7
SUGESTÃO, SEDUÇÃO, SEDAÇÃO SUGESTÃO, SEDUÇÃO, SEDAÇÃO

SUGESTÃO, SEDUÇÃO, SEDAÇÃO

Embed Size (px)

DESCRIPTION

persona humana

Citation preview

Page 1: SUGESTÃO, SEDUÇÃO, SEDAÇÃO

SUGESTÃO, SEDUÇÃO, SUGESTÃO, SEDUÇÃO, SEDAÇÃOSEDAÇÃO

Page 2: SUGESTÃO, SEDUÇÃO, SEDAÇÃO

SUGESTÃOSUGESTÃOTermo que designa um meio Termo que designa um meio psicológico de convencer um psicológico de convencer um indivíduo de que suas crenças, indivíduo de que suas crenças, suas opiniões ou suas sensações suas opiniões ou suas sensações são falsas, e de que, são falsas, e de que, inversamente, as que lhe são inversamente, as que lhe são propostas são verdadeiras.propostas são verdadeiras.Portanto, não é acordo, Portanto, não é acordo, concordância, mas supõe disputa concordância, mas supõe disputa na qual vence o sugestionador na qual vence o sugestionador (sedutor).(sedutor).Freud a comparou à pintura, que Freud a comparou à pintura, que procede “per via di porre”, procede “per via di porre”, enquanto o método analítico foi enquanto o método analítico foi comparado à escultura: ‘per via di comparado à escultura: ‘per via di levare’.levare’.

Page 3: SUGESTÃO, SEDUÇÃO, SEDAÇÃO

seduçãosedução

Do latim Do latim seductioneseductione. Dentre . Dentre outros significados: Atração, outros significados: Atração,

encanto, fascínio.encanto, fascínio.

Page 4: SUGESTÃO, SEDUÇÃO, SEDAÇÃO

SEDAÇÃOSEDAÇÃO

Ato ou efeito de sedarAto ou efeito de sedarSedarSedar::Do latim Do latim sedaresedare: acalmar, serenar (aquele ou aquilo que : acalmar, serenar (aquele ou aquilo que estava estimulado)estava estimulado)Daí Daí sedativo, que seda ou acalma, calmantesedativo, que seda ou acalma, calmante

Page 5: SUGESTÃO, SEDUÇÃO, SEDAÇÃO

SedutorSedutor

• Aquele que seduz, atrai, encanta.• Seduzir:• Atrair, encantar,fascinar,deslumbrar.• Inclinar artificiosamente para o mal ou

para o erro; desencaminhar.• Desonrar, recorrendo a promessas e

encantos.

Page 6: SUGESTÃO, SEDUÇÃO, SEDAÇÃO

Franz Anton Mesmer Franz Anton Mesmer (1734-1815)(1734-1815)

Mesmerismo: doutrina do magnetismo animal Mesmerismo: doutrina do magnetismo animal (chamado também de magnetismo animal de (chamado também de magnetismo animal de cura) e das práticas de tratamento cura) e das práticas de tratamento correspondentes.correspondentes.

Pessoas especialmente dotadas Pessoas especialmente dotadas (“magnetopata”) devem transmitir para o (“magnetopata”) devem transmitir para o paciente (“tratamento magnético”) , por paciente (“tratamento magnético”) , por contato ou imposição de mãos, o seu contato ou imposição de mãos, o seu “magnetismo’ (energia magnética, força “magnetismo’ (energia magnética, força nervosa), ou então colocá-lo em “sono nervosa), ou então colocá-lo em “sono magnético” para assim poder curá-lo.magnético” para assim poder curá-lo.

Page 7: SUGESTÃO, SEDUÇÃO, SEDAÇÃO

Jean Martin Charcot Jean Martin Charcot (1825-1893)(1825-1893)

Partilhou a prática da “hipnose” (do grego Partilhou a prática da “hipnose” (do grego hipnoshipnos=sono. O termo daqui derivado provém =sono. O termo daqui derivado provém provavelmente de James Braid – 1843).provavelmente de James Braid – 1843).

Atuou no Hospital da Salpêtrière.Atuou no Hospital da Salpêtrière. Elaborou o conhecimento sistemático da Elaborou o conhecimento sistemático da

esclerose lateral amiotrófica, ocupou a esclerose lateral amiotrófica, ocupou a primeira cátedra de neurologia do mundo, em primeira cátedra de neurologia do mundo, em Paris.Paris.

Entendeu a histeria como neuroseEntendeu a histeria como neurose André Brouillet (1857-1920) perpetuou André Brouillet (1857-1920) perpetuou

artisticamente sua função na pintura “Uma artisticamente sua função na pintura “Uma lição clínica na Salpêtrière”.lição clínica na Salpêtrière”.