30
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CCTA-DEM LICENCIATURA EM MÚSICA METODOLOGIA DO ENSINO DO INSTRUMENTO I PROFESSOR: FÁBIO H. G. RIBEIRO

SLIDES PARA APRESENTAÇÃO METODOLOGIA INSTRUMENTO.docx

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: SLIDES PARA APRESENTAÇÃO METODOLOGIA INSTRUMENTO.docx

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CCTA-DEM

LICENCIATURA EM MÚSICA

METODOLOGIA DO ENSINO DO INSTRUMENTO I

PROFESSOR: FÁBIO H. G. RIBEIRO

ALUNO: DHIEGO HERÁCLITO DE M. COSTA

Page 2: SLIDES PARA APRESENTAÇÃO METODOLOGIA INSTRUMENTO.docx

METODOLOGIAS DO ENSINO DO PIANO

PIANO – ENSINO INDIVIDUAL VOLTADO PARA A FORMAÇÃO DE PIANISTAS.

MÚSICA DE CÂMARA – OFERECE SUBSÍDIOS COMPLEMENTARES A FORMAÇÃO DE PIANISTA (ENSINO COLETIVO EM GRUPO)

PIANO COMPLEMENTAR – PRÁTICA PIANÍSTICA COMO OBJETIVO PARALELO DA FORMAÇÃO MUSICAL.

Page 3: SLIDES PARA APRESENTAÇÃO METODOLOGIA INSTRUMENTO.docx

MONTANDON AFIRMA QUE UMA PROBLEMÁTICA RECORRENTE NESTAS DISCIPLINAS É A “ NÃO DISTINÇÃO ENTRE O ENSINO DE PIANO ENQUANTO INSTRUMENTO PRINCIPAL OU COMO INSTRUMENTO AUXILIAR NA FORMAÇÃO DO MÚSICO” (MONTANDON, 2001, P.105)

Page 4: SLIDES PARA APRESENTAÇÃO METODOLOGIA INSTRUMENTO.docx

O ENSINO DE PIANO NOS CONSERVATÓRIOS

REGIME TUTORIAL: (INDIVIDUAL)

O ENSINO DO PIANO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

TENDÊNCIA OPOSTA AO REGIME TUTORIAL: (ENSINO DE PIANO EM GRUPO).

Page 5: SLIDES PARA APRESENTAÇÃO METODOLOGIA INSTRUMENTO.docx

AULA DE PIANO INDIVIDUAL (ACOMPANHAMENTO INDIVIDUALIZADO COM RITMO DE AULA

DIRECIONADO PARA UM ALUNO)

x

AULA DE PIANO EM GRUPO(PRIVILEGIA UM AMBIENTE MUSICAL E SOCIAL MAIS ADEQUADO E MAIS

MOTIVADO PARA O ALUNO)

Page 6: SLIDES PARA APRESENTAÇÃO METODOLOGIA INSTRUMENTO.docx

GORDON AFIRMA QUE: “A LITERATURA DE PEDAGOGIA DO PIANO É BASTANTE RICA, MAS QUE OS MÉTODOS DE INSTRUMENTOS DE TECLADO REFLETEM IDEOLOGIAS DE SUA ÉPOCA”.

Page 7: SLIDES PARA APRESENTAÇÃO METODOLOGIA INSTRUMENTO.docx

PERSPECTIVAS DO ENSINO DO PIANO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA:

ALGUNS IDEAIS DA EDUCAÇÃO MUSICAL NO ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTOS PODEM SER OBSERVADAS :

O PODER DA MÚSICA COMO AGENTE TRANSFORMADOR A APRENDIZAGEM COLABORATIVA TRABALHO COLETIVO E NÃO AO PENSAMENTO SOLISTA MAIOR APROVEITAMENTO DA CARGA HORÁRIA BEM MAIS ECONÔMICO

Page 8: SLIDES PARA APRESENTAÇÃO METODOLOGIA INSTRUMENTO.docx

O ENSINO COLETIVO DE PIANO COMO MODELO DE ENSINO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA:

“ FICA CLARO QUE O ENSINO COLETIVO É CAPAZ DE MULTIPLICAR O ACESSO SOCIAL À APRENDIZAGEM DA PERFORMANCE MUSICAL DE FORMA DEMOCRÁTICA, ECONÔMICA, MOTIVADORA E HUMANA. HISTORICAMENTE ESTE É O AMBIENTE DE APRENDIZAGEM MUSICAL MAIS ADEQUADO PARA TRABALHAR COM INICIANTES “ (FISHER, 2010, P.19-20).

Page 9: SLIDES PARA APRESENTAÇÃO METODOLOGIA INSTRUMENTO.docx

DESAFIOS DO ENSINO EM GRUPO NA EDUCAÇÃO BÁSICA:

PARA CONSEGUIR DESENVOLVER VERDADEIRAMENTE AULAS DE INSTRUMENTO EM GRUPO, É IMPERIOSO QUE O PROFESSOR ESTEJA CONSCIENTE DO PERIGO DE TRANSFORMAR O ENSINO DE INSTRUMENTO EM GRUPO NUMA SÉRIE DE AULAS INDIVIDUAIS “EMPACOTADAS” NO TEMPO DE AULA DESTINADO AO GRUPO ( HARRIS & DAVIES, 2009, P.127).

A MAIOR DIFICULDADE DO ENSINO EM GRUPO É MANTER A AULA DIRIGIDA PARA O GRUPO COMO UM TODO E NÃO PERMITIR QUE DEGENERE NUMA AULA DE CINCO MINUTOS, NA QUAL UM ALUNO DE CADA VEZ TEM TODA ATENÇÃO DO PROFESSOR ENQUANTO AS RESTANTES DO GRUPO OUTRA COISA QUALQUER (ENOCH, 1978, P.2).

O ENSINO DE GRUPO DE QUALIDADE, PELA SUA NATUREZA, ENVOLVE TODOS OS ALUNOS DURANTE TODO O TEMPO (LEY, 2004, P.14).

Page 10: SLIDES PARA APRESENTAÇÃO METODOLOGIA INSTRUMENTO.docx

REFLEXÃO SOBRE O ENSINO COLETIVO DO PIANO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

COMO GERIR O DESENVOLVIMENTO TÉCNICO E MUSICAL INDIVIDUAL COM AULAS EXCLUSIVAMENTE EM GRUPO SEM ATRASAR OS MAIS DOTADOS OU

ABANDONAR OS MENOS DOTADOS ?

MITOS E VALORES INSTALADOS NA SOCIEDADE EM GERAL E NAS ESCOLAS EM PARTICULAR, FOCA FREQUENTEMENTE O ENSINO DO INSTRUMENTO E O DESENVOLVIMENTO MUSICAL DO ALUNO COMO UM RESULTADO DA TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTOS TÉCNICOS E ARTÍSTICOS DO MESTRE, NUMA LÓGICA DE PERPETUAÇÃO DE UMA TRADIÇÃO TÉCNICA E ARTÍSTICA CENTRADA NO LEGADO E PRESTÍGIO DO PROFESSOR, EM VEZ DE SE CENTRAR NA MÚSICA E NO ALUNO (VASCONCELOS, 2002, P.64)

Page 11: SLIDES PARA APRESENTAÇÃO METODOLOGIA INSTRUMENTO.docx

O ENSINO DE PIANO EM GRUPO

JACOBSON (2006, P.274) IDENTIFICA QUATRO FORMATOS DIFERENTES DE TIPOLOGIAS DE AULA:

1) A MASTERCLASS- ONDE O PROFESSOR COMPARTILHA RECOMENDAÇÕES, IDÉIAS INTERPRETATIVAS E TÉCNICAS REFERENTES A EXECUÇÃO DE UM ALUNO.

2) AULAS EM GRUPO COMO COMPLEMENTO DAS AULAS INDIVIDUAIS ONDE O PROFESSOR INCLUI ATIVIDADES QUE SÃO FREQUENTEMENTE NEGLIGENCIADAS NESTAS COMO TEORIA, DESENVOLVIMENTO AUDITIVO E LEITURA A PRIMEIRA VISTA.

3) COMBINÇÃO DE AULA INDIVIDUAIS E EM GRUPO QUE POR SUA VEZ PODEM ASSUMIR DIFERENTES TIPOLOGIAS.

4) AULAS EXCLUSIVAMENTE EM GRUPO.

Page 12: SLIDES PARA APRESENTAÇÃO METODOLOGIA INSTRUMENTO.docx

MÉTODOS

A CLARIFICAÇÃO DE OBJETIVOS E SISTEMATIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS PARA OS ALCANÇAR É, NA SUA ESSÊNCIA O QUE DEFINE O MÉTODO. OS MÉTODOS TEM A FUNÇÃO DE PROVIDENCIAR UMA PROGRESSÃO LÓGICA PARA A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS E COMPETÊNCIAS, BEM COMO MÚSICA PARA A PRÁTICA DESTES ELEMENTOS (JACOBSON & LANCASTER, 2006, P.41).

A INTEGRAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE PIANO NUMA FORMA DE APRENDIZAGEM MUSICAL MAIS ABRAGENTE, É CADA VEZ MAIS UMA PREOCUPAÇÃO QUE SE VERIFICA NOS ATUAIS MÉTODOS DE ENSINO DE PIANO. OS MÉTODOS DE ENSINO UTILIZADOS ATUALMENTE REFLETEM A EVOLUÇÃO GERAL OCORRIDA EM TODAS AS FASES DA EDUCAÇÃO. ENSINAR DEVE SER RELEVANTE E DEVE CENTRAR-SE NAS NECESSIDADES E OBJETIVOS DOS ESTUDANTES DE HOJE (BASTIEN, 1988, P.40).

Page 13: SLIDES PARA APRESENTAÇÃO METODOLOGIA INSTRUMENTO.docx

MODELOS DE ABORDAGEM QUE GUIAM OS MÉTODOS DE PIANO

DÓ CENTRAL – CONSISTE NO ESTUDO DE PEÇAS A PARTIR DA REGIÃO MÉDIA DO PIANO, TENDO COMO REFERÊNCIA O DÓ CENTRAL.

MULTITECLAS - BASEIA-SE O ESTUDO COM BASE NA EXECUÇÃO DE ESTRUTURA FIXAS COM MAIS TECLAS COMO ACORDES.

INTERVALAR - CONCENTRA-SE NA LEITURA RELATIVA, OFERECENDO CONTATO COM TODA A EXTENSÃO DO TECLADO LOGO NOS PRIMEIROS MOMENTOS DE APRENDIZAGEM, PERMITINDO AINDA DIRECIONAR A ATENÇÃO AO USO DO DEDILHADO.

Page 14: SLIDES PARA APRESENTAÇÃO METODOLOGIA INSTRUMENTO.docx
Page 15: SLIDES PARA APRESENTAÇÃO METODOLOGIA INSTRUMENTO.docx

MÉTODO ALFRED

ESTE MÉTODO PROPÕE A INTEGRAÇÃO DE DIFERENTES ABORDAGENS PROMOVENDO A LEITURA POR POSIÇÕES NUM QUADRO PROGRESSIVO, FLEXÍVEL E ECLÉTICO, ADEQUANDO-SE PARTICURLARMENTE BEM ÀS EXIGÊNCIAS DA LECIONAÇÃO DE PIANO EM GRUPO, CONSTITUINDO-SE SIMULTANEAMENTE NUMA VERDADEIRA BIBLIOTECA DO ENSINO DE PIANO . AO NÍVEL DE SEQUÊNCIA DE APRENDIZAGEM O MÉTODO INICIA COM NOÇÕES DE POSTURA AO PIANO E POSIÇÃO NATURAL DA MÃO, INCLUINDO SUGESTÕES DE POSTURA E RELAXAMENTO FORA DO PIANO A APRESENTAÇÃO SEQUENCIAL E BEM ORGANIZADA DAS COMPETÊNCIAS E UMA GRANDE QUANTIDADE DE MATERIAIS PARA REFORÇO DAS APRENDIZAGENS COLOCA-O ENTRE OS MELHORES MÉTODOS PARA O ENSINO DE PIANO. ESTE MÉTODO COMPREEENDE DIVERSAS OPÇÕES DE PROGRESSÃO ORGANIZADAS EM CINCO SÉRIES DIVIDIDAS EM DIVERSOS NÍVEIS DE APRENDIZAGEM.

Page 16: SLIDES PARA APRESENTAÇÃO METODOLOGIA INSTRUMENTO.docx
Page 17: SLIDES PARA APRESENTAÇÃO METODOLOGIA INSTRUMENTO.docx

MÉTODO BASTIEN

ESTE MÉTODO É DEDICADO A CRIANÇAS A PARTIR DOS QUATRO ANOS DE IDADE, SENDO ESPECIFICAMENTE UMA PRÉ-INICIAÇÃO AO PIANO. TRATA-SE DE UMA MÉTODO EM QUE CONCEITOS VÃO SENDO DADOS DE FORMA GRADUAL E SEMPRE COM PEQUENOS TEXTOS DE APOIO TEÓRICO DEDICADOS AO PROFESSOR. O NÍVEL PRÉ-INICIANTE TAMBÉM INCLUI TRÊS LIVROS ADICIONAIS SEPARADOS DEDICADO À TEORIA, À PERFORMANCE E À TÉCNICA. EM TERMOS DE ABORDAGEM À LEITURA, ESTE MÉTODO RECORRE À PRÉ-LEITURA QUE CONSITE BASICAMENTE NO DESENHO DE FIGURAS COM AS HASTES VIRADAS PARA CIMA E PARA BAIXO A INDICAR QUAL MÃO A SER USADA.

Page 18: SLIDES PARA APRESENTAÇÃO METODOLOGIA INSTRUMENTO.docx
Page 19: SLIDES PARA APRESENTAÇÃO METODOLOGIA INSTRUMENTO.docx

MÉTODO PIANO ADVENTURES

ESTE MÉTODO FOI ESCRITO ESPECIFICAMENTE PARA AS IDADES ENTRE OS CINCO E OS SEIS ANOS. ESTE MÉTODO COMBINA TRÊS LIVROS: THEORY BOOK, PERFORMANCE BOOK E LESSON BOOK. O LIVRO LESSON É ONDE SE FAZ O PERCURSO EVOLUTIVO QUE OS ALUNOS DEVEM SEGUIR. ESTE MÉTODO É ESTRUTURADO EM DEZ UNIDADES DE APRENDIZAGEM, INTRODUZ VÁRIOS CONCEITOS. COMEÇA PELA POSTURA AO PIANO E POSIÇÃO CORRETA DAS MÃOS, ATRAVÉS DE IMAGENS. EM SEGUIDA FAZ UMA INTRODUÇÃO GERAL AO TECLADO FOCANDO OS REGISTROS E AS TECLAS BRANCAS E PRETAS. O ALUNO É INCENTIVADO A PRODUZIR O SOM, COMEÇANDO POR TOCAR NO DÓ CENTRAL COM O 3º DEDO (TECLA BRANCA), MANTENDO UMA POSIÇÃO DE MÃO DETERMINADA. NA ABORDAGEM À LEITURA, ESTE MÉTODO RECORRE, NUMA PRIMEIRA FASE, À PRÉ-LEITURA SEM PAUTA E COM BASE EM FIGURAS RÍTMICAS. DEPOIS UTILIZA A LEITURA INTERVALAR, MEDIANTE RECONHECIMENTO DE INTERVALOS E, FINALMENTE, RECORRE À PAUTA COMPLETA E À TRADICIONAL ABORDAGEM COM BASE NO DÓ CENTRAL.

Page 20: SLIDES PARA APRESENTAÇÃO METODOLOGIA INSTRUMENTO.docx
Page 21: SLIDES PARA APRESENTAÇÃO METODOLOGIA INSTRUMENTO.docx

MÉTODO MUSIC MOVES FOR PIANO

ESTE MÉTODO FOI CRIADO ESPECIFICAMENTE PARA CRIANÇAS ENTRE OS CINCO E OS SEIS ANOS DE IDADE, COM O OBJETIVO DE AS PREPARAR PARA A INSTRUÇÃO FORMAL DO PIANO, E TEM A PARTICULARIDADE DE SE BASEAR EM ATIVIDADES EM GRUPO NAS AULAS, TAIS COMO: ENTOAÇÃO DE PPADRÕES RÍTMICOS E MELÓDICOS E MOVIMENTO. É UM MÉTODO EXCLUSIVAMENTE BASEADO NO TREINO AUDITIVO, EM QUE TUDO É ENSINADO DE OUVIDO, SEM NENHUM RECURSO A LEITURA. A ÚNICA COISA QUE TEM DE VISUAL SÃO OS DESENHOS DE TECLADO E DAS MÃOS, MOSTRANDO ONDE E COM QUE DEDOS SE VAI TOCAR, E TAMBÉM TEM AS MÚSICAS PARA O ACOMPANHAMENTO DO PROFESSOR. AO NÍVEL DE CONTEÚDO, SÃO ABORDADOS OS SEGUINTES CONCEITOS MUSICAIS: EXPRESSÃO MUSICAL, RÍTMO, MELODIA, CRIATIVIDADE E IMPROVISAÇÃO, MOVIMENTOS FÍSICOS NO TECLADO.

Page 22: SLIDES PARA APRESENTAÇÃO METODOLOGIA INSTRUMENTO.docx
Page 23: SLIDES PARA APRESENTAÇÃO METODOLOGIA INSTRUMENTO.docx