21
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Educação, Filosofia e Teologia PLANO DE ENSINO PEDAGOGIA 2º ETAPA Unidade Universitária: Centro de Educação, Filosofia e Teologia Curso / Núcleo Temático: Teologia /Núcleo de Ética e Cidadania (NEC) Disciplina: Ética e Cidadania II Código da Disciplina: Professor (es): DRT: Etapa: 2ª. Carga horária: 2h/aulas semanais Semestre Letivo: 2º/2014 Ementa: Estudo da influência da teologia calvinista, na formação do pensamento político e jurídico moderno. Análise crítica das ideias políticas que moldaram as sociedades contemporâneas e serviram de base às conquistas históricas dos Direitos de Cidadania. Introdução a uma teoria do Estado. Discussão sobre os direitos fundamentais assegurados na Constituição brasileira. Análise da história e da cultura afrodescendente e indígenas, das questões democráticas, e das ameaças aos direitos humanos fundamentais na atualidade. Objetivos: Fatos e Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes, Normas e Valores Conhecer o processo histórico de conquista dos direitos de cidadania e de formação das instituições democráticas modernas. Conhecer o desenvolvimento da história e cultura afrodescendente. Reconhecer a influência do pensamento reformado no processo de construção das democracias políticas modernas. Compreender os desafios políticos do nosso tempo, á luz dos conteúdos apreendidos. Observar os fatos sociais e políticos, consciente da complexidade que envolve a ação política. Utilizar os valores cívicos apreendidos como norteadores de uma conduta cidadã consciente e responsável. Utilizar os conteúdos apreendidos no exercício de uma cidadania ativa, transformadora da realidade social. Preocupar-se com a sustentação dos direitos de cidadania e liberdades historicamente conquistados. Ser consciente da importância da conduta ética no exercício da cidadania. Interessar-se pelas questões democráticas e pela participação cidadã no governo da sua cidade e na elaboração das suas leis. Conteúdo Programático: 1. Ética e Cidadania, Moral e Direito, Poder e Política: conceitos e articulações. 2. O Ser humano como ser social e político. 3. A invenção da política e da cidadania pelos gregos e romanos: o nascimento da democracia política e dos direitos políticos do cidadão. 5. A democracia dos antigos e a democracia dos modernos. 6. A tradição liberal nos teóricos contratualistas: em defesa dos direitos civis. 7. A teologia calvinista e sua influencia na política. 8. A teologia calvinista e sua influencia no pensamento jurídico moderno. 9. Liberalismo e Democracia: aporias e conciliação. 10. Os Direitos humanos hoje: ameaças e oportunidades Metodologia: O conteúdo programático será assim desenvolvido: Aulas expositivas e dialogadas: serão ministradas de forma a possibilitar a organização e síntese dos conhecimentos apresentados. Leituras recomendadas: serão indicadas com a finalidade de proporcionar ao graduando

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE … da influência da teologia calvinista, na formação do pensamento político e jurídico moderno. ... problematizando o cotidiano ... LIBÂNEO,

Embed Size (px)

Citation preview

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Educação, Filosofia e Teologia

PLANO DE ENSINO PEDAGOGIA – 2º ETAPA

Unidade Universitária: Centro de Educação, Filosofia e Teologia

Curso / Núcleo Temático: Teologia /Núcleo de Ética e Cidadania (NEC)

Disciplina: Ética e Cidadania II

Código da Disciplina:

Professor (es): DRT:

Etapa: 2ª.

Carga horária: 2h/aulas semanais

Semestre Letivo: 2º/2014

Ementa: Estudo da influência da teologia calvinista, na formação do pensamento político e jurídico moderno. Análise crítica das ideias políticas que moldaram as sociedades contemporâneas e serviram de base às conquistas históricas dos Direitos de Cidadania. Introdução a uma teoria do Estado. Discussão sobre os direitos fundamentais assegurados na Constituição brasileira. Análise da história e da cultura afrodescendente e indígenas, das questões democráticas, e das ameaças aos direitos humanos fundamentais na atualidade.

Objetivos:

Fatos e Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes, Normas e Valores

Conhecer o processo histórico de conquista dos direitos de cidadania e de formação das instituições democráticas modernas.

Conhecer o desenvolvimento da história e cultura afrodescendente.

Reconhecer a influência do pensamento reformado no processo de construção das democracias políticas modernas.

Compreender os desafios políticos do nosso tempo, á luz dos conteúdos apreendidos.

Observar os fatos sociais e políticos, consciente da complexidade que envolve a ação política.

Utilizar os valores cívicos apreendidos como norteadores de uma conduta cidadã consciente e responsável.

Utilizar os conteúdos apreendidos no exercício de uma cidadania ativa, transformadora da realidade social.

Preocupar-se com a sustentação dos direitos de cidadania e liberdades historicamente conquistados.

Ser consciente da importância da conduta ética no exercício da cidadania.

Interessar-se pelas questões democráticas e pela participação cidadã no governo da sua cidade e na elaboração das suas leis.

Conteúdo Programático: 1. Ética e Cidadania, Moral e Direito, Poder e Política: conceitos e articulações. 2. O Ser humano como ser social e político. 3. A invenção da política e da cidadania pelos gregos e romanos: o nascimento da democracia política e dos direitos políticos do cidadão. 5. A democracia dos antigos e a democracia dos modernos. 6. A tradição liberal nos teóricos contratualistas: em defesa dos direitos civis. 7. A teologia calvinista e sua influencia na política. 8. A teologia calvinista e sua influencia no pensamento jurídico moderno. 9. Liberalismo e Democracia: aporias e conciliação. 10. Os Direitos humanos hoje: ameaças e oportunidades

Metodologia: O conteúdo programático será assim desenvolvido:

Aulas expositivas e dialogadas: serão ministradas de forma a possibilitar a organização e síntese dos conhecimentos apresentados.

Leituras recomendadas: serão indicadas com a finalidade de proporcionar ao graduando

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Educação, Filosofia e Teologia

oportunidades para (a) consulta de uma bibliografia específica relacionada com a disciplina e (b) desenvolvimento das suas capacidades de análise, síntese e crítica.

Tarefas orientadas: realizadas individualmente ou em pequenos grupos, devem estimular a participação ativa do graduando no processo de aprendizagem, proporcionando momentos para (a) apresentar e discutir assuntos relacionados à disciplina e (b) desenvolver sua capacidade critica e argumentativa.

Reflexão sobre a prática da intervenção: momento no qual os graduandos participam de atividades com ênfase nos procedimentos de observação (de forma direta ou indireta) e reflexão sobre a prática da intervenção, problematizando o cotidiano profissional.

Recursos audiovisuais: para viabilizar o aprendizado serão utilizados textos e artigos acadêmicos, vídeo, power point, análise de cenários.

Critério de Avaliação: O processo de avaliação deverá incluir no mínimo dois instrumentos de avaliação intermediária, conforme o Regulamento acadêmico. MI (média das avaliações intermediárias) PAFe (avaliação final escrita) MF (média final) Primeira possibilidade:

MI 7,5 (sete e meio) e frequência 75% aluno aprovado na disciplina. MF = MI Segunda possibilidade:

2,0 MI < 7,5 e frequência 75% obrigatoriedade da realização da PAF. MF = (MI + PAF) / 2

MF 6,0 (seis) e frequência 75% aluno aprovado na disciplina.

Bibliografia Básica: 1. BOBBIO, N. Liberalismo e Democracia; tradução Marco Aurélio Nogueira. São Paulo: Brasiliense, 2005. ISBN: 85-11-14066-2. 2. STRAUSS, L. & CROPSEY, J. (orgs.). História da Filosofia Política; tradução Heloisa Gonçalves Barbosa; revisão técnica: Manoel Barros da Motta. Rio de Janeiro: Forense, 2013. ISBN 978-85-218-0478-9. 3. VILLEY, MICHEL. A Formação do pensamento jurídico moderno; tradução Claudia Berliner; 2ª. Ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2009. ISBN: 978-85-7827-169-5.

Bibliografia Complementar: 1. ARISTÓTELES. A Política. São Paulo: Martins Fontes, 2006. ISBN: 8333623232 2. BIÉLER, André. A força oculta dos protestantes: oportunidade ou ameaça para a sociedade? São Paulo: Ed. Cultura Cristã. 1999. 3. BOBBIO, N. A Era dos direitos. São Paulo: Campus, 2004. 4. CHAUÍ, M. Introdução á História da Filosofia: dos pré-socráticos a Aristóteles. 2ª. ed. revista e ampliada. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. ISBN 85-359-0170-I. 5. MINOGUE, Kenneth. Política: uma brevíssima introdução; tradução Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Zahar,1998. ISBN: 85-7110-459-X. 6. LUCIANO, Gersem dos Santos (org.). O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de Hoje. Brasília: SECAD, 2006. Fontes eletrônicas complementares: 1. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em HTTP://www.planalto.gov.br/ccivil. 2. Carta de Princípios. Chancelaria da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Disponível em: HTTP://www.mackenzie.br/cartas_principios.html. Outras leituras bibliográficas poderão ser indicadas pelo (a) Professor (a) ao longo do curso.

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Educação, Filosofia e Teologia

PLANEJAMENTO DAS AULAS

Conteúdo/Estratégia

DATA TÓPICO FONTE BIBLIOGRÁFICA

1ª SEMANA Apresentação geral da disciplina: ementa, datas e critério das avaliações.

Contrato didático pedagógico.

2ª SEMANA Ética e Cidadania, Moral e Direito, Poder e Política: conceitos e articulações.

(VÁSQUEZ, A. S. Ética. Civilização, 2005. e/ou a construir).

3ª SEMANA Poder despótico e poder político. In: “Por que os déspotas não fazem parte da política?”

MINOGUE, K. 1998, p.p.9-18.

4ª SEMANA O Ser humano como ser social e político: o homem, animal cívico e as virtudes do cidadão.

ARISTÓTELES. A Política. Martins Fontes, 2006. (p.p 4-6 e 48-51)

5ª SEMANA A invenção da democracia: o nascimento da democracia e dos direitos políticos do cidadão.

CHAUí, M. Introdução à História da Filosofia. 2002, p.p.131-169

6ª SEMANA A democracia dos antigos e a democracia dos modernos.

BOBBIO, N. Liberalismo e Democracia. 2005, p.p, 31-42

7ª SEMANA A liberdade dos antigos e a liberdade dos modernos. Os direitos do homem.

BOBBIO, N. Liberalismo e Democracia. 2005, p.p, 7-16.

8ª SEMANA Avaliação Intermediária. (A1)

9ª SEMANA Análise e comentários sobre a Avaliação Intermediária.

10ª SEMANA A tradição liberal nos teóricos contratualistas: Hobbes, Locke e Rousseau. Em defesa dos direitos do homem.

STRAUSS & CROPSEY, 2013. p.p.355-376, 427-458, 500-518.

11ª SEMANA A teologia calvinista e sua influencia no pensamento político moderno.

STRAUSS & CROPSEY, 2013. p.p.285-318.

12ª SEMANA A teologia calvinista e sua influencia no pensamento jurídico moderno: a ética social e a doutrina calvinista do direito.

VILLEY, M. 2009, p.p.333-364

13ª SEMANA Os protestantes: “oportunidade ou ameaça para a sociedade?”

BIÉLER, A.1999. p.p.27-40.

14ª SEMANA Os protestantes: “oportunidade ou ameaça para a sociedade?”

BIÉLER, A.1999. p.p.27-40.

15ª SEMANA Liberalismo e Democracia: aporias e conciliação. BOBBIO, N. 2005, p.p, 42-92,

16ª SEMANA Os Direitos humanos hoje: ameaças e oportunidades

BOBBIO, N. 2004. p.p. 221-232.

17ª SEMANA Avaliação

18ª SEMANA Avaliação

19ª SEMANA PAFs

20ª SEMANA PAFs

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Educação, Filosofia e Teologia

Unidade Universitária: Centro de Educação, Filosofia e Teologia

Curso: Pedagogia e Licenciaturas

Núcleo Temático: Formação Docente

Disciplina: Docência na Contemporaneidade

Código da Disciplina: ENEC00179

Professor(es): José Cássio Másculo (Pedagogia) Ana Paula Ferreira da Silva (Pedagogia e Matemática) Célia Regina Batista Serrão Luiz Fernando Pinto Bahia

DRT: 112466-7 113882-4

Etapa: 2ª

Carga horária: 36h= 2h15 h

( x ) Teórica ( x ) Prática

Semestre Letivo: 2º 2014

Ementa: Estudo da escola e da docência num contexto de contradições decorrentes da contemporaneidade econômica, social e cultural. Discussão sobre o que se oferece como educação escolar as crianças, adolescentes e jovens e análise dos desafios da Educação na atualidade. Mobilização de reflexões sobre que papéis podem desempenhar os docentes e problematização d os conhecimentos necessários ao exercício da docência. A disciplina contempla a inserção na realidade escolar por meio de estágio curricular supervisionado na Educação Infantil ou nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Objetivos:

Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes e Valores

- Debater sobre o papel social da escola e do professor; - Analisar as relações entre sociedade, educação e escola; - Refletir sobre as questões que interferem no trabalho do professor e do aluno; - Problematizar a prática docente, tendo como referência discussões teóricas sobre os saberes docentes e observações realizadas durante o estágio. - Perceber a importância das atividades interdisciplinares.

- Pesquisar a prática docente a partir da coleta de dados em estágio supervisionado; - Participar de estudo do meio e desenvolver trabalhos em grupo a partir desta atividade de pesquisa;

- Desenvolver o pensamento crítico reflexivo como meio de buscar respostas aos limites encontrados no cotidiano escolar, produzindo novos conhecimentos e novas propostas pedagógicas.

Conteúdo Programático: I – COTIDIANO ESCOLAR - A escola e o pesquisador: olhar etnográfico; - A escola, estágio e pesquisa; II – SOCIEDADE E ESCOLA - A escola em tempos de neoliberalismo; - Desigualdades econômicas e sociais e a escola contemporânea; - Docência e identidade profissional; III – COTIDIANO ESCOLAR E PRÁTICA DOCENTE - Fins políticos da educação; - Cotidiano da escola e o trabalho docente; - Educar para a autonomia;

Metodologia: - aulas dialogadas; - discussão sobre textos relacionados ao conteúdo programático; - discussão sobre filmes pertinentes; - seminários; - elaboração e participação em estudo do meio;

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Educação, Filosofia e Teologia

- estágio.

Critério de Avaliação: A avaliação será composta por: - provas individuais; - estágio (com observação, apresentações e relatórios); - trabalho em grupo (atividade complementar).

Instrumentos

Pontos/Peso

Individual e/ou grupo

Relatório de Estágio

0 a 10 pontos (peso 4)

Individual

Avaliação Intermediária

0 a 10 pontos (peso 6)

Individual

PAFE 50%

0 a 10 pontos (peso 5)

Individual

Serão avaliados os seguintes itens: - entendimento dos textos lidos; - reflexão sobre os temas propostos; - clareza na apresentação; - citações de acordo com as normas acadêmicas.

Bibliografia Básica: ANDRÉ, M. O cotidiano escolar, um campo de estudo. In: PLACCO, Vera; ALMEIDA, Laurinda (Orgs). O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola. São Paulo: Loyola, 2008. CHARLOT, B. Enquanto houver professores... Os universais da situação de ensino. In: CHARLOT, B. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2007. PARO, Vitor Henrique. Educação como exercício do poder: crítica ao senso comum em educação. São Paulo: Cortez, 2008. TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: Elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequência sem relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação. Nº 13, p. 5-24. Jan/Fev/Mar/Abr 2000. Disponível emhttp://educa.fcc.org.br/pdf/rbedu/n13/n13a02.pdf TARTUCE, Gisela L.; NUNES, Marina M. R.; ALMEIDA, Patrícia C. A. Alunos do ensino médio e atratividade da carreira docente no Brasil. Cadernos de Pesquisa, v.40, n.140, p. 445-477, maio/ago, 2010. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/cp/v40n140/a0840140.pdf

Bibliografia Complementar: IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2001. LIBÂNEO, J. C. As relações “dentro-fora” na escola ou as interfaces entre práticas socioculturais e ensino. In: LIBÂNEO, J. C.; ALVES, N. (orgs.). Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012. MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; KRAMER, Sonia. Contemporaneidade, Educação e Tecnologia. Educação & Sociedade. Campinas, vol. 28, n. 100, p. 1037-1057, out., 2007. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br PENIN, Sonia. Profissão docente e contemporaneidade. In: ARANTES, Valéria (org.). Profissão docente. São Paulo: Summus, 2009. PINTO, Ivany. A Pós-Modernidade: uma escuta sobre a nova cultura da aprendizagem na escola. Cadernos de Educação. Pelotas [38]: 315 – 333, janeiro/abril, 2011. Disponível em http://www.ufpel.edu.br/fae/caduc/downloads/n38/12.pdf SANTOMÉ, J. T. A Educação em tempos de neoliberalismo. Porto Alegre: Artmed, 2003. VILLELA, E. C. As interferências da contemporaneidade no trabalho docente. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 88, n. 219, p. 229-241, maio/ago. 2007. Disponível em http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/viewFile/493/504

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Educação, Filosofia e Teologia

PLANEJAMENTO DAS AULAS Semana Teoria Metodologia

1ª SEMANA Trote Solidário (calouros) Trote Solidário (calouros)

2ª SEMANA Apresentação da disciplina e do professor Aula expositiva

3ª SEMANA A escola e o pesquisador: olhar etnográfico

Aula expositiva e discussão sobre o texto: “Questões do cotidiano na escola de 1ºgrau”

4ª SEMANA

A escola, estágio e pesquisa Aula expositiva e discussão sobre o texto: “Quando o sociólogo quer saber o que é ser professor”

5ª SEMANA A escola, estágio e pesquisa (continuação

Aula expositiva e discussão sobre o texto: “Quando o sociólogo quer saber o que é ser professor”

6ª SEMANA Desigualdades econômicas e sociais e a escola contemporânea

Aula expositiva e discussão sobre o texto: “Consumindo o outro: branquidade, educação e batatas fritas baratas”

7ª SEMANA Desigualdades econômicas e sociais e a escola contemporânea (continuação)

Discussão a partir de cenas do filme: Pro dia nascer feliz

8ª SEMANA Estágio Discussão das vivências do estágio e orientação para a elaboração do relatório

9ª SEMANA Docência e identidade profissional Aula expositiva e discussão sobre o texto: “Ensinar: ofício estável, identidade profissional vacilante” in: GAUTHIER, C. Et. Al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente.

10ª SEMANA Docência e identidade profissional Aula expositiva e discussão sobre o texto: FREIRE, P. Pedagogia da autonomia.

11ª SEMANA Fins políticos da educação Aula expositiva e discussão sobre o texto: FREIRE, P. Pedagogia da autonomia.

12ª SEMANA Fins políticos da educação (continuação) Aula expositiva e discussão sobre o texto: FREIRE, P. Pedagogia da autonomia

13ª SEMANA Educar para a autonomia Aula expositiva a partir do texto: Pedagogia da autonomia

14ª SEMANA

Cotidiano da escola e o trabalho docente Alunos apresentam e discutem os dados coletados no estágio até o momento (continuação)

15ª SEMANA Avaliação intermediária Avaliação intermediária

16ª SEMANA

Estágio Entrega da segunda versão do relatório de estágio e comentários do professor

17ª SEMANA Encerramento da disciplina

18ª SEMANA Fechamento dos materiais de estágio

19ª SEMANA Provas Finais

20ª SEMANA Provas Finais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Educação, Filosofia e Teologia

Disciplina: Docência na Contemporaneidade Carga Horária Estágio: 40 horas* / 60 horas ETAPA: 2º semestre Professor: José Cássio Másculo / Ana Paula Ferreira da Silva / Célia Regina Batista Serrão APRESENTAÇÃO Este plano de atividades de estágio é parte integrante da disciplina Docência na Contemporaneidade e visa atender ao Projeto da Prática de Ensino e Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia e Licenciaturas. Nessa etapa do curso, espera-se que o aluno compreenda o significado da docência, o funcionamento da instituição de ensino e as relações que se estabelecem no cotidiano escolar frente à realidade social e econômica dos dias atuais. Para tanto, o aluno realizará 40 horas no curso de Pedagogia e 60 horas de estágio, nos cursos de Licenciatura, em escola de Ensino Fundamental ou Médio, observando aulas, intervalos, reuniões, sala dos professores, espaço físico e outras atividades detalhadas no roteiro de relatório. Esse relatório será confeccionado ao longo do semestre, sob a supervisão dos professores, tendo como referência a bibliografia da disciplina, as observações e análise dos dados obtidos no estágio. OBJETIVOS - Compreender a realidade e o cotidiano escolar de um estabelecimento de ensino da educação básica; - Observar as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola e analisar como estas se relacionam com a formação acadêmica dos docentes e com o cotidiano escolar; - Confrontar dados de realidade observado no estágio com dados presentes nos textos teóricos da disciplina Docência na Contemporaneidade; - Analisar as observações obtidas no estágio a partir das leituras e discussões realizadas nas aulas; METODOLOGIA - Observação de aulas e do cotidiano escolar de estabelecimento de ensino básico cadastrado para a realização do estágio; - Coleta de dados na escola em que for realizado o estágio, tais como entrevista com professores, funcionários e alunos, leitura do plano escolar e dos planos de curso; - Discussão sobre situações de ensino-aprendizagem observadas no estágio, tendo como referência a bibliografia relacionada ao conteúdo programático da disciplina; - Orientações e acompanhamento periódico da realização do estágio; - Elaboração de relatório. DISTRIBUIÇÃO DO TEMPO E ESPAÇO DO ESTÁGIO Realização de 40 h/a ou 60h/a de estágio em escola cadastrada junto à UPM, distribuídas em atividades de observação ou participação de: - Aulas ministradas pelo professor da escola designado a acompanhar o estágio; - Atividades programadas pela escola/professor, tais como visitas, jogos, gincanas, palestras, etc.; - Situações do cotidiano escolar: aulas, intervalo, reunião de professores, reunião de pais, conselhos de série e conselho de escola; CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - Frequência às aulas de supervisão e ao estágio; - Participação nas discussões e debates na sala de aula; - Relatos parciais sobre o andamento do estágio; - Relatório elaborado a partir das observações realizadas na escola em que se realizou o estágio e da bibliografia discutida em sala de aula; - Aprovação na disciplina Docência na Contemporaneidade à qual está vinculado o estágio supervisionado.

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Educação, Filosofia e Teologia

Unidade Universitária Centro de Educação, Filosofia e Teologia

Curso Pedagogia

Núcleo Temático Fundamentos da Educação

Disciplina História da Educação Brasileira

Código da Disciplina ENEX01276

Carga horária 48h = 3 h

(X) Teóricas ( ) Práticas

Etapa 2ª

Ementa Estudo da constituição da Educação Brasileira, do significado de educar em locais e momentos históricos diferentes e a compreensão da organização de instituições escolares e de cotidianos pedagógicos como produtores de uma cultura que lhes é peculiar.

Objetivos:

Fatos e Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes, Normas e Valores

-Analisar a educação como resultado de múltiplas determinações, estabelecendo as devidas conexões entre diferentes momentos do processo histórico, o pensamento educacional e a produção social da escola; -Construir um panorama histórico do processo educacional brasileiro, desmistificando a ideia de processo linear positivo para compor uma análise crítica em relação às lutas populares e a relação de perdas e conquistas sociais; -Conhecer o processo histórico de constituição da escola contemporânea.

Conhecer, discutir e comparar as diferentes propostas de políticas públicas de educação no Brasil ao longo do século XX.

Conscientizar-se de seu papel social como futuro profissional da educação, compreendendo o processo histórico como resultado da ação concreta dos indivíduos e dos grupos sociais de cada época.

Conteúdo Programático:

Escola e conhecimento no século XX

A política educacional no Brasil

O processo de profissionalização docente e feminização do magistério

Modernidade no Brasil: o processo de modernização à brasileira

A reforma da instrução pública brasileira na década de 1920

Viagens pedagógicas e o manifesto dos pioneiros

A educação brasileira na década de 1930 e a constituição de um sistema nacional de ensino.

O debate escola particular/escola pública.

Expansão da escolarização no Brasil: dilemas e perspectivas.

Metodologia: Leitura e atividades de compreensão dos textos obrigatórios trabalhados na disciplina; Análise e discussão em grupo (seminários); Relatórios analíticos sobre determinados momentos da História da Educação Brasileira; Discussão e análise de vídeos.

Critério de Avaliação: A avaliação será composta de: - Provas Individuais e - Trabalho em Grupo; A) Prova Intermediária Individual: 0-10 (peso 6) B) Trabalho: 0-10 (peso 4) PAF) Avaliação Final: 0-10 (se necessário) Tanto nas provas individuais, como no trabalho em grupo, serão avaliados os seguintes itens: - entendimento dos textos lidos; - reflexão sobre os temas propostos; - clareza na apresentação; - citações de acordo com as normas acadêmicas.

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Educação, Filosofia e Teologia

Bibliografia Básica DEL PRIORE, Mary (org.) História das Mulheres no Brasil. 9ª ed. São Paulo: Contexto, 2007. _____. (org.). História das Crianças no Brasil. 6ª ed. São Paulo: Contexto, 2007. SOUZA, Rosa Fátima de. Pilares da República. In.: SOUZA, Rosa Fátima de. Templos de Civilização: a implantação da Escola Primária Graduada no Estado de São Paulo (1890–1910).São Paulo: UNESP, 1998.

Bibliografia Complementar CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Editora UNESP 1999. MARCÍLIO, Maria Luiza. História da Escola em São Paulo e no Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/ Instituto Fernand Braudel, 2005. SAVIANI, Demerval et al.. O Legado Educacional do Século XIX. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. _______. O Legado Educacional do Século XX. Campinas, SP: Autores Associados, 2004. VIDAL, Diana G. O exercício disciplinado do olhar: livros, leituras e práticas de formação docente no Instituto de Educação do Distrito Federal (1932-1937). Bragança Paulista: Ed. Universidade S. Francisco, 2001.

PLANEJAMENTO DAS AULAS 1ª SEMANA Apresentação / Planejamento/ Bibliografia/ Metodologia - Apresentação

- Discussão sobre a partir de um documento de época: “Queixas das professoras”

2ª SEMANA Orientação sobre os seminários e escolha dos textos.

- Aula dialogada e discussão da entrevista da Professora Mary Del Priore

3ª SEMANA Início do século XX: contextualização - Aula dialogada e discussão a partir do filme: Nós que aqui estamos por vós esperamos

4ª SEMANA

O processo de profissionalização docente e feminização do magistério

Discussão a partir do texto: “Mulheres na sala de aula”

5ª SEMANA Modernidade no Brasil: o processo de modernização à brasileira

Discussão a partir do livro: Templos da civilização

6ª SEMANA Modernidade no Brasil: o processo de modernização à brasileira

Discussão a partir do livro: Templos da civilização

7ª SEMANA Reforma da instrução pública na década de 1920 - Aula expositiva - Discussão de texto

8ª SEMANA Viagens pedagógicas - Aula expositiva - Discussão dos textos: viagens pedagógicas

9ª SEMANA Manifesto dos pioneiros - Estudo e discussão do Manifesto dos Pioneiros

10ª SEMANA Análise de documento e comparação com o momento atual da educação brasileira

- Atividade em grupo

11ª SEMANA A educação brasileira na década de 1930 e a constituição de um sistema nacional de ensino

- Debate e painel integrado

12ª SEMANA O debate escola particular/escola pública - Análise e discussão sobre o filme: pro dia nascer feliz

13ª SEMANA Expansão da escolarização no Brasil: dilemas e perspectivas

- Debate e painel integrado

14ª SEMANA Apresentação dos trabalhos

15ª SEMANA Apresentação dos trabalhos

16ª SEMANA Apresentação dos trabalhos

17ª SEMANA Fechamento do semestre

18ª SEMANA Semana de provas

19ª SEMANA Semana de provas

20ª SEMANA Semana de provas e vista

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Educação, Filosofia e Teologia

Unidade Universitária: Centro de Educação, Filosofia e Teologia

Curso: Pedagogia

Núcleo Temático: Fundamentos da Educação

Disciplina: Fundamentos da Educação

Código da Disciplina: ENEC00180

Professor: Ani Martins da Silva;

DRT: 109523-0

Etapa: 2ª Q

Carga horária: 3h/aulas semanais

(X) Teórica ( ) Prática

Semestre Letivo: 2º/2014

Ementa Estudo do complexo e multideterminado fenômeno educativo em sua relação com a sociedade, com ênfase nos processos escolares. Análise das matrizes do pensamento moderno que contribuem para a reflexão sobre a prática educacional, a partir da identificação de tendências pedagógicas que conformam o debate sobre o papel da escola na atualidade. Análise da função social da escola brasileira na formação dos ideais de democracia, cidadania e educação inclusiva.

Objetivos

Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes e Valores

- Conhecer o processo sócio-histórico-filosófico de constituição da escola contemporânea e suas implicações no nosso atual modelo escolar. - Identificar os processos sociais, políticos, econômicos e culturais que influenciam as políticas educacionais e as práticas pedagógicas.

- Construir um panorama histórico-filosófico do processo educacional brasileiro, desmistificando a idéia de processo linear positivo para compor uma análise crítica em relação às lutas populares e a relação de perdas e conquistas sociais.

- Compreender os processos educacionais como resultantes de relações sociais e políticas econômicas de modo a não reproduzir simplesmente as ideologias sociais.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO – As raízes históricas da Educação Brasileira. – A constituição do modelo escolar. – Da Escola Primária e Secundário ao Ensino Fundamental e Médio. – O afastamento da elite e das classes médias da escola pública. – Os processos de desigualdade e de exclusão escolar.

METODOLOGIA Aulas dialogadas e expositivas, com apoio da bibliografia básica indicada, com atividades individuais e em grupo, como seguem: problematizar os conteúdos/temas; levar em conta as contribuições dos alunos; provocar, desafiar, vincular e sensibilizar o aluno em relação ao objeto do conhecimento, por meio de ações como: estudo de texto, vídeos, pesquisa, estudo individual, debates, grupos de trabalhos, exercícios, nos quais se explicitam as relações que permitem identificar, pela análise, como o objeto de conhecimento se constitui; sintetizar, organizar e sistematizar os conteúdos.

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO O desempenho dos alunos frente aos objetivos estabelecidos será avaliado no decorrer do semestre por meio de atividades que exijam produção pessoal, englobando resumo, análise e síntese dos conteúdos trabalhados; revisões escritas, análise de Estudos de Caso e provas. Também serão considerados: a pontualidade às aulas, a assiduidade, a pontualidade na entrega das tarefas e o interesse em contribuir com a construção das aulas.

Instrumentos Pontos/Peso Individual e/ou grupo

Avaliação Intermediária 50% média final= 7.5/aprovado

Prova intermediária 0 a 10 pontos (peso 3)

Individual

Atividades 0 a 10 pontos (peso 2)

Individual e/ou grupo

Avaliação substitutiva da menor nota obtida acima: média final = 7,5/aprovado (24 a 29/11; 3 e 4/12

PAFE 50% (média final=6.0/aprovado) de 5 a 13/12

0 a 10 pontos (peso 5)

Individual

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Educação, Filosofia e Teologia

PLANEJAMENTO DAS AULAS

SEMANA

CRONOGRAMA DAS AULAS

1ª SEMANA Recepção Solidária / Apresentação do Plano de Ensino. Introdução do programa.

2ª SEMANA Contextualização da Educação no Brasil

3ª SEMANA Estudo do material “A creança problema”

4ª SEMANA Estudo do material “A creança problema”

5ª SEMANA Escola Nova e o Manifesto dos Pioneiros VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=zAV1T1H1WCw

6ª SEMANA Escola Nova e o Manifesto dos Pioneiros

7ª SEMANA Os processos de expansão do ensino

8ª SEMANA Os processos de expansão do ensino

9ª SEMANA A organização do Ensino Secundário e a passagem para o I Grau

10ª SEMANA O afastamento das elites e das classes médias da escola pública

11ª SEMANA O afastamento das elites e das classes médias da escola pública

12ª SEMANA A criança favelada

13ª SEMANA A lei 5692/1971 e o ensino médio

14ª SEMANA Os processos de desigualdade e de exclusão escolar

15ª SEMANA Os processos de desigualdade e de exclusão escolar

16ª SEMANA Última avaliação intermediária (17/11 Devolutiva da avaliação e orientação para a prova substitutiva

17ª SEMANA Provas substitutivas (24 a 29/11 e 03 e 04/12)

18ª e 19ª SEMANA

PAFE (05 a 13/12

18/12 20/12

(Fechamento final das notas) (término das atividades acadêmicas)

BIBLIOGRAFIA BÁSICA CORTELLA, Mário Sérgio. A Escola e o Conhecimento. Fundamentos epistemológicos e políticos. 9ª ed. São Paulo: Cortez, 2005. GADOTTI, Moacir. História das Idéias Pedagógicas. 8ª ed. São Paulo: Ática, 2005. PERRENOUD, Philippe. Escola e cidadania: o papel da escola na formação para a democracia. Porto Alegre: Artmed, 2005.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ALVES, Rubem. A escola que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir. 8ª ed. São Paulo: Papirus, 2005. BRASIL, MEC. Educação Inclusiva: referenciais para construção dos sistemas educacionais inclusivos. Brasília: MEC, 2004. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 44. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006. HARPER, Babette et al. Cuidado, escola!: Desigualdade, domesticação e algumas saídas. São Paulo: Brasiliense, 2006. SNYDERS, Georges. Alunos felizes: Reflexão sobre a alegria na escola a partir de textos literários. 4ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Educação, Filosofia e Teologia

Unidade Universitária: Centro de Educação, Filosofia e Teologia

Curso: Pedagogia

Núcleo Temático: Formação Docente

Disciplina: Neurociência e Aprendizagem

Código da Disciplina: ENEX01349

Professor(es): Sheila Carla de Souza

DRT: 110989-0

Etapa: 2ª

Carga horária: 03 h/a

( x ) Teórica ( ) Prática

Semestre Letivo: 2º semestre de 2014

Ementa: Estudo de contribuições da neurociência sobre como os seres humanos aprendem e das possíveis implicações para a prática educacional/pedagógica. Abordagem dos aspectos neurológicos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem e da importância das funções cognitivas nos atos de ensinar e aprender. Apresentação e diferenciação de quadros de Transtornos de Aprendizagem, com reflexões de natureza metodológicas implicadas nas especificidades dos quadros estudados.

Objetivos

Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes e Valores

Apresentar as estruturas cerebrais e o modo funcionamento anátomo-funcional do cérebro humano. Compreender e relacionar os processos executivos envolvidos na aprendizagem humana. Possibilitar o estabelecimento de relações entre o desenvolvimento cognitivo, psicológico e social envolvidos nos processos de aprendizagem da educação básica.

Planejar ações de aprendizagem com embasamento teórico nos processos executivos de aprendizagem humana. Diferenciar os aspectos dos desenvolvimentos biológicos, psicológicos e as contribuições histórico-sociais com vistas a desenvolver práticas educativas atuais pautadas nas premissas da neuropsicologia.

Sensibilizar-se para as múltiplas facetas da aprendizagem do adolescente e adulto Ponderar as contribuições da Neurociência para o desenvolvimento e aprendizagem humana.

Conteúdo Programático: UNIDADE I – O FUNCIONAMENTO DO CÉREBRO 1.1 Anatomia (córtex cerebrais) 1.2 Funcionalidade (neurônios, potencial de ação e sinapses químicas e elétricas) UNIDADE II – AS FUNÇÕES EXECUTIVAS 2.1 As Funções Executivas Sensação Percepção Atenção Memória UNIDADE III – AS DIFICULDADES, OS PROBLEMAS E OS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM – NUMA PERSPECTIVA MULTIFATORIAL 3.1 Definições: as dificuldades; os problemas e os transtornos de aprendizagem 3.2 Transtorno do Déficit de Atenção (TDA) 3.3 Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) 3.4 Dislexia 3.5 Estratégias de adaptação curricular nos transtornos de aprendizagem

Metodologia: - Aulas expositivas dialogadas

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Educação, Filosofia e Teologia

- Leituras de Textos - Apresentações de vídeos - Utilização de reportagens atuais sobre a temática - Utilização de recursos áudio-visuais para apresentações das temáticas - Proposições de cases para articulação teórico-prática em grupo e individual sobre os casos de transtornos de aprendizagem e estratégias de adaptação curricular. - Exibição de filmes que se correlacionem com as temáticas abordadas em aula.

Critério de Avaliação: Realização de duas avaliações intermediárias: a) 1

a Avaliação Teórica, escrita, individual, sem consulta com valor de 0 (zero) a 10 (dez) / peso 2;

b) 2ª Avaliação Teórica, escrita, em grupo, sem consulta com valor de 0 (zero) a 10 (dez) / peso 3; Avaliação Intermediária (AI) = (1

a Atividade x Peso 2) + (2

a Atividade x Peso 3)

5 Obs.: Prova Substitutiva em apenas uma das duas avaliações intermediárias c) PAFE, teórica, escrita, individual, sem consulta com valor de 0 (zero) a 10 (dez) / peso 5 para os alunos que não obtiveram nota de aproveitamento igual ou superior a 7,5 (sete e meio) Media Final (MF) = (AI x 5) + (PAF x 5) 10 Nota final sem PAF = ≥ 7,5 Nota final com PAF = ≥ 6,0

Bibliografia Básica: GAZZANIGA, M S, IVRY, R B , MANGUN, G. R. Neurociência Cognitiva: a biologia da mente. Trad. Angélica Rosat Consiglio...[et. al.] – 2. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. LENT, R. Cem bilhões de neurônios: conceitos fundamentais de neurociência. São Paulo: Editora Atheneu, 2005. RELVAS, M.P. Neurociência e Educação, Walk Disk livros ed. e Publicações Ltda, Rio de Janeiro, 1a ed., 2009.

Bibliografia Complementar: FLOR, Damaris & CARVALHO, Terezinha Augusta Pereira de. Neurociência para educador: coletânea de subsídios para alfabetização neurocientífica. São Paulo: Baraúna, 2011. IVRY, Richard B.; MANGUN, G. R. Neurociência cognitiva: a biologia da mente. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. RELVAS, Martha Pires. Fundamentos biológicos da educação: despertando inteligências e afetividade no processo de aprendizagem. 4ª ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2010. RIESGO, RUDIMARDOS SANTOS. Transtornos da Aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2007. VALLE, Luiza Elena Leite Ribeiro do. Cérebro e aprendizagem: [um jeito diferente de viver]. São Paulo: Scortecci, 1999.

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Educação, Filosofia e Teologia

PLANEJAMENTO DAS AULAS

Semana Conteúdo Estratégia

1ª SEMANA - Apresentações entre Professor e Alunos. - Apresentação da Disciplina: visão geral da teoria e suas aplicações. - Discussão do Programa e explicação sobre os critérios de avaliação.

- Comunicação livre entre Professor e Alunos. - Exposição pelo Professor sobre a Disciplina e o Programa.

2ª SEMANA UNIDADE I – O FUNCIONAMENTO DO CÉREBRO

Anatomia (córtex cerebrais)

- Aula expositiva dialogada Literatura Básica: RELVAS, M.P. Neurociência e Educação, Walk Disk livros ed. e Publicações Ltda, Rio

de Janeiro, 1a ed., 2009. Literatura Complementar: Ferreres, China, Abusamra. Cérebro, Neurociência e Educação IN

Desenvolvimento Cognitivo. Carreteiro & Castorina (orgs). São Paulo: Cortez. 2012.

3ª SEMANA UNIDADE I – O FUNCIONAMENTO DO CÉREBRO

Funcionalidade (neurônios, potencial de ação e sinapses químicas e elétricas)

- Aula expositiva dialogada Literatura Básica: RELVAS, M.P. Neurociência e Educação, Walk Disk livros ed. e Publicações Ltda, Rio de Janeiro, 1a ed., 2009. Literatura Complementar: Ferreres, China, Abusamra. Cérebro, Neurociência e Educação IN

Desenvolvimento Cognitivo. Carreteiro & Castorina (orgs). São Paulo: Cortez. 2012.

4ª SEMANA

UNIDADE I – O FUNCIONAMENTO DO CÉREBRO

Funcionalidade (neurônios, potencial de ação e sinapses químicas e elétricas)

- Aula expositiva dialogada - apresentação de slides - apresentação de vídeos Literatura Básica: RELVAS, M.P. Neurociência e Educação, Walk Disk livros ed. e Publicações Ltda, Rio de Janeiro, 1a ed., 2009. Literatura Complementar: Ferreres, China, Abusamra. Cérebro, Neurociência e Educação IN

Desenvolvimento Cognitivo. Carreteiro & Castorina (orgs). São Paulo: Cortez. 2012.

5ª SEMANA UNIDADE I – O FUNCIONAMENTO DO CÉREBRO

Funcionalidade (neurônios, potencial de ação e sinapses químicas e elétricas)

- Aula expositiva dialogada - apresentação de slides - apresentação de vídeos Literatura Básica: RELVAS, M.P. Neurociência e Educação, Walk Disk livros ed. e Publicações Ltda, Rio de Janeiro, 1a ed., 2009. Literatura Complementar: Ferreres, China, Abusamra. Cérebro, Neurociência e Educação IN

Desenvolvimento Cognitivo. Carreteiro & Castorina (orgs). São Paulo: Cortez. 2012.

6ª SEMANA UNIDADE II – AS FUNÇÕES EXECUTIVAS

Sensação; Percepção; Atenção e Memória

- Aula expositiva dialogada - apresentação de slides Literatura Básica: GAZZANIGA, M S, IVRY, R B , MANGUN, G. R. Neurociência Cognitiva: a biologia da mente. Trad. Angélica Rosat Consiglio...[et. al.] – 2. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

7ª SEMANA UNIDADE II – AS FUNÇÕES EXECUTIVAS

Sensação; Percepção; Atenção e Memória

- Aula expositiva dialogada - apresentação de slides Literatura Básica: GAZZANIGA, M S, IVRY, R B , MANGUN, G. R. Neurociência Cognitiva: a biologia da mente. Trad. Angélica Rosat Consiglio...[et. al.] – 2. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Educação, Filosofia e Teologia

8ª SEMANA UNIDADE II – AS FUNÇÕES EXECUTIVAS

Sensação; Percepção; Atenção e Memória

- Aula expositiva dialogada - apresentação de slides Literatura Básica: GAZZANIGA, M S, IVRY, R B , MANGUN, G. R. Neurociência Cognitiva: a biologia da mente. Trad. Angélica Rosat Consiglio...[et. al.] – 2. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

9ª SEMANA 1ª AVALIAÇÃO INTERMEDIÁRIA

Teórica, escrita, individual, sem consulta com valor de 0 (zero) a 10 (dez) / peso 2;

1ª AVALIAÇÃO INTERMEDIÁRIA

Teórica, escrita, individual, sem consulta com valor de 0 (zero) a 10 (dez) / peso 2;

10ª SEMANA UNIDADE III – AS DIFICULDADES, OS PROBLEMAS E OS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM – NUMA PERSPECTIVA MULTIFATORIAL - Definições: as dificuldades; os problemas e

os transtornos de aprendizagem

- Aula expositiva dialogada Literatura Básica: RELVAS, M.P. Neurociência e Educação, Walk Disk livros ed. e Publicações Ltda, Rio

de Janeiro, 1a ed., 2009. Literatura Complementar: RIESGO, RUDIMARDOS SANTOS. Transtornos da Aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed,

2007.

11ª SEMANA UNIDADE III – AS DIFICULDADES, OS PROBLEMAS E OS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM – NUMA PERSPECTIVA MULTIFATORIAL

- Transtorno do Déficit de Atenção (TDA) - Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

- Aula expositiva dialogada Literatura Básica: RELVAS, M.P. Neurociência e Educação, Walk Disk livros ed. e Publicações Ltda, Rio de Janeiro, 1a ed., 2009. Literatura Complementar: RIESGO, RUDIMARDOS SANTOS. Transtornos da Aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2007.

12ª SEMANA UNIDADE III – AS DIFICULDADES, OS PROBLEMAS E OS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM – NUMA PERSPECTIVA MULTIFATORIAL

- Dislexia

- Aula expositiva dialogada Literatura Básica: RELVAS, M.P. Neurociência e Educação, Walk Disk livros ed. e Publicações Ltda, Rio de Janeiro, 1a ed., 2009. Literatura Complementar: RIESGO, RUDIMARDOS SANTOS. Transtornos da Aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2007.

13ª SEMANA UNIDADE III – AS DIFICULDADES, OS PROBLEMAS E OS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM – NUMA PERSPECTIVA MULTIFATORIAL

Estratégias de adaptação curricular nos transtornos de aprendizagem

- Aula expositiva dialogada Literatura Básica: RELVAS, M.P. Neurociência e Educação, Walk Disk livros ed. e Publicações Ltda, Rio

de Janeiro, 1a ed., 2009. Literatura Complementar: RIESGO, RUDIMARDOS SANTOS. Transtornos da Aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2007.

14ª SEMANA

2ª AVALIAÇÃO INTERMEDIÁRIA

Teórica, escrita, em grupo, sem consulta com valor de 0 (zero) a 10 (dez) / peso 3;

2ª AVALIAÇÃO INTERMEDIÁRIA

Teórica, escrita, em grupo, sem consulta com valor de 0 (zero) a 10 (dez) / peso 3;

15ª SEMANA Fechamento das Avaliações Fechamento das Avaliações

16ª SEMANA Avaliação Sub Avaliação Sub

17ª SEMANA Revisão de Conteúdo para a PAFE Revisão de Conteúdo para a PAFE

18ª SEMANA Provas finais Provas finais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Educação, Filosofia e Teologia

Unidade Universitária: Centro de Educação, Filosofia e Teologia

Curso: Pedagogia

Núcleo Temático: Gestão Educacional

Disciplina: Políticas da Educação Infantil

Código da Disciplina: ENEX01522

Professor(es): Célia Regina Batista Serrão

DRT: 1120483

Etapa: 2ª

Carga horária: 72h= 4h30

(X) Teórica (X) Prática

Semestre Letivo: 2º/2014

Ementa: Abordagem dos fundamentos históricos, políticos, sociais, econômicos e pedagógicos das políticas públicas brasileiras de Educação Infantil e a interface com as políticas internacionais na área. Estudo da legislação vigente e documentos nacionais orientadores de políticas públicas educacionais.

Objetivos:

Conceitos Procedimentos e Habilidades

Atitudes, Normas e Valores

Conhecer, compreender e analisar criticamente o conceito de infância e as diferentes concepções de educação das crianças pequenas que compõem o quadro da Educação Infantil brasileira;

Compreender a infância como um fenômeno sócio cultural, e, portanto, passível de modificações quanto à sua definição, bem como o reconhecimento das distintas abordagens sobre a educação e cuidado das crianças pequenas.

Conhecer e analisar as Políticas Públicas de Educação Infantil das distintas esferas de poder.

Compreender a relação entre as Políticas Públicas brasileiras e as Políticas Públicas Internacionais de educação das crianças pequenas

Refletir sobre a situação atual de ser criança e viver a infância;

Refletir sobre a situação atual da infância e das políticas públicas de educação destinadas às crianças pequenas, subsidiado pelo referencial teórico abordado na disciplina Políticas da Educação Infantil

Perceber a infância como um fenômeno social, histórico e cultural, dotado de particularidades e resultado do contexto sócio, político e econômico;

Ser consciente, conhecedor e comprometer-se com a construção de políticas de educação infantil que respeite os direitos das crianças pequenas;

Ser consciente de que a fundamentação teórica que subsidia a compreensão da infância como construção social, histórica e cultural é também pertinente, necessária e desejável ao exercício profissional do pedagogo nas Escolas de Ensino Fundamental, bem como em instituições não escolares.

Conteúdo Programático:

Concepções de infância, de criança, de educação infantil;

Infância e Direitos

Aparato legal

Situação atual da Educação Infantil no Brasil: dados estatísticos, tensões e desafios do campo

Políticas públicas de Educação Infantil nas três esferas do poder público

Política pública de Educação Infantil no Brasil e sua interface com as políticas internacionais de educação da criança pequena

Metodologia: Aulas expositivas dialogadas, com uso de documentários e análise de situações-problema; Dinâmicas grupais Leitura e discussão da bibliografia básica Relatos de experiências de profissionais e visitas técnicas a instituições de educação infantil que possibilitem refletir e articular as relações entre teoria e prática

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Educação, Filosofia e Teologia

Critério de Avaliação: Participação nas atividades; Leitura e compreensão das ideias centrais da bibliografia básica e dos documentários apresentados, Preparação e apresentação de sínteses; Seminários e Prova Intermediária, Auto Avaliação e Prova de Avaliação Final Escrita (PAFE) Fórmula: MI A(3)+B(2) 5 A – Prova Intermediária e Auto Avaliação (peso 3) B – Atividades diversas (peso 2) MI(5)+PAFE (5) /10

Bibliografia Básica: FARIA, Ana Lúcia Goulart de ; AQUINO, Ligia Maria Leão. Educação Infantil e PNE: questões e tensões para o século XXI. Campinas/SP: Autores Associados, 2012 HADDAD, Lenira. Políticas integradas de educação e cuidado infantil: desafios, armadilhas e possibilidades. Cadernos de Pesquisa, 2006, Vol.36, p.519-546. MOSS, Peter. Introduzindo a política na creche: a educação infantil como prática democrática. Psicologia USP, 2009, Vol.20, p.417-436. QVORTRUP, Jens. Infância e Política. . Cadernos de Pesquisa, v.40, p.777-792, set/dez. 2010. OBS => segue anexo referencias do aparato legal e dos documentos orientadores publicados pelo MEC disponíveis em versão digitalizada.

Bibliografia Complementar: CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO A EDUCAÇÃO. Consulta sobre Qualidade da Educação Infantil: o que pensam e querem os sujeitos deste direito. São Paulo: Cortez, 2006. CAMPOS, Rosânia ; CAMPOS, Roselane Fátima. A educação das famílias pobres como estratégia política para o atendimento das crianças de 0 - 3 anos: uma análise do Programa Família Brasileira Fortalecida. Pro-Posições, 2009, Vol.20, p.207-224 CARREIRA, Denise; PINTO, José Marcelino Rezende. Custo Aluno-qualidade inicial: rumo à educação pública de qualidade no Brasil. São Paulo: Global / Campanha Nacional pelo Direito à Educação, 2007. CRUZ, Priscila; MONTEIRO, Luciano. Anuário Brasileiro da Educação Básica – 2014. São Paulo: Todos pela Educação ; Editora Moderna, 2014. Disponível em . http://www.todospelaeducacao.org.br/biblioteca/1493/anuario-brasileiro-da-educacao-basica-2014 - acesso em 02 Ago 2014 FARIA, Ana Lúcia Goulart de Políticas de regulação, pesquisa e pedagogia na educação infantil, primeira etapa da educação básica. Educação & Sociedade, 2005, Vol.26, p.1013-1038. HEYWOOD,Colin. Uma História da Infância. Porto Alegre: Artmed. 2004 ROSEMBERG, Fúlvia. Educação Infantil pós-Fundeb: avanços e tensões. In: SOUZA, G. Educar na Infância: perspectivas histórico-sociais. São Paulo: Contexto, 2010, p. 171-186. KAPPEL , Dolores Bombardelli. Índice de Desenvolvimento Infantil no Brasil: uma análise regional. Revista Brasileira de Educação v. 12 n. 35 maio/ago. 2007. Disponível em : http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n35/a04v1235.pdf Acesso em 02 Ago 2014 ROSEMBERG, Fúlvia; MARIANO, C. L. S.. A Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança: Debates e Tensões. Cadernos de Pesquisa, v. 4, n.141, p. 693-728, Dez. 2010. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/cp/v36n129/a0236129.pdf> . Acesso em 27 Ago 2014.

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Educação, Filosofia e Teologia

PLANEJAMENTO DAS AULAS 1ª SEMANA

Apresentação do plano de ensino e dos textos - Dinâmica para evocar memória da infância / Infância... Infâncias? Levantamento dos conhecimentos prévios

Plano de ensino Texto: Literatura Infantil (Guilherme Augusto)

2ª SEMANA

Concepção de infância e de criança

Documentário : A invenção da Infância (texto atividade; Infância no sótão)

3ª SEMANA

Concepção de infância e de criança

Documentário: Criança: a alma do negócio (texto atividade: Sarmento e Pinto As crianças e a infância: definindo conceitos)

4ª SEMANA

Concepção de infância e de criança

Documentário: Crianças Invisíveis (texto atividade - Anuário – dados estatísticos – situação atual da infância)

5ª SEMANA

Concepção de infância e de criança

(texto atividade - Anuário – dados estatísticos – situação atual da infância e educação Infantil)

6ª SEMANA

Infância e Política Texto: QVORTRUP, Jens. Infância e Política. . Cadernos de Pesquisa, v.40, p.777-792, set/dez. 2010.

7ª SEMANA

Infância e Educação Infantil: aspectos legais Introdução Texto: Legislação brasileira

8ª SEMANA Infância e Educação Infantil: aspectos legais Texto:Legislação brasileira

9ª SEMANA Infância e Educação Infantil: aspectos legais Texto:Legislação brasileira

10ª SEMANA

Políticas de Educação Infantil; tensões e desafios Textos: ROSEMBERG, Fúlvia. Educação Infantil pós-Fundeb: avanços e tensões

11ª SEMANA

Políticas de Educação Infantil; tensões e desafios CAMPOS, Roselane F.; CAMPOS, Rosânea. Políticas para a Educação Infantil e os desafios do novo Plano Nacional de Educação. In: FARIA, Ana Lúcia Goulart de ; AQUINO, Ligia Maria Leão. Educação Infantil e PNE: questões e tensões para o século XXI.

12ª SEMANA

Políticas Nacionais – Pro-Infantil / Pró-Infância / Brasil Carinhoso Políticas internacionais – IDI

Portal MEC UNICEF

13ª SEMANA

Política Estadual (Programa Creche escola e Diretrizes Curriculares Complementares para a Formação de Educadores – Conselho Estadual )

Portal Secretaria de Estado da Educação Conselho Estadual da Educação – Deliberação CEE nº111/2012

14ª SEMANA

Políticas Municipais – São Paulo e Municípios da Região Metropolitana

Portal da SME/SP e demais municípios

15ª SEMANA

A caminho da EI como prática democrática Texto: MOSS, Peter. Introduzindo a política na creche: a educação infantil como prática democrática.

16ª SEMANA Síntese do curso

17ª SEMANA PROVA SUBSTITUTIVA

18ª SEMANA

Finalização do curso – Avaliação / Auto-Avaliação

19ª SEMANA PAFE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Educação, Filosofia e Teologia

ANEXO A REFERENCIAS – APARATO LEGAL BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988. BRASIL. Constituição (1988). Emenda Constitucional nº 59, de 11 de Novembro de 2009. . Diário Oficial da União, Brasília, DF, 12 nov. 2009. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Emendas/Emc/emc59.htm>. Acesso em: 17 fev. 2010. ______. Lei nº 12.796, de 04 de abril de 2013. Altera a Lei n

o 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que

estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2 abr. 2013. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12796.htm>. Acesso em: 18 maio 2013. ______. Lei nº 13005/14, de 25 de junho de 2014 , Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014, Edição Extra. Disponível em <http://www.anped.org.br/news/pne-e-sancionado-pela-presidenta-dilma>. Acesso em: 30 jun. 2014 _______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 20 maio 2014. ______. Parecer CNE/CEB 020/2009; Resolução CNE/CBE nº 05/2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação, Câmara da Educação Básica, 2009. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de educação Básica. Política Nacional de Educação Infantil: pelo direito das crianças de 0 a 6 anos à educação. Brasília: MEC/SEB, 2006a. _______. Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil. v.1; v 2. Brasília: MEC/SEB, 2006b ________. Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2006c. _______. Indicadores da Qualidade na Educação Infantil.. Brasília: MEC/SEB, 2009a . _______. Política de Educação Infantil no Brasil: Relatório de Avaliação. Brasília: MEC / SEB, Unesco, 2009b. _______. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil / Secretaria da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2010. _______. Educação Infantil: Subsídios para a construção de uma sistemática de avaliação. Documento produzido pelo Grupo de Trabalho instituído pela Portaria nº 1.147/2011, do Ministério da Educação. Brasília: MEC / SEB, out/ 2012.

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Educação, Filosofia e Teologia

Unidade Universitária Centro de Educação, Filosofia e Teologia

Curso Pedagogia

Núcleo Temático Fundamentos da Educação

Disciplina Leituras Sociológicas em Educação

Código da Disciplina 221.2263.1

Professor João Clemente de Souza Neto

Etapa 2

Carga horária 48h = 3 h

( X ) Teóricas ( ) Práticas

Semestre letivo 2º. semestre/2014

Ementa Análise macrossociológica e dos processos microssociais da Educação, por meio da leitura dos clássicos da Sociologia da Educação de meados do século XX até o presente, incluindo pensadores brasileiros. Abordagem de aspectos sociológicos da infância e da adolescência, juventude, família, escola, gênero, geração e etnia, classes sociais e desigualdade social.

Objetivos Estudar as contribuições da Sociologia na compreensão dos fenômenos Educação, Escola e convivência humana. Analisar os processos de socialização e de convivência humana nos contextos de diversidade cultural, classes sociais, geração e gênero.

Fatos e Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes, Normas e Valores

Examinar as contribuições da Sociologia para a compreensão do processo educativo, por meio da leitura e estudo dos teóricos. Analisar, no processo educativo, a escola e a diversidade cultural. Refletir sobre a linguagem e as representações sociais e suas repercussões no processo de socialização e de convivência humana.

Discutiras questões de gênero, geração e etnia, classes sociais, função da escola, preconceitos e discriminação, na educação. Desenvolver habilidades de interação e gestão de pessoas. Aprender a interpretar e a analisar as instituições e as relações sociais.

Propiciar as habilidades de interação e gestão de pessoas. Propiciar reflexões de compromisso com a profissão e a ética. Compreender e respeitar as normas sociais. Ter sensibilidade e solidariedade, saber compreender o outro e o Planeta.

Metodologia Aulas expositivas. Estudo de caso sobre instituições educacionais. Seminários e pesquisas. Leitura, interpretação e análise de textos.

Critérios de Avaliação Assiduidade; participação nas atividades; leitura e compreensão das ideias centrais da bibliografia básica e dos vídeos apresentados; preparação e apresentação do seminário (qualidade das pesquisas e estudos realizados, coerência e articulação dos conceitos, planejamento do tempo, materiais utilizados etc.); trabalho em equipe; prova intermediária; prova final e autoavaliação. Fórmula: AI(5)+ PAF(5) = 10 A – Prova intermediária (peso 5): 1. Seminário temático (análise de textos, discussão em grupo, resumos, apresentação do tema e uma atividade escrita), parte em grupo e parte individual (0 a 10, peso 4). 2. Prova escrita (0 a 10, peso 6). PAF – Prova oficial (peso 5)

Conteúdo Programático 1. Função da escola na sociedade contemporânea. 2. Conceitos e abordagens dos clássicos da sociologia da educação. 3. Escola e diversidade cultural. 4. Educação e questão de gênero. 5. Educação e mudanças. 6. Educação, família e escola. 7. Sociologia geracional. 8. Educação social.

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Educação, Filosofia e Teologia

Bibliografia básica BOURDIEU, P. e PASSERON, J. Claude. A reprodução. Rio de Janeiro. Francisco Alves 1975. FORACCHI, Marialice. Educação e sociedade. São Paulo: C. E. Nacional, 1979. TURA, Rangel (org.). Sociologia para educadores. Vols. I e II. Rio de Janeiro: Quartet, 2001.

Bibliografia complementar BAUMAN, Zigmunt. A sociedade individualizada. Rio de Janeiro: Zahar, 2008. BERGER, Peter e LUCKMANN, Thomas. Modernidade, pluralismo e crise de sentido: A orientação do homem moderno. Petrópolis, Vozes, 2004. CHAUÍ, Marilena. Conformismo e resistência. São Paulo: Brasiliense, 1987. DUBAR, Claude. A socialização. São Paulo: Martins Fontes, 2005. FOUCAULT, M. de. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979. GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Vol. II. Os intelectuais. O princípio educativo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999-2002. REVISTA Educação & Sociedade. Ensaios sobre Pierre Bourdieu. Campinas: Cedes, n

o. 78, ano XXIII, abril de 2002.

Disponível on line: www.scielo.br SINGLY, François. Sociologia da família contemporânea. Rio de Janeiro: FGV, 2007.

PLANEJAMENTO DAS AULAS

SEMANA CONTEÚDO ESTRATÉGIA MATERIAL

1ª SEMANA

Apresentação do programa e critérios de avaliação

Aula expositiva Plano de Ensino

2ª SEMANA Sociologia da Educação Aula expositiva e debate

Bibliografia

3ª SEMANA Análise das motivações das práticas de violência das crianças e adolescentes

Aula expositiva e análise de texto

Pesquisa livre em sites sobre o tema

4ª SEMANA

Função social da escola

Debate com os alunos e alunas

Pesquisa livre na Internet sobre o tema

5ª SEMANA

Teoria e conceitos: disciplina e socialização em Durkheim e Berger

Aula expositiva e debate com os alunos e alunas

Bibliografia

6ª SEMANA

Teoria e conceitos: técnica social, ascensão social e planejamento em Mannheim e Mills

Aula expositiva e debate com os alunos e alunas

Bibliografia

7ª SEMANA

Teorias e conceitos: hábitos, reprodução e configuração, em Bourdieu e Elias

Aula expositiva e debate com os alunos e alunas

Bibliografia

8ª SEMANA

Seminário de aprofundamento com foco na convivência humana

Debate com os alunos e alunas

Pesquisa

9ª SEMANA

Teoria e conceitos: emancipação, intelectual orgânico e educação, em Gramsci e Adorno

Aula expositiva Bibliografia

10ª SEMANA

Teoria e conceitos: sujeito, disciplina e modernidade, em Foucault e Bauman

Aula expositiva Bibliografia

11ª SEMANA

Escola pública e educação emancipatória

Aula expositiva e debate

Bibliografia e pesquisa

12ª SEMANA Avaliação intermediária Prova Sem consulta

13ª SEMANA Escola e diversidade cultural Aula expositiva e debate

Bibliografia e pesquisa

14ª SEMANA

Educação e questão de gênero Aula expositiva e debate com os alunos e alunas

Bibliografia e pesquisa

15ª SEMANA Educação e mudança social Aula expositiva Bibliografia e filme

16ªSEMANA Sociologia geracional Aula expositiva e debate

Bibliografia e pesquisa

17ªSEMANA Educação e sociedade Seminário organizado pelos alunos

Bibliografia, vídeo, pesquisa e outros

18ª SEMANA

Escola e sociedade Seminário organizado pelos alunos

Bibliografia, vídeo, pesquisa e outros

19ª SEMANA Um panorama dos conteúdos da matéria

Aula expositiva Pesquisa livre na Internet sobre o tema, bibliografia

20ª SEMANA Avaliação e vista de provas Questões dissertativas ---------