2
VLANŚ História AS primeiras VLAN's geralmente eram configuradas para reduzir o tamanho do domínio de colisãoem um segmento Ethernet muito extenso para melhorar o desempenho. Quando os switch descartaram este problema (já que não têm um domínio de colisão único), as atenções se voltaram para a redução dona camada MAC. O que é? É uma rede local virtual, normalmente chamadas de VLAN, uma rede logicamente independente. O que faz? Várias VLAN'S podem existir em um computador(switch), de forma a dividir uma rede local(física) em mais de uma rede (virtual), criando um domínio de broadcast separados. Uma VLAN também torna possível colocar em um mesmo domínio de broadcast, computadores com localizações físicas distintas e ligadas a switches diferentes. Um outro propósito de uma rede virtual é cortado acesso a recursos de rede sem considear a topologia da rede, porem este método é questionável. As redes virtuais operam na camada 2 do Modelo OSI. No entanto, uma VLAN geralmente é configurada para mapear directamente uma rede. Tipologia de VLAN Foram definidos vários tipos de VLAN, de acordo com o critério de comutação e o nível em que se efectua: Uma VLAN de nível 1 (também chamada VLAN por porta, em inglês Port- Based VLAN) define uma rede virtual em função das portas de conexão no computador;

Vlan's(Flavia).pdf

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Vlan's(Flavia).pdf

VLANŚHistória

AS primeiras VLAN's geralmente eram configuradas para reduzir o tamanho do domínio de colisãoem um segmento Ethernet muito extenso para melhorar o desempenho. Quando os switch descartaram este problema (já que não têm um domínio de colisão único), as atenções se voltaram para a redução dona camada MAC.

O que é?

É uma rede local virtual, normalmente chamadas de VLAN, uma rede logicamente independente.

O que faz?

Várias VLAN'S podem existir em um computador(switch), de forma a dividir uma rede local(física) em mais de uma rede (virtual), criando um domínio de broadcast separados. Uma VLAN também torna possível colocar em um mesmo domínio de broadcast, computadores com localizações físicas distintas e ligadas a switches diferentes.

Um outro propósito de uma rede virtual é cortado acesso a recursos de rede sem considear a topologia da rede, porem este método é questionável.

As redes virtuais operam na camada 2 do Modelo OSI. No entanto, uma VLAN geralmente é configurada para mapear directamente uma rede.

Tipologia de VLANForam definidos vários tipos de VLAN, de acordo com o critério de comutação e o nível em que se efectua:

•Uma VLAN de nível 1 (também chamada VLAN por porta, em inglês Port-Based VLAN) define uma rede virtual em função das portas de conexão no computador;

Page 2: Vlan's(Flavia).pdf

•Uma VLAN de nível 2 (igualmente chamada VLAN MAC, em inglês MAC Address-Based VLAN) consiste em definir uma rede virtual em função dos endereços MAC das estações. Este tipo de VLAN é muito mais flexível que a VLAN por porta, porque a rede é independente da localização da estação;

•Uma VLAN de nível 3:distinguem-se vários tipos de VLAN de nível 3 :

• A VLAN por subrede(em inglês Network Address-Based VLAN) associa sub redes de acordo com o endereço IP fonte dos data gramas. Este tipo de solução confere uma grande flexibilidade, na medida em que a configuração dos comutadores se altera automaticamente no caso de deslocação de uma estação. Por outro lado, uma ligeira degradação de desempenhos pode fazer-se sentir, dado que as informações contidas nos pacotes devem ser analisadas mais finamente.

•O VLAN por protocolo(em inglês Protocol-Based VLAN) permite criar uma rede virtual por tipo de protocolo(por exemplo TCP/IP, IPX, AppleTalk, etc.), agrupando assim todas as máquinas que utilizam o mesmo protocolo numa mesma rede.