44
Fevereiro 2009 - Nº 184

Revista Vida Universitária 02.09

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Revista Vida Universitária 02.09

Feve

reiro

200

9 - N

º 18

4

Page 2: Revista Vida Universitária 02.09
Page 3: Revista Vida Universitária 02.09
Page 4: Revista Vida Universitária 02.09

Passadas as comemorações dos calouros pelo ingresso na Pon-tifícia Universidade Católica do Paraná é chegada a hora de arregaçar as mangas e dar início a uma nova vida, a Vida Universitária. Os calouros já tiveram a oportunidade de passar uma semana na Uni-versidade para conhecê-la melhor, conhecer os professores, a infra-estrutura e também as diversas vertentes que compõem o curso que escolheram. Agora, junto com os veteranos, iniciam o ano letivo e a PUC dá as boas vindas a todos os alunos.

A PUCPR é a maior instituição de ensino privado do Estado do Pa-raná e para este ano prevê crescer ainda mais. Crescer investindo em obras, benfeitorias e equipamentos que irão contribuir para melhorar ainda mais a qualidade da formação dos nossos alunos. Os inves-timentos serão feitos nos cinco câmpus da Universidade, e estarão direcionados às melhorias necessárias em cada um.

Este é também o ano da comemoração do cinquentenário da PUC. São 50 anos de história e de presença ativa na vida dos paranaenses. 50 anos formando profissionais comprometidos com a ética, com os valores morais e com a sociedade. Assim, estamos preparando uma série de comemorações para, junto do nosso corpo docente, dos nossos colaboradores e dos nossos alunos, transpormos mais esta importante data.

O nosso agradecimento a todos aqueles que fazem e que fizeram parte desta história e sejam muito bem vindos aqueles que agora se unem a nós!

Clemente Ivo Juliatto Reitor

Vida Universitária é uma publicação Mensal da Editora Ruah*, sob licença da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Registrada sob o nº 01, do livro B, de Pessoas Jurídicas, do 4º Ofício de Registro de Títulos, em 30/12/85 - Curitiba, Paraná

Editor Luís Fernando CarneiroRedação Fernanda JacomettiEditor de Arte Paulo Schiavon Fotos João Gilberto Viana Borges e Fernando Gustavo Barbosa Revisão Ellen Nogueira

PUCPRRua Imaculada Conceição, 1155 - 2º andarPrado Velho - Curitiba - ParanáCaixa Postal 17.315 - CEP: 83.215-901 Fone: (41) 3271-1310 / 3271-1515www.pucpr.br

Tiragem 15.000 exemplares

Editora Ruah*Rua Casemiro JoséMarques de Abreu, 706. Ahú. Cep 82.200-130. Curitiba. Paraná(41) 3018-8805www.editoraruah.com.br

Para anunciar, ligue: (41) 3018-8805

Todos os direitos reservados. Proibida a

reprodução sem autorização prévia e escrita.

Todas as opiniões são de responsabilidades

dos respectivos autores.

EXPEDIENTE

UMA

NOVA FASE

SINTONIA

Capa: Isabela M. Jannani, Mariana Rocha Telles e Marcos Cardozo Miranda, alunos de Adm. de Empresas do Câmpus LondrinaFoto: João Gilberto Viana Borges

Page 5: Revista Vida Universitária 02.09

SUA UNIVERSIDADE

Semana do calouro diminui a

tensão do primeiro contato com a

universidade

DIÁRIO

Aluno e profissional falam sobre

o dia-a-dia do engenheiro de

produção

INVESTIMENTO

PUCPR vai receber 50 milhões em

investimentos em 2009

ESPECIAL

Universidade que alia formação

profissional e pessoal

VEM AÍ

Núcleo de Línguas oferece cursos

de Inglês, Espanhol, Francês e

preparatório para TOIEC

REGISTRO

PUC firma parceria com

universidade americana para

desenvolver pesquisas

FILHOS DA PUC

Aluna da PUCPR vence concurso

mundial de design com plataforma

de ônibus

DNA

Conheça um pouco sobre a

presença Marista no Brasil e no

mundo

PRETO NO BRANCO

Reitor fala sobre os 50 anos da

Universidade e a importância da

formação integral

06

10

16

38

12 27 40

28

ÍNDICE

18

Page 6: Revista Vida Universitária 02.09

Aos 21 anos, a designer Danie-le Adamo Andreos realizou o sonho de muitos profissio-nais: receber reconhecimen-

to por um projeto bem desenvolvido. Ainda no último período de Desenho Industrial da PUCPR, ela venceu no ano passado o prêmio IF Product Design Award 2008, o mais importante da categoria do mercado europeu.

Daniele desenvolveu um projeto para a empresa paranaense Daiken Indústria Ele-trônica. A plataforma para acesso a ônibus de pessoas com necessidades especiais concorreu com 2.771 projetos de 35 pa-íses. Daniele ainda concorreu ao prêmio IF Concept, destinado a estudantes, no qual participou com o projeto do banco ‘Ban-dô’.

Atualmente a designer está fazendo um estágio de aperfeiçoamento na Alemanha.

E qual o conselho para os estudantes de design que querem fazer parte de um mercado de ponta? “Acima de tudo muita disposição e força de vontade; procurar se especializar em alguma área específica e não deixar de participar de concursos, pois são eles que valorizam o nome e o trabalho de dos designers”, explica.

Quando lembra da PUC, Daniele des-taca a importância da equipe de professo-res. “Eles me deram bastante apoio, sem a ajuda deles eu não estaria aqui. Há apenas 6 meses que me formei e tenho saudades enormes”, finaliza.

FILHOS DA PUC

DESIGN

EX-AlunA PREMIADA InTERnACIOnAlMEnTE FAlA SOBRE A CARREIRA DE DESIGnER

DE PONTA

A plataforma veicular é utilizada em ônibus urbanos com o objetivo de tornar o transporte coletivo público acessível. O produto possui dupla função, é utilizado para elevar o usuário do nível da calçada até o interior do ônibus, e na posição de repouso pode ser utilizada como escada pelos demais passageiros. O produto foi desenvolvido em conjunto com empresas de transporte urbano de Curitiba e com apoio da URBS. Além da preocupação com a funcionalidade e estética, a equipe de desenvolvimento levou em consideração todas as normas técnicas de acessibilidade.

CONHEçA O PROjETO

6 • Vida Universitária • Fevereiro/2009

Page 7: Revista Vida Universitária 02.09
Page 8: Revista Vida Universitária 02.09

A bióloga Andressa Rutz Debiazio, ca-minhava pela praia, na Ilha do Mel, no litoral paranaense, quando encontrou uma garrafa de vodka russa. Um achado que poderia ser apenas uma curiosidade acabou sendo o pon-to de partida para uma pesquisa que revelou a presença de uma expressiva quantidade de lixo estrangeiro na região.

No levantamento que embasou sua mo-nografia, a bióloga encontrou 148 embalagens de metal, vidro, papel e plástico, oriundas de 42 países diferentes. Perfeitamente reciclável, esse material é atirado ao mar e, por ação das marés, acaba alcançando o litoral. De outubro

LIxãO INTERNACIONAL

DROPS

de 2004 a maio de 2008, foram feitas dez co-letas ao longo de 22 km de costa da Estação Ecológica da Ilha do Mel. A origem dos produ-tos foi identificada pelo idioma usado nos ró-tulos e, principalmente, pelo código de barras, que segue uma tabela universal.

Atualmente a bióloga da PUCPR dirige o projeto Que Lixo É Esse?, cujo principal obje-tivo é levar educação ambiental a escolas do litoral e das ilhas paranaenses. Ela pretende também buscar alternativas de aproveitamento do lixo recolhido na costa, visando criar uma fonte extra de renda para as comunidades da região que vivem exclusivamente da pesca.

Ameaça estrangeiraOs responsáveis pela sujeira podem ser navios de todas as partes do mundo que atravessam o Canal da Galheta em direção aos portos de Paranaguá e Antonina.

Contra o patrimônio

Danos ambientais

Durante o estudo, a pesquisadora se surpreendeu com a quantidade de lixo brasileiro encontrado na reserva. De todo o material recolhido, cerca de 98%era de lixo nacional.

Além de ser uma ameaça potencial à saúde pública, o lixo provoca sérios danos ambientais, como a morte de tartarugas marinhas por ingestão de plásticos, confundidos com algas, e a contaminação da água e da areia por resíduos tóxicos liberados pelas embalagens de inseticidas.

ww

w.ta

mar

.org

.br

PROFESSORES DA PUCPR ESTãO ENTRE OS MAIS ADMIRADOS DA MEDICINA

Professores PUCPR e médicos da Aliança Saúde PUCPR – Santa Casa foram destaque na publicação Análise Saúde 2009 – Os mais admirados da Medicina. A publicação ouviu mais de três mil médicos de todo o País, que elegeram os melhores profissionais do ano em 50 especialidades.

A PUCPR e a Aliança Saúde tiveram 16 de seus profissionais incluídos na lista, sendo três na área de cirurgia car-diovascular. São eles: Francisco Diniz Affonso Costa, Luiz César Guarita Souza e Paulo Roberto Slud Brofman. Na área de nefrologia foram citados outros dois especialistas que fazem parte do corpo docente da PUCPR e do corpo clínico do Hospital Universitário Cajuru (HUC), Miguel Carlos Riella e Roberto Pecoits Filho.

Na área cardiológica, outros dois destaques: José Rocha Faria Neto, car-diologista da Santa Casa de Curitiba e professor da PUCPR; e Nelson Itiro Miyague, professor da PUCPR. Em ci-rurgia do aparelho digestivo, foram des-tacados os médicos Marcos de Abreu Bonardi, da Santa Casa de Curitiba, e Zacarias Alves de Souza Filho, professor da PUCPR.

Os outros profissionais destacados pela publicação foram o cirurgião ge-ral Alcides José Branco Filho, da Santa Casa de Curitiba; Ana Cristina Ravazzani de Almeida, endocrinologista da Santa Casa de Curitiba e professora da PUC-PR; Salmo Raskin, especialista em ge-nética médica e professor da PUCPR; Cícero de Andrade Urban, mastologista da Santa Casa; Dirceu Zorzetto Filho, psiquiatra do Hospital Nossa Senhora da Luz e professor da PUCPR; Ricardo Ramina, neurocirurgião e professor da PUCPR; e Lorete Mara da Silva Kotze, gastroenterologista do HUC e professora da PUCPR.

8 • Vida Universitária • Fevereiro/2009

Page 9: Revista Vida Universitária 02.09

A PUCPR recebeu o Top of Mind 2008 da Revista Amanhã por ter sido a marca mais lembrada pela população de Curi-tiba no segmento entre as faculdades privadas. A instituição é a vencedora da categoria desde 2006. Para a diretora de Comunicação e Marketing da Associa-ção Paranaense de Cultura (APC), Maysa Simões, “a marca da PUCPR reúne cre-dibilidade e tradição quando se trata de ensino superior e isso foi comprovado pela pesquisa”.

COMO FunCIOnA Para definir as marcas que não saem

da cabeça do consumidor paranaense, o Instituto Bonilha adotou as normas da Associação Brasileira dos Institutos de Pesquisa de Mercado. Foram realizadas mil entrevistas nos 22 maiores centros consumidores do estado, de acordo com o peso populacional de cada um. O uni-verso compreende pessoas de ambos os sexos, a partir de 18 anos e de todas as classes sociais.

Para receber os calouros, os Câmpus Lon-drina e Toledo programaram o Trote Solidário. Em Londrina a recepção acontecerá nos dias 18 e 19, no hall de entrada, com coleta de sangue pelo Hemocentro do Hospital Universitário de Londrina. O evento é realizado pelo segundo ano consecutivo. Cerca de 160 calouros enfrentaram

Estão abertas as inscrições para os cursos de Pós-graduação (especialização) na PUCPR. São 209 opções distribuídas nas áreas Agrária e Ambiental, Artes e Arquitetura, Comunicação, Educação, Exatas e Tecnologia, Humanas, Jurídicas, Negócios, Saúde e Turismo, nas cinco cidades em que possui Câmpus (Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Toledo e Maringá).

Para 2009 foram lançados 33 novos cursos, entre eles Enfermagem em Oncologia, Educação e Gestão de Trânsito e Transporte, Nutrição nos Ciclos da Vida e Sistemas Energéticos e Meio Ambiente. Entre as no-vidades está o curso de Implantodontia para dentistas registrados no CRO. O período de duração é de junho de 2009 a julho de 2011 com carga horária de 1150 horas. As aulas terão início em março de 2009. Os interessados podem se inscrever pelo site da PUC.

Mais informações: (41) 3271-1515.

TROTE SOLIDÁRIO EM LONDRINA E TOLEDO

o medo da agulha e doaram sangue em 2008. Em Toledo, os calouros doaram alimentos,

calçados e roupas, que foram encaminhados às instituições de caridade Casa de Maria e Fazenda Esperança. A coleta aconteceu entre os dias 3 e 4 de fevereiro na entrada no Bloco Acadêmico do Câmpus.

PóS-GRADUAçãO

São as opções

de cursos de

especialização

oferecidas nos

cinco câmpus

PUCPR GANHA PELA TERCEIRA VEz CONSECUTIVA O TOP OF MIND

209209

Vida Universitária • Fevereiro/2009 • 9

Page 10: Revista Vida Universitária 02.09

DNA

Page 11: Revista Vida Universitária 02.09
Page 12: Revista Vida Universitária 02.09

Para o reitor Clemente Ivo Juliatto, ao pas-sar pela PUCPR a pessoa pode conquis-tar dois diplomas: um como excelente profissional e outro como ‘gente boa’.

“Fico feliz quando encontro ex-alunos bem-sucedidos, mas principalmente quando percebo que são pessoas éticas, conscientes e felizes”, afirma. Segundo o rei-tor, formado em Matemática pela PUCPR e doutor em Educação na área de Administração Universitária pela Columbia University de Nova York o aluno leva para sempre a marca da instituição que o formou. “A marca não é aquela que vai impressa no diploma, mas os va-lores e princípios impressos na alma de cada pessoa”, ensina. Em 1990, concluiu pós-doutorado em Admi-nistração Universitária pela Harvard University, Cam-bridge, Massachussetts, USA. Como Fulbright Scholar, teve a oportunidade de desenvolver pesquisa sobre a melhoria da qualidade da educação e do desempenho nas instituições de ensino superior.

Assim, comemorar os 50 anos da PUCPR é cele-brar a caminhada de uma instituição sempre presente na vida dos paranaenses.

PRETO NO BRANCO

SEMPRE

REITOR FAlA SOBRE OS 50 AnOS DA unIvERSIDADE E A IMPORTânCIA DA FORMAçãO InTEGRAl

PRESENTECOMO SuRGIu A PuCPR?Foi uma iniciativa de um grupo

de educadores preocupados com a formação profissional, com a ele-vação dos padrões educacionais da época e com o desenvolvimento da Ciência. É emocionante recordar que com tão poucos recursos de um centro universitário, a nossa Univer-sidade tenha se transformado neste complexo educacional referência em várias áreas do conhecimento e re-conhecida tanto no âmbito nacional quanto no internacional. Teremos uma série de atividades em março para relembrar e celebrar esta cami-nhada.

QuAnDO OS IRMãOS MARIS-TAS ASSuMIRAM A unIvERSIDA-DE E QuAl A PRInCIPAl COnTRI-BuIçãO?

Acredito que a maior contribui-ção dos Maristas é o pioneirismo e a preocupação com a excelência. Em 1959 a PUCPR era apenas um con-glomerado de faculdades dirigidas por instituições católicas. A partir de 1974, Dom Pedro Fedalto, grão-chanceller na época, entregou a ad-ministração da Universidade aos Ir-mãos Maristas. A PUCPR de lá pra cá só ascendeu tanto no ponto de vista estrutural quanto no institucional.

Arquibancada do antigo Hipódromo. Hoje parte das instalações da universidade.

Prédio da Administração da PuCPR-Curitiba em construção.

12 • Vida Universitária • Fevereiro/2009

Page 13: Revista Vida Universitária 02.09

Vida Universitária • Fevereiro/2009 • 13

Page 14: Revista Vida Universitária 02.09

QuAl FOI O GRAnDE MARCO nA HISTóRIA DA unIvERSIDADE ?

A concessão pelo Vaticano, em 1985, à condição de Pontifícia. Nós somos a 6ª no País e a última a fazer parte deste gru-po seleto. No Brasil ainda há outras 18 instituições católicas. Este fato foi muito importante e prova do reconhecimento de nossa instituição.

QuAl O MAIOR DIFEREnCIAl DA PuCPR?

Além de cumprir seu papel de edu-car, a PUCPR mantém o compromisso de formar cidadãos. Somos pioneiros no envolvimento dos nossos estudantes no Projeto Comunitário, disciplina obrigató-ria que já está sendo adotada em outras instituições. Além de ser um profissional competente, queremos que ele seja um líder em sua comunidade, solidário, sen-sível e colaborador.

POR QuE O AlunO DEvE SE ORGulHAR DE FAzER PARTE DESTA HISTóRIA?

Porque faz parte de uma universidade de verdade, com bases sólidas, que con-ta com o trabalho e o talento de milhares de pessoas competentes e preocupadas verdadeiramente com a formação integral do Ser Humano.

12 DE MARçO – QuInTA -FEIRA20h - Homenagem da Câmara Municipal de Curitiba à PUCPR. Proposição do Vereador Felipe Braga Côrtes.Local: Rua Barão do Rio Branco, s/n.º - Curitiba – PR

13 DE MARçO – SEXTA -FEIRA17h - Outorga do Título de Doutor Honoris Causa ao Irmão Seán Dominic Sammon – Superior Geral dos Irmãos Maristas. Local: Auditório Dom Manuel da Silveira D´Elboux – 11.º andar, Prédio da Administração - Câmpus Curitiba.

19h - Aula Inaugural do novo Mestrado em Teologia - Núncio Apostólico do Brasil, Ex.ª Rev.ma Dom Lorenzo Baldisseri. Local: Auditório John Henry Newman – Biblioteca Central – Câmpus Curitiba

14 DE MARçO – SáBADO10h – Missa Solene Comemorativa a ser celebrada pelo Núncio Apostólico do Brasil, Ex.ª Rev.ma Dom Lorenzo Baldisseri e Arcebispo Metropolitano de Curitiba, Ex.ª Rev.ma Dom Moacyr José Vitti. Local: Paróquia Universitária Jesus Mestre – Câmpus Curitiba.

11h30 - Inauguração do Painel PUCPR 50 Anos e Plantio de Árvore. Local: Câmpus Curitiba.

15 DE MARçO – DOMInGODas 9 às 12h - Passeio Ciclístico PUCPR 50 Anos. Informações e inscrições no site www.pucpr.br

17 DE MARçO – TERçA-FEIRA11h - lançamento do Selo Comemorativo PUCPR 50 Anos. Local: Biblioteca Central – Câmpus Curitiba.

24 DE MARçO - TERçA-FEIRA16h – lançamento de publicações relativas aos 50 Anos da PUCPR. Local: Auditório John Henry Newman – Biblioteca Central – Câmpus Curitiba.

26 DE MARçO – QuInTA -FEIRA17h - Homenagem da Assembleia Legislativa do Paraná à PUCPR. Proposição do Deputado Alexandre Curi. Local: Praça N. Sr.ª de Salete, s/n.º – Centro Cívico – Curitiba - PR.

31 DE MARçO – TERçA-FEIRA20h30 - Concerto da Orquestra de Câmara, Coral Champagnat e Grupo de Dança.Local: Teatro da PUCPR – TUCA – Câmpus Curitiba.

PROGRAMAÇÃO 50 ANOS

Em 1985, o vaticano concede à PuCPR a condição de Pontifícia, tornando a universidade a 6° no país a fazer parte deste grupo.

Moderno e amplo, o prédio da Biblioteca Central valoriza o Câmpus Curitiba.

14 • Vida Universitária • Fevereiro/2009

Page 15: Revista Vida Universitária 02.09
Page 16: Revista Vida Universitária 02.09

Começo de ano para calou-ro não é fácil. Apreensão, medo, ansiedade e insegu-rança são alguns dos senti-

mentos de quem inicia uma fase diferente na vida, com novos colegas, professores, ritmo de estudo, objetivos e responsabilida-des. Nem mesmo quem já passou pela ex-periência foge destas primeiras impressões. É o caso de Lilian Cris Provin Rigo, 29 anos, licenciada em Física e caloura do curso de Arquitetura e Urbanismo da PUCPR.

Lilian contou que desde a adolescência tinha vontade de ser arquiteta, mas a opor-tunidade de realizar o desejo veio somen-te este ano. Logo depois de se formar em Física ela casou-se, teve filhos e não pôde continuar a estudar. Ano passado começou a fazer pós-graduação, também na PUCPR, o que a motivou a prestar vestibular. “De-pois de algum tempo sem estudar, parece muito difícil enfrentar uma sala de aula, tarefas, leituras. Mas quando retomamos a rotina de estudante, a dificuldade diminui. O conhecimento acaba melhorando até a vida pessoal”, conta.

Lilian aprovou a recepção aos calou-ros, promovida com o objetivo de integrar os novos alunos ao ambiente universitário. O evento aconteceu no dia 2 de fevereiro no Câmpus Curitiba e contou com palestra e atividades específicas para cada curso. Na palestra de abertura os estudantes dos Câmpus Curitiba e São José dos Pinhais conheceram a estrutura da Universidade e o

SUA UNIVERSIDADE

PRIMEIRO

SEMAnA DO CAlOuRO DIMInuI A TEnSãO DO PRIMEIRO COnTATO COM A unIvERSIDADE

CONTATO

Calouros de Arquitetura conhecem maquetes produzidas por veteranos do curso

Novos alunos assistem à palestra de Guto Zafalon no Câmpus Curitiba

16 • Vida Universitária • Fevereiro/2009

Page 17: Revista Vida Universitária 02.09

sistema de segurança com monitoramento por câmeras. Logo depois, a palestra com o Professor de Educação Física Guto Zafalon apresentou algumas dicas para os novos universitários de forma descontraída. No fi-nal da manhã, os calouros foram até as salas de aula e de lá cada turma realizou um tour com os professores pelos laboratórios es-pecíficos de cada curso. Ao longo da sema-na, os estudantes contaram com atividades específicas organizadas pelo departamento do curso.

Pedro Henrique de Oliveira, 17 anos, também calouro de Arquitetura, aprovou a iniciativa de uma semana especial para receber os novos alunos. “A palestra, a conversa com os professores e conhecer a infraestrutura da universidade me deixou

animado para começar”, revelou.A escolha por Arquitetura e Urbanismo

foi resultante da sua participação na Feira de Cursos da PUCPR e lá pôde conhecer melhor a profissão e decidir sua opção no vestibular.

vIDA unIvERSITáRIADireto do Ensino Médio para a univer-

sidade, Pedro já sente a diferença entre os dois ambientes, principalmente pela opor-tunidade de conviver com pessoas diferen-tes, que optaram por campos de estudos variados. Ele também gosta da idéia de fo-car a área de estudo e se preparar para atuar como profissional. “Percebi que, apesar da liberdade que temos na faculdade, temos também mais responsabilidades. Agora sei

HAIkE OSTER

Caloura do curso deEngenharia de Produção

“A explicação ajuda o estudante a se localizar, porque a PUCPR é enorme. A palestra também ajudou a motivar os

calouros e até a desinibir os mais tímidos. Estimulou os alunos a se soltarem para

conversar e conhecer os colegas da turma.”

FElIPE CORRêA RODRIGuES POlAnCO ACOSTA

Calouro do curso de Agronomia

“Valeu a pena assistir à palestra para conhecer a estrutura da PUCPR. Não sou de Curitiba e com a explicação dos cursos percebi que minha escolha realmente vai

valer a pena. Já conheci o câmpus de São José dos Pinhais, onde vou estudar, e

gostei muito.”

que tenho que estudar para aprender porque com certeza terei que aplicar os conheci-mentos no meu trabalho”.

Alexandre Tom dos Santos, diretor ad-junto do curso de Arquitetura e Urbanismo, considera importante, tanto para os profes-sores quanto para os estudantes, que as aulas dos calouros comecem antes. “Os calouros se sentem mais relaxados e ficam mais atentos às explicações sem a pressão dos veteranos. Para os professores, a dis-ponibilidade de horários livres é maior, e é possível mostrar todas as vertentes do curso com tranquilidade”, explicou. Outra vanta-gem é que a semana do calouro não conta como hora letiva, portanto o horário de aula para os professores transmitirem conteúdo não diminui.

MARCElA MARCOnDES RODRIGuES

Caloura do curso de Direito

“Achei importante realizarem esta semana antes de começar as aulas para que

possamos nos integrar e familiarizar com a universidade. Também me senti mais segura sabendo que aqui existe uma boa infraestrutura para realizarmos as

pesquisas que os professores vão exigir.”

Vida Universitária • Fevereiro/2009 • 17

Page 18: Revista Vida Universitária 02.09

ACADÊMICO

“APLICO O qUE é ESTUDADO E COMPLEMENTO AS AULAS COM NOVIDADES DO ESTÁGIO”

DANIEL LAROCAENGENHARIA DE PRODUçãO - 7º PERÍODO

DIOGO DE FARIAENGENHEIRO DE PRODUçãO - GRADUADO EM 2007

“GOSTO MUITO DA FRASE: SEM SABER qUE ERA IMPOSSÍVEL, ELE FEz”.

A palavra estudo é sinônimo de rotina para o aluno de En-genharia de Produção. A cada aula são ensinados conteúdos novos que devem ser aprofundados, pois podem ser a base fun-damental para o exercício da profissão.

Daniel sente isto na prática. Faz estágio na Sadia e consi-dera importante conciliar faculdade e trabalho. “Aplico o que é estudado e complemento as aulas com novidades que aprendo no estágio”. Mas alerta que a prioridade deve ser a faculdade, pois o momento é de aprendizado.

vIDA unIvERSITáRIA É também na faculdade, como membro do Centro Acadêmico, que está aprendendo a tomar decisões que afetam o interesse de muitas pessoas e a lidar com conflitos. “Acho importante todos os alunos se envolverem em assuntos referentes ao curso, saberem que uma decisão da instituição pode afetar diretamente a formação acadêmica”.

A ESCOlHA Daniel escolheu o curso quando descobriu que um engenheiro de produção pode trabalhar em várias áreas, desde o setor industrial até produção civil. Uma das missões deste profissional é reduzir os custos dos serviços e mercado-rias oferecidos pelas empresas.

Suas expectativas em relação ao futuro são as melhores possíveis, pois apesar de ser um curso novo a demanda por profissionais da área cresceu muito nos últimos anos. “Estou confiante”, concluiu.

Conheça o dia-a-dia do engenheiro de produçãoDIÁRIO

PROFISSIONAL

Chegar ao fim do curso é a maior dificuldade para quem faz Engenharia de Produção. A desistência é grande, mas os que ficam são recompensados. Um bom engenheiro é dispu-tado pelo mercado até em períodos de crise. “As portas se abriram mais rápido do que vocês imaginam”, é o que prevê Diogo para quem está se formando. Hoje ele é consultor da empresa Ernst & Young, responsável por projetos de Gestão de Risco e Auditoria Interna de grandes grupos nacionais e internacionais.

DICAS “Seja pró-ativo, pois o mercado está carente de pro-fissionais com iniciativa”. Atitude que Diogo tem de sobra. No inicio da faculdade ajudou a fundar a Empresa Júnior de En-genharia de Produção, foi membro do Centro Acadêmico e na metade do curso montou um pequeno negócio que foi destaque no programa “Pequenas Empresas Grandes Negócios”, da Rede Globo.

“Ter a mente aberta para trabalhar em áreas que nunca ima-ginou também ajuda na profissão”. Hoje, o engenheiro trabalha com contabilidade e eletricidade, as duas matérias que menos gostava na faculdade. “Não crie dificuldades para você mesmo. Gosto muito da frase: sem saber que era impossível, ele fez”.

ROTInA “Trabalho por volta de 10 horas por dia, porém te-nho vários benefícios. Viajo por todo o Brasil e tenho a oportuni-dade de trabalhar com os melhores profissionais do mercado”.

18 • Vida Universitária • Fevereiro/2009

Page 19: Revista Vida Universitária 02.09

Londrina

COISA

SÉRIA

Alunos

desenvolvem

projeto com

brinquedos

reciclados para

crianças

aquidmaringá

CASA

NOVA

Alunos de

Nutrição e

Enfermagem

têm novo

endereço em

2009

ToLEdo

CAPACITAÇÃO

PROFISSIONAL

Pós-graduação

em Toledo

tem seis novos

cursos na área

de negócios

são josé

EDUCAÇÃO

EXECUTIVA

Escola de

Negócios

terá cursos de

curta duração

em março

uma universidade de verdade presente em todo o estado

Panorâmica da cidade de Maringá, que conta com o novo câmpus da PUCPR

Page 20: Revista Vida Universitária 02.09

DROPS

Encontro PastoralO primeiro encontro de 2009 da Pasto-

ral Juvenil Marista do Câmpus Toledo está programado para o dia 20, às 18h, no Nú-cleo da Pastoral.

Formaturas Em tolEdo E maringá

A cerimônia de colação de grau do curso de Agronomia do Câmpus Toledo foi realizada no dia 6 de fevereiro no Teatro Municipal. No mesmo dia aconteceu a colação dos cursos de Filosofia e Ciências Biológicas, no Auditório da PUCPR. A missa foi celebrada na Catedral Cris-to Rei, também dia 6.

O Câmpus Maringá realizou colação de grau

de 245 formandos dos cursos de Enfermagem, Filosofia, Nutrição, Direito, Turismo e Adminis-tração. A celebração aconteceu entre os dias 21 e 23 no Teatro Marista. O arcebispo Dom Anuar Battisti celebrou uma missa em homenagem aos formandos, dia 20 de janeiro, na Catedral. Também foi realizado culto na 1ª Igreja Batista de Maringá e na Igreja Adventista do 7º Dia.

gincana dos calouros

A recepção aos calouros do turno da manhã do Câmpus São José dos Pinhais, também chamada de Semana de Integração, envolveu diversas atividades culturais, recreativas e sócio-ambientais. Foi realizada, entre os dias 2 e 11 de fevereiro, uma gincana entre os cursos que incluiu trilha ecológica, atividades na Fazenda Experimental Gralha Azul e arrecadação de alimentos. Os diretores e professores dos cursos também realizaram palestras para recepcionar os novos alunos e mostrar a universidade.

churrasco dE acolhida

Em Londrina está programado para o dia 15 de fevereiro churrasco de acolhida aos calouros e veteranos, no Seminário Paulo VI, das 11h às 15h. No dia 16, a escola de Balé de Londrina irá se apresentar no Hall de Entrada do Câmpus nos intervalos de aula da manhã e da noite.

camPanha da FratErnidadE 2009No dia 26 a Pastoral de Toledo irá começar a divulgação da Campanha da Fraternidade 2009, cujo tema é “Fraternidade e Segurança Pública” e o lema “A paz é fruto da justiça”.

A Campanha da fraternidade é organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e sempre destaca temas relaciona-dos à realidade do país. Este ano o objetivo é suscitar o debate sobre a segurança pública e contribuir para a promoção da cultura da paz na comunidade.

Para a escolha do cartaz foi realizado um concurso com 47 participantes, e a principal mensagem do trabalho vencedor é que a cultu-ra é uma forte ferramenta na busca pela paz.

Page 21: Revista Vida Universitária 02.09

A Escola de Negócios PUCPR lançou este ano o Programa de Educação Executiva em Gestão, que será oferecido no

Núcleo de Práticas Jurídicas e Desenvolvi-mento Empresarial (NPJDE) de São José dos Pinhais. Voltado a toda comunidade, o programa oferece cursos de curta duração nas formações gerencial e de desenvolvi-mento profissional e tem início previsto para março. As datas, horários e demais informações serão publicados no site da PUCPR.

A formação gerencial tem o objeti-vo de desenvolver habilidades técnicas e operacionais para gerentes de pequenas e médias empresas. Já a formação de desen-volvimento profissional é focada em cargos do alto executivo, ligados ao planejamento estratégicos das empresas.

A proposta do Núcleo de Desenvolvi-mento Empresarial é formar profissionais alinhados às necessidades empresariais nas mais diversas áreas de negócios. O núcleo também tem a preocupação de acompanhar as atualizações do mercado, analisado em um contexto cada vez mais dinâmico.

SÃO jOSÉ

TEMPO DE

Escola dE NEgócios laNça cursos dE EXTENsÃo

QUALIDADEcursos dE Formação gErEncial

Elaboração e Análise de Folha de Pagamento 10 h/aAtmosfera de Loja e Merchandising 30 h/aAnálise e Gestão de Crédito para o Varejo e Serviços 30 h/aCódigo de Defesa do Consumidor no Varejo e Serviços 30 h/aElaboração e Análise de Projetos de Novos Negócios 20 h/aGestão Preventiva de Riscos Trabalhistas 30 h/aGestão de Custos e Formação de Preços 30 h/aPesquisa e Análise do Comportamento do Consumidor 30 h/aPlanejamento e Gestão Simulada de Marketing - Marketing Game 30 h/aGestão Estratégica da Informação 30 h/aPlanejamento Estratégico com Cenários 60 h/aFormação de Equipes de Alto Desempenho 30 h/aContabilidade e Finanças para Gestores Não-Financeiros 30 h/a

Investindo no Mercado Financeiro 10 h/aLiderança e Negociação 20 h/aConjuntura Econômica 20 h/aDireito Empresarial – Aspectos Societários e Contratuais 30 h/a

De acordo com o diretor, Sadi Franzon, o Núcleo de Práticas Jurídicas e

Desenvolvimento Empresarial pretende contribuir com a sintonia social e fazer com

que os alunos aliem a teoria aprendida em sala de aula à prática jurídica.

NÚclEo dE sÃo JosÉ

cursos dE dEsEnvolvimEnto ProFissional

Page 22: Revista Vida Universitária 02.09

Brinquedo na mão de criança é diversão na certa. Então imagine presentear crianças de uma creche com brin-

quedos feitos de material reciclado. Além de divertir e mexer com a imaginação da garotada ensina que muita coisa que joga-mos no lixo pode virar objeto de grande utilidade. Foi com este pensamento que um grupo de 12 estudantes do Câmpus Londrina da PUCPR planejou e desenvol-veu o projeto ReciclaPUC.

A proposta venceu o concurso Projeto Juventude e Meio Ambiente, promovido pela Pastoral Juvenil Marista. O objetivo do concurso foi estimular os estudantes da universidade a elaborar planos de uso inteligente do lixo de forma que envol-vesse toda a comunidade e criasse uma conscientização ambiental. Todos os tra-balhos foram desenvolvidos até o final de novembro de 2008.

O grupo ganhador pediu doações de garrafas PET e alimentos para os alunos e colaboradores da PUCPR. Também con-seguiu patrocínio de microempresas da região, que doaram alimentos não perecí-veis e doces. Com o material arrecadado, foram feitos dois tipos de brinquedos, o “vai-e-vem” e um “sapinho” rechea-do com doces, que foram distribuídos a crianças de uma creche da comunidade. ”Decidimos trabalhar com esta faixa etária porque quando a criança gosta de alguma coisa nunca esquece, ela aprende e coloca

LONDRINA

RECICLAgEM

PasToral JuvENil MarisTa ProMovE coNcurso coM o TEMa MEio aMbiENTE

DO BEM

a lição em prática durante toda a vida. No caso da reciclagem é importante porque ajuda a criar uma consciência ambiental que pode ser ensinada aos mais velhos”, explica Rita de Cássia de Souza, estudante do 3° período de Administração e coorde-nadora do ReciclaPUC.

TEaTro TaMbÉM lEva o rEcadoPara as crianças assimilarem a men-

sagem, o grupo apresentou uma peça de teatro de bonecos. O roteiro, escrito pelo próprio grupo, conta a história de uma fa-mília que sai para fazer piquenique e com a embalagem do lanche monta brinquedos muito divertidos. Ao final do espetáculo os alunos da PUCPR entregaram os presentes feitos de garrafa PET. “As crianças adora-

ram os brinquedos, e ficaram encantadas com a peça de teatro”, conta a coordena-dora do projeto.

No fiM, a rEcoMPENsaO grupo vencedor, além de contribuir

com o meio ambiente, ganhou uma via-gem, em dezembro de 2008, para Foz do Iguaçu com direito a visita à Hidrelétrica de Itaipu, Parque das Aves e Cataratas. De acordo com Rita, a viagem foi gratificante. “Aprendemos muito sobre a usina e as Ca-taratas são maravilhosas.”

Agora o grupo quer levar o proje-to adiante e criar campanhas, dentro do Câmpus Londrina, para conscientizar ou-tros alunos da PUCPR de que reciclar é fácil e ajuda a preservar a natureza.

Crianças se divertem com brinquedos feitos de material reciclado

Page 23: Revista Vida Universitária 02.09

A sigla PET significa politereftalato de etila que é um polímero termoplástico desenvolvido pelos químicos ingleses Whinfield e Dickson, em 1941. O grande problema deste material é o tempo que leva para ser degradado, cerca de 100 anos, segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Além disso, prejudica a decomposição de outros materiais, pois acaba impermeabilizando certas camadas de lixo nos aterros sanitários. A reciclagem apresenta-se como uma solução para dimunir a poluição causada nos solos e rios.

como reciclarCom o material das garrafas é possível confeccionar tanto objetos artesanais, porta-retratos, cadeiras, brinquedos, árvores de natal, como industriais. O PET é triturado e reprocessado para dar origem a novas garrafas e outros objetos feitos com polietileno. Além de diminuir a poluição ambiental, o custo da garrafa reciclada chega a ser 40% menor do que a original.

mas o quE é PEt?

Alunos do grupo que desenvolveu o Projeto RecilaPUC

Page 24: Revista Vida Universitária 02.09

TOLEDO

ESPECIALIZAÇÃO PARA

sEis Novos cursos Na árEa dE NEgócios fazEM ParTE da Pós-graduaçÃo EM TolEdo

PROFISSIONAIS

O Câmpus Toledo oferece este ano seis novos cur-sos de pós-graduação na área de negócios: Audi-

toria e Perícia, Controladoria e Finanças, Gestão Tributária, Logística Empresarial, Planejamento e Gerenciamento Estratégi-co e Gestão Empresarial da Saúde.

Os cursos têm o objetivo de motivar e capacitar os alunos a participar de as-suntos de gestão empresarial. Também buscam demonstrar que é possível obter bons resultados na área de negócios uti-lizando estratégias adequadas.

A ementa dos cursos, que já estão com inscrições abertas e devem come-çar em abril, é a mesma aplicada nas es-pecializações da Escola de Negócios do Câmpus Curitiba.

Os estudantes terão a oportunidade de agregar novos conhecimentos e par-tilhar experiências por meio de debates. As aulas irão acontecer sempre no Câm-pus Toledo, semanal ou quinzenalmente. No caso do curso Gestão Empresarial da Saúde as aulas serão semipresenciais.

caso dE sucEsso A especialização Gestão Estratégica

de Pessoas completou quatro anos em 2009, consolidando o programa de pós-graduação lato sensu do Câmpus Toledo. A administradora Neusa Carmen Furlan terminou esta especialização em 2008. O que chamou a atenção de Neusa foi

a qualidade dos professores que minis-traram as aulas. “As técnicas e métodos ensinados foram os mais atualizados do mercado e me agregaram muito conheci-mento profissionalmente, principalmente no que diz respeito a área de recrutamen-to e seleção”.

As parcerias firmadas com empresas da região auxiliam os cursos de especia-lização a mostrar exemplos práticos aos alunos. Neusa conta que tiveram a opor-tunidade de conversar com equipes de RH de grandes empresas, tirar dúvidas e conhecer estratégias que deram certo.

Outra vantagem é que buscam ensinar procedimentos que podem ser aplicados no dia-a-dia do profissional. “A cada módulo aprendi algo que aplico no meu trabalho atualmente”, acrescentou.

curso dE Farmácia

Pós-graduação faz diferença no mercado de trabalho

A PUCPR abriu este ano no Câmpus Toledo a graduação em Farmácia. O curso tem o apoio de laboratórios para as aulas práticas e para o desenvolvimento de pesquisa. Também disponibilizará ambiente hospitalar para as disciplinas farmácia hospitalar e farmácia clínica.

A ementa do curso prepara o aluno para realizar atividades nas áreas de fármacos, medicamentos, análises clínicas e toxicológicas, controle, produção e análise de alimentos.

Está programada para este ano a implantação do projeto da unidade experimental. A idéia é trabalhar com irrigação em uma área de aproximadamente um alqueire para atender grandes culturas, como soja e milho, fruticultura, oleicultura (cultivo de hortaliças) e pastagem. A unidade experimental pretende atender a várias disciplinas de diferentes cursos de graduação.

unidadE ExPErimEntal

Page 25: Revista Vida Universitária 02.09

Este ano os alunos dos cursos de graduação em Nutrição e Enfermagem do Câmpus Maringá da PUCPR – Colégio

Marista - têm uma boa razão para se animar com a volta às aulas. Isto porque o antigo câmpus da universidade foi transferido para a nova sede, que fica na Praça Vitor Rodrigues Martins. A maior novidade é que a Universidade agora passa a oferecer esta-cionamento.

Além disso, a nova sede passou por várias reestruturações. As bibliotecas dos dois câmpus foram unificadas, reunindo em torno de 25 mil títulos, o que irá facili-tar a consulta e empréstimo de livros pelos estudantes. As salas de aula passaram por pintura, as carteiras foram reformadas, foi realizada a instalação de ar-condicionado no auditório e os dois laboratórios de infor-mática estão prontos para utilização. O Nú-cleo de Práticas Jurídicas voltou a atender a comunidade no início do ano letivo.

EM brEvEOutras obras serão colocadas em práti-

ca ao longo do primeiro semestre de 2009. A área administrativa do câmpus deve ser reformada para oferecer melhor atendimen-to aos estudantes e acomodar a direção dos cursos de Nutrição e Enfermagem. Será implantada rede wireless de acesso à inter-net para toda a universidade. Além disso, o serviço de fotocópias será instalado em um local próximo ao bloco.

MARINgÁ

gRADUAÇÃO DE

aluNos dE NuTriçÃo E ENfErMagEM TêM Novo ENdErEço E MuiTas NovidadEs

CASA NOVA

PucPr Em maringáA PUCPR inaugurou o novo Câmpus em Maringá em de agosto de 2008. Em 2007, a Asso-

ciação Paranaense de Cultura (APC), mantenedora da PUCPR, assumiu as operações das Facul-dades Nobel em Maringá, e em 2008 o MEC autorizou a unificação das duas instituições.

A solenidade de inauguração contou com a presença do vice-reitor da PUCPR, João Oleynik; do decano do Câmpus, Ricardo Bertin; do prefeito de Maringá, Silvio Barros, e outras autorida-des da região.

No Câmpus Maringá são ofertados os cursos de Filosofia, Nutrição, Enfermagem, Adminis-tração, Turismo e Direito. O objetivo da universidade é implantar novos cursos de graduação e investir na estrutura e professores do Câmpus.

Prefeito Silvio Barros e o Vice-Reitor João Oleynik inauguram o Câmpus Maringá

Page 26: Revista Vida Universitária 02.09
Page 27: Revista Vida Universitária 02.09

A previsão da Associação Pa-ranaense de Cultura (APC), entidade mantenedora da PUCPR, é de investir R$ 50,2

milhões em 2009. Entre os negócios manti-dos pela APC – Educação, Saúde, Comuni-cação e outros – a maior parte dos recursos será concentrada na área de educação.

De acordo com Marco Antônio Cândi-do, Superintendente Executivo da APC, em 2008 os investimentos chegaram a R$ 28 milhões. “Este ano os recursos que serão investidos são superiores uma vez que o planejamento prevê obras e benfeitorias nos cinco Câmpus da instituição, amplian-do e melhorando a infra-estrutura, e pro-movendo as reformas necessárias, além de investimentos nas unidades hospitalares voltadas para o ensino em saúde”, explica. As obras e benfeitorias devem concentrar 76,2% dos investimentos, um total de R$ 38,3 milhões.

“Desta forma a APC pretende manter não só a qualidade do ensino que os es-tudantes recebem, mas também a da in-fraestrutura de suas unidades”, ressalta. “A qualidade de ensino, aliada à qualida-de na infraestrutura, dos equipamentos à disposição dos alunos, é que faz com que a PUCPR seja uma das melhores institui-ções de ensino superior do país”, comple-ta Cândido. São três os pilares que fazem da PUCPR uma referência nacional: alta qualidade de ensino, pesquisa de ponta e sintonia social.

INVESTIMENTO

FELIz

PuCPR vAI RECEBER 50 MIlHõES EM InvESTIMEnTOS EM 2009

ANO NOVOConstrução da nova unidade do Hospital Universitário CajuruReforma do antigo prédio da Providência para abrigar a primeira unidade do PUC TecnoparqueConstrução e adequação de blocos acadêmicosConstrução de uma unidade de suinocultura na Fazenda Experimental Gralha AzulMelhoria da infraestrutura de esportesA implantação do plano de mobilidade e a adequação e ampliação da área de atendimento a alunos.Aquisição de equipamentos de informática para os quais serão destinados R$ 6,3 milhões, 12,5% do total. A aquisição de outros equipamentos e materiais vai receber R$ 5,6 milhões, 11,1% do total.

CâMPUS CURITIBA Instalação de câmeras fixas para ampliação das áreas monitoradasAquisição e instalação do arquivo da educação continuada Construção, reforma e instalação da Central de Projetos de Pesquisa e Pós-Graduação, entre outras obras que já estão previstas.

CâMPUS LONDRINAAdequação das salas de aula e a adequação física do projeto de prevenção contra incêndios.

CâMPUS MARINGÁ Entre outras obras, a reforma da biblioteca, da Agência Escola, do Centro Acadêmico e da Pastoral e Projeto Comunitário e também a adaptação para acessibilidade de pessoas portadoras de necessidades especiais.

CâMPUS SãO jOSé DOS PINHAISConstrução da biblioteca e a adequação de laboratórios

CâMPUS TOLEDOConstrução de uma nova unidade de bovinocultura, além da melhoria na infraestrutura física.

PRINCIPAIS INVESTIMENTOS PREVISTOS

• •

••

••

•••

Vida Universitária • Fevereiro/2009 • 19

Page 28: Revista Vida Universitária 02.09

PUCORGULHO

ESPECIAL

20 • Vida Universitária • Fevereiro/2009

Page 29: Revista Vida Universitária 02.09

vAlE A PEnA COnHECER OS DIFEREnCIAISDA unIvERSIDADE E PARTICIPAR DASATIvIDADES DESEnvOlvIDAS

Universidade é bem mais que o lugar no qual você conquista um diploma. É espaço de convivência, troca de experiências, participação, geração de conhecimento. Universidade de verdade é aquela que oferece todas as condições para o seu crescimento profissional e pessoal.

Em março deste ano a PUCPR completa 50 anos de atuação e, assim como na nossa vida, as datas especiais são uma boa razão para um balanço das realizações.

Convidamos o superintendente Executivo da APC (Associação Paranaense de Cultura), Marco Antonio Cândido, e os pró-reitores universitários, Robert Carlisle Burnett e Ricardo Tescarolo, para apresentarem alguns diferenciais e comentarem porque estudar na PUCPR é motivo de orgulho para tanta gente. Mais que um panorama da sua universidade, o resultado dessas conversas é um convite para que você aproveite muito bem as oportunidades oferecidas nas mais variadas áreas.

PUC

Vida Universitária • Fevereiro/2009 • 21

Page 30: Revista Vida Universitária 02.09

CONCEITO MÁXIMO

A Universidade é a única instituição privada do Estado a fazer parte do grupo de 191 universidades do país a garantir acesso aos 10.497 títulos e 100 bases de dados do portal mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC). O acesso só é concedido pela Capes às universidades federais e às instituições de ensino superior privadas com conceito cinco nos programas de Pós-graduação Stricto Sensu. A PUCPR conquistou, em 2007, o conceito cinco nos cursos de mestrado e doutorado em Administração e Ciências da Saúde, sendo a única privada do Paraná a obter o conceito máximo da coordenação.

BIBLIOTECA

Com cerca de 235 mil títulos e 670 mil exemplares, o Sistema Integrado de Bibliotecas da PUCPR (SIBI) é composto por seis unidades coordenadas pela Biblioteca Central, localizada no Câmpus Curitiba. Ao todo são ofertados um milhão de itens, entre livros em formato impresso e digital, periódicos, CDs, monografias, teses, dissertações, normas, cartazes, disquetes e transparências. Só em 2007 foram realizados mais de um milhão de atendimentos e 500 mil empréstimos.

Tradição faz toda diferença

quando o assunto é educação

integral.

Segundo o Prof. Marco Antonio Cân-dido, Superintendente Executivo da APC, ao longo de sua trajetória no Ensino Su-perior, a PUCPR conta com o reconheci-mento da sociedade e de órgãos ligados à Educação que comprovam seu cresci-mento consistente, fundamentado pelo critério da garantia da qualidade. A Uni-versidade é a maior instituição de ensino superior particular presencial, com cerca de 30 mil alunos da Graduação ao Douto-rado, em cinco câmpus, em Curitiba e no interior do Estado. “Nossos alunos fazem parte de um grande complexo que, além dos cinco campus atendendo todo o Esta-do, conta em Curitiba e Região com qua-tro hospitais, um grupo de comunicação e uma série de negócios que dão supor-te ao aprendizado ”, afirma, destacando que, por ser filantrópica, a APC reinveste o resultado na própria instituição, o que favorece avanços consideráveis em todas as áreas.

ESPECIAL

A MAIOR DO

PARANÁVale destacar que o modelo moder-

no de governança permite consolidar o posicionamento estratégico e fortalecer a missão nos diversos setores, aumen-tando a eficiência e a competitividade. “É esta estrutura que estabelece, de maneira ordenada e efetiva, a participação dos Ir-mãos Maristas nas decisões estratégicas da APC e suas áreas de negócio”, expli-ca.

MARISTAProf. Cândido salienta que é funda-

mental que o aluno compreenda o uni-verso macro no qual a PUC do Paraná está inserida. “Fazemos parte do grupo Marista, presente em quase 80 países e que possui aproximadamente 500 mil alunos. Esta tradição faz toda a diferença quando o assunto é a educação integral de profissionais e cidadãos competen-tes, comprometidos com a vida e o de-senvolvimento da sociedade”, conclui.

A PUCPR é mantida pela APC (Associação Paranaense de Cultura), uma associação civil de direito privado, filantrópica e com fins educacionais.

Os alunos da área de saúde contam em sua formação universitária com uma completa rede hospitalar formada pelo Hospital Universitário Cajuru (HUC), Santa Casa de Curitiba, Hospital Nossa Senhora da Luz e Maternidade Alto Maracanã.

Na área de comunicação, a APC conta com o Grupo Lumen, com as rádios Clube AM e FM, Lumen FM, TV Lumen, afiliada do Canal Futura (Fundação Roberto Marinho) e a repetidora da Rede Vida de Televisão.

A mantenedora desenvolve ainda outras atividades de apoio e suporte às ações de saúde, educação e assistência social.

A PUCPR faz parte da Província Marista Brasil Centro Sul, junto com a ABEC (Associação Brasileira de Educação e Cultura) e a UCE (União Catarinense dos Estudantes) – que reúnem 16 colégios maristas e a Editora FTD.

PRESENçA MARCANTE

Prof. Marco Antonio Cândido

22 • Vida Universitária • Fevereiro/2009

Page 31: Revista Vida Universitária 02.09

CONCEITO MÁXIMO

A Universidade é a única instituição privada do Estado a fazer parte do grupo de 191 universidades do país a garantir acesso aos 10.497 títulos e 100 bases de dados do portal mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC). O acesso só é concedido pela Capes às universidades federais e às instituições de ensino superior privadas com conceito cinco nos programas de Pós-graduação Stricto Sensu. A PUCPR conquistou, em 2007, o conceito cinco nos cursos de mestrado e doutorado em Administração e Ciências da Saúde, sendo a única privada do Paraná a obter o conceito máximo da coordenação.

BIBLIOTECA

Com cerca de 235 mil títulos e 670 mil exemplares, o Sistema Integrado de Bibliotecas da PUCPR (SIBI) é composto por seis unidades coordenadas pela Biblioteca Central, localizada no Câmpus Curitiba. Ao todo são ofertados um milhão de itens, entre livros em formato impresso e digital, periódicos, CDs, monografias, teses, dissertações, normas, cartazes, disquetes e transparências. Só em 2007 foram realizados mais de um milhão de atendimentos e 500 mil empréstimos.

Vida Universitária • Fevereiro/2009 • 23

Page 32: Revista Vida Universitária 02.09

Robert Carlisle BurnettPró-Reitor de Graduação, Pesquisa e Pós-Graduação

Para os alunos, o investimento em pesquisa realizado pela PUCPR é uma ex-cepcional oportunidade para a obtenção de importantes diferenciais no decorrer da sua graduação. De um lado isso signi-fica que esse aluno conta com professo-res altamente titulados, obrigatoriamente atualizados, pois atuam no mestrado ou doutorado, com relações nacionais e in-ternacionais importantes que podem ser aproveitadas pelo aluno. De outro, esse aluno tem a oportunidade de se ligar aos projetos de pesquisa desenvolvidos, com todas as vantagens que isso representa, em especial pelo programa de iniciação científica. Dessa forma ele passa a en-tender a dinâmica da pesquisa, pratica o método científico, aprende a fazer um projeto e passa a produzir ciência com todos os rigores que isso exige.

Costuma-se dizer que participar de um projeto de pesquisa equivale a obter outro diploma, pois a iniciação científica é hoje utilizada pelo mercado como um importante diferencial de currículo. Além disso, se o aluno, após concluir seu cur-so, quiser seguir no mestrado ou dou-torado, já está com todos os requisitos prontos para tanto.

PóS-GRADuAçãO Os mestrados e doutorados da PUCPR

cobrem todas as áreas do conhecimento, incluindo aqui a Teologia, cujo mestrado irá iniciar no próximo mês de março. Este é um diferencial fundamental, pois qual-

quer que seja o curso de graduação que o aluno cursar, haverá um mestrado ou doutorado para ele continuar sua forma-ção na mesma área. Em especial se ele já participou de um programa de iniciação científica.

Enquanto isso, as outras instituições - como oferecem poucas bolsas de inicia-ção e um número reduzido de programas, abrangendo normalmente apenas uma ou duas áreas do conhecimento - têm condições limitadas de constituir-se em ambiente onde o aluno possa continuar a sua formação. Isto também significa que a oferta de iniciação está limitada a poucas áreas; dependendo do curso, o aluno não tem oportunidade de aprofun-dar a sua formação, pois ali não haverá docente desenvolvendo um projeto de pesquisa, publicando, etc.

Na pós-graduação são desenvolvidos projetos de grande envergadura, muitos dos quais possuem conteúdo tecnológico inovador. Basta entrar no site dos progra-mas e verificar as linhas de pesquisa que oferecem, o que lhes permite interagir

com empresas ou órgãos governamen-tais, registrar patentes, obter bolsasde estudos, etc.

IDEnTIDADE PuCPRO aluno que consegue apreender as

potencialidades que a PUCPR oferece para uma formação diferenciada certa-mente se identifica com a instituição. É o que chamamos de Identidade PUCPR.

Estudos mostram, por exemplo, que, apesar de importantes na ligação do aluno com a instituição no seu primeiro ano, os aspectos externos deixam de ser percebi-dos como fundamentais já no decorrer do seu segundo semestre. Refiro-me ao que chamamos comumente de “perfumarias” ou enfeites e que pouco afetam a forma-ção. Murais, jardins, prédios imponentes, lagos, pastas, agendas tudo isso é impor-tante e impressiona nos primeiros meses, mas está longe de ser fundamental.

Pouco a pouco o olhar do aluno vai sendo redirecionado para os aspectos da sua formação: qualidade dos professores e seu preparo e atualização, ensino mo-derno com o uso de modernas tecnolo-gias, biblioteca e suas bases de dados, preparo e desempenho dos gestores com os quais ele se relaciona, laboratórios, oferta de bolsas e estágios, organização acadêmica, planejamento do seu curso, etc. Na PUCPR, porém, o diferencial não termina na sua competência relacionada com a formação profissional. Trata-se de uma instituição que cultua uma missão e valores que a diferenciam radicalmente das demais instituições, tanto privadas como públicas.

ESPECIAL

DESCOBRINDO A

UNIVERSIDADE

24 • Vida Universitária • Fevereiro/2009

Page 33: Revista Vida Universitária 02.09

PROFESSORES

O corpo docente faz parte do seleto grupo de 37 universidades privadas do país que cumprem a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), segundo Censo da Educação Superior de 2006, que determina ter pelo menos um terço dos professores das instituições em regime de dedicação integral. Cerca de 80% do corpo docente é formado por mestres e doutores.

A NÚMERO 1 EM PESQUISA

RANKING

A Escola de Negócios da PUCPR foi a única instituição de ensino privado do Sul do Brasil selecionada no ranking 2008 do Eduniversal, criado pela SMBG, companhia líder na França de orientação educacional. O selo de qualidade internacional reúne pela primeira vez as mil escolas de negócios mais influentes do mundo.

A PUCPR é a primeira instituição particular em pesquisa do Paraná, segundo dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Fundação Araucária. A avaliação é feita de acordo com o número de projetos desenvolvidos e trabalhos publicados pela Universidade.

STRICTO SENSU

O programa de Stricto Sensu oferece 14 opções de Mestrado e sete de Doutorado. Atualmente, são desenvolvidas cerca de 1500 dissertações e teses e 300 projetos de iniciação científica. Os projetos resultaram em 1380 publicações, sendo que 108 delas internacionais.

GUIA DOESTUDANTE

Em 2007 a PUCPR foi uma das três instituições privadas do estado a receber o reconhecimento na categoria Pesquisa Científica da Região Sul, do Guia do Estudante da Editora Abril. Em 2008 a PUCPR deu mais um passo importante na área de pesquisa. A Instituição criou a Agência PUC de Ciência, Tecnologia e Inovação

Vida Universitária • Fevereiro/2009 • 25

Page 34: Revista Vida Universitária 02.09

ESPECIAL

Ricardo TescaroloPró-Reitoria Comunitária

Para fazer da PUCPR “uma universi-dade de verdade”, somos convocados a assumir a vanguarda no processo perma-nente de humanização da sociedade pelo conhecimento, a matéria-prima de uma instituição de educação superior. Por de-finição, a nossa universidade deve cum-prir três tarefas principais: 1 - conservar e transmitir o patrimônio de conhecimento da humanidade (ensino); 2 - produzir no-vos conhecimentos (pesquisa); 3 - colo-cá-los à disposição de todas as pessoas (extensão).

Além disso, a PUCPR, como univer-sidade católica, deve iluminar a busca da verdade pela experiência da fé. Para tanto, aceitamos a advertência de que “fé sem razão pode levar a mitos e supers-tições” e “razão sem fé não contempla a radicalidade do ser” (João Paulo II. Encíclica Fides et Ratio. Roma, 1998, n. 48). Portanto, a fé não se coloca fora da investigação científica, como que a limi-tá-la ou impedi-la, mas acima dela, como sua elevação e alargamento de horizonte (João Paulo II. Discurso aos participantes do Congresso das Universidades Católi-cas, 1989, n. 5).

A Pró-Reitoria Comunitária e de Exten-são, evidentemente integrada ao conjunto da universidade, deve ser protagonista na formação para a cidadania, na humanização da socialização e gestão do conhecimento, nos processos de inclusão social, nos bene-fícios do progresso humano, no desenvolvi-mento integral e na emancipação da pessoa

e na promoção de um quadro referencial de humanismo e respeito à vida.

Outra preocupação importante é a de ir ao encontro das principais questões que afetam a humanidade. Isso supõe relacio-namento estreito com a comunidade na qual nos inserimos. Nossos projetos de ação comunitária e de extensão estão in-tegrados às complexas realidades atuais, buscando propor soluções aos problemas que comprometem a dignidade humana e o desenvolvimento sustentável.

AlunOS DIFEREnCIADOS As ações comunitárias da PUCPR,

reforçando o seu compromisso global de sintonia social, fazem parte efetiva do projeto pedagógico e da matriz curricular, visando à formação integral dos seus alu-nos. A presença dos jovens tem signifi-cado especial, pois em suas mãos está a possibilidade de construirmos um mun-do melhor. Tal esperança só vai realizar-se, porém, se a nossa educação envolver os jovens na transformação do mundo, empenhando-os em ações concretas de solidariedade, como é o caso do “Projeto Comunitário”, iniciativa única e pioneira de conscientização socioambiental na educação superior brasileira. Com isso, a PUCPR busca desenvolver ou aprimorar nos estudantes uma formação que har-moniza “a excelência do desenvolvimen-to humanístico e cultural com a formação profissional especializada” (João Paulo II. Constituição Apostólica Ex Corde Eccle-siae, n. 23). Essa formação integral é, hoje, critério e condição para a inserção no mundo do trabalho.

A nossa proposta educativa vale-se do que é relevante aprender no mundo contemporâneo. Isso significa que não basta mais armazenar, memorizar e pro-cessar dados e informações ou capacitar-se tecnicamente para uma profissão, mas implica estudar para ser capaz de des-construir e reconstruir um sistema socio-ambientalmente comprometido e respon-sável de conhecimentos e competências. Portanto, importa estar consciente do que acontece no mundo, de modo a alimentar o empenho pessoal e comunitário para ajudar a melhorar as condições de vida da humanidade e do nosso planeta.

COMPROMISSO COM A

SINTONIA SOCIAL

A nossa proposta educativa vale-se do que é relevante

aprender no mundo contemporâneo.

26 • Vida Universitária • Fevereiro/2009

Page 35: Revista Vida Universitária 02.09

PROJETO COMUNITÁRIOCom a preocupação de formar de modo integral profissionais e cidadãos competentes, comprometidos com a vida e o desenvolvimento da sociedade, é a única instituição com a disciplina Projeto Comunitário. No primeiro semestre de 2008, o Projeto contou com 99 parceiros, com atuação em 128 locais diferentes, em 28 municípios paranaenses. A cada semestre mais de duas mil atividades são desenvolvidas, essas inseridas em cerca de 300 projetos diferentes. Além disso, a

PUCPR desenvolve programas como o Centro Social Champagnat e o Programa de Ação Comunitária e Ambiental (ProAção), que estão presentes em sete municípios. São diferenciais como estes que tornam a PUCPR referência em compromisso social.

Vida Universitária • Fevereiro/2009 • 27

Page 36: Revista Vida Universitária 02.09

VIDA UNIVERSITÁRIA

QUEM Carina Dotto, Anne Caroline Schmitz, Meirieli NunesO QUE Calouras dos cursos de Enfermagem e AgronomiaONDE Câmpus Toledo

QUEM Thaís Rodrigues C. Gouvêa eQuézia U. SilvaO QUE Calouras do curso de DireitoONDE Câmpus Maringá

QUEM Kawana Nyere e Camila AraújoO QUE Calouras do curso de DireitoONDE Câmpus Londrina

QUEM Camila dos Santos RosaO QUE Calouro do curso de NutriçãoONDE Câmpus Maringá

28 • Vida Universitária • Fevereiro/2009

Page 37: Revista Vida Universitária 02.09

QUEM Adelino Ferreira, Raíssa Marvulle, Mariana Fernandes, Ana Cláudia Gonçalves FerreiraO QUE Calouros do curso de DireitoONDE Câmpus Londrina

QUEM Thiago Nogueira, Wesley de Godoy, Josias Romeiro e DJonh Denys dos Reis.O QUE Calouros do curso de Filosofia ONDE Câmpus Maringá

QUEM Laís Gulin Lins Machado e Serenna Belforte O QUE Designer em Moda ONDE Câmpus Curitiba

Vida Universitária • Fevereiro/2009 • 29

Page 38: Revista Vida Universitária 02.09

12/02

ConFira a prograMação CoMpLeTa no porTaL WWW.puCpr.BrVEM AÍ

25/02

02/03

02/03

27/02

TOEIC - Começa a segunda turma do Curso Preparatório para o TOEIC (Test of English for International Communication), oferecido pelo Núcleo de Línguas da PUCPR. O teste verifica o nível de proficiência em inglês e começou a ser aplicado pela PUCPR o ano passado. O preparatório enfoca leitura e compreensão de textos escritos, compreensão auditiva, revisão gramatical e inclui prática de testes. O curso, de 36 horas, será oferecido às quintas-feiras, das 19h às 22h. O valor é R$ 438,00 e pode ser parcelado em três vezes. As inscrições podem ser feitas pelo site da PUCPR. Mais informações (41) 3271-2583.

CISCO CCNA - Estão abertas até dia 25 de fevereiro as inscrições para o curso de extensão Cisco CCnA – Módulos 1, 2, 3 e 4. Promovido pela PUCPR, entre os dias 3 de março e 14 de dezembro, o curso será ministrado pela Academia Oficial Cisco e o aluno receberá um Certificado de Curso de Extensão emitido pela universidade. Também terá acesso a todo currículo oficial CCNA da Cisco Systems, ao Sistema de Provas via WEB e a laboratório com equipamentos próprios utilizados no currículo. O horário das aulas será das 19h às 23h, às terças-feiras, no Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CTCH), Câmpus Curitiba. O custo é 13 parcelas de R$ 310,00. Mais informações: (41) 3271-2191

SAÚDE MULHER - Termina dia 27 de fevereiro o prazo de inscrição via internet para O Especial Saúde Mulher, que tem a PUCPR como um dos apoiadores. O encontro vai reunir, entre 10 e 12 de março, simpósios com temas relacionados ao universo feminino. Os professores de Medicina da PUCPR Lídia Moura, Francisco Maia da Silva, Paulo Brofman, Vivian Ferreira do Amaral e a diretora do curso de Nutrição, Helena Simonard, participarão do evento. Podem participar o público científico e comunitário (leigo). As inscrições para os alunos de graduação da PUCPR terão 60% de desconto e para os alunos de pós-graduação 30%, segundo a organização do evento. Mais informações e inscrição no site www.especialsaudedamulher.com.br

NÚCLEO DE LÍNGUAS - As inscrições para os cursos regulares do núcleo de línguas da PuCPR (Inglês, Francês e Espanhol) podem ser feitas até dia 2 de março. O horário de atendimento do Núcleo é de segunda a sexta-feira, das 17h às 19h, e aos sábados das 8h às 12h15, no Bloco de Humanas do Câmpus Curitiba. Confira os horários dos cursos ofertados para 2009 no site www.pucpr.br/cursos/extensao

REPORTAGEM CINEMATOGRÁFICA - Também no dia 2 de março começa o Curso Intensivo de Reportagem Cinematográfica, promovido pela PUCPR em parceria com a Rede Paranaense de Comunicação (RPC). O objetivo do curso é aprimorar a formação do profissional na área de telejornalismo, por meio de atividades práticas como produção de matérias, simulações e realização de telejornais na TV Treino, e aulas teóricas.

30 • Vida Universitária • Fevereiro/2009

Page 39: Revista Vida Universitária 02.09
Page 40: Revista Vida Universitária 02.09

1. A unIvERSIDADE DO AlABA-MA firmou parceria com a PUCPR para desenvolver pesquisas na área da saúde da mulher. A parceria envolve 1,5 mi-lhão para o projeto Rede de Controle de Tabaco, coordenado pela professora Regina Cruz, diretora do curso de Psi-cologia. Para o projeto Exames de Pre-venção do Câncer de Mama entre Mu-lheres Brasileiras: Desenvolvimento de Estratégias Culturalmente Relevantes, que tem como uma das coordenadoras a professora da PUCPR Ilma Siqueira, foi destinado R$ 300 mil. A Agência PUC cumpriu seu papel intermediando a relação entre a PUCPR e a Universi-ty Alabama at Birmingham (UAB), bem como oferecerá apoio executivo aos projetos.

2. MAuRíCIO kuBRuSly minis-trou palestra em Dezembro de 2008 na

PUCPR. O repórter do programa Fantás-tico, da TV Globo, e autor dos livros “13 Pontos” e “Me Leva Brasil” falou sobre Criatividade, encerrando as atividades

do II Torneio de Gestão Empresarial pro-movido pela PUCPR. Segundo Kubrusly, há muita criatividade no País e o quadro “Me Leva Brasil” surgiu justamente para provar que o povo brasileiro é criativo. O jornalista selecionou episódios da série que mostram exemplos de em-preendedorismo e criatividade, como o do brasileiro analfabeto que construiu uma casa sem gastar um real, utilizando apenas materiais encontrados na rua, e da proprietária de uma funerária que implantou uma série de diferenciais nos seus serviços.

3. O PROFESSOR MAnOEl CAM-POS AlMEIDA dos cursos de Matemá-

REGISTROS

tica e Física esteve em Berlim no final de novembro a convite do Max Planck Institut für Wissenschaftsgeschichte (Instituto Max Planck para a História

01

02

32 • Vida Universitária • Fevereiro/2009

Page 41: Revista Vida Universitária 02.09

05

da Ciência), onde participou de dois workshops de pesquisa. No primeiro discutiram as origens da matemáti-ca védica e suas conexões com as da Mesopotâmia e da China, bem como a influência da matemática grega no de-senvolvimento posterior da matemática hindu. No segundo workshop procurou decifrar a escrita cuneiforme de tabletes provindos da escavação do Palácio de Ebla que data de 2500-2000 a.C. des-coberto por arqueólogos italianos em 1970.

4. O CPPOM-PuCPR promoveu

a exposição Viva a Vida Aquática em Guaratuba entre 7 de janeiro e 8 de

fevereiro. O destaque da III edição da mostra foi dado à Aquicultura Sus-tentável como ferramenta para pre-servação do meio ambiente. Além de

organismos nativos, foram expostas espécies cultiváveis. O objetivo do evento é conscientizar as pessoas que têm contato com o litoral paranaense

por meio do conhecimento das espé-cies que habitam a região. Para des-pertar a conscientização nas crianças, foram realizadas atividades que enfa-tizaram a importância da preservação dos ambientes aquáticos.

5. SERvIçO InéDITO DE ODOn-TOlOGIA foi implantado pela PUCPR este ano na Santa Casa de Curitiba. A iniciativa de oferecer o serviço, exclusi-vo para o atendimento a pacientes inter-nados no hospital, é do curso de Odon-tologia da PUCPR e tem como objetivo diminuir o nível de infecções bucais causadas pela cárie e por doença perio-dontal, bem como diagnosticar outros problemas estomatológicos como o câncer bucal. Os profissionais avaliam ainda as condições das próteses que os pacientes utilizam e dão orientações sobre a higiene bucal.

04

Vida Universitária • Fevereiro/2009 • 33

Page 42: Revista Vida Universitária 02.09

A jornalista Karen Lisse FuKushima, recém-formada pela PUCPR, destaca que bons filmes são aqueles aos quais podemos

assistir várias vezes, ver e rever. A trilogia do Poderoso Chefão (The Godfather) é um desses casos. Todos os atores atuam de maneira espetacular sob a tutela de Coppola. Agora, remasterizada, a coleção que nunca sai das bancas é vendida a preços promocionais. Vale a pena conferir e ter em casa a história intensa e dramática da Família Corleone.

O repórter mauricio KubrusLy é famoso por encontrar grandes personagens Brasil afora. Em visita à PUCPR, ele indicou

aos leitores da Vida Universitária o CD de uma figura conhecida, mas que inicia uma nova fase na sua carreira. Trata-se do CD Sou, que marca a estréia solo do músico Marcelo Camelo (ex-Los Hermanos). “Sou” é um álbum único, com faixas introspectivas e arranjos muito sofisticados, onde há até espaço para o piano erudito de Clara Sverner. É sem dúvida um disco livre de conceitos pré-estabelecidos e muito verdadeiro, assim como a obra que marca a carreira de Camelo.

SouMarcelo Camelo - Gravadora SonyBMG

O Professor e Doutorando em Administração, Prof. GiancarLo de cristo Leite, indica o Livro A Cabana, de William P. Young. Fenômeno

americano de vendas, com quase dois milhões de exemplares vendidos, o livro aborda a diferença entre dor e sofrimento e mostra como curar o dor e reconquistar a esperança quando as coisas não vão bem.Baseado no desaparecimento de uma menina, a história mostra o sofrimento de toda uma família. Após quatro anos, o pai recebe um bilhete que mudaria sua vida.

A CabanaWilliam P. Young - EDITORA SExTANTE

SELEçãO DE FILMES qUE VOCê ENCONTRA NA BIBLIOTECA DA PUCPR, COM O TEMA

PRATELEIRA

GASTRONOMIA

ChoColate

Festa de BaBette

tempero da Vida saBor da paixão

FantástiCa FáBriCa de ChoColate

Trilogia O Poderoso Chefão: The Coppola Restoration - 4 DVDsFrancis Ford CoppolaProdutora Paramount Pictures

34 • Vida Universitária • Fevereiro/2009

Page 43: Revista Vida Universitária 02.09
Page 44: Revista Vida Universitária 02.09