Transcript
Page 1: Folha de Matinhos 16/01/2.010

Monitoramento24 horas

Retrospectiva 2009

A virA virA virA virA virada do anoada do anoada do anoada do anoada do ano,,,,,do ano da virdo ano da virdo ano da virdo ano da virdo ano da viradaadaadaadaada

M a t i n h o s , 16 de janeiro de 2.010, E d i ç ã o 13 R $ 1 , 50

Remédiogarantido

Nova frota:mais eficiência

Secretaria de Obrasrecuperou o sistema viário

Secretário de Saúdevisita Matinhos

Pág 03 Págs 08 e 09 Págs 10 e 11

Pág 12

Pág 17

Surf ecidadania

Pág 22

Page 2: Folha de Matinhos 16/01/2.010

Rua Bandeirantes, 25, Centro – Matinhos – PR

- Aparelhos Ortodônticos- Implante Dentário- Clareamento com Laser- Atendimento a Crianças

C l í n i c a O d o n t o l ó g i c a

Há exatamente um ano, na vi-rada de 2008 para 2009, um grupode cidadãos liderados pelo prefeitoque iria assumir no dia 1º de janeiroorganizou uma festa como há muitotempo não se via.

Eles acreditavam que a Namo-rada do Paraná deveria se mostraratraente para justificar o título da cida-de emancipada num dia 12 de junho.

Eles apostavam na atraçãodos veranistas que haviam se afas-tado, na atração de investimentosprivados de fora e principalmentedas empresas instaladas, na atra-ção de recursos públicos.

Esta aposta continua e já co-meça a dar seus frutos.

Mas aqueles cidadãos já sa-biam que a principal e mais difícilconquista era de alguém que esta-va bem perto: o matinhense. A aná-lise deste relacionamento vamosdeixar para as próximas edições.

Nossa missão agora é fazerum relato o mais objetivo possiveldo que aconteceu entre um anonovo e outro.

Passado 12 meses, podemosver que aquela festa grandiosa do 31de outubro de 2008 hoje é bem mai-or. Tem muito mais gente, resultadode diversos fatores como os investi-mentos de longo prazo do governo

O ano da virada

estadual em saneamento e infra-es-trutura, a rápida recuperação econô-mica mundial que acabou sendo umamarola como presidente Lula anun-ciava e, principalmente, o verão cur-to. Mas não dá para ignorar queMatinhos fez a sua parte.

O veranista que está chegan-do um ano depois pode ver claramen-te que a cidade mudou para melhor.

Já as mudanças estruturais,aquelas que atingem a populaçãofixa que constrói a cidade que osveranistas vêem, merecem umaavaliação mais atenta.

Por isto produzimos esta re-trospectiva para oferecer um resu-mo e um documento para reflexãodo que foi feito, do que está em an-damento e do que talvez devêsse-mos fazer diferente.

Esta retrospectiva marca o iní-cio do Ano II da Folha de Matinhos epor isto tivemos nas edições do jornala principal fonte desta retrospectiva.Também fomos a campo para ver asnovidades da temporada e conferiralgumas realizações que havíamosanunciado que iriam acontecer.

A história vista por quem estádentro dela tem suas limitações deperspectiva. Mesmo assim,acraditamos ter apresentado um re-trato de uma cidade que virou o jogoe ainda está virando.

Fone: 3453-0099

A Clínica VIP SORRISO dese-ja a todos os clientes e aos amigosde Matinhos um 2010 repleto desaúde e excelentes realizações.

Colocamo-nos a inteira dispo-sição, com os melhores trabalhos,em todas as área da Odontologia,especialmente nas áreas deO R T O D O N T I A ,ODONTOPEDIATRIA E CIRURGIA.Dr. Leopoldo, Dr. Marcos e Dra. Amanda.

Agende sua consulta

Atendimento nas áreas de :

Dr. Édison Leopoldo -CRO - 7712Resp. Técnico - CL - M1376

Dr. Marcos Rogério Cantazini CRO - 12.514Dra Amanda K. Panpuch CRO 19.090

- Cirurgias do Siso- Tratamento de Canal- Próteses Fixas e Removíveis- Clínica Geral

A praia de Caiobá foi o cenáriopara a abertura das atividades de cul-tura e lazer da operção Viva o Verão.O prefeito Eduardo Dalmora recebeuo vice-governador Orlando Pessuti eo presidente da Paraná Esporte , Mar-co Aurélio Saldanha Rocha, na noitede segunda-feira (28).

Na abertura, Pessuti disse queas ações do Governo do Estado naOperação Viva o Verão permitemmostrar não apenas o que o Paranátem de melhor na música, arte, ar-tesanato e no esporte. “Os espor-

Operação Viva o Verão

tes se tornam muito mais presentesnesta época, devido ao clima favo-rável, principalmente no Litoral e naCosta Oeste. O Governo do Estadofaz um trabalho positivo não só nolitoral, mas com investimentos emtodo o Paraná nas áreas da educa-ção, transporte, segurança pública,saúde, meio ambiente e desenvol-vimento urbano”, disse.

Dalmora agradeceu o apoio eaproveitou a transmissão do eventopela Paraná educativa para divulgara grande festa da virada do ano.

A Prefeitura de Matinhos pre-parou a maior festa de Ano Novo dosúltimo tempos e o público soubereconhcer. Cerca de 500 mil pesso-as estiveram assistindo a queima defogos em diversos pontos.

A festa começou às 22h do dia31, misturando trios elétricos commúsica religiosa.

Houve shows pirotécnicos emsete locais, sendo cinco na AvenidaAtlântica entre Matinhos e Caiobá edois nos balneários.

A Avenida Atlântica tambémrecebeu três trios elétricos. No iní-cio da avenida, em Matinhos, teve

Uma festa inesquecível de Ano Novo

trio elétrico, queima de fogos e showcom as Irmãs da Copiosa Redençãode Ponta Grossa.

Na esquina com a rua Londri-na um palco na areia contou com oshow com o Projeto Jesus no Lito-ral. Também houve queima de fogosno local

Na esquina com a ruaJacarezinho: trio elétrico, queima defogos e show com banda.

Na esquina com a rua Alvo-rada: trio elétrico, queima de fogos,missa com Padre Emerson e showcom a Banda da Copiosa Redençãode Matinhos.

Editorial

02Matinhos, 16 de janeiro de 2.010

Page 3: Folha de Matinhos 16/01/2.010

Dep. Comercial e Coluna Social : Débora Miranda

Gráfica e Editora Primeira Mão Ltda - MECNPJ 01.514.299/0001-65

Tiragem 20.000 exemplares.

[email protected]

Fone: 9909-9510

“Matérias assinadas não representam necessariamente a opinião deste veículo de comunicação”

Diretor: Marcio Pereira de Miranda

Jornalista Reponsável : Gustavo Aquino

Colaboração e Fotos : Douglas Gerasommatinhoscaioba.blogspot.com

A Agência Estadual de Notíci-as escolheu Matinhos e o prefeitoEduardo Dalmora paraexemplificarem as transformaçõesque acontecem enquanto o litoral doParaná recebe um dos maiores flu-xos de visitantes em final de ano.

Dalmora calculou este aumen-to de pessoas entre o natal e o AnoNovo em 30%. A praia limpa, arru-mada, a coleta de lixo eficiente e osol garantem um começo de tempo-rada muito bom para a cidade”, dis-se Dalmora à agência oficial do go-verno. “Para colaborar com a segu-rança de visitantes e moradores, ins-talamos 44 câmeras de vigilância emdiversos pontos do Centro e com-pramos quatro carros novos para aGuarda Municipal, que também teveo efetivo aumentado”, contou.

O governo reconhece que aGuarda Municipal colabora com aspoliciais civil e militar, o Corpo deBombeiros e a fiscalização munici-pal e estadual durante a tempora-da. “A ordem é tolerância zero paraexcesso de volume em equipamen-tos de som de automóveis, barulho

Matinhos fez a sua parte no melhor verãoe infrações do tipo”, afirmouDalmora.

Algumas realizaçõesPara dar fluidez ao tráfego, a

prefeitura implantou binários naspraias de Caiobá e Matinhos. A Ave-nida Atlântica, entre Caiobá eMatinhos, esta fechada para o trân-sito de veículos até o dia 2 de janei-ro. “Depois desse período, a aveni-da ficara fechada todos os finais desemana, de sexta-feira a domingo,até o Carnaval”, disse o prefeito. Omunicípio também disciplinou aquantidade de vendedores ambu-lantes na orla.

A Praia Mansa de Caiobá re-cebeu nova iluminação entre o cal-çadão e a beira-mar. As luzes do tre-cho entre a Praia Brava e Monçõestambém receberam melhorias. “Noano que vem, quando for concluídoo trabalho de engorda da faixa deareia, vamos melhorar ainda mais ailuminação e o calçamento”, falouDalmora. “A recuperação da orla deMatinhos, com a engorda da faixade areia, é um compromisso do Go-verno do Paraná”, assegurou a AEN.

A divisão de responsabilida-de entre o Governo do Estado eas prefeituras do litoral durante atemporada teve um ingrediente amais no verão passado: a péssi-ma herança recebida da adminis-tração anterior.

Em janeiro de 2009, Requiãodeu mais uma demonstração da im-

Requião, parceiro de primeira horaportância do Litoral para osparanaenses e para seu governo.Entre tantas tarefas da temporada,iniciou um grande projeto de recu-peração emergencial das ruas deMatinhos.

Em 2010, o governador pôdever que o apoio que deu à adminis-tração de Matinhos valeu a pena.

Secretario de Saúde e Diretora daRegional de Saúde visitam Matinhos

Emplacamento HabiliataçãoTranferências Renovação

Placas e Lacres Reciclagem

* Matriz: Av. Paranaguá 253,Matinhos, PR F. 3453-1994

* Filial: Rod. PR 412, km 5,5, Loja 6Baln. Ipanema, Pontal do Paraná, PR

Fone: (41) 3457-1399

Taxi Litoral

8416-4463 e 8420-1633Marcos

Agradecemos a preferênciaFazemos viagens

O Secretario de Saúde do Es-tado do Paraná Gilberto Martin e a di-retora da 1ª Regional de SaúdeLenora Catharina Rodrigo visitaramna manhã de quinta-feira 7/01 as de-pendências do Hospital Nossa Senho-ra dos Navegantes e Laboratório Cen-tral de Saúde Publica de Matinhos.

Entraram em cada setor eacompanharam de perto o atendi-mento e a nova política de SaúdePublica do município. Foramcompanhado pelo Prefeito MunicipalEduardo Antonio Dalmora e a Se-cretaria Municipal de Saúde RenataCezar do Amaral.

Recebeu os relatórios referen-tes aos números de procedimentos

no Hospital Nossa Senhora dosNavegantes e Laboratório Centralde Saúde Publica de Matinhos quesó no mês de Dezembro passadoforam 15.427 (quinze mil quatrocen-tos e vinte e sete) procedimentos!

- 11.609 Consultas.- 2035 Exames.- 1783 Raios-X.Uma média diária de 375 con-

sultas, 65 exames e 57 raios-X.

Em Apenas um Único dia aFarmácia do Hospital Nossa Senho-ra dos Navegantes Forneceu maisde 700 (setecentos) medicamentosdiversos de receitas provenientes deconsultas à população e veranistas.

Ao final da visita Martin Co-mentou “Dalmora você esta no ca-minho certo! Reestruturou o Progra-ma Saúde da Família, implantou oLaboratório Municipal, restaurou oHospital, moralizou o sistema, pegouuma casa destruída e reconstruiu!Eu estive aqui há alguns anos ata-rás e hoje vejo a diferença, as mu-danças são notáveis!”.

03 Matinhos, 16 de janeiro de 2.010

Page 4: Folha de Matinhos 16/01/2.010

Para assegurar o crescimen-to sustentável e os investimentos pú-blicos que darão base ao desenvol-vimento, os municípios precisamestar em dia com suas obrigaçõesfiscais. Por isto, uma das primeirastarefas da atual administração foiregularizar as pendências herdadas.

Foi preciso renegociar dívidascom diversos órgãos federais e ain-da cuidar para não deixar que ascontas atuais se acumulem.

Com resultado deste esforço,matinhos consegiu pela primeira vezdesde abril de 2002, a CertidãoLiberatória do governo federal, do-

Em dia com as obrigações ehabilitada para receber recursos

cumento necessário para realizaçãode convênios com os poderes pú-blicos estadual e federal.

O prefeito comemorou: “Essaconquista vem coroar o trabalho daequipe que se esforçou nesses cincomêses para que se chega-se a esseresultado. Já temos emendas no va-lor de R$ 30 milhões em Brasília, con-seguidos com o auxílio de deputados,senadores e ministros, que poderiamficar bloqueadas devido a esses im-pedimentos. Essas verbas serão utili-zadas em investimentos para melho-rar a qualidade de vida do morador edo turista”, afirmou Dalmora.

Colhendo os frutosda credibilidade

Os resultados da regulariza-ção das contas e a articulação polí-tica deram resultados imediatos.

Matinhos conseguiu entrar narelação dos municípios que recebe-rão um Centro de Saúde da Mulhere da Criança, que inicialmente só

teria para Guaratuba e Morretes, en-tre os municípios do Litoral. A pre-feitura foi ágil também na destinaçãodo terreno.

O mesmo aconteceu em rela-ção à Agência do INSS e no novoCartório Eleitoral.

A prefeitura também fez a do-ação do terreno para a construçãodo novo Cartório Eleitoral da cida-de. O terreno fica na Rua Antonina,entre a Delegacia de Polícia Civil eo Fórum de Matinhos, e deverá fi-car pronto no início de 2010.

O novo Cartório Eleitoral vaimelhorar o atendimento à popula-ção, que terá um espaço mais am-

Novo Cartório Eleitoralplo e adequado, além de agilizar osprocesso e atendimentos com a am-pliação da estrutura e do pessoal.

O prefeito Dalmora faz ques-tão de salientar que o grande res-ponsável por essa conquista foi opresidente do Tribunal Regional Elei-toral, desembargador Jesus Sarrão.“Solicitamos ao desembargador e nahora fomos atendidos”, disse.

Agência do INSSA Prefeitura de Matinhos es-

colheu e aprovou a doação do ter-reno para a construção da Agênciado INSS (Instituto Nacional deSeguridade Social). A obra éreponsabilidade do governo federal.

A agência vai possibilitar que

os segurados resolvam todas asquestões com a Previdência, comopedido de aposentadorias, revisãode benefícios, auxílio-doença e ou-tros sem sair da cidade. Hoje os se-gurados de todas as cidades do Li-toral são obrigados a recorrer àagência de Paranaguá.

A valorização dos imóveis emMatinhos em 2009 chamou atençãoda mídia paranaense. Esta era umaconquista prevista para acontecer emquatro anos e que veio mais rápidodo que os mais otimistas previam.

Transformada em pólo univer-sitário graças a UFPR Litoral, o mu-nicípio cumpre seu papel de provi-denciar a infra-estrutura necessáriaás expansão. O reaquecimento domercado imobiliário acontece namesma proporção em que a cidadevê ampliar o número de vagasofericidas pela universidade e aomesmo tempo em que a rede deesgoto continua a crescer, as ruasestão mais limpas, o trânsito é or-ganizado e as empresas acreditamque podem continuar investindo.

Novas imobiliárias estão seinstalando na cidade, a existentestrabalham como nunca e o setor daconstrução civil está em pleno de-senvolvimento. As consequências

Economia aquecida,desenvolvimento sustentável

imediatas são a geração de empre-go e renda para mais matinhenses.

Outros ramos de atividadecomo o comércio e o setor dealimetação pronta também vêemperspectivas de crescimento asse-gurado.

A médio e longo prazo isto re-presentará melhoras na arrecadaçãoe mais recursos para investimento.

Mas a curto prazo, o cresci-mento resulta em aumento da de-manda dos serviços públicos, o queé o grande desafio da administra-ção para 2010.

O prefeito Dalmora tem de-monstrado que aceita o desafio. “Oque queremos é que nossa cidadecresça. O trabalho de reconstruçãoé árduo, mas já estamos colhendoos frutos”, destacou no balanço quefez dos primeiros meses de admi-nistração, de acordo com matériapublicada na Folha de Matinhos emsetembro.

04Matinhos, 16 de janeiro de 2.010

Page 5: Folha de Matinhos 16/01/2.010

Mais iluminada e mais seguraMatinhos recebeu nova ilumi-

nação em vários pontos da cidade,com destaque para a Praia Mansa,que recebeu 28 postes com 8 refle-tores.

Fora da temporada, a praiahavia se tornado um local deserto eponto de consumo de drogas. No

verão, a escuridão impedia a perma-nência das pessoas à noite. Hoje jáé possível até mesmo praticar es-portes na areia à noite.

Foram instalados postes comtrês refletores de alta potência cada.Com um design inovador, eles ilu-minam a rua, o calçadão e a praia.

Em diversos pontos do Cen-tro, bairros e balneários as lâmpa-das comuns foram substituídas porlâmpadas metálicas, mais fortes eeficientes.

Na Avenida Curitiba, porexemplo, as lâmpadas de mercurio

Luzes brancas e mais potentes

que davam um tom amarelado fo-ram substituídas pelas novas, quetem uma luz branca. A rua recebeu102 novas lâmpadas. Além disso,um projeto paisagístico foi alí implan-tado com 18 mil mudas de flores epintura nos canteiros.

05 Matinhos, 16 de janeiro de 2.010

Page 6: Folha de Matinhos 16/01/2.010

Todas as previsões otimistasem relação a este início de tempo-rada de verão foram superadas. Atéos precavidos meteorologistas foramsurpreendidos pelo clima melhor doque o esperado.

Tem feito sol nos dias previs-tos para serem nublados e as nu-vens, quando predominam, não in-terferem no forte calor. As chuvasestão mais fracas que o esperado enão espantam ninguém da praia,nem mesmo á noite como se viu navirada do ano e se tem visto nas prai-as iluminadas desta temporada.

A expectativa dos comercian-tes é de, no mínimo, obter o mesmofaturamento da temporada passada,que durou 50% a menos. As fériasadiadas em virtude da gripe suína eo Carnaval mais cedo estão sendocompensados pelo movimento mai-or nos primeiros dias do verão e pelogasto maior dos turistas.

Tudo está dando certo neste verão

Se a sorte ajudou em relaçãoao clima e o aquecimento da eco-nomia brasileira deu um empurrão,a grande novidade para quem visitaMatinhos é a melhor infra-estruturada cidade. Mais limpa, mais organi-zada, Matinhos cumpre o que pro-meteu há um ano, quando as má-quinas recuperando ruas e os tra-balhadores cuidando das calçadasna orla eram prenúncios de diasmelhores.

Segundo diversos levanta-mentos, cerca de 1,6 milhão de pes-soas estiveram no Litoral em dezem-bro de 2008. Este ano, teriam sido2 milhões. Até o dia 10 de janeirodevem permanecer nas praias cer-ca de 1 milhão de pessoas. Até oCarnaval, terão passado pela regiãomilhões de visitantes.

A concorrência sadia entre ascidades para atrair esta multidão temdado resultados.

A iluminação do Morro do Boifoi o primeiro passo do projeto derevitalização turística da cidade.

Durante a noite, três grandesholofotes iluminam um dos cartõespostais da cidade com dez coresdiferentes.

No Morro do Boi também jáestão trabalhando os topógrafos

Luzes no Morro do Boipara elaboração do projeto da pas-sarela nos moldes e com maior di-mensão que o do Pico de Matinhos.A obra será feita em duas etapas. Aprimeira, que deverá começar emfevereiro, vai circundar o Morro doBoi a partir da praia Mansa até ummirante que será construído. A se-gunda etapa irá até a Praia dosAmores. Tudo deverá ficar prontoaté a temporada do ano que vem.

Aceitamos todos os cartões

Av. Paranaguá, 2.854 - Riviera II

Fone: 3453-3654

Chame o Leva e Traz para comprasacima de R$ 100,00 até 19 hs

Segunda das Carnes e Terça das Frutas e Verduras

Fone: (41) 3453-0418 Fax: 41-3453-0426E-mail: [email protected]. Da Fonte 441, CEP 83260-000, Matinhos

PRProfissionais liberais, sejam nossos

parceiros: Cadastrem-se

Entre os investimentos para atemporada, a prefeitura adquiriu 60banheiros químicos para receber osveranistas.

Com os novos banheiros es-palhados pela orla, o turista ganhaem comodidade e saúde, as praiasem limpeza e respeito ao meio am-biente. Outra novidade foi instalação

Quiosques temporários, orla protegida

de novos quiosquesna praia de Caiobá. Asolicitação já foi feitaao Patrimônio daUnião. Com uma estru-tura de policarbonato,os espaços são todosiguais, criando umapadronização do espa-ço. A estrutura traz ain-da água encanada, ilu-minação e a possibili-dade de fechar o qui-osque com lonastransparentes em ca-

sos de frio ou chuva. Com estas ino-vações, os novos quiosques dapraia de Caiobá serão mais higiêni-cos, oferecendo comodidade tantoao trabalhador quanto ao turista.

Como são desmontáveis, osquiosques vão funcionar apenas noperíodo da temporada de verão, atéo dia 28 de fevereiro.

Anuncie aqui:9909-9510

Não seesconda

06Matinhos, 16 de janeiro de 2.010

Page 7: Folha de Matinhos 16/01/2.010

A Secretaria Municipal de Obraspromoveu ainda a reabertura e recu-peração de canais de galeria pluvialna praia de Caiobá e no Centro deMatinhos. Foram reabertos os canais

Rede fluvial é recuperada em Matinhos e Caiobáda Avenida Paraná; em frente sorve-teria D’vicz; e da Laguna, no Balneá-rio de Solimar. Além disso, sete no-vas pontes foram refeitas ouconstruídas, como, por exemplo, a

construção de uma ponte sobre aAvenida Paraná.

Também foram executadosserviços de troca de manilhas, cons-trução de canais onde havia erosão

e limpeza de valetas. Outra obra im-portante foi a do Mercado do Peixe,que antes despejava detritos em ga-lerias de água pluvial. Agora, as re-des do Mercado foram totalmente li-gadas à rede de esgoto.

Nas ruas Guarapuava eParaná, em Caiobá, uma “pinguela”servia para a travessia de pedestres.Além do risco às pessoas, ela nãoresolvia o problema dos veículos.

Prefeitura substitui “pinguelas” por pontes

As mudanças climáticas que temassolado o mundo e feito vítimas emvários locais no Brasil ainda não tinhamatingido Matinhos.

Choveu na sexta feira, 08/10, em14 horas, metade do previsto para todoo mês de janeiro. Foram cerca de 200mm, quando a média gira em torno de280 a 420 mm/mês, que combinadoscom a maré alta, tansbordaram os ca-nais e alagaram ruas. Por volta das 16horas a maré baixou e tudo voltou aonormal.

Nada comparado com a enchen-te de 2.001 que colocou Matinhos embaixo d’água e deixou centenas dedesabrigados.

A razão disso foi a prevençãocom a limpeza dos canais e da redefluvial, que foi feita desde o primeirodia da administração Dalmora com o

Chuvas causam transtornos no litoral

Prevenção minimizou os efeitos em Matinhosauxílio do Governo do Estado.

As chuvas causaram transtornosaos motoristas e algumas casas foramatingidas, dez pessoas ficaramdesabrigadas e foram atendidas pelaPrefeitura Municipal.

Um fator que auxiliou para que asruas alagassem, segundo o relaçõespúblicas e tenente do Corpo de Bom-beiros Leonardo Mendes dos Santos, foia maré alta. “Com o excesso de chuva,houve uma dificuldade de extravasar aságuas que desembocam no mar. Issoresultou todo esse alagamento”, infor-ma.

Segundo Dalmora, “Os trabalhosde dragagem e limpeza de manilhas darede pluvial vão se intensificar aindamais em 2.010 para que o problema sejatotalmente sanado.

O mesmo ocorria na RuaMartinhos Ramos, no Bairro do Ta-buleiro, onde várias delas foramsubstituídas por pontes com postescomo sustentação.

07 Matinhos, 16 de janeiro de 2.010

Page 8: Folha de Matinhos 16/01/2.010

A administração não tinha ain-da montado toda sua equipe e já co-meçou a trabalhar na recuperaçãodas ruas da cidade.

Era o comecinho de 2009. Foisó o tempo de articular com o go-verno estadual, realizar a licitação ecomeçar o trabalho. Em aproxima-

Obras nas ruas nos primeiros dias do anodamente um mês, Matinhos conse-guiu iniciar o recape em 30 ruas e apavimentação com bica corrida emoito bairros e balneários.

A área de recape totalizou3.900 m2 e os trabalhos começarampela Avenida Curitiba. Foram utiliza-dos 3.000 metros cúbicos de bica

corrida para a pavimentação de ruasnos bairros Tabuleiro, Vila Nova,Sertãozinho, Mangue Seco,Cohapar I, Cohapar II e nos balneá-rios Praia Grande e Solimar.

Em menos de um ano, já secontabilizavam mais de 45 quilôme-tros de ruas recuperados no muni-

cípio. A recuperação ficou a cargoda Secretaria de Obras que, no iní-cio do ano, encontrou todomaquinário da prefeitura sucateado.Após a reforma das máquinas, asruas de Matinhos começaram a ga-nhar nova pavimentação. Parte dasobras foi realizada em conjunto como governo do Estado.

08Matinhos, 16 de janeiro de 2.010

Cartões Fotográficos - Folder’s - TalõesCardápios - Imantados - Carimbos

Plastificação - EncadernaçãoXerox - Folinhas de Calendários

Impressos em Geral

Fone Fax(41) 3453-6300

e-mail:[email protected]

Rua Santa Rita de Cássia, 525, Bom Retiro - Matinhos - PR8 anos

Page 9: Folha de Matinhos 16/01/2.010

Ainda nos primeiros dias daadministração, uma frente de traba-lho foi montada para a recuperaçãode 10 mil metros de Petit Pave.

Bica corrida foi a solução maisbarata, rápida e eficiente

A Prefeitura de Matinhos comapoio do Governo do Estado que for-neceu a chamada Patrulha Rodoviá-ria, recuperou cerca de 150 ruas domunicípio que estavam em situaçãobastante precária com esse material.

Mesmo com as chuvas cons-tantes, a bica corrida vai secompactando de tal forma que ser-ve como material sub-básico parapavimentação de ruas, evitandodessa forma a formação de lamaçale buracos que tanto incomodam

nossos cidadãos.A colocação de bica corrida na

malha viária, bem compactada edimensionada, poderá receber deimediato a colocação de meio-fio ejá definindo a área de passeio, pro-piciando dessa forma, mais segu-rança aos moradores e melhorandoo aspecto visual dos bairros.

A fragilidade do solo arenoso domunicípio, somado as chuvas fazemcom que esse serviço seja necessari-amente permanente e contínuo.

Reforma no calçadãoAs obras começaram pelo cal-

çadão da orla entre as praias deCaiobá e Matinhos. e chegaram a di-versos pontos do centro e de Caiobá.

Peti Pave do Calçadão foi recuperadoSecretaria de Obras dá início a

recuperação de 10 mil metros de PetiPave da região central do município.

As obras começaram pelo cal-çadão e atingirão toda a área cen-tral e alguns locais de Caiobá.

Associado

Fone/Fax: (41) 3473-4353

Av. J K de Oliveira 387 -Centro (Próximo a Prefeitura Municipal) Matinhos PR

E-mail: [email protected]

www.redebrasileiradeimoveis.com.br

09 Matinhos, 16 de janeiro de 2.010

Page 10: Folha de Matinhos 16/01/2.010

Adminstração:

Além de recuperar veículos emáquinas que estavam sucateadas, aprefeitura ampliou a frota para aten-der diversos setores como saúde, edu-cação, segurança e meio ambiente.

Foram adquiridos de uma sóvez 14 veículos Fiat, um Ford Kaalém de receber uma doação dequatro caminhões feita pela Recei-ta Federal.

Uma ambulância Fiat para re-moção rápida foi destinada ao Hos-

Nova frota, mais eficiência

pital Nossa Senhora de Navegantes.Outros veículos da mesma marcaforam para a Guarda Municipal e se-cretarias.

Os quatro caminhões doadospela Receita Federal são resultadodo programa de reciclagem do lixoe inclusão social que a prefeituravem desenvolvendo.

Dois foram destinados à cole-ta seletiva e dois no trabalho depoda e recolhimento de galhos.

Em 2009, Matinhos começoua formar sua própria frota de cami-nhões de lixo o que possibilitará aomunicípio assumir o serviço porcompleto, inclusive durante a tem-porada. Os recursos que o governoestadual gasta todo o ano naterceirização do serviço podem ser

Matinhos está preparadapara assumir coleta do lixo

deestinados às prefeituras.Matinhos é a cidade litorãnea

mais bem preparada para desempe-nhar a tarefa. Em março já estavamoperando os três caminhões própri-os que haviam sido comprados, dei-xando o serviço mais eficiente e comeconomia para os cofres públicos.

Agilidade com economiaA prefeitura também adquiriu

caminhão Iveco Daily 70C16 comequipamento para a substituição delâmpadas e pequenos reparos na

rede elétrica.O veículo possibilitou a

agilização do serviço e a redução decustos para o município.

10Matinhos, 16 de janeiro de 2.010

Page 11: Folha de Matinhos 16/01/2.010

Uma das marcas da adminis-tração da Prefeitura de Matinhos éa recuperação de veículos que es-tavam sucateados na garagem mu-nicipal. Desde o início da gestão deEduardo Dalmora, os funcionáriosda garagem, por meio da Secreta-ria de Obras, recuperaram 18 ôni-bus, três caminhões, uma retro-escavadeira Caterpillar 416, umaretro-escavadeira Randon (reparode pistão e embuchamento diantei-ro), uma escavadeira, uma patrolae um trator de esteira. Além disso,todos os veículos ganharam pneusnovos.

Frota de veículos de Matinhos é renovada

Av. Paranaguá 2.203 - Riviera- Matinhos Fone: 3453-1667

Os veículos, que estavam sem uso, vol-taram às ruas depois de passarem pelas re-formas. Os ônibus, antes abandonados, ago-ra atendem alunos da rede pública munici-pal e estadual do município. Os outros veí-culos são usados nas obras de recuperaçãoe revitalização de Matinhos.

Com a recuperação, a Secretaria deObras estima que mais de R$ 100 mil doscofres municipais foram economizados, já queas reformas estão sendo realizadas na gara-gem municipal, sem a necessidade decontratação de terceiros para fazer o serviço.

11 Matinhos, 16 de janeiro de 2.010

Rua Des. Westphalen, 1768 - Rebouças - Curitiba - PR

Fones: (41) 3016-0090 - Cel. 9972-3852

AR CONDICIONADO - AR QUENTEINTALAÇÕES E REPAROS - MECÂNICA E ELÉTRICA

PARA VEÍCULOS NACIONAIS E IMPORTADOS

Page 12: Folha de Matinhos 16/01/2.010

O setor de saúde ainda é umdesafio para a adminitração munici-pal mas em matinhos ela começoua andar nos eixos já nos primeirosmeses de 2009.

Sete equipes completas doPrograma de Saúde da Família pas-saram atuar nos postos dos balneá-rios e do centro. Esta atividade,quando bem executada, acaba re-sultando no aumento da demandapara o setor. Pessoas que desco-nheciam os problemas de saúde quetinham, haviam buscado outras al-ternativas de tratamento ou simples-

Saúde de Matinhos começaa andar nos eixos

mente estavam abandonas passama ser usuários do sistema público.

De acordo com especialistas,a sobrecarga inicial acaba diminu-indo com o tempo. A saúde preven-tiva é uma aposta corajosa dos mu-nicípios interessados em resolver oproblema e a longo prazo chega aproduzir economia dos recursos pú-blicos.

Isto o que se faz em Matinhos.A administração decidiu que a saú-de é prioridade e está pagando opreço disto.

Bombeiros e hospitalganham ambulâncias

O Hospital Navegantes ga-nhou mais uma ambulância total-mente equipada graças à troca como Corpo de Bombeiros.

O município entregou aosBombeiros uma ambulância zeroquilômetro adquirida com recursosdo Funrebom (Fundo

Reequipamento dos Bombeiros),que será utilizada no serviço 193 erecebeu o veículo que estava sen-do usado. Com seis anos de uso, aambulância destinada ao hospitalmunicipal está em boas condiçõestem todos os equipamentos neces-sários ao socorro da população.

Remédio disponíveis,tratamento assegurado

A Farmácia básica e a Farmá-cia Hospitalar do Hospital Nossa Se-nhora dos Navegantes estão pelaprimeira vez em muitos anos com osestoque completos.

Todos os dias, são fornecidosremédios para mais de 100 pesso-as. O usuário da saúde pública deMatinhos sabe que vai encontrar o

medicamento que necessita. Em al-guns poucos casos, quando o pro-duto não está disponível, o pedidoé feito na hora e o paciente sabe ahora e o dia certo em que poderá irbuscar.

A Farmácia básica atende desegunda a sexta das 8h30 ao meio-dia e das 13h30 às 17h.

Faculdade a distânciaA evolução da educação

Av. Atlântica, 510 – Caiobá – Matinhos - Fones: Matinhos – 3453-7641 Pontal do Paraná – 3458-2270

Matrículas abertas

Vestibular07/02

12Matinhos, 16 de janeiro de 2.010

Page 13: Folha de Matinhos 16/01/2.010

Uma das grandes conquistaspolíticas e administrativas deMatinhos vai representar uma revo-lução na saúde. A prefeitura conse-guiu incluir a cidade na relação dosmunicípios que receberão um Cen-tro de Saúde da Mulher e da Crian-ça.

Dalmora inclusive já destinouo terreno necessário à obra. Fica naRua Antonina esquina com AlbanoMuller, entre o Forum e a Delegacia

Outra conquista de 2009 fo-ram as Academias de Ginástica daMelhor Idade.

Pesquisas recentes mostramque com a implantação das Acade-mias da 3º Idade, entre pessoas aci-ma de 60 anos, foi constatado uma

Ginástica ao ar livrepara a melhor idade

diminuição de 30% no número deconsultas e 27% nas solicitações deanti-inflamatórios no postos de saú-de onde foram implantados os apa-relhos.

Em Matinhos as academiasforam implantadas em cinco praças,em diversos pontos da cidade.

Centro de Saúde daMulher e da Criança

de Polícia Civil. No mesmo local se-rão construídos o Fórum Eleitoral ea a gência do INSS.

“A clínica dará um apoio mui-to grande na política municipal poisvai atender quem mais utiliza o sis-tema”, disse o prefeito. Ele explicouque o acompanhamento pré-natal,a maternidade bem cuidada e oacompanhamento da saúde da cri-ança desde o nascimento são fun-damentais para a gente ter uma saú-de digna em Matinhos.

O secretário da Saúde, Gilber-to Martin, informou que serão desti-nados mensalmente para cada mu-nicípio R$ 8 mil para contratação depessoal, manutenção das unidadese pagamento dos profissionais.

A Secretaria de Desenvolvi-mento Urbano é responsável pelaconstrução das unidades. Com 260m2 de área total, cada estabeleci-mento tem consultóriosodontológico, pediátrico e ginecoló-gico, salas de enfermagem, imuni-zação, inalação, curativos e higienebucal, área para realização de exa-mes cardíacos, farmácia, vestiários

Apoio permanente do Estadoe copa.

A Secretaria da Saúde temcomo atribuições o fornecimento dosequipamentos, o repasse do incen-tivo mensal e a prestação de asses-soria técnica, incluindo o treinamen-to de profissionais. O terreno paraconstrução das unidades deve sercedido pelos municípios. “É impor-tante que as prefeituras agilizem aindicação da área para que a obraseja licitada e os serviços iniciadoso mais rápido possível. A previsão éque as novas unidades sejam con-cluídas ainda neste ano”, destacouForte Netto.

A Provopar de Matinhos, pre-sidida por Eunice Vigano Dalmora,promoveu no final de novembro a 1ºCaminhada contra o Câncer deMama.

A concentração ocorreu naPraça Central de Matinhos e percor-reu ruas do centro.

O evento teve como objetivo

Caminhada de alertachamar a atenção sobre a importân-cia do diagnóstico precoce da doen-ça.

De acordo com a SociedadeBrasileira de Mastologia, 90% doscasos detectados no estágio inicialpodem ser curados. Mas, no Brasil,o índice de detecção precoce é deapenas 60%.

Ótima localização3 quartos (uma suíte), sala,copa, cozinha, lavanderia

e banheiro social.Aceita-se proposta.

Fones: 8473-4065 ou 3473-9283

Vende-se UrgenteCasa na Cohapar

13 Matinhos, 16 de janeiro de 2.010

Page 14: Folha de Matinhos 16/01/2.010

Ensino integral e educação inclusiva

O setor de educação conse-guiu antecipar a concretização deum projeto que estava previsto paraos anos seguintes: o ensino integral.Segundo a prefeitura, em 2010 osistema será ampliado para atendermais crianças com atividades e for-mação complementares.

Também em 2010, a Secreta-ria de Educação poderá fazer a en-trega dos uniformes e kits escola-res que sofreram um atraso por erroda empresa vencedora da licitação.Matinhos vai fornecer nada menosdo que jaquetas, calças, bermudas,shorts saias e mochilas, tênis e doispares de camisetas para cada umdos cerca de 4.200 alunos da redemunicipal.

Ensino integralA realização do ensino integral

começou em junho com a cessão doespaço da Federação das Industrias

do Paraná (FIEP), localizado no bairroBom Retiro. O próprio Deputado Fe-deral Rodrigo Rocha Loures veio aMatinhos para referendar a pareceria.

O ensino integral em Matinhosprevê que os alunos terão nocontraturno atividades esportivas,artísticas, culturais, de educaçãoambiental e de acompanhamentopedagógico. Outro benefício do pro-grama é o fornecimento de alimen-tação completa para as crianças,café da manhã, almoço e lanchereforçado à tarde. Na prática funci-ona como uma política detansferência de renda para as famí-lias mais pobres vinculada é educa-ção dos filhos.

“A criança fora das ruas edentro da escola tem uma chancemuito maior de completar seu cicloescolar até a universidade”, afirmouo prefeito Dalmora no lançamentodo projeto.

Novos ônibus escolares

No dia 19 de junho, o gover-nador Roberto Requião veio pesso-almente ao litoral para entregar osônibus escolares às prefeituras.Para Matinhos foram destinadosquatro ônibus escolares (dois de 31lugares e dois de 23. “Vivemos ummomento histórico. Vamos trabalharlado a lado com o Governo doParaná para que a nossa educaçãoseja a melhor do Brasil. Não quere-mos crianças fora da escola. Osnovos ônibus vieram em um momen-to muito oportuno”, disse o prefeito.

O governador destacou queos ônibus obedecem às normas doConselho Nacional de Trânsito(Contran) – as poltronas têm encos-

to para cabeça e cinto de seguran-ça individual. Há também espaçoembaixo dos bancos para que osestudantes possam guardar o ma-terial escolar.

Para receber os ônibus esco-lares, cada prefeitura precisa provi-denciar o seguro dos veículos pordois anos e os motoristas devem terfeito o curso de capacitação, minis-trado por técnicos da Secretaria doTrabalho, Emprego e Promoção So-cial. O conteúdo é composto por te-mas como direção defensiva, primei-ros socorros e manutenção básica doveículo, e temas gerais, como direi-tos e deveres do cidadão, legislaçãotrabalhista, saúde e segurança.

A prefeitura começou pelo Ta-buleiro o projeto de reforma, ampli-ação das escolas municipais. Duran-te o ano, outras escolas receberammelhorias, além de equipamentos.

A reforma da Escola MunicipalQuatro de Março durou cerca de um

Escola Quatro de Março foi aprimeira a ser reformada

mês e começou com a troca de pila-res que ameaçavam cair.

O resultado mais importante daobra pode ser visto na alegria de pro-fessores e alunos que ganham melho-res condições de trabalho e estudo.Sobretudo, sentem-se valorizados.

Nos centro de Educação In-fantil terão mesas educacionais comrecursos tecnológicos para que osalunos da Educação Infantil tenhamos primeiros passos no mundo doconhecimento, através de novas for-mas de aprendizagem. Neste con-texto, os centros vão contar, alémdas mesas educacionais, tambémcom TVs multimídia 29’ com entra-das UBS para que os educadorespossam utilizar recursosaudiovisuais no processo de ensinoe aprendizagem.

Melhoria da qualidade deEducação por meio da tecnologia

Outro fator importante a sermostrado é referente e melhoria naqualidade na educação do ensinofundamental nas séries iniciais,onde todos os alunos terão na salade aula a TV multimídia e o melhor,terão computadores neetbooks de-senvolvidos, através de um softwarede aprendizagem das disciplinas deportuguês e matemática .

“A grande preocupação comas matérias básicas de português ematemática, são parâmetros impor-tantes para a construção de umaeducação sólida e emancipatória”,comenta o secretário de Educação,Eduardo Fofonca.

Todas as escolar e centros deeducação infantil estão recebendoítens de cozinha, móveis, conjuntosde livros para literatura infantil, osuniformes serão entregues na 2ªsemana de fevereiro, e 80 televiso-res com entreda USB estão sendoadquiridas.

14Matinhos, 16 de janeiro de 2.010

Page 15: Folha de Matinhos 16/01/2.010

Matinhos recebeu em julho avisita de Maria Teresa Dias, esposado senador Osmar Dias, para discutira implantação do programa ParanáAinda Mais Verde na cidade.

O Programa Paraná AindaMais Verde é voluntário e visa o de-senvolvimento de hortas comunitári-as nos municípios do Estado. A ideiaé estimular ações sociais em comu-nidades carentes, fazendo com quea população desenvolva meios delevar um cardápio mais elaborado àmesa. A intenção é fazer tudo de for-ma sustentável e econômica.

Paraná Mais Verde em Matinhos

Durante a apresentação doprojeto, discutiu-se a melhor formade implantá-lo em Matinhos. O obje-tivo é fazer com que as famílias maiscarentes da região participem.

Para Maria Teresa Dias, é im-portante que ação se estenda emvárias regiões do Estado. “Esse pro-jeto leva a consciência da importân-cia do alimento à mesa. Cria umareeducação alimentar feita pelaspróprias pessoas, desenvolvendoum reaproveitamento de áreas e cri-ando uma agricultura urbana”, ex-plica Maria Teresa Fala Cidadão: o Canal da

população com administraçãoFoi implantado pela Prefeitu-

ra de Matinhos o programa “Fala Ci-dadão”, é o canal de comunicaçãoentre o Executivo e a população.

Através do número 156, poremail ou pessoalmente, o cidadãopode fazer sugestões, reclamaçõesou denúncias de qualquer naturezasobre a administração municipal.

É necessário informaçõespessoais como nome, RG, endere-ço e telefone, o programa não tra-balha com anonimato. Após o repas-se dessas informações, o cidadãoreceberá em no máximo 24 horas,resposta sobre sua solicitação.

O programa é uma iniciativada Ouvidoria Municipal.

O prefeito de Matinhos foi pes-soalmente até Paranaguá participarde uma audiência pública coordena-da pelo deputado federal AngeloVanhoni (PT) sobre o programa “Mi-nha Casa, Minha Vida” para trazero projeto para a cidade.

“Foi dito que o “Minha Casa,Minha Vida” atenderia somente aosmunicípios com mais de 50 mil ha-bitantes. Se fossemos levar isso aopé da letra apenas o município deParanaguá seria contemplado. Masa grande boa noticia é que tanto aCâmara Federal quanto o Senado

A conquista do programaMinha Casa, Minha Vida

já aprovaram a extensão do progra-ma para todos os municípios brasi-leiros, ou seja, compreendendo tam-bém os municípios com até 50 milhabitantes”, afirmou Vanhoni.

Além das famílias com rendaaté três salários, alvo preferencial doprograma, será possível criar linhasde financiamentos para outras fai-xas de renda.

A Prefeitura de Matinhos já co-ordena em parceria com o governodo Estado, através da Cohapar, ecom organizações sociais do muni-cípio que estiverem interessadas umestudo sobre as necessidadeshabitacionais da cidade.

Uma novidade no programa éao superação das restriçõescadastrais. Muitas famílias brasilei-ras têm esta dificuldade que tornainviável a obtenção de financiamen-to nas instituições bancárias. Entãoo governo pensou que mesmo asfamílias que têm restrição cadastraldeveriam ter um dispositivo que lhesgarantisse o acesso aos programasde habitação, especialmente o “Mi-nha Casa, Minha Vida”.

A VII Conferencia Municipal deAssistência Social teve como temacentral a “Participação e Controle So-

Conferência Municipal de Assistência Socialcial no Suas”, oobjetivo foi avali-ar e propor diretri-zes para o aper-feiçoamento doSistema Único daAssistência Soci-al – SUAS, naperspectiva daparticipação e docontrole social.

A SMAStambém partici-pou da realiza-ção da VII Confe-rência Municipaldos Direitos daCriança e do

Adolescente, com o tema central:“Construindo as Diretrizes para aPolítica e o Plano Decenal”.

15 Matinhos, 16 de janeiro de 2.010

Page 16: Folha de Matinhos 16/01/2.010

Durante a realização da 3°edição da Festa da Sororoca, emjulho, pescadores de Matinhos pu-deram participar do 1° Encontro dePesca Artesanal do Litoral doParaná, no qual foram ministradospalestras e cursos sobre os direitos

Resíduo do coco se transforma em vaso e adubo

O que era um problemaambiental sério em matinhos, comoem todas as cidades litorâneas, hojeoferece renda para a população ca-rente de Matinhos. Um projeto daprefeitura utiliza cocos no cultivo demorangos, orquídeas, pés de alface,salsa, cebolinha e outras hortaliças.

Os cocos são cortados aomeio e servem de uma espécie devaso para cultivar as plantas. O quenão é usado como suporte se trans-forma em adubo orgânico. Desdeque foi criado, o projeto já deu umnovo destino à quase 10 mil cocos.Na baixa temporada, resíduos vin-

dos de cerca de três mil cocos iampara o lixo só em Matinhos. Durantetodos os meses do verão, consumosobe para 60 mil cocos – uma mé-dia de três mil ao dia. Tudo isto iapara o aterro sanitário. Antes ficavanas parias e calçadas.

O projeto só foi possível apósuma parceria entre o município e osgrandes geradores de resíduos decoco da cidade. Em vez de depen-der dos geradores, que deveriamrecolher o material, a prefeitura deMatinhos recolhe os cocos e os ge-radores pagam o aluguel do espa-ço onde a reciclagem é feita.

Terrenos murados e limposA prefeitura também elaborou

uma lei, nº 1.210/2009, para coibiros terremos baldios e sem muro queexistem por toda a cidade. Muitos ter-renos estão ociosos por especulaçãoimobiliária, outros fazem parte de es-pólios, dos quais os herdeiros tempouco interesse em ocupá-los.

A nova lei obriga a construção,

reconstrução e conservação de mu-ros e calçadas e a limpeza dos ter-renos.

Proprietários de imóveisedificados ou não, inclusive as pesso-as jurídicas de direito público, são obri-gadas a murá-los ou cercá-los quandose localizarem em vias e logradourosprovidos de pavimentação.

Festa da Sororoca foi oportunidade para formaçãodos pescadores. A organização foido Instituto Paranaense de Assistên-cia Técnica e Extensão Rural(Emater), órgão ligado à Secretariade Estado de Agricultura e do Abas-tecimento (Seab) e contou comapoio da prefeitura.

Pesca sustentável e participativa

Os pescadores de Matinhosreceberam um guincho para movi-mentar seus barcos. È um dos re-sultados concretos de um pedido doprefeito Eduardo Dalmora ao Minis-tério da Pesca atendendo solicita-ção do vereador Jair Pescador.

Outra conquista no ministériofoi o financiamento para construçãode casas para 25 famílias de pes-cadores. A prefeitura entra com osterrenos e o governo com os recur-sos para a construção. Cada famí-lia vai pagar prestações que hojeestão em torno de R$ 50,00 por mês.

Do Ministério da Pesca,Matinhos também conquistou recur-sos para reforma do Mercado do

Peixe e para uma fábrica de gelocom capacidade de 1.200 quilos pordia. A conquista seguinte para o se-tor será um caminhão frigorífico.

Dalmora também comemoroua boa adesão dos pescadores aoprograma da Emater Matinhos, ospescadores finalmente aderiramneste ano ao programa Nota do Pro-dutor. Com isto eles ficam isentosde pagar impostos mas o municípioaumenta sua participação nos re-passes do ICMS (Imposto sobre Cir-culação de Mercadorias e Serviços).

Além do mais, os pescadoresconseguem comercializar melhor seusprodutos e ainda ficam documentadospara efeito de aposentadoria.

Cuidando do meio ambiente e das pessoasA coleta seletiva de lixo em

Matinhos implantada em 2009 atendeudois objetivos: cuidar do meio ambi-ente e ajudar o sustento das famíliasque vivem dos resíduos recicláveis.

O primeiro passo foi a aquisiçãode caminhões. O segundo foi ajudaros coletores a se organizarem e tra-balhar junto com eles. O passo seguin-te foi instituir um programa de sepa-ração de resíduos em todos os seto-res da adminsitração e concientizar apopulação a separar o lixo.

Hoje, há duas cooperativas decatadores na cidade, que contam comuma estrutura de separação, prensas

e até um sistema certificado dereciclagem do óleo de cozinha.

Os catadores e suas famíliastambém recebem cestas básicas parasuprir a pouca oferta de materialreciclável fora da temporada. Muitosdeles foram aproveitados na coletaseletiva e no serviço convencional daempresa contratada pelo governo es-tadual para cuidar do lixo na tempora-da. Era uma exigência da llicitação.

Para 2010 e os próximos anos, odesafio é fazer da coleta de matreriaisrecicláveis uma atividade auto-susten-tável e que porporcione vida digna paradezenas de famílias.

16Matinhos, 16 de janeiro de 2.010

Page 17: Folha de Matinhos 16/01/2.010

A segurança em Matinhosconta com 44 câmeras instaladasem diversos pontos das praias deCaiobá e Matinhos, na região cen-tral e em bairros como Cohapar, Ta-buleiro e Sertãozinho e no Rio daOnça.

Eles são monitoradas 24 ho-ras na central da Guarda Municipal.As imagens ainda ficam gravadas epodem servir na investigação de cri-mes e para analisar as condições desegurança e até mesmo do trânsito

Monitoramento 24 horasna cidade.

Algumas câmeras oferecemuma cobertura de 360 graus e têmalcance de até 2,5 quilômetros. Parautilizar o sistema da forma mais efi-ciente, a Guarda Muncipal recebeutreinamento do Cindacta II, órgão daAeronáutica encarregado da vigilân-cia aérea e da segurança nos aero-portos

As câmeras ampliaram a atua-ção da GM e proporcionam uma realsensação de segurança ao cidadão.

A experiência de sentido úni-co em algumas ruas e restrição aotráfego de veículos na AvendidaAtlântica foi uma medida de urgên-cia adotada nos primeiros dias daatual administração em plena tem-porada que deu certo.

Passado um ano, o sistema foiaperfeiçoado. Para se preparar paraa temporada 2009/2010, a Prefeitu-ra de Matinhos implantou o sentidoúnico na Avenida Atlântica e o siste-ma binário nas ruas próximas à orlae nas áreas de maior movimento.

Muitas ruas passaram a tersentido único. Nas ruas mais largas

Trânsito melhor paraum verão sem stress

foi mantido o estacionamento dosdois lados. Nas mais estreitas, só épermitido estacionar de um lado eestacionamento de um lado só.

Ruas transversais à AvenidaAtlântica passarama a formar biná-rios, com sentido único.

As ruas Guarapuava, SãoMatheus mantiveram a mão dupla,assim como a Avenida JuscelinoKubitschek de Oliveira, que corta acidade e faz a ligação ao ferryboat.

As mudanças no trãnsito vie-ram junto com nova sinalização, commais de 700 novas placas instala-das na cidade.

A restruturação da GuardaMunicipal começou este ano com o

A Guarda Municipal deMatinhos também participou do cur-so promovido pela CoordenadoriaEstadual de Defesa Civil.

Guarda Municipal faz treinamento eaumenta integração com a PM

De acordo com o ca-pitão Jonas Emanuel Pin-to, do Corpo de Bombeiros,coordenador-adjunto da 8.ªregional da Defesa Civil noLitoral, a coordenadoriamunicipal facilita o acessoda Defesa Civil Estadual aoregistro de acontecimentosadversos, como estiagem,chuvas de granizo, desaba-mentos e explosões.

Com o treinamento,a corporação está mais capcitadapara atender as emergências queocorrem no município, principalmen-te em função de intempéries.

Defesa Civil

aumento do efetivo e coma aquisição de quatro veí-culos novos.

A GM também passoupor um treinamento de de-fesa pessoal junto com aPolícia Militar de forma queas duas corporações atuemjuntas e com melhor eficiên-cia durante a OperaçãoViva o Verão.

O curso foi ministradopelo grupo de elite daAeronautica e incluiu técnicasespeciais e situações de ex-

tremo risco nas abordagens de suspei-tos.

Anjuss VigilânciaRonda Motorizada

Fones: 9128-0670 9674-5960

Rua Telêmaco Borba nº 1.326, Riviera - Matinhos - PR.

Luciana Oliveira MartinsAntônio da Silva martins

(Guardião Noturno Alvará nº 3.017-A)

TRANSPORTETRANSPORTEEscolar - Viagens - Excursões

Tenha uma viagem segura e tranquila

Getúlio: (41) 9919-8537 - 3453-6509Av. Paranaguá nº 84 - Matinhos - Paraná

17 Matinhos, 16 de janeiro de 2.010

Page 18: Folha de Matinhos 16/01/2.010

A Secretaria Municipal de Assistência Social tem sido executora,operadora, parceira e interlocutora de diversos programas e ações de ci-dadania e respónsabilidade social em Matinhos público e privados

SMAS é a parceira das ações cidadãs

Programas e projetos da rede socioassistencial

Centro ComunitárioProfissionalizante (CCP), é uma Ofi-cina Escola que oferece vários cur-sos semi- profissionalizantes. Tam-bém se reforma móveis dos equipa-mentos públicos e fornece pães ebolos ao Hospital Nossa Senhorados Navegantes, às duas unidadesdo PetiI, CEIS, escolas e eventos pú-blicos. Este Centro de geração deTrabalho e Renda tem ainda como

O programa do Governo Es-tadual em parceria com o municípiocadastra famílias que tem criançasentre 6 meses e 3 anos de idade,com renda per capta de R$ 150,00,

Leite das Criançasdando atenção no atendimento, pro-movendo a inclusão na ProteçãoBásica à criança, sendo os cadas-tros a comissão para análise.

O atendimento é realizado nasexta-feira, no período da manhã etarde.

Principais ações: Cadastrodas famílias e entrega dascarteirinhas do Leite; Encaminha-mento aos serviços existentes nacomunidade; Qualificação dos pro-fissionais envolvidos e Concessãodo benefício.

Seu objetivo é proporcionarmelhor qualidade de vida ao idosoe sua integração familiar e comuni-tária, através das ações integradasfavorecendo bio-psico-social e estí-mulo ao associativismo.

Conta com o recurso do Be-nefício de Prestação Continuada,que consiste no pagamento pelogoverno federal de um salário míni-mo mensal às pessoas com 65 anosou mais de idade e ás pessoas comdeficiência incapacitante para a vidaindependente, que tenham rendaper capita familiar inferior a um quar-to do salário mínimo.

Programa de Atendimento ao Idoso de Matinhos

Atendimento IntegralInstitucional - Abrigo que possibili-ta às crianças e aos adolescentesde 0 à 18 anos incompletos em situ-ação de risco social e pessoal, umespaço que atenda provisoriamen-te as necessidade básicas de ali-mentação higiene, saúde, educa-ção, pouso, esporte, recreação,afetividade como também resgatara convivência sociofamiliar.

Principais Ações: Atendimen-to as necessidades pessoais bási-cas; Encaminhamento aos serviçosna comunidade; Acesso aos servi-ços de educação, saúde, lazer eoutros; Atividades Culturais/Recre-ativas/Esportivas/ Lúdicas e ApoioEducacional; Apoio SócioEducativos;Qualificação dos profis-sionais envolvidos; Orientação à fa-mília/comunidade.

Programa de Aprimoramentodo Acolhimento Institucional FIA2008/2009- Programas Crescer Ci-dadão FIA2008 e Crescer em Famí-lia/2009: Através de recursos finan-ceiros oriundos do Fundo da Infân-

Casa de Passagem “Pouso Solidário”

cia e Adolescência Estadual e co-financiamento do município: Esterecurso é utilizado no atendimentona Casa de Passagem objetivandoo aprimoramento do acolhimentoinstitucional com qualidade, no in-tuito de acolher crianças e adoles-centes afastados de suas famíliasde origem, quando esgotados osesforços para manutenção na famí-lia, garantir a proteção integral dosacolhidos, respeitando suas neces-sidades biológicas, afetivas e soci-ais, até seu retorno às famílias bio-lógicas, afetivas e sociais, até seuretorno à família biológica ou colo-cação em família substituta.

Casa Lar

Em fase de implantação, ain-da neste ano de 2009 visa substi-tuir os grandes abrigos pelo atendi-mento personalizado e em peque-nos grupos, valorizando a convivên-cia familiar e comunitária (creches,escolas, postos de saúde, cursos,parques, igrejas e etc.) Está em fasede construção do prédio.

principais ações o estimulo aoassociativismo e cooperativismo.

Cursos ofertados: InformáticaBásica; Panificação, Confeitaria;Marcenaria, Manicure; Artes Manu-ais entre outros; Qualificação e Aper-feiçoamento dos profissionais envol-vidos; Geração de Renda;Capacitação Profissional da Famíliae Regularização de Documentação.

Cidadania em lugar de assistencialismo

CCP possui uma estrutura fí-sica de mais de 400 metros quadra-dos, com laboratório de informática,onde são ministrados cursos bási-cos de informática com capacidadepara até 20 alunos.

Paralelamento aos cursos dequalificação profissional, a padaria doCCP fornece pães diariamente ao

Qualificação e serviço ao municípioHospital Nossa Senhora deNavegantes e ao Peti (Programa deErradicação do Trabalho Infantil), cur-sos de pintura em tecido, artesanato,manicure, garçom e recepcionista.

Em parceria com Sebrae, amarcenaria promove formação eatende escolas, creches, hospital eoutros setores da prefeitura.

A Diretoria Geral da Secreta-ria de Assistência Social, e técnicosestiveram no dia 18 de agosto 2009,em Curitiba no escritório Regional daSETP, recebendo capacitação trei-namento para a abertura do CRAS,que será implantado no município.

Recadastramento do Progra-ma Bolsa Família.

Nos meses de julho e agostoiniciou-se o recadastramento das fa-

CRAS – Centro de Referência de assistência social

mílias do Cadastro Único. Funcioná-rios da Secretaria de AssistênciaSocial credenciados e capacitadosrealizaram as visitas organizadaspor região, desse modo a estes foipossibilitado o conhecimento da re-alidade vivida dos usuários da polí-tica de assistência Social e as famí-lias que se encontram emvulnerabilidade e risco social. Foramrealizadas 500 visitas domiciliares.

18Matinhos, 16 de janeiro de 2.010

Page 19: Folha de Matinhos 16/01/2.010

Atende uma média de 250 cri-anças/adolescentes, na faixa etáriade 7 aos 15 anos e 11 meses emsituação de risco social e pessoal(trabalho infantil) , e suas famíliasem ações de geração de renda etrabalho.

A SMAS conta com 2 (dois)núcleos do PETI, sendo 1 (um) oBalneário Perequê e outro no Bair-ro do Tabuleiro. O objetivo geral:Promover a integração social da cri-ança e do adolescente excluídasdos mínimos sociais, fortalecendosua auto-estima, em estreita rela-ção com a família, escola e comu-nidade. Assim como também as-segurar a Erradicação do TrabalhoInfantil.

Principais Ações: Cadas-tramento das famílias (CADÚNICO);Atividades Culturais/Recreativas/Esportivas/ Lúdicas e Apoio Educa-cional; Orientação familiar e acom-

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

panhamento; Encaminhamento aosserviços na comunidade;Orientaçãocomunitária;Acompanhamento téc-nico ( AS e Psic.) da criança/ado-lescente e da família; Apoio SócioEducativos;Qualificação dos profis-sionais envolvidos; Encaminhamen-to das famílias à programas de ge-ração de renda e Encaminhamen-tos para outras interfaces.

No Núcleo Perequê possui 1Coordenador/Professor Recreador,1 Assessor Técnico, 1 Pedagoga, 2Atendente Infantil , 2 Serviços Ge-rais, 1 motorista e uma instrutora deinformática. Ainda conta com a as-sistente social

Já no Núcleo Tabuleiro possui1 Coordenadora, 2 Professoras, 1Educadora Infantil, 1 Atendente In-fantil, 3 Serviços Gerais, 1 Profes-sor Recreador e 1 motorista. Aindaconta com a Assistente Social e aPsicóloga.

Em 2009, a Secretaria Muni-cipal da Criança mudou o nome paraSecretaria Municipal de AssistênciaSocial (SMAS) e, sob o comando deEunice Viganó Dalmora passou aatender todas as faixas etárias.

Não foi só o aumento deabrangência mas sim a forma deatuar para atender as demandas so-ciais e promover a inclusão a partirda família.

Em 2009, Eunice ViganóDalmora implantou de fato emMatinhos uma política participativana área social. A atuação da secre-taria foi feita em parceria com osconselhos Programa Bolsa Família,dos Direitos da Criança e do Ado-lescente de Assistência Social e coma Comissão do Programa deErradicação do Trabalho Infantil.

Os atendimentos das deman-das eventuais tradicionais forammantidos e até ampliados, mas o focoforam as políticas de inclusão, detransferência de renda e de desen-volvimento social sustentável comvistas à emancipação dos cidadãos.

Assistência social comfoco na emancipação

Uma das ações administrati-vas tem sido o cadastro único dosbeneficiários dos programas dosgovernos estadual e federal bolsaFamília, Peti, Tarifa Social da Água,Baixa Renda da Copel, Luz Frater-na, Carteira de Transporte Interes-tadual Para idosos (MDS).

No atendimento rotineiro, asecretaria executados os serviçosde recâmbios, atendimento sócio-familiar, encaminhamento aos ser-viços existentes na comunidade eencaminhamento para concessõesde beneficio.

Todas as manhãs e tardestambém acontecem os atendimen-tos jurídicos de Direito da Família.Durante as tardes são realizadosatendimentos de processosadvindos do Fórum da Comarca deMatinhos.

Entre os benefícios eventuaisconcedidos destacam-se auxílio fu-neral, cestas básicas, resgate dedocumentos e passagens pararecâmbios de usuários da políticapública de assistência social.

O programa “Jovem Aprendiz”atende prioritariamente adolescen-tes de Matinhos, de ambos os se-xos, na faixa etária de 14 aos 18anos, em situação devulnerabilidade e risco social, inclu-indo adolescentes dos Programasde Erradicação do Trabalho Infantile Fanfarra.

O Programa Jovem Aprendizteve inicio no dia 10 de agosto, noCentro Comunitário Profissio-nalizante. O programa foi umainiciaiva da superintendente Regio-nal do Trabalho, Regina Olenski, dosfiscais Sérgio e Edson, que contoucom apoio do prefeito EduardoDalmora.

O Ministério do Trabalho, pormeio da Superintendência Regionaldo Trabalho, já de longa data vinhabuscando alcançar seus principaisobjetivos: mobilizar a Prefeitura Mu-nicipal por meio da Secretaria de As-sistência Social, o Sistema “S” -SENAC e o empresariado local parao cumprimento da Lei do Aprendiz.

Após o lançamento da primei-

Jovem Aprendizra turma do Programa Jovem Apren-diz em Matinhos, o próximo objeti-vo é a criação do Selo EmpresárioAmigo do Jovem Aprendiz ou Em-presário Parceiro para incentivar aresponsabilidade social das empre-sas.

Particiantes do projeto

Prefeito Eduardo Antônio DalmoraSecretária Municipal de Assistên-cia Social Eunice Viganó DalmoraSuperintendente Regional doTrabalho: Regina Olenski e fiscais.SENAC –Diretora Cleide eRossana.Empresários de Matinhos:Super Rede;Supermercado Brasão;Supermercado Maresia;Supermercado Martins;Pague Menos Calçados;Farmácia Nissei;Trombetta Mat. de Construção;Santa Mônica Mat. de Construção;Nato Construções;Cartório de Registro de Imóveis.

19 Matinhos, 16 de janeiro de 2.010

Page 20: Folha de Matinhos 16/01/2.010

No início de 2009, o recém empossado prefeito de Matinhos, EduardoDalmora, assegurava: “Teremos todo o inverno para planejar em conjuntocom o comércio e a população, e executar obras que melhorem a infra-estrutura e o lazer do turista. A próxima temporada será melhor ainda”.

Os resultados começaram aaparecer antes do inverno. Apesardas obras em diversas frentes, otrânsito esteve mai organizado noverão passado. O Carnaval foi omelhor da história da cidade. Cercade 400 mil pessoas participaram dafesta em Matinhos.

O sucesso do evento confir-mou a importância do poder públicoassumir a organização da festa. A

Dito e feito

Para começar, o melhor Carnaval

equipe da prefeitura trabalhou duromas os recursos públicos foram eco-nomizados. Mais de 80% dos R$150 mil orçados para o carnaval fo-ram pagos por parceiros e patroci-nadores. A contrapartida foi a divul-gação das empresas durante a fes-ta. O Grupo Educacional Uninter foium dos patrocinadores, levou trêstrios elétricos para as ruas e não searrependeu.

O departamento de Turismo deMatinhos participou do 4° Salão doTurismo realizado entre os dias 1º e5 de julho no Pavilhão de Exposiçõesdo Anhembi, em São Paulo.

O salão atraiu mais de 100mil visitantes e contou investimen-tos de R$ 6 milhões do Ministério doTurismo só na divulgação. É o mai-or evento do turismo do Brasil.

Matinhos foi representadacom material cedido pela Ecovia,Paraná Turismo e Adetur Litoral.

Matinhos promoveu turismo o ano todo

Festa de São Pedro superou expectativas

O evento mais tradicional deMatinhos, a Festa de São Pedro,Padroeiro do município, entre 19 e29 de junho, ultrapassou as marcasde venda e público dos últimos qua-tro anos.

Para um dos organizadores, oRoldão da UTI Informática, o apoiorecebido da prefeitura, da UFPRLirtoral e do Grupo Uninter foi funda-mental para o resultado. “Um comer-ciante que sempre participa de festa,

comentou queprimeiro dia, ficousem estoque dealimentos por vol-ta de 11 da noite.Não imaginavaum início tãobom”, comentouRoldão em repor-tagem publicadapela Folha.

Um dos fa-tores para o su-cesso foi a libe-ração da praçapara o parque eoutros comerci-antes, o que não

acontecia nos quatro anos anterio-res.

“Mesmo com chuva e frio ofesta lotou, se não fosse isso algunscomerciantes não dariam conta” fi-naliza ele.

Para outro organizador, JoãoTrombeta, devido ao apoio da pre-feitura, o lucro da festa desse anofoi maior. Houve aumento da vendadas cartelas do Bingão e dos espa-ços da festa.

Em julho, entre os dia 17 e 19,Matinhos realizou a Festa daSororoca, em parceria com aEmater. A sororoca é um peixe dafamília das cavalas. Para o Presi-dente da Colônia de Pesca Z 4 deMatinhos, Jorge Haneck, a festa di-vulga o peixe, que é abundante nolitoral paranaense, e promove aintegração entre Colônia de Pesca

Festa da Sororoca, turismo e cidadaniae comunidade, além de divulgar aimportância da pesca dentro domunicípio”.

Durante a festa, a Emater re-alizou o 1º Encontro da PescaArtesanal, com palestras sobreINSS, nota do produtor e sobre aprevenção de doenças que poderser adquiridas nas atividades dapesca.

O feriado da Independênciafoi a primeira prévia de uma tempo-rada de sucesso.

Sem incidentes, milhares depessoas desceram as praias e bal-neários da cidade para aproveitar ofinal de semana prolongado. Alémdas praias, a principal atração foi aprogramação de shows e eventosrealizados entre os dias 4 e 8 desetembro, durante a quarta ediçãoda Matinfest. Estima-se que mais de40 mil pessoas estiveram emMatinhos durante o feriado.

Organizado pela SecretariaMunicipal de Turismo e Desenvolvi-mento Econômico, o evento foi rea-lizado no Calçadão Central deMatinhos e na Praia Brava deCaiobá. Durante os dias de festa, a

Matinfest foi a prévia do sucesso

Matinfest contou com uma vasta pro-gramação de shows, barracas deartesanato e feira gastronômica. OCalçadão recebeu milhares de pes-soas que puderam assistir a concor-rida apresentação da dupla sertane-ja de Curitiba William e Renan. Oponto alto da Matinfest foi o grandeshow do dia 7, realizado em Caiobá.Batizado de “98 Praia Folia”, o showcontou com o apoio da prefeitura.Mais de 18 mil pessoas assistiram asapresentações, segundo a empresaque organizou o evento. Do lado defora da grande arena montada emplena a praia, mais gente aproveitoua música para se divertir.

As apresentações transforma-ram as areias da praia de Caiobáem um enorme salão de baile.

20Matinhos, 16 de janeiro de 2.010

Page 21: Folha de Matinhos 16/01/2.010

O prefeito Dalmora recebeuem novembro, no Paço Municipal aequipe feminina vice-campeã doCampeonato Estadual Bom de Bola.

As meninas matinhenses com

No dia 12 de julho, outro even-to esportivo para animar a cidade eatrair turistas. A 3ª etapa do DuathlonTerrestre Alexandra/Matinhos, atraiuatletas da elite do Triathlon Brasilei-ro e de muitos estreantes.

Com diversas categorias, inclu-indo crianças, a prova movimentou ocomércio e confirmou Matinhos comoum pólo esportivo para o ano inteiro.

Em março, a cidade recebeusediu o Triatlhon Olímpico. Em de-zembro, Matinhos recebeu a 4ª Eta-pa da 3º Copa Paraná de Triathlon.

Matinhos: Pólo esportivo

Em dezembro, o 33º CampeonatoBrasileiro Sub-17 Feminino trouxeequipes de todo o Brasil para a ci-dade.

Em julho, aconteceu a segun-da etapa do CampeonatoParanaense de Enduro. A organiza-ção teve o cuidado de fazer quasetodas as trilhas à beira-mar. Para opúblico de Matinhos, foi uma opor-tunidade de assistir um esporte con-siderado de elite. Para a economiada cidade, foi mais um grande atra-tivo durante o inverno.

Município Bom de Bolaidade entre 9 a 14 anosperderam a final docampeonato no Está-dio Couto Pereira, emCuritiba, contra a equi-pe de Contenda.

Mas o resultadorepresenta uma vitória.A prefeitura apoiou aequipe com treinamen-to e estrutura.

A equipe masculi-na também foi vitoriosa,tendo ficado entre as

quatro melhores do campeonato.Matinhos também sediou a etapa re-gional do Bom de Bola, movimentan-do a cidade e a economia no mês deoutubro.

Cerca de 30 crianças estiveramno mês de novembro, na sede da Pre-feitura Municipal de Matinhos parareceber das mãos do Prefeito Eduar-do Dalmora materiais adquiridos pelaadministração para o projeto “Ondasdo Saber”. São 30 roupas de borra-cha, nove pranchas de surf de quatromodelos diferentes, além de outrosmateriais usados nas aulas. Os ma-teriais vão beneficiar as cerca de 200crianças inscritas no projeto.

O “Ondas do Saber” oferecegratuitamente aulas de surf a alu-nos da rede municipal de Matinhos.Por meio das aulas, as criançasaprendem noções sócio educativas,esportivas, culturais e ambientais. Oprojeto é desenvolvido pela Organi-zação Centralizadora de EsportesAquáticos de Matinhos (Oceam),com apoio da Prefeitura Municipalde Matinhos, que fornece toda aestrutura de professores e de mate-riais para que o projeto aconteça.

De acordo com o supervisordo programa, Jairton Inácio, o ma-terial fornecido pela prefeitura vaimudar as aulas. “Esses materiaisnovos vão dar condições de desen-volvimento e aproveitamento de100% das aulas. As roupas de bor-

Aulas de surf e de cidadania

racha servem para manter o corpoaquecido. Antes as crianças iampara água sem a proteção. Agoraelas evitam o choque térmico. Já aspranchas diferentes vão permitir queos alunos surfem em modelos apro-priados para a idade e o peso de-les”, explica.

As pranchas e as roupas deborracha serão usadas em cada umdos turnos das aulas. Iniciado emjunho deste ano, o projeto conta comquatro monitores que dão aulas prá-ticas e teóricas sobre surf. As crian-ças também recebem orientaçõessobre preservação ambiental e cul-tura. As atividades são realizadas nasede do projeto, no Mirante da Pe-dra, em Matinhos, na Praia Mansade Caiobá e no laboratório deinformática da UFPR Litoral.

As aulas de uma hora são re-alizadas de segunda a sexta-feira demanhã e a tarde, sempre nocontraturno escolar. As crianças sãodivididas em turmas de 25 alunos.Formados pela International SurfingAssociation (ISA), os monitores fi-cam responsáveis pelos alunos, queentram um de cada vez na água,sempre supervisionadas de pertopelos professores.

Atendemos até 23:00 hs

Fones:3453-03193453-0316

Mercado e Açougue TropicalMercado e Açougue Tropical

Av. Roque Vernalha nº 695Centro Matinhos - PR

21 Matinhos, 16 de janeiro de 2.010

Page 22: Folha de Matinhos 16/01/2.010

Supermercados

BrasãoLoja 1: Rua Projetada nº 120 Em frente a Prefeitura Fone: 3453-2828Loja 2: Rua Roque Vernalha nº 157 - Centro Fone: 3453-0002

- Fazemos Corte Escova ePenteados dos mais moder-nos modelos.

- Progressiva (sem formol).

-Trabalhamos com hidrata-ção a laser, incluindoMarroquina(inteligente), Cauterização eNano Cauterização.

- Temos Depilação a basede mel e esfoliações.

- Manicure com unhas decoradas e acrílicas.

- Temos pacotes para noivas.

Rua Da Fonte nº 554 Centro Matinhos. Fone: 3453-9471

Las OlasLas OlasLas OlasLas OlasLas OlasLas OlasLas OlasLas OlasLas OlasLas Olas

XeroxEncadernação

Material -EscolarPlastificação - Revistas

Jornais -Doces - Chocolates

3473-4391

Av. Juscelino K. de Oliveira, 1223, Caiobá - Matinhos - PR

Recreação para CriançasColônia de férias para temporada

Deixe seu filhoem segurança

Atendemos seufilho brincando

Por hora, por dia, por mês.Monte seu pacote!

Fone: 3453-6683

Rua Rio Branco, 240 CaiobáEntre a Praia Brava e Praia Mansa

Fones: 3473-4481 e 8866-6758

Copão

Atendemos 24 horasRua Apucarana, nº 598 - Caiobá - Matinhos

Ambientediferenciado,

deliciosos petiscose variados drink’s.

Bakana’s Pubé a opção paraseus melhores

momentos no litoralparanaense.

Distribuidora de Bebidas

22Matinhos, 16 de janeiro de 2.010

Page 23: Folha de Matinhos 16/01/2.010

A noite de Caiobá da última quarta-feira, foi abrilhantada por umdesfile de modas da “Stillo Z” no “Bakana’s Pub”.

As empresárias Nena, Débora e Luciana Medeiros realizaram umousado desfile, com ítens da loja “Stillo Z”.

Confiram todo o charme do desfile:

23 Matinhos, 16 de janeiro de 2.010

Page 24: Folha de Matinhos 16/01/2.010

Rua Augusto Blitzkow, 208 - Caiobá - www.caiobapraiahotel.com.br

Reservas:(41)

3452-1688

24Matinhos, 16 de janeiro de 2.010