5
Glossario por Azamerica » 25 Jan 2010 10:04 Este e um glossario dos termos utilizados pelos satentuciastas Adubo: termo utilizado nos fóruns para referir-se a atualização do firmware (quebra de codigos binarios adicionados no firmware). Jardin:termo utilizado nos fóruns para referir-se aos sinais codificados abertos com "adubo". Flores:termo utilizado nos fóruns para referir-se aos canais específicos abertos mediante decodificação. Fix:termo utilizado nos fóruns para referir-se ao conserto de firmwares, reparo de erros. Bugs:termo utilizado nos fóruns para referir-se aos erros constatados em sistemas operacionais(firmwares)dos decodificadores. Upgrade:termo utilizado nos fóruns para referir-se a atualização com melhora de sistemas operacionais (firmwares). Downgrade:termo utilizado nos fóruns para referir-se a reversão da atualização previamente feita para um sistema operacional (firmware) anterior. Noob: da palavra "Newbe" em ingles, refere-se aos iniciantes com pouco conhecimento na área debatida. Spam:termo utilizado nos fóruns para referir-se a poluição de mensagens e tópicos sem nenhuma utilidade comunitária, apenas tomando espaço e confundindo os usuários. Flood:da palavra em ingles "Flood"(inundação) refere-se a tópicos desnecessarios abertos(repetidos)que tratam do mesmo tema em debate em outros tópicos prévios, caracterizando inundação de tópicos confundindo usuários mais desavisados. PPV:Sigla da palavra em inglês "PAY PER VIEW" que signifíca "Pagar para ver", refere-se a canais pagos separadamente para recepção de sinal além da assinatura basica. Coelhinhas:(coelhas)termo utilizado nos fóruns para referir-se ao canal erótico que tem a logo de um coelho. Telecomica:Refere-se a operadora de tv a cabo e telefone, pois nao e permitido mencionar nomes de empresas nos fórums. Céu: Refere-se a famosa operadora de tv a cabo que teve o monopólio do mercado por varios anos e a sigla do mesmo significado na lingua inglesa tem o mesmo significado da palavra CEU. 1. BUSCA CEGA: Diz-se da função que possuem alguns receptores digitais de satélite que lhes conferem a capacidade de varrer a faixa de frequência de transmissão, quer em banda C ou em banda Ku, e identificar frequências onde há portadora, com ou sem modulação, identificando, inclusive, o SR correspondente. Busca Cega ou Blind Search, é uma busca que pode ter seu modo programado pelo usuário, indicando o tipo de Polaridade, se H (Horizontal), V (Vertical), ou se em ambas. Também o Tipo, se somente FTA (Canais Livres), FTE, Rádios, ou Todos. - A Busca Cega vai produzir um varredura geral dentro dos parâmetros requeridos no Setup (Menu) do receptor, buscando encontrar tudo que for possível dentro das limitações impostas.

Glossario AZSAT

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Glossario AZSAT

Glossariopor Azamerica » 25 Jan 2010 10:04

Este e um glossario dos termos utilizados pelos satentuciastas

Adubo: termo utilizado nos fóruns para referir-se a atualização do firmware (quebra de codigos binarios adicionados no firmware).

Jardin:termo utilizado nos fóruns para referir-se aos sinais codificados abertos com "adubo".

Flores:termo utilizado nos fóruns para referir-se aos canais específicos abertos mediante decodificação.

Fix:termo utilizado nos fóruns para referir-se ao conserto de firmwares, reparo de erros.

Bugs:termo utilizado nos fóruns para referir-se aos erros constatados em sistemas operacionais(firmwares)dos decodificadores.

Upgrade:termo utilizado nos fóruns para referir-se a atualização com melhora de sistemas operacionais (firmwares).

Downgrade:termo utilizado nos fóruns para referir-se a reversão da atualização previamente feita para um sistema operacional (firmware) anterior.

Noob: da palavra "Newbe" em ingles, refere-se aos iniciantes com pouco conhecimento na área debatida.

Spam:termo utilizado nos fóruns para referir-se a poluição de mensagens e tópicos sem nenhuma utilidade comunitária, apenas tomando espaço e confundindo os usuários.

Flood:da palavra em ingles "Flood"(inundação) refere-se a tópicos desnecessarios abertos(repetidos)que tratam do mesmo tema em debate em outros tópicos prévios, caracterizando inundação de tópicos confundindo usuários mais desavisados.

PPV:Sigla da palavra em inglês "PAY PER VIEW" que signifíca "Pagar para ver", refere-se a canais pagos separadamente para recepção de sinal além da assinatura basica.

Coelhinhas:(coelhas)termo utilizado nos fóruns para referir-se ao canal erótico que tem a logo de um coelho.

Telecomica:Refere-se a operadora de tv a cabo e telefone, pois nao e permitido mencionar nomes de empresas nos fórums.

Céu: Refere-se a famosa operadora de tv a cabo que teve o monopólio do mercado por varios anos e a sigla do mesmo significado na lingua inglesa tem o mesmo significado da palavra CEU.

1. BUSCA CEGA:

Diz-seda função que possuem alguns receptores digitais de satélite que lhesconferem a capacidade de varrer a faixa de frequência de transmissão,quer em banda C ou em banda Ku, e identificar frequências onde háportadora, com ou sem modulação, identificando, inclusive, o SRcorrespondente.

Busca Cega ou Blind Search, é uma busca que pode ter seu modo programado pelo usuário, indicando o tipo de Polaridade, se H (Horizontal), V (Vertical), ou se em ambas. Também o Tipo, se somente FTA (Canais Livres), FTE, Rádios, ou Todos.- A Busca Cega vai produzir um varredura geral dentro dos parâmetros requeridos no Setup (Menu) do receptor, buscando encontrar tudo que for possível dentro das limitações impostas.

- Busca Cega diz-se da função que possuem alguns receptores digitais de satélite que lhes conferem a capacidade de varrer a faixa de frequência de transmissão, quer em banda C ou em banda Ku, e identificar frequências onde há portadora, com ou sem modulação, identificando, inclusive, o SR correspondente.

Page 2: Glossario AZSAT

2. BUSCA AUTOMÁTICA:

Busca Automática, será procedida dentro dos parametros de TP (TRANSPONDER = Frequencia) e SR (Symbol Rate = Classificação de Simbolos) já cadastrados dentro do Setup (Menu) do receptor, buscando somente nesses cadastrados, ignorando outros, mesmo que existentes e não cadastrados.

- Ainda na Busca Automática se marcar a opção NIT (REDE), esta fará com que a busca procure também transponder's que não estejam cadastrados, simulando uma busca cega.

Na Busca Automática, ainda poderá selecionar “ON” ou “OFF” em NETWORK (BUSCA DE REDE – Opções : LIGADO ou DESLIGADO).

- Selecione “ON” para achar mais TRANSPONDERS, utilizando Home Network. Recorra para NIT (REDE) durante a Busca, se existir freqüência de outro TRANSPONDER, será efetuada a Busca além dos TRANSPONDERS já existentes.

3. BUSCA ALEATÓRIA:

- Frequencia : Ajuste a freqüência da BUSCA AUTOMÁTICA ou ajuste manualmente para encontrar a freqüência.- Symbol Rate : Selecionar Taxa de Símbolo.

- Polarity : Selecione a polarização HORIZONTAL ou VERTICAL para a Busca.

- Mode : Selecione o tipo de Busca.

4. BUSCA MANUAL:

Neste tipo de Busca, você escolhe manualmente como deseja realizar a BUSCA dentro de um determinado TRANSPONDER (FREQUENCIA) E SYBOL RATE (CLASSIFICAÇÃO DE SIMBOLOS)- Frequency : Selecione a freqüência na lista de Busca.- Symbol Rate (Classificação e Símbolos): Insira a taxa símbolo utilizando as TECLAS NUMÉRICAS.

- Polarity (Polarização) : Selecione a polaridade, se V (Vertical) ou se H (Horizontal)

- Search Type (Tipo de Busca) : Selecione o tipo de BUSCA, (Todos os Canais, Somente FTA [Livres], Somente TV.

- Network Search (Busca de Rede) : Selecione “OFF” (Desligado) ou “ON” (Ligado).

- Selecione “ON” para obter mais TRANSPONDERS utilizando home network, recorrendo ao NIT durante a BUSCA, se existir informação de freqüência de outro transponder, será efetuada a busca de outros já cadastrados.

5. BUSCAR PID:

- Voce acessando a FREQUENCIA desejada e o SYMBOL RATE, optando pela POLARIZAÇÃO (Se em H [HORIZONTAL] ou em V [VERTICAL]), poderá observando uma tabela a parte, inserir manualmente o PID e VÍDEO, PID DE AUDIO, OU PID PCR. Também poderá optar por uma busca PID AUTOMÁTICA (PID : AUTO).

- A Busca por PID, irá corrigir a correta taxa de VÍDEO, AUDIO, ajustando o idioma desejado e que seja transmitido pela provedora.

Terminología(WIKI)

FREQUÊNCIA: São os dados numéricos em Megahertz (Mhz) que servem para sintonia de determinada emissora. É uma informação básica, que necessita inserção manual.

POLARIDADE: É a posição que o sinal transmitido pelo satélite vai chegar a terra. Existem quatro tipos de Polarização: Horizontal (H) / Vertical (V) e Direita (R.) / Esquerda (L). É uma informação básica. Necessita inserção manual.

SIMBOL RATE (SR): É um parâmetro básico, com dados numéricos em KSPS, fundamental para a sintonia de determinada emissora. Informação básica. Necessita inserção manual.

Page 3: Glossario AZSAT

FEC: é outro dado importante, porém basta deixar como “AUTO” no receptor, não necessitado inserção manual.

PIDs: Os PIDs são subdivididos em Vídeo PID, Áudio PID e PCR PID. São dados numéricos atribuídos ao sinal de vídeo, áudio e outras informações. Geralmente, não requer inserção manual, bastando deixar no modo “AUTO”.

TRANSPONDER(TP):O transponder ou transpondedor (abreviação de Transmitter-responder) é um dispositivo de comunicação eletrônico complementar de automação e cujo objetivo é receber, amplificar e retransmitir um sinal em uma freqüência diferente ou transmitir de uma fonte uma mensagem pré-determinada em resposta à outra pré-definida “de outra fonte”. Cada transponder pode ter um número de canais indefinidos.

- Portanto, as informações de FREQUENCIA, POLARIDADE e Simbol Rate (SR) são BÁSICAS para a sintonia de uma ou mais emissora.

Créditos WoltLab®

Atualização por Cabo

Na atualização por cabo é atualizado o firmware completo com todos os seus módulos (Bootloader, Maincode, UserDB, etc), por isso muitos tem problemas de receptor sem sinal ou "perda" de algums canais após a atualização, porque o fimrware quando vem do team geralmente vem desconfigurado, sendo necessário neste caso re-configurar o receptor e fazer uma busca cega para voltar a ter todos os canais. Neste caso também se perde a lista de canais e as configurações do usuário. Como na atualização por cabo também é atualizado o bootloader do firmware, dificilmente ocorre o problema do receptor travar na hora de ligar com o display em ASH ou ON, so acontece quando a pessoa, por mais incrível que pareça atualizou com o firmware sem descompacta-lo.

Atualização Via USB

No caso da atualização pela USB podemos escolher qual parte do firmware queremos atualizar e sendo assim dependendo da forma de atualização selecionada se obtém resultados diferentes, são eles:

-Allcode+Bootloader: Tem praticamente o mesmo resultado da atualização pelo cabo, atualiza o firmware, as configurações de usuário e o bootloader. Pode acontecer casos muito isolados de mesmo atualizando o bootloader ocorrer o corrompimento do bootloder por incompatibilidade de versões, mais isso pode ser recuperando usando o cabo e os procedimentos de recovery.

- Allcode: Esta opção atualiza somente o firmware e as configurações do usuário, em caso de troca de versão do booloader essa opção deve ser evitada para que não ocorra o problema do ASH. Sempre que houver mudança no bootloader haverá nas instruções de atualização uma informação de que o bootloader deve ser atualizado. Porem por via das dúvidas é melhor utilizar a opcão Allcode+Bootloader.

- Maincode: Esta opcão atualiza somente o código do firmware (programa), mantendo as configurações do usuário (Lista de canais, Configuração da antena, ETC), esta opção deve ser utilizada quando você deseja salva a lista de canais e não tem um Dumpfile (Lembrando que caso o bootloader seja diferente ao usar essa opção pode ocorrer o problema do ASH)

- RadioBack: Atualiza a imagem de fundo da tela de rádios, a imagem esta em formato MPEG.

- S810/S800/S810B/S900: Atualiza a imagem de quando o receptor é ligado, a imagem esta em formato MPEG.

- Seeback: Módulo de comando do semicondutor(hardware)para força eletromotriz térmica na placa do aparelho(não e recomendado mexer)

- Defauldb: São os dados a serem restaurados pela configuração de fábrica, evite utilizar esse tipo de atualização, somente em situações estritamente necessárias.

- Data1: Ainda não temos informação concreta da função deste módulo, enquanto isso evite utilizar esse tipo de atualização.

- Data 2: Ainda não temos informação concreta da função deste módulo, enquanto isso evite utilizar esse tipo de atualização.

- Userdb: Nésta opção é atualizado somente as configurações do usuário (lista de canais, configuação da

Page 4: Glossario AZSAT

antena, Linguagem, ETC), esta opção pode ser util para quem utiliza a opção Dump

- Dump: Esta opção não é propriamente uma atualização, seu papel é fazer uma imagem atual de todos os módulos do firmware atual e gravar no pendrive como um backup. Esta opção é muito interessante para quem gosta de salvar a lista de canais a cada atualização de firmware, faz-se o dump (backup), atualiza o firmware e restaura a lista de canais utilizando a opção userdb.

Muitas pessoas tem duvidas sobre a diferença entre atualizar via USB ou pelo CABO. Como podem ver a atualização é sempre a mesma, a única diferença é que no caso do USB é possivel selecionar o módulo desejado ao atualizar. Um detalhe que as pessoas que utilizam o AZ-Loader 2.0 devem ter percebido é que nessa versão também já é possivel fazer a escolha do módulo que se deseja atualizar.

Creditos: mrbocao,Mandarim e dancolpo

Os tipos de atualizações do Azamerica são varios, vamos descrever cada tipo de atualização para que vcs entendam melhor do seu Azamerica.

Bootloader (S-17): Responsável pelo carregamento do fimrware

Maincode : É o código propriamente dito do firmware, o software que controla o receptor.

RadioBack.: É a imagem de fundo da tela. (Fundo Azul)

S810 : É a imagem que aparece quando o receptor é ligado.

Seeback : Informações de tensão referente a um semicondutor(hardware)para força eletromotriz térmica na placa do aparelho

Defauldb : São os dados a serem restaurados pela configuração de fábrica.

Userdb : Aqui ficam armazenadas as configurações do usuário.

Dumpfile : Extensão de arquivo gerado pelos aparelhos AZAMERICA, igual aos firmwares de atualização + os dados armazenados pelo usuário