Download doc - Glossario AZSAT

Transcript
Page 1: Glossario AZSAT

Glossariopor Azamerica » 25 Jan 2010 10:04

Este e um glossario dos termos utilizados pelos satentuciastas

Adubo: termo utilizado nos fóruns para referir-se a atualização do firmware (quebra de codigos binarios adicionados no firmware).

Jardin:termo utilizado nos fóruns para referir-se aos sinais codificados abertos com "adubo".

Flores:termo utilizado nos fóruns para referir-se aos canais específicos abertos mediante decodificação.

Fix:termo utilizado nos fóruns para referir-se ao conserto de firmwares, reparo de erros.

Bugs:termo utilizado nos fóruns para referir-se aos erros constatados em sistemas operacionais(firmwares)dos decodificadores.

Upgrade:termo utilizado nos fóruns para referir-se a atualização com melhora de sistemas operacionais (firmwares).

Downgrade:termo utilizado nos fóruns para referir-se a reversão da atualização previamente feita para um sistema operacional (firmware) anterior.

Noob: da palavra "Newbe" em ingles, refere-se aos iniciantes com pouco conhecimento na área debatida.

Spam:termo utilizado nos fóruns para referir-se a poluição de mensagens e tópicos sem nenhuma utilidade comunitária, apenas tomando espaço e confundindo os usuários.

Flood:da palavra em ingles "Flood"(inundação) refere-se a tópicos desnecessarios abertos(repetidos)que tratam do mesmo tema em debate em outros tópicos prévios, caracterizando inundação de tópicos confundindo usuários mais desavisados.

PPV:Sigla da palavra em inglês "PAY PER VIEW" que signifíca "Pagar para ver", refere-se a canais pagos separadamente para recepção de sinal além da assinatura basica.

Coelhinhas:(coelhas)termo utilizado nos fóruns para referir-se ao canal erótico que tem a logo de um coelho.

Telecomica:Refere-se a operadora de tv a cabo e telefone, pois nao e permitido mencionar nomes de empresas nos fórums.

Céu: Refere-se a famosa operadora de tv a cabo que teve o monopólio do mercado por varios anos e a sigla do mesmo significado na lingua inglesa tem o mesmo significado da palavra CEU.

1. BUSCA CEGA:

Diz-seda função que possuem alguns receptores digitais de satélite que lhesconferem a capacidade de varrer a faixa de frequência de transmissão,quer em banda C ou em banda Ku, e identificar frequências onde háportadora, com ou sem modulação, identificando, inclusive, o SRcorrespondente.

Busca Cega ou Blind Search, é uma busca que pode ter seu modo programado pelo usuário, indicando o tipo de Polaridade, se H (Horizontal), V (Vertical), ou se em ambas. Também o Tipo, se somente FTA (Canais Livres), FTE, Rádios, ou Todos.- A Busca Cega vai produzir um varredura geral dentro dos parâmetros requeridos no Setup (Menu) do receptor, buscando encontrar tudo que for possível dentro das limitações impostas.

- Busca Cega diz-se da função que possuem alguns receptores digitais de satélite que lhes conferem a capacidade de varrer a faixa de frequência de transmissão, quer em banda C ou em banda Ku, e identificar frequências onde há portadora, com ou sem modulação, identificando, inclusive, o SR correspondente.

Page 2: Glossario AZSAT

2. BUSCA AUTOMÁTICA:

Busca Automática, será procedida dentro dos parametros de TP (TRANSPONDER = Frequencia) e SR (Symbol Rate = Classificação de Simbolos) já cadastrados dentro do Setup (Menu) do receptor, buscando somente nesses cadastrados, ignorando outros, mesmo que existentes e não cadastrados.

- Ainda na Busca Automática se marcar a opção NIT (REDE), esta fará com que a busca procure também transponder's que não estejam cadastrados, simulando uma busca cega.

Na Busca Automática, ainda poderá selecionar “ON” ou “OFF” em NETWORK (BUSCA DE REDE – Opções : LIGADO ou DESLIGADO).

- Selecione “ON” para achar mais TRANSPONDERS, utilizando Home Network. Recorra para NIT (REDE) durante a Busca, se existir freqüência de outro TRANSPONDER, será efetuada a Busca além dos TRANSPONDERS já existentes.

3. BUSCA ALEATÓRIA:

- Frequencia : Ajuste a freqüência da BUSCA AUTOMÁTICA ou ajuste manualmente para encontrar a freqüência.- Symbol Rate : Selecionar Taxa de Símbolo.

- Polarity : Selecione a polarização HORIZONTAL ou VERTICAL para a Busca.

- Mode : Selecione o tipo de Busca.

4. BUSCA MANUAL:

Neste tipo de Busca, você escolhe manualmente como deseja realizar a BUSCA dentro de um determinado TRANSPONDER (FREQUENCIA) E SYBOL RATE (CLASSIFICAÇÃO DE SIMBOLOS)- Frequency : Selecione a freqüência na lista de Busca.- Symbol Rate (Classificação e Símbolos): Insira a taxa símbolo utilizando as TECLAS NUMÉRICAS.

- Polarity (Polarização) : Selecione a polaridade, se V (Vertical) ou se H (Horizontal)

- Search Type (Tipo de Busca) : Selecione o tipo de BUSCA, (Todos os Canais, Somente FTA [Livres], Somente TV.

- Network Search (Busca de Rede) : Selecione “OFF” (Desligado) ou “ON” (Ligado).

- Selecione “ON” para obter mais TRANSPONDERS utilizando home network, recorrendo ao NIT durante a BUSCA, se existir informação de freqüência de outro transponder, será efetuada a busca de outros já cadastrados.

5. BUSCAR PID:

- Voce acessando a FREQUENCIA desejada e o SYMBOL RATE, optando pela POLARIZAÇÃO (Se em H [HORIZONTAL] ou em V [VERTICAL]), poderá observando uma tabela a parte, inserir manualmente o PID e VÍDEO, PID DE AUDIO, OU PID PCR. Também poderá optar por uma busca PID AUTOMÁTICA (PID : AUTO).

- A Busca por PID, irá corrigir a correta taxa de VÍDEO, AUDIO, ajustando o idioma desejado e que seja transmitido pela provedora.

Terminología(WIKI)

FREQUÊNCIA: São os dados numéricos em Megahertz (Mhz) que servem para sintonia de determinada emissora. É uma informação básica, que necessita inserção manual.

POLARIDADE: É a posição que o sinal transmitido pelo satélite vai chegar a terra. Existem quatro tipos de Polarização: Horizontal (H) / Vertical (V) e Direita (R.) / Esquerda (L). É uma informação básica. Necessita inserção manual.

SIMBOL RATE (SR): É um parâmetro básico, com dados numéricos em KSPS, fundamental para a sintonia de determinada emissora. Informação básica. Necessita inserção manual.

Page 3: Glossario AZSAT

FEC: é outro dado importante, porém basta deixar como “AUTO” no receptor, não necessitado inserção manual.

PIDs: Os PIDs são subdivididos em Vídeo PID, Áudio PID e PCR PID. São dados numéricos atribuídos ao sinal de vídeo, áudio e outras informações. Geralmente, não requer inserção manual, bastando deixar no modo “AUTO”.

TRANSPONDER(TP):O transponder ou transpondedor (abreviação de Transmitter-responder) é um dispositivo de comunicação eletrônico complementar de automação e cujo objetivo é receber, amplificar e retransmitir um sinal em uma freqüência diferente ou transmitir de uma fonte uma mensagem pré-determinada em resposta à outra pré-definida “de outra fonte”. Cada transponder pode ter um número de canais indefinidos.

- Portanto, as informações de FREQUENCIA, POLARIDADE e Simbol Rate (SR) são BÁSICAS para a sintonia de uma ou mais emissora.

Créditos WoltLab®

Atualização por Cabo

Na atualização por cabo é atualizado o firmware completo com todos os seus módulos (Bootloader, Maincode, UserDB, etc), por isso muitos tem problemas de receptor sem sinal ou "perda" de algums canais após a atualização, porque o fimrware quando vem do team geralmente vem desconfigurado, sendo necessário neste caso re-configurar o receptor e fazer uma busca cega para voltar a ter todos os canais. Neste caso também se perde a lista de canais e as configurações do usuário. Como na atualização por cabo também é atualizado o bootloader do firmware, dificilmente ocorre o problema do receptor travar na hora de ligar com o display em ASH ou ON, so acontece quando a pessoa, por mais incrível que pareça atualizou com o firmware sem descompacta-lo.

Atualização Via USB

No caso da atualização pela USB podemos escolher qual parte do firmware queremos atualizar e sendo assim dependendo da forma de atualização selecionada se obtém resultados diferentes, são eles:

-Allcode+Bootloader: Tem praticamente o mesmo resultado da atualização pelo cabo, atualiza o firmware, as configurações de usuário e o bootloader. Pode acontecer casos muito isolados de mesmo atualizando o bootloader ocorrer o corrompimento do bootloder por incompatibilidade de versões, mais isso pode ser recuperando usando o cabo e os procedimentos de recovery.

- Allcode: Esta opção atualiza somente o firmware e as configurações do usuário, em caso de troca de versão do booloader essa opção deve ser evitada para que não ocorra o problema do ASH. Sempre que houver mudança no bootloader haverá nas instruções de atualização uma informação de que o bootloader deve ser atualizado. Porem por via das dúvidas é melhor utilizar a opcão Allcode+Bootloader.

- Maincode: Esta opcão atualiza somente o código do firmware (programa), mantendo as configurações do usuário (Lista de canais, Configuração da antena, ETC), esta opção deve ser utilizada quando você deseja salva a lista de canais e não tem um Dumpfile (Lembrando que caso o bootloader seja diferente ao usar essa opção pode ocorrer o problema do ASH)

- RadioBack: Atualiza a imagem de fundo da tela de rádios, a imagem esta em formato MPEG.

- S810/S800/S810B/S900: Atualiza a imagem de quando o receptor é ligado, a imagem esta em formato MPEG.

- Seeback: Módulo de comando do semicondutor(hardware)para força eletromotriz térmica na placa do aparelho(não e recomendado mexer)

- Defauldb: São os dados a serem restaurados pela configuração de fábrica, evite utilizar esse tipo de atualização, somente em situações estritamente necessárias.

- Data1: Ainda não temos informação concreta da função deste módulo, enquanto isso evite utilizar esse tipo de atualização.

- Data 2: Ainda não temos informação concreta da função deste módulo, enquanto isso evite utilizar esse tipo de atualização.

- Userdb: Nésta opção é atualizado somente as configurações do usuário (lista de canais, configuação da

Page 4: Glossario AZSAT

antena, Linguagem, ETC), esta opção pode ser util para quem utiliza a opção Dump

- Dump: Esta opção não é propriamente uma atualização, seu papel é fazer uma imagem atual de todos os módulos do firmware atual e gravar no pendrive como um backup. Esta opção é muito interessante para quem gosta de salvar a lista de canais a cada atualização de firmware, faz-se o dump (backup), atualiza o firmware e restaura a lista de canais utilizando a opção userdb.

Muitas pessoas tem duvidas sobre a diferença entre atualizar via USB ou pelo CABO. Como podem ver a atualização é sempre a mesma, a única diferença é que no caso do USB é possivel selecionar o módulo desejado ao atualizar. Um detalhe que as pessoas que utilizam o AZ-Loader 2.0 devem ter percebido é que nessa versão também já é possivel fazer a escolha do módulo que se deseja atualizar.

Creditos: mrbocao,Mandarim e dancolpo

Os tipos de atualizações do Azamerica são varios, vamos descrever cada tipo de atualização para que vcs entendam melhor do seu Azamerica.

Bootloader (S-17): Responsável pelo carregamento do fimrware

Maincode : É o código propriamente dito do firmware, o software que controla o receptor.

RadioBack.: É a imagem de fundo da tela. (Fundo Azul)

S810 : É a imagem que aparece quando o receptor é ligado.

Seeback : Informações de tensão referente a um semicondutor(hardware)para força eletromotriz térmica na placa do aparelho

Defauldb : São os dados a serem restaurados pela configuração de fábrica.

Userdb : Aqui ficam armazenadas as configurações do usuário.

Dumpfile : Extensão de arquivo gerado pelos aparelhos AZAMERICA, igual aos firmwares de atualização + os dados armazenados pelo usuário