32

Amadeu Soares Marques 01 Dez 08 Pessoal

  • Upload
    asmcfb

  • View
    410

  • Download
    1

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Amadeu Soares Marques 01 Dez 08   Pessoal
Page 2: Amadeu Soares Marques 01 Dez 08   Pessoal

Nascimento - 1964Nascimento - 1964Era o início dos anos de Era o início dos anos de chumbo que se prolongariam chumbo que se prolongariam ainda por muito tempo. ainda por muito tempo.

Foi um período negro para o Foi um período negro para o povo brasileiro.povo brasileiro.

Page 3: Amadeu Soares Marques 01 Dez 08   Pessoal

Eu estou no colo de minha madrinhaEu estou no colo de minha madrinha

Meu pai ManuelMeu pai ManuelMinha mãe AidaMinha mãe AidaMeu irmão, minha avó e meu paiMeu irmão, minha avó e meu pai

Meu batizadoMeu batizado

Page 4: Amadeu Soares Marques 01 Dez 08   Pessoal

Primeiro Grau - 1972Primeiro Grau - 1972Primeiro Grau - 1972Primeiro Grau - 1972

Escola Jackson de Figueiredo 1972-1975

Escola Municipal Rodrigues Alves 1975-1979

Page 5: Amadeu Soares Marques 01 Dez 08   Pessoal

Colégio Estadual André Maurois 1980-1983

Segundo Grau - 1980

O que? Quatro anos?

Page 6: Amadeu Soares Marques 01 Dez 08   Pessoal

No final de 1980, minha professora de matemática (haviam duas disciplinas de matemática) equivocadamente trocou as notas das disciplinas, em conseqüência fiquei em recuperação numa.

Alertei-a do equívoco e ela argumentou que seria bom eu fazer a recuperação, apesar de não concordar, o que fazer? Ela disse que não haveria problema nenhum porque a recuperação seria com ela. A recuperação se daria nos mesmos dias da aula normal.

Na quinta-feira quando cheguei para a aula de recuperação, a surpresa! Não era a mesma professora. Não conhecia aquela senhora que estava revoltada com os alunos. Descobri que era o último dia de recuperação (as aulas haviam começado na segunda). Ela distribuiu uma enorme lista de exercícios, fiquei com a sensação de nunca ter visto questões parecidas com aquelas. Não explicou nada (talvez já o tivesse feito em outro dia). No dia seguinte prova e reprovação. Somente no ano seguinte comuniquei aos meus pais que havia sido reprovado.

Fiquei desanimado quando descobri que minha professora seria aquela “megera” da recuperação. Mas descobri, mais tarde, que na verdade ela era outra pessoa. Acho que o primeiro encontro ocorreu em uma situação infeliz. Apesar de naquele momento ficar revoltado, passado tanto tempo, até que foi bom estudar um pouco de matemática com ela.

Page 7: Amadeu Soares Marques 01 Dez 08   Pessoal

Na época, eu queria cursar o CPOR, mas erraram a data de Na época, eu queria cursar o CPOR, mas erraram a data de apresentação, entrando somente aqueles que se apresentaram apresentação, entrando somente aqueles que se apresentaram até o dia anterior.até o dia anterior.

Tinha feito o vestibular para estatística na UERJ, mas sabia que Tinha feito o vestibular para estatística na UERJ, mas sabia que era quase impossível eu passar... era quase impossível eu passar...

O oficial lamentou o equívoco e me dispensou do serviço militar. O oficial lamentou o equívoco e me dispensou do serviço militar. Mas não servir significaria trabalhar com meu pai de domingo a Mas não servir significaria trabalhar com meu pai de domingo a domingo. Não pensei duas vezes.domingo. Não pensei duas vezes.

- Quero ser voluntário!- Quero ser voluntário!

Já era soldado no 1º Batalhão de Infantaria Motorizado – Já era soldado no 1º Batalhão de Infantaria Motorizado – Regimento Sampaio e, para o meu espanto, meu nome constava Regimento Sampaio e, para o meu espanto, meu nome constava na relação dos aprovados no vestibular!na relação dos aprovados no vestibular!

Precisei pedir adiamento na UERJ até o ano seguinte.Precisei pedir adiamento na UERJ até o ano seguinte.

Serviço Militar - 1984Serviço Militar - 1984Serviço Militar - 1984Serviço Militar - 1984

Page 8: Amadeu Soares Marques 01 Dez 08   Pessoal
Page 9: Amadeu Soares Marques 01 Dez 08   Pessoal

Janeiro de 85, verão, Rock in Rio e eu no quartel. Tudo bem, estava Janeiro de 85, verão, Rock in Rio e eu no quartel. Tudo bem, estava chegando ao fim. Ao lado meu último passe de trem.chegando ao fim. Ao lado meu último passe de trem.Janeiro de 85, verão, Rock in Rio e eu no quartel. Tudo bem, estava Janeiro de 85, verão, Rock in Rio e eu no quartel. Tudo bem, estava chegando ao fim. Ao lado meu último passe de trem.chegando ao fim. Ao lado meu último passe de trem.

Page 10: Amadeu Soares Marques 01 Dez 08   Pessoal

UERJ - 1985UERJ - 1985UERJ - 1985UERJ - 1985Naquela época, eu achava que ficar um ano sem estudar era Naquela época, eu achava que ficar um ano sem estudar era muito tempo. Meus colegas em sua maioria vinham de boas muito tempo. Meus colegas em sua maioria vinham de boas escolas, apenas eu e um colega tínhamos estudado em colégios escolas, apenas eu e um colega tínhamos estudado em colégios da rede estadual.da rede estadual.

Na aula de informática eu chegava sempre após a aula Na aula de informática eu chegava sempre após a aula (trabalhava com meu pai). Apesar de estar gostando muito de (trabalhava com meu pai). Apesar de estar gostando muito de Fortran, acabei reprovado na disciplina.Fortran, acabei reprovado na disciplina.

Entrei em um curso de programação (contra a vontade de meu Entrei em um curso de programação (contra a vontade de meu pai). O curso era aos sábados (8h às 16h). Piorei na faculdade, o pai). O curso era aos sábados (8h às 16h). Piorei na faculdade, o curso também estava indo para o brejo. A duração do curso era curso também estava indo para o brejo. A duração do curso era de 8 meses e a mensalidade por volta de um salário mínimo.de 8 meses e a mensalidade por volta de um salário mínimo.

Na sala, só restavam apenas a metade dos 50 alunos que Na sala, só restavam apenas a metade dos 50 alunos que iniciaram o curso. E o professor fez a seguinte afirmação:iniciaram o curso. E o professor fez a seguinte afirmação:

O nível da turma melhorou muito, só precisam sair mais alguns!O nível da turma melhorou muito, só precisam sair mais alguns!

Page 11: Amadeu Soares Marques 01 Dez 08   Pessoal

No último ano do No último ano do antigo segundo antigo segundo

grau, a orientadora grau, a orientadora educacional educacional

procurava orientar procurava orientar seus alunos sobre seus alunos sobre

suas aptidões suas aptidões vocacionais.vocacionais.

Informática? Informática? Somente se você for Somente se você for aluno nota dez em aluno nota dez em

matemática!matemática!

No último ano do No último ano do antigo segundo antigo segundo

grau, a orientadora grau, a orientadora educacional educacional

procurava orientar procurava orientar seus alunos sobre seus alunos sobre

suas aptidões suas aptidões vocacionais.vocacionais.

Informática? Informática? Somente se você for Somente se você for aluno nota dez em aluno nota dez em

matemática!matemática!

Page 12: Amadeu Soares Marques 01 Dez 08   Pessoal

Não sei se era apenas comigo, mas eu vesti a carapuça. Fiquei Não sei se era apenas comigo, mas eu vesti a carapuça. Fiquei revoltado com tal afirmação!revoltado com tal afirmação!

Estava naufragando na UERJ e no curso, pensei em largar o Estava naufragando na UERJ e no curso, pensei em largar o curso. Mas aquela afirmação do professor deixou-me muito curso. Mas aquela afirmação do professor deixou-me muito irritado!irritado!

Acabei largando. Sim larguei, mas a UERJ e me dediquei muito Acabei largando. Sim larguei, mas a UERJ e me dediquei muito ao curso. Ao final consegui um estágio (concedida apenas ao ao curso. Ao final consegui um estágio (concedida apenas ao melhor aluno).melhor aluno).

Nessa época vivi uma curta experiência como Hacker. Nessa época vivi uma curta experiência como Hacker. Incentivado por um colega do curso queríamos saber mais sobre Incentivado por um colega do curso queríamos saber mais sobre o computador (Burroughs). Pesquisamos e descobrimos que o computador (Burroughs). Pesquisamos e descobrimos que existia um manual no IME (Instituto Militar de Engenharia). existia um manual no IME (Instituto Militar de Engenharia).

Passamos de usuários do sistema à administradores, durou Passamos de usuários do sistema à administradores, durou pouco, ele foi expulso do curso e eu arranjei um emprego de pouco, ele foi expulso do curso e eu arranjei um emprego de computador em Copacabana. Ele não me delatou. computador em Copacabana. Ele não me delatou.

Page 13: Amadeu Soares Marques 01 Dez 08   Pessoal

Acabei voltando para a UERJ através dos incentivos dos colegas Acabei voltando para a UERJ através dos incentivos dos colegas de trabalho, mas tinha perdido o interesse. Muitas greves. A gota de trabalho, mas tinha perdido o interesse. Muitas greves. A gota d’água ocorreu quando um aluno de períodos a frente comentou d’água ocorreu quando um aluno de períodos a frente comentou que todos os alunos de uma disciplina haviam sido reprovados. que todos os alunos de uma disciplina haviam sido reprovados.

Naquela época, computação era oferecida dentro do curso de Naquela época, computação era oferecida dentro do curso de matemática para os alunos que se destacaram. Não era para matemática para os alunos que se destacaram. Não era para mim.mim.

A UCP havia criado a pouco um curso de Ciência da A UCP havia criado a pouco um curso de Ciência da Computação, mas era pago, continuei guardando dinheiro na Computação, mas era pago, continuei guardando dinheiro na conta aberta em 1983 com CR$ 20.000 cruzeiros, presente de conta aberta em 1983 com CR$ 20.000 cruzeiros, presente de meu padrinho.meu padrinho.

Em 83 era necessário Em 83 era necessário ir na agência ir na agência

bancária e o banco bancária e o banco tinha uma ficha com tinha uma ficha com

seus saques e seus saques e depósitos.depósitos.

Page 14: Amadeu Soares Marques 01 Dez 08   Pessoal

UCP 1988UCP 1988UCP 1988UCP 1988Já tinha guardado um dinheirinho e poderia até comprar um carro, Já tinha guardado um dinheirinho e poderia até comprar um carro, mas fui estudar em Petrópolis.mas fui estudar em Petrópolis.

Trabalhava em Copacabana e estudava a noite em Petrópolis. Trabalhava em Copacabana e estudava a noite em Petrópolis. Resolvi morar com uns veteranos que dividiam uma casa.Resolvi morar com uns veteranos que dividiam uma casa.

Bastou um semestre! A casa vivia esfumaçada de maconha Bastou um semestre! A casa vivia esfumaçada de maconha (nunca fumei), guardavam uma barra de um quilo debaixo da (nunca fumei), guardavam uma barra de um quilo debaixo da cama. Tinham um pé da cama. Tinham um pé da Cannabis sativa no vaso que ficava na no vaso que ficava na janela. Mas naquela época não tinha a noção do risco de ser janela. Mas naquela época não tinha a noção do risco de ser preso. preso.

Mas ao contrário dos colegas da UERJ que pareciam estar em Mas ao contrário dos colegas da UERJ que pareciam estar em uma disputa, muito individualistas, os colegas da UCP pareciam uma disputa, muito individualistas, os colegas da UCP pareciam realmente amigos, e a biblioteca vivia cheia, até aqueles nota 10, realmente amigos, e a biblioteca vivia cheia, até aqueles nota 10, compareciam para ajudar a turma. compareciam para ajudar a turma.

Page 15: Amadeu Soares Marques 01 Dez 08   Pessoal

Não sobrava dinheiro para participar da comissão de formatura. Não sobrava dinheiro para participar da comissão de formatura. Não sabia se conseguiria terminar meu curso e eles não Não sabia se conseguiria terminar meu curso e eles não devolviam o dinheiro já pago. A comissão de formatura fugia ao devolviam o dinheiro já pago. A comissão de formatura fugia ao padrão da turma, eram alunos privilegiados. padrão da turma, eram alunos privilegiados.

Era engraçado que andando pelas ruas da cidade reconhecíamos Era engraçado que andando pelas ruas da cidade reconhecíamos o nomes de alguns colegas. Realmente eles eram poderosos. o nomes de alguns colegas. Realmente eles eram poderosos.

Terminei o curso nos quatro anos. Mas como não contribuí, meu Terminei o curso nos quatro anos. Mas como não contribuí, meu nome não consta na placa afixada na Universidade. Já outros nome não consta na placa afixada na Universidade. Já outros colegas que participaram da cerimônia e tiveram seus nomes na colegas que participaram da cerimônia e tiveram seus nomes na placa estavam devendo disciplinas e não sei se concluíram.placa estavam devendo disciplinas e não sei se concluíram.

Pelo menos a Universidade forneceu a beca, a missa foi na Pelo menos a Universidade forneceu a beca, a missa foi na capela. Mas não poderia participar da festa no Quitandinha. Meus capela. Mas não poderia participar da festa no Quitandinha. Meus colegas insistiram que eu participasse da festa e entrei como colegas insistiram que eu participasse da festa e entrei como convidado deles.convidado deles.

Acho que estraguei a festa da comissão de formatura. Rss. Acho que estraguei a festa da comissão de formatura. Rss.

Page 16: Amadeu Soares Marques 01 Dez 08   Pessoal

1992 – Destino Cabo Frio1992 – Destino Cabo Frio1992 – Destino Cabo Frio1992 – Destino Cabo Frio

Page 17: Amadeu Soares Marques 01 Dez 08   Pessoal

Dia Lindo!Dia Lindo!Mas o sol, Mas o sol, areia e o areia e o vento...vento...

Page 18: Amadeu Soares Marques 01 Dez 08   Pessoal

Mas continuo sendo...Mas continuo sendo...Mas continuo sendo...Mas continuo sendo...

...Carioca...Carioca...Carioca...Carioca

Page 19: Amadeu Soares Marques 01 Dez 08   Pessoal
Page 20: Amadeu Soares Marques 01 Dez 08   Pessoal

FAETECFAETECFundação de Apoio a Fundação de Apoio a Escola Técnica - 2002Escola Técnica - 2002

FAETECFAETECFundação de Apoio a Fundação de Apoio a Escola Técnica - 2002Escola Técnica - 2002

Page 21: Amadeu Soares Marques 01 Dez 08   Pessoal
Page 22: Amadeu Soares Marques 01 Dez 08   Pessoal

ESCOLA NAVAL - 2004ESCOLA NAVAL - 2004ESCOLA NAVAL - 2004ESCOLA NAVAL - 2004

Obs: Mestre, não sei se acertei a questão, mas na hora da Obs: Mestre, não sei se acertei a questão, mas na hora da correção leve em consideração o esforço de alguém que tirou 2,7 correção leve em consideração o esforço de alguém que tirou 2,7 na T1 e precisa tirar 8,4.na T1 e precisa tirar 8,4.

Professor, o senhor sabe o quanto eu me esforcei para esta prova.Professor, o senhor sabe o quanto eu me esforcei para esta prova.

Page 23: Amadeu Soares Marques 01 Dez 08   Pessoal
Page 24: Amadeu Soares Marques 01 Dez 08   Pessoal

Complementação Complementação PedagógicaPedagógicaUCAM - 2007UCAM - 2007

Complementação Complementação PedagógicaPedagógicaUCAM - 2007UCAM - 2007

Page 25: Amadeu Soares Marques 01 Dez 08   Pessoal

Trabalho realizado em grupo (UCAM 2007)Trabalho realizado em grupo (UCAM 2007)

Page 26: Amadeu Soares Marques 01 Dez 08   Pessoal

Mestrado UNESA - 2008Mestrado UNESA - 2008Mestrado UNESA - 2008Mestrado UNESA - 2008

Page 27: Amadeu Soares Marques 01 Dez 08   Pessoal
Page 28: Amadeu Soares Marques 01 Dez 08   Pessoal

Aida Joaquina SoaresAida Joaquina Soares09/11/193209/11/193206/07/200806/07/2008

Aida Joaquina SoaresAida Joaquina Soares09/11/193209/11/193206/07/200806/07/2008

Page 29: Amadeu Soares Marques 01 Dez 08   Pessoal

Quando deixava a casa de minha mãe, já na rua, ficava esperando ela aparecer na janela com sua cachorrinha vira-lata Dolly.

Parecendo um prenúncio, daquele que seria o último dia em que estivemos juntos, ela não apareceu na janela, fiquei esperando, mas ela não apareceu. Afinal estava atrasado, paciência.

No sábado seguinte, já em Cabo Frio, a notícia, minha mãe estava internada. E, na manhã de domingo, a notícia mais triste da minha vida. Ela tinha nos deixado.

Já ocorreu por diversas vezes, esquecer que ela partiu. Ocorre algum fato e penso em falar com ela, quando me apercebo que este tempo já passou.

Page 30: Amadeu Soares Marques 01 Dez 08   Pessoal

ETIC VI - 2008ETIC VI - 2008

Page 31: Amadeu Soares Marques 01 Dez 08   Pessoal
Page 32: Amadeu Soares Marques 01 Dez 08   Pessoal

Espero que o ano Espero que o ano que vem reserve que vem reserve muitas surpresas muitas surpresas

agradáveis a agradáveis a todos nós.todos nós.

São os votos São os votos sinceros de,sinceros de,

Amadeu Soares Amadeu Soares MarquesMarques

Espero que o ano Espero que o ano que vem reserve que vem reserve muitas surpresas muitas surpresas

agradáveis a agradáveis a todos nós.todos nós.

São os votos São os votos sinceros de,sinceros de,

Amadeu Soares Amadeu Soares MarquesMarques