24
Monitoramento 24 horas Retrospectiva 2009 A vir A vir A vir A vir A vir ada do ano ada do ano ada do ano ada do ano ada do ano , , , , , do ano da vir do ano da vir do ano da vir do ano da vir do ano da vir ada ada ada ada ada Matinhos, 16 de janeiro de 2.010, Edição 13 R$ 1,50 Remédio garantido Nova frota: mais eficiência Secretaria de Obras recuperou o sistema viário Secretário de Saúde visita Matinhos Pág 03 Págs 08 e 09 Págs 10 e 11 Pág 12 Pág 17 Surf e cidadania Pág 22

Folha de Matinhos 16/01/2.010

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Matinhos 2.010

Citation preview

Page 1: Folha de Matinhos 16/01/2.010

Monitoramento24 horas

Retrospectiva 2009

A virA virA virA virA virada do anoada do anoada do anoada do anoada do ano,,,,,do ano da virdo ano da virdo ano da virdo ano da virdo ano da viradaadaadaadaada

M a t i n h o s , 16 de janeiro de 2.010, E d i ç ã o 13 R $ 1 , 50

Remédiogarantido

Nova frota:mais eficiência

Secretaria de Obrasrecuperou o sistema viário

Secretário de Saúdevisita Matinhos

Pág 03 Págs 08 e 09 Págs 10 e 11

Pág 12

Pág 17

Surf ecidadania

Pág 22

Page 2: Folha de Matinhos 16/01/2.010

Rua Bandeirantes, 25, Centro – Matinhos – PR

- Aparelhos Ortodônticos- Implante Dentário- Clareamento com Laser- Atendimento a Crianças

C l í n i c a O d o n t o l ó g i c a

Há exatamente um ano, na vi-rada de 2008 para 2009, um grupode cidadãos liderados pelo prefeitoque iria assumir no dia 1º de janeiroorganizou uma festa como há muitotempo não se via.

Eles acreditavam que a Namo-rada do Paraná deveria se mostraratraente para justificar o título da cida-de emancipada num dia 12 de junho.

Eles apostavam na atraçãodos veranistas que haviam se afas-tado, na atração de investimentosprivados de fora e principalmentedas empresas instaladas, na atra-ção de recursos públicos.

Esta aposta continua e já co-meça a dar seus frutos.

Mas aqueles cidadãos já sa-biam que a principal e mais difícilconquista era de alguém que esta-va bem perto: o matinhense. A aná-lise deste relacionamento vamosdeixar para as próximas edições.

Nossa missão agora é fazerum relato o mais objetivo possiveldo que aconteceu entre um anonovo e outro.

Passado 12 meses, podemosver que aquela festa grandiosa do 31de outubro de 2008 hoje é bem mai-or. Tem muito mais gente, resultadode diversos fatores como os investi-mentos de longo prazo do governo

O ano da virada

estadual em saneamento e infra-es-trutura, a rápida recuperação econô-mica mundial que acabou sendo umamarola como presidente Lula anun-ciava e, principalmente, o verão cur-to. Mas não dá para ignorar queMatinhos fez a sua parte.

O veranista que está chegan-do um ano depois pode ver claramen-te que a cidade mudou para melhor.

Já as mudanças estruturais,aquelas que atingem a populaçãofixa que constrói a cidade que osveranistas vêem, merecem umaavaliação mais atenta.

Por isto produzimos esta re-trospectiva para oferecer um resu-mo e um documento para reflexãodo que foi feito, do que está em an-damento e do que talvez devêsse-mos fazer diferente.

Esta retrospectiva marca o iní-cio do Ano II da Folha de Matinhos epor isto tivemos nas edições do jornala principal fonte desta retrospectiva.Também fomos a campo para ver asnovidades da temporada e conferiralgumas realizações que havíamosanunciado que iriam acontecer.

A história vista por quem estádentro dela tem suas limitações deperspectiva. Mesmo assim,acraditamos ter apresentado um re-trato de uma cidade que virou o jogoe ainda está virando.

Fone: 3453-0099

A Clínica VIP SORRISO dese-ja a todos os clientes e aos amigosde Matinhos um 2010 repleto desaúde e excelentes realizações.

Colocamo-nos a inteira dispo-sição, com os melhores trabalhos,em todas as área da Odontologia,especialmente nas áreas deO R T O D O N T I A ,ODONTOPEDIATRIA E CIRURGIA.Dr. Leopoldo, Dr. Marcos e Dra. Amanda.

Agende sua consulta

Atendimento nas áreas de :

Dr. Édison Leopoldo -CRO - 7712Resp. Técnico - CL - M1376

Dr. Marcos Rogério Cantazini CRO - 12.514Dra Amanda K. Panpuch CRO 19.090

- Cirurgias do Siso- Tratamento de Canal- Próteses Fixas e Removíveis- Clínica Geral

A praia de Caiobá foi o cenáriopara a abertura das atividades de cul-tura e lazer da operção Viva o Verão.O prefeito Eduardo Dalmora recebeuo vice-governador Orlando Pessuti eo presidente da Paraná Esporte , Mar-co Aurélio Saldanha Rocha, na noitede segunda-feira (28).

Na abertura, Pessuti disse queas ações do Governo do Estado naOperação Viva o Verão permitemmostrar não apenas o que o Paranátem de melhor na música, arte, ar-tesanato e no esporte. “Os espor-

Operação Viva o Verão

tes se tornam muito mais presentesnesta época, devido ao clima favo-rável, principalmente no Litoral e naCosta Oeste. O Governo do Estadofaz um trabalho positivo não só nolitoral, mas com investimentos emtodo o Paraná nas áreas da educa-ção, transporte, segurança pública,saúde, meio ambiente e desenvol-vimento urbano”, disse.

Dalmora agradeceu o apoio eaproveitou a transmissão do eventopela Paraná educativa para divulgara grande festa da virada do ano.

A Prefeitura de Matinhos pre-parou a maior festa de Ano Novo dosúltimo tempos e o público soubereconhcer. Cerca de 500 mil pesso-as estiveram assistindo a queima defogos em diversos pontos.

A festa começou às 22h do dia31, misturando trios elétricos commúsica religiosa.

Houve shows pirotécnicos emsete locais, sendo cinco na AvenidaAtlântica entre Matinhos e Caiobá edois nos balneários.

A Avenida Atlântica tambémrecebeu três trios elétricos. No iní-cio da avenida, em Matinhos, teve

Uma festa inesquecível de Ano Novo

trio elétrico, queima de fogos e showcom as Irmãs da Copiosa Redençãode Ponta Grossa.

Na esquina com a rua Londri-na um palco na areia contou com oshow com o Projeto Jesus no Lito-ral. Também houve queima de fogosno local

Na esquina com a ruaJacarezinho: trio elétrico, queima defogos e show com banda.

Na esquina com a rua Alvo-rada: trio elétrico, queima de fogos,missa com Padre Emerson e showcom a Banda da Copiosa Redençãode Matinhos.

Editorial

02Matinhos, 16 de janeiro de 2.010

Page 3: Folha de Matinhos 16/01/2.010

Dep. Comercial e Coluna Social : Débora Miranda

Gráfica e Editora Primeira Mão Ltda - MECNPJ 01.514.299/0001-65

Tiragem 20.000 exemplares.

[email protected]

Fone: 9909-9510

“Matérias assinadas não representam necessariamente a opinião deste veículo de comunicação”

Diretor: Marcio Pereira de Miranda

Jornalista Reponsável : Gustavo Aquino

Colaboração e Fotos : Douglas Gerasommatinhoscaioba.blogspot.com

A Agência Estadual de Notíci-as escolheu Matinhos e o prefeitoEduardo Dalmora paraexemplificarem as transformaçõesque acontecem enquanto o litoral doParaná recebe um dos maiores flu-xos de visitantes em final de ano.

Dalmora calculou este aumen-to de pessoas entre o natal e o AnoNovo em 30%. A praia limpa, arru-mada, a coleta de lixo eficiente e osol garantem um começo de tempo-rada muito bom para a cidade”, dis-se Dalmora à agência oficial do go-verno. “Para colaborar com a segu-rança de visitantes e moradores, ins-talamos 44 câmeras de vigilância emdiversos pontos do Centro e com-pramos quatro carros novos para aGuarda Municipal, que também teveo efetivo aumentado”, contou.

O governo reconhece que aGuarda Municipal colabora com aspoliciais civil e militar, o Corpo deBombeiros e a fiscalização munici-pal e estadual durante a tempora-da. “A ordem é tolerância zero paraexcesso de volume em equipamen-tos de som de automóveis, barulho

Matinhos fez a sua parte no melhor verãoe infrações do tipo”, afirmouDalmora.

Algumas realizaçõesPara dar fluidez ao tráfego, a

prefeitura implantou binários naspraias de Caiobá e Matinhos. A Ave-nida Atlântica, entre Caiobá eMatinhos, esta fechada para o trân-sito de veículos até o dia 2 de janei-ro. “Depois desse período, a aveni-da ficara fechada todos os finais desemana, de sexta-feira a domingo,até o Carnaval”, disse o prefeito. Omunicípio também disciplinou aquantidade de vendedores ambu-lantes na orla.

A Praia Mansa de Caiobá re-cebeu nova iluminação entre o cal-çadão e a beira-mar. As luzes do tre-cho entre a Praia Brava e Monçõestambém receberam melhorias. “Noano que vem, quando for concluídoo trabalho de engorda da faixa deareia, vamos melhorar ainda mais ailuminação e o calçamento”, falouDalmora. “A recuperação da orla deMatinhos, com a engorda da faixade areia, é um compromisso do Go-verno do Paraná”, assegurou a AEN.

A divisão de responsabilida-de entre o Governo do Estado eas prefeituras do litoral durante atemporada teve um ingrediente amais no verão passado: a péssi-ma herança recebida da adminis-tração anterior.

Em janeiro de 2009, Requiãodeu mais uma demonstração da im-

Requião, parceiro de primeira horaportância do Litoral para osparanaenses e para seu governo.Entre tantas tarefas da temporada,iniciou um grande projeto de recu-peração emergencial das ruas deMatinhos.

Em 2010, o governador pôdever que o apoio que deu à adminis-tração de Matinhos valeu a pena.

Secretario de Saúde e Diretora daRegional de Saúde visitam Matinhos

Emplacamento HabiliataçãoTranferências Renovação

Placas e Lacres Reciclagem

* Matriz: Av. Paranaguá 253,Matinhos, PR F. 3453-1994

* Filial: Rod. PR 412, km 5,5, Loja 6Baln. Ipanema, Pontal do Paraná, PR

Fone: (41) 3457-1399

Taxi Litoral

8416-4463 e 8420-1633Marcos

Agradecemos a preferênciaFazemos viagens

O Secretario de Saúde do Es-tado do Paraná Gilberto Martin e a di-retora da 1ª Regional de SaúdeLenora Catharina Rodrigo visitaramna manhã de quinta-feira 7/01 as de-pendências do Hospital Nossa Senho-ra dos Navegantes e Laboratório Cen-tral de Saúde Publica de Matinhos.

Entraram em cada setor eacompanharam de perto o atendi-mento e a nova política de SaúdePublica do município. Foramcompanhado pelo Prefeito MunicipalEduardo Antonio Dalmora e a Se-cretaria Municipal de Saúde RenataCezar do Amaral.

Recebeu os relatórios referen-tes aos números de procedimentos

no Hospital Nossa Senhora dosNavegantes e Laboratório Centralde Saúde Publica de Matinhos quesó no mês de Dezembro passadoforam 15.427 (quinze mil quatrocen-tos e vinte e sete) procedimentos!

- 11.609 Consultas.- 2035 Exames.- 1783 Raios-X.Uma média diária de 375 con-

sultas, 65 exames e 57 raios-X.

Em Apenas um Único dia aFarmácia do Hospital Nossa Senho-ra dos Navegantes Forneceu maisde 700 (setecentos) medicamentosdiversos de receitas provenientes deconsultas à população e veranistas.

Ao final da visita Martin Co-mentou “Dalmora você esta no ca-minho certo! Reestruturou o Progra-ma Saúde da Família, implantou oLaboratório Municipal, restaurou oHospital, moralizou o sistema, pegouuma casa destruída e reconstruiu!Eu estive aqui há alguns anos ata-rás e hoje vejo a diferença, as mu-danças são notáveis!”.

03 Matinhos, 16 de janeiro de 2.010

Page 4: Folha de Matinhos 16/01/2.010

Para assegurar o crescimen-to sustentável e os investimentos pú-blicos que darão base ao desenvol-vimento, os municípios precisamestar em dia com suas obrigaçõesfiscais. Por isto, uma das primeirastarefas da atual administração foiregularizar as pendências herdadas.

Foi preciso renegociar dívidascom diversos órgãos federais e ain-da cuidar para não deixar que ascontas atuais se acumulem.

Com resultado deste esforço,matinhos consegiu pela primeira vezdesde abril de 2002, a CertidãoLiberatória do governo federal, do-

Em dia com as obrigações ehabilitada para receber recursos

cumento necessário para realizaçãode convênios com os poderes pú-blicos estadual e federal.

O prefeito comemorou: “Essaconquista vem coroar o trabalho daequipe que se esforçou nesses cincomêses para que se chega-se a esseresultado. Já temos emendas no va-lor de R$ 30 milhões em Brasília, con-seguidos com o auxílio de deputados,senadores e ministros, que poderiamficar bloqueadas devido a esses im-pedimentos. Essas verbas serão utili-zadas em investimentos para melho-rar a qualidade de vida do morador edo turista”, afirmou Dalmora.

Colhendo os frutosda credibilidade

Os resultados da regulariza-ção das contas e a articulação polí-tica deram resultados imediatos.

Matinhos conseguiu entrar narelação dos municípios que recebe-rão um Centro de Saúde da Mulhere da Criança, que inicialmente só

teria para Guaratuba e Morretes, en-tre os municípios do Litoral. A pre-feitura foi ágil também na destinaçãodo terreno.

O mesmo aconteceu em rela-ção à Agência do INSS e no novoCartório Eleitoral.

A prefeitura também fez a do-ação do terreno para a construçãodo novo Cartório Eleitoral da cida-de. O terreno fica na Rua Antonina,entre a Delegacia de Polícia Civil eo Fórum de Matinhos, e deverá fi-car pronto no início de 2010.

O novo Cartório Eleitoral vaimelhorar o atendimento à popula-ção, que terá um espaço mais am-

Novo Cartório Eleitoralplo e adequado, além de agilizar osprocesso e atendimentos com a am-pliação da estrutura e do pessoal.

O prefeito Dalmora faz ques-tão de salientar que o grande res-ponsável por essa conquista foi opresidente do Tribunal Regional Elei-toral, desembargador Jesus Sarrão.“Solicitamos ao desembargador e nahora fomos atendidos”, disse.

Agência do INSSA Prefeitura de Matinhos es-

colheu e aprovou a doação do ter-reno para a construção da Agênciado INSS (Instituto Nacional deSeguridade Social). A obra éreponsabilidade do governo federal.

A agência vai possibilitar que

os segurados resolvam todas asquestões com a Previdência, comopedido de aposentadorias, revisãode benefícios, auxílio-doença e ou-tros sem sair da cidade. Hoje os se-gurados de todas as cidades do Li-toral são obrigados a recorrer àagência de Paranaguá.

A valorização dos imóveis emMatinhos em 2009 chamou atençãoda mídia paranaense. Esta era umaconquista prevista para acontecer emquatro anos e que veio mais rápidodo que os mais otimistas previam.

Transformada em pólo univer-sitário graças a UFPR Litoral, o mu-nicípio cumpre seu papel de provi-denciar a infra-estrutura necessáriaás expansão. O reaquecimento domercado imobiliário acontece namesma proporção em que a cidadevê ampliar o número de vagasofericidas pela universidade e aomesmo tempo em que a rede deesgoto continua a crescer, as ruasestão mais limpas, o trânsito é or-ganizado e as empresas acreditamque podem continuar investindo.

Novas imobiliárias estão seinstalando na cidade, a existentestrabalham como nunca e o setor daconstrução civil está em pleno de-senvolvimento. As consequências

Economia aquecida,desenvolvimento sustentável

imediatas são a geração de empre-go e renda para mais matinhenses.

Outros ramos de atividadecomo o comércio e o setor dealimetação pronta também vêemperspectivas de crescimento asse-gurado.

A médio e longo prazo isto re-presentará melhoras na arrecadaçãoe mais recursos para investimento.

Mas a curto prazo, o cresci-mento resulta em aumento da de-manda dos serviços públicos, o queé o grande desafio da administra-ção para 2010.

O prefeito Dalmora tem de-monstrado que aceita o desafio. “Oque queremos é que nossa cidadecresça. O trabalho de reconstruçãoé árduo, mas já estamos colhendoos frutos”, destacou no balanço quefez dos primeiros meses de admi-nistração, de acordo com matériapublicada na Folha de Matinhos emsetembro.

04Matinhos, 16 de janeiro de 2.010

Page 5: Folha de Matinhos 16/01/2.010

Mais iluminada e mais seguraMatinhos recebeu nova ilumi-

nação em vários pontos da cidade,com destaque para a Praia Mansa,que recebeu 28 postes com 8 refle-tores.

Fora da temporada, a praiahavia se tornado um local deserto eponto de consumo de drogas. No

verão, a escuridão impedia a perma-nência das pessoas à noite. Hoje jáé possível até mesmo praticar es-portes na areia à noite.

Foram instalados postes comtrês refletores de alta potência cada.Com um design inovador, eles ilu-minam a rua, o calçadão e a praia.

Em diversos pontos do Cen-tro, bairros e balneários as lâmpa-das comuns foram substituídas porlâmpadas metálicas, mais fortes eeficientes.

Na Avenida Curitiba, porexemplo, as lâmpadas de mercurio

Luzes brancas e mais potentes

que davam um tom amarelado fo-ram substituídas pelas novas, quetem uma luz branca. A rua recebeu102 novas lâmpadas. Além disso,um projeto paisagístico foi alí implan-tado com 18 mil mudas de flores epintura nos canteiros.

05 Matinhos, 16 de janeiro de 2.010

Page 6: Folha de Matinhos 16/01/2.010

Todas as previsões otimistasem relação a este início de tempo-rada de verão foram superadas. Atéos precavidos meteorologistas foramsurpreendidos pelo clima melhor doque o esperado.

Tem feito sol nos dias previs-tos para serem nublados e as nu-vens, quando predominam, não in-terferem no forte calor. As chuvasestão mais fracas que o esperado enão espantam ninguém da praia,nem mesmo á noite como se viu navirada do ano e se tem visto nas prai-as iluminadas desta temporada.

A expectativa dos comercian-tes é de, no mínimo, obter o mesmofaturamento da temporada passada,que durou 50% a menos. As fériasadiadas em virtude da gripe suína eo Carnaval mais cedo estão sendocompensados pelo movimento mai-or nos primeiros dias do verão e pelogasto maior dos turistas.

Tudo está dando certo neste verão

Se a sorte ajudou em relaçãoao clima e o aquecimento da eco-nomia brasileira deu um empurrão,a grande novidade para quem visitaMatinhos é a melhor infra-estruturada cidade. Mais limpa, mais organi-zada, Matinhos cumpre o que pro-meteu há um ano, quando as má-quinas recuperando ruas e os tra-balhadores cuidando das calçadasna orla eram prenúncios de diasmelhores.

Segundo diversos levanta-mentos, cerca de 1,6 milhão de pes-soas estiveram no Litoral em dezem-bro de 2008. Este ano, teriam sido2 milhões. Até o dia 10 de janeirodevem permanecer nas praias cer-ca de 1 milhão de pessoas. Até oCarnaval, terão passado pela regiãomilhões de visitantes.

A concorrência sadia entre ascidades para atrair esta multidão temdado resultados.

A iluminação do Morro do Boifoi o primeiro passo do projeto derevitalização turística da cidade.

Durante a noite, três grandesholofotes iluminam um dos cartõespostais da cidade com dez coresdiferentes.

No Morro do Boi também jáestão trabalhando os topógrafos

Luzes no Morro do Boipara elaboração do projeto da pas-sarela nos moldes e com maior di-mensão que o do Pico de Matinhos.A obra será feita em duas etapas. Aprimeira, que deverá começar emfevereiro, vai circundar o Morro doBoi a partir da praia Mansa até ummirante que será construído. A se-gunda etapa irá até a Praia dosAmores. Tudo deverá ficar prontoaté a temporada do ano que vem.

Aceitamos todos os cartões

Av. Paranaguá, 2.854 - Riviera II

Fone: 3453-3654

Chame o Leva e Traz para comprasacima de R$ 100,00 até 19 hs

Segunda das Carnes e Terça das Frutas e Verduras

Fone: (41) 3453-0418 Fax: 41-3453-0426E-mail: [email protected]. Da Fonte 441, CEP 83260-000, Matinhos

PRProfissionais liberais, sejam nossos

parceiros: Cadastrem-se

Entre os investimentos para atemporada, a prefeitura adquiriu 60banheiros químicos para receber osveranistas.

Com os novos banheiros es-palhados pela orla, o turista ganhaem comodidade e saúde, as praiasem limpeza e respeito ao meio am-biente. Outra novidade foi instalação

Quiosques temporários, orla protegida

de novos quiosquesna praia de Caiobá. Asolicitação já foi feitaao Patrimônio daUnião. Com uma estru-tura de policarbonato,os espaços são todosiguais, criando umapadronização do espa-ço. A estrutura traz ain-da água encanada, ilu-minação e a possibili-dade de fechar o qui-osque com lonastransparentes em ca-

sos de frio ou chuva. Com estas ino-vações, os novos quiosques dapraia de Caiobá serão mais higiêni-cos, oferecendo comodidade tantoao trabalhador quanto ao turista.

Como são desmontáveis, osquiosques vão funcionar apenas noperíodo da temporada de verão, atéo dia 28 de fevereiro.

Anuncie aqui:9909-9510

Não seesconda

06Matinhos, 16 de janeiro de 2.010

Page 7: Folha de Matinhos 16/01/2.010

A Secretaria Municipal de Obraspromoveu ainda a reabertura e recu-peração de canais de galeria pluvialna praia de Caiobá e no Centro deMatinhos. Foram reabertos os canais

Rede fluvial é recuperada em Matinhos e Caiobáda Avenida Paraná; em frente sorve-teria D’vicz; e da Laguna, no Balneá-rio de Solimar. Além disso, sete no-vas pontes foram refeitas ouconstruídas, como, por exemplo, a

construção de uma ponte sobre aAvenida Paraná.

Também foram executadosserviços de troca de manilhas, cons-trução de canais onde havia erosão

e limpeza de valetas. Outra obra im-portante foi a do Mercado do Peixe,que antes despejava detritos em ga-lerias de água pluvial. Agora, as re-des do Mercado foram totalmente li-gadas à rede de esgoto.

Nas ruas Guarapuava eParaná, em Caiobá, uma “pinguela”servia para a travessia de pedestres.Além do risco às pessoas, ela nãoresolvia o problema dos veículos.

Prefeitura substitui “pinguelas” por pontes

As mudanças climáticas que temassolado o mundo e feito vítimas emvários locais no Brasil ainda não tinhamatingido Matinhos.

Choveu na sexta feira, 08/10, em14 horas, metade do previsto para todoo mês de janeiro. Foram cerca de 200mm, quando a média gira em torno de280 a 420 mm/mês, que combinadoscom a maré alta, tansbordaram os ca-nais e alagaram ruas. Por volta das 16horas a maré baixou e tudo voltou aonormal.

Nada comparado com a enchen-te de 2.001 que colocou Matinhos embaixo d’água e deixou centenas dedesabrigados.

A razão disso foi a prevençãocom a limpeza dos canais e da redefluvial, que foi feita desde o primeirodia da administração Dalmora com o

Chuvas causam transtornos no litoral

Prevenção minimizou os efeitos em Matinhosauxílio do Governo do Estado.

As chuvas causaram transtornosaos motoristas e algumas casas foramatingidas, dez pessoas ficaramdesabrigadas e foram atendidas pelaPrefeitura Municipal.

Um fator que auxiliou para que asruas alagassem, segundo o relaçõespúblicas e tenente do Corpo de Bom-beiros Leonardo Mendes dos Santos, foia maré alta. “Com o excesso de chuva,houve uma dificuldade de extravasar aságuas que desembocam no mar. Issoresultou todo esse alagamento”, infor-ma.

Segundo Dalmora, “Os trabalhosde dragagem e limpeza de manilhas darede pluvial vão se intensificar aindamais em 2.010 para que o problema sejatotalmente sanado.

O mesmo ocorria na RuaMartinhos Ramos, no Bairro do Ta-buleiro, onde várias delas foramsubstituídas por pontes com postescomo sustentação.

07 Matinhos, 16 de janeiro de 2.010

Page 8: Folha de Matinhos 16/01/2.010

A administração não tinha ain-da montado toda sua equipe e já co-meçou a trabalhar na recuperaçãodas ruas da cidade.

Era o comecinho de 2009. Foisó o tempo de articular com o go-verno estadual, realizar a licitação ecomeçar o trabalho. Em aproxima-

Obras nas ruas nos primeiros dias do anodamente um mês, Matinhos conse-guiu iniciar o recape em 30 ruas e apavimentação com bica corrida emoito bairros e balneários.

A área de recape totalizou3.900 m2 e os trabalhos começarampela Avenida Curitiba. Foram utiliza-dos 3.000 metros cúbicos de bica

corrida para a pavimentação de ruasnos bairros Tabuleiro, Vila Nova,Sertãozinho, Mangue Seco,Cohapar I, Cohapar II e nos balneá-rios Praia Grande e Solimar.

Em menos de um ano, já secontabilizavam mais de 45 quilôme-tros de ruas recuperados no muni-

cípio. A recuperação ficou a cargoda Secretaria de Obras que, no iní-cio do ano, encontrou todomaquinário da prefeitura sucateado.Após a reforma das máquinas, asruas de Matinhos começaram a ga-nhar nova pavimentação. Parte dasobras foi realizada em conjunto como governo do Estado.

08Matinhos, 16 de janeiro de 2.010

Cartões Fotográficos - Folder’s - TalõesCardápios - Imantados - Carimbos

Plastificação - EncadernaçãoXerox - Folinhas de Calendários

Impressos em Geral

Fone Fax(41) 3453-6300

e-mail:[email protected]

Rua Santa Rita de Cássia, 525, Bom Retiro - Matinhos - PR8 anos

Page 9: Folha de Matinhos 16/01/2.010

Ainda nos primeiros dias daadministração, uma frente de traba-lho foi montada para a recuperaçãode 10 mil metros de Petit Pave.

Bica corrida foi a solução maisbarata, rápida e eficiente

A Prefeitura de Matinhos comapoio do Governo do Estado que for-neceu a chamada Patrulha Rodoviá-ria, recuperou cerca de 150 ruas domunicípio que estavam em situaçãobastante precária com esse material.

Mesmo com as chuvas cons-tantes, a bica corrida vai secompactando de tal forma que ser-ve como material sub-básico parapavimentação de ruas, evitandodessa forma a formação de lamaçale buracos que tanto incomodam

nossos cidadãos.A colocação de bica corrida na

malha viária, bem compactada edimensionada, poderá receber deimediato a colocação de meio-fio ejá definindo a área de passeio, pro-piciando dessa forma, mais segu-rança aos moradores e melhorandoo aspecto visual dos bairros.

A fragilidade do solo arenoso domunicípio, somado as chuvas fazemcom que esse serviço seja necessari-amente permanente e contínuo.

Reforma no calçadãoAs obras começaram pelo cal-

çadão da orla entre as praias deCaiobá e Matinhos. e chegaram a di-versos pontos do centro e de Caiobá.

Peti Pave do Calçadão foi recuperadoSecretaria de Obras dá início a

recuperação de 10 mil metros de PetiPave da região central do município.

As obras começaram pelo cal-çadão e atingirão toda a área cen-tral e alguns locais de Caiobá.

Associado

Fone/Fax: (41) 3473-4353

Av. J K de Oliveira 387 -Centro (Próximo a Prefeitura Municipal) Matinhos PR

E-mail: [email protected]

www.redebrasileiradeimoveis.com.br

09 Matinhos, 16 de janeiro de 2.010

Page 10: Folha de Matinhos 16/01/2.010

Adminstração:

Além de recuperar veículos emáquinas que estavam sucateadas, aprefeitura ampliou a frota para aten-der diversos setores como saúde, edu-cação, segurança e meio ambiente.

Foram adquiridos de uma sóvez 14 veículos Fiat, um Ford Kaalém de receber uma doação dequatro caminhões feita pela Recei-ta Federal.

Uma ambulância Fiat para re-moção rápida foi destinada ao Hos-

Nova frota, mais eficiência

pital Nossa Senhora de Navegantes.Outros veículos da mesma marcaforam para a Guarda Municipal e se-cretarias.

Os quatro caminhões doadospela Receita Federal são resultadodo programa de reciclagem do lixoe inclusão social que a prefeituravem desenvolvendo.

Dois foram destinados à cole-ta seletiva e dois no trabalho depoda e recolhimento de galhos.

Em 2009, Matinhos começoua formar sua própria frota de cami-nhões de lixo o que possibilitará aomunicípio assumir o serviço porcompleto, inclusive durante a tem-porada. Os recursos que o governoestadual gasta todo o ano naterceirização do serviço podem ser

Matinhos está preparadapara assumir coleta do lixo

deestinados às prefeituras.Matinhos é a cidade litorãnea

mais bem preparada para desempe-nhar a tarefa. Em março já estavamoperando os três caminhões própri-os que haviam sido comprados, dei-xando o serviço mais eficiente e comeconomia para os cofres públicos.

Agilidade com economiaA prefeitura também adquiriu

caminhão Iveco Daily 70C16 comequipamento para a substituição delâmpadas e pequenos reparos na

rede elétrica.O veículo possibilitou a

agilização do serviço e a redução decustos para o município.

10Matinhos, 16 de janeiro de 2.010

Page 11: Folha de Matinhos 16/01/2.010

Uma das marcas da adminis-tração da Prefeitura de Matinhos éa recuperação de veículos que es-tavam sucateados na garagem mu-nicipal. Desde o início da gestão deEduardo Dalmora, os funcionáriosda garagem, por meio da Secreta-ria de Obras, recuperaram 18 ôni-bus, três caminhões, uma retro-escavadeira Caterpillar 416, umaretro-escavadeira Randon (reparode pistão e embuchamento diantei-ro), uma escavadeira, uma patrolae um trator de esteira. Além disso,todos os veículos ganharam pneusnovos.

Frota de veículos de Matinhos é renovada

Av. Paranaguá 2.203 - Riviera- Matinhos Fone: 3453-1667

Os veículos, que estavam sem uso, vol-taram às ruas depois de passarem pelas re-formas. Os ônibus, antes abandonados, ago-ra atendem alunos da rede pública munici-pal e estadual do município. Os outros veí-culos são usados nas obras de recuperaçãoe revitalização de Matinhos.

Com a recuperação, a Secretaria deObras estima que mais de R$ 100 mil doscofres municipais foram economizados, já queas reformas estão sendo realizadas na gara-gem municipal, sem a necessidade decontratação de terceiros para fazer o serviço.

11 Matinhos, 16 de janeiro de 2.010

Rua Des. Westphalen, 1768 - Rebouças - Curitiba - PR

Fones: (41) 3016-0090 - Cel. 9972-3852

AR CONDICIONADO - AR QUENTEINTALAÇÕES E REPAROS - MECÂNICA E ELÉTRICA

PARA VEÍCULOS NACIONAIS E IMPORTADOS

Page 12: Folha de Matinhos 16/01/2.010

O setor de saúde ainda é umdesafio para a adminitração munici-pal mas em matinhos ela começoua andar nos eixos já nos primeirosmeses de 2009.

Sete equipes completas doPrograma de Saúde da Família pas-saram atuar nos postos dos balneá-rios e do centro. Esta atividade,quando bem executada, acaba re-sultando no aumento da demandapara o setor. Pessoas que desco-nheciam os problemas de saúde quetinham, haviam buscado outras al-ternativas de tratamento ou simples-

Saúde de Matinhos começaa andar nos eixos

mente estavam abandonas passama ser usuários do sistema público.

De acordo com especialistas,a sobrecarga inicial acaba diminu-indo com o tempo. A saúde preven-tiva é uma aposta corajosa dos mu-nicípios interessados em resolver oproblema e a longo prazo chega aproduzir economia dos recursos pú-blicos.

Isto o que se faz em Matinhos.A administração decidiu que a saú-de é prioridade e está pagando opreço disto.

Bombeiros e hospitalganham ambulâncias

O Hospital Navegantes ga-nhou mais uma ambulância total-mente equipada graças à troca como Corpo de Bombeiros.

O município entregou aosBombeiros uma ambulância zeroquilômetro adquirida com recursosdo Funrebom (Fundo

Reequipamento dos Bombeiros),que será utilizada no serviço 193 erecebeu o veículo que estava sen-do usado. Com seis anos de uso, aambulância destinada ao hospitalmunicipal está em boas condiçõestem todos os equipamentos neces-sários ao socorro da população.

Remédio disponíveis,tratamento assegurado

A Farmácia básica e a Farmá-cia Hospitalar do Hospital Nossa Se-nhora dos Navegantes estão pelaprimeira vez em muitos anos com osestoque completos.

Todos os dias, são fornecidosremédios para mais de 100 pesso-as. O usuário da saúde pública deMatinhos sabe que vai encontrar o

medicamento que necessita. Em al-guns poucos casos, quando o pro-duto não está disponível, o pedidoé feito na hora e o paciente sabe ahora e o dia certo em que poderá irbuscar.

A Farmácia básica atende desegunda a sexta das 8h30 ao meio-dia e das 13h30 às 17h.

Faculdade a distânciaA evolução da educação

Av. Atlântica, 510 – Caiobá – Matinhos - Fones: Matinhos – 3453-7641 Pontal do Paraná – 3458-2270

Matrículas abertas

Vestibular07/02

12Matinhos, 16 de janeiro de 2.010

Page 13: Folha de Matinhos 16/01/2.010

Uma das grandes conquistaspolíticas e administrativas deMatinhos vai representar uma revo-lução na saúde. A prefeitura conse-guiu incluir a cidade na relação dosmunicípios que receberão um Cen-tro de Saúde da Mulher e da Crian-ça.

Dalmora inclusive já destinouo terreno necessário à obra. Fica naRua Antonina esquina com AlbanoMuller, entre o Forum e a Delegacia

Outra conquista de 2009 fo-ram as Academias de Ginástica daMelhor Idade.

Pesquisas recentes mostramque com a implantação das Acade-mias da 3º Idade, entre pessoas aci-ma de 60 anos, foi constatado uma

Ginástica ao ar livrepara a melhor idade

diminuição de 30% no número deconsultas e 27% nas solicitações deanti-inflamatórios no postos de saú-de onde foram implantados os apa-relhos.

Em Matinhos as academiasforam implantadas em cinco praças,em diversos pontos da cidade.

Centro de Saúde daMulher e da Criança

de Polícia Civil. No mesmo local se-rão construídos o Fórum Eleitoral ea a gência do INSS.

“A clínica dará um apoio mui-to grande na política municipal poisvai atender quem mais utiliza o sis-tema”, disse o prefeito. Ele explicouque o acompanhamento pré-natal,a maternidade bem cuidada e oacompanhamento da saúde da cri-ança desde o nascimento são fun-damentais para a gente ter uma saú-de digna em Matinhos.

O secretário da Saúde, Gilber-to Martin, informou que serão desti-nados mensalmente para cada mu-nicípio R$ 8 mil para contratação depessoal, manutenção das unidadese pagamento dos profissionais.

A Secretaria de Desenvolvi-mento Urbano é responsável pelaconstrução das unidades. Com 260m2 de área total, cada estabeleci-mento tem consultóriosodontológico, pediátrico e ginecoló-gico, salas de enfermagem, imuni-zação, inalação, curativos e higienebucal, área para realização de exa-mes cardíacos, farmácia, vestiários

Apoio permanente do Estadoe copa.

A Secretaria da Saúde temcomo atribuições o fornecimento dosequipamentos, o repasse do incen-tivo mensal e a prestação de asses-soria técnica, incluindo o treinamen-to de profissionais. O terreno paraconstrução das unidades deve sercedido pelos municípios. “É impor-tante que as prefeituras agilizem aindicação da área para que a obraseja licitada e os serviços iniciadoso mais rápido possível. A previsão éque as novas unidades sejam con-cluídas ainda neste ano”, destacouForte Netto.

A Provopar de Matinhos, pre-sidida por Eunice Vigano Dalmora,promoveu no final de novembro a 1ºCaminhada contra o Câncer deMama.

A concentração ocorreu naPraça Central de Matinhos e percor-reu ruas do centro.

O evento teve como objetivo

Caminhada de alertachamar a atenção sobre a importân-cia do diagnóstico precoce da doen-ça.

De acordo com a SociedadeBrasileira de Mastologia, 90% doscasos detectados no estágio inicialpodem ser curados. Mas, no Brasil,o índice de detecção precoce é deapenas 60%.

Ótima localização3 quartos (uma suíte), sala,copa, cozinha, lavanderia

e banheiro social.Aceita-se proposta.

Fones: 8473-4065 ou 3473-9283

Vende-se UrgenteCasa na Cohapar

13 Matinhos, 16 de janeiro de 2.010

Page 14: Folha de Matinhos 16/01/2.010

Ensino integral e educação inclusiva

O setor de educação conse-guiu antecipar a concretização deum projeto que estava previsto paraos anos seguintes: o ensino integral.Segundo a prefeitura, em 2010 osistema será ampliado para atendermais crianças com atividades e for-mação complementares.

Também em 2010, a Secreta-ria de Educação poderá fazer a en-trega dos uniformes e kits escola-res que sofreram um atraso por erroda empresa vencedora da licitação.Matinhos vai fornecer nada menosdo que jaquetas, calças, bermudas,shorts saias e mochilas, tênis e doispares de camisetas para cada umdos cerca de 4.200 alunos da redemunicipal.

Ensino integralA realização do ensino integral

começou em junho com a cessão doespaço da Federação das Industrias

do Paraná (FIEP), localizado no bairroBom Retiro. O próprio Deputado Fe-deral Rodrigo Rocha Loures veio aMatinhos para referendar a pareceria.

O ensino integral em Matinhosprevê que os alunos terão nocontraturno atividades esportivas,artísticas, culturais, de educaçãoambiental e de acompanhamentopedagógico. Outro benefício do pro-grama é o fornecimento de alimen-tação completa para as crianças,café da manhã, almoço e lanchereforçado à tarde. Na prática funci-ona como uma política detansferência de renda para as famí-lias mais pobres vinculada é educa-ção dos filhos.

“A criança fora das ruas edentro da escola tem uma chancemuito maior de completar seu cicloescolar até a universidade”, afirmouo prefeito Dalmora no lançamentodo projeto.

Novos ônibus escolares

No dia 19 de junho, o gover-nador Roberto Requião veio pesso-almente ao litoral para entregar osônibus escolares às prefeituras.Para Matinhos foram destinadosquatro ônibus escolares (dois de 31lugares e dois de 23. “Vivemos ummomento histórico. Vamos trabalharlado a lado com o Governo doParaná para que a nossa educaçãoseja a melhor do Brasil. Não quere-mos crianças fora da escola. Osnovos ônibus vieram em um momen-to muito oportuno”, disse o prefeito.

O governador destacou queos ônibus obedecem às normas doConselho Nacional de Trânsito(Contran) – as poltronas têm encos-

to para cabeça e cinto de seguran-ça individual. Há também espaçoembaixo dos bancos para que osestudantes possam guardar o ma-terial escolar.

Para receber os ônibus esco-lares, cada prefeitura precisa provi-denciar o seguro dos veículos pordois anos e os motoristas devem terfeito o curso de capacitação, minis-trado por técnicos da Secretaria doTrabalho, Emprego e Promoção So-cial. O conteúdo é composto por te-mas como direção defensiva, primei-ros socorros e manutenção básica doveículo, e temas gerais, como direi-tos e deveres do cidadão, legislaçãotrabalhista, saúde e segurança.

A prefeitura começou pelo Ta-buleiro o projeto de reforma, ampli-ação das escolas municipais. Duran-te o ano, outras escolas receberammelhorias, além de equipamentos.

A reforma da Escola MunicipalQuatro de Março durou cerca de um

Escola Quatro de Março foi aprimeira a ser reformada

mês e começou com a troca de pila-res que ameaçavam cair.

O resultado mais importante daobra pode ser visto na alegria de pro-fessores e alunos que ganham melho-res condições de trabalho e estudo.Sobretudo, sentem-se valorizados.

Nos centro de Educação In-fantil terão mesas educacionais comrecursos tecnológicos para que osalunos da Educação Infantil tenhamos primeiros passos no mundo doconhecimento, através de novas for-mas de aprendizagem. Neste con-texto, os centros vão contar, alémdas mesas educacionais, tambémcom TVs multimídia 29’ com entra-das UBS para que os educadorespossam utilizar recursosaudiovisuais no processo de ensinoe aprendizagem.

Melhoria da qualidade deEducação por meio da tecnologia

Outro fator importante a sermostrado é referente e melhoria naqualidade na educação do ensinofundamental nas séries iniciais,onde todos os alunos terão na salade aula a TV multimídia e o melhor,terão computadores neetbooks de-senvolvidos, através de um softwarede aprendizagem das disciplinas deportuguês e matemática .

“A grande preocupação comas matérias básicas de português ematemática, são parâmetros impor-tantes para a construção de umaeducação sólida e emancipatória”,comenta o secretário de Educação,Eduardo Fofonca.

Todas as escolar e centros deeducação infantil estão recebendoítens de cozinha, móveis, conjuntosde livros para literatura infantil, osuniformes serão entregues na 2ªsemana de fevereiro, e 80 televiso-res com entreda USB estão sendoadquiridas.

14Matinhos, 16 de janeiro de 2.010

Page 15: Folha de Matinhos 16/01/2.010

Matinhos recebeu em julho avisita de Maria Teresa Dias, esposado senador Osmar Dias, para discutira implantação do programa ParanáAinda Mais Verde na cidade.

O Programa Paraná AindaMais Verde é voluntário e visa o de-senvolvimento de hortas comunitári-as nos municípios do Estado. A ideiaé estimular ações sociais em comu-nidades carentes, fazendo com quea população desenvolva meios delevar um cardápio mais elaborado àmesa. A intenção é fazer tudo de for-ma sustentável e econômica.

Paraná Mais Verde em Matinhos

Durante a apresentação doprojeto, discutiu-se a melhor formade implantá-lo em Matinhos. O obje-tivo é fazer com que as famílias maiscarentes da região participem.

Para Maria Teresa Dias, é im-portante que ação se estenda emvárias regiões do Estado. “Esse pro-jeto leva a consciência da importân-cia do alimento à mesa. Cria umareeducação alimentar feita pelaspróprias pessoas, desenvolvendoum reaproveitamento de áreas e cri-ando uma agricultura urbana”, ex-plica Maria Teresa Fala Cidadão: o Canal da

população com administraçãoFoi implantado pela Prefeitu-

ra de Matinhos o programa “Fala Ci-dadão”, é o canal de comunicaçãoentre o Executivo e a população.

Através do número 156, poremail ou pessoalmente, o cidadãopode fazer sugestões, reclamaçõesou denúncias de qualquer naturezasobre a administração municipal.

É necessário informaçõespessoais como nome, RG, endere-ço e telefone, o programa não tra-balha com anonimato. Após o repas-se dessas informações, o cidadãoreceberá em no máximo 24 horas,resposta sobre sua solicitação.

O programa é uma iniciativada Ouvidoria Municipal.

O prefeito de Matinhos foi pes-soalmente até Paranaguá participarde uma audiência pública coordena-da pelo deputado federal AngeloVanhoni (PT) sobre o programa “Mi-nha Casa, Minha Vida” para trazero projeto para a cidade.

“Foi dito que o “Minha Casa,Minha Vida” atenderia somente aosmunicípios com mais de 50 mil ha-bitantes. Se fossemos levar isso aopé da letra apenas o município deParanaguá seria contemplado. Masa grande boa noticia é que tanto aCâmara Federal quanto o Senado

A conquista do programaMinha Casa, Minha Vida

já aprovaram a extensão do progra-ma para todos os municípios brasi-leiros, ou seja, compreendendo tam-bém os municípios com até 50 milhabitantes”, afirmou Vanhoni.

Além das famílias com rendaaté três salários, alvo preferencial doprograma, será possível criar linhasde financiamentos para outras fai-xas de renda.

A Prefeitura de Matinhos já co-ordena em parceria com o governodo Estado, através da Cohapar, ecom organizações sociais do muni-cípio que estiverem interessadas umestudo sobre as necessidadeshabitacionais da cidade.

Uma novidade no programa éao superação das restriçõescadastrais. Muitas famílias brasilei-ras têm esta dificuldade que tornainviável a obtenção de financiamen-to nas instituições bancárias. Entãoo governo pensou que mesmo asfamílias que têm restrição cadastraldeveriam ter um dispositivo que lhesgarantisse o acesso aos programasde habitação, especialmente o “Mi-nha Casa, Minha Vida”.

A VII Conferencia Municipal deAssistência Social teve como temacentral a “Participação e Controle So-

Conferência Municipal de Assistência Socialcial no Suas”, oobjetivo foi avali-ar e propor diretri-zes para o aper-feiçoamento doSistema Único daAssistência Soci-al – SUAS, naperspectiva daparticipação e docontrole social.

A SMAStambém partici-pou da realiza-ção da VII Confe-rência Municipaldos Direitos daCriança e do

Adolescente, com o tema central:“Construindo as Diretrizes para aPolítica e o Plano Decenal”.

15 Matinhos, 16 de janeiro de 2.010

Page 16: Folha de Matinhos 16/01/2.010

Durante a realização da 3°edição da Festa da Sororoca, emjulho, pescadores de Matinhos pu-deram participar do 1° Encontro dePesca Artesanal do Litoral doParaná, no qual foram ministradospalestras e cursos sobre os direitos

Resíduo do coco se transforma em vaso e adubo

O que era um problemaambiental sério em matinhos, comoem todas as cidades litorâneas, hojeoferece renda para a população ca-rente de Matinhos. Um projeto daprefeitura utiliza cocos no cultivo demorangos, orquídeas, pés de alface,salsa, cebolinha e outras hortaliças.

Os cocos são cortados aomeio e servem de uma espécie devaso para cultivar as plantas. O quenão é usado como suporte se trans-forma em adubo orgânico. Desdeque foi criado, o projeto já deu umnovo destino à quase 10 mil cocos.Na baixa temporada, resíduos vin-

dos de cerca de três mil cocos iampara o lixo só em Matinhos. Durantetodos os meses do verão, consumosobe para 60 mil cocos – uma mé-dia de três mil ao dia. Tudo isto iapara o aterro sanitário. Antes ficavanas parias e calçadas.

O projeto só foi possível apósuma parceria entre o município e osgrandes geradores de resíduos decoco da cidade. Em vez de depen-der dos geradores, que deveriamrecolher o material, a prefeitura deMatinhos recolhe os cocos e os ge-radores pagam o aluguel do espa-ço onde a reciclagem é feita.

Terrenos murados e limposA prefeitura também elaborou

uma lei, nº 1.210/2009, para coibiros terremos baldios e sem muro queexistem por toda a cidade. Muitos ter-renos estão ociosos por especulaçãoimobiliária, outros fazem parte de es-pólios, dos quais os herdeiros tempouco interesse em ocupá-los.

A nova lei obriga a construção,

reconstrução e conservação de mu-ros e calçadas e a limpeza dos ter-renos.

Proprietários de imóveisedificados ou não, inclusive as pesso-as jurídicas de direito público, são obri-gadas a murá-los ou cercá-los quandose localizarem em vias e logradourosprovidos de pavimentação.

Festa da Sororoca foi oportunidade para formaçãodos pescadores. A organização foido Instituto Paranaense de Assistên-cia Técnica e Extensão Rural(Emater), órgão ligado à Secretariade Estado de Agricultura e do Abas-tecimento (Seab) e contou comapoio da prefeitura.

Pesca sustentável e participativa

Os pescadores de Matinhosreceberam um guincho para movi-mentar seus barcos. È um dos re-sultados concretos de um pedido doprefeito Eduardo Dalmora ao Minis-tério da Pesca atendendo solicita-ção do vereador Jair Pescador.

Outra conquista no ministériofoi o financiamento para construçãode casas para 25 famílias de pes-cadores. A prefeitura entra com osterrenos e o governo com os recur-sos para a construção. Cada famí-lia vai pagar prestações que hojeestão em torno de R$ 50,00 por mês.

Do Ministério da Pesca,Matinhos também conquistou recur-sos para reforma do Mercado do

Peixe e para uma fábrica de gelocom capacidade de 1.200 quilos pordia. A conquista seguinte para o se-tor será um caminhão frigorífico.

Dalmora também comemoroua boa adesão dos pescadores aoprograma da Emater Matinhos, ospescadores finalmente aderiramneste ano ao programa Nota do Pro-dutor. Com isto eles ficam isentosde pagar impostos mas o municípioaumenta sua participação nos re-passes do ICMS (Imposto sobre Cir-culação de Mercadorias e Serviços).

Além do mais, os pescadoresconseguem comercializar melhor seusprodutos e ainda ficam documentadospara efeito de aposentadoria.

Cuidando do meio ambiente e das pessoasA coleta seletiva de lixo em

Matinhos implantada em 2009 atendeudois objetivos: cuidar do meio ambi-ente e ajudar o sustento das famíliasque vivem dos resíduos recicláveis.

O primeiro passo foi a aquisiçãode caminhões. O segundo foi ajudaros coletores a se organizarem e tra-balhar junto com eles. O passo seguin-te foi instituir um programa de sepa-ração de resíduos em todos os seto-res da adminsitração e concientizar apopulação a separar o lixo.

Hoje, há duas cooperativas decatadores na cidade, que contam comuma estrutura de separação, prensas

e até um sistema certificado dereciclagem do óleo de cozinha.

Os catadores e suas famíliastambém recebem cestas básicas parasuprir a pouca oferta de materialreciclável fora da temporada. Muitosdeles foram aproveitados na coletaseletiva e no serviço convencional daempresa contratada pelo governo es-tadual para cuidar do lixo na tempora-da. Era uma exigência da llicitação.

Para 2010 e os próximos anos, odesafio é fazer da coleta de matreriaisrecicláveis uma atividade auto-susten-tável e que porporcione vida digna paradezenas de famílias.

16Matinhos, 16 de janeiro de 2.010

Page 17: Folha de Matinhos 16/01/2.010

A segurança em Matinhosconta com 44 câmeras instaladasem diversos pontos das praias deCaiobá e Matinhos, na região cen-tral e em bairros como Cohapar, Ta-buleiro e Sertãozinho e no Rio daOnça.

Eles são monitoradas 24 ho-ras na central da Guarda Municipal.As imagens ainda ficam gravadas epodem servir na investigação de cri-mes e para analisar as condições desegurança e até mesmo do trânsito

Monitoramento 24 horasna cidade.

Algumas câmeras oferecemuma cobertura de 360 graus e têmalcance de até 2,5 quilômetros. Parautilizar o sistema da forma mais efi-ciente, a Guarda Muncipal recebeutreinamento do Cindacta II, órgão daAeronáutica encarregado da vigilân-cia aérea e da segurança nos aero-portos

As câmeras ampliaram a atua-ção da GM e proporcionam uma realsensação de segurança ao cidadão.

A experiência de sentido úni-co em algumas ruas e restrição aotráfego de veículos na AvendidaAtlântica foi uma medida de urgên-cia adotada nos primeiros dias daatual administração em plena tem-porada que deu certo.

Passado um ano, o sistema foiaperfeiçoado. Para se preparar paraa temporada 2009/2010, a Prefeitu-ra de Matinhos implantou o sentidoúnico na Avenida Atlântica e o siste-ma binário nas ruas próximas à orlae nas áreas de maior movimento.

Muitas ruas passaram a tersentido único. Nas ruas mais largas

Trânsito melhor paraum verão sem stress

foi mantido o estacionamento dosdois lados. Nas mais estreitas, só épermitido estacionar de um lado eestacionamento de um lado só.

Ruas transversais à AvenidaAtlântica passarama a formar biná-rios, com sentido único.

As ruas Guarapuava, SãoMatheus mantiveram a mão dupla,assim como a Avenida JuscelinoKubitschek de Oliveira, que corta acidade e faz a ligação ao ferryboat.

As mudanças no trãnsito vie-ram junto com nova sinalização, commais de 700 novas placas instala-das na cidade.

A restruturação da GuardaMunicipal começou este ano com o

A Guarda Municipal deMatinhos também participou do cur-so promovido pela CoordenadoriaEstadual de Defesa Civil.

Guarda Municipal faz treinamento eaumenta integração com a PM

De acordo com o ca-pitão Jonas Emanuel Pin-to, do Corpo de Bombeiros,coordenador-adjunto da 8.ªregional da Defesa Civil noLitoral, a coordenadoriamunicipal facilita o acessoda Defesa Civil Estadual aoregistro de acontecimentosadversos, como estiagem,chuvas de granizo, desaba-mentos e explosões.

Com o treinamento,a corporação está mais capcitadapara atender as emergências queocorrem no município, principalmen-te em função de intempéries.

Defesa Civil

aumento do efetivo e coma aquisição de quatro veí-culos novos.

A GM também passoupor um treinamento de de-fesa pessoal junto com aPolícia Militar de forma queas duas corporações atuemjuntas e com melhor eficiên-cia durante a OperaçãoViva o Verão.

O curso foi ministradopelo grupo de elite daAeronautica e incluiu técnicasespeciais e situações de ex-

tremo risco nas abordagens de suspei-tos.

Anjuss VigilânciaRonda Motorizada

Fones: 9128-0670 9674-5960

Rua Telêmaco Borba nº 1.326, Riviera - Matinhos - PR.

Luciana Oliveira MartinsAntônio da Silva martins

(Guardião Noturno Alvará nº 3.017-A)

TRANSPORTETRANSPORTEEscolar - Viagens - Excursões

Tenha uma viagem segura e tranquila

Getúlio: (41) 9919-8537 - 3453-6509Av. Paranaguá nº 84 - Matinhos - Paraná

17 Matinhos, 16 de janeiro de 2.010

Page 18: Folha de Matinhos 16/01/2.010

A Secretaria Municipal de Assistência Social tem sido executora,operadora, parceira e interlocutora de diversos programas e ações de ci-dadania e respónsabilidade social em Matinhos público e privados

SMAS é a parceira das ações cidadãs

Programas e projetos da rede socioassistencial

Centro ComunitárioProfissionalizante (CCP), é uma Ofi-cina Escola que oferece vários cur-sos semi- profissionalizantes. Tam-bém se reforma móveis dos equipa-mentos públicos e fornece pães ebolos ao Hospital Nossa Senhorados Navegantes, às duas unidadesdo PetiI, CEIS, escolas e eventos pú-blicos. Este Centro de geração deTrabalho e Renda tem ainda como

O programa do Governo Es-tadual em parceria com o municípiocadastra famílias que tem criançasentre 6 meses e 3 anos de idade,com renda per capta de R$ 150,00,

Leite das Criançasdando atenção no atendimento, pro-movendo a inclusão na ProteçãoBásica à criança, sendo os cadas-tros a comissão para análise.

O atendimento é realizado nasexta-feira, no período da manhã etarde.

Principais ações: Cadastrodas famílias e entrega dascarteirinhas do Leite; Encaminha-mento aos serviços existentes nacomunidade; Qualificação dos pro-fissionais envolvidos e Concessãodo benefício.

Seu objetivo é proporcionarmelhor qualidade de vida ao idosoe sua integração familiar e comuni-tária, através das ações integradasfavorecendo bio-psico-social e estí-mulo ao associativismo.

Conta com o recurso do Be-nefício de Prestação Continuada,que consiste no pagamento pelogoverno federal de um salário míni-mo mensal às pessoas com 65 anosou mais de idade e ás pessoas comdeficiência incapacitante para a vidaindependente, que tenham rendaper capita familiar inferior a um quar-to do salário mínimo.

Programa de Atendimento ao Idoso de Matinhos

Atendimento IntegralInstitucional - Abrigo que possibili-ta às crianças e aos adolescentesde 0 à 18 anos incompletos em situ-ação de risco social e pessoal, umespaço que atenda provisoriamen-te as necessidade básicas de ali-mentação higiene, saúde, educa-ção, pouso, esporte, recreação,afetividade como também resgatara convivência sociofamiliar.

Principais Ações: Atendimen-to as necessidades pessoais bási-cas; Encaminhamento aos serviçosna comunidade; Acesso aos servi-ços de educação, saúde, lazer eoutros; Atividades Culturais/Recre-ativas/Esportivas/ Lúdicas e ApoioEducacional; Apoio SócioEducativos;Qualificação dos profis-sionais envolvidos; Orientação à fa-mília/comunidade.

Programa de Aprimoramentodo Acolhimento Institucional FIA2008/2009- Programas Crescer Ci-dadão FIA2008 e Crescer em Famí-lia/2009: Através de recursos finan-ceiros oriundos do Fundo da Infân-

Casa de Passagem “Pouso Solidário”

cia e Adolescência Estadual e co-financiamento do município: Esterecurso é utilizado no atendimentona Casa de Passagem objetivandoo aprimoramento do acolhimentoinstitucional com qualidade, no in-tuito de acolher crianças e adoles-centes afastados de suas famíliasde origem, quando esgotados osesforços para manutenção na famí-lia, garantir a proteção integral dosacolhidos, respeitando suas neces-sidades biológicas, afetivas e soci-ais, até seu retorno às famílias bio-lógicas, afetivas e sociais, até seuretorno à família biológica ou colo-cação em família substituta.

Casa Lar

Em fase de implantação, ain-da neste ano de 2009 visa substi-tuir os grandes abrigos pelo atendi-mento personalizado e em peque-nos grupos, valorizando a convivên-cia familiar e comunitária (creches,escolas, postos de saúde, cursos,parques, igrejas e etc.) Está em fasede construção do prédio.

principais ações o estimulo aoassociativismo e cooperativismo.

Cursos ofertados: InformáticaBásica; Panificação, Confeitaria;Marcenaria, Manicure; Artes Manu-ais entre outros; Qualificação e Aper-feiçoamento dos profissionais envol-vidos; Geração de Renda;Capacitação Profissional da Famíliae Regularização de Documentação.

Cidadania em lugar de assistencialismo

CCP possui uma estrutura fí-sica de mais de 400 metros quadra-dos, com laboratório de informática,onde são ministrados cursos bási-cos de informática com capacidadepara até 20 alunos.

Paralelamento aos cursos dequalificação profissional, a padaria doCCP fornece pães diariamente ao

Qualificação e serviço ao municípioHospital Nossa Senhora deNavegantes e ao Peti (Programa deErradicação do Trabalho Infantil), cur-sos de pintura em tecido, artesanato,manicure, garçom e recepcionista.

Em parceria com Sebrae, amarcenaria promove formação eatende escolas, creches, hospital eoutros setores da prefeitura.

A Diretoria Geral da Secreta-ria de Assistência Social, e técnicosestiveram no dia 18 de agosto 2009,em Curitiba no escritório Regional daSETP, recebendo capacitação trei-namento para a abertura do CRAS,que será implantado no município.

Recadastramento do Progra-ma Bolsa Família.

Nos meses de julho e agostoiniciou-se o recadastramento das fa-

CRAS – Centro de Referência de assistência social

mílias do Cadastro Único. Funcioná-rios da Secretaria de AssistênciaSocial credenciados e capacitadosrealizaram as visitas organizadaspor região, desse modo a estes foipossibilitado o conhecimento da re-alidade vivida dos usuários da polí-tica de assistência Social e as famí-lias que se encontram emvulnerabilidade e risco social. Foramrealizadas 500 visitas domiciliares.

18Matinhos, 16 de janeiro de 2.010

Page 19: Folha de Matinhos 16/01/2.010

Atende uma média de 250 cri-anças/adolescentes, na faixa etáriade 7 aos 15 anos e 11 meses emsituação de risco social e pessoal(trabalho infantil) , e suas famíliasem ações de geração de renda etrabalho.

A SMAS conta com 2 (dois)núcleos do PETI, sendo 1 (um) oBalneário Perequê e outro no Bair-ro do Tabuleiro. O objetivo geral:Promover a integração social da cri-ança e do adolescente excluídasdos mínimos sociais, fortalecendosua auto-estima, em estreita rela-ção com a família, escola e comu-nidade. Assim como também as-segurar a Erradicação do TrabalhoInfantil.

Principais Ações: Cadas-tramento das famílias (CADÚNICO);Atividades Culturais/Recreativas/Esportivas/ Lúdicas e Apoio Educa-cional; Orientação familiar e acom-

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

panhamento; Encaminhamento aosserviços na comunidade;Orientaçãocomunitária;Acompanhamento téc-nico ( AS e Psic.) da criança/ado-lescente e da família; Apoio SócioEducativos;Qualificação dos profis-sionais envolvidos; Encaminhamen-to das famílias à programas de ge-ração de renda e Encaminhamen-tos para outras interfaces.

No Núcleo Perequê possui 1Coordenador/Professor Recreador,1 Assessor Técnico, 1 Pedagoga, 2Atendente Infantil , 2 Serviços Ge-rais, 1 motorista e uma instrutora deinformática. Ainda conta com a as-sistente social

Já no Núcleo Tabuleiro possui1 Coordenadora, 2 Professoras, 1Educadora Infantil, 1 Atendente In-fantil, 3 Serviços Gerais, 1 Profes-sor Recreador e 1 motorista. Aindaconta com a Assistente Social e aPsicóloga.

Em 2009, a Secretaria Muni-cipal da Criança mudou o nome paraSecretaria Municipal de AssistênciaSocial (SMAS) e, sob o comando deEunice Viganó Dalmora passou aatender todas as faixas etárias.

Não foi só o aumento deabrangência mas sim a forma deatuar para atender as demandas so-ciais e promover a inclusão a partirda família.

Em 2009, Eunice ViganóDalmora implantou de fato emMatinhos uma política participativana área social. A atuação da secre-taria foi feita em parceria com osconselhos Programa Bolsa Família,dos Direitos da Criança e do Ado-lescente de Assistência Social e coma Comissão do Programa deErradicação do Trabalho Infantil.

Os atendimentos das deman-das eventuais tradicionais forammantidos e até ampliados, mas o focoforam as políticas de inclusão, detransferência de renda e de desen-volvimento social sustentável comvistas à emancipação dos cidadãos.

Assistência social comfoco na emancipação

Uma das ações administrati-vas tem sido o cadastro único dosbeneficiários dos programas dosgovernos estadual e federal bolsaFamília, Peti, Tarifa Social da Água,Baixa Renda da Copel, Luz Frater-na, Carteira de Transporte Interes-tadual Para idosos (MDS).

No atendimento rotineiro, asecretaria executados os serviçosde recâmbios, atendimento sócio-familiar, encaminhamento aos ser-viços existentes na comunidade eencaminhamento para concessõesde beneficio.

Todas as manhãs e tardestambém acontecem os atendimen-tos jurídicos de Direito da Família.Durante as tardes são realizadosatendimentos de processosadvindos do Fórum da Comarca deMatinhos.

Entre os benefícios eventuaisconcedidos destacam-se auxílio fu-neral, cestas básicas, resgate dedocumentos e passagens pararecâmbios de usuários da políticapública de assistência social.

O programa “Jovem Aprendiz”atende prioritariamente adolescen-tes de Matinhos, de ambos os se-xos, na faixa etária de 14 aos 18anos, em situação devulnerabilidade e risco social, inclu-indo adolescentes dos Programasde Erradicação do Trabalho Infantile Fanfarra.

O Programa Jovem Aprendizteve inicio no dia 10 de agosto, noCentro Comunitário Profissio-nalizante. O programa foi umainiciaiva da superintendente Regio-nal do Trabalho, Regina Olenski, dosfiscais Sérgio e Edson, que contoucom apoio do prefeito EduardoDalmora.

O Ministério do Trabalho, pormeio da Superintendência Regionaldo Trabalho, já de longa data vinhabuscando alcançar seus principaisobjetivos: mobilizar a Prefeitura Mu-nicipal por meio da Secretaria de As-sistência Social, o Sistema “S” -SENAC e o empresariado local parao cumprimento da Lei do Aprendiz.

Após o lançamento da primei-

Jovem Aprendizra turma do Programa Jovem Apren-diz em Matinhos, o próximo objeti-vo é a criação do Selo EmpresárioAmigo do Jovem Aprendiz ou Em-presário Parceiro para incentivar aresponsabilidade social das empre-sas.

Particiantes do projeto

Prefeito Eduardo Antônio DalmoraSecretária Municipal de Assistên-cia Social Eunice Viganó DalmoraSuperintendente Regional doTrabalho: Regina Olenski e fiscais.SENAC –Diretora Cleide eRossana.Empresários de Matinhos:Super Rede;Supermercado Brasão;Supermercado Maresia;Supermercado Martins;Pague Menos Calçados;Farmácia Nissei;Trombetta Mat. de Construção;Santa Mônica Mat. de Construção;Nato Construções;Cartório de Registro de Imóveis.

19 Matinhos, 16 de janeiro de 2.010

Page 20: Folha de Matinhos 16/01/2.010

No início de 2009, o recém empossado prefeito de Matinhos, EduardoDalmora, assegurava: “Teremos todo o inverno para planejar em conjuntocom o comércio e a população, e executar obras que melhorem a infra-estrutura e o lazer do turista. A próxima temporada será melhor ainda”.

Os resultados começaram aaparecer antes do inverno. Apesardas obras em diversas frentes, otrânsito esteve mai organizado noverão passado. O Carnaval foi omelhor da história da cidade. Cercade 400 mil pessoas participaram dafesta em Matinhos.

O sucesso do evento confir-mou a importância do poder públicoassumir a organização da festa. A

Dito e feito

Para começar, o melhor Carnaval

equipe da prefeitura trabalhou duromas os recursos públicos foram eco-nomizados. Mais de 80% dos R$150 mil orçados para o carnaval fo-ram pagos por parceiros e patroci-nadores. A contrapartida foi a divul-gação das empresas durante a fes-ta. O Grupo Educacional Uninter foium dos patrocinadores, levou trêstrios elétricos para as ruas e não searrependeu.

O departamento de Turismo deMatinhos participou do 4° Salão doTurismo realizado entre os dias 1º e5 de julho no Pavilhão de Exposiçõesdo Anhembi, em São Paulo.

O salão atraiu mais de 100mil visitantes e contou investimen-tos de R$ 6 milhões do Ministério doTurismo só na divulgação. É o mai-or evento do turismo do Brasil.

Matinhos foi representadacom material cedido pela Ecovia,Paraná Turismo e Adetur Litoral.

Matinhos promoveu turismo o ano todo

Festa de São Pedro superou expectativas

O evento mais tradicional deMatinhos, a Festa de São Pedro,Padroeiro do município, entre 19 e29 de junho, ultrapassou as marcasde venda e público dos últimos qua-tro anos.

Para um dos organizadores, oRoldão da UTI Informática, o apoiorecebido da prefeitura, da UFPRLirtoral e do Grupo Uninter foi funda-mental para o resultado. “Um comer-ciante que sempre participa de festa,

comentou queprimeiro dia, ficousem estoque dealimentos por vol-ta de 11 da noite.Não imaginavaum início tãobom”, comentouRoldão em repor-tagem publicadapela Folha.

Um dos fa-tores para o su-cesso foi a libe-ração da praçapara o parque eoutros comerci-antes, o que não

acontecia nos quatro anos anterio-res.

“Mesmo com chuva e frio ofesta lotou, se não fosse isso algunscomerciantes não dariam conta” fi-naliza ele.

Para outro organizador, JoãoTrombeta, devido ao apoio da pre-feitura, o lucro da festa desse anofoi maior. Houve aumento da vendadas cartelas do Bingão e dos espa-ços da festa.

Em julho, entre os dia 17 e 19,Matinhos realizou a Festa daSororoca, em parceria com aEmater. A sororoca é um peixe dafamília das cavalas. Para o Presi-dente da Colônia de Pesca Z 4 deMatinhos, Jorge Haneck, a festa di-vulga o peixe, que é abundante nolitoral paranaense, e promove aintegração entre Colônia de Pesca

Festa da Sororoca, turismo e cidadaniae comunidade, além de divulgar aimportância da pesca dentro domunicípio”.

Durante a festa, a Emater re-alizou o 1º Encontro da PescaArtesanal, com palestras sobreINSS, nota do produtor e sobre aprevenção de doenças que poderser adquiridas nas atividades dapesca.

O feriado da Independênciafoi a primeira prévia de uma tempo-rada de sucesso.

Sem incidentes, milhares depessoas desceram as praias e bal-neários da cidade para aproveitar ofinal de semana prolongado. Alémdas praias, a principal atração foi aprogramação de shows e eventosrealizados entre os dias 4 e 8 desetembro, durante a quarta ediçãoda Matinfest. Estima-se que mais de40 mil pessoas estiveram emMatinhos durante o feriado.

Organizado pela SecretariaMunicipal de Turismo e Desenvolvi-mento Econômico, o evento foi rea-lizado no Calçadão Central deMatinhos e na Praia Brava deCaiobá. Durante os dias de festa, a

Matinfest foi a prévia do sucesso

Matinfest contou com uma vasta pro-gramação de shows, barracas deartesanato e feira gastronômica. OCalçadão recebeu milhares de pes-soas que puderam assistir a concor-rida apresentação da dupla sertane-ja de Curitiba William e Renan. Oponto alto da Matinfest foi o grandeshow do dia 7, realizado em Caiobá.Batizado de “98 Praia Folia”, o showcontou com o apoio da prefeitura.Mais de 18 mil pessoas assistiram asapresentações, segundo a empresaque organizou o evento. Do lado defora da grande arena montada emplena a praia, mais gente aproveitoua música para se divertir.

As apresentações transforma-ram as areias da praia de Caiobáem um enorme salão de baile.

20Matinhos, 16 de janeiro de 2.010

Page 21: Folha de Matinhos 16/01/2.010

O prefeito Dalmora recebeuem novembro, no Paço Municipal aequipe feminina vice-campeã doCampeonato Estadual Bom de Bola.

As meninas matinhenses com

No dia 12 de julho, outro even-to esportivo para animar a cidade eatrair turistas. A 3ª etapa do DuathlonTerrestre Alexandra/Matinhos, atraiuatletas da elite do Triathlon Brasilei-ro e de muitos estreantes.

Com diversas categorias, inclu-indo crianças, a prova movimentou ocomércio e confirmou Matinhos comoum pólo esportivo para o ano inteiro.

Em março, a cidade recebeusediu o Triatlhon Olímpico. Em de-zembro, Matinhos recebeu a 4ª Eta-pa da 3º Copa Paraná de Triathlon.

Matinhos: Pólo esportivo

Em dezembro, o 33º CampeonatoBrasileiro Sub-17 Feminino trouxeequipes de todo o Brasil para a ci-dade.

Em julho, aconteceu a segun-da etapa do CampeonatoParanaense de Enduro. A organiza-ção teve o cuidado de fazer quasetodas as trilhas à beira-mar. Para opúblico de Matinhos, foi uma opor-tunidade de assistir um esporte con-siderado de elite. Para a economiada cidade, foi mais um grande atra-tivo durante o inverno.

Município Bom de Bolaidade entre 9 a 14 anosperderam a final docampeonato no Está-dio Couto Pereira, emCuritiba, contra a equi-pe de Contenda.

Mas o resultadorepresenta uma vitória.A prefeitura apoiou aequipe com treinamen-to e estrutura.

A equipe masculi-na também foi vitoriosa,tendo ficado entre as

quatro melhores do campeonato.Matinhos também sediou a etapa re-gional do Bom de Bola, movimentan-do a cidade e a economia no mês deoutubro.

Cerca de 30 crianças estiveramno mês de novembro, na sede da Pre-feitura Municipal de Matinhos parareceber das mãos do Prefeito Eduar-do Dalmora materiais adquiridos pelaadministração para o projeto “Ondasdo Saber”. São 30 roupas de borra-cha, nove pranchas de surf de quatromodelos diferentes, além de outrosmateriais usados nas aulas. Os ma-teriais vão beneficiar as cerca de 200crianças inscritas no projeto.

O “Ondas do Saber” oferecegratuitamente aulas de surf a alu-nos da rede municipal de Matinhos.Por meio das aulas, as criançasaprendem noções sócio educativas,esportivas, culturais e ambientais. Oprojeto é desenvolvido pela Organi-zação Centralizadora de EsportesAquáticos de Matinhos (Oceam),com apoio da Prefeitura Municipalde Matinhos, que fornece toda aestrutura de professores e de mate-riais para que o projeto aconteça.

De acordo com o supervisordo programa, Jairton Inácio, o ma-terial fornecido pela prefeitura vaimudar as aulas. “Esses materiaisnovos vão dar condições de desen-volvimento e aproveitamento de100% das aulas. As roupas de bor-

Aulas de surf e de cidadania

racha servem para manter o corpoaquecido. Antes as crianças iampara água sem a proteção. Agoraelas evitam o choque térmico. Já aspranchas diferentes vão permitir queos alunos surfem em modelos apro-priados para a idade e o peso de-les”, explica.

As pranchas e as roupas deborracha serão usadas em cada umdos turnos das aulas. Iniciado emjunho deste ano, o projeto conta comquatro monitores que dão aulas prá-ticas e teóricas sobre surf. As crian-ças também recebem orientaçõessobre preservação ambiental e cul-tura. As atividades são realizadas nasede do projeto, no Mirante da Pe-dra, em Matinhos, na Praia Mansade Caiobá e no laboratório deinformática da UFPR Litoral.

As aulas de uma hora são re-alizadas de segunda a sexta-feira demanhã e a tarde, sempre nocontraturno escolar. As crianças sãodivididas em turmas de 25 alunos.Formados pela International SurfingAssociation (ISA), os monitores fi-cam responsáveis pelos alunos, queentram um de cada vez na água,sempre supervisionadas de pertopelos professores.

Atendemos até 23:00 hs

Fones:3453-03193453-0316

Mercado e Açougue TropicalMercado e Açougue Tropical

Av. Roque Vernalha nº 695Centro Matinhos - PR

21 Matinhos, 16 de janeiro de 2.010

Page 22: Folha de Matinhos 16/01/2.010

Supermercados

BrasãoLoja 1: Rua Projetada nº 120 Em frente a Prefeitura Fone: 3453-2828Loja 2: Rua Roque Vernalha nº 157 - Centro Fone: 3453-0002

- Fazemos Corte Escova ePenteados dos mais moder-nos modelos.

- Progressiva (sem formol).

-Trabalhamos com hidrata-ção a laser, incluindoMarroquina(inteligente), Cauterização eNano Cauterização.

- Temos Depilação a basede mel e esfoliações.

- Manicure com unhas decoradas e acrílicas.

- Temos pacotes para noivas.

Rua Da Fonte nº 554 Centro Matinhos. Fone: 3453-9471

Las OlasLas OlasLas OlasLas OlasLas OlasLas OlasLas OlasLas OlasLas OlasLas Olas

XeroxEncadernação

Material -EscolarPlastificação - Revistas

Jornais -Doces - Chocolates

3473-4391

Av. Juscelino K. de Oliveira, 1223, Caiobá - Matinhos - PR

Recreação para CriançasColônia de férias para temporada

Deixe seu filhoem segurança

Atendemos seufilho brincando

Por hora, por dia, por mês.Monte seu pacote!

Fone: 3453-6683

Rua Rio Branco, 240 CaiobáEntre a Praia Brava e Praia Mansa

Fones: 3473-4481 e 8866-6758

Copão

Atendemos 24 horasRua Apucarana, nº 598 - Caiobá - Matinhos

Ambientediferenciado,

deliciosos petiscose variados drink’s.

Bakana’s Pubé a opção paraseus melhores

momentos no litoralparanaense.

Distribuidora de Bebidas

22Matinhos, 16 de janeiro de 2.010

Page 23: Folha de Matinhos 16/01/2.010

A noite de Caiobá da última quarta-feira, foi abrilhantada por umdesfile de modas da “Stillo Z” no “Bakana’s Pub”.

As empresárias Nena, Débora e Luciana Medeiros realizaram umousado desfile, com ítens da loja “Stillo Z”.

Confiram todo o charme do desfile:

23 Matinhos, 16 de janeiro de 2.010

Page 24: Folha de Matinhos 16/01/2.010

Rua Augusto Blitzkow, 208 - Caiobá - www.caiobapraiahotel.com.br

Reservas:(41)

3452-1688

24Matinhos, 16 de janeiro de 2.010