12

Mobbing -slides

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Mobbing  -slides
Page 2: Mobbing  -slides

• As organizações são implacáveis em exigir cada vez maiores e melhores habilidades do sujeito (VASCONSCELOS, 2008). A interação entre os trabalhadores, que estão sob constante pressão para garantir seu lugar no mercado, passa a acontecer baseada em conflitos, o que acaba comprometendo a satisfação e o rendimento no trabalho (OLIVEIRA,1999). Deste modo, essa excessiva competitividade pode acabar transformando o ambiente de trabalho em um palco de guerra e violência (MOURA, 2008).

Page 3: Mobbing  -slides

• Origem:Mobbing deriva do verbo inglês to mob = “atacar, maltratar, tratar mal alguém, cercar, rodear, tumultuar e amotinar” (CARVALHO, 2006, p. 40).

• Conceito:Uma prática sistemática e recorrente de perseguição, dirigida normalmente contra um só trabalhador, que por conseqüência, se vê remetido para uma situação indefesa e desesperada, violentado e freqüentemente constrangido a abandonar o seu emprego, seja por iniciativa própria ou não (REDINHA, 2003, p. 3).

• Bullying x Mobbing

Page 4: Mobbing  -slides

1. Ascendente 2. Horizontal 3. Descendente.

Page 5: Mobbing  -slides

1. A fase do conflito;

2. A fase do mobbing ou estigmatização;

3. A fase de intervenção na empresa;

4. A fase de marginalização ou exclusão da vida

laboral;

Page 6: Mobbing  -slides

• Estresse; • Depressão; • Ataques de pânico; • Hipertensão arterial;• Problemas cardíacos em

geral; • Sentimentos de opressão;

de menos-valia;• Baixa da auto-estima;• Distúrbios gastro-

intestinais;

• Vertigens; • insônia;• prejuízos cognitivos • apatia; • agressividade; • deterioração das relações

interpessoais; • desenvolvimento de

doenças mentais como o transtorno afetivo bipolar

• tendências suicidas.

Page 7: Mobbing  -slides

• Prevenção e Tratamento:

Política preventiva contra o assédio moral; Estabelecer planos preventivos, tanto de informação como

de implementação de adequados Protocolos de Ação; Melhorar as condições de trabalho; Planejar estratégias para: a avaliação dos riscos

psicossociais da organização do trabalho e a avaliação dos riscos ocupacionais de origem psicológica, psicossocial e organizacional;

Criação e execução de projetos e planos para o desenvolvimento da qualidade de vida do profissional;

Page 8: Mobbing  -slides

Alvos da pesquisa: trabalhadores dos setores público e privado com idades entre 25 e 45 anos;

Objetivo: identificar se os entrevistados possuíam conhecimento acerca do fenômeno mobbing, bem como se já sofreram ou conheceram alguém que já passou por essa situação.

De acordo com as entrevistas realizadas, como se verifica no Gráfico 1, apenas 60% (sessenta por cento) das mulheres sabem o que é e o que caracteriza o mobbing, enquanto nenhum dos homens soube responder.

De forma geral, as entrevistadas colocam que o mobbing é uma agressão física e psicológica que afeta o indivíduo que a sofre, já as características citadas foram os comportamentos agressivos, a baixa auto-estima do assediado, a diminuição da produtividade, o clima hostil no emprego, entre outros. Além disso, verificou-se que a maioria das pessoas que souberam responder o que caracteriza o mobbing foi às mesmas que afirmaram ter sofrido essa forma de agressão.

Page 9: Mobbing  -slides
Page 10: Mobbing  -slides
Page 11: Mobbing  -slides

Mobbing traz prejuízos tanto para o indíviduo violentado quanto para a empresa;

Necessário reduzir essa conduta abusiva, através de leis severas e prevenção contra esse mal que tanto atinge o meio de trabalho.

Dada a complexidade deste fenômeno, a abordagem utilizada deve buscar seguir uma conduta multidisciplinar.

Page 12: Mobbing  -slides

CARVALHO, M. Assédio Moral/Mobbing – Breves considerações. In: ASSOCIAÇÃO LUSO-BRASILEIRA DE JURISTAS DO TRABALHO. Temas Laborais Luso-Brasileiros. São Paulo: Editora LTr e LTDA., 2006.

FREIRE, Paula Ariane. Assédio Moral e Saúde Mental do Trabalhador. Trabalho, Educação, Saúde, v.6, nº2, p. 367-380, jul./out, 2008. Disponível em: <http://www.observatoriodeseguranca.org/files/artigo-assedio-paula_0.pdf>. Acesso em: 19 de Novembro de 2010.

GUIMARÃES, Liliana Andolpho Magalhães; RIMOLI, Adriana Odalia. “Mobbing” (Assédio Psicológico) no Trabalho: Uma Síndrome Psicossocial Multidimensional. Psicologia: Teoria e Pesquisa. vol. 22 n. 2, p. 183-192, mai/ago, 2006. Disponível em: http://www.assediomoral.org. Acesso em: 12 de Novembro de 2010.

HIRIGOYEN, Marie-France. O Assédio no Trabalho: Como distinguir a verdade. Lisboa: Editora Pergaminho, 2002. JOÃO, Ana Lúcia. MOBBING: Agressão Psicológica no Trabalho. Destacável Cientifico. HDSInForma, nº 29, bimestral, p. 1-4,

Out./Nov. 2009. Disponível em: Acesso em: 10 de Novembro de 2010. MOURA, Ana Paula Mafra. O mobbing nas organizações de trabalho. Trabalho de Conclusão de Curso em Psicologia na

Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, 2008. Disponível em: http://siaibib01.univali.br. Acesso em: 10 de Outubro de 2010. OLIVEIRA, Sílvio. Sociologia das Organizações: Uma análise do homem e das empresas no ambiente competitivo. São Paulo:

Pioneira, 1999. REDINHA, Maria Regina Gomes. Assédio moral ou mobbing no trabalho. In: Estudos em Homenagem ao Professor Raul

Ventura. Coimbra Editora: 2003. Disponível em: http://repositorio-aberto.up.pt. Acesso em: 10 de Novembro de 2010. RISSI, Ms. Vanessa. Assédio moral nas relações trabalhistas: entendendo conceitos, características, causas e conseqüências

para o trabalhador. Dissertação de Mestrado em Saúde Coletiva, 2008. Disponível em: http://www.imed.edu.br. Acesso em: 12 de Novembro de 2010.

SANTOS, Danielle Fabiana; SANTOS, Jacqueline Maria Dias; OLIVEIRA, José Cleverton. (2008). As Causas e Conseqüências do Assédio Moral nas Organizações. Disponível em: www.administradores.com.br. Acesso em: 16 de Novembro de 2010.

VASCONCELOS, Anselmo Ferreira, Qualidade de Vida no Trabalho: Origem, evolução e perspectivas. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v.08, nº1, jan/março, 2008.

VISEU, Ana Paula. (2009). Assédio Moral: Uma Realidade no Local de Trabalho. Disponível em: www.feslisbon.org. Acesso em: 16 de Novembro de 2010.