uma doação, quatro pessoas são benefi-ciadas. E foi pensando nisso que atletas de artes marciais criaram a campanha #Heróis Doado-res, que tem como símbolo quatro dedos, indi-cando o número de pessoas que podem ser sal-vas a cada doação.

A campanha, que segue até o dia 07 de feverei-ro e visa usar atletas das artes marciais renoma-dos em cada região, personagens conhecidos do UFC e outras ligas nacionais e internacionais para criar influenciadores, ganhou o reforço de uma parceria com o aplicativo HEMOLIGA.

Baixando o aplicativo, o doador saberá qual a situação atual no banco de sangue do seu Es-tado, ver informações sobre a doação, conhecer as campanhas que atuam em todos os Estados, ser acionado, caso haja uma necessidade do seu tipo sanguíneo, e ser convidado a doar nova-mente quando passar o prazo da doação ante-rior.

Nessa quarta-feira (14) os atletas lutadores Jolly-son Francino e Claudia Gadelha fizeram suas doações e posaram para fotos com o gesto que se tornou símbolo da campanha. Atletas como Júnior Cigano, José Aldo, Hortência, Rodolfo Vieira, entre tantos campeões também aderiram à campanha através de vídeos nas redes sociais.

SAÚDE _rn

• Evitar alimentos gordurosos antes da doação

NatalHEMONORTE (Av. Alexandrino de Alencar, 1800, Tirol, próximo ao Parque das Dunas/Bosque dos Namorados) – de segunda a sábado, das 07h às 18h;

Posto Fixo de Coleta da Zona Norte (Complexo Cultural) – de segunda à sexta, das 8h às 17h e sábado de 8:00h às 12:00h.;

Posto Fixo de coleta da SESAP – Av. Deodoro , 730, Centro – de segunda à sexta, das 8:00h às 12:00h.

MossoróAnexo do Hospital Regional Tarcísio Maia (Rua Projetada, s/n. Bairro Aeroporto) - De segunda a sábado, das 7h as 18h.

CaicóRua Renato Dantas, 455. Centro – Telefones: 3421-6120 / 6122 - De segunda a sábado, das 7h as 18h.Unidades de Coleta e Transfusão –

Currais Novos Rua Carnaúbas dos Dantas, 150. Bairro JK – Telefones: 3405-3629 / 3637

Pau dos FerrosBR 405 - km 03, nº. 19 – Bairro Arizona. - Telefones: 3351- 9895 / 9888

• Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores• Pesar acima de 50kg

15 _rn - 16 de janeiro de 2015

Page 16: Revista _rn 09 - 16JAN015

anuncia cortes de gastos e serventuários prometem greve

CAPA da Redaçã[email protected]

16 _rn - 16 de janeiro de 2015

Page 17: Revista _rn 09 - 16JAN015

“Entendo que já passa da hora de se mudar a curva ascendente da insensatez na gestão dos re-cursos públicos, com o crescente aumento das despesas públicas, isolando-se cada órgão e voltan-do-se unicamente para o reduzi-do horizonte de seu próprio um-bigo.

Pretendo inaugurar um ponto fora dessa curva, perseguindo uma pequena guinada nessa elip-se perversa de se gastar mais e mais em nome da satisfação ple-na do serviço público essencial da justiça, por exemplo”.

As palavras ditas pelo desembar-gador Cláudio Santos ao tomar posse como presidente do Tribu-nal de Justiça do Rio Grande do Norte no último dia 2 de janei-ro foram bem além do discurso. Como pretendido, o presidente do TJRN anunciou vários cortes de gastos.

As medidas, detalhadas no últi-mo dia 9 e atendendo à determi-nação do Conselho Nacional de Justiça, com o objetivo de ade-quar as finanças do Judiciário à

Lei de Responsabilidade Fiscal, vão desde a exoneração de car-gos comissionados até a suspen-são de concessão e do pagamen-to de gratificações, bem como a dispensa das funções dos direto-res de secretaria.

Para manter o que considera con-quistas adquiridas, o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciá-rio do Estado do Rio Grande do Norte promete muita luta. Indi-cativo de greve da categoria para o dia 21 de janeiro já foi aprovado em assembleia geral. Além disso, o Sisjern solicitou audiência com o presidente Cláudio Santos e informações sobre os cargos co-missionados do TJRN.

Outro ponto de conf lito en-tre serventuários e juízes, é que as medidas anunciadas não vão afetar a magistratura. Pelo con-trário. Ao mesmo tempo em que determina a adequação de finan-ças à LRF, o CNJ também de-termina que os tribunais de Jus-tiça reajustem automaticamente os salários dos juízes estaduais, sem necessidade de encaminhar projetos de lei às assembleias le-

gislativas.

O aumento de 14,6 % no salá-rio dos 15 desembargadores e de aproximadamente 200 juízes que compõem o Judiciário es-tadual está previsto desde que o Congresso Nacional aprovou, em dezembro passado, o reajuste nos vencimentos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), o que resulta no aumento dos subsídios de toda a magis-tratura nacional. Apesar disso, o Tribunal de Contas do Esta-do recomendou que ele não fosse implantado.

“É preciso entender que esse pa-cote é uma obrigação do gestor, não é pessoal. Estamos tentando atender, cumprir, o que foi de-terminando pelo CNJ e defini-do pelo TCE, a quem apresenta-remos um plano de adequação à LRF”, ressalta Cláudio Santos.

O presidente do TJ entende que a greve anunciada pelos serven-tuários é descabida e que ele está apenas cumprindo a lei. Cláudio Santos também questiona a ‘ilha’ de bons salários do judiciário e

_rn

17 _rn - 16 de janeiro de 2015

#desembargador #conflito #cnj #cortes #claudiosantos

Page 18: Revista _rn 09 - 16JAN015

divulga valores. Um Diretor de Secretaria recebia mais de 20 mil reais, um Oficial de Justi-ça tinha ganhos acima de 19 mil reais e um auxiliar técnico ga-nhava mais de 16 mil. “Qual é a compreensão de cidadão que nós

temos em relação ao Rio Gran-de do Norte? Com essa penúria toda que existe na educação, na saúde. O dinheiro é todo do judi-ciário?”, questionou o desembar-gador durante entrevista a uma emissora de rádio da capital.

Como na briga entre o rochedo e o mar sempre sobra para o maris-co, a Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte já demonstrou sua preocupação com o indicativo de greve, bem como com o impacto que a pa-

C o n h e ç a a s 8 m e d i d a s a n u n c i a d a s p e l o p r e s i d e n t e d o T J R N

1

23 Suspensão da concessão e do

pagamento das gratificações de Diretores de SecretariaAtualmente, os 230 servidores efetivos que exercem a função de Diretor de Secretaria nas varas judiciais, recebem uma gratificação de R$ 5.878,38. O pagamento da gratificação será suspenso. A medida representará R$ 1.346.540,91 de economia mensal.

CAPA da Redação_rn

Exoneração de 100 cargos comissionadosObjetivo da medida é atender à exigência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de manter 50% do total de cargos comissionados ocupados por servidores efetivos dos quadros do Poder Judiciário. A exoneração de comissionados “puros” adequará o Poder Judiciário à recomendação, equilibrando o número total.

Congelamento e absorção da Gratificação de Técnico de Nível Superior (GTNS)Será encaminhado Projeto de Lei à Assembleia Legislativa para “congelar” a gratificação, que representa 100% dos vencimentos dos servidores efetivos. Com este congelamento, a GTNS deixará de acompanhar o crescimento vegetativo da folha – ou seja, não crescerá acompanhando os salários – e será transformada em Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada (VPNI).

18 _rn - 16 de janeiro de 2015

Page 19: Revista _rn 09 - 16JAN015

ralisação deve gerar para os ju-risdicionados e advogados. “Já se observa a ocorrência de uma ‘ope-ração tartaruga’, inclusive, com a recusa do fornecimento de cer-tidões como, por exemplo, para interposição de recursos e atos

processuais imbuídos de prazo”, diz a nota.

Voltando ao discurso de pos-se, Cláudio Santos afirma que “o Rio Grande do Norte deve ter o Poder Judiciário que o

seu povo pode pagar. Não o que nós imaginamos que deva ser ou o que o vírus da minha veia de mecenas acredita como ideal”. A nós, da Revista _rn, só cabe perguntar: qual valor seria esse?

4

8

7

6

5

Extinção do Adicional por Tempo de Serviço (ATS)O ATS é uma gratificação que adiciona 1% ao valor do salário do servidor efetivo a cada ano de trabalho, até o limite total de 30%. Atualmente, têm direito ao ATS todos os servidores efetivos, com exceção dos magistrados. A medida vai congelar o valor financeiro atualmente percebido, de forma que deixe de acompanhar o crescimento salarial. A gratificação também será transformada em Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada (VPNI) por Lei. Desde 1999, os servidores federais deixaram de receber o ATS.

Redução nos contratos de terceirização vigentesAtualmente, o Poder Judiciário mantém contratos de terceirização de pessoal para prestação de serviços em diversas áreas, tais como vigilância ostensiva armada e desarmada; servente, supervisor, garçons, ascensoristas, reprografia, recepção, telefonista, assistente administrativo, técnicos de suporte e engenheiros; e ainda contratos de locação de veículos. As empresas contratadas serão chamadas a renegociar os contratos, com a finalidade de redução de 25% dos valores atuais.

_rn

Gratificação dos servidores cedidos será substituídaAtualmente, os servidores de outros órgãos cedidos ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, como os militares, recebem uma gratificação de cessão. Essa gratificação será substituída por auxílio-alimentação no mesmo valor, sem prejuízo aos vencimentos dos servidores.

Extinção de gratificações dos Oficiais de JustiçaAtualmente, os oficiais de Justiça recebem Gratificação de Atividade Externa (GAE) e Gratificação de Transporte (GT). Ambas, serão suspensas. Será enviado Projeto de Lei à Assembleia Legislativa propondo a extinção de ambas, mantida a irredutibilidade dos vencimentos.

Extinção de todas as Gratificações de GabineteAs gratificações concedidas livremente pela presidência para servidores que atuam nos gabinetes deixarão de ser pagas, que atualmente somam R$ 502 mil por mês.

19 _rn - 16 de janeiro de 2015

#secretaria #advogados #oficial #gratificacoes #reducao

Page 20: Revista _rn 09 - 16JAN015

O Festival de Música do Beco da Lama (MPBeco) já definiu as concorrentes de sua oitava edição. Depois de ouvir 165 trabalhos, a comissão selecionadora for-mada por Alex de Souza, Michelle Ferret e Mirabô Dantas escolheram 24 can-ções, que serão apresentadas em duas eliminatórias. A primeira, neste sábado (17) e a segunda no dia 24 de janeiro.

A comissão julgadora es-colherá cinco músicas em cada etapa eliminatória.As dez composições mais bem pontuadas apresentam-se na grande final do Festival programada para o dia 31 de janeiro.

Todas as etapas do MPBe-co serão realizadas na Praça

Sete de Setembro, centro histórico de Natal (Cidade Alta), a partir das 18h.

Os eventos contam com shows de abertura e encer-ramento. Neste sábado, se apresentam Yrhan Barreto e a banda Florbela Espanca.

Na segunda eliminatória, no dia 24, a festa será aberta por Carlos Bem, e o cantor e compositor maranhense Gil-domar Marinho fará o en-cerramento da noite. Para a final do Festival, em 31/01, o show de abertura ficará a cargo da vencedora do VII MPBeco, Maíra Salles.

E, para fechar mais uma edição do Festival foi convi-dado o cantor e compositor gaúcho Nei Lisboa.

MPBeco tem primeira eliminatória neste sábado

CULTURA da Redação_rn #musica #mpbeco #becodalama

Em sorteio realizado na última terça-feira (13), foi definida a ordem de apresentação das 24 músicas selecionadas para as etapas eliminatórias do VIII MPBeco. Confira:

1ª Eliminatória – 17/01/2015

01 – SAUDADE VIOLA – Sergio Oliveira02 – FUÇA – Hotel Dolores03 – A COR – Rafael Melo04 – NOVOS CAETÉS – Donizete Lima e A Confraria Profana05 – DIA VERMELHO – Gato Lúdico06 – HORA MÁGICA – Marcos Lima07- FIQUE PERTO DE QUEM LHE QUER BEM – Samba Destilado08 – ETNIA – Nego Zambi09 – NAS ESTRADAS DO SONHAR – Mazinho Vianna e Regina Casaforte10 – SAMBA DE GATO – Analuh Soares11 – BAIÃOZIM DERRADEIRO – Dão Nunnes12 – TIME DE PATRÃO – Time de Patrão

2ª Eliminatória – 24/01/2015

01 – PONTA DO MEL – Artur Soares02 – EUVIRA DO IPIRANGA – Sami Tarik03 – SKARIMBÓ – Skarimbó04 – CRASE – Antoanet05 – QUALQUER UM – Ângela Castro06 – CANTIGA DA NOITE NUA (E CRUA) – Lupe Albano e O Motor da Onça07 – LILLY E A PONTE – Júlio Lima08 – SER VOCÊ – Adriano Azambuja09 – BRASIL DE MITOS E CANTOS – Evilásio e Zorro10 – O TEMPO NA CANÇÃO – Romildo Soares11 – ALUGA-SE UM CÉREBRO – Carcará na Viagem12 – REDOR – Luiz Renato

Ordem de apresentação das 24 concorrentes

[email protected]

20 _rn - 16 de janeiro de 2015

Page 21: Revista _rn 09 - 16JAN015

POR ELAS Por Jeanne Araujo_rn

Hoje, ao descer do ônibus com essa carta não escri-ta já no pensamento, me veio você. Com seu cheiro de sertão, com seus olhos cinzas de seca. Pois que todo sertanejo traz sua terra em seus olhos, carre-ga-a por sobre os ombros aonde for. Mas não é um fardo, é docemente leve, docemente salpicada na pele sulcada pelo sol.

Deixar o sertão é morrer pra se reinventar. Jamais seremos os mesmos. Quem sai do meio daquele fo-garéu do meio dia, quem abandona a canção dos ventos da noite sertaneja só não perde sua identida-de porque a leva na carne e nos olhos como a dor de um espinho de algaroba perfurando a sola do pé. O nosso sertão é como um bicho danado que nasce das corredeiras dos rios temporários na sua ânsia de encharcar a terra toda de uma vez. Quem já viu um rio botar cheia sabe do que estou falando.

Ao mesmo tempo que destrói as margens e carre-ga tudo pela frente, ele encharca de vida e de verde toda a paisagem. Assim os homens sertanejos. For-tes e calados. De poucas palavras e grandes gestos. De poucos dizeres. De muita lida. Cercas vivas de pedras cruas. Todos nós, onde estivermos nos reco-nhecemos. Pelos olhos. Bando de homens seguindo a mesma estrada que vai dar sempre no mesmo lu-gar. Em algum pátio de capela onde toquem os si-nos, onde haja uma vela acesa, uma procissão, uma fé.

Vejo juremas em flor em seus olhos. Ouço o aboio dos vaqueiros ao seu redor.

Sinto o cheiro das jitiranas e o sabor dos umbus maduros nos seus olhos inquietos. O sertão não é só paisagem. O sertão é um modo de viver.

Carta para Moacy Cirne

[email protected]

21 _rn - 16 de janeiro de 2015

Page 22: Revista _rn 09 - 16JAN015

Chico de Clóvis Anastácio é homem de seus 70 anos. Se é Chico de Cló-vis é filho de Clóvis. No sertão, o avô paterno de minha mulher é An-tônio de Noêmia, que o dialeto par-ticular dos interioranos achou mais fácil pronunciar Antônio de “Noe-me”. Alguns acham melhor chamar o psicólogo Pedro Fernandes, tio de minha mulher, de “Doutor Predo”.

No pedaço de terra entre Pau dos Ferros, Encanto e Rafael Fernandes, nenhum matuto juntou a fama de arruaceiro de Chico de Clóvis. Seu Clóvis, Deus levou, dizem todos, para descansar de tanto sofrimento. Chico ficou.

Chico de Clóvis caluniava donzelas que lhe davam fora. Certa vez foi expulso de um baile. A orquestra estava no palco que dava para um pergolado voltado para a rua. Chico de Clóvis furou o tímpano do saxo-

fonista com um pedaço de arame.

Chico de Clóvis foi preso e fugiu levando o 38 do Cabo Suetônio, “Suetone”, no dizer dos conterrâne-os afetivos. “Suetone” pegou Chi-co de Clóvis na feira e lhe deu uma surra descomunal.

Chico de Clóvis apanhou como o Bonsucesso no tempo do Botafogo de Nilton Santos, Garrincha e Didi, preliminar de São Cristóvão enfren-tando a linha Sabará, Almir, Vavá, Roberto Pinto e Pinga. Do Vasco de 1958.

Chico de Clóvis , para demonstrar humildade, convidou o cabo para tomar cachaça depois do expedien-te.

O cabo, de categoria quilômetros à frente da patente, topou o desafio. Beberam até de manhã na praça.

Chico de Clóvis apostou sua surrada camisa de campanha política com a parte de cima da farda de Cabo “Suetone” numa rodada de porri-nha. Que rolou até seis da manhã.

Ganhou Chico de Clóvis que fez o Cabo chegar na delegacia sem cami-sa e levar 15 dias de cadeia. Até sair e lhe surrar de novo. Nunca mais reataram e quando o PM se aproxi-mava, Chico de Clóvis sumia.

Chico de Clóvis encerrava forma-turas para as quais(nunca) era con-vidado. Casais da alta sociedade da Tromba do Elefante, homens em paletós lascados atrás e mulheres de cabelos penteados como réplicas do Arco do Triunfo. Confraternização mesmo com machos incomodados com trabucos à cintura.

Chico de Clóvis passava o dia se esquivando entre mesas de boteco,

Chico de Clóvis

RUBENS LEMOS _rn #paudosferros #chico #delegacia #bonsucesso

22 _rn - 16 de janeiro de 2015

Page 23: Revista _rn 09 - 16JAN015

Rubens Lemos Filhoé [email protected]

bebendo de graça. Elogiando um de mentira, outro para provocar, enchia o pote com tira-gosto de peixe trazido da Barragem Presidente Dutra.

À noite, a meninada formava guerrilhas para vê-lo che-gar às proximidades do antigo Eden Clube, muito bem localizado. Chico de Clóvis mirava o desfile dos endi-nheirados da cidade.

Eden Clube vizinho ao antigo cemitério. Chico de Clóvis se cobria de lençol branco e botava a cabeça no banheiro dos homens.

Muitos ficavam no toalete, enquanto colegas iam às suas casas buscar ceroulas para substituir aquelas devastadas pelo efeito intestinal do susto pregado pelo mau caráter olímpico.

A Orquestra Tabajara sempre foi o fino da elegância bre-jeira ponha quatro décadas atrás. Quando o maestro Se-verino Araújo ou um substituto menos talentoso estava no furor da empolgação, o cheiro torturante de pimenta subia pelos ares. Chico de Clóvis na área.

Estava encerrado o show. Voavam tamancos e sapatos cavalo de aço. Chico de Clóvis corria para dentro de um riacho até amanhecer e reaparecer para ouvir os comen-tários sobre o desastre lítero-recreativo.

Ocorre que Chico de Clóvis, por obras de um desas-tre amoroso, dedicou-se à agricultura. Surpreendeu. Era bom com a foice tanto quanto fazia presepada com cen-tenas que já planejavam tocaiá-lo numa esquina noturna.

Chico de Clóvis morou muito tempo no Maranhão, por medo de morrer em Pau dos Ferros e voltou a Pau dos Ferros, por medo de morrer no Maranhão.

Lá, o pistoleiro já estava com a arma engatilhada na ca-beça de Chico de Clóvis que pediu um minutinho de prosa. O capanga pediu a saideira e acabou pagando a conta sozinho. Chico de Clóvis já no ônibus.

Voltando à ressocialização do baderneiro dos rincões potiguares, Chico de Clóvis resistia à seca, depois de montar um sistema irrigado obtido à base de bajula-ção a político ligado a governo. Sua horta ficou uma beleza e um padreco resolveu visitá-lo.

“Muito bem Chico de Clóvis. Graças a Deus o se-nhor encontrou seu caminho,” relatava o padre insi-nuando uma homilia. Chico de Clóvis estava de ber-muda, botas velhas de borracha, chapéu de cowboy, sem camisa, de chicote e fedorento.

Olhou furioso para o jovem religioso e falou: “Olhe seu padre, quando era só Deus por aqui, nas rezas do povo, era um buraco, com lama e barro. Se não fosse esses ‘braço que já deu ‘ em muito cabra ruim e apanhou de outros tantos, estava tudo do mesmo jeito. “

O padreco(ex-coroinha) apelou para a recuperação moral de Chico de Clóvis. “O importante é que Deus lhe fez entender que o trabalho é melhor que a vida de brigas e arruaças. Sua horta terá um bendito destino.”

Chico de Clóvis bateu o chicote na bota, tomou uma talagada de cana de segunda cabeçada e quase esganou o padreco: “Vai ter um ótimo destino. Vou arrancar, milho, feijão e alface e entregar tudinho a Tibinha em troca de abastecimento”.

À beira da estrada que liga Pau dos Ferros a Rafael Fernandes, Tibinha gerenciava o mais imundo bor-del(Tibinha Drinks) da região. Quanto ao abasteci-mento, deixo para a fértil imaginação do limitado time de leitores.

#edenclube #orquestra #pistoleiro #baderneiro #padreco _rn

23 _rn - 16 de janeiro de 2015

Page 24: Revista _rn 09 - 16JAN015

ENTREVISTA _rn

Herbert Oliveira Mota é mossoroense, formado em Direito pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), com pós-graduação em Direito Público. Escolhido da lista tríplice, tomou posse em 19 de novembro de 2014 no TRE/RN e segue como Juiz Substituto até o ano de 2016.

Nesse bate papo, o Juiz comenta sobre sua ascenção, de tramitações de processos na Justiça Eleitoral, de Ficha Limpa e da atuação da Corte.

Herbert Oliveira Mota

HERBERT OLIVEIRA MOTA

Segundo alguns, o senhor foi uma surpresa no TRE--RN. Como avalia?

Creio que causou espécie, certamente, para algumas pessoas com atuação no mundo jurídico, a chegada à nossa Corte Eleitoral de um advogado com militância no interior do estado. Entretanto, vejo isso como uma coisa natural, principalmente se observarmos que, no meu caso, o processo se deu de forma gradual e de acor-do com as regras e com os objetivos que planejei. A mi-nha intenção é e será sempre manter abertas as portas para os colegas advogados, indistintamente, bem assim para os jurisdicionados, independentemente de terem interesse direto ou indireto na atuação da Corte. Foi exatamente isso que eu disse no dia de minha posse. Aliás, eu sempre tenho dito que reconheço e agradeço aos senhores Desembargadores do nosso E. Tribunal de Justiça, pela escolha do meu nome como o primeiro da lista tríplice enviada para o crivo do Tribunal Superior

24 _rn - 16 de janeiro de 2015

Page 25: Revista _rn 09 - 16JAN015

HERBERT OLIVEIRA MOTA #tre #desempeho #posicionamento_rnEleitoral que, depois de aprová--la, fez o encaminhamento para a Presidência da República, para a nomeação, como de praxe.

Qual a grande dificuldade de-sempenhada nessa função?

Eu não vejo, em tese, nenhuma dificuldade para o desempenho da função de Juiz Eleitoral. Salvo se o exercício não for realmente decorrente de um desejo do ocu-pante do cargo, o que seria, no mínimo, um contrassenso. No meu caso, tem sido uma grata ex-periência.

Alguma situação pitoresca nes-se período?

Na realidade em quase um mês de atuação na Corte, não teria uma situação pitoresca específi-ca. Entretanto, chamou a aten-ção de alguns colegas do colegia-do, por exemplo, o fato de eu ter recebido a visitação de represen-tantes do Poder Legislativo Mu-nicipal de algumas cidades da região Oeste do Rio Grande do Norte, tanto durante as sessões seguintes à minha posse, quanto no meu gabinete. Isso, de certa forma, embora possa parecer inu-sitado, representa, na realidade, um ref lexo de mais de vinte anos de meu trabalho como advogado em municípios da referida região.

Uma situação que tem desper-

tado o interesse dos potiguares é o caso da cidade de Baraúna--RN. A prefeitura tem sido jo-gada de mão em mão e não há ainda uma decisão definitiva. Como o TRE vai agir nesse caso e por que tanta demora?

Vejo como uma questão natural, as críticas que muitas vezes são direcionadas à Justiça Eleitoral, mas também as concebo como injustas. Embora eu não deva me pronunciar sobre casos concre-tos, mas o que é fato é que neste caso específico do município de Baraúna (cujas eleições de 2014 vêm sendo questionadas tanto pelo primeiro quanto pelo segun-do colocados no resultado final), faz-se necessário esclarecer que todos os processos que estiveram sob o crivo da Justiça Eleitoral, tanto na Primeira quanto na Se-gunda Instância, foram analisa-dos com todo o rigor necessário, o que, aliás, é uma prática incon-testável da nossa Justiça Eleitoral. A demora, agora, é uma questão que deriva do tempo necessário para a apreciação das matérias no âmbito do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que já está de-vidamente em curso. No mais, as questões procedimentais, nota-damente os recursos interpostos pelas duas coligações, todos den-tro da legalidade, ressalte-se, tem causado uma certa demora para um posicionamento definitivo sobre a situação do município de

Baraúna.

O senhor não teme que a justi-ça decepcione o Rio Grande do Norte?

Em hipótese alguma. A nossa Justiça Eleitoral é uma institui-ção que honra a cidadania. Por quê? Porque ela credencia, legiti-ma e garante o estado democrá-tico de direito que o nosso país vive atualmente, cujo aperfeiço-amento é um permanente exercí-cio em todas as suas Instâncias. E digo mais: o Brasil tem uma sis-tema de votação muito seguro. A captação e a contagem dos votos, bem assim a divulgação de resul-tado de eleição chamam a aten-ção do mundo inteiro. Imagine a realização de eleições num país continental como o nosso, e em duas ou três horas depois a Justi-ça Eleitoral divulgar o resultado é algo espantoso para o resto do mundo.

No seu entender há falhas na Lei da Ficha Limpa?

Não existe lei perfeita. Isto é fato. Entretanto, posso dizer que a lei da ficha limpa, salvo melhor juí-zo, representa um grande avanço, principalmente como contribui-ção para a perenidade da jovem democracia brasileira. Não obs-tante este aspecto, positivo é cla-ro, nota-se que o Brasil é um dos poucos países democráticos que

25 _rn - 16 de janeiro de 2015

Page 26: Revista _rn 09 - 16JAN015

HERBERT OLIVEIRA MOTA _rnprecisou de uma lei para determinar que pessoas des-qualificadas não podem ocupar cargos eletivos. E mes-mo assim, surgiram focos de resistência por todo lado. No final, prevaleceu a determinação providencial da lei da ficha limpa.

O que deve ser feito para serem agilizados os pro-cessos do TRE-RN?

Todo e qualquer processo que tramita no âmbito da Justiça Eleitoral tem um andamento tão bem defini-do, que tende a ser cumprido, via de regra, dentro dos prazos predeterminados. Basta você analisar os prazos definidos dentro do calendário eleitoral da lavra do TSE. Vejamos, por exemplo, os prazos definidos pelo calendário de ano que se realizam eleições: a partir das convenções partidárias, a sequência dos atos posteriores seguem num ritmo tão frenético que em determinadas situações os prazos são contados em horas e os cartó-rios permanecem em funcionamento diariamente, in-dependente de ser sábado, domingo ou feriado. Ainda assim, existem insatisfações no que se refere à celerida-de processual. Em verdade, o grande questionamento que faço, e que tem sido inclusive a tônica de calorosas discussões nas Cortes Eleitorais, atualmente, é o surgi-mento do fenômeno da jurisdicialização da política no Brasil. E olhe que não me refiro ao direito sagrado de acesso ao Judiciário, Não. Isso não se questiona. Mas, aproveito este momento para dizer que o fenômeno da judicialização da política, é a meu ver uma espécie de transferência decisória dos pretensos ocupantes de car-gos dos Poderes Executivo e Legislativo para a Justiça Eleitoral. E essa transferência somente tem sido possí-vel porque vivemos um estado democrático de direito, essencial para a ampliação do Poder Judiciário, fato este que somente acontece se o regime é aberto, como é o caso do nosso País. Assim, entendo que a Justiça tem uma enorme responsabilidade na condução des-se processo uma vez que necessita continuar demons-trando sua força. Como? Tendo uma atuação célere

independentemente de pressão ou tentativa de manipulação. O Eleitor merece respeito. A Jus-tiça Eleitoral tem sido uma trincheira na defesa intransigente da democracia brasileira. Quanto tempo o senhor ficará no TRE?

O meu mandato de Juiz Substituto é de dois anos. Assim, como tomei posse no dia 19 de no-vembro de 2014, a sua conclusão se dará impre-terivelmente no dia 18 de novembro de 2016. O senhor almeja algum outro cargo no Poder Judiciário ou político?

Pretendo desempenhar a minha função de acor-do com o meu juramento para este cargo. En-tretanto, se futuramente uma nova função sur-gir, espero que seja decorrente de minha atuação como advogado e, agora, como Juiz do TRE--RN.

https://www.facebook.com/herbertmotahttps://twitter.com/herbertmota

26 _rn - 16 de janeiro de 2015

Page 27: Revista _rn 09 - 16JAN015

O prefeito de Mossoró, Francisco José Silveira Júnior, é o novo presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn). Ele foi eleito nessa quinta-feira (15) com 77 votos contra 67 votos recebidos pela chapa do prefeito de La-jes, Benes Leocádio e apenas um voto nulo.

Após o anúncio do resultado, foi realizada a solenidade de posse. Candidato à reeleição, Benes Leocádio cumprimentou o presidente eleito, garantiu que continuará participando do movimento municipalista e entregou ao sucessor o extrato bancário que mostra o valor de 1 milhão 66 mil reais deposi-tado na conta da Federação.

Silveira Júnior agradeceu a todos, defendeu a união dos prefei-tos, disse que não faltará dedicação à frente da entidade e ga-

O vereador Jório Nogueira (PSD), presidente da Câmara Municipal de Mossoró, foi aclamado presidente da Federa-ção das Câmaras Municipais do Estado do Rio Grande do Norte – FECAM/RN em Assembléia Geral Extraordinária realizada essa semana na sede da entidade, em Natal. Mais de 60 presidentes de Câmaras Municipais compareceram ao evento e defenderam a chapa única que assumiu hoje a ges-tão da entidade para os próximos dois anos (2015/2016).

Depois da eleição, Jório fez discurso agradecendo aos colegas vereadores, se comprometeu com o fortalecimento do apoio aos legislativos municipais, ampliando as consultorias técni-cas e jurídicas para aperfeiçoar os processos de prestação de contas junto ao Tribunal de Contas do Estado e destacou ainda a disposição em buscar parcerias e convênios para ca-

rantiu a luta pela construção da sede própria da Femurn.

Além de Silveira, a chapa eleita tem ainda os prefeitos de Assú, Ivan Júnior, de Nova Cruz, Cid Arruda Câmara, de São Paulo do Potengi, Naldinho, de Apodi, Flaviano Monteiro, de Poço Branco, Maurício Menezes, de Pedro Avelino, Sérgio Cadó, de Venha-Ver, Expedito Salviano, de Governador Dix-sept Rosado, Anax Vale, de Ouro Bran-co, Fátima Araújo, de Ielmo Marinho, Bruno Patriota, de Montanhas, Nino Januário, de Tibau, Naldinho, de Lagoa Salgada, Alexandre Freire, e de Itaú, Ciro Bezerra.

Governador Robinson Faria e Francisco José Jr. após o processo

pacitação das Câmaras e seus funcionários, bem como a defesa constante na melhoria da imagem do vereador junto à população.

“Vamos continuar trabalhando e apresentando os re-sultados. A população precisa conhecer nossa atuação. O vereador é homem digno, honrado, é gente que tem compromisso com a sua terra”, destacou Jório Nogueira, lembrando do seu pai, que foi vereador em Mossoró por quatro mandatos, Aldenor Nogueira.

MUNICÍPIOS Da Redação _rn

Silveira Jr. eleito presidente da Femurn

Vereadores elegem novo presidente e diretoria da FECAM

[email protected]

27 _rn - 16 de janeiro de 2015

ASSE

SSO

RIA

ASSE

SSO

RIA

Page 28: Revista _rn 09 - 16JAN015

O Procurador-Geral do Ministério Público de Contas do Estado (MPC), Luciano Ramos, instaurou procedimento preparatório para apurar possíveis irregularidades na unificação dos Fundos Financeiro e Previdenciário do Estado, aprovado no último dia 18 dezembro.

Quem estiver em alguma das belas praias do Rio Grande do Norte e precisar se comunicar por telefone, esqueça. O serviço oferecido pelas operadoras de telefonia celular é vergonhoso. É melhor apelar para sinais de fumaça, pombos-correio ou mesmo batidas de tambor. Triste, triste.

Os deputados estaduais eleitos no pleito de 2014 Agnelo Alves e George Soares foram diplomados nessa quinta-feira (15) na presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte. Eles não puderam comparecer à solenidade no dia 18 de dezembro.

O prazo para pagamento do IPTU de Parnamirim para o primeiro grupo de contribuintes foi prorrogado e poderá ser feito até 30 deste mês. Quem estiver em dia com o pagamento terá 20% de desconto na cota única.

Bancos de Leite precisam urgentemente de

doações para reabastecer estoques. Sem leite, a

alimentação dos recém-nascidos internados está

comprometida em todo o estado.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, por unanimidade, a reclassificação do canabidiol como medicamento de uso controlado e não mais como substância proibida.

GIRANDO [email protected]

O Sindicato Nacional dos Aeronautas decidiu que vai interromper todas as decolagens previstas para ocorrerem das 6h às 7h da próxima quinta-feira (22). A paralisação será nacional e continuará por tempo indeterminado e pode ser intensificada. Os aeronautas querem um aumento de 8,5%, enquanto o Sindicato Nacional das Empresas Aéreas oferece 6,5% – 0,17% acima da inflação.

Fundos

Esculhambação

Diplomação

IPTULeite materno

CanabidiolCanabidiol

Espaia Brasa

Oiticica

A Comissão Organizadora do Entrudo Maria Espaia Brasa, de Mossoró, informou essa semana que não sairá às ruas neste carnaval por falta de apoio financeiro. O bloco, que arrasta uma animada multidão na segunda-feira de momo, tem um custo estimado de – apenas - 30 mil reais. Lamentável.

Com o objetivo de dar celeridade aos processos de desapropriações e pagamentos de indenizações, o governo criou um núcleo exclusivo só para cuidar dos assuntos da Barragem de Oiticica. Fica na Secretaria de Recursos Hídricos.

O prefeito de Parnamirim, Maurício Marques, anunciou essa semana diversos cortes na administração para adequar as despesas à previsão de arrecadação do município e, por isso, não haverá contratação de trios elétricos nem de atrações nacionais para o carnaval 2015. Mas, a prefeitura vai garantir as logísticas necessárias ao desfile de blocos como “As Virgens de Pirangi”, “Banda do Cajueiro”, “Vassourinhas”, entre outros.

Parnamirim

Page 29: Revista _rn 09 - 16JAN015

Você continuará divulgando os artistas da terra com algo tipo Cores e Nomes´ no novo canal?Sim, a Ponta Negra vai apostar nisso. E num formato “programa” em vez de uma coluna de cultura dentro do jornal.

Qual o motivo da sua saída da InterTV?O motivo foi o convite irrecusável da Ponta Negra. Melhores condições para que eu possa executar de forma plena o meu trabalho.

Um momento marcante no Cores e Nomes?Todas as entrevistas que fiz para a coluna Cores e Nomes. Fossem valorizando a cultura do Estado ou tendo acesso a grandes ídolos. Além do encontro com o “padrinho” da coluna Caetano Veloso, poderia destacar minha entrevista com Irmã Ananília e as adesões de Milton Nascimento, Nélida Piñon e Nando Reis na causa animal, abraçada pelos Amigos do Pelo. Foram muitos os momentos maravilhosos, não tenha dúvida.

E um momento marcante como âncora do RNTV?O mais marcante, foi o mais triste: dar a notícia da morte do meu amigo Chico Miséria, em 1995.

Há quem diga que você faz um programa cultural elitista. O que você acha disso?Não acho que o meu programa seja elitista, Cultura é cultura, independentemente de classe social. Sempre abri as portas da coluna para todos aqueles que têm talento. Simples assim.

Sabemos que a TV Ponta Negra é bem popular. Como você vê?Ser popular é um plus! Sinal de que a coluna será vista por mais pessoas e apreciada por elas.

Depois de 22 anos no ar pela TV Cabugi, a apresentadora Margot Ferreira se tranfere para a TV Ponta Negra. Diz aí, Margot:

“Mensalinho”

Assú

Lajes

São Gonçalo

Pau dos Ferros

A Mesa Diretora da Câmara Municipal emitiu nota de esclarecimento nessa quinta-feira (15) sobre as denúncias envolvendo Marcos do PSOL num esquema de ‘mensalinho’, onde funcionários e cargos comissionados do gabinete do vereador supostamente teriam que contribuir com um percentual de seus salários para um caixa de campanha e a remuneração de outros trabalhadores informais.

Segundo a nota, os

Começam nesta segunda-feira (19) as inscrições para o programa “Bolsa Educação” em Assú, que dá apoio financeiro ao transporte de estudantes de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade que se deslocam diariamente para universidades ou escolas técnicas localizadas nas cidades de Mossoró e Angicos.

O Ministério Público Federal (MPF) em Assú recomendou ao prefeito de Lajes, Benes Leocádio, que adote maior rigor quanto a atraso e inexecução de obras realizadas pelo Município com recursos federais.

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, entregou novos equipamentos para estruturação das salas de preparo para as 31 equipes do Programa Saúde da Família no município.

Os agentes comunitários de endemias de Pau dos Ferros receberam essa semana tablets para a informatização de dados. O projeto de monitoramento de doenças é pioneiro no país e tem a parceria do IFRN.

GIRANDO _rn

membros da Comissão de Ética e a Procuradoria Legislativa estão convocados para uma reunião nesta segunda-feira (19), às 14h, na Presidência da Casa, para tratar do assunto. O vereador Marcos do PSOL nega as acusações, afirma que não autorizou ninguém a agir em seu nome para arrecadar dinheiro e diz que vai acionar a Justiça, além de pedir para que o Ministério Público investigue o caso.

29 _rn - 16 de janeiro de 2015

Page 30: Revista _rn 09 - 16JAN015

A tradicional feira livre de Nova Cruz, que sempre é realizada às segundas-feiras, foi antecipada para este domingo (18) por causa dos festejos de São Sebastião.

O governador Robinson Faria sancionou a lei que fixa em R$ 25.322,25 os salários dos deputados estaduais.

A Prefeitura de Antônio Martins começou essa semana a implantação do sistema biométrico de registro eletrônico de ponto para os servidores da Saúde.

O reitor da UERN, Pedro Fernandes, e prefeito de Caicó, Roberto Germano, assinaram o documento de cessão do terreno do EEJA para o Campus da Universidade em Caicó.

O prefeito de Touros, Ney Leite, solicitou ao governador Robinson Faria a duplicação da entrada do município, na interseção da BR-101 com a RN-023.

A Prefeitura de Macau realizou essa semana a apresentação e lançamento da Nota Fiscal Eletrônica (NFE).

O governador Robinson Faria (PSD) e a senadora Fátima Bezerra (PT) são esperados em Parelhas nesta segunda-feira (19), onde vão participar da Festa de São Sebastião.

O ex-prefeito de Bento Fernandes, José Robenilson Ferreira, foi condenado pela Justiça Federal por irregularidades na construção de casas populares, com recursos públicos.

O resultado do concurso público de São Paulo do Potengi sairá nesta segunda-feira (19).

RAPIDINHAS

Solidariedade

Cadê?

As meninas trigêmeas que nasceram no Hospital Santa Catarina no último dia 10 precisam urgentemente de ajuda. A família, que mora na comunidade Cajazeiras, em Macaíba, e cujo pai está desempregado e tem mais dois filhos, não tem condições de montar um enxoval para as pequenas. Quem puder ajudar pode entrar em contato com o hospital ou direto com a família pelo telefone 9605-2948.

Escaldados por não receber diárias operacionais há muito merecidas, os policiais militares não estão aderindo à medida emergencial do governo das rondas do Policiamento Preventivo Ostensivo. Dos 300 homens esperados, apenas uns 40 se prontificaram.

O Distrito Industrial de Caicó receberá o nome de José Rufino Júnior. O projeto, de autoria do deputado Vivaldo Costa (PROS) e já aprovado pela Assembleia Legislativa, estipula que o ocupará uma área de 50 hectares e ficará localizado na RN que liga Caicó a Jucurutu.

GIRANDO _rn

30 _rn - 16 de janeiro de 2015

A Unidade Integrada de Saúde Mental - UISAM – de Mossoró encerrou suas atividades nessa quinta-feira (15). Nos seus 28 anos de funcionamento mais de 15 mil prontuários familiares foram abertos. Segundo o médico Genário Freire numa rede social, “são famílias inteiras que agora terão que pagar consultas que antes eram disponibilizadas sem burocracia. Fico triste porque Mossoró perde um serviço pelo qual lutamos e trabalhamos. Fico triste porque

Mossoró

Caicó

numa simples reunião da equipe multidisciplinar uma funcionária da secretaria comunicou o fechamento hoje. Fico imaginando pra onde vão todos esses pacientes ambulatoriais...”.

azou

gue.

org

Page 31: Revista _rn 09 - 16JAN015

Preocupante. Assim o governador Ro-binson Faria (PSD) definiu a situação financeira do Estado ao se reunir com o secretariado nessa semana para co-nhecerem o diagnóstico fiscal elabora-do pela Secretaria do Planejamento e das Finanças (Seplan). Segundo o do-cumento, a dívida do RN chega a 610 milhões de reais.

Demonstrativos apresentados mostram que da execução orçamentária de 2014, foram empenhados mais de R$ 5,5 bi-lhões e ainda restam a pagar R$ 382 mi-lhões. A despesa com pessoal também

aumentou, e a folha continua acima do limite prudencial. “A evolução com a despesa com pessoal também foi bas-tante significativa com um aumento de quase R$ 1 bilhão (R$ 996 milhões) ou um incremento de 37% enquanto que a inflação no mesmo período (quatro anos) foi de 27%”, disse o governador.

Os débitos com a contribuição previden-ciária dos funcionários são na ordem de R$ 93,5 milhões. A soma das obrigações constitucionais (como ICMS, Fundeb, etc) que não foram pagas chega a R$ 50,6 milhões. E, com o duodécimo, a

conta é de R$ 17,9 milhões.

“A situação é preocupante. Mas vamos enfrentar a realidade e consertar. No momento, temos uma despesa maior que a receita, isso é fato”, afirmou Ro-binson Faria.

O governador também aproveitou a ocasião para pedir novamente aos secre-tários para conter as despesas. “Estou re-comendando a todos os secretários que tenhamos um governo com austeridade e economia. A palavra de ordem é en-xugar gastos”.

ECONOMIA Da Redação [email protected]

31 _rn - 16 de janeiro de 2015

#divida #inflacao #governador #preocupante

ASSE

SSO

RIA

Dívida do Estado chega a R$ 610 milhões

Page 32: Revista _rn 09 - 16JAN015

TIO COLORAU _rn

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte sempre apareceu entre os mais eficientes do Brasil nos rankings divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), isso porque seus membros cumprem suas tarefas dentro do prazo e atendem às metas estipuladas pelo CNJ. Tanto magistrados como serventuários sempre são elogiados pelos seus desempenhos. Nosso tribunal é modelo de eficiência e eficácia em todo o Brasil.

Tudo isto, contudo, corre o risco de se perder. Estamos na iminência de mudarmos do vinho para a água.

Ao assumir a presidência do Tribunal de Justiça para o biênio 2015/2016, o desembargador Cláudio Santos anunciou medidas que caíram como uma bomba de urânio enriquecido a 95% no colo dos serventuários. Entre o rol de possibilidades para diminuir custos, o presidente optou pela exoneração dos Diretores de Secretaria, a extinção da Indenização de Transportes (IT) e os congelamentos da GAE (Gratificação de Atividade Externa)

e da GTNS (Gratificação de Técnico de Nível Superior), atingindo em cheio a classe de serventuários.

A direção de secretaria geralmente é ocupada por um Técnico Judiciário, que recebe uma gratificação pelo exercício do cargo, prática comum em qualquer repartição, seja pública e até mesmo privada. Quem é diretor recebe mais, pois tem mais atribuições e, consequentemente, mais trabalho e responsabilidade. A primeira medida concreta do presidente foi justamente exonerar todos os diretores de todas as secretarias judiciárias do estado. Diversos serviços, como emissões de certidões negativas, por exemplo, deixaram de ser realizados, pois dependem de assinatura dos diretores de secretaria. Um cargo imprescindível para o Judiciário deixou de existir do dia para a noite.

A Indenização de Transporte (IT) é recebida pelos Oficiais de Justiça pelo uso do carro e combustível próprios em diligências. Todos os servidores de outros órgãos

que trabalham com diligências possuem um veículo a disposição para tal. Como exemplo posso citar os auditores fiscais, municipais e estaduais, além dos funcionários de empresas privadas como Cosern, Oi, Sky etc. Os Oficiais de Justiça não possuem veículos à disposição, por isso foi criada, por lei, a indenização de transporte, para compensá-los pelo uso do veículo particular nas diligências. O presidente quer extinguir esta indenização.

A atividade do Oficial de Justiça é uma das mais perigosas do Judiciário. Diariamente estes profissionais lidam diretamente com assaltantes, homicidas, ex-maridos revoltados etc., além de andarem em bairros e favelas com índices altíssimos de violência. Por causa disso, em quase todos os tribunais os oficiais de Justiça recebem uma gratificação pelo exercício de atividade de risco. A Justiça do Rio Grande do Norte, contudo, não usa essa rubrica. Em substituição, e por razões legais, foi criada a Gratificação de Atividade Externa (GAE). Outra gratificação

#tribunal #risco #indenizacao #oficial

Tribunal caminha

para perder eficiência

32 _rn - 16 de janeiro de 2015

Page 33: Revista _rn 09 - 16JAN015

TIO COLORAU _rn

Erasmo Carlos é editor do blog do Tio [email protected]

https://www.facebook.com/tjrnoficial

que está na mira do atual presidente. Algumas matérias falam em congelamento e outras em extinção. Ainda não se sabe ao certo.

Por fim, o presidente anunciou o congelamento da GTNS, uma gratificação que, de fato, elevou os vencimentos dos serventuários, mas que está coberta de legalidade, reconhecida inclusive por sentenças judiciais do STJ e STF, as quais não cabem mais recurso, após uma luta hercúlea e duradoura do sindicato da categoria.

Todas as conquistas dos serventuários foram à custa de muito suor, diálogo e até mesmo enfrentamentos. Tudo adquirido de forma legal e judicial, nada foi feito na calada da noite. Até bem pouco tempo o serventuário da Justiça potiguar era um ser motivado, orgulhoso do cargo etc. Não é mais. Hoje é um ser aflito.

https://www.facebook.com/tjrnoficial

33 _rn - 16 de janeiro de 2015

Page 34: Revista _rn 09 - 16JAN015

CINEMA & ETC_rn

Do Oscar ao FramboesaE na temporada de premiações do cinema, enfim, conhecemos os indicados ao Oscar (que premia os melhores da temporada segundo a ótica de Hollywood) e os piores, que recebem o ingrato prêmio Framboesa de Ouro.

#oscar2015

Você pode até torcer o nariz para a premiação, mas, vem cá, vai dizer que você não fica curioso em saber quais os indicados ao Oscar? Pois bem, depois de uma safra boa de filmes, a Academia anunciou nesta quinta-feira (15) os indicados desta edição. Os vencedores serão conhecidos em cerimônia realizada no dia 22 de fevereiro.

34 _rn - 16 de janeiro de 2015

Page 35: Revista _rn 09 - 16JAN015

CINEMA & ETC_rn #oscar2015

Raildon Lucena é jornalista e ciné[email protected]

Na categoria Filme são oito os concorrentes: • Boyhood – Da Infância à Juventude• Grande Hotel Budapeste• Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)• O Jogo da Imitação• Selma • A Teoria de Tudo • Whiplash – Em Busca da PerfeiçãoSniper Americano.

Os diretores finalistas são: Alejandro G. Iñarritu (Birdman)Richard Linklater (Boyhood)Bennett Miller (Foxcatcher – Uma História que Chocou o Mundo)Wes Anderson (Grande Hotel Budapeste)Morten Tydum (O Jogo da Imitação)

Disputam o título de melhor ator do ano: Steve Carrel (Foxcatcher)Benedict Cumberbatch (O Jogo da Imitação); Michael Keaton (Birdman)Eddie Redmayne (A Teoria de Tudo)Bradley Cooper (Sniper Americano)

E as atrizes são: Patrícia Arquette (Boyhood)Keira Knightley (O Jogo da Imitação); Emma Stone (Birdman); Meryl Streep (Caminhos da Floresta);Laura Dern (Livre).

A boa surpresa para o Brasil foi a indicação do documentário “Sal da Terra”, de Juliano Salgado e Win Wenders, sobre o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado.

Oscar

Framboesa de OuroEntre as maiores bombas do ano, o grande destaque foi o blockbuster Transformers: A Era da Extinção. O filme de Michael Bay foi quem mais arrecadou dinheiro no ano passado, superando a marca de 1 bilhão de dólares em todo o mundo. “Grande coisa”, devem ter pensado os eleitores do Framboesa, afinal, o filme é uma mega bomba e, claro, foi quem mais recebeu indicações.

• Disputam com Transformers, os filmes: • O Apocalipse • A Lenda de Hércules• As Tartarugas Ninja• Kirk Cameron s Saving Christmas

Uma das novas categorias do Framboesa de Ouro se chama “Redenção”, com personalidades que já foram lembradas por péssimas atuações, mas conseguiram dar a volta por cima, no caso: Ben Affleck (Garota Exemplar); Jennifer Aniston (Cake); Mike Myers (Supermensch); Keanu Reeves (De Volta ao Jogo) e Kristen Stewart (Camp X-Ray).

É isso aí, pessoal, entre os melhores e os piores filmes, vamos acompanhar, nestas premiações, alguns dos destaques do cinema no ano que se passou e, aos poucos, vamos fazendo os comentários por aqui dos filmes citados.

35 _rn - 16 de janeiro de 2015

Page 36: Revista _rn 09 - 16JAN015

TECNOLOGIA _rn

O canal do YouTube TechRax deci-diu serrar o iPhone 6 para desco-brir o que acontecia com o dispo-sitivo. O curioso do vídeo é que o celular continua funcionando du-rante boa parte da atividade, ain-da que a tela apresente algumas

O Google lançou recentemente um aplicativo do Chrome Re-mote Desktop para iOS que é compatível com qualquer iPho-ne ou iPad rodando o iOS 7.0 ou versão mais recente.

Apesar de funcionar em qual-quer aparelho da Apple com as configurações acima, o Google afirma que o app é otimizado para os iPhones 5, 6 e 6 Plus.

Você pode usá-lo para acessar seus próprios computadores, que estejam “casados” a uma conta Google e protegidos por uma senha de seis dígitos. O app também pode ser usado para ganhar acesso ao computador de outro usuário para uma tela rápida de sessão compartilha-da com a intenção de fornecer (ou receber) assistência técni-ca, por exemplo.

Google lança aplicativo para controlar computador remotamente via iPhone

#google #facebook #projetoara

Na conferência do Google, que reune desenvolvedores para o projeto Ara, o smartphone modular inspirado no conceito dos Phonebloks, em que cada peça pode ser modificada livremente pelo usuário, marcou a apresentação do novo protótipo e a previsão de lançamento de teste em Porto Rico.

O Google não explicou exatamente o motivo de escolher especificamente Porto Rico para esta fase de testes, mas afirmou que as operadoras parcei-ras por lá serão OpenMobile e a Claro.

Isso deve acontecer até o fim do ano, mas ainda não se sabe exatamente quando. Até lá, a empresa espera ter entre 20 e 30 módulos divididos em 10 categorias diferentes.

Project Ara: tudo sobre o projeto Google para o futuro dos smartphones. Veja vídeo: http://youtu.be/_Q1JzJadgHY

distorções. Depois de algum tempo, é claro, o smartphone para de funcio-nar e a tela é rachada.

Acompanhe a saga no link abaixo:

http://youtu.be/1DuXpDWnA7A

36 _rn - 16 de janeiro de 2015

Projeto de celular

desmontável do Google

Descubra o que acontece quando o iPhone 6 é serrado ao meio

Page 37: Revista _rn 09 - 16JAN015

O Facebook anunciou nes-ta semana que a sua rede corporativa, chamada de Facebook at Work, já está em funcionamento, mas por enquanto apenas em fase de testes.

De acordo com a rede so-cial, inicialmente a novida-de está disponível apenas para empresas parceiras,

Facebook at Work começa

a funcionar em modo beta

TECNOLOGIA _rn

O Google liberou detalhes de mais uma falha sem solução do Windows 8.1, a segunda em um mês, o que provocou críticas por parte da Mi-crosoft.

Os membros da Project Zero cos-tumam encontrar vulnerabilidades em produtos de outras empresas. Esses bugs são informados aos fa-bricantes e, caso não sejam corrigi-dos em 90 dias, o Google automati-camente torna público o problema.

A revelação pelo Google irritou a Mi-crosoft, que planejava liberar uma solução na terça-feira, 13. A em-presa de Redmond costuma liberar patches de segurança na segunda terça-feira de todo mês, processo que ficou conhecido como Patch Tuesday no mercado.

Como o nome sugere, uma falha de elevação de privilégio pode ser explorada para conseguir privilégio de administrador em um sistema a partir de uma conta de baixo pri-vilégio. Não são vulnerabilidades críticas, como as que permitem a execução arbritária de código, mas podem tornar essas falhas ainda mais perigosas e devem ser solu-cionadas.

Um aplicativo leva em media de 10 a 15 dias para ser aprovado na App Store (loja de aplicati-vos de gadgets da Apple). No entanto, o aplicativo “Je suis Charlie”, que apoia os protes-tos por liberdade de expressão na França, conseguiu aprova-ção em tempo recorde após a desenvolvedora ter enviado um e-mail a Tim Cook, diretor-exe-cutivo da Apple. Foram neces-sários apenas dez minutos para o aplicativo ir ao ar.

Google revela outra falha sem correção do Windows e irrita Microsoft

App Je suis Charlie é liberado em 10 minutos após e-mail a diretor da Apple

Segundo a empresa, um assis-tente do diretor-executivo da Apple respondeu em dez mi-nutos, dizendo que o aplica-tivo já estava disponível para download.

O “Je suis Charlie” (eu sou Charlie) serve para as pessoas mostrarem apoio os protes-tos em favor da liberdade de expressão, após os ataques à sede do jornal “Charlie Heb-do” na quinta-feira (7).

que podem inclusive baixar os aplicativos da plataforma no iOS e Android.

Para quem não sabe, o Facebook at Work é uma experiência sepa-rada da rede social tradicional da empresa, que já tem mais de 1,1 bilhão de usuários no mundo, e foi criada para ser usada exclusi-vamente por empresas.

37 _rn - 16 de janeiro de 2015

Page 38: Revista _rn 09 - 16JAN015

ESTADO Por Alex Gurgel Fotos: Canindé Soares_rn

Mesmo sendo alertado pelo Ministério Público sobre os gastos e a forma em que as

bandas serão contratadas para o carnaval de Macau 2015, o

prefeito Kerginaldo Pinto deverá desobedecer a recomendação

do MP.

Ministério Público vigiando o Carnaval de Macau

[email protected]

38 _rn - 16 de janeiro de 2015

Page 39: Revista _rn 09 - 16JAN015

Pititinga

_rn

Macau é eleita pelos potiguares como destino certo no período carnavalesco. A Cidade tem me-nos de 30 mil habitantes, mas du-rante o carnaval chega a abrigar mais de 200 mil pessoas circula-do pelas ruas estreitas da cidade salineira, ao som do axé abaia-nado que vem dos trios elétricos que arrastam as multidões. Des-de 2011, o Ministério Público in-vestiga suspeita de irregularidade na dispensa de licitação durante a contratação milionária de bandas com fama nacional para animar o carnaval de Macau e Guamaré.

No carnaval 2015, a cidade de Guamaré vai cumprir a recomen-dação do Ministério Público e não vai contratar bandas famo-sas. Agindo diferente de Macau que, mesmo com a arrecadação inferior a Guamaré, vai rasgar o dinheiro público durante os cin-co dias de festa momesca. O pre-feito de Guamaré, Hélio Medei-ros, pretende realizar o carnaval apenas com os blocos locais e os famigerados paredões de som.

Durante o réveillon de Macau, o prefeito Kerginaldo Pinto con-

firmou a realização do Carna-val 2015 e até antecipou algumas atrações nacionais como Harmo-nia do Samba, Chicabana, Baba-do Novo, Aviões do Forró, Léo Santana e Ricardo Chaves, entre outros nomes da música local e regional. Porém, essas contrata-ções precisam mesmo ser apura-das. Em levantamento feito pelo Ministério Público, os valores di-vulgados pela Prefeitura de Ma-cau são bem diferentes do que é pago normalmente.

A banda “Forró da Pegação”, por exemplo, recebeu um cachê de R$ 67,2 mil para tocar no carnaval 2011 em Macau, mas tinha um cachê médio de R$ 10 mil ape-nas. Só aí, o sobre preço já seria de R$ 56,2 mil. Ou seja: Forró da Pegação recebeu cinco vezes mais para tocar em Macau do que co-bra normalmente em outras cida-des. A maior corrupção foi com relação à banda “Aviões do For-ró”, que em 2011, tocou por R$ 280 mil em Macau, mas o cachê médio era de R$ 50 mil... Uma valorização de 230 mil.

De acordo com o Ministério Pú-

blico, a Prefeitura de Macau pode ter “desperdiçado” mais de um milhão de Reais com contratação de bandas. Em 2012, toda essa suspeita de corrupção no Carnaval de Macau foi matéria no progra-ma “Fantástico”, da Rede Globo, e a imprensa de todo o RN abriu os olhos para Macau, que ficou famosa pelos indícios de falcatru-as, malfeitos e ilícitos praticados pela gestão de Flávio Veras.

O cheiro forte de rapadura é ca-racterística de quem brinca no tradicional Mela-Mela de Ma-cau, correndo atrás do trio elé-trico sem se preocupar com as suspeitas do MP. Nos seis qui-lômetros do percurso, o melaço é distribuído aos foliões que se banham com o produto. Confor-me dados oficiais da Prefeitura, mais de 10 toneladas de mel são derramadas sobre os carnavales-cos a cada ano. Apesar do pre-feito Kerginaldo Pinto não obe-decer a recomendação do MP, o carnaval de Macau é democráti-co, onde o pobre e o rico ficam lambuzados de alegria ao som da super valorizada banda Avi-ões do Forró.

39 _rn - 16 de janeiro de 2015

#mp #macau #guamare #kerginaldo #heliomedeiros #avioes

Page 40: Revista _rn 09 - 16JAN015

Há mais de uma semana, nas ruas e nas redes sociais do mundo inteiro, o que se pergunta em forma de resposta é: je souis Charlie e je ne souis pas Charlie.

Tudo por conta dos ataques terroristas que ocorreram em Paris, na França, fazendo vítimas principalmente na reda-ção do jornal satírico Charlie Hebdo.

Uma atrocidade, concordo.

Uma barbaridade, reforço.

Uma tragédia que assustou o mundo, aterrorizou os fran-ceses e provocou reações que mal começaram e têm tudo para levar todos a um radicalismo que a poucos interessa e a muitos vai causar danos e ódios que ninguém merece.

Porque a mim me parece que a questão não se esgota no reprovável e injustificável ato terrorista.

Ela vai além, muito além, de simples e simplistas expli-cações.

Especialmente porque ocorreu na França, o país da liber-dade, da igualdade e da fraternidade que só serve como um slogan tosco, ultrapassado, de séculos passados.

O lema se esgarçou ao longo do tempo e vem perdendo sentido, veracidade, quando a história é contada e regis-trada.

Fraternidade, os franceses só sentem pelos seus conterrâ-neos.

Igualdade, apenas se tratarmos da rive gauche habitada por eles mesmos ou por turistas brancos e bonitos que por lá passam.

E liberdade, bem, essa eles conquistaram graças a 400 anos de colonização africana, a 300 de guerras conquis-tadoras, e agora, verso e reverso da história, já não têm autonomia e nem permissão para manter ao seu bel-pra-zer.

Quem conhece o país e estuda a sua história, acompa-nha o seu desenvolvimento, segue com lupa o que por lá acontece e não acontece, sabe que a França é um país se-gregacionista até a medula e que o seu povo, a sua gente, detesta e abomina os estrangeiros de qualquer raça, cor

PINGA FOGO _rn #terroristas #charliehebdo #tragedia #liberdade #franca

A França segregacionista

40 _rn - 16 de janeiro de 2015

Page 41: Revista _rn 09 - 16JAN015

ou religião.

A prova é que os milhões de africanos, de mu-çulmanos e até de judeus que ali moram estão afastados, moram em verdadeiros guetos e a sua contribuição à sociedade francesa é em traba-lhos menores, em afazeres humildes, tarefas que os franceses há muito se negam a exercer.Isso justifica os ataques terroristas, a barbárie or-denada de fora e executada por gente de dentro?

Não, claro que não.

Mas isso explica, em menor ou maior grau, a gigantesca onda de xenofobismo, de antiislamis-mo e de antisemitismo que se espalha não só pela França, mas todos os países europeus que direta ou indiretamente construíram uma his-tória de ódio e de perseguição àqueles que não rezam pelos seus livros, não prezam os seus va-lores e nem comungam com os seus ideais.

O ataque ao Charlie Hebdo, um jornal satírico que só faz rir quem aplaude o racismo colonia-lista ainda hoje em vigor na Europa que insiste em ser imperialista, é detestável, é abominável, é condenável em toda e qualquer instância.

Mas não surpreende, porque previsível.

O que surpreende, o que ninguém esperava ou previa, é que na mesma fatídica semana em que ocorreu a tragédia a imprensa do mundo inteiro não tenha dado uma linha sequer a um aten-tado terrorista na Nigéria que matou duas mil pessoas de uma só vez.

É a civilização torta, manca, que insiste em só enxergar o seu próprio umbigo e se esquece que o mundo é vasto, é vasto o mundo, e não há mais onde se esconder ou se proteger.

O show da Marta Quem conhece Marta Suplicy, a senadora do PT que há alguns dias botou a boca no trombone e disse cobras e lagartos do seu partido, da presidente Dilma Rousseff e de alguns correligionários que permanecem no Palácio do Planalto, sabe que a ex-mulher do Eduardo adora um holofote. Desde os tempos da TV Globo, nos anos 80 do século passado, quando passou a apresentar um programa sobre sexo, Marta dorme e acorda com uma câmera e um microfone ligados. Gosta de um show. E foi o que fez, agora: um show. Nada mais, nada menos.

Vai ficar por isso? Nos blogs e jornais do Rio Grande do Norte, leio que a ex-governadora Rosalba Ciarlini, hoje curtindo o veraneio na sua casa-grande de Tibau, deixou um rombo de 600 milhões de reais e no ano passado tirou 31 milhões da folha de pagamento do funcionalismo para saldar dívidas do erário. Ou muito me engano, ou isso é improbidade administrativa. Robinson Faria, o novo governador, sabe disso. E vai deixar como está, como se nada tivesse ocorrido?

Política 24 horas É por essas e outras que admiro tanto a deputada federal Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte. Mesmo em férias parlamentares, às vésperas de assumir uma vaga no Senado da República, Fátima não tira um segundo sequer de sossego. Hoje em Brasília, amanhã em Natal, depois no interior, antes em algum ministério, ela trabalha 24 horas por seu estado.

Perguntar não ofende Os juízes do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte também mexeram nos seus ganhos, nos seus salários, como mexeram nos ganhos e nos salários dos servidores?

PINGA FOGO _rn #martasuplicy #robinson #rosalba #fatimabezerra

Luis Fausto é [email protected]

41 _rn - 16 de janeiro de 2015

Page 42: Revista _rn 09 - 16JAN015

EXPOSIÇÕES TEATRO DANÇA MÚSICA ARTESANATOCINEMA

1601SEXTA-FEIRA

ACÚSTICO ÓPERALÓKI NA ORLA DE PONTA NEGRA – PRÓXIMO AO MORRO DO CARE-CA – 16H – GRATUITO

MAIRA SALLES E BANDA - ATELIÊ BAR, RIBEIRA – 22H

42 _rn - 16 de janeiro de 2015

Page 43: Revista _rn 09 - 16JAN015

HENRIQUE & JULIANO, FORRÓ PEGADO, LUAN & FORRÓ ESTILIZADOARENA ECOMAX, PIRANGI – 21H

JUBARTE ATACA, QUINT E ANDROLA - MACACO PIRATA, PRAIA DE TABATINGA – 16H

EDIÇÃO ESPECIAL DO COCO NO PÉ, COM A PRESENÇA ESPECIAL DO MESTRE SEVERINO - ORLA DE PONTA NEGRA - GRATUITO

SOM DA MATA COM O GRUPO POTIGUARSAX – PARQUE DAS DUNAS – 16H30 – GRATUITO

10701SÁBADO

18001DOMINGO

Page 44: Revista _rn 09 - 16JAN015