4
Sociedade Alternativa 1 3 AO NS Campo Largo • Jardim Guarani • ANO 12 • Nº 133 • Junho/2016 • Distribuição Gratuíta “Quem fala, sabe muito. Quem lê, sabe muito mais.” BOLETIM CULTURAL DA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA SOCIEDADE ALTERNATIVA “Um país se constrói com homens e livros”. Monteiro Lobato “SE SOUBESSE QUE O MUNDO SE ACABA AMANHÃ, EU AINDA HOJE PLANTARIA UMA ÁRVORE”. MARTIN LUTHER KING JR. Uma alternativa para sociedade. NOSSA MISSÃO “Estimular o gosto pela leitura, disponibilizando meios de conhecimento e informação; disseminar a educação, despertando a cultura e a arte, e, de forma incansável colaborar na formação e construção da cidadania; e junto com toda a comunidade buscar garantir aos de agora e aos que virão uma sociedade mais justa e igualitária.” Exemplo Enquanto uns poluem o ambiente em que vivem outros fazem de tudo para melhorá-lo. É o que podemos dizer do jovem casal Luciano Ferreira e Jéssica Batista (foto). Cansados de ver tanto lixo que era jogado em frente a sua casa resolveram transformar o ambiente num belo jardim. Hoje quem passa pela Rua dos Pinheiros pode observar que num simples gesto de cidadania é capaz de fazer. Agora nem precisa mais colocar placa suge- rindo “não jogar lixo”. A paisagem por si só já sugere. Parabéns ao jovem e lindo casal! Que esta atitude de vocês possa contagiar a todos nós. de Cidadania o quw a assim... agora está assim! ATLETAS DE CRISTO SÃO CAMPEÕES BRASILEIROS Nos dias 14 e 15 de maio de 2016, na cidade de Santa Izabel, no Estado da de São Paulo ocorreu o CAMPEONATO BRASILEIRO DE JUDÔ – Etapa Sudoes- te. A comunidade do bairro Jardim Guarani, foi bem representada pelos Atletas de Cristo Murilo Ledzion Padilha, Nicolas Lima e Franclem Herculano. Murilo e Nicolas participaram pela Categoria Sub 13 e Franclin pela Categoria Sub 15. Segundo o professor Roberto Hartmink, “a disciplina, o empenho e a dedicação desses meninos tem garantido sempre o sucesso de seus alunos nos campeo- natos”. Completa: “Estou muito satisfeito. É sempre bom vê-los envolvidos com a prática do esporte”. Podem comemorar: Familiares, amigos e comunidade. No centro do pódio, à esquerda, entre os professores Roberto Hartmink e Everton Luiz Kruger, Murilo Ledzion Padilha, o grande campeão. À direita, também entre os professores, não menos importante, o vice-campeão Nicolas Lima. Parabéns aos nossos Atletas de Cristo, por tão bem ter representado a nossa comunidade! Murilo Ledzion Padilha - Campeão Nicolas Lima - Vice-campeão

Sociedadealternativa jun 16

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Sociedade Alternativa - junho 2016

Citation preview

Sociedade Alternativa13 A ON S

Campo Largo • Jardim Guarani • ANO 12 • Nº 133 • Junho/2016 • Distribuição Gratuíta “Quem fala, sabe muito.Quem lê, sabe muito mais.”

BOLETIM CULTURAL DA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA SOCIEDADE ALTERNATIVA“Um país se constrói com homens

e livros”. Monteiro Lobato

“SE SOUBESSE QUE O MUNDO SE ACABA AMANHÃ, EU AINDA HOJE PLANTARIA UMA ÁRVORE”. MARTIN LUTHER KING JR.Uma alternativa para sociedade.

NOSSA MISSÃO“Estimular o gosto pela leitura, disponibilizando meios de conhecimento e informação; disseminar a educação, despertando a cultura e a arte, e, de forma incansável colaborar na formação e construção da cidadania; e junto com toda a comunidade buscar garantir aos de agora e aos que virão uma sociedade mais justa e igualitária.”

Exemplo

Enquanto uns poluem o ambiente em que vivem outros fazem de tudo para melhorá-lo. É o que podemos dizer do jovem casal Luciano Ferreira e Jéssica Batista (foto). Cansados de ver tanto lixo que era jogado em frente a sua casa resolveram transformar o ambiente num belo jardim. Hoje quem passa pela Rua dos Pinheiros pode observar que num simples gesto de cidadania é capaz de fazer. Agora nem precisa mais colocar placa suge-rindo “não jogar lixo”. A paisagem por si só já sugere. Parabéns ao jovem e lindo casal! Que esta atitude de vocês possa contagiar a todos nós.

de Cidadania

o quw �a assim...

agora está assim!

ATLETAS DE CRISTO SÃOCAMPEÕES BRASILEIROS

Nos dias 14 e 15 de maio de 2016, na cidade de Santa Izabel, no Estado da de São Paulo ocorreu o CAMPEONATO BRASILEIRO DE JUDÔ – Etapa Sudoes-te. A comunidade do bairro Jardim Guarani, foi bem representada pelos Atletas de Cristo Murilo Ledzion Padilha, Nicolas Lima e Franclem Herculano. Murilo e Nicolas participaram pela Categoria Sub 13 e Franclin pela Categoria Sub 15. Segundo o professor Roberto Hartmink, “a disciplina, o empenho e a dedicação desses meninos tem garantido sempre o sucesso de seus alunos nos campeo-natos”. Completa: “Estou muito satisfeito. É sempre bom vê-los envolvidos com a prática do esporte”.Podem comemorar: Familiares, amigos e comunidade. No centro do pódio, à esquerda, entre os professores Roberto Hartmink e Everton Luiz Kruger, Murilo Ledzion Padilha, o grande campeão. À direita, também entre os professores, não menos importante, o vice-campeão Nicolas Lima. Parabéns aos nossos Atletas de Cristo, por tão bem ter representado a nossa comunidade!

Murilo Ledzion Padilha - Campeão Nicolas Lima - Vice-campeão

Sociedade Alternativa • Boletim Cultural ANO 12 • Nº 133 • JUNHO/2016

2

EDITORIAL

Uma Conquista da Comunidade!

CÂMARA FEDERAL: Reduzir salários e parlamentares, já!

MOMENTO DE

REFLEXÃO

Uma ótima leitura!Aldonei J. B. da Silva – Colaborador

“No Brasil existe um abismo financeiro entre ricos e pobres” Amália Coutinho

O Brasil vive uma crise política e financeira que não acontece por acaso. Brasília onde se encontra o poder central (Político, Legis-lativo e Executivo), precisa sofrer profundas mudanças com urgência. Em toda a situação de crise financeira os primeiros afetados e quase sempre os únicos são os trabalhadores. Desemprego, endividamento, corte no orçamento nas áreas social, reforma da previdência são alguns dos efeitos maléfi-cos que o povo sente na carne. Quando prefeituras e governos dos estados deixam de pagar ou atrasam os salários dos servidores não se ouve falar que os políticos deixam de receber seus altos salários. Por que? Um ditado popular pode nos ajudar a responder essa questão: FAÇA O QUE EU MANDO E NÃO O QUE EU FAÇO. Infelizmente, é isso o que acon-tece em nossa frágil democracia, alguns faturam e enriquecem com as crises. Os Deputados Federais (513) e os Senadores (90) custam mensalmente aos cofres públicos mais de R$ 100.000,00 (cem mil reais) cada um. É muito dinheiro para pouco ou quase nenhum retorno. Quantos projetos de interesse popular apresentam no ano letivo ou durante os quatros anos? Qual prestação de contas que fazem para a população brasileira de suas ações? As decisões que atingem diretamente o nosso cotidiano só ficamos sabendo pelos meios de comunicação, para eles o povo é um mero espectador, eleitor, massa de mano-bra para ir as ruas para fazer o seu jogo político. Mas só reclamar não trás mudança alguma. Mesmo distantes de nós podemos cobrar a nossa participação nos projetos que dizem respeito a qualidade de vida da população. Não deixe o desanimo, a preguiça e a falta de esperança dominarem o seu direito no exercício da cidadania. Em 2016 faça valer a sua voz e lute pela redução do número de parlamentares e seus altos salários em Brasília. Quem sabe faz a hora não espera acontecer!

13 A ON S

Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita. Ela frequen-tava a escola local. Sua mãe não tinha muito cuidado e a criança quase sempre se apresenta-va suja. Suas roupas eram muito velhas e maltra-tadas. O professor ficou penalizado com a situação da menina. "como é que uma menina tão bonita, pode vir para a escola tão mal arrumada?" Separou algum dinheiro do seu salário e, embora com dificuldade, resolveu lhe comprar um vestido novo. Ela ficou linda no vestido azul.Quando a mãe viu a filha naquele lindo vestido azul, sentiu que era lamentável que sua filha, vestindo aquele traje novo, fosse tão suja para a escola. Por isso, passou a lhe dar banho todos os dias, pentear seus cabelos, cortar suas unhas. Quando acabou a semana, o pai falou: "mulher, você não acha uma vergonha que nossa filha, sendo tão bonita e bem arrumada, more em um lugar como este, caindo aos pedaços?Que tal você ajeitar a casa? Nas horas vagas, eu vou dar uma pintura nas paredes, consertar a cerca e plantar um jardim."Logo mais, a casa se destacava na pequena vila pela beleza das flores que enchiam o jardim, e o cuidado em todos os detalhes.Os vizinhos ficaram envergonhados por morar em barracos feios e resolveram também arrumar as suas casas, plantar flores, usar pintura e criati-vidade. Em pouco tempo, o bairro todo estava transfor-mado. Um religioso, que acompanhava os esfor-ços e as lutas daquela gente, pensou que eles bem mereciam um auxílio das autoridades.Foi ao prefeito expor suas ideias e saiu de lá com autorização para formar uma comissão para estudar os melhoramentos que seriam necessá-rios ao bairro. A rua de barro e lama foi substituída por asfalto e calçadas de pedra. Os esgotos a céu aberto foram canalizados e o bairro ganhou ares de cidadania. E tudo começou com um vestido azul. Não era

“A NATUREZA PODE SUPRIR TODAS AS NECESSIDADES DO HOMEM, MENOS A SUA GANÂNCIA”. MAHATMA GANDHIUma alternativa para sociedade.

Fonte: Livro Vida Feliz nº LXXX

O VESTIDO AZUL intenção daquele professor consertar toda a rua, nem criar um organismo que socorresse o bairro.Ele fez o que podia, deu a sua parte. Fez o primeiro movimento que acabou fazendo que outras pessoas se motivassem a lutar por melhorias. Será que cada um de nós está fazendo a sua parte no lugar em que vive? Por acaso somos daqueles que somente apontamos os buracos da rua, as crian-ças à solta sem escola e a violência do trânsito?Se somos, sigamos o exemplo do professor e lembremos que é difícil mudar o estado total das coisas. Que é difícil limpar toda a rua, mas é fácil varrer a nossa calçada. É difícil reconstruir um bairro mas é possível dar um vestido azul.

Podemos fazer mais em favor da humanidade se nos dispusermos a isto.Estendamos a mão para alguém caído. Digamos uma palavra gentil para alguém. Presenteemos um amigo com uma flor. Façamos sorrir alguém triste. Abracemos com ternura um desa-fortunado.Há moedas de amor que valem mais do que os tesouros bancários, quando endereçadas no momento próprio e com bondade.Ninguém dispensa um amigo, nem um gesto de socorro.Disputemos a honra de ser construtores do mundo melhor e de uma sociedade mais feliz.

3

Sociedade Alternativa • Boletim Cultural ANO 12 • Nº 133 • JUNHO/2016 Uma Conquista da Comunidade!13 A ON S

A TERRA É INSULTADA E OFERECE SUAS FLORES COMO RESPOSTA”. RABINDRANATH TAGOREUma alternativa para sociedade.

O QUE ACONTECE NO SUSCOMO DEUS ESTÁ

ME VENDO? Maria Roseli Schneider, servidora Pública, Agente Administrativo, formada em Magistério e Gestão Empreendedora de Negócios - Processos Gerenciais.

MÃE, QUEM SÃO MEUS IRMÃOS?

Nascemos juntos de nossa amada mamãe.Cada um no seu dia, no seu momento de come-çar viver a vida. Temos o mesmo sangue, de nossos pais e o mesmo DNA e seremos eternos amigos, nos amamos muito e amamos nossa corajosa mãe por ter educado e lapidado como �lhos, cada um com sua arte. Jesus teve seus irmãos. Mãe Maria e pai José, concebido pelo Espírito Santo, sem pecado. Quando crescia e fazia o Seu ministério falou: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a praticam!” Lucas 8:21 minha mãe e meus irmãos são os que me seguem. Jesus chamou Maria sua mãe de mulher. Jesus sabia sua origem, era �lho de Deus e tinha uma missão o terceiro plano de salvação da humanidade para cumprir no tempo certo e assim o fez, morreu e ressuscitou. Sabia quem eram seus pais que o acompanha-vam e cuidaram dele para crescer como homem, sabia quem eram seus irmãos. “Não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos, Tiago, José, Simão e Judas?” Mateus 13:55Todos têm o direito de saber sobre a morte para viver a vida, sabendo também que vamos ressuscitar. Temos o direito de saber quem são nossos irmãos de sangue e é claro, saber que somos todos irmãos em Cristo Jesus. Que temos corpo alma e espírito. Que podemos ter em comum Deus, Jesus e o Espírito Santo. Vivendo OS DEZ MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS. Temos livres árbitros para escolher nosso cami-nho, mas não para optar pela vida. Desde que nascemos somos um ser dependente de nossa mãe, ou de outra pessoa. Somos o único ser que ao nascer precisa de ajuda para sobreviver. Por isso nunca podemos ignorar nossa origem e nem nos-sos princípios. Amar como Jesus amou, viver como Jesus viveu. Sentir o que Jesus sentiu e pregar a palavra da Bíblia sagrada que Ele nos deixou. Livro este que conta tudo sobre ontem, hoje e amanhã. Nada é escondido e diz: “O povo sofre por que lhe falta este conhecimento”. Oséias 4:6

DOAÇÃO DE SANGUE: GERANDO VIDA ATRAVÉS DA VIDAMuitas pessoas podem pensar que doar sangue é simplesmente um favor ou caridade que se presta ao próximo, sem re�etir que é um ato que vai muito além disso. Desta maneira, pode-mos nos perguntar:

POR QUE DOAR SANGUE?1.Porque o sangue é insubstituível e não é produzido arti�cialmente.2.Porque nós somos a única fonte de matéria--prima para uma transfusão de sangue.3.Porque é um procedimento simples e NÃO dói!4.Porque é um ato que representa o comparti-lhamento de esperanças, quando é capaz de SALVAR VIDAS!5.Porque é uma ação de respeito ao próximo, um compromisso pela vida e um ato de cidada-nia.6.Porque não é apenas um ato de solidariedade, mas um ato de responsabilidade.

PARA SER DOADOR É PRECISO:• Estar em boas condições de saúde• Ter entre 16 e 67 anos (menores de idade com

autorização e presença do responsável legal)• Pesar no mínimo 50 Kg• Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação)• Apresentar documento o�cial com foto (Carteira de Identidade, Carteira do Conselho Pro�ssional, Carteira de Trabalho, Passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação)

ONDE DOAR ?Infelizmente, por enquanto não temos um local �xo para a doação de sangue em Campo Largo, mas em Curitiba os principais locais são:HEMOBANCO: R. Cap. Souza Franco, 290 Telefo-ne: (41) 3023-5545 HEMEPAR: Trav. João Prosdócimo, 145 • (41) 3281-4000

Você sabia, que uma única bolsa de sangue pode salvar a vida de até 3 pessoas?

DOE SANGUE, SALVE VIDAS!Vanessa Bacelar de Souza | Coordenadora de Projetos de Educação Permanente em Saúde - SMS Campo [email protected] | (41) 3291-5178

TENTE EM VÃO RESISTIR!

Gustavo Antonio Volpato, Hipnoterapeuta e Hipnólogo,Practitioner em Programação Neurolinguística. É graduado em Filosofia e Especialista em Planejamento e Gerenciamento Estratégico.

Não são poucas as pessoas que já passaram pela situação do divórcio. Ou até mesmo do �m de um relacionamento como o namoro. Algo comum em muitos casos é o fato de uma das partes sair bem machucada. As lembranças da outra pessoa machucam a tal ponto de não se ter mais ânimo para continuar a experimentar tudo aquilo que a vida ainda reserva. Muitas pessoas já me falaram: “Eu perdoo, mas não esqueço”. Acredito que falem isto devido ao fato de não saberem realmente o que é o perdão. No contexto da hipnoterapia o perdão funciona da seguinte maneira: imagine que uma pessoa emprestou 10 reais de você. Depois de um tempo você cobra a pessoa. E nada. Mais um tempo se passa e você já �ca incomodado com a pes-soa que não quer te pagar aqueles 10 reais. E esta situação começa a te fazer mal. Até que chega um ponto em que você diz o seguinte: “quer saber de uma coisa, �que com esses 10 reais. Chega de eu �car esquentando a cabeça com isso”. Através da hipnose você pode se libertar da dor de um �m de relacionamento. Você pode se livrar daquela arma-dura que, em muitos casos, faz com que você não permita que outras pessoas se aproximem. En�m, quem fala que perdoar é difícil, não conhece a hipnose. Com a ajuda e ferramentas certas você desco-brirá que perdoar é mais fácil e prazeroso do que possa imaginar. Se você está sofrendo devido ao término de um relacionamento, permita-se experimentar essa maravilhosa ajuda que certamente irá, já, proporcionar um upgrade em sua vida.Até lá. Grande abraço.

13 ANOS

Sociedade Alternativa • Boletim Cultural ANO 12 • Nº 133 • JUNHO/2016

4

[email protected]@hotmail.com

RECEBA NOSSO JORNAL

Uma Conquista da Comunidade!

BOARON

TEL.: 3649 1680MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

PanificadoraMARICLER

Fone: 3649 1316

“AMBIENTE LIMPO NÃO É O QUE MAIS SE LIMPA E SIM O QUE MENOS SE SUJA”. CHICO XAVIERUma alternativa para sociedade.

EXPEDIENTE

LANCHONETE DA FAMÍLIA

Frango Assadoaos Domingos!

Fone: 3649 3692

A partir de agora você também pode ler o SOCIEDADE ALTERNATIVAna internet. Para isto basta acessar o link:

https://issuu.com/exceuni/docs/sociedadealternativa-jun-16

Quem inventou o leite em pó

O primeiro a produzir leite em pó para ser vendido foi um químico russo chamado M. Dirchoff. Isso aconteceu em 1832. O leite nada mais é do que uma pequena quantidade de proteínas, gorduras e vitaminas misturadas a muita água. As substâncias nutritivas existentes em um litro de leite cabem numa colher de sobremesa. E são esses nutrientes que ficam concentrados no leite em pó. Para fabricar o leite em pó, as indústrias fervem o líquido. A água evapora e o leite fica grosso. Essa pasta é lançada em jatos de spray, num tanque fechado cheio de ar quente. O calor do ar faz com que o restinho de umidade acabe de evaporar. Ficam, então, só as substâncias nutritivas, na forma de pequenos grãos. Quando você dissolve o leite em pó na água você está simplesmente devolvendo a umida-de que a indústria tirou.

Fonte: http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/quem-inventou-o-leite-em-po.phtml#.V3MmYtIrIdU

Diretoria|Presidente: Marlice Salete Strehl de Oliveira; Vice presidente: João Carlos Borges Secretário: José Carlos de Oliveira; Vice secretário: Alceu José Facco | Tesoureiro: Antônio Amorim CostaVice Tesoureiro: Cristiane Doracil Borges SoaresConselho Fiscal: Aldonei José Borgo da Silva, Antonio Baura, Marlete Aparecida Strehl Viana, Eliane Leal, José Carlos Mau, Marilene LucasGestão 2016 a 2017 Tiragem: 1.000 exemplares

Boletim Cultural da Biblioteca Comunitária Sociedade Alternativa Rua dos Pinheiros, S/Nº Jardim Guarani, Campo Largo – PR, CEP 83608-430 Fone: 3016-2008 | 8867-2226 | 8808-9778 |9886--3135 E-mails: [email protected] [email protected]

Arte e Diagramação: Priscilla Souza Camargo Conselho Editorial e Revisão: Aldonei José Borgo da Silva, Marilene Lucas, João Carlos Borges, Neuza do Rocio Carloto Borges e José Carlos; Jornalista Responsável: Fernando Cesar de Oliveira R. P.: 05651/PR Impressão: Press Alternativa

As matérias assinadas não re�etem necessaria-mente opinião do informativo.